Sei sulla pagina 1di 38

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAES INSTITUTO POLITCNICO

CURSO: ENGENHARIA ELTRICA

LABORATRIO DE CIRCUITOS ELTRICOS I


Apostila para orientao das aulas de Laboratrio de Circuitos Eltricos I

Professores Organizadores Euler Ncio Cerqueira Lima Flvio Macedo Cunha Maria Luisa Grossi Vieira Santos

Dezembro 2007

CONTEDO

APRESENTAO NORMAS DE UTILIZAO DO LABORATRIO UNIDADE 1: APRESENTAO DO LABORATRIO, INSTRUMENTOS DE MEDIO, FONTES, NORMAS DE SEGURANA UNIDADE 2: VERIFICAO EXPERIMENTAL DAS LEIS DE KIRCHHOFF UNIDADE 3: ANLISE NODAL E ANLISE DE MALHAS UNIDADE 4: APLICAO DO TEOREMA DE THEVENIN UNIDADE 5: TRANSITRIO EM CIRCUITOS RL E RC SRIE UNIDADE 6: TRANSITRIO EM CIRCUITO RLC SRIE UNIDADE 7: AMPLIFICADOR OPERACIONAL E ANLISE NODAL UNIDADE 8: ANLISE DE FONTE DE TENSO CONTNUA UNIDADE 9: CIRCUITO EXCITADO COM FONTE ALTERNADA SENOIDAL ANLISE DA FORMA DE ONDA SENOIDAL UNIDADE 10: VERIFICAO EXPERIMENTAL DAS LEIS DE KIRCHHOFF EM C.A. UNIDADE 11: CIRCUITO RLC SRIE RESSONNCIA UNIDADE 12: MEDIO DE POTNCIA E CORREO DO FATOR DE POTNCIA UNIDADE 13: TEOREMA DE THEVENIN E MXIMA TRANSFERNCIA DE POTNCIA

APRESENTAO
1. OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA Aprofundar os conceitos de circuitos eltricos aplicando-os em situaes prticas, mediante realizaes de experincias em laboratrio. Para tanto, utiliza-se tanto de recursos computacionais (simulaes nos softwares EWB e MATLAB) quanto de ensaios de circuitos em bancadas. A anlise crtica dos resultados obtidos essencial em cada fase das atividades envolvidas. 2. DESENVOLVIMENTO DAS AULAS As aulas sero realizadas em grupos (de 3 alunos) que desenvolvero as seguintes etapas: - efetuar os clculos pertinentes; - simular o circuito; - montar o circuito proposto a partir dos dados obtidos na simulao, efetuando as medies; - avaliar os resultados obtidos com base na teoria em estudo e nos resultados esperados. 3. ELABORAO DO RELATRIO Ao final de cada aula, os estudantes devero apresentar um relatrio da prtica realizada, o qual deve conter os seguintes tpicos: - Circuito proposto para experimentao com indicao dos esquemas e equipamentos de medio. - Memria de clculo relativa a cada prtica realizada. - Tabela indicando resultados de clculo, simulao e medies realizadas. - Anlise de Resultados (discutir os procedimentos adotados e analisar os resultados). 4. AVALIAO DA DISCIPLINA - Relatrios e participao do estudante nas aulas (envolvimento com as atividades durante as aulas, organizao do laboratrio, pontualidade e desempenho) - 30 pontos. - 1 Prova (metade do semestre) - individual - 35 pontos. - 2 Prova (final do semestre) - individual - 35 pontos.

NORMAS DE UTILIZAO DO LABORATRIO


1. No permitida a transferncia de equipamentos, instrumentos e materiais entre laboratrios. Em caso de inviabilidade de realizao de uma atividade prtica por falta de material, poder ser feito uso de material pertencente a outro laboratrio desde que o mesmo esteja disponvel e seja devolvido ao laboratrio de origem to logo seja liberado. O professor dever registrar o fato no Livro de Ocorrncias do laboratrio de origem. 2. Qualquer equipamento com problema deve ser deixado em cima da mesa do professor, o qual deve anotar no Livro de Ocorrncias o problema apresentado, para que o tcnico possa solucion-lo.

3.

As montagens devero ser feitas de forma clara e cuidadosa de modo a evitar acidentes pessoais e danos aos equipamentos. Confira as ligaes eltricas e a adequao dos equipamentos, instrumentos e dispositivos usados na montagem. 4. As montagens somente devero ser energizadas aps a conferncia e autorizao do professor, no horrio de aula.

5.

Aps a realizao das prticas todos os materiais e equipamentos devero ser guardados em seus respectivos locais de origem, inclusive os cabos que devem ser separados por cor e tamanho. Pastas, mochilas, ou quaisquer outros materiais, no devero ser colocados sobre as bancadas. Condicione os seus objetos em um local apropriado indicado pelo professor. Cuide para que o laboratrio e seu acervo no sejam danificados ou destrudos. Tem sido comum prticas como escrever/rabiscar em bancadas, cadeiras e paredes; uso inadequado de cadeiras, reclinando-as e forando seus ps e mesmo usando-as como meio de locomoo de forma sistemtica, no caso daquelas que possuem rodzios. No coma, beba ou fume no laboratrio. terminantemente proibida a instalao ou remoo de programas bem como alterar as configuraes dos computadores. Apenas o corpo tcnico do suporte de informtica poder faz-lo. Venha para o laboratrio preparado para a atividade a realizar. Isto ajuda a reduzir erros e procedimentos desnecessrios. Use roupa adequada evitando o uso de camiseta cavada, bermuda e short. Relgios, cordes e anis devem ser removidos para evitar conexes metlicas. Eles tambm podem desfazer uma ligao quando voc menos espera.

