Sei sulla pagina 1di 3

EXPERIMENTAO

NO

ENSINO

DE

QUMICA

Thiago Santangelo Costa, Danielle Lanchares Ornelas, Pedro Ivo Canesso Guimares e Fbio Meron
Por ser leve e muito resistente, o alumnio se mostra um metal ideal para uma srie de aplicaes, dentre as quais se pode citar peas automotivas, revestimentos, embalagens e artefatos de cozinha. Diante da ampla disponibilidade desse metal em nosso dia-a-dia, foi elaborada uma atividade experimental sobre cintica qumica a partir do estudo dos fatores que afetam a velocidade da reao de oxidao do alumnio em meio cido, utilizando materiais simples e de baixo custo. alumnio, aulas experimentais, cintica qumica
Recebido em 27/4/04, aceito em 11/11/05

38 foram propostos para a viabilizao alumnio vem se tornando cada vez de sua obteno (Peixoto, 2001). mais presente no dia-a-dia, sendo Ao comparar o alumnio com ousua utilizao bastante variada: emtros metais de aplicao cotidiana, balagens de alimentos e bebidas, observa-se que este apresenta baixa fabricao de aquecedores solares e densidade (2,7 g/cm3), baixa tempeutenslios domsticos, fuselagem de ratura de fuso e ebulio (660 C e aeronaves, barcos e automveis, en1800 C, respectivamente), alm das tre outros. caractersticas gerais dos metais, O alumnio um elemento com cacomo boa maleabilidade, ductibilidarter anftero, sendo capaz de reagir de, condutividade eltrica e brilho mecom solues aquosas diludas de tlico. Em relao s cidos e bases fortes Obtido pela primeira vez suas propriedades (Lee, 2000). Em ampor Oersted em 1825, o qumicas, o alumnio bos os casos, a oxialumnio hoje largamente reage espontaneadao desse metal utilizado devido a um mente com o oxigaltera suas proprieprocesso econmico de nio do ar formando dades mecnicas, obteno, descoberto uma pelcula protecomprometendo posteriormente tora de xido de alumuitas das suas aplimnio sobre sua sucaes. O estudo perfcie, aumentando sua resistncia dos fatores que impeam, ou mesmo a intempries. Entretanto, essa caretardem, a velocidade da corroso mada apassivadora no impede sua de metais de fundamental imporoxidao por cidos e bases fortes, tncia nos mbitos econmico e somesmo quando diludos, ocasionado cial (Gentil, 1996). a corroso do metal. Desta forma, este trabalho teve Devido a essas caractersticas, o por objetivo propor um conjunto de atividades, a partir de materiais simA seo Experimentao no ensino de Qumica descreve experimentos cuja implementao e interpretao contribuem ples e de baixo custo presentes no para a construo de conceitos cientficos por parte dos alunos. Os materiais e reagentes usados so facilmente encontrveis, cotidiano, baseadas na anlise da permitindo a realizao dos experimentos em qualquer escola. Neste nmero a seo apresenta cinco artigos.
QUMICA NOVA NA ESCOLA Experimentos com alumnio N 23, MAIO 2006

alumnio, em sua forma metlica, foi obtido em laboratrio pela primeira vez em 1825, pelo dinamarqus Hans Christian Oersted (1777-1851). Estudando o fenmeno da condutibilidade eltrica, Oersted obteve cloreto de alumnio (AlCl3) a partir do xido de alumnio (Al2O3). O sal foi, ento, tratado com amlgama de potssio (mistura homognea contendo potssio e mercrio), obtendo-se amlgama de alumnio que, posteriormente, foi decomposta originando mercrio e alumnio. Mediante a evaporao do mercrio, conseguiu-se isolar o alumnio como resduo. Entretanto, esse metal s foi obtido com uma pureza adequada em 1827, atravs dos trabalhos de Friedrich Whler (18001882), que tomou a pesquisa de Oersted como base. A partir de ento, pde-se realizar um estudo mais detalhado sobre as propriedades desse metal. Nos dias de hoje, o alumnio largamente utilizado em todo o mundo, e novos processos econmicos

influncia de alguns fatores que afetam a velocidade de uma reao qumica (oxidao do alumnio em meio cido), tais como: a concentrao dos reagentes, a superfcie de contato entre os reagentes e a temperatura de reao.

