Sei sulla pagina 1di 5

MESTRADO EM TEOLOGIA

Edital 2011/01

Este edital se destina especificamente a candidatos ao Mestrado em Teologia, com incio em maro de 2011. 1.Objetivo O Programa de Mestrado em Teologia visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa cientfica no campo teolgico, bem como a formao de professores universitrios de Teologia e de assessores teolgicos a organismos nacionais, regionais ou diocesanos. 2. reas de Concentrao: Teologia Bblica e Teologia Sistemtico-Pastoral 3. Durao: 24 meses, iniciando-se em maro de 2011 e devendo estar terminado em fevereiro de 2013. 4. Linhas de pesquisa: a) rea Sistemtico-Pastoral: F e Cultura Religio e modernidade b) rea de Teologia Bblica: Anlise e interpretao de textos do AT e NT 5. Requisitos para Admisso Ter concludo o Bacharelado em Teologia, com mdia final igual ou superior a 8,0 (oito) e carga horria igual ou superior a 194; Aos candidatos no bacharelados em Teologia, mas formados em Cursos Livres de Teologia, com mdia final igual ou superior a 8,0 (oito) e carga horria igual ou superior a 194, poder ser permitida a admisso com possvel complementao em disciplinas do curso de Graduao em Teologia na PUC-Rio, desde que portadores de outro diploma reconhecido pelo MEC. Dvidas sobre a aceitabilidade da graduao em Teologia podem ser resolvidas atravs de contato telefnico com a Secretaria do Departamento ou atravs de e-mail; Ser aprovado nos exames de seleo, que versam sobre temas fundamentais da Teologia apresentados pela Direo do Departamento; Para os candidatos da rea de Teologia Bblica requerido ter freqentado o Curso Propedutico oferecido pelo Programa. Esta exigncia dever ser satisfeita, no mximo, at o fim do primeiro ano. O candidato pode ser dispensado de uma ou mais disciplinas do curso Propedutico caso seja aprovado em exame de proficincia nos domnios constantes dos programas das mesmas. O exame de proficincia ser aplicado no ms de dezembro de 2010, aps o processo de seleo.

6. Documentos necessrios para inscrio: Formulrio de pedido de admisso, devidamente preenchido (encontra-se no site da PUC); Fotocpia do diploma de Graduao em Teologia; Fotocpia do histrico escolar da Graduao em Teologia e do Curso de Filosofia (se houver); Fotocpia do diploma reconhecido (no caso de Teologia no reconhecida); Curriculum vitae; Duas folhas de referncia (modelo PUC) preenchidas por professores do Curso de Graduao ou Ps-Graduao em Teologia freqentado pelo candidato. Estas folhas so entregues ao candidato, mas devero ser enviadas pelos professores diretamente ao Departamento, em envelope fechado (encontra-se no site da PUC); Uma fotografia 2x2 e duas 3x4; Fotocpia da certido de nascimento ou casamento; Fotocpia do documento de identidade; Fotocpia do CPF; Fotocpia do comprovante de situao militar regularizada; Memorial: uma auto-apresentao, por escrito, do candidato, onde so relatadas as finalidades buscadas na Ps-Graduao, a dedicao que se pretende dar ao Curso, bem como outros dados considerados relevantes pelo candidato; Pagamento da taxa de inscrio indicada pela PUC. 7. Prazo de inscrio: O Mestrado necessariamente iniciado no primeiro semestre letivo de cada ano. Para ingresso em 2011, os candidatos devem apresentar sua documentao DAR no perodo entre 01 de junho e 29 de outubro de 2010. Aps esta data, nenhuma candidatura ao Mestrado ser mais aceita. 8. Exame de seleo: Os exames de seleo so realizados nos meses de novembro e dezembro, obedecendo ao seguinte cronograma: Exame escrito sobre os temas fundamentais de Teologia, conforme indicao bibliogrfica (em anexo): 26 de novembro de 2010, s 14:00, em local a ser divulgado oportunamente; O candidato que obtiver nota igual ou superior a 8,0 (oito) estar automaticamente aprovado para o Mestrado; o candidato que obtiver nota entre 5,0 e 7,9 passar por exame oral e aqueles que obtiverem grau inferior a 5,0 sero automaticamente reprovados; O exame oral ser perante uma banca de trs professores do Programa, sobre os mesmos temas do exame escrito. A data ser divulgada em conjunto com o resultado do exame escrito.

Exame escrito de proficincia para os candidatos da rea de Teologia Bblica. A data ser divulgada em conjunto com o resultado do exame oral.

9. Requisitos para a qualificao: Obter um mnimo de 24 crditos em disciplinas de Ps-Graduao, dentro do programa de estudos oferecido pelo Departamento. Apresentar, defender e ser aprovado em Dissertao de Mestrado, elaborada sob a superviso de um Professor Orientador. 10. Bolsas de Estudo: Alguns rgos de fomento pesquisa concedem anualmente determinado nmero de bolsas para os Programas de Ps-Graduao. Estas bolsas so distribudas entre os candidatos que renam as condies exigidas, conforme avaliao por comisso especfica do Programa. 11. Exame de proficincia em idioma estrangeiro: Aps o ingresso no curso, ainda no primeiro semestre, pedir-se- do aluno capacidade de entender, traduzir e responder a questes no idioma escolhido (alemo, francs ou ingls). Para o exame, admite-se o uso de dicionrio. Os candidatos reprovados neste primeiro exame podero submeter-se a outra avaliao no 3 perodo do curso. A reprovao aps o segundo exame implica automtico desligamento do Programa, independentemente de qualquer outra condio. 12. Contato: O candidato poder manter contatos com a Coordenao de Ps-Graduao para os esclarecimentos que se fizerem necessrios. Os contatos iniciais devem ser feitos por e-mail ou telefone: Telefone do Departamento: 3527-1300 / 3527-1301. E-mail: abimar@puc-rio.br

