Sei sulla pagina 1di 8

Tcnicas de diagnstico

Mecanismos de defesa
As defesas que o ego usa so muitas e inumerveis se contarmos suas nuanas e as diversas patologias psquicas que podemos estudar ou ter acesso. Alm disso, foram muitos os psicanalistas que descreveram essas defesas com diferentes nomes para especific-las em diferentes patologias. Por isso, na listagem que se segue, vocs vo encontrar muitas que se aproximam e at se assemelham, sem se anularem. Lembro que na psicanlise temos vrias vertentes diferentes em diversas escolas (freudianos, klenianos, winnicottianos, bionianos, annafreudianos, lacanianos e tambm os menos ortodoxos como a psicologia do self e a escola de psicologia do ego, culturalismo, etc.) e todas elas de alguma forma nos so teis no tratamento com os pacientes que so to diferentes quanto essas escolas. Por exemplo: se uma abordagem freudiana funciona bem em um paciente, em um outro, se consegue aprofundar com mais facilidade ao fazer uma abordagem kleniana. E esse mesmo paciente que vai bem com Klein, pode precisar de uma interpretao lacaniana para que possa ter insights. Isso sem contar que h problemas que enquanto no so resolvidos em profundidade, precisam de uma orientao real e/ou reforo egico para poder haver algum alvio nas tenses, obter crescimento e abrir caminho para a percepo da problemtica pessoal. Ento, assim como as diferentes tcnicas e teorias das vrias vertentes da psicanlise so teis sem se anularem, apesar de suas diferenas aparentemente gritantes, assim tambm com as vrias descries disponveis sobre as defesas egicas. Podemos usar as descries de defesas que se assemelham mais com o caso em questo, as que so mais entendveis pelo paciente ou as que parecem se encaixar melhor naquele caso. E claro, numa situao especfica voc pode nomear a defesa em questo com um nome original e diferente de todos os outros, simplesmente porque diz respeito histria do paciente ou porque um termo comum no seu vocabulrio, sem desmerecer em nada o tratamento por isso. O mesmo acontece com qualquer tipo de interpretao. O importante que o paciente lhe entenda. Mas o que importante ser entendido que o modo e a intensidade em que os mecanismos de defesa so empregados que vai determinar a sua natureza psquica, patolgica ou no. Quanto mais imaturo e menos desenvolvido estiver o ego, mais primitivas e carregadas de magia sero as defesas e mais regredida e problemtica a patologia que ser desenvolvida. E a listagem que se segue no pretende em hiptese alguma esgotar as possibilidades de descrio das defesas egicas. Rosana Machado

1
Rua Humberto I, 295 Vila Mariana 11 5539-6799 www.sppsic.org.br

Defesas psicticas
Aqui reina a no-integrao, o narcisismo e a fuso. Ciso / Clivagem / Diviso / Dissociao / Splitting mecanismo defensivo arcaico, manifestao da pulso de morte. Ciso do objeto muito cedo os objetos so percebidos como bons ou maus. A integrao dessas cises determina a entrada na posio depressiva. Ciso do ego diante de uma situao intolervel, o ego precisa resolver se o perigo real ou no, na incapacidade de discernir isso, se divide entre: o amor e o dio, o bom e o mau. importante ao desenvolvimento e uma capacidade til num adulto, mas pode chegar a uma forte negao, levando a estados psicticos ou ao fetichismo. Controle Controle manaco / Defesas manacas o ego submetido a um superego rgido, e para se ver livre dele procura inverter os papis de quem submete e de quem submetido. Assim as defesas manacas se estruturam no trip controle, triunfo e desprezo. No controle, tenta-se controlar a tudo e a todos com domnio onipotente. Pelo triunfo o sujeito nega a sua baixa auto-estima resultante do seu estado depressivo subjacente. No desprezo emprega-se o denegrimento de todos aqueles a quem inveja ou imagina que o oprimem e humilham. Aqui h uma negao macia contra a inveja (defesa contra a inveja), contra o reconhecimento de dependncia e contra a tomada de contato com a depresso. Essa tentativa de controle, nada mais do que a defesa contra as angustias persecutrias e depressivas. Este conjunto de defesas gera certa euforia, que nos casos mais leves pode ser confundida com alegria. Controle onipotente do objeto caracterstica dos narcisistas. Est sempre presente na PPP e se forma pelo uso exagerado de identificaes projetivas. uma tentativa exagerada de manejar ou regularizar os acontecimentos ou os objetos do ambiente no interesse de minimizar a ansiedade e resolver conflitos internos. Converso / Converso somtica consiste em uma transposio de um conflito psquico numa tentativa de resoluo deste por meio de expresses somticas. Transformao de uma carga emocional reprimida em sintoma somtico. a base da histeria de converso. Denegrimento / Desvalorizao / Depreciao pela identificao projetiva excessiva, o sujeito desqualifica a quem inveja para tentar livrar-se de um sentimento penoso, como na fbula da raposa e das uvas. Desmerecer qualidades de outros para se sobressair. Falso-self aparece em pessoas que tm que adivinhar o que esperam delas como forma imperiosa de adaptao, assim agradando e garantindo o amor e os cuidados com da me. Esse sujeito pode ter de esconder seu self verdadeiro para proteg-lo do aniquilamento.

