Sei sulla pagina 1di 2

Glicerina, sub-produto do biodiesel, eficaz na alimentao animal.

Quarta 25 abril 2007. Pesquisadores da Universidade do Estado de Iowa e o Agricultural Research Services (ARS) do Departamento de Agricultura dos EUA descobriram que a glicerina, um subproduto do biodiesel, eficaz na alimentao suna. Em um estudo de crescimento, 5 e 10% de glicerina foi dado para porcos, do desmame at o peso de mercado. Os resultados mostraram um crescimento igual entre a dieta com o suplemento de glicerina e uma dieta mais convencional de milho e soja.

Estudo de metabolismo
Brian Kerr, um lder de pesquisa da ARS e professor associado de zoologia, dirigiu os testes de glicerina alimentar. No estudo, porcos bebs e adultos foram alimentados com nveis de 5, 10 e 20% de glicerina. Estes estudos mostraram que para os porcos, a glicerina tem um valor energtico semelhante ao do milho. Um problema identificado no teste de metabolismo dos sunos que a dieta contendo 20% de glicerol no teria fludo bem em um auto-cevador seco, ento Mark Honeyman, professor de zoologia e coordenador das fazendas de pesquisa do Estado de Iowa disse que o nvel de incluso de 10% pode ser o limite mximo. Bregendahl descreveu as dietas de galinhas poedeiras que inclui de 10 a 15% de glicerina crua como 'bastante pegajosa.'

Perguntas
Tambm existem perguntas sobre como a glicerina poderia influenciar a qualidade da carne. O projeto de sunos inclui coleo de dados de carcaa e avaliaes de qualidade da carne, com resultados pendentes. Outra pergunta concentra-se no fato de que quando o biodiesel produzido de leo de soja, o metanol usado no processo. O metanol pode ser txico, ento Honeyman disse que os produtores de sunos e aves interessados em pesquisar glicerina como parte de uma rao alimentar precisariam trabalhar com uma usina de biodiesel para ter certeza que os nveis de metanol esto abaixo do nvel aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) de 150 partes por milho no glicerol.

Subprodutos
Com a rpida expanso da produo de etanol e biodiesel no estado norteamericano de Iowa, h dvidas sobre possveis usos do que sobra depois que estes combustveis alternativos deixam a usina. At agora, o uso dos subprodutos do etanol na alimentao animal recebeu mais ateno. O biodiesel freqentemente feito de soja ou leo vegetal, com glicerina bruta como subproduto resultante. Este composto, que atualmente usado em coisas como loes para mos, cosmticos e xampu, uma fonte de energia pura.

cosmticos e xampu, uma fonte de energia pura.

Glicerina bruta
"Com um aumento na produo de biodiesel vem um excesso de glicerina bruta," disse Honeyman. "E com um aumento de etanol vm preos de milho mais altos. J que o milho usado para alimentar porcos principalmente por seu valor energtico, ns estamos estudando a possibilidade de trocar o milho pela glicerina na alimentao suna." Kerr, Honeyman e Bregendahl, junto com outros pesquisadores do Estado de Iowa, tm uma srie de propostas nos trabalhos para continuar pesquisando o uso de glicerina crua em dietas de porcos bebs e adultos, porcas e de engorda.

Potrebbero piacerti anche