BIBLIOGRAFIA PARA O EXAME DE SELEO AO MESTRADO EM TEOLOGIA 2011


1. Relao entre a f em Deus salvador e a f em Deus criador, conforme o AT. Contedo teolgico de Gn 1, 1ss. sobre a criao do mundo. Afirmaes bsicas sobre a humanizao do ser humano contidas em Gn 1 e 2. Cf. A. Garca Rubio, Unidade na pluralidade. O ser humano luz da f e da reflexo crist. So Paulo, Paulus, 2006, 4ed., cap. 3, p.117-178. 2. Surgimento e desenvolvimento da cristologia do Novo Testamento. Cf. H. Kessler/ T. Schneider, Cristologia, Manual de Dogmtica I, Vozes, Petrpolis, 2001, p. 265-294. 3. A questo da unidade de Deus (-Filho) e ser humano em Jesus Cristo e a frmula dogmtica de Calcednia. Ladaria, Luis, O Deus vivo e verdadeiro, Loyola, 2005. 4. A doutrina da graa de Deus: fundamentao bblica, abordagem histrica e reflexo sistemtica. M. F. Miranda, A salvao de Jesus Cristo. A doutrina da graa, So Paulo, Loyola, 2004, p. 29-149. 5. Conceitos fundamentais sobre a Igreja: Povo de Deus, Corpo de Cristo, Templo do Esprito, Comunho e Sacramento de Salvao. Cf. Salvador Pie-Ninot, Introduo Eclesiologia, So Paulo, Loyola, 1998, p. 27-38. 6. Em que consiste a peculiaridade da afirmao trinitria acerca de Deus e qual sua relao com o monotesmo? Ladaria, Luis, O Deus vivo e verdadeiro, Loyola, 2005. 7. A fundamentao dos sacramentos: Cristo, Sacramento do encontro com Deus; a Igreja, sacramento de Cristo. F.-J. Nocke, Doutrina Geral dos Sacramentos, in T. Schneider (Org.), Manual de Dogmtica, Vol. II, Vozes, 2001, pp. 171-204. 8. Fale sobre a ndole escatolgica da nossa vocao, na Igreja e o sentido de vivermos a esperana crist em vista da vida plena em Jesus Cristo, que nos abre ao Mistrio do Deus Uno e Trino. BOFF, Lina, Da esperana vida plena. Vivendo as realidades que entrevemos. Juiz de Fora, 2010, p. 11-72. 9. A relao entre Escritura e tradio no conceito de Revelao. A distino entre tradio fundante e tradio dependente. Cf. J. B. Libnio, Teologia da Revelao a partir da modernidade, So Paulo, Loyola, 1992, p. 381-429. 10. Que significa a expresso Reino de Deus? T. Schneider, Cristologia em, Manual de Dogmtica I, Vozes, Petrpolis, 2001, p. 242249.

11. As etapas da formao dos evangelhos. Berger, Klaus, As Formas Literrias do Novo Testamento, So Paulo, Loyola, 1998. Wegner, Exegese do Novo Testamento, So Leopoldo, Sinodal/Paulus, 2005. 12. A formao dos Evangelhos: relao de Joo com os sinticos. Mazzarolo, I, Lucas em Joo, uma nova leitura dos Evangelhos, Rio de Janeiro, Mazzarolo Editor, 2 ed., 2004, p.21-54. 13. Como Paulo explicita trabalha o conhecimento de Jesus Cristo, no mais segundo a carne, depois de sua converso? Qual a importncia para a teologia do Apstolo e para as comunidades crists? Jerome Murphy-OConnor, Jesus e Paulo, vidas paralelas, So Paulo, Paulinas, 2008, c.V. 14. A compreenso de justificao e libertao da lei. Mazzarolo, I., Carta de Paulo aos Romanos, educar para a maturidade e o amor, Rio de Janeiro, Mazzarolo editor, 2006, p. 70-112. 15. Histria da exegese do Pentateuco: da Antigidade at a atualidade: a hiptese documental clssica, a crtica hiptese documental clssica, a questo das fontes do Pentateuco. J.L. Ska, Introduo leitura do Pentateuco, So Paulo, Loyola, 2003, p. 111-177. 16. O profeta e o culto / Viso proftica da histria. Cf. J.L. Sicre Dias, Profetismo em Israel, Petrpolis, Vozes, 1996, p.381-406. 408-421. 17. A formao dos Livros Profticos. Cf. J.L. Sicre Dias, Profetismo em Israel, Petrpolis, Vozes, 1996, p.173-181. 18. O livro do Eclesiastes / Qohelet. Cf. J.Vlchez Lndez, Sabedoria e sbios em Israel, So Paulo, Loyola, 1995, p.167203. 19. A interpretao da Escritura. Cf. J. Trebolle Barrera, A Bblia Judaica e a Bblia crist, Petrpolis, Vozes, 1995, p. 682-690. Pontifcia Comisso Bblica, A interpretao da Bblia na Igreja. Petrpolis, Vozes, 1994.

Potrebbero piacerti anche