2
Rua Humberto I, 295 Vila Mariana 11 5539-6799 www.sppsic.org.br

Hipocondria transformao da censura alheia (privao, solido ou impulsos agressivos inaceitveis) em autocensura e queixas de dor e enfermidade somtica. A doena real pode tambm ser acentuada em excesso ou exagerada por suas possibilidades de evaso e regresso. Idealizao atribuir a outro qualidades de perfeio, vendo-o de modo ideal. Pode incluir: admirao, temor reverencial, venerao, culto, adorao e escravizao por uma pessoa. No deixa de ser uma clivagem e est relacionada a objetos parciais. No comeo da vida, a idealizao necessria e estruturante, mas ela requer o uso constante de identificaes projetivas na pessoa idealizada, de seus prprios aspectos positivos, o que vai lhe custar o preo de um autoesvaziamento. Subjacente a idealizao excessiva, existe uma camada persecutria. Idealizao primitiva imagem primitiva toda poderosa e perfeita dos pais. Chega a excluir do objeto falhas humanas comuns. Identificao processo psquico pelo qual um indivduo assimila um aspecto ou uma caracterstica de outro, e se transforma, total ou parcialmente nele, apresentando-se conforme o modelo desse outro. A identificao se processa pelo desejo do sujeito de ter algo em comum com o outro e uma substituio de uma ligao afetiva abandonada. Transformo-me no objeto para no precisar mais dele.

Identificao com a figura amada e admirada so as identificaes mais sadias, estveis e harmnicas. Identificao com a figura idealizada costuma ser frgil e custa ao sujeito o preo do esvaziamento de suas capacidades e uma baixa tolerncia a frustraes. Identificao com a figura odiada / com o agressor identificando-se com o agressor, pode-se ter maior controle e ser igual pessoa temida e odiada. O sujeito age ativamente com os outros, aquilo que sofreu passivamente com as figuras agressoras. Torno-me o inimigo para poder me defender dele. Identificao com a figura perdida a base dos processos depressivos. Identificao com valores impostos pelos pais Identificaes arcaicas / proto-identificaes so de natureza arcaica. Identificao adesiva quando a criana ainda no se desgrudou da me, ter a me o mesmo que ser a me, ento h um fuso, onde no se forma uma real identificao acompanhada da individuao. A me aqui necessria para a sobrevivncia e o perigo da separao seria como um aborto. aqui que observamos a fuso psquica, onde observamos a no diferenciao entre o eu e o outro. Essa fuso continua necessria para a sobrevivncia psquica do sujeito, assim como com o feto ou com o beb. Identificao especular a criana comporta-se como se fosse uma mera imagem que reflete os desejos da me ou vice-versa e encara os suportes como um mero prolongamento de si prprio.

