Sei sulla pagina 1di 19

Apresenta

Os Pobres Soldados de Jesus Cristo e do Templo de Salomo


Lzaro Curvlo Chaves..M..M..

Introduo: conceitos sociolgicos indispensveis

Dialtica
Tudo transformao, movimento. Herclito de feso, em seu aforismo de nmero 91 informa: No se pode entrar duas vezes no mesmo rio. as guas passam e a prpria pessoa se transforma. Hoje, por exemplo, sabemos que todas as clulas do nosso corpo so substitudas a cada 11 meses. H permanncia e transformao. Somos ns mesmos e um outro em processo de devenir perptuo, em permanente transformao. Eu escrevo um dirio desde os meus 11 anos de idade. Tenho mais de 40 cadernos com idias, impresses, alegrias e frustraes registradas pela vida afora. impressionante reler particularmente os mais antigos e perceber o quanto me transformei, mudei de planos e idias. Tenho tambm um lbum de fotos. At os 18 anos tinha um corpo atltico e vasta cabeleira loira. Aos 47 estou calvo e fora de forma, muitos quilos acima do peso. Estes exemplos no so fortuitos. Estou seguro de que cada pessoa que me ouve tem vivncias similares. O mais importante no perder de vista que somos sempre ns mesmos e um outro em transformao. H o que permanece e o que se transforma ao longo de nossas vidas. No h lugar para conceitos absolutos e definitivos. Assim como nossa forma fsica, nossas idias a respeito das coisas se transformam medida que nosso conhecimento se amplia. A Igreja Catlica Romana, durante a Idade Mdia, no admitia qualquer conhecimento que estivesse fora do que preconizavam os doutores da Lei. Se algo no estava escrito, por exemplo, na Obra de Aristteles, simplesmente no era considerado verdade e quem argisse a respeito corria o risco de sofrer os suplcios da Santa Inquisio.

A Terra era considerada achatada e havia a crena de que era carregada por gigantescas tartarugas. O fim do mundo estava alm do Oceano ou Mar Tenebroso, como se referiam ao Atlntico naqueles tempos. Acreditava-se que as guas ferviam e que havia sereias belssimas que tinham particular predileo gastronmica pelos testculos dos marinheiros. Eram tempos de medo. No se conhecia o Novo Mundo (Amrica) ou mesmo a Austrlia. Os mapas medievais faziam referncias superficiais a locais existentes a partir de relatos de viajantes. O que outrora custou a vida de centenas de cientistas, alquimistas, rosacruzes e filsofos que discordavam racionalmente dos pontos de vista dogmticos da Igreja hoje aceito com naturalidade e comprovado por fotos de satlite. O mundo no mudou, ou seja, no era achatado e ficou redondo (ou, mais precisamente em formato de uma pra) de um momento para o outro. O avano da cincia e a modificao da percepo humana, hoje com fotos tiradas de satlites e mesmo da Lua, que se transformou. Devemos sempre ser cautelosos com aqueles que propagam verdades absolutas, teis em determinado tempo histrico e um povo especfico, contudo frequentemente distanciadas da realidade absoluta dos fatos.

Etnocentrismo
Todos os povos do mundo, dos bosqumanos africanos aos esquims do Plo Norte, passando pelos papuas da Nova Guin, aborgines americanos e europeus, se consideram superiores a todos os outros povos. Esta uma idia universalmente difundida e, uma vez que o avano tecnolgico, particularmente no que tange ao poderio blico ultrapassa o avano humanstico, os vencedores so sempre aqueles que, dotados de maior capacidade de destruio, tornam-se os donos da verdade histrica. A sociologia define etnocentrismo classicamente como considerar a prpria cultura ou civilizao superior a todas as demais ou mesmo a nica vlida. Isto tem sido motivo das mais diversas formas de intolerncia ao longo da histria humana. J os gregos se referiam a todos os que no dominavam seu idioma ou cultuavam seus deuses e costumes como brbaros. Ao longo da histria humana encontram-se formas diversas de discriminao. Aqui nos interessa de perto a incapacidade de tolerar a f ou religio do outro ou mesmo aceita-la como vlida. Fundamentalistas religiosos sejam cristos, muulmanos, judeus ou de qualquer f via de regra vem-se como donos da verdade ou, no limite, professores de Deus e buscam lanar a f alheia na rubrica da feitiaria ou da heresia...

O Grande Cisma Cristo


O ano de 1054 foi marcado pelo primeiro Grande Cisma da cristandade. O Bispo de Roma, Humberto, autoproclama-se papa, no reconhecido pelo Patriarca (Bispo) de Constantinopla, Miguel Celulrio, ambos se excomungam mutuamente e agora h duas Igrejas Catlicas. A Catlica Apostlica Romana, sob a liderana do Bispo de Roma (o Papa) e a Catlica Apostlica Ortodoxa ou Grega, sob a liderana de um conselho de Patriarcas. Enquanto a Europa segue o caminho ditado por Roma, o Imprio Bizantino (continuao do Imprio Romano no Oriente, que durar at o ano de 1453, quando os canhes de Maom III derrubam as fortificadssimas muralhas de Constantinopla) segue a orientao dos Patriarcas Ortodoxos. Durante as Cruzadas, contudo, catlicos romanos e ortodoxos tendem a uma aliana, ainda que tnue, contra o adversrio muulmano.

O Isl
"Em nome de Deus, Clemente, Misericordioso..."

O islamismo, religio que mais cresce no mundo contemporneo, nasceu na Pennsula Arbica principalmente a partir da reflexo de Maom em torno da multiplicidade de deuses existentes nas tribos da prpria pennsula assim como das religies petrificadas, anquilosadas e presas no formalismo ritualstico, sem a vivificao espiritual desejada e desejvel, como o cristianismo ortodoxo grego, o cristianismo romano e o judasmo. Nos 13 sculos que se passaram de sua gnese, a religio congrega hoje mais de 800 milhes de adeptos, unidos pelo sentimento profundo de pertencerem a uma s comunidade. E essa expanso, que continua, devida principalmente a um esprito de universalidade que transcende qualquer distino de raa e permite a cada povo se integrar no Isl mas, ao mesmo tempo, conservar sua cultura prpria. (O Correio da Unesco, 1981).

