Sei sulla pagina 1di 2

Kattiuscia Ribeiro de Oliveira: Estudante do 5 perodo do curso de Gesto de Recursos Humanos pelo Centro Universitrio de Gois- Uni-Anhanguera.

Possuo formao tcnica em Enfermagem com especializao em Enfermagem do Trabalho, exercendo a atividade em empresas de grande e mdio porte, em Goinia (Refrescos Bandeirantes- Coca-Cola e ReGra Logstica- AmBev). Atualmente trabalho como Assistente de Diretoria no Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Possuo mais de 15 anos de experincia na rea administrativa sou apaixonada pelo ambiente corporativo e principalmente pelas pessoas que fazem toda a diferena nesse ambiente. Artigo Gesto de RH e Homoafetividade: Mudanas sutis no trato com as pessoas Desde pocas remotas homens e mulheres tm lutado por direitos fundamentais e vitais e a partir do momento que os magistrados e a sociedade abriram os olhos para o universo homossexual, esses direitos deixaram de ser exclusividade de homens e mulheres para serem tambm de todos aqueles que fazem das empresas fonte de renda, riqueza e lucro. Um dos temas mais debatidos atualmente a questo homoafetiva e a busca por igualdade de direitos. No contexto atual a sociedade voltou-se para discutir, opinar e repensar esse assunto delicado, polmico e ainda repleto de preconceitos. O dia 05 de maio de 2011 tornou-se uma data histria para os brasileiros, pois nesse dia o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu os direitos resultantes da unio entre homossexuais, passando a tratar esse relacionamento como uma unidade familiar. O reconhecimento de direitos de casais gays foi unnime e a ministra Crmen Lcia afirmou que "contra todas as formas de preconceitos h a Constituio Federal". Todos sabem que a opo sexual de qualquer individuo pertence somente a ele, e principalmente no ambiente organizacional esse no deve ser fator motivador de excluses, demisses ou qualquer tipo de diferenciao. Porm, na prtica a histria bem diferente. A quantidade de aes trabalhistas movidas na justia por homossexuais demonstra como as pessoas esto mais esclarecidas dos seus direitos e como as empresas sabem pouco ou quase nada sobre o colaborador homoafetivo. O teor dessas aes envolve desde a forma como o colaborador recebido na empresa pelos seus superiores (s vezes com pesprezo e indiferena), at agresses verbais, psicolgicas e fsicas. H casos em que o colaborador percebe que a merecida promoo ou aumento de salrio no foram concedidos por causa da sua opo sexual.

Para a Procuradora do Trabalho, Dra. Thereza Cristina Gosdal o preconceito constitui uma atitude interior do indivduo ou grupo, uma idia pr-concebida acerca de algo ou algum. O preconceito conduz discriminao e normalmente est relacionado ausncia de conhecimento sobre a realidade do outro, do diferente. Segundo Thereza Cristina o que acontece, por exemplo, quando deixamos de contratar uma pessoa com deficincia, por entendermos que no tem a desejada capacidade laboral, avaliando-a por suas limitaes, no por suas habilidades. Os conflitos decorrentes da opo sexual do colaborador envolvem aspectos muito sutis