Sei sulla pagina 1di 3

Tendncias Tecnolgicas e ticas

O Desenvolvimento da capacidade de processamento dos computadores, a miniaturizao dos componentes eletrnicos, juntamente com o barateamento das transmisses de dados e o uso intensivo da internet tem acarretado profundas mudanas no apenas no mbito das organizaes, mas em questes individuais e sociais, cujas referencias para discusso encontram-se no campo da tica. Aspectos como privacidade, novas modalidades de crimes, sade ocupacional entre outros so objetos de debate dentro e fora das organizaes e de fato, como as mudanas tecnolgicas so relativamente recentes e constantes torna-se essencial que as instituies como um todo (organizaes, sociedade, governo) aprofundem-se nestes temas. Para Laudon & Laudon (2004, p.149) quatro tendncias tecnolgicas bsicas levantam questes ticas para a discusso: Tabela - Tendncias Tecnolgicas e Questes ticas

Na tabela anterior, fica evidenciado dois grandes blocos mudanas no cenrio tecnolgico: (a) Aspectos que dizem respeito a hardware e infraestrutura de computao que se tornaram baratos, acessveis e com capacidade superior; (b) Aspectos que dizem respeito a software que permitem armazenamento e tratamento mais sofisticado dos dados individuais. Este conjunto de transformaes geram questes ticas na rea de sistemas de informaes que podem ser vistas sob quatro perspectivas segundo Stair (1998): Privacidade Discute-se como as informaes podem ser coletadas e de como elas podem ser empregadas no ambiente computacional. Que dados de clientes podem ser revelados, que dados podem ser trocados entre empresas, quais as garantias de privacidade dos dados de um individuo ao expor suas informaes a uma empresa? Acuidade Trata da veracidade ou confiabilidade dos dados armazenados em computador, muitas vezes, as informaes errneas ou desatualizadas em bancos de dados prejudicam a anlise de crdito de um cliente, impossibilitam a sua contratao em um emprego entre outras possveis situaes gerando constrangimento. Neste caso perguntas devem ser respondidas: Quem responsvel por armazenar e divulgar informaes incorretas? Que medidas o usurio pode tomar para garantir a veracidade dos dados? Propriedade Pode ser encarada de duas formas: a) A propriedade dos direitos autorais sobre uso do software, cpias ilegais e pirataria b) A propriedade sobre a

base de dados: os dados que alimentam os bancos de dados so informaes de clientes, experincias dos funcionrios, dados sobre o mercado e a concorrncia. A questo essencial seria: A quem pertence estas informaes? Organizao, ao funcionrio ao cliente ou a todos? Acesso Este tpico trata das garantias do indivduo em ter o acesso informaes a seu respeito e poder corrigi-las caso estejam inconsistentes. De fato, um cliente pode solicitar informaes sobre sua situao de crdito em qualquer entidade acompanhamento de crdito? E em uma empresa privada? Ele pode alterla ou mesmo solicitar que sejam retiradas?

Estas questes gerais levantadas por Stair (1998) destacam os embaraos que a disponibilidade da informao em meio eletrnico podem causar. Contudo, no ambiente de trabalho, existem questes especficas sobre emprego e privacidade a serem abordadas. Laudon & Laudon (2004) Descrevem duas questes ticas principais relacionadas ao ambiente de trabalho: Emprego Muitas organizaes tm declarado que pretendem, com o emprego macio da tecnologia da informao, reduzir sua fora de trabalho, tais declaraes e aes aumentam o nvel de estresse ocupacional e geram uma sensao de frustrao e impotncia frente aos avanos tecnolgicos.

Por outro lado, as organizaes alegam que com a requalificao do seu quadro profissional no uso da TI os efeitos danosos do desemprego podem ser amenizados, mas as estatsticas mostram que caminhamos para um modelo de desenvolvimento econmico e de produo que prescinde de emprego, pois o nmero de atividades, mesmo no setor de servios que hoje podem ser automatizadas vem crescendo constantemente. Monitoramento De fato, os recursos que encontram-se disponibilizados na empresa so de sua propriedade: os computadores, impressoras, redes entre outros. Quanto custar organizao se durante o expediente o colaborador enviar ou acessar um e-mail particular? E se acessar um site de comercio eletrnico? Esta flexibilidade ao trabalhador desejvel pois gera um maior conforto ocasionando maior produtividade?