O Bero
A Pennsula Arbica est localizada no Oriente Mdio, limitada entre o Mar Vermelho a oeste, o Oceano ndico ao sul e o Golfo Prsico a leste, ligada ao continente pelo deserto, que cobre a maior parte da Pennsula. No existem rios permanentes e o clima extremamente seco, apresentando oscilaes trmicas de reas e variaes de temperatura. Ao centro e a leste encontram-se numerosos osis, que tm origem na umidade do subsolo, originando poos de gua em torno dos quais crescia uma exuberante vegetao tornando possvel a vida na regio.

A Arbia pr-islmica
Por diversas vezes os romanos estiveram s portas da Pennsula Arbica, porm questionaram as vantagens de conquistar uma regio to inspita e agreste, passando a figurar nos mapas de Roma apenas como a desconhecida provncia arbica. As populaes que habitavam a regio central e setentrional eram de origem semita e encontravam-se divididas em numerosas tribos ou grupos. Os rabes do deserto, conhecidos por bedunos, eram nmades, de caractersticas bem diversas dos rabes do sul. Falavam rabe, idioma que acabou se impondo em toda a regio. A difcil sobrevivncia levou-os ao cultivo de uma escassa agricultura de t-maras e trigo, praticada nos osis, criao de rebanhos, s incurses e ao comrcio de caravanas que souberam incrementar por toda a pennsula. Os osis e as cidades serviam-lhes de escala e de entrepostos de mercadorias, utilizandose das razias para a conquista das melhores regies. Segundo alguns gegrafos e historiadores, a Arbia desrtica do norte, machucada por um sol abrasador, contrastava com o sudoeste, regio que se chamou de "Arbia Feliz" (Yemmen), destacando-se a cidade de Aden, entreposto de grande importncia comercial nas relaes com o Oriente. A costa martima era ocupada pelas tribos sedentarizadas que habitavam Meca e Yatreb (mais tarde Medina), as duas principais cidades, vivendo como comerciantes ou pequenos artfices, e exportando para o Ocidente o caf, o incenso, as tmaras e os perfumes. Afora o crescimento desse comrcio internacional, tambm existiam relaes mercantis com os rabes do deserto. Nem os bedunos nem os rabes urbanos possuam um governo centralizado, prevalecia a organizao tribal, no eram raros os conflitos entre as tribos. Apesar das diferenas culturais, contudo, todos os rabes eram da mesma raa e diziam--se descendentes de Abrao; a religio mostrava uma ntida influncia do judasmo, no apenas por sua proximidade com o "patriarca". Durante esse perodo, acreditavam em um deus supremo, Al, porm no deixavam de adorar uma infinidade de deuses inferiores, os djins, e, atravs de imagens ou totens, continuavam a cultivar o politesmo de seus ancestrais. Cada tribo possua seus prprios dolos. Apesar de terem um santurio tribal, existia um comum a todos, que se encontrava em Meca, na Kaaba, onde estava depositada a Pedra Negra que, desde tempos imemoriais, se acredita ter sido trazida do cu pelo Arcanjo Gabriel, e todos os dolos tribais. Desde a poca de Maom os fiis sempre rezaram ao redor da Kaaba, em Meca, capital do islamismo. A importncia de Meca no parava de crescer. Para l fluam as mais diversas tribos em busca da adorao da Pedra Negra e de seus deuses. Cada tribo trazia de seus lugares remotos produtos tpicos que comercializavam a partir das sagradas oraes, realizadas por meio de um ritual; porm, todas as transaes comerciais eram controladas pela tribo dos coraixitas, uma quase aristocracia rabe.

Maom e a epopia de sua F


Meca no dispunha de uma organizao ou instituies polticas, nem possua um forte sentimento nacional. O principal personagem da mudana cultural, poltica e religiosa foi inquestionavelmente Maom. Pertencente famlia dos haxemitas, ramo pobre da poderosa tribo dos coraixitas; seu nascimento estimado como ocorrido em torno do ano 570. Muito cedo Maom ficou rfo, passando a viver no deserto sob os cuidados de seu av, onde aprendeu a conhecer a difcil vida dos bedunos e suas necessidades materiais e espirituais. Ainda jovem, retornou a Meca, tornando-se um excelente guia de caravanas, mantendo contatos com povos monotestas, principalmente judeus e cristos, de quem sofreu profundas influncias religiosas. Aos 25 anos, Maom casou-se com uma viva rica, proprietria de camelos, chamada Khadidja. O casamento deu-lhe profunda estabilidade material, porm, como todos os profetas, sua vida est envolta em muitas lendas. Acredita-se que foi a partir da que comeou a formular os princpios de uma nova doutrina religiosa, iniciando um perodo de meditaes e jejuns. Constantemente isolava-se no deserto buscando seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, a quem considerava um dos ltimos profetas. Foi durante suas andanas pelo deserto que afirmou ter tido a viso do Arcanjo Gabriel, que o incumbira de ser o profeta de Al. Maom tinha 40 anos de idade e era dotado de enorme emotividade. Durante suas vises encontrava-se sempre em transe. Dedicou-se pregao junto aos seus familiares, no se contentando com a vida economicamente tranqila de que ora dispunha. Aps trs anos, seguido por um pequeno grupo de fiis convertidos nova f, Maom comeou a falar para os coraixitas em frente Kaaba, pregando a destruio dos dolos e afirmando a existncia de um s deus, Al. As mudanas religiosas propostas pelo profeta acabaram por entrar em choque com os lderes coraixitas, pois a implantao do monotesmo significaria a diminuio da peregrinao de fiis a Meca, uma vez que Al, no tendo forma fsica, estaria em toda parte. Sentindo o perigo daquela subverso de idias em torno do monotesmo, temendo o esvaziamento de Meca como centro comercial de toda a Pennsula Arbica, os coraixitas tentaram mat-lo. Alertado por alguns seguidores, Maom fugiu de Meca para Yatreb, em 622, ficando este ato conhecido como Hgira, marco inicial do calendrio muulmano. Apesar de ter sido bem recebido por vrios de seus seguidores em Yatreb, encontrou forte oposio dos judeus da cidade, que resistiram s tentativas de converso, e foram assassinados em massa. Nesse momento, Maom implantou um governo teocrtico, transformando a cidade em sua base e mudando seu nome para Medina, a cidade do profeta. Percebendo ser intil a tentativa de converso pacfica, Maom optou pela Guerra Santa. Meca foi sitiada e obrigada a aceitar a volta do profeta, que graas ao apoio dos bedunos, j convertidos, destruiu os dolos da Kaaba, mantendo apenas um nico elo de ligao entre as tribos: a Pedra Negra.