Material
2 garrafas de PET [poli(tereftalato de etileno)] Papel alumnio 4 anis de alumnio retirados de latas de bebidas Soluo limpa piso (ou cido muritico) Soda custica Cubos de gelo 2 bqueres de 250 mL 4 tubos de ensaio 2 provetas de 10 mL Na ausncia de material de laboratrio, a vidraria utilizada pode ser substituda por material alternativo, como copos de vidro ou de plstico. Da mesma forma, em todas as etapas pode ser utilizada a gua da torneira. A concentrao de cido clordrico na soluo limpa piso de aproximadamente 5 mol/L, tendo sido previamente determinada por titulao cido-base. Por sua vez, a soluo aquosa de soda custica foi preparada na concentrao de 4 g/L (0,1 mol/L). No caso dos anis de alumnio, alm de ser um material de fcil aquisio e conhecido pelos alunos, outra grande vantagem do seu emprego que eles apresentam, praticamente, uniformidade de massa e volume, o que contribui para os experimentos propostos.

na-se quantidades iguais de soluo limpa piso e soluo aquosa de soda custica (0,1 mol/L). Em seguida, simultaneamente, adiciona-se um anel de alumnio em cada tubo. O volume utilizado de cada soluo deve ser de aproximadamente 1/3 do volume do tubo ou o equivalente para cobrir por completo os anis de alumnio. Em ambos os tubos, deve ser observado o consumo do metal e intensa formao de gs. Atravs desses experimentos, possvel comprovar o carter anftero do alumnio, j que na soluo limpa piso o reagente predominante o cido clordrico, enquanto na soda custica o hidrxido de sdio. As equaes 1 e 2 representam os fenmenos qumicos a serem observados para os meios cido e bsico, respectivamente. 2Al(s) + 6HCl(aq) 2AlCl3(aq) + 3H2(g) (1)

Introduz-se, simultaneamente, um anel de alumnio em cada tubo e compara-se a velocidade de reao nos dois sistemas em funo da quantidade de gs produzido. Para feito de comparao, nas Figuras 1 e 2 pode-se observar os dois tubos aps 2 min e 5 min de reao, respectivamente. A partir da diferena visual entre as quantidades de gs formado nos dois sistemas, pode-se constatar que, na soluo diluda, a reao mais lenta, enquanto que, com o reagente comercial (soluo concentrada), a reao ocorre de forma mais rpida, com destaque para o tempo de 5 min no qual a quantidade de gs formado to intensa que dificulta a visualizao do anel.

Influncia da temperatura do sistema sobre a velocidade da reao


Adiciona-se 10 mL de soluo limpa piso em dois tubos de ensaio. Em um bquer, introduz-se os cubos de gelo e cerca de 100 mL de gua. Um dos tubos colocado no interior do bquer, deixando o sistema em repouso por 5 min. Aps esse intervalo, simultaneamente, adiciona-se um anel de alumnio a cada um dos tubos e compara-se a velocidade de reao nos dois sistemas em funo da quantidade de gs produzido. Neste caso, deve-se constatar que com o tubo mantido temperatura ambiente a velocidade maior. De forma anloga, este ensaio tambm poderia ser realizado com o reagente em contato com banho de aquecimento.

39

2Al(s) + 2NaOH(aq) +4H2O(l) 2NaAlO2.2H2O(aq) + 3H2(g) (2) O aumento de temperatura perceptvel em ambos os casos, evidenciando que as reaes executadas so exotrmicas. As velocidades da reao de oxidao do metal nos meios analisados podem ser comparadas mediante a intensidade do desprendimento gasoso e do tempo necessrio para a dissoluo total do material. Nas etapas subseqentes procura-se abordar os principais fatores que afetam a velocidade desta reao qumica. Embora a reao ocorra satisfatoriamente nos dois meios testados, nos prximos experimentos optou-se apenas pelo emprego da soluo limpa piso como reagente.

Medidas bsica de segurana


Os reagentes devem ser cuidadosamente manipulados, j que a concentrao de cido clordrico no reagente comercial aproximadamente 5 mol/L. Assim, recomenda-se que os alunos utilizem guarda-p, cala comprida e sapato fechado.

Influncia da superfcie de contato do alumnio sobre a velocidade da reao


Em duas garrafas PET, adicionase o mesmo volume de soluo limpa piso. Corta-se dois pedaos de papel alumnio de modo que estes tenham o mesmo tamanho. Faz-se uma pequena bola com um dos pedaos e, simultaneamente, adicionase a bola e o outro pedao (de superfcie lisa) a cada uma das duas garrafas, tampando-as em seguida. Compara-se a velocidade de reao
N 23, MAIO 2006

Influncia da concentrao do cido clordrico sobre a velocidade da reao


Usando dois tubos de ensaio, ao primeiro adiciona-se 10 mL de soluo limpa piso e, no segundo, 10 mL desta mesma soluo diluda em gua na proporo de 50% (v/v).
Experimentos com alumnio

Experimentos

Abordagem do carter anftero do alumnio


Em dois tubos de ensaio, adicioQUMICA NOVA NA ESCOLA

Figura 1: Evoluo da reao entre o alumnio e a soluo comercial contendo cido clordrico, aps 2 min: (a) concentrada e (b) diluda.