6. 7.

8. 9.

10. 11.

12. 13.

Se existir qualquer dvida, pergunte ao professor ou responsvel pelo laboratrio. No tente adivinhar! Lembre que a eletricidade um bom empregado, mas um pssimo patro!

Unidade 1: Introduo ao Laboratrio de Circuitos Eltricos


I. INTRODUO

A disciplina Laboratrio de Circuitos Eltricos I tem por objetivo estudar os conceitos de circuitos eltricos aplicados em situaes prticas. Utilizam-se montagens em bancadas e recursos computacionais. Os circuitos eltricos usados neste laboratrio utilizam componentes bsicos de circuitos e prottipos tendo em vista aplic-los em problemas tpicos da engenharia eltrica. Esta apostila deve ser utilizada como um roteiro para as aulas no laboratrio, porm no apresenta a teoria relativa a cada tema em estudo, uma vez que os assuntos so plenamente abordados no livro texto usado na disciplina terica. O texto da aula deixa em aberto diversos pontos para que o estudante desenvolva sua atividade com mais autonomia e criatividade, visando abord-las como um problema de engenharia. II. PRTICA 2.1 Normas de segurana No laboratrio de circuitos eltricos o estudante trabalha com circuitos energizados com tenso que pode atingir at 220V eficaz. Para tanto devero ser observadas as seguintes normas de segurana: - antes de iniciar a montagem do circuito verifique que a bancada dever estar desligada; - montar o circuito usando cabos de cores diferentes para circuito de corrente e circuito de tenso; - nunca ligar o circuito sem que o professor tenha conferido e autorizado sua energizao; - no tocar nas partes vivas do circuito; - ao concluir a experimentao, desligue o circuito, desfaa as ligaes e coloque os instrumentos e dispositivos nos locais especficos; - analisar sempre a ordem de grandeza dos parmetros a serem medidos de modo a aplicar adequadamente os equipamentos. 2.2 Instrumentos de medidas Para cada instrumento indicado descrever: funo, escalas, forma de ligao no circuito: - ampermetro - voltmetro - wattmetro - cossifmetro - multmetro

2.3 Bancadas Realizar as medies de tenses nas bancadas seguindo orientaes do professor: Tenses FF Tenses FN 6

AB BC CA

AN BN CN

2.4 Variador de tenso ca Ligar o variador de tenso e medir a tenso de sada. Fazer um desenho esquemtico do aparelho e comentar seu princpio de funcionamento.

2.5 Fonte cc Analisar a operao da fonte cc e realizar medies de tenso e de corrente, considerando as fontes em paralelo, em srie e independentes.

2.6 Gerador de sinal Analisar a operao do gerador de sinal: formas de onda, faixa de freqncia, amplitude de tenso.

2.7 Osciloscpio Analisar os principais parmetros de controle do osciloscpio.

Unidade 2: Verificao Experimental das Leis de Kirchhoff


I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO

Nesta unidade sero analisadas a Lei das Tenses de Kirchhoff (LTK) e a Lei das Correntes de Kirchhoff (LCK). Este tema ser abordado em circuitos de corrente contnua, e ser utilizado, juntamente com a lei de ohm, para se obter o valor da resistncia interna de um indutor. Adicionalmente pode-se observar como o indutor se comporta frente a uma fonte contnua, em regime permanente. II. DESENVOLVIMENTO PRTICO 1. Utilizando resistores de 100 e 50 , uma bobina, a fonte de tenso contnua e um voltmetro, montar o circuito abaixo e medir a tenso na bobina (ordem de grandeza de 5 V).

2.

Utilizando o valor de tenso medido anteriormente, calcular o valor da resistncia interna da bobina.

3.

No novo circuito proposto a seguir, calcular a corrente que circula na bobina, utilizando para represent-la o valor da resistncia Rbobina calculada.

Circuito 2: Divisor de Corrente 4. Montar o circuito acima proposto, medindo a corrente que circula na bobina, comparando com o valor calculado.

5.

Utilizando a lei das tenses de Kirchhoff, determinar o valor da tenso aplicada na bobina.

6.

Montar o circuito acima e medir a tenso Vx, comparando com o valor calculado.

III. ANLISE DE RESULTADOS 1. Verificar a Lei das Tenses de Kirchhoff no circuito 1, utilizando o valor de Rbobina calculado.

2.

Verificar a Lei das Correntes de Kirchhoff no circuito 2.

3.

Como a bobina se comporta quando o circuito excitado por uma fonte contnua? Se a bobina no tivesse resistncia interna, fosse um indutor puro, como ela se comportaria?