No ano 630, o Estado rabe estava praticamente formado, unido em torno da bandeira do islamismo e de seu nico chefe, Maom, que assumia no apenas o poder poltico como tambm o religioso, iniciando-se, assim, um governo teocrtico. Acredita-se que o Profeta tenha subido aos cus numa nuvem a partir da Cpula do Rochedo, em Jerusalm, no ano 632 d.C. No ocidente so comuns as referncias morte de Maom em 632 d.C. acometido de um mal sbito, de todo o modo, a comunidade islmica ficou mergulhada em grave crise. Todos os atos, editos e decises estratgicas foram tomadas unicamente por Maom, no havia orientao clara relativa a sucesso em sua ausncia. Um Estado Teocrtico, na falta do lder, sem um indicativo claro de forma sucessria, eis a raiz da crise.

Jerusalm: Lugar Sagrado de trs grandes Fs


Cidade Santa para as 3 principais religies monotestas do mundo: judeus, cristos e muulmanos, todos acreditavam de forma ligeiramente diferente, embora no mesmo Deus que falou com Abrao, com Moiss, com Isaas e outros profetas, todos referidos no Alcoro como o povo do Livro. Para os judeus a Terra Prometida, o local em que pela primeira vez um Templo o Templo de Salomo foi construdo diretamente por inspirao divina. Era como se o Grande Arquiteto pessoalmente ditasse cada detalhe da construo de seu Templo... Para os cristos a Terra Santa em que Jesus de Nazar pregou, peregrinou, foi supliciado na Cruz, ressuscitou e trouxe o Batismo com o Esprito Santo. Para os muulmanos, embora haja quase consenso sobre o falecimento do Profeta e seu sepultamento em Meca, Jerusalm a Terra em que tambm Maom pregou e em que se construiria, no exato local onde outrora ficava o Templo de Salomo, a mesquita de Al-Aqsa e, a partir da Cpula do Rochedo, a f popular acredita que Maom subiu aos cus!

Saladino
Em 1174 morreu Amauri, rei de Jerusalm e Nur ed-Din, lder dos muulmanos que tinha como seu lugar-tenente e homem de confiana um muulmano Xiita nascido em Tikrit, Mesopotmia, atual Iraque. Extremamente culto, religioso, habilidoso com as armas e cavalheiresco tornou-se famoso por seus feitos ao longo da histria: Salah ed-Din Yousuf ibn-Ayyoun, conhecido como Saladino. Em pouco tempo sua argcia, seu legendrio cavalheirismo, seu fervor religioso e suas inquestionveis habilidades blicas fizeram dele Sulto inconteste dos Muulmanos de toda a vasta regio que vai do Egito Prsia, liderando um exrcito de mais de 500 mil homens em armas. Relatos acerca de seu cavalheirismo, de sua honra, de sua F e religiosidade, assim como da urbanidade com que tratava seus adversrios

chegaram rapidamente Europa granjeando-lhe grande respeito. Todos percebiam estar diante de um temvel adversrio: um estadista excepcionalmente arguto e um comandante militar excepcionalmente competente. Capaz a um s tempo de unir todos os muulmanos e vencer as batalhas mais difceis e complexas, foi seguramente o mais valoroso lder muulmano desde Maom.

Os Preceitos da Religio Muulmana


O Cinco Pilares do Isl, segundo Roger Garaudy na Obra Promessas do Isl, publicada no Brasil pela Nova Fronteira em 1988, podem ser assim resumidos: 1. Profisso de F: Existe um nico Deus e Maom seu profeta. Nenhuma outra divindade se no Deus: Maom, seu mensageiro. O universo inteiro ganha assim um sentido, o absoluto revelando-se no relativo sob a forma de "sinais", de smbolos. A natureza e os homens, do mesmo modo que a palavra do Alcoro, eram uma apario, uma manifestao de Deus. "No h nada que no cante seus louvores, mas vocs no compreendem seu canto" (XVII, 44). 2. Orao: a prece e a participao consciente do homem no canto de louvor que liga todas as criaturas ao seu criador. "Volte a si mesmo para encontrar toda a existncia resumida em voc. A prece integra o homem de f a essa adorao universal: realizando-a, com o rosto voltado para Meca, todos os muulmanos do mundo e todas as mesquitas cujo nicho do mirhab designa a direo da Kaaba so assim integrados, por crculos concntricos, a essa vasta gravitao dos coraes rumo ao seu centro. A abluo ritual, antes da prece, simboliza o retorno no homem pureza primitiva pela qual, rejeitando a si mesmo tudo o que pode macular a imagem de Deus, ele se torna seu perfeito espelho. 3. Jejum durante o ms sagrado do Ramad. O jejum, interrupo voluntria do ritmo vital, afirmao da liberdade do homem em relao ao seu eu e aos seus desejos, e ao mesmo tempo lembrana da presena em ns mesmos daquele que tem fome, como de um outro eu mesmo que devo contribuir para tirar da misria e da morte. 4. Zakat. No esmola, mas uma espcie de justia interior institucionalizada, obrigatria, que torna efetiva a solidariedade dos homens da f, isto , daqueles que sabem vencer em si mesmos o egosmo e a avareza. O zakat a lembrana permanente de que toda riqueza, como tudo, pertence a Deus, e que o indivduo no pode dispor dela vontade, que cada homem membro de uma comunidade.