3
Rua Humberto I, 295 Vila Mariana 11 5539-6799 www.sppsic.org.br

Identificao adictiva devido falta de figura solidamente introjetadas, o individuo fica sem um sentido de identidade prprio e por isso fica adicto a certas pessoas que o complementam, reasseguram e complementam. Identificao imitativa a primeira fase para uma identificao sadia, no entanto muitas vezes torna-se permanente na personalidade e o sujeito no faz mais do que se adaptar aos diferentes ambientes. Identificao introjetiva h um inter-jogo entre projees e introjees, ento, aspectos que foram projetados, so reintrojetados de forma modificada. caracterstica da posio depressiva. Identificao projetiva h uma expulso de aspectos, sentimentos e desejos intolerveis do sujeito para o interior de um objeto (no necessariamente animado). uma forma de penetrar no outro com a fantasia de les-lo, possu-lo ou control-lo, apossando-se de suas riquezas. Introjeo a princpio, uma satisfao instintiva, e no de defesa, pois no ego arcaico e prazeroso, tudo o que agrada introjetado. Tambm uma tentativa de recuperao da onipotncia que foi projetada para os adultos. Mas tambm destri os objetos. Percebendo este fato, o ego aprende a usar a introjeo para fins hostis como executora de impulsos destrutivos e tambm como modelo de um mecanismo definido de defesa. Est estreitamente relacionada com a identificao. -K (Bion) K = conhecimento, -K = ataque ao conhecimento. Forma de reao e ataque s verdades intolerveis ou ataque aos vnculos. Aqui sempre h o uso da negao, da PPP. Essa negao ao conhecimento extremada atinge ao estado da forcluso. Negao tentativa de no aceitar na conscincia algum fato que perturba o Ego e/ou que exprime o princpio do prazer. Recusa consciente para perceber fatos desagradveis. Retira do indivduo no s a percepo necessria para lidar com os desafios externos, mas tambm a capacidade de valer-se de estratgias de sobrevivncia adequadas. Denegao / Renegao / Recusa / Desmentida / Desestima o sujeito recusa a percepo de uma evidncia no mundo exterior e expressa opinies de si e dos outros, contrrias s que acredita, sem nenhum conflito. Um no quer dizer um sim. Sabe que os seus desejos, pensamentos e sentimentos so mesmo seus, mas continua a defender-se. Negao onipotente negao permeada de onipotncia, sem referncia realidade concreta. Negao pela fantasia situao fantasiosa que satisfaz uma necessidade ou desejo que no pode ser satisfeito na vida real. Foracluso / Repdio / Rejeio negao extensiva realidade exterior, onde o sujeito substitui a realidade intolervel por uma criao de fantasiosa. Mecanismo especfico da psicose paranide. a rejeio de uma realidade tida como inexistente. Uma abolio simblica do que foi expulso do pensamento, como se a castrao nunca houvesse existido. 4
Rua Humberto I, 295 Vila Mariana 11 5539-6799 www.sppsic.org.br

Onipotncia / Oniscincia defesa do ego arcaico do beb num perodo em que ele imagina ter um controle onipotente sobre o seio da me (pensamento mgico). tpica da PPP. O paciente acredita de que sabe tudo, logo no tem o que aprender e os outros que tm que aprender com ele. Perverso / Sexualizao a perverso tambm uma defesa contra a angstia de castrao decorrente dos desejos edipianos incestuosos infantis. Seria uma defesa contra a relao de objeto. O sujeito dota um objeto ou uma funo de significado sexual que realmente no possuem ou que existem em menor grau, para afastar ansiedades ligadas a impulsos proibidos. Projeo o sujeito expulsa de si e localiza no outro pessoa ou coisa qualidades, sentimentos, desejos e mesmo objetos que ele desconhece ou recusa nele. A ameaa tratada como se fosse uma fora externa. o que conhecemos como espelho.