Unidade 3: Anlise Nodal e Anlise de Malhas


I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO

Nesta unidade sero analisadas duas tcnicas poderosas de anlise de circuitos que facilitam a soluo de circuitos mais complexos, quando comparadas com a utilizao apenas das leis de Kirchhoff e lei de Ohm, quais sejam: o mtodo das tenses de n e o mtodo das correntes de malha. II. DESENVOLVIMENTO PRTICO 1. Utilizando anlise de ns, obtenha as equaes necessrias para encontrar V a e Vb no circuito abaixo. Coloque as equaes na forma matricial. R1=270 Va R2=100 Vb R3=270

V1=20V

R4=47

R5=100

V2=15V

2.

Resolva as equaes acima, utilizando o MatLab.

3.

Agora, utilizando anlise de malhas, obtenha as equaes necessrias para calcular i1, i2 e i3 do mesmo circuito, na forma matricial.

4.

Utilizando o MatLab, obtenha os valores de i1, i2 e i3.

5. 6. Dados

Utilizando o mdulo 3, montar o circuito e medir Va , Vb, i1, i2 e i3. Preencha a tabela abaixo e compare os resultados. Va Vb i1 i2 i3

10

Calculados Medidos III. ANLISE DE RESULTADOS 1. Com os valores de Va e Vb possvel obter as tenses e correntes em todos os elementos do circuito? Se sim, obtenha.

2.

E com os valores de i1, i2 e i3 possvel? Como?

3.

O mtodo das tenses nodais utiliza a lei das ________________ (correntes ou tenses) de Kirchhoff para escrever as equaes e obter as tenses em ns. J o mtodo das correntes de malha utiliza a lei das _________________ (correntes ou tenses) de Kirchhoff para obter as equaes necessrias para determinar as correntes de malha.

Unidade 4: Theorema de Thvenin e de Norton


I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO

11

Obter o equivalente de Thvenin ou de Norton de um circuito extremamente til quando estamos preocupados apenas com o que acontece em um certo par de terminais. Esses circuitos so bem mais simples que o circuito original, e apresentam o mesmo comportamento que o original do ponto de vista de um par especfico de terminais. Nesta unidade o aluno ir obter o circuito equivalente de Thvenin de um circuito desconhecido, variando a carga conectada em seus terminais. II. DESENVOLVIMENTO PRTICO 1. Utilizando o mdulo 4, o qual deve ter sido previamente ligado pelo professor e deve estar devidamente tampado, alimentar o mdulo com 25 V c.c., conectar uma carga R1=100, como mostrado na figura abaixo, e medir a tenso a que ela fica submetida. VR1 = ___________V

V=25V

Mdulo 4

Carga 1 R1=100

2. 3.

Em seguida, retire o resistor de 100 e conecte a 2 carga ao circuito (R 2 = 250), mantendo a mesma tenso da fonte. Medir a tenso na carga. VR2 = ___________V Com as medies obtidas anteriormente, obter o equivalente de Thvenin.

4.

Utilizando o Thvenin obtido anteriormente, qual o valor esperado de tenso se um resistor de carga igual a 47 for conectado ao mdulo 4?

12

5.

Conecte o resistor e mea a tenso a que ele fica submetido, comparando com o resultado obtido anteriormente. VR47 = ___________V

6.

Utilizando o mdulo 4, medir o valor da tenso de circuito aberto, ou seja, o valor da tenso de Thvenin e comparar com o dado obtido no item 3. VTH = ________V

7.

Substituir a fonte de tenso por um curto circuito e medir com o ohmmetro a resistncia de Thvenin. Comparar com o dado obtido no item 3. RTH = _______

III. ANLISE DE RESULTADOS 1. Com as medies realizadas nos itens 1 e 2 seria possvel descobrir qual o circuito eltrico exato representado pelo mdulo 4?

2.

Determinar o circuito equivalente de Norton a partir do circuito equivalente de Thvenin.

3.

Qual a vantagem de se utilizar os equivalentes de Thvenin e Norton na anlise de circuitos eltricos?

Unidade 5: Transitrio em Circuitos RL e RC Srie


I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO Nesta unidade sero analisados o comportamento de circuitos denominados de 1 ordem, RL e RC srie, excitados por uma fonte de tenso contnua, no estado

13

transitrio. Define-se estado transitrio como o intervalo de tempo a partir do instante em que o circuito energizado at entrar em regime permanente. O objetivo analisar o comportamento da corrente, que ir variar at se estabilizar, relacionando o seu comportamento com o comportamento do indutor e capacitor presentes no circuito. II. DESENVOLVIMENTO PRTICO 1. Circuito RC srie excitado com funo degrau unitrio.