5. A peregrinao a Meca, enfim, no apenas concretiza a realidade mundial da comunidade muulmana, mas, dentro de cada peregrino, vivifica a viagem interior em direo ao centro de si mesmo. O tema central do Isl, em todas as suas manifestaes, esse duplo movimento de fluxo do homem em direo a Deus e de refluxo de Deus em direo ao homem, sstole e distole do corao muulmano: Na verdade, somos de Deus e a Ele retornamos (II, 156) Todos os preceitos que devem ser seguidos encontram-se reunidos no Alcoro (a grafia Coro tambm considerada correta), livro sagrado escrito a partir das snteses dos ensinamentos de Maom. Trata-se de um livro com conotaes nitidamente poltico--religiosas, assumindo o carter de uma verdadeira constituio para o povo islmico. Os feitos de Maom foram reunidos por seus familiares em um livro denominado Suna, no qual se encontram as bases da tradio, formuladas a partir dos exemplos dados por Maom durante sua vida. Destaca-se, entre os preceitos bsicos da Suna, a Djihad. Por vezes mal compreendida, a Djihad ou Jihad, pode ser traduzida realmente como Guerra Santa. Segundo ainda Roger Garaudy, filsofo franco-argelino convertido ao islamismo, h duas grandes formas de se fazer a Guerra Santa preconizada pelo Profeta. H a Grande Jihad ou luta contra o ego e a Pequena Jihad que a busca de persuaso do infiel aos caminhos do Profeta. Seguindo ainda aquele autor, idolatria adorar como se fosse Deus algo que no Deus. Neste sentido, a egolatria uma das formas mais condenveis de idolatria e a Grande Jihad volta-se a dar combate a esta forma de idolatria. A Pequena Jihad busca, principalmente pela persuaso, mas fora se necessrio, proteger o Isl e trazer novos crentes para o Isl. A partir da existncia de dois livros sagrados, o mundo muulmano dividiuse em dois grandes grupos: os xiitas, seguidores exclusivamente do Alcoro, que negam qualquer outra fonte de ensinamento; e os sunitas, que adotam como fonte de ensinamento, alm do Alcoro, as Sunas, coletnea de relatos acerca das prticas adotadas por Maom e seus seguidores.

Breve cronologia:
570: nascimento de Maom. 610: Maom tem a primeira viso do arcanjo Gabriel. 622: Hgira - incio do calendrio muulmano. 630: Maom destri os dolos da Kaaba; nascimento do Isl. 632: Asceno de Maom aos cus a partir da Cpula do Rochedo, em Jerusalm ou, segundo informes da historiografia ocidental, morte de Maom em Medina.

Ordem dos Templrios

A Ordem dos Templrios nasceu em 1118, na cidade de Jerusalm, por iniciativa Hugh de Payens mais oito cavaleiros, todos de origem francesa. A Ordem dos Templrios, cujo nome completo era Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomo, tornou-se, nos sculos seguintes, uma instituio de enorme poder poltico, militar e econmico. A sua divisa era: Non nobis, Domine, non nobis, sed nomini Tuo da gloriam, o que significa No a ns, Senhor, no a ns, dai a glria ao Vosso nome. Inicialmente as suas funes limitavam-se aos territrios cristos conquistados na Terra Santa durante o movimento das Cruzadas, e visavam proteo dos peregrinos que se deslocavam aos locais sagrados. Nas dcadas seguintes, a Ordem se beneficiou de inmeras doaes de terra na Europa que lhe permitiram estabelecer uma rede de influncias em todo o continente, o que mais tarde seria motivo para sua perdio... Comprometeram-se a uma causa monstica e militar. Embora muitos Cavaleiros, naqueles tempos, lutassem por dinheiro, terra ou poder, os Templrios faziam votos de pobreza e de castidade. Suas misses eram proteger os peregrinos no caminho da Terra-Santa. O Rei Balduno II cedeu-lhes como abrigo o estbulo ao lado da mesquita de Al-Aqsa como quartel general. Este local supe-se que era o exato local do Templo do Rei Salomo. Os cavaleiros tomaram o estilo de vida das ordens monsticas fundadas no trplice preceito: voto de pobreza, voto de castidade e voto de Obedincia. E se auto-intitularam: Os Pobres cavaleiros de Cristo. Adotaram como smbolo dois cavaleiros em um s cavalo para mostrar sua pobreza pois no tinham dinheiro para comprar um cavalo e tambm seu companheirismo. Tambm adotaram o nome do local onde se estabeleceram ficando ento nomeada a ordem como: Pauperes Commilitones Christi Templique Salomonis (Os pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomo) mas ficaram conhecidos como: os Cavaleiros Templrios. (algumas vezes chamados de : Cavaleiros de Cristo, Cavaleiros do Templo, Pobres Cavaleiros, Ordem do Templo etc.) A Ordem era baseada em trs pontos bsicos das instituies religiosas da poca, ou seja: castidade, pobreza e obedincia. Em geral eram de famlias abastadas. Mas s podia se tornar um cavaleiro propriamente dito os filhos de nobres. Os cavaleiros tinham o direito de usar (no possuir) 3 cavalos, um escudeiro e duas tendas. Comparativamente, um cavaleiro bem montado e equipado, treinado e seguido pelo seu sqito de escudeiros, tinha o pode equivalente a um tanque de Guerra Contemporneo. Havia uma parte religiosa propriamente dita, com Padres, Capeles, Diconos, Bispos. E por causa da bula "Omne datum optimum", tambm s prestavam obedincia ao Gro-Mestre da Ordem e ao Papa.

Relquias

Eram os tambm protetores das relquias sagradas. As relquias eram os restos das pessoas ou coisas que tinham sido caracterizadas nas histrias do Novo Testamento. Uma relquia popular naquele tempo era um pedao de madeira da Verdadeira Cruz - a cruz em que Jesus foi crucificado. Outra era a cabea de S. Joo Batista, que foi decapitado aps ter sido enfeitiado pela sedutora dana de Salom. Os povos na idade mdia tinham uma adorao desesperada por relquias, que veneravam com admirao. Mas logicamente fraudes existiam. Um pndego da poca disse que se e juntssemos todas as lascas de "cruzes de Cristo", haveria madeira suficiente para uma floresta inteira! Os Templrios tinham em sua posse ainda a coroa dos espinhos, tirada da cabea de Cristo. Tiveram tambm o corpo da mrtir Santa Eufmia de Chalcedon (julgava-se ter poderes de cura divinos), entre diversas outras relquias.