Defesas neurticas
Aqui h sempre a manipulao da libido. Anulao desfazer um pensamento, fantasia ou ato inaceitvel, contrapondo um pensamento ou um ato oposto ao primeiro (imediatamente aps), com o intuito de anul-lo. Est presente na neurose obsessiva. Atuao / Acting out a fantasia manifestada no comportamento, gratificando mais ao impulso do que proibio. O sujeito, ao invs de lembrar e verbalizar parte para aes que funcionam como sintomas. Condensao muitas imagens e representaes so fundidas numa nica representao que condensa vrias cadeias associativas, produto de deslocamentos. Fica evidente nos sonhos e pode ser observada em sintomas fbicos. Deslocamento a libido desliza de uma representao inconsciente para outra com a qual tem algum vnculo associativo. A pessoa substitui a finalidade inicial de uma pulso por outra diferente e socialmente mais aceita. O todo representado por uma parte ou vice-versa; uma idia representada por uma outra e no h qualquer compromisso com a lgica. Fantasia processo psquico em que o indivduo concebe uma situao em sua mente, que satisfaz uma necessidade ou desejo, que no pode ser, na vida real, satisfeito. Os objetivos da fantasia consistem em satisfazer os impulsos instintuais, prescindindo da realidade externa, a gratificao derivada da fantasia pode ser encarada como uma defesa contra a realidade externa da privao e contra a realidade interna.

Fobia pavor irracional perante um objeto ou situao. A representao de um objeto (ou situao) arcaico tido como perigoso sofre deslocamento para outro objeto externo de quem no se dependa e/ou que seja possvel evitar. 5
Rua Humberto I, 295 Vila Mariana 11 5539-6799 www.sppsic.org.br

Formao Reativa consiste em ostentar um procedimento e externar sentimentos opostos aos impulsos verdadeiros, quando estes so inconfessveis. Uma reao contra ele prprio. Para essa supresso elas costumam construir barreiras mentais contrrias ao verdadeiro sentimento sexual, como por exemplo, a repugnncia, a vergonha e a moralidade. No s a idia original reprimida, mas qualquer vergonha ou auto-reprovao que poderiam surgir ao admitir tais pensamentos em si prprios tambm so excludas da conscincia. A Formao Reativa oculta partes da personalidade e restringe a capacidade de uma pessoa responder a eventos e, dessa forma, a personalidade pode tornar-se relativamente inflexvel.

Intelectualizao tentativa de se livrar de uma situao lidando com ela de maneira intelectual, mantendo os afetos distncia para neutraliz-los. Controle dos afetos e impulsos por pensar sobre eles ao invs de experiment-los. Diferencia-se da racionalizao que atribui aos afetos razes mais plausveis, com convincentes construes racionais. Introjeo enquanto o paranico expulsa de seu ego as tendncias que se tornam desagradveis, o neurtico procura a soluo fazendo entrar no ego a maior parte possvel do mundo externo, fazendo dele objeto de fantasias inconscientes. Tudo o que agrada ao ego introjetado. Est intimamente ligada com a identificao. Inverso contra o eu a agressividade que iria para o objeto, vem para mim. observado em crianas cujas mes no permitem a expresso da agressividade, mesmo que seja em forma indireta, ento a criana no consegue suprimir sua agressividade. A estabilidade s conseguida atravs de luta contnua. Podemos chamar de autopunio. Isolamento consiste em isolar um comportamento ou um pensamento de tal maneira que as suas ligaes com os outros pensamentos, ou com o auto-conhecimento fiquem absolutamente interrompidas. Ruptura das conexes associativas de um pensamento ou de uma ao, especialmente com o que os precede e os segue no tempo. Lembranas encobridoras defesa formada principalmente por deslocamentos e condensaes de elementos infantis tanto fantasiosos quanto reais. A sua interpretao uma via de acesso ao que est inconsciente pela represso. Racionalizao o sujeito procura apresentar uma explicao coerente do ponto de vista lgico, ou aceitvel do ponto de vista moral, para uma atitude, uma ao, uma idia, um sentimento. Substituio do verdadeiro, porm assustador, motivo do comportamento por uma explicao razovel e segura. um modo de aceitar a presso do Superego, de disfarar verdadeiros motivos, de tornar o inaceitvel mais aceitvel. A racionalizao intervm tambm no delrio. Regresso o retorno transitrio do indivduo a nveis anteriores do desenvolvimento e a um modo de expresso mais simples ou mais infantil, com formas de gratificao de fases anteriores, quando se depara com uma frustrao e/ou com conflitos em estgios posteriores do desenvolvimento. um modo de aliviar a ansiedade escapando do pensamento realstico para comportamentos que, em anos anteriores, reduziram a ansiedade. A regresso, embora reduza a tenso, freqentemente deixa sem soluo a fonte de ansiedade original. Pode ser uma compulso repetio. 6
Rua Humberto I, 295 Vila Mariana 11 5539-6799 www.sppsic.org.br