Aplicando a lei das tenses de Kirchhoff, tem-se:


V = Ri (t ) + 1 i (t )dt C 0
t

onde V = u(t), uma funo degrau unitrio. A soluo da equao anterior dada por: t V i (t ) = e RC R onde RC a constante de tempo do circuito (). a) Simular um circuito de 1 ordem RC srie, utilizando um resistor de 1000 , um capacitor de 1F, o gerador de sinal e o osciloscpio, medindo as formas de onda da tenso da fonte e da corrente. Para simular a funo degrau utilizar uma onda quadrada. Calcular para o circuito proposto. A freqncia da onda quadrada deve ser ajustada de forma que se possa observar o transitrio na tela do osciloscpio. Dessa forma, utilizar um valor de freqncia tal que o transitrio seja superado em cada perodo da onda, ou seja, T =10 , uma vez que o regime permanente atingido aps 5 constantes de tempo.

b) Efetuar as medies do valor mximo da corrente e tempo de durao do transitrio.

14

c) Como a corrente se comporta para t = 0 e para t ? Traar a curva genrica de i(t) x t.

2.

Circuito RL srie excitado com funo degrau unitrio.

Aplicando a lei das tenses de Kirchhoff, tem-se:


V = Ri (t ) + L di (t ) dt

onde V = u(t), uma funo degrau unitrio. A soluo da equao acima dada por: R V V L i (t ) i (t ) = e R R onde L/R a constante de tempo do circuito (). a) Simular um circuito de 1 ordem RL srie, utilizando um resistor de 1000 , um indutor de 32mH, o gerador de sinal e o osciloscpio. Para simular a funo degrau, assim como no circuito RC, utilizar uma onda quadrada com freqncia adequada. Calcular para o circuito proposto.

b) Efetuar as medies do valor mximo da corrente e tempo de durao do transitrio.

c) Como a corrente se comporta para t = 0 e para t ? Traar a curva genrica de i(t) x t.

15

III. ANLISE DE RESULTADOS 1. Porque utilizar T = 10? Interpretar o significado da constante de tempo.

2.

Porque utilizar onda quadrada para esta anlise?

3.

Qual a razo pela qual podemos obter a forma de onda da corrente do circuito mediante anlise da forma de onda da tenso no resistor?

4.

Para os circuitos RL e RC, qual o tempo de durao do transitrio e quais so os fatores que interferem neste tempo?

5.

O que acontece se aumentarmos a freqncia do sinal da onda quadrada?

6.

Como o capacitor e o indutor se comportam em regime permanente?

Unidade 6: Transitrio em Circuito RLC Srie


I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO Nesta unidade sero analisados o comportamento do circuito denominado de 2 ordem, RLC srie, excitado por uma fonte de tenso contnua, no estado transitrio. O objetivo

16

analisar o comportamento da corrente em 3 condies de amortecimento, quais sejam, superamortecido, amortecimento crtico e subamortecido. II. DESENVOLVIMENTO PRTICO Circuito RLC srie excitado com funo degrau unitrio.

Aplicando a lei das tenses de Kirchhoff, tem-se:


V = Ri (t ) + L di (t ) 1 + i (t )dt dt C 0
t

onde V = u(t), uma funo degrau unitrio. Diferenciando a equao acima, obtm-se: d 2 i (t ) di (t ) 1 L +R + i(t ) = 0 2 dt C dt A soluo da equao acima tem por razes: s1 = + s2 = onde: = R / 2 L a razo de amortecimento do circuito = ( R / 2 L ) 2 1 / ( LC ) refere-se freqncia de oscilao (rad/s) Verificam-se 3 casos, ou seja, 3 condies de amortecimento: - Caso 1: Superamortecido ( R / 2 L ) 2 > 1 / ( LC ) razes reais e distintas A soluo dada por:

i (t ) = e t c1e t + c 2 e t

- Caso 2: Amortecimento Crtico ( R / 2 L ) 2 = 1 / ( LC ) razes reais e iguais A soluo dada por: i (t ) = e t ( c1 + c 2 t )

17

- Caso 3: Subamortecido ( R / 2 L ) 2 < 1 / ( LC ) razes complexas conjugadas A soluo dada por: i (t ) = e t ( c1 cos t + c 2 sent ) a) Determinar os valores do resistor para se obter um circuito de 2 ordem RLC srie, nas 3 condies de amortecimento, utilizando um indutor de 32 mH e um capacitor de 1F. Valores de R () Condio de Amortecimento Amortecimento Crtico Superamortecido Subamortecido

b) Para cada caso, simular o circuito no EWB, utilizando o gerador de sinal e o osciloscpio, medindo as formas de onda da tenso da fonte e da corrente. Para simular a funo degrau utilizar uma onda quadrada, com freqncia adequada. c) Efetuar as medies do valor mximo da corrente e tempo de durao do transitrio. Condio de Amortecimento Amortecimento Crtico Superamortecido Subamortecido Freqncia da onda Valor de Pico de i(t) Tempo de durao do transitrio

d) Traar a curva genrica de i(t) x t.

e) Montar o circuito utilizando os instrumentos e componentes do laboratrio e efetuar as medies. III. ANLISE DE RESULTADOS

18

1.

Comparar o tempo de amortecimento para os 3 casos citados anteriormente. Identificar os fatores que interferem no tempo de durao do transitrio.

2.

O que acontece com o mximo valor da corrente i(t) no circuito medida que o valor da resistncia R diminui, partindo da condio de superamortecimento para a de subamortecimento? Qual o efeito dessa diminuio da resistncia sobre o tempo necessrio para o circuito RLC atingir o estado de regime permanente?