A Ordem dos Hospitalrios


A Ordem dos Hospitalrios (ou Ordem de So Joo de Jerusalm) uma tradio que comeou como uma Ordem Beneditina fundada no sculo XI na Terra Santa, mas que rapidamente se tornaria uma Ordem militar crist uma congregao de regra prpria, encarregada de assistir e proteger os peregrinos quela terra. Face s derrotas e conseqente perda desse territrio, a Ordem passou a operar a partir da ilha de Rodes, onde era soberana, e mais tarde desde Malta, como estado vassalo do Reino da Siclia. Poder-se- afirmar que a extino desta ordem se deu com a sua expulso de Malta por Napoleo. No entanto, os mesmos cavaleiros iriam instalar-se na ilha de Malta, doada por Carlos V do Sacro Imprio Romano-Germnico, adotando a designao de Ordem de Malta.

A Ordem Teutnica
A Ordem Teutnica (Em Alemo: Deutscher Orden; Em Latim: Ordo Domus Sanct Mari Theutonicorum) foi uma ordem militar cruzada, vinculada Igreja Catlica por votos religiosos, formada no final do sculo XII em Acre, na Palestina. Usavam vestes brancas com uma cruz negra. Aps a derrota das foras crists no Oriente Mdio, os cavaleiros mudaramse para a Transilvnia em 1211, a convite do Rei Andr II da Hungria, mas foram expulsos em 1225. Transferiram-se ento para o norte da Polnia, onde criaram o Estado independente da Ordem Teutnica. A agressividade da Ordem ameaava os pases vizinhos, em especial o Reino da Polnia e o Gro-Ducado da Litunia. Em 1410, na Batalha de Grunwald (Tannenberg), um exrcito combinado polacolituano derrotou a Ordem e ps fim a seu poderio militar. O poder da Ordem continuou a declinar at 1525, quando seu Gro-Mestre, Alberto de Brandemburgo, converteu-se ao luteranismo e assumiu o ttulo e os direitos de Duque hereditrio da Prssia (embrio do Reino da Prssia, catalisador do futuro Imprio Alemo). O Gro-Mestrado foi ento transferido para Mergentheim, de

onde os Gro-Mestres continuavam a administrar as considerveis posses da Ordem na Alemanha. Em 1809, quando Napoleo determinou a sua extino, a Ordem perdeu as suas ltimas propriedades seculares, mas logrou sobreviver at o presente. Atualmente, trabalha primordialmente com objetivos assistenciais.

Reinald de Chtillon
No era um Cavaleiro Templrio, mas mantinha afinidades com a Ordem e frequentemente participava de aes contra os muulmanos, por quem nutria um dio feroz e completamente irracional! Transformou-se no principal inimigo pblico dos muulmanos e um homem marcado para a morte por Saladino a partir de duas atitudes vis que tomou contra aquele povo. Em 1182 Chtillon concebe um plano ardiloso: invadir Meca e roubar o corpo do Profeta Maom para cobrar tributo de peregrinos que desejassem visitlo em sua fortaleza de Kerak. Vencidos por tropas muulmanas lideradas por Malik, irmo de Saladino, muitos foram feitos prisioneiros e outros escravizados. Pouco tempo depois, liderou um ataque covarde a uma caravana muulmana pacfica, desarmada, em peregrinao a Meca. Tais episdios conduziram Saladino, lder dotado de elevado senso de honra e justia a ver em Chtillon um criminoso ignominioso, sem honra ou senso de justia, capaz das mas atrozes barbaridades movido por puro dio. Quando j prximo da queda de Jerusalm, o sucessor de Balduno IV, agora Rei de Jerusalm Guy de Lusignan, foi aprisionado com um grande contingente de cruzados e Saladino teve a oportunidade de retribuir por todo o mal feito pelo vilo: ofertou gua de rosas com gelo trazido das montanhas ao rei de Jerusalm e este passou a taa a Chtillon. As rgidas regras de hospitalidade muulmana ditavam que, quem partilhasse da gua, do po ou do sal na mesma Tenda deveria ser poupado e alimentado. Repreendido, teve a taa tomada e Saladino ofereceu a ele a possibilidade de entregar-se ao Isl a fim de ser poupado. Chtillon, sempre arrogante, retrucou que era Saladino quem deveria entregar-se ao cristianismo a fim de evitar o fogo do inferno. A arrogncia e intolerncia de Chtillon foram superiores cortesia do grande cavalheiro que era Saladino e este lhe decepou a cabea com um s golpe de cimitarra.

A Guerra entre a Frana e a Inglaterra pelo domnio de Flandres


A sede de ouro de Filipe de Valois... H dcadas a Inglaterra estabelecera uma cabea-de-ponte, um domnio localizado sobre uma vasta e rica regio da Frana fazendo com que o monarca mobilizasse vastos recursos para dar combate ao invasor. Aps muitas derrotas

humilhantes e um severo endividamento, Filipe de Valois viu-se obrigado a selar uma frgil trgua a peso de ouro. Todos os expedientes lcitos e ilcitos por parte do Monarca foram utilizados para angariar fundos e recompor os cofres da corte francesa. Em primeiro lugar os mercadores lombardos residentes em Paris foram expropriados de seus bens atravs de multas, impostos, confiscos e, finalmente, foram expulsos da Frana! A seguir foi a vez dos judeus. Seus bens foram confiscados e tambm eles foram expulsos da Frana. Outra medida violentamente impopular foi a desvalorizao da moeda francesa em 200%! Em 1306 os franceses em geral e parisienses em particular se viram to monstruosamente empobrecidos que se levantaram em rebelio contra Filipe de Valois e sua corte que, para resguardar suas vidas, refugiaram-se na maior fortificao Templria da cidade. No Templo, Filipe de Valois vislumbrou pela vez primeira todas as riquezas daqueles outrora Pobres Cavaleiros de Cristo e presume-se que tenha sido desta data a sua pretenso de apoderar-se do Tesouro dos Cavaleiros Templrios. O Templo, que serviu de refgio a um monarca antiptico a seu prprio povo veio a transformar-se mais tarde em presdio para os mesmos templrios que o protegeram da turba enfurecida...