Regresso real regresso em um trauma real. Renncia altrusta / Capitulao altrusta implica o abandono da gratificao direta ou de necessidades instintuais para favorecer realizao das necessidades alheias em detrimento do self, com a satisfao sendo obtida somente por meio da introjeo. Altrusmo satisfao gratificante por servio prestado aos outros. Realiza em outro seu desejo (troca de papis), pode ser uma reparao. Reparao / Anulao aes que contestam ou desfazem um dano que o indivduo imagina que pode ser causado por seus desejos. O indivduo quer pagar pelo seu erro. Reparar o que foi destrudo. Represso/ Recalque afastar da conscincia um afeto, uma idia ou apelo do instinto. Pretende fazer desaparecer da conscincia impulsos, sentimentos e desejos ameaadores, proibidos, desagradveis ou inoportunos. Retirada de idias da conscincia para o inconsciente. A represso impede qualquer "manipulao" possvel desse material. Entretanto, o material reprimido continua fazendo parte da psique, apesar de inconsciente, e continua causando problemas. Ela nunca realizada definitivamente, mas exige um continuado consumo de energia para se manter o material reprimido. uma modalidade de negao.

Sublimao parte da energia investida nos impulsos sexuais direcionada realizaes socialmente aceitveis. A energia associada a impulsos e instintos socialmente e pessoalmente constrangedores , na impossibilidade de realizao destes, canalizada para atividades socialmente meritosas e reconhecidas.

Outras defesas
Adico Os drogadictos esto entre os que sofrem patologia do vazio e precisam de adices para tentar preencher seu vazio existencial (buraco emocional), sempre na busca de sentir-se vivo. Um problema que a adico consiste numa estrutura idealizadora, onde o viciado busca uma magia para se compensar. Ento no deixa de ser uma perverso, onde a droga um fetiche. Mas existe tambm a adio a alimentos, roupas, jias, etc. (situaes suporte). Agressividade a agressividade uma forma de proteger-se dos predadores externos, seguir em frente e sobreviver. Nesse caso, aqui predomina a pulso de vida, diferente da agresso sdico-destrutiva, onde predomina a pulso de morte. Anulao atravs de uma ao, busca-se o cancelamento da experincia prvia e desagradvel. Compensao o indivduo se compensa por alguma deficincia e/ou pela imagem que tem de si prprio, por um outro aspecto que o caracterize, que ele, ento, passa a considerar como um trunfo.

Delrios Auditivos, de perseguio, de grandeza (megalomania), eeligiosos, etc.

7
Rua Humberto I, 295 Vila Mariana 11 5539-6799 www.sppsic.org.br

Desmaio - com ele o indivduo consegue abandonar a ameaa, alcanando a gratificao ou a defesa contra eles. Introverso retirada da libido dos objetos do mundo externo para o mundo interno, sendo usada essa libido para fantasias. Recusa da realidade psquica uma percepo registrada, mas seus significados no existem. Transposio do afeto / Substituio um objeto valorizado emocionalmente, mas que no pode ser possudo, substitudo por outro, que geralmente se assemelha ao proibido. uma forma de deslocamento. O inconsciente oferece a conscincia um substituto aceitvel por meio do qual ela pode satisfazer o Id ou o Superego. a satisfao imaginria do desejo.

8
Rua Humberto I, 295 Vila Mariana 11 5539-6799 www.sppsic.org.br

Potrebbero piacerti anche