3.

Destacar situaes aplicadas ao controle de sistemas com as quais este estudo apresenta similaridade.

Unidade 7: Amplificador Operacional e Anlise Nodal


I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO O amplificador operacional um dispositivo largamente utilizado, o qual quando associado a resistores pode desempenhar algumas funes importantes como: adio,

19

subtrao, troca de sinal e multiplicao por um fator constante. Quando tambm so utilizados indutores e capacitores obtm-se circuitos integradores e diferenciadores. O objetivo dessa prtica utilizar o amplificador operacional juntamente com resistores para desempenhar diversas dessas funes. No ser objeto dessa prtica um estudo detalhado dos componentes eletrnicos que compem o dispositivo, basta entender o seu comportamento como um todo. Para tanto o aluno necessitar saber as caractersticas de um amplificador operacional e utilizar anlise nodal. II. DESENVOLVIMENTO PRTICO 1. Utilizar anlise de ns para encontrar a tenso de sada em funo da tenso de entrada para a configurao apresentada abaixo (circuito amplificador inversor).

2. 3. 4. 5.

Fazer as ligaes de forma que se obtenha um circuito amplificador inversor (Rf=10 k e Rs =10 k), ligando o terminal de entrada no-inversor (Vp) ao n de referncia, como mostrado na figura acima. Utilizando o gerador de sinais, aplicar uma onda senoidal de 1000 Hz e 5 Vp-p na entrada do amplificador operacional (Vs). Alimentar o mdulo com uma fonte simtrica de 15 V. Utilizando o osciloscpio, medir as formas de onda de entrada e de sada. Faa um esboo das ondas e analise o resultado.

20

6.

Agora, para a configurao amplificador-somador, utilize anlise de ns para encontrar a tenso de sada em funo das tenses de entrada.

7. 8.

9.

Fazer as ligaes de forma que se obtenha um circuito amplificador somador (Rf=10 k e Ra=10k e Rb=10k), ligando o terminal de entrada no-inversor (Vp) ao n de referncia, como mostrado na figura acima. Alimentar o mdulo com uma fonte simtrica de 15 V, e utilizar o gerador de sinais para aplicar uma onda senoidal de 1000 Hz e 5 Vp-p em uma das entradas do amplificador operacional (Va) e na outra entrada (Vb), aplicar uma fonte contnua de 5V. Utilizando o osciloscpio, medir as formas de onda de entrada e de sada. Faa um esboo das ondas e analise o resultado.

21

10. Por ltimo, utilize anlise de ns para encontrar a tenso de sada em funo da tenso de entrada na configurao de circuito amplificador no-inversor.

11. Fazer as ligaes de forma que se obtenha um circuito amplificador inversor (Rf=10 k e Rs=10 k), ligando o terminal de entrada inversor (Vn) ao resistor R s que por sua vez ligado ao n de referncia, como mostrado na figura acima. 12. Alimentar o mdulo com uma fonte simtrica de 15 V, e utilizar o gerador de sinais para aplicar uma onda senoidal de 1000 Hz e 5 Vp-p na entrada do amplificador operacional (Vg). 13. Utilizando o osciloscpio, medir as formas de onda de entrada e de sada. Faa um esboo das ondas e analise o resultado.

22

Unidade 8: Anlise de Fonte de Tenso Contnua


I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO Nas aulas anteriores foram utilizadas fontes contnuas para alimentao dos circuitos eltricos, sendo que a alimentao dessas fontes alternada. Esta aula tem como objetivo entender o funcionamento dessas fontes, desde a sua entrada, que alternada

23

senoidal at a sua sada contnua, identificando a funo de cada componente, sendo alguns deles j estudados (ex.: capacitor) e outros que ainda sero vistos em perodos posteriores (ex.: transformador). II. DESENVOLVIMENTO PRTICO O desenho esquemtico da fonte de tenso contnua est representado abaixo, sendo dividido em 4 blocos: - Bloco I: transformador - Bloco II: ponte retificadora (diodos) - Bloco III: capacitores - Bloco IV: regulador de tenso

1.

Alimentar o bloco I com uma tenso de 127 V, alternada, e medir a forma de onda de sada do bloco I. Faa um esboo da forma de onda e analise-a. O que o transformador fez? Porque ele necessrio?

2.

Conecte a sada do bloco I entrada do bloco II e utilize novamente o osciloscpio para obter a forma de onda de sada do bloco II. Faa um esboo da forma de onda e analise-a. Qual a funo da ponte retificadora? Porque 1 diodo apenas no bastaria?

24

3.

Alimente a entrada do bloco III, atravs da sada do bloco II e obtenha a forma de onda de sada desse bloco utilizando o osciloscpio. Faa um esboo da forma de onda. Qual a modificao que os capacitores introduziram no sinal? Qual a sua funo?

4.

Finalmente conecte o ltimo bloco e obtenha a forma de onda de sada da fonte contnua; esboce-a. Qual a funo do regulador de tenso?

III. ANLISE DE RESULTADOS 1. Escreva a funo de cada componente do circuito que compe a fonte de tenso contnua.

2.

D exemplos de outras fontes de tenso contnua e cite situaes prticas de utilizao dessas fontes.