40

Figura 2: Evoluo da reao entre o alumnio e a soluo comercial contendo cido clordrico, aps 5 min: (a) concentrada e (b) diluda.

as velocidades de reao nas duas garrafas sero muito prximas, dificultando o entendimento do experimento. Recomenda-se o uso das garrafas de PET neste ensaio por serem impermeveis ao gs hidrognio e tambm por facilitarem a comprovao da formao deste produto atravs do aumento da presso interna do sistema. Vale destacar tambm a possibilidade da realizao do teste de chama, j que o experimento realizado em sistema fechado, permitindo a identificao qualitativa do gs produzido mediante os efeitos sonoro e visual decorrentes da combusto enrgica do hidrognio.

fatores entalpia (H) e entropia (S) contribuem para a espontaneidade da reao, a partir das observaes experimentais e da respectiva equao qumica. 2. Na realizao do ensaio da superfcie de contato, ao se empregar o reagente comercial temperatura ambiente, a velocidade de reao nas duas garrafas muito prxima. Sugira uma explicao para este fato. 3. O emprego de cido muritico seria indicado para a limpeza de uma escada de alumnio utilizada durante a pintura de uma casa?
Thiago Santangelo Costa (thiagosantangelo@ hotmail.com), aluno do curso de licenciatura em Qumica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bolsista do programa de iniciao cientfica (SR-2/PIBIC-CNPq/UERJ). Danielle Lanchares Ornelas (daniornelas@hotmail.com), aluna do curso de Engenharia Qumica da UERJ, bolsista do SR-2/PIBIC-CNPq/UERJ. Pedro Ivo Canesso Guimares (canesso@uerj.br), qumico industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), licenciado em Qumica pela UERJ, doutor em Cincia e Tecnologia de Polmeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), docente do Instituto de Qumica da UERJ (IQ-UERJ). Fbio Meron (mercon@uerj.br), engenheiro qumico e licenciado em Qumica pela UERJ, doutor em Engenharia Qumica pela UFRJ, docente do IQ-UERJ e do Instituto de Aplicao Fernando Rodrigues da Silveira.

Referncias bibliogrficas
GENTIL, V. Corroso. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos Editora, 1996. LEE, J. Qumica Inorgnica no to concisa. So Paulo: Editora Edgard Blcher, 2000. PEIXOTO, E.M.A. Elemento: Alumnio. Qumica Nova na Escola, n. 13, p. 51, 2001.

nos dois sistemas em funo da quantidade de gs produzido e da rapidez com que as amostras de alumnio so consumidas. Durante a realizao deste ensaio, visando facilitar a observao, recomenda-se que a soluo de cido muritico esteja previamente resfriada, isto , seja mergulhada em banho de gelo por alguns minutos antes da realizao do experimento, pois, uma vez rompida a barreira protetora de xido de alumnio, a reao se torna muito rpida. Desta forma, caso a soluo esteja temperatura ambiente,

Consideraes finais
O estudo da reao de oxidao do metal alumnio em meios cido e bsico possibilita a interpretao do carter anftero desse metal, bem como o desenvolvimento de uma seqncia de experimentos abordando a influncia de alguns fatores na velocidade de uma reao qumica.

Para saber mais


ATKINS, P e SHRIVER, D.F. Inor.W. ganic chemistry. 3 ed. Nova Iorque: Oxford University Press, 1999. CANTO, E. L. Minerais, minrios e metais De onde vm? Para onde vo? So Paulo: Editora Moderna, 1996. PALMA, M.H.C. e TIERA, V.A.O. Oxidao de metais. Qumica Nova na Escola, n. 18, p. 52-54, 2003.

Questes propostas
1. A reao de oxidao do alumnio metlico em soluo diluda de cido clordrico um processo espontneo (G < 0). Discuta como os

Abstract: Experiments with Aluminum Being light and very resistant, aluminum is an ideal metal for a series of applications, among which the following can be cited: automotive parts, lining,
packaging and kitchenware. Taking into account the ample availability of this metal in our daily lives, a chemical-kinetics experimental activity was developed based on the study of the factors that affect the rate of the aluminum oxidation reaction in acid medium, using simple and low-cost materials. Keywords: aluminum, experimental classes, chemical kinetics

QUMICA NOVA NA ESCOLA

Experimentos com alumnio

N 23, MAIO 2006

Potrebbero piacerti anche