Sei sulla pagina 1di 8

ANTIGUIDADE CLSSICA

GRCIA Grcia Antiga


Sc. XV ao VIII- Homrico Sc. VIII ao VI- Arcaico Sc. VI ao IV- Clssico Sc. IV ao I- Helenstico A partir de 2000 a. c. aqueus, jnios, elios e drios comearam a povoar a Grcia. Esses povos formaram os Helenos (povo grego). De 1150 a 800 foram organizados os gnos grandes famlias. A partir dos gnos surge ento os aristoi melhores que eram os mais ricos, detentores das melhores terras. A partir dos aristoi surgem a polis cidade-estado. As cidades gregas tinham uma base religiosa em comum: Eram helenos(gregos) Brbaros (povos estrangeiros)

Colonizao Grega
Inmeros gregos partiram para o litoral do Mediterrneo e fundaram colnias apokias. As melhores terras gregas eram dominadas pelos aristoi com isso outros migraram em busca de novas terras. dificuldade na agricultura- buscaram terras para plantar; Vrias colnias se transformaram em centros comerciais; A colonizao favoreceu tambm o desenvolvimento da navegao martima. As duas ltimas contriburam par o intercmbio com outros povos.

ESPARTA- O Governo Oligrquico


Localizao: Pennsula do Peloponeso Sociedade: Esparciatas- Cidados espartanos que eram proprietrios de terras e no exerciam o comrcio.

Periecos- homens livres que viviam do comrcio e artesanato e no tinham direitos polticos. Pagavam impostos ao Estado. Hilotas- Presos as terras dos esparciatas cultivam essas eram responsveis pelo sustento daqueles. Promoviam revoltas devido as condies de vida. Eram ento vtimas de extermnios anuais criptias. Governo: 2 Reis- um da Dinastia dos gidas e outro da Dinastia dos Euripntides com servios militar e religioso. A Adm. Pblica contava com: Gersia- os 2 reis e mais 28 esparciatas maiores de 60 anos. Tinham como funo a superviso do gov. dos reis e a elaborao de projetos de lei e judicial( Trib. Superior). pela- cidados espartanos maiores de 30 anos que elegiam a Gersia. Regeitavam ou aprovavam as leis encaminhadas por eles. Conselho dos foros- membros eleitos anualmente pela pela. Eram chefes do Gov. espartano. Coordenavam as reunies da pela e da Gersia. Podiam vetar leis e fiscalizar as atividades dos reis.

ATENAS- O Caminho da democracia


Foi fundada pelos e situa-se na plancie da tica. Localiza-se numa colina alta- Acrpole. Dispunha de excelentes marinheiros. At meados do sc. VIII foi governada por um rei que tinha funes de juiz, sacerdote e chefe militar. O poder foi ento passando para a aristocracia que era composta pelos euptridas bem-nascidos que eram ricos donos de terras. Diante disso os comerciantes, artesos e camponeses passaram a exigir reformas polticas. Sc. VII e VI- Dracon- estabelece as leis escritas. Slon- Libertou os escravos por dvidas. Esse processo culminou no surgimento da Democracia. Em Atenas a democracia era direta. Clstenes (510-507) Principio da isonmia- todos iguais perante a lei. Apenas os homens maiores de 21 anos tinham direitos polticos. Esses podiam participar da Assemblia do Povo (Eclsia).

A democracia era elitista (s uma minoria tinha direitos); Patriarcal (exclua as mulhres) e escravista (esses sustentavam os senhores). O Conselho dos Quinhentos- eram sorteados anualmente 500 cidados. Elaboravam os projetos. Os estrategos governavam em tempo de paz. Pricles (499-429)- introduziu vrias mudanas. A Sociedade era composta de: Cidados- Tinham direitos polticos e participavam do governo. Metecos- no tinham nascido em Atenas. No tinham direitos polticos mas podiam comerciar e fabricar artesanato. Pagavam impostos. Escravos- Eram prisioneiros de guerra ou filhos de escravos.

Expanso de Atenas
Sc. V e IV Clssico- artistas e intelectuais que se destacaram no teatro, arquitetura, escultura, filosofia e histria. Arquitetura Partenon- Ictinos, Calcrates e Fdias. Templos- Capitel. Na construo se destacaram trs estilos arquitetnicos: drico, jnico e corntio. Escultura Miron (Discbulo); Praxteles ( Vnus de Cnido) Teatro squilo (Prometeu acorrentado e Os Persas); Sfocles (dipo rei, Elctra e Antgona); Eurpedes ( Media, As bacantes e Andrmaca); Aristfanes (As nuvens, As rs e Os Cavaleiros). Cincias Aperfeioaram o alfabeto fencio. Difundiram seus Gneros Literrios (lrica, epopia e drama) Na escrita da histria- Herdoto (484-425) pai da histria e Tucdides (460-396 a. c.) Na filosofia- Scrates (469-399); Plato (427-347); Aristteles (384-322 a.C.) Na matemtica- Tales de Mileto e Pitgoras Na medicina- Hipcrates (460-377 a.C.)