Unidade 9: Circuito Excitado com Fonte Alternada Senoidal Anlise da Forma de Onda Senoidal
I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO Nesta unidade ser estudado a forma de onda senoidal de tenso e de corrente em circuitos resistivos puros, RL e RC, no estado estacionrio, considerando os seguintes parmetros: valor mximo, valor eficaz, freqncia, perodo e defasagem entre tenso e corrente.

25

II. DESENVOLVIMENTO PRTICO 1. Utilizando os elementos disponveis no laboratrio, propor os seguintes circuitos para serem analisados: 1.1 Circuito resistivo puro 1.2 Circuito RL srie 1.3 Circuito RC srie 2. Simular no EWB cada um dos circuitos indicados no item anterior, utilizando uma fonte de tenso alternada senoidal dada por v(t) = 141,42cos(377t) e o osciloscpio para medir a forma de onda da tenso aplicada (canal A), analisando: a) Forma de onda da tenso aplicada ao circuito no canal A: medir a sua amplitude e o seu perodo: V =__________ e T =___________. - A qual valor se refere a amplitude medida, mximo ou eficaz? ____________. - Qual a freqncia da onda de tenso aplicada? ______________. - Como o prprio nome diz uma fonte alternada chamada assim pois seus valores alternam, ou seja, variam com o passar do tempo. Sendo assim, se ligarmos um voltmetro em paralelo com a fonte de tenso que leitura ele indicar? __________. b) Forma de onda da corrente total do circuito no canal B (explicar como podemos obter a forma de onda da corrente): ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Circuito resistivo: Com o osciloscpio, medir a amplitude da corrente e o seu perodo: I =__________ e T =___________. - Qual a freqncia da onda de corrente? Comparar com a freqncia da onda de tenso aplicada.

- A tenso da fonte e a corrente esto em fase ou defasadas? Caso elas estejam defasadas, a tenso est adiantada ou atrasada da corrente? Calcular o defasamento entre elas utilizando o osciloscpio.

c) Usar ampermetros e voltmetros para medir a tenso da fonte e a corrente total do circuito. d) Faa uma tabela contendo os valores mximos e eficazes da tenso da fonte e da corrente total. Valor mximo Tenso de Fonte (V) 26 Valor eficaz

Corrente Total (A) e) Altere a freqncia da fonte, o que ocorre com o valor da corrente, porqu? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Circuito RL srie: I =__________ e T =___________. - Qual a freqncia da onda de corrente? Comparar com a freqncia da onda de tenso aplicada.

- A tenso da fonte e a corrente esto em fase ou defasadas? Caso elas estejam defasadas, a tenso est adiantada ou atrasada da corrente? Calcular o defasamento entre elas utilizando o osciloscpio.

f) Usar ampermetros e voltmetros para medir a tenso da fonte e a corrente total do circuito. g) Faa uma tabela contendo os valores mximos e eficazes da tenso da fonte e da corrente total. Valor mximo Tenso de Fonte (V) Corrente Total (A) h) Altere a freqncia da fonte, o que ocorre com o mdulo da corrente, porqu? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Circuito RC srie: I =__________ e T =___________. - Qual a freqncia da onda de corrente? Comparar com a freqncia da onda de tenso aplicada. Valor eficaz

- A tenso da fonte e a corrente esto em fase ou defasadas? Caso elas estejam defasadas, a tenso est adiantada ou atrasada da corrente? Calcular o defasamento entre elas utilizando o osciloscpio.

27

i) Usar ampermetros e voltmetros para medir a tenso da fonte e a corrente total do circuito. j) Faa uma tabela contendo os valores mximos e eficazes da tenso da fonte e da corrente total. Valor mximo Tenso de Fonte (V) Corrente Total (A) k) Altere a freqncia da fonte, o que ocorre com o valor da corrente, porqu? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 3. Escolha um dos circuitos do item 1 para verificao prtica na bancada, utilizando o varivolt, ampermetros e voltmetros. Valor eficaz

III. ANLISE DE RESULTADOS 1. Os ampermetros e voltmetros nos fornecem qual valor da grandeza medida (eficaz, mximo, mdio ou instantneo)? 2. 3. Qual o valor mdio de uma forma de onda senoidal? Defina o que o valor eficaz. Em uma forma de onda senoidal, qual a relao entre o valor mximo e o eficaz?

4.

Em alguns circuitos simulados, a tenso e a corrente estavam defasadas. O que significa este termo?

5.

Quando aumentamos a freqncia da fonte houve um comportamento distinto entre os 3 circuitos analisados: a) Resistivo puro: A corrente __________________________ (no alterou, aumentou ou diminuiu?) b) RL srie: A corrente ________________________________. 28

c) RC srie: A corrente ________________________________. Este fato est associado ao que chamamos impedncia do circuito. Desta forma podemos concluir que a impedncia de um resistor ______________________ freqncia, a impedncia de um indutor ______________________ freqncia e a impedncia de um capacitor ______________________ freqncia (independente, inversamente proporcionas,diretamente proporcional). 6. Calcule a impedncia de cada circuito proposto e desenhe o diagrama (tringulo) de impedncias respectivo. O que representa o ngulo da impedncia?