Clemente V e o Cativeiro de Avignon (1309 1377)


Bertrand de Got, arcebispo de Bordeaux (1297-1305), homem de estreita confiana de Filipe de Valois, foi eleito papa em 1305, como sucessor de Bento XI, aps o longo conclave de Pergia, como homem de consenso: sempre havia sido submisso ao papa Bonifcio VIII e tambm amigo do rei da Frana, Filipe, o Belo, inspirador do ultraje de Anagni. Adotou o nome de Clemente V. O antecessor de Clemente V, o papa Bento XI, havendo desobedecido a ordens expressas do monarca Filipe de Valois (Filipe O Belo), foi atacado e sofreu uma tentativa de seqestro para julgamento por heresia na Frana. Bertrand de Got apoiou segundo alguns Autores foi mesmo o inspirador tal iniciativa... Alegando que a cidade de Roma, dominada pelos conflitos entre as famlias nobres, no oferecia mais segurana ao papa, Clemente V, em 1309 foi, a convite de Filipe de Valois para Avignon, Frana, onde se fixou definitivamente. Nessa poca tem incio o chamado de Cativeiro de Avignon em lembrana do bblico Cativeiro Babilnico. Abjetamente subserviente ao monarca francs, foi coroado em Lyon na presena de Filipe, que sempre o dominou. A primeira conseqncia de sua fragilidade em relao ao rei da Frana foi a transferncia da sede do papado de Roma para Avignon, incio do chamado Cativeiro de Avignon. Atendendo aos insistentes pedidos de Filipe, Clemente canonizou o papa Celestino V e iniciou o processo memria de Bonifcio VIII que, segundo as intenes do rei, deveria ter terminado com a condenao do papa, o que no aconteceu em virtude da

vigorosa atuao dos Cardeais. Segundo a Lei Cannica da poca, o cadver de Bonifcio VIII deveria ser exumado e, se considerado efetivamente culpado de heresia, seria queimado na fogueira... Foi um perodo difcil para a Igreja e teve como o pior fruto, a imagem de um papa no como um pai universal, e sim, uma espcie de capelo do rei da Frana. Foram sete papas franceses e tambm a maioria dos cardeais. Alm disso, para fazer frente construo e manuteno da corte papal, aumentaram-se exageradamente os impostos e as taxas. Tudo era vendido a alto preo: nomeaes, graas, indulgncias e dispensas. Os nimos catlicos se distanciam da Cria e surge sempre mais forte o grito: A Igreja tem que ser reformada. Decaiu muito a autoridade papal com o excesso de excomunhes, lanadas por motivos quase que exclusivamente polticos. Durante 20 anos toda a Alemanha ficou sob excomunho. Em 1328 um patriarca, 5 arcebispos e 30 bispos foram excomungados. So Joo dvila deplorava que nas parquias, em cada festa, fossem anunciadas de 7 a 10 excomunhes. As vozes que amavam a Igreja e Roma se faziam sempre mais ouvir: querse a liberdade da Igreja, a liberdade do Papa, um Papa universal. Duas santas mulheres fizeram eco a essa necessidade universal: Brgida da Sucia e Catarina de Sena. Catarina, jovem, analfabeta, mstica e santa, assumiu como vocao fazer o papa retornar a Roma. Escrevia-lhe at palavras duras: Seja homem, paizinho! No tenha medo. Foi a Avignon e ali pde constatar a corrupo da Cria que ela dizia, cheirar muito mal, com o mesmo mau cheiro de Roma. Garantiu a segurana da transferncia papal e, em 1367, Urbano V ingressou triunfalmente na Roma papal. Era tamanha a desordem na cidade, que o bom papa fugiu para a Frana. Seu sucessor, Gregrio XI (1370-1378), retornou a Roma em 1377 e fez do Vaticano a residncia papal oficial. Santa Catarina passou a viver em Roma e quase que diariamente ia ao Vaticano, rezar pelo Papa e pela Igreja. Como no poderia deixar de acontecer, o Cativeiro de Avignon deu azo ao Grande Cisma do Ocidente, com dois papas catlicos romanos, um em Roma e outro em Avignon excomungando-se mutuamente...

O Cisma do Ocidente (1378 1417)


Contra Urbano VI, papa legtimo, eleito Clemente VII como antipapa residente em Avignon. Papas e antipapas se sucediam e se excomungavam, a ponto de se ter a impresso de que toda a cristandade estivesse excluda da Igreja. Foi o Grande Cisma, que fez a Igreja num certo perodo ter trs papas! Os cristos, e mesmo os sbios e santos, no tinham mais muita clareza sobre quem era o papa verdadeiro. Frana, Espanha e Esccia reconheciam Clemente VII como papa legtimo; Itlia, Inglaterra, Irlanda, Bomia, Polnia, Hungria e Alemanha reconheciam Urbano VI. E os santos? Santa Catarina de Sena apoiava Urbano VI e chamava de demnios encarnados os eleitores de Clemente VII; j So Vicente Ferrer

reconhecia como verdadeiro papa a Clemente VII. Certamente, para o povo, era mais difcil ter alguma certeza. Para salvar a unidade da Igreja, alguns telogos passaram a defender a Teoria Conciliar: os bispos reunidos em Conclio detm o poder da Igreja, acima do Papa. No fundo, o que se queria era garantir a eleio de um nico e legtimo papa e recuperar a unidade eclesial. Somente o Conclio de Constana (1414-1418) conseguiu acabar com o Cisma, com a eleio unnime de Martinho V (1417-1431) aps a renncia do papa legtimo Gregrio XII.

Conseqncias
Aps tantos conflitos, divises, papas sem viso pastoral e universal, no de se estranhar que, aos olhos do povo cristo, uma Igreja nacional, controlada pelo poder do Estado, fosse a melhor soluo. Isso aconteceu e foi uma das causas que explicou o sucesso da Reforma Protestante na Europa. Na Frana, em 1438 se ratificou como lei estatal a Teoria Conciliar, a proibio de apelar para Roma como ltima instncia, limitaes dos direitos da Santa S nas nomeaes para ofcios e benefcios na Frana. Somente em 1905, o Papa voltou a nomear os bispos franceses. Na Alemanha, os prncipes usurparam a jurisdio eclesistica em seus territrios com a imposio de taxas sobre os bens eclesisticos. O sentimento anti-romano era muito forte, cunhando-se at a expresso doutor em Roma, burro na Alemanha. Na Inglaterra, a descrena em relao a Roma se fortaleceu com o Cativeiro de Avignon: aos olhos dos ingleses o papa era instrumento do soberano francs contra quem a nao inglesa se empenhou em longa e violenta luta. Vrios decretos do sculo XIV negam ao papa o direito de nomeao para os ofcios eclesisticos ingleses, probem o apelo a Roma e a introduo das Bulas papais. De fato, a Igreja inglesa era independente de Roma. Na Espanha, a unidade religiosa foi considerada bsica para a unidade nacional. Em 1478 nasceu a Inquisio Espanhola sob controle estatal. Em 1492, com a reconquista dos domnios muulmanos o reino de Granada ao sul da Pennsula Ibrica e a conquista da Amrica, Portugal e Espanha adquirem o direito do Padroado, pelo qual assumiram o governo da Igreja. Esses fatos podem explicar, em parte, o porqu da tragdia religiosa do sculo XVI, quando um frade reformador, Martinho Lutero, provocou a diviso religiosa e poltica da Europa crist. Sculos de relaxamento pastoral no corao da Igreja Romana afastaram numerosos povos e naes. Lutero simbolizou, com seu gesto, as numerosas geraes que clamavam pela reforma da Igreja.

O Ataque aos Templrios


O monarca francs e seu papa marionete fizeram chegar ao conhecimento dos Gros-Mestres do Templo e do Hospital que planejavam uma nova Cruzada

contra os muulmanos utilizando-se das foras conjuntas das duas Ordens Blicoreligiosas ainda em ao mas que deveriam fundir-se sob o comando dos Hospitalrios que deveriam fundir-se numa nova Ordem. Convidados a Poitiers, nas imediaes de Paris, Jacques de Molay, GroMestre do Templo e Foulques de Villaret, Gro-Mestre dos Hospitalrios, deveriam apresentar-se a 1 de novembro de 1306, Dia de Todos os Santos. Jacques de Molay, de posse de um plano detalhado para uma nova cruzada e um arrazoado detalhado acerca da inconvenincia da fuso entre as duas Ordens religiosas e militares, chegou ao encontro com vasta antecedncia. Foulques de Villaret, atrasou-se reunio, dela se retirando na primeira oportunidade. Jacques de Molay ficou sozinho: uma ovelha em meio a lobos, hienas e chacais... Por volta do dia 20 de setembro de 1307 Filipe de Valois enviou cartas lacradas a todos os senescais do reino com ordens expressas de que somente fossem abertas na noite de quinta-feira 12 de outubro. O falecimento de Charles de Valois, irmo de Filipe, determinou uma viagem do Gro-Mestre Jacques de Molay que, sem nada desconfiar, ocupou lugar de destaque nas exquias sendo mesmo um dos que carregaram o esquife do prncipe falecido no prprio dia 12 de outubro, vspera de sua captura... Quando as cartas foram simultaneamente abertas, a ordem expressa do rei resumia-se em: os Templrios so acusados de graves heresias e crimes devendo ser todos aprisionados e postos a ferros na madrugada de sexta-feira 13 de outubro de 1307. Data da a crena de que toda a sexta-feira 13 um dia aziago. Estarrecidos, os Templrios pouco ou nada ofereceram em termos de resistncia entregando-se aos soldados do Rei sem entender as acusaes mas acreditando firmemente poder comprovar sua inocncia. Relata-se que, por mais que todo o procedimento tenha sido mantido em rigoroso sigilo, 3 carroas carregadas com o que provavelmente seria o tesouro dos Templrios saram do Templo em Paris em direo a local incerto e jamais se soube o paradeiro daquele tesouro. Sabe-se que, em funo de suas atividades de proteo a peregrinos em direo Terra Santa, os Templrios dispunham de uma grande frota de navios que, misteriosamente desapareceram das costas da Frana. Muito se especulou: teriam ido para a Esccia, aonde a influncia de Filipe de Valois e Bertrand de Got no chegava? O que ainda motivo de pesquisa o paradeiro do Tesouro dos Templrios e de seus navios misteriosamente desaparecidos.

Extrao de confisses e execues


Os calabouos eram locais extremamente midos, insalubres, desconfortveis, criados para quebrar a vontade dos prisioneiros, acorrentados durante todo o tempo. A estas aflies acrescentou-se uma srie de outras prticas comuns na Frana embora proibidas em outros pases civilizados: a tortura sistemtica. Contra os Templrios aprisionados utilizavam-se a torqus (arrancava-se a panturrilha com uma torqus afiada e nela se despejava chumbo

derretido), a Roda (esta era planejada para esticar tanto o corpo da vtima que muitos vieram a bito), as surras e chibatadas e tormentos indescritveis que somente cessavam diante da confisso do que o Rei e seu papa fantoche haviam estipulado. Os templrios deveriam confessar, entre outras coisas que: _ Praticavam sistematicamente a sodomia, o homossexualismo (heresia, prtica antinatural e crime hediondo) _ Adoravam uma cabea mumificada ou um dolo demonaco cognominado de Baphomet. _ Em seus rituais de Iniciao eram obrigados a renegar o Cristo e cuspir na Cruz. O que mais causou espanto opinio pblica foi o fato de tantos homens pios, devotados a dedicar sua vida causa de Cristo, em sua maioria originria de famlias nobres estivesse envolvida em tais prticas inverossmeis sem que em dcadas ningum emitisse qualquer palavra sobre tais heresias antes que fossem violentamente torturados. Nos anos que se seguiram, a ordem foi sendo quebrada em vrios pases. Na Espanha e Portugal, continuou ativa na guerra contra os muulmanos, Foi fundada por D.Dinis de Portugal, a Ordem de Cristo, que era a mesma coisa, mas com outro nome. Posteriormente j no sculo XV Infante D.Henrique se torna Gro-Mestre da Ordem de Cristo e inicia as Grandes Navegaes Portuguesas. Na Alemanha, os Templrios desafiaram a todos para provar sua inocncia. Na Inglaterra as torturas eram proibidas pelas leis Inglesas, a primeira execuo por inquisio em solo Ingls foi de um Cavaleiro do Templo. Nenhum deles confessou. Na Esccia a bula Papal nunca foi lida e nenhuma priso foi feita. Mais tarde seriam uma das influncias de uma nova Ordem que surgiria junto as sociedades dos pedreiros-livres (os mesmos que construram as catedrais gticas com base nos aprendizados da Construo do Templo de Salomo). H fortssimos indcios que, desta unio entre os Templrios e as Guildas de Pedreiros Medievais formaram a base do que viria a ser a Maonaria. Naturalmente, com o passar dos anos, todos os que tinham justos motivos para ocultar-se dos rigores da Igreja juntaram-se aos Maons (Rosacruzes, Alquimistas, Pitagricos, rficos, Astrlogos, Cabalistas...) De 1307 a 1314 o Gro-Mestre Jacques de Molay alm de preceptores da Ordem como Hugo de Piraud e Godofredo de Charney permaneceram encarcerados e submetidos s mais hediondas formas de tortura. Jacques de Molay contava 70 anos de idade quando, a 18 de maro de 1314 foi amarrado a uma estaca numa ilha remota do rio Sena em companhia de seus companheiros de cela. Protestando inocncia at o ltimo momento, as ltimas palavras do ltimo Gro-Mestre do Templo ainda ecoam atravs do tempo:
Senhor, Permiti-nos refletir sobre os tormentos que a iniqidade e a crueldade nos fazem suportar. Perdoai, meu Deus, as calnias que trouxeram a destruio Ordem da qual Vossa Providncia me estabeleceu chefe. Permiti que um dia o mundo, esclarecido, conhea melhor os que se esforam em viver para Vs. Ns esperamos, da Vossa Bondade, a recompensa dos tormentos e da morte que sofremos para gozar da Vossa Divina Presena nas moradas bem-aventuradas.

Vs, que nos vedes prontos a perecer nas chamas, vs julgareis nossa inocncia. Intimo o papa Clemente V em quarenta dias e Felipe o Belo em um ano, a comparecerem diante do legtimo e terrvel trono de Deus para prestarem conta do sangue que injusta e cruelmente derramaram.

Seja como for, Bertrand de Got (Clemente V) efetivamente faleceu 40 dias depois da Intimao do Gro-Mestre e Filipe de Valois (O Belo) em um ano tambm morreu, causando grande impresso a todos quantos testemunharam as palavras finais do Gro-Mestre do Templo. Relembremos que a poca era cultuadora de relquias e que os assistentes da execuo colheram restos mortais dos mrtires executados usando-as como autnticas relquias...

O Julgamento da Histria
De tudo o que aconteceu nos eventos daquele tempo sombrio fica clara a crueldade de Filipe de Valois, que no se detinha diante de nada para levar a cabo seus intentos maliciosos. O uso sistemtico da tortura priva o ser humano da Razo e, tal como ficou provado durante os perodos de tortura por que a humanidade tem passado (do Imprio Romano Ditadura Militar Brasileira) o supliciado confessa o que quer que o torturador queira ouvir ou implante em sua mente. Diante da legislao internacional o uso da tortura para obteno de confisses no admissvel: o supliciado confessa qualquer coisa que o torturador queira ouvir! Havendo sobreviventes dos Templrios e de seus pensamentos e ensinamentos em vrios pontos do mundo aonde no chegava a autoridade de Filipe de Valois ou de Bertrand de Got encontram-se seres humanos honrados, nobres, cavalheirescos e, como j se enfatizou mais de uma vez, um dos mais poderosos pilares de sustentao ou mesmo formao da Maonaria como a conhecemos hoje. O nome do ltimo Gro-Mestre dos Templrios, Jacques de Molay, hoje lembrado com carinho e respeito por jovens de todo o mundo na Ordem que recebeu o seu nome, suprema justia histrica!

Gro-Mestres do Templo
Hugo de Payns Roberto de Craon Everardo de Barres Bernardo de Trmlay Andr de Montbard 1119 1136 1137 1149 1149 1152 1152 1153 1153 1156

Bertrand de Blanquefort Filipe de Nablus Arnold de Torroja Grard de Ridefort Robert de Sabl Gilberto Erail Filipe de Plessiez Guilherme de Chartres Pedro de Montaigu Armando de Prigord Ricardo de Bures Guilherme de Sonnac Reinaldo de Vichiers Toms Brard Guilherme de Beaujeu Teobaldo Gaudin Jacques de Molay

1156 1169 1169 1171 1180 1184 1185 1189 1191 1193 1194 1200 1201 1209 1210 1232 1219 1232 1232 1244 1244 1247 1247 1250 1250 1256 1256 1273 1273 1291 1291 1293 1293 1314

BIBLIOGRAFIA: Os Templrios Piers Paul Red Ed. Imago Templrios, os Cavaleiros de Deus Edward Burman Ed. Nova Era O Templo e a Loja Michael Baigent e Richard Leigh Ed. Madras Nascidos do Sangue John J. Robinson Ed. Madras Os Grandes Julgamentos da Histria Os Templrios Claude Bertin Otto Pierre Editores A Histria Secreta da Maonaria Charles W. Leadbeater Ed. Madras

Pesquisa na Internet: Captulo Eterna Juventude - www.eternajuventude.rg3.net Cultura Brasileira www.culturabrasil.org Grande Oriente do Brasil - www.gob.org.br Grande Loja do Estado de So Paulo - www.glesp.com.br Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil www.supremodemolay.org Ordem Rosacruz www.amorc.org.br

Filmes: Cruzada (Kingdom of Heaven), com Liam Neeson e Orlando Bloom, direo de Ridley Scott A Promessa (The Message), com Anthony Quinn, direo de Moustapha Akkad

A Lenda do Tesouro Perdido (National Treasure), com Nicolas Cage, direo de John Turteltaub

Cortesia

Potrebbero piacerti anche