Conflitos Externos e Internos


Guerras Greco- Prsicas (499-475) Detiveram a invaso persa. Atenas tornou-se a cidade mais poderosa da Grcia. Liga de Delos e domnio ateniense Guerra do Peloponeso (431-404 a. C.) Ao final da guerra Esparta assumiu a liderana. A liderana foi ento interrompida por revoltas nas demais cidades. Tebas venceu as tropas espartanas e assumiu o poder de 371 a 362.

Domnio Macednico
Aproveitando a crise da polis grega, o rei Felipe da Macednia entrou em guerra contra a Grcia na Batalha de Quernia (338 a. C.). Em 336 Alexandre assumiu o trono e deu continuidade a expanso macednica. Conquistas de Alexandre: sia Menor; Egito; Mesopotmia; Prsia e regies da ndia. Morreu em 332 e seu imprio foi dividido entre seus quatro generais. Contribuiu para a expanso da cultura helenstica que teve como principais cidades: Antioquia, Prgamo e Alexandria ( Egito) a ltima contou com a Biblioteca de Alexandria. No campo filosfico teve Zeno (336-263) fundador do estoicismo( homem aceitar seu destino) e Epicuro (342-271) que pregava o hedonismo (procura do prazer). Na geometria- Euclides Astronomia e Geografia- Hiparco e Eratstenes Fsica- Arquimedes Arte- esculturas como Vnus de Milo e a Morte de Laocoonte e de seus filhos. Obras Arquitetnicas- O Farol de Alexandria e o Colosso de Rodes. Religio e Mitologia Era oral e no tinha normas. Era politesta e antropomorfisma (os deuses tinham comportamentos semelhantes aos homens). Tinha Deuses; Heris e Semideuses Cultos e Orculos Havia as oraes e os sacrifcios de animais.

Mitologia Um grande conjunto de mitos.

ROMANOS Povoadores
Italiotas- chegaram por volta de 2000 a. C.- regio central Etruscos- chegaram por volta do sc. VIII a. C.- regio central e depois o norte. Gregos- chegaram mais ou menos no mesmo tempo que os etruscos. Ocuparam a regio sul e fundaram Npoles, Siracusa, Tarento e etc. (Mgna Grcia). Roma: Orgens Latinos (italiotas) na regio do Lcio em 2000 a. C. Por volta do sc. VII os etruscos conquistam o Lcio e organiza uma monarquia. Era ento governada por um rei ( chefe militar, religioso e juiz); Senado ( conselho formado por velhos cidados) chefiavam os gnos grandes famlias. Propunham leis e fiscalizavam aes do rei. Assemblia Curial- cidados (soldados) agrupados em crias ( conjunto de 10 cls) que elegiam altos funcionrios e aprovavam ou rejeitavam leis. Sociedade Patrcios- Grandes prop. de terras, rebanhos e escravos. Eram os cidados romanos. Dirigentes polticos. Clientes- homens livres que se aliavam aos patrcios, prestando servios em troca de auxlio e proteo. Plebeus- homens livres que desenvolviam o comrcio, artesanato e trab. Agrcolas. No tinham direitos polticos. Escravos- devedores ou prisioneiros de guerra. A Passagem para a Repblica Os patrcios que controlavam o Senado queriam controlar diretamente Roma. Expulsaram o rei e estabeleceram a Repblica.

Perodo Republicano
Conflitos entre patrcios e plebeus

A Repblica tinha 2 Cnsules (patrcios) Magistrados (patrcios) Senado (patrcios) e Assemblia dos Cidados ( composta por ricos patrcios) Os soldados eram plebeus. Atravs de exigncias a plebe conseguiu criar o cargo de Tribuno da Plebe. Conquistas da Plebe Lei das Doze Tbuas (450 a. C. )as leis seriam escritas e aplicadas a patrcios e plebeus; Lei Canulia (445 a. C.) autorizando o casamento entre plebeus e patrcios; Eleio dos Magistrados Plebeus (367-366) magistrados e cnsules plebeus; Lei que proibia a escravizao por dvidas(366).