Unidade 10: Verificao Experimental das Leis de Kirchhoff em C.A.


I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO Nesta unidade sero analisadas a Lei das Tenses de Kirchhoff (LTK) e a Lei das Correntes de Kirchhoff (LCK). Este tema ser abordado em circuitos de corrente alternada, envolvendo simulao no EWB, representao e montagem de diagrama eltrico de circuito para medio de corrente e tenso, clculo e anlise de resultados.

II. DESENVOLVIMENTO PRTICO

29

1.

Desenhar o diagrama de um circuito eltrico com os respectivos instrumentos de medio (ampermetros e voltmetros), composto por um resistor de 50 em srie com uma bobina (L = 0,2 H e Rint = 11,5 ) a qual est em paralelo com um capacitor de 20 F. A fonte de tenso alternada de 100 V (rms).

2. 3.

Simular o circuito no EWB, analisando a ordem de grandeza da tenso da fonte, tenso em cada elemento, corrente total e corrente em cada elemento. Verificar as leis da tenso e corrente de Kirchhoff.

4.

Calcular as tenses e correntes em todos os elementos do circuito.

5. 6.

Montar na bancada o circuito proposto, utilizando o varivolt, ampermetros e voltmetros. Realizar as medies fazendo uma tabela de dados com os valores simulados, medidos e calculados.

III. ANLISE DE RESULTADOS Avalie a aplicao das leis de Kirchhoff em corrente alternada.

APLICAO: DISPOSITIVO DE PROTEO DIFERENCIAL RESIDUAL

30

A Norma NBR-5410 ( NR 10) da ABNT, que trata de instalaes eltricas de baixa tenso determina que, em determinadas situaes, deve ser usado o dispositivo contra choques eltricos. Nesta aplicao ser verificado a atuao deste dispositivo, mediante utilizao de um circuito que simula a existncia de um curto circuito, conforme o esquema abaixo. Varivolt 100 V rms 60Hz R A DR Carga

Se a corrente de atuao do dispositivo diferencial de 0.003 A, calcular o valor do resistor para que quando ocorra um curto (para a carcaa do dispositivo ou da fase para a terra), este atue.

Unidade 11: Circuito RLC Srie - Ressonncia


I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO Na configurao RLC srie em regime permanente, vamos analisar o comportamento do circuito considerando os seguintes aspectos: 1 aplicao da LTK e da LCK; 2 clculo de potncia e fator de potncia do circuito; 3 comportamento do circuito com variao da freqncia; 4 ressonncia. A ressonncia pode ser obtida mediante alterao dos seguintes parmetros (em conjunto ou isoladamente): freqncia da fonte, capacitncia, indutncia. A indutncia ser alterada mediante variao do ncleo

31

magntico (materiais usados FeSi e ferro) da bobina. Vamos avaliar o efeito destes ncleos no comportamento do circuito, comparando valores previstos em clculo com valores obtidos nas medidas realizadas. II. DESENVOLVIMENTO PRTICO Considere o circuito RLC srie abaixo: R = 100 Varivolt 100 V rms 60Hz Bobina Bobina

10 F

No circuito srie a impedncia : Z = R + j XL j Xc Na condio de ressonncia, temos: - a corrente est em fase com a tenso; - o circuito puramente resistivo; - a corrente e a potncia ativa tm valor mximo; - o fator de potncia 1; - XL = Xc. Seqncia para desenvolvimento da parte prtica: 1. Desenhar o circuito indicando os seguintes instrumentos: voltmetro para medir tenso total e em cada componente, ampermetro, wattmetro para medir potncia ativa total, cossifmetro.

2.

Calcular os seguintes parmetros para o circuito apresentado: Z, I, P, FP.

3. 4. 5.

Simular o circuito para medir V e I. Montar o circuito com os instrumentos de medidas indicados no item 1. Preencher a tabela abaixo: 32

Dados Calculados Simulados Medidos 6.

FP

Alterar o valor da indutncia (experimentalmente) usando ncleo de FeSi para obter a condio de ressonncia mantendo a tenso original. Quais parmetros sero considerados como referncia para obter ressonncia? Medir os valores de I, P e FP.

7.

Repetir os mesmos procedimentos aplicados no item 7, usando ncleo de Fe.

8.

Calcular os parmetros do circuito acima na condio de ressonncia: novo valor de: XL, L, Z, I, P e FP.

III. ANLISE DOS RESULTADOS 1. Fazer uma tabela de dados para os resultados encontrados nos itens 6, 7, 8 do desenvolvimento prtico.

2.

Compare os valores dos parmetros obtidos nos itens 6, 7 e 8.

3.

Representar o circuito equivalente para a condio de ressonncia para cada situao apresentada nos itens 6, 7 e 8.

33

4.

Avaliar o motivo pelo qual os resultados so diferentes: trata-se de uma questo de leitura e margem de erro dos instrumentos bem como de valores dos componentes ou h algum parmetro a mais a ser considerado?