Ou pelo contrrio, prejudicial, reduzindo o nvel de ateno do colaborador, consumindo tempo de trabalho e aumentando o trfego na rede com atividades no produtivas para a organizao? Muitas organizaes tm resolvido esta situao simplesmente monitorando os emails corporativos e pessoais bem como os sites acessados no ambiente de trabalho, neste caso so gerados relatrios onde possvel inclusive ler os contedos dos e-mails trocados. As organizaes alegam que os recursos disponibilizados para trabalho so de sua propriedade, portanto, lhes reservado o direito de zelar pelas informaes que trafegam em sua rede, empresas como a Computer Associates International (ca.com/br) e a Xerox Coporation (www.xerox.com) j demitiram funcionrios por acessarem contedos imprprios durante o expediente de trabalho. Esta uma questo que continua vaga sem que haja uma deciso por privacidade que penda para o trabalhador ou pela propriedade e produtividade que penda para a organizao, o que vem sendo praticado em muitas empresas uma explicitao das normas de condutas para uso do ambiente computacional.

Tecnologia da Informao, Sade e Meio-Ambiente


Segundo Stair (1998) a TI ocasiona problemas de sade relativos a LER (leso por esforo repetitivo) e o chamado tecnoestresse.

A LER ocasionada por movimentos repetitivos, atinge principalmente digitadores e programadores, muitas organizaes tornam obrigatrio o uso de luvas especiais que evitam uma posio inadequada das mos evitando tais leses. Alm da LER existem problemas gerais relativos postura interferindo diretamente na coluna pois o profissional fica longos perodos sentado de forma inadequada ou utilizando mveis imprprios o ideal que os mveis e equipamentos sigam os princpios de ergonomia. O Tecnoestresse verificado quando um conjunto de reaes do corpo humano ansiedade, pnico impacincia se manifestam diante de algum elemento tecnolgico seja hardware ou software ou mesmo um processo de negcio que seja informatizado. O tecnoestresse em sua raiz em experincias frustradas com a tecnologia ou mesmo com o excesso de cobrana da organizao ou da prpria pessoa em estar sempre atualizada tecnologicamente. Em relao ao meio ambiente o referido autor destaca a preocupao progressiva da sociedade e das organizaes com: (a) Os rejeitos tecnolgicos, pois os solventes utilizados nas limpezas de chips no processo produtivo so txicos. (b) O consumo de energia dos equipamentos de informtica tem sofrido drsticas redues e (c) A preocupao com o lixo computacional com a criao de fbricas para reciclar monitores, impressoras, cartuchos, chips entre outros componentes computacionais. As discusses sobre sade e meio-ambiente so de estrema relevncia pois as iteraes com estes recursos tende a duplicar nos prximos cinco anos e caso no sejam observadas com a devida importncia traro terrveis consequncias para a sociedade.

Consideraes sobre tica e TI.


Podemos verificar nas organizaes as preocupaes com a informao e o ser humano sobre quatro enfoques funcionais de acordo com Laudon & Laudon (2004). (a) A rea de Finanas e contabilidade exigem exatido, confiabilidade e, sobretudo segurana no registro das informaes. (b) A rea de Recursos Humanos necessita de atualizao constate dos cadastros funcionais, disponibilizao dos dados registrados bem como explicitao de condutas ticas esperadas. (c) a reas de Produo depende da correta padronizao, parametrizao e confiabilidade das informaes para realizar transaes com fornecedores e com a logstica e por fim (d) A rea de Vendas e Marketing primeiro por que lida com informaes pessoais dos seus clientes e todas as questes ticas discutidas at aqui sobre privacidade e acesso se aplicam alm de aspectos comerciais de confiabilidade das informaes do produto. Desta forma, voc pode perceber como importante para o gestor ter uma viso do papel da informao em cada uma das reas funcionais da organizao para que possa aplicar preceitos ticos de forma adequada em cada uma delas.

Referncias
LAUDON, K. C. e LAUDON, J. P. Sistemas de informao. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 2004. STAIR, R. M. Princpios de sistemas de informao: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1998.

Potrebbero piacerti anche