Expanso Territorial
Guerras Pnicas (264-146 a.C.) conta Cartago. Conquistas: Pennsula Ibrica, Glia, Macednia, Grcia e sia Menor. A partir das conquistas os patrcios e plebeus ricos passaram a ter uma vida mais requintada e o desfrute da vida urbana. O luxo, porm, era privilgio de poucos. Veio a influncia cultural dos gregos. Sociedade Escravista Utilizao do trabalho escravo. Esses eram prisioneiros de guerra. Revoltas: em 132 a. C. saquearam a Siclia. Esprtaco (73-71 a. C.)

Crise da Repblica
Diante das tenses populares os irmos Tibrio e Caio Graco ( Tribunos da Plebe) Tentaram promover uma reforma social (133-122 a. C.) mas foram mortos a mando dos nobres. A Transio para o Imprio Desordem pblica e perda do poder pelo Senado.

Os chefes militares passaram a ter grande influncia. Jlio Csar (100-44 a. C.) comandante Superior do Exrcito. Era membro do primeiro Triunvirato. Foi assassinado em 44 por Bruto. Em 43 estabelecem um Truinvirato ( Marco Antnio, Otvio e Lpido)

Perodo Imperial
Otvio Augusto (27 a. C. a 14 d. C.) realiza reformas adm. E se caracteriza por um perodo de paz. Dinastia dos Jlio-Claudios (14-68 d.C.)- Tibrio, Calgula, Cludio e Nero; Dinastia dos Flvios (69-96)- Vespasiano e Domiciano; Dinastia dos Antoninos (96-192)- Nerva, Trajano, Adriano, Marco Aurlio, Antonino Pio e Cmodo; Dinastia dos Severos (193-235)- Stimo Severo, Caracala, Macrino, Heliogbalo e Severo Alexandre. A interrupo das conquistas trouxe uma grande reduo no nmero de escravos. Aumentaram tambm o nmero de libertos que se tornaram colonos dos senhores. Nos dois primeiros sculos houve um grande desenvolvimento comercial por conta da moeda comum, generalizao do Direito Romano e a Construo de estradas. A Crise do Imprio Altos custos para manter um exrcito to grande. Aumento da carga tributria. Enfraquecimento da economia por conta da reduo da mo-de-obra escrava. Presso dos brbaros nas fronteiras. Contratao de mercenrios no exrcito ( muitos deles eram brbaros). O imperador Constantino mudou a capital para Bizncio ( Constantinopla) em 330. A Diviso do Imprio e a Invaso da poro Ocidental Em 395 morre o imperador Teodsio e o imprio dividido entre seus filhos: Honrio (Imprio Romano do Ocidente com sede em Roma) e Arcdio (Imprio Romano do Oriente com sede em Constantinopla). Em 476 o imperador Rmulo Augusto deposto pelo rei brbaro dos hrulos. Cai o Imprio Romano do Ocidente. Cultura Romana

Direito- Criao de muitas legislaes como a Lei das Doze Tbuas (450 a. C.). Edito de Caracala em 212 d. C. que concedeu cidadania plena a todos os habitantes livres das provncias romanas. Artes- Na arquitetura vemos a construo de teatros, baslicas, termas, aquedutos, circos, templos e palcios. Se notabilizaram tambm na construo de estradas e pontes. Literatura- Busca permanente pela beleza e elegncia. Virglio (70-19 a. C. ) autor de Eneida; Horcio (65-8 a. C.); Ovdio (43 a. C. a 17 d. C.) ; Ccero, brilhante orador (106-43 a. C.) e o historiador Tito Lvio (59-17 a. C.). Latim- Deu origem a idiomas como o italiano, portugus, espanhol, francs e romeno. Religio Eram politestas. Havia o culto Privado (celebrado pelo chefe da famlia) e o Pblico ( celebradopelos sacerdotes, com superviso dos magistrados) O Sumo Pontfice era o chefe geral.

Cristianismo
Perseguio de Nero (54-68). Foram muitas perseguies. O imperador Domiciano promoveu a ltima e mais cruel entre 303 e 305. Eram perseguidos e mortos por se oporem ao culto de da religio pag romana e ao imperador. Eram ento martirizados na arena onde eram mortos por lees. O Fim da perseguio e o Edito de Milo Em 313 o imperador Constantino se converteu e concedeu o Edito de Milo que concedia liberdade religiosa. Em 380 o Cristianismo passou a ser a religio oficial do imprio. Organizouse ento a Igreja Catlica Romana.

Potrebbero piacerti anche