Unidade 12: Medio de Potncia e Correo do Fator de Potncia


I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO Nesta unidade sero efetuados os clculos das potncias ativa, reativa e aparente de um circuito indutivo, assim como de seu fator de potncia. II. DESENVOLVIMENTO PRTICO 1. Desenhar o diagrama de um circuito eltrico com os respectivos instrumentos de medio (ampermetro, voltmetro, wattmetro, varmetro e cossifmetro),

34

composto por uma carga indutiva formada por um resistor de 100 em srie com uma bobina (L = 0,2 H e Rint = 11,5 ). A fonte de tenso alternada de 100 V (rms).

2.

Calcular a corrente total, as potncias aparente, ativa, reativa e o fator de potncia do circuito. Desenhar o tringulo de potncias.

3.

O fator de potncia do circuito est baixo, isto , menor que 0,92 indutivo. Calcular o valor do capacitor a ser acrescentado ao circuito para corrigir o fator de potncia para 0,92 indutivo. Como este capacitor deve ser conectado ao circuito? Porqu? Checar se os valores de capacitor disponveis no laboratrio atendem a sua necessidade, seno utilizar um valor aproximado.

4.

Para o circuito com o capacitor calcular a corrente total, a corrente na carga indutiva, acorrente no capacitor, as potncias aparente, ativa e reativa totais. Desenhar o tringulo de potncias e o diagrama fasorial das correntes.

35

5.

6. 7.

Montar na bancada o circuito proposto, primeiramente sem o capacitor, utilizando o varivolt, ampermetro para medir a corrente total e voltmetro para medir a tenso na carga indutiva, wattmetro para medir potncia ativa total, cossifmetro e varmetro para medir potncia reativa total. Em seguida acrescentar o capacitor e realizar as medies anteriores, alm de medir as correntes na carga e no capacitor. Realizar as medies fazendo uma tabela de dados com os valores medidos e calculados, com e sem o capacitor.

III. ANLISE DE RESULTADOS 1. Comparar os resultados obtidos com e sem o capacitor e fazer uma anlise.

2.

Observe o valor da potncia ativa antes e depois da colocao do capacitor. O mesmo ocorreria se o capacitor fosse inserido em srie com a carga?

3.

Observe o valor da corrente antes e depois da instalao do capacitor. Relacione a modificao no valor da mesma com a melhor utilizao da energia eltrica.

Unidade 13: Teorema de Thevenin e Mxima Transferncia de Potncia


I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO Obter o equivalente Thevenin de um circuito pode ser til em diversas situaes, principalmente aquelas em que uma considervel parte do circuito vinculada fonte permanece inalterada, sendo realizadas mudanas apenas nas cargas acopladas fonte. O mtodo para obteno de um circuito equivalente Thevenin de uma fonte j foi estudado na disciplina terica e consiste em calcular dois parmetros: 1 o valor da impedncia equivalente (Zab) e, 2 o valor da tenso da fonte equivalente (Vab). A figura 1 apresenta o equivalente Thevenin. 36

Zab A Vab B Fig 1- Thevenin O teorema da mxima transferncia de potncia permite obter o valor de uma carga que, acoplada aos terminais AB, resulte em mxima potncia ativa nesta carga (Fig 1). A impedncia da carga associada em srie com a impedncia Zab dever ser tal que a potncia (P = V.I.cos ) atinja o mximo valor. II. DESENVOLVIMENTO PRTICO Esta prtica ser realizada em duas etapas. Primeiro ser obtido um equivalente de Thevenin para um circuito dado, efetuando-se clculos e medidas com os elementos disponveis no laboratrio. A segunda etapa ser obter uma carga que, acoplada aos terminais AB do equivalente Thevenin, resulte em mxima transferncia de potncia da fonte Thevenin para esta carga. Observe que, se no for obtido o equivalente Thevenin, o clculo da carga a ser ligada em AB fica bastante difcil. Procedimentos a serem executados: Considere o circuito apresentado na fig 2. carga

Fig 2 Circuito original a ser calculado e medido 1. Obter o equivalente Thevenin para este circuito, calculando Vab e Zab.

2. 3.

Acoplar uma carga de Z = 50 / 0 nos terminais AB. Calcular, simular e medir: Vab no circuito original da fig 2; Vab no circuito equivalente; corrente, potncia e tenso na carga Z = 50 / 0 .

37

Tabela de dados Parmetros Vab (original) Calculado Simulado Medido 4.

Vab (Thevenin)

Calcular o valor da carga a ser acoplada aos terminais AB do circuito equivalente, de modo a obter mxima transferncia de potncia da fonte para a carga. Fazer o desenho do circuito com os instrumentos de medidas (voltmetros, ampermetros e wattmetro) indicando a fonte Thevenin + a carga. Na montagem usar R varivel para medir e avaliar a variao da potncia ativa na carga

III. ANLISE DOS RESULTADOS 1. Avaliar sob quais aspectos o circuito original equivalente ao circuito Thevenin. 2. 3. Analisar por que a tenso Vab altera quando a carga ligada aos terminais AB. Considere algumas situaes prticas na engenharia em que til usar o equivalente Thevenin. Analisar qual a condio para se obter mxima transferncia de potncia para uma carga.

4.

38

Potrebbero piacerti anche