Sei sulla pagina 1di 9

1

Procura de uma vida mais profunda com Deus !


A nossa alma tem mais necessidade de Deus do que a terra seca da chuva. A nossa alma tem mais carncia de Deus do que a flor do campo tem do orvalho da noite. A nossa alma tem mais nsia por Deus do que os guardas pelo romper da alva. A maior necessidade da nossa vida no das bnos de Deus, mas do Deus das bnos. O tudo sem Deus nada. A riqueza do mundo sem Deus consumada pobreza. As glrias do mundo sem Deus so como um vcuo. Somente em Deus encontramos razo para viver. Somente em Deus nossa alma encontra descanso. Deus a verdadeira Fonte de prazer. S h plenitude de alegria na presena de Deus. Os suntuosos banquetes do mundo no podem saciar a nossa alma. As riquezas do mundo no podem preencher o vazio do nosso corao. O conhecimento, o dinheiro, o sucesso, o poder e a fama sem Deus so insuficientes para dar significado nossa vida. Deus nos criou para Ele e somente n'Ele encontraremos significado e razo para viver. A vida sem Deus seca como um deserto, infrutfera como os espinheiros e estagnada como um poo de guas paradas e lodacentas. Precisamos nos voltar para Deus, a Fonte de guas vivas. Precisamos de nos arrepender dos nossos maus caminhos e emendar as nossas veredas. Precisamos endireitar os caminhos tortos e retificar aqueles que esto fora do lugar. Esse um tempo de arrependimento e volta para o Senhor. A restaurao comea com choro, com quebrantamento, com acerto de vida com Deus. Precisamos examinar o nosso corao. Precisamos ser pesados na balana de Deus. Precisamos reconhecer os nossos pecados, sentir tristeza pela nossa frieza espiritual e sentir vergonha pela escassez dos nossos frutos. O juzo comea pela Casa de Deus. No basta apenas uma volta superficial para Deus. Ele no se impressiona com os nossos gestos pomposos nem com nossas palavras eloqentes. Ele sonda os coraes. Precisamos rasgar no as nossas vestes, mas os nossos coraes. O perdo resultado do arrependimento, a restaurao conseqncia do quebrantamento e a plenitude da vida de Deus em ns fruto de uma busca verdadeira,

2
intensa e perseverante. A chuva vem sobre a terra seca. O derramamento do Esprito, sobre aqueles que tm sede Deus. Muitas geraes experimentaram profusas efuses do Esprito. Muitos irmos nossos viram, experimentaram e realizaram coisas maiores do que as que temos visto, experimentado e realizado em nossos dias. Deus no mudou. Sua Palavra no mudou. H vida abundante para todo aquele que busca o Senhor de acordo com a Sua Palavra. Os mananciais de Deus jorram sempre sem jamais secar. Ele pode intervir em nossa vida, Ele pode trazer sobre ns tempos de restaurao. Podemos conhecer com mais profundidade as riquezas insondveis do Evangelho de Cristo. Podemos ter mais intimidade com Deus atravs de uma vida de orao. Podemos conhecer mais a Deus atravs de um estudo mais zeloso das Escrituras. Podemos produzir mais frutos para a glria de Deus atravs de um envolvimento mais efetivo com o Seu Reino. hora de clamar ao Senhor para que os tempos de refrigrio da Sua parte venham sobre ns, trazendo-nos restaurao e vida! Salmos 85:6 "No tornars a vivificar-nos, para que o teu povo se alegre em ti?" Introduo interessante notar o contexto em que esta orao(Sl.85:6) foi feita. Era tempo de misericrdia. Tempo em que Deus conduziu muitos ao conhecimento de Cristo e cobrira muitos pecados (Sl 85:2) "Perdoaste a iniqidade do teu povo; cobriste todos os seus pecados. (Sel.)". Neste tempo eles comearam a sentir necessidade de outra visita de misericrdia. O pedido desta orao foi "'vivificar novamente", ou , literalmente, "retornar a nos fazer viver de novo". a orao daqueles que receberam alguma vida, mas sentem necessidade de mais. Receberam vida pelo Esprito Santo. Eles sentiram o prazer e a excelncia desta nova vida, divina vida. Eles suspiram por mais. Seu argumento : "para que Teu povo se alegre em Ti". Eles rogam a Deus que faa isto pelo bem do Seu povo, para que a alegria deles seja completa no Senhor; no Senhor sua Justia, no Senhor sua Fora.

3
I. Quando esta Orao Necessria? 1. Em Tempos de Apostasia - H tempos quando, como em feso, muitos dos filhos de Deus abandonam seu primeiro amor. A iniqidade abunda e o amor esfria em muitos. Crentes abandonam sua ntima comunho com Deus. Apartam-se da santidade e oram distncia com um vu entre eles. Perdem seu fervor, prazer e satisfao na orao secreta. Eles no derramam seus coraes para Deus. Eles perderam o conhecimento lmpido de Cristo. Eles O vem mas obscuramente. Perderam a viso da Sua beleza, o perfume do Seu bom ungento, o tocar das suas vestes. Eles O procuram, mas no O acham. Eles no podem mover seus coraes para se agarrar em Cristo. O Esprito habita de forma escassa em suas almas. A gua da vida parece quase esgotar-se dentro deles. A alma sem vida e infrutfera. As corrupes so fortes; a graa muito fraca. O amor aos irmos desvanece. A reunio de orao desprezada. A pequena assemblia no parece mais bonita. A compaixo pelo inconverso, pelo descrente e os desviados pequena e fria. O pecado no reprovado, apesar de cometido embaixo dos seus olhos. Cristo no confessado diante dos homens. Talvez a alma caiu em pecado e teme retornar; permanece longe de Deus, e habita no deserto. ! Este o caso de muitos, eu temo. um perodo temerariamente perigoso. Nada, seno a visita do Esprito Santo a suas almas, pode persuad-los a voltar. No o tempo de orar: "No tornars a vivificar-nos?" A alma do crente necessita da graa a cada momento. "Pela graa de Deus eu sou o que sou"(1Co. 15:10). Mas h momentos quando ela precisa mais dela. Assim como o corpo precisa de comida continuamente, mas em tempos de grande esforo fsico, quando toda a fora est para ser empregada, ele precisa do alimento ainda mais. Algumas vezes, a alma do crente exposta a perseguio. A acusao fere o corao ou ele lateja como o sal ardente sobre a cabea. "Em paga do meu amor so meus adversrios"(Sl.109:4). s vezes os filhos de Deus nos reprovam e isto ainda mais difcil de suportar. A alma est prestes a submergir. s vezes a lisonja que tenta a alma. O mundo nos louva e somos tentados ao orgulho e vaidade. Isto muito difcil resistir. s vezes satans contende conosco, ativando corrupes temerrias, at que haja uma tempestade dentro de ns.

4
! Existe alguma alma tentada ouvindo estas palavras? Jesus ora por ela. Voc precisa de mais paz. Nada a no ser o leo do Esprito alimentar o fogo da graa quando satans est jogando gua nele. Clame aos cus "No tornars a vivificar-nos?" 2. Em Tempos de Inquietao - "Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serdia, sim, ao SENHOR que faz relmpagos; e lhes dar chuvas abundantes, e a cada um erva no campo."(Zc 10:1). Quando Deus comea um tempo de inquietao num lugar, quando o orvalho est comeando a cair, ento tempo de orar, Senhor no retenhas Tua mo, d-nos chuvas completas, no deixe nenhum secar. "No tornars a vivificarnos?" II. Quem Precisa de Reavivamento? Eu acho que: 1. Os Pastores e lderes da Igreja, presbteros, diconos e os jovens precisam - Como todos os homens, eles tambm so endurecidos de corao e incrdulos (Mc. 6:14). A f que possuem vem toda do alto. Eles devem receber de Deus tudo que eles do. A fim de falar a verdade com poder; eles precisam se apoderar dela. impossvel falar com poder de um mero conhecimento intelectual ou mesmo de experincias passadas. Se formos falar com vigor, deve advir de um sentimento atual da verdade em Jesus. No podemos falar do misterioso man a no ser que tenhamos seu gosto em nossa boca. No podemos falar da gua viva a no ser que ela brote em ns. Como Joo Batista, ns devemos ver Jesus e dizer: "Este o Cordeiro de Deus". Devemos falar com Cristo face a face, como Estevo fez: "Eis que vejo Jesus em p destra de Deus". Devemos falar como fruto do sentimento de perdo e acesso a Deus existente em ns, ou nossas palavras sero frias e sem vida. Mas como podemos fazer isto se no formos vivificados do alto? Pastores e lderes so mais expostos a ser abatidos do que outros homens. Eles so lderes e satans adora quando um lder falha. ! que necessidade de um revestimento da plenitude de Cristo! Ore, amado, que seja assim "No tornars a vivificar-nos?"

5
2. Os Filhos de Deus precisam tambm de Reavivamento: A vida divina toda do alto. Eles no tem vida at que venham a Cristo. "Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se no comerdes a carne do Filho do homem, e no beberdes o seu sangue, no tereis vida em vs mesmos." (Jo. 6:53). Agora esta vida mantida pela unio com Cristo e pelo suprimento obtido, a cada momento, da Sua plenitude. "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele." (Jo. 6:56). Em alguns crentes esta vida mantida por uma constante afluncia do Esprito Santo. "Eu ... a cada momento a regarei" Is. 27:3 - como o constante suprimento que o ramo recebe da videira. Estes so os mais alegres e mais justos cristos. Outros tem enchentes do Esprito, carregando-os para mais e mais alto. Algumas vezes eles obtm mais em um dia do que em meses anteriores. Num dia como este, a graa como um rio; no outro, como uma chuva de estao. No obstante, em ambos os casos h necessidade de reavivamento. O corao natural todo tendente a definhar. Como um jardim no vero, ele seca, a menos que seja aguado. A alma cresce dbil, e sem vigor nas boas obras. Graa no natural ao corao. 0 velho corao est sempre secando e definhando. Assim sendo, o filho de Deus precisa, continuamente, vigiar, como o servo de Elias, para a pequena nuvem sobre o mar. Voc necessita estar continuamente perto da Fonte da gua da vida, descansar na fonte da nossa salvao e beber dela. "No tornaras a vivificar-nos? " 3. Os que Outrora Foram Despertados - Uma gota caiu do cu sobre seus coraes. Eles estremeceram, choraram e oraram. Mas as chuvas passaram e o corao de pedra parou de estremecer. O olho novamente fechou de sono; os lbios esqueceram de orar. Ah, quo comum e triste este caso! O Rei de Sio levantou Sua voz neste lugar e chorou. Alguns que estavam em suas covas ouviram Sua voz e comearam a viver. Mas isso passou e agora eles comearam a naufragar, outra vez, da graa para a alma sem vida. Ah! este e um estado terrvel! Voltar a morte, amar a morte e fazer mal a sua alma

6
O que pode salvar tal pessoa, a no ser outro chamado de Jesus? "Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminar." (Ef. 5:14. Para o seu prprio bem, mais do que tudo eu oro: "No tornars a vivificar-nos?" 4. As Figueiras Infrutferas - Alguns de vocs foram plantados nesta vinha. Experimentaram sol e chuva. Voc passou por todo este tempo de despertamento sem sofrer nenhuma mudana. Voc ainda est morto, infrutfero, inconvertido e estril. Ah! No h esperana para voc a no ser nesta orao. Tempos ordinrios no lhe movero. Seu corao est mais endurecido do que de outros homens. Quanta, necessidade voc tem de orar por uma profunda, pura e efetiva obra de Deus, e que voc no seja ignorado. Muitos de vocs podem suportar o choque melhor agora, Muitos de vocs tem resistido a Deus e extinguido o Esprito. , ore por tempos que removam montanhas. Ningum a no ser o Todo-Poderoso Esprito, pode tocar seu corao de pedra. "Quem s tu, grande monte? Diante de Zorobabel sers uma campina." (Zc. 4:7) "No tornars a vivificar-nos?" III. Sobre Quem o Reavivamento Vem? Deus quem deve nos reavivar de novo. No um trabalho humano. todo divino. Se voc espera que homens o faam, voc receber somente a imprecao de Jeremias 17: "Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu brao". O Senhor tem todos os homens em suas mos. O Filho do Homem tem na Sua mo direita as sete estrelas. As estrelas so Seus ministros. Ele as exalta ou humilha, conforme Sua vontade soberana. Ele lhes d toda Sua luz, ou Ele a tira delas. Ele as levanta e permite que brilhem, ou as mantm no centro de Sua mo, como Lhe parecer melhor. Algumas vezes Ele as faz brilhar numa regio do pas, outras vezes, em outra. Elas brilham somente ao Seu comando. A estrela que se afasta dEle, uma estrela cadente e Cristo ir lan-la na escurido para sempre. Devemos pedir a Cristo que faa Seus ministros brilharem sobre ns. A plenitude do Esprito pertence ao Senhor. 0 Pai confiou todo o trabalho de redeno a Jesus, e por isso o Esprito dado a Ele. "Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim tambm o Filho vivifica aqueles que quer." (Jo. 5:21) "Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu tambm ao Filho ter a vida em si mesmo" (Jo. 5:26) .

7
Ele que mantm os Seus prprios filhos vivos dia a dia. Ele a fonte da gua da vida e Seus filhos repousam nas guas tranqilas e bebem cada momento, vida eterna que provm dEle. Ele quem derrama o Esprito, em Sua soberania, naqueles que nunca O conheceram. "Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalm, derramarei o Esprito de graa e de splicas " (Zc. 12:10) . Na verdade, toda a obra, do incio ao fim, dEle. Qualquer meio ser vo, at que Ele derrame o Esprito. "Sobre a terra do meu povo viro espinheiros e saras, (Is. 32:13) ... "At que se derrame sobre ns o esprito l do alto; ento o deserto se tornar em campo frtil, e o campo frtil ser reputado por um bosque" (Is. 32:15). Ns podemos pregar publicamente, e ir de casa em casa, podemos ensinar os jovens, e avisar o idoso, mas tudo ser vo; at que o Esprito seja derramado sobre ns do alto, espinhos e abrolhos crescero. Nossa vinha ser como o jardim do preguioso. Ns necessitamos que Cristo nos desperte, que Ele mostre Seus braos como nos dias passados; que Ele possa derramar o Esprito abundantemente. Os filhos de Deus deveriam argumentar com Ele. Coloque seu dedo na promessa e argumente: "Os aflitos e necessitados buscam gua e no h, ... Eu o Senhor os ouvirei" (Is.41:17). Diga a Ele que voc pobre e necessitado. Derrame suas splicas diante dEle. Leve o seu vazio a Sua plenitude. Existe uma infinidade de suprimento em Cristo para toda sua necessidade e a cada momento que voc necessitar. Homens incrdulos, vocs esto dizendo, no existe promessa para ns. Mas existe, se vocs a receberem. "Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e at para os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles." (Sl. 68:28). Vocs so rebeldes? Vo e digam isso a Ele. , se vocs esto dispostos a serem justificados por Ele e terem seus coraes rebeldes transformados, vo e peam-Lhe, e Ele lhes dar da gua da vida. "Atentai para a minha repreenso; eis que derramarei copiosamente para vs outros o meu esprito e vos farei saber as minhas palavras" (Pv. 1: 23). ". Vo e digam-Lhe que vocs so simples e escarnecedores. Peam-Lhe que faa aquilo que Ele prometeu em Ezequiel 34:26 " Delas (das minhas ovelhas) e dos lugares ao redor do meu outeiro eu farei bno; farei descer a chuva a seu tempo, sero chuvas de bno." Agora vocs no podem

8
dizer que pertencem ao monte Sio, mas podem dizer que esto ao redor dele. , clame : "No tornaras a vivificar-nos?" IV. Os Efeitos do Reavivamento 1. Os Filhos de Deus se Regozijam nEle - Eles se alegram em Jesus Cristo. A alegria mais pura no mundo a alegria em Cristo Jesus. Quando o Esprito derramado, Seu povo se aproxima muito dEle e tem uma clara viso do Senhor Jesus. Eles comem Sua carne e bebem Seu sangue. Eles tem um apego pessoal ao Senhor. Eles provam que o Senhor gracioso. Seu sangue e justia se mostram infinitamente perfeitos, suficientes e libertadores para suas almas. Eles sentam sob Sua sombra com grande deleite. Eles descansam na Rocha. A defesa deles a munio proveniente da Rocha. Eles repousam no Amado. Nele, eles encontram fora infinita para suas almas; graa sobre graa, tudo que precisam em toda e qualquer hora de provao e sofrimento. Ento, vo atravs dEle, at o Pai. Ns nos alegramos em Deus, atravs do nosso Senhor Jesus Cristo. Ns encontramos uma poro l, um escudo e uma grande recompensa. Isto nos concede uma alegria indizvel e cheia de glria. Deus gosta de ver Seus filhos se alegrarem nEle. Ele se agrada em ver que toda nossa fonte provm dEle. Ento peam-lhe isto. Orem para que Ele d gua ao sedento. Coloquem diante dEle todas as suas tristezas, alegrias, preocupaes, consolos. Tudo deve ser falado para Ele. Muitos se Unem a Cristo - " Quem so estes que vm voando como nuvens, e como pombas s suas janelas?" (Is. 60:8). "E a Ele se congregaro os povos"(Gn. 49:10). Assim como todas as criaturas vieram para dentro da arca, assim tambm pobres pecadores vem em tempos como este. Lanando de si a capa (Mc. 10:50), suas aflies, eles procuram refgio na arca Jesus. , no h viso mais bela em todo o mundo. Almas so Salvas - "No este um tio tirado do fogo?" (Zc. 3:2). " "... No entrar em condenao, mas passou da morte para a vida." (Jo. 5:24). Deus Glorificado - " Aquele que aceitou o Seu testemunho (de Cristo), esse confirmou que Deus verdadeiro." (Jo. 3:33). Ele confessa a santidade de Deus, Seu amor e graa. Sua boca se enche de louvor. "Bendize, minha alma, ao Senhor" (Sl. 103:1). Ele anela pela imagem de Deus., em confess-lO diante dos homens, andar em Seus caminhos. Isto nos concede alegria no cu e alegria na terra. , ore para que venham tempos como este.

9
H um Novo Despertamento Naqueles que se Afastaram - Se no tivermos tempos de derramamento do Esprito, muitos que antes buscavam a Cristo, mas voltaram atrs, perecero de maneira terrvel, porque eles se tornam piores do que eram antes. Algumas vezes, eles escarnecem e zombam de tudo isto. Satans o pior de todos, pois ele j foi um anjo, uma vez. Assim tambm os que voltam atrs, tornam-se piores do que eram. Eles geralmente penetram mais profundamente na lama de pecados. Mas se Deus, graciosamente, derrama Seu Esprito, o corao endurecido se enternece. Ore por isso. Pecadores so Despertados - triste quando pecadores so audaciosos em seus pecados, quando multides abertamente no guardam o dia do Senhor e abertamente freqentam as tavernas. um pecado horrvel quando pecadores vivem em pecado e at sentam imveis sob a pregao da Palavra, sem medo, e se opem a orar diante de Deus. Mas se o Senhor se agradasse em reavivar-nos, este estado de coisas mudaria. Estou certo de que seria uma viso fascinante v-los indo acompanhados casa de orao, ao invs de ir s tavernas ou antros de pecado e vergonha, que traro runa eterna as suas pobres almas. Seria doce ouvir o clamor das oraes nos seus aposentos, ao invs de ouvir os sons de zombarias profanas, discursos duros e reprovaes aos filhos de Deus. Muito melhor ver seus coraes suspirando por Cristo, Seu perdo, Sua santidade, Sua glria, do que v-los voltando-se para o mundo e seus dolos vos. , ergam seus coraes ao Senhor por tempos como este. Peam fervorosamente pela promessa, "... Derramarei o meu Esprito sobre toda a carne" (Jl. 2:28). Ento, este deserto se transformar em um campo frutfero e seu nome ser Jeov-Shammah, o Senhor est aqui.

Potrebbero piacerti anche