Sei sulla pagina 1di 2

Traduo e Interpretao

Bacharelado
a transposio do significado de textos e de falas de um idioma para outro. O tradutor faz a verso escrita de livros, documentos e textos em geral de uma lngua para outra. O intrprete traduz oralmente palestras, discursos, reunies e videoconferncias. Para isso, ambos os especialistas precisam dominar o vocabulrio, a gramtica, as grias e as expresses coloquiais do portugus e de outras lnguas. Tambm necessrio que eles conheam os costumes, as tradies e a cultura de povos estrangeiros. Podem especializar-se em diversos temas e reas, como artes, informtica, economia, engenharia, direito e medicina, entre outros, lidando com a linguagem e os termos prprios dos vrios campos de atuao.

O mercado de trabalho

O mercado continua em crescimento para os tradutores e os intrpretes. Esses profissionais so demandados sobretudo para fazer tradues para as reas jurdica, comercial, cientfica e tecnolgica e atuam, a maioria, como autnomos. Isso porque so poucas as empresas que os contratam - em geral, apenas importadoras e exportadoras. Os postos de trabalho concentram-se nos estados do Rio de Janeiro e de So Paulo, onde esto localizadas as maiores editoras e a maioria das grandes empresas. H perspectiva de boas oportunidades em Braslia, em razo do grande nmero de embaixadas ali sediadas. "Na capital federal, so realizadas inmeras conferncias internacionais e reunies de cpula com parceiros estrangeiros", diz a professora Germana Henriques Pereira de Sousa, coordenadora do curso de Letras-Traduo da UnB. Outra rea promissora a de legendagem. "As distribuidoras de filmes e as emissoras de TV paga esto contratando, cada vez mais, o bacharel para traduzir legendas e dar apoio a dublagens de filmes estrangeiros", explica Christian Ares Lapo, coordenador do curso de Traduo e Interpretao da Unisantos. Os melhores salrios ainda se encontram na rea de interpretao simultnea, em congressos, conferncias e palestras internacionais. Salrio inicial: R$ 1.500,00 (valor dirio por traduo simultnea em So Paulo, Braslia e Rio de Janeiro; fonte: Sindicato Nacional dos Tradutores).

O curso

Lingustica, gramtica e compreenso de textos de portugus e da lngua estrangeira escolhida so as principais reas do curso. Entre as disciplinas especficas, esto teoria e prtica da traduo de diversas reas, como comercial, mdica e informtica. As matrias especficas so teoria da verso e da interpretao, prtica de verso e de interpretao consecutiva e prtica de interpretao simultnea em cabine. Desde o primeiro semestre, h uma preocupao em mostrar ao aluno os campos de atuao do tradutor e intrprete. Os estudantes, por sinal, trabalham como intrpretes em eventos dentro e fora da escola. O estgio obrigatrio. Fique de olho: Grande parte das escolas oferece Traduo e Interpretao como habilitao de Letras. Outras, tm curso especfico de traduo. Durao mdia: quatro anos. Outros nomes: Letras (trad. e intrprete); Letras (trad. em espanhol); Letras (trad. em ing.); Letras (trad. em port. e franc.); Letras (trad. em port. e ing.); Letras (trad. espanhol/port.); Letras (trad. ing./port.); Letras (trad.); Trad.; Trad. (port. e ing.); Trad. e Intrprete.

O que voc pode fazer


Interpretao Legendagem

Fazer oralmente a traduo simultnea (ao mesmo tempo em que a pessoa fala) ou consecutiva (por bloco de frases) de entrevistas, palestras, reunies, congressos e seminrios. Redigir legendas de filmes, vdeos e programas de TV.

Traduo

Fazer a verso de textos e documentos comerciais, tcnicos, cientficos, literrios ou jornalsticos de um idioma para outro.

Traduo juramentada
Traduzir documentos que tenham valor oficial, como contratos, procuraes e documentos escolares estrangeiros. Para atuar na rea preciso ser aprovado em concurso pblico realizado pelas Juntas Comerciais dos estados.

Potrebbero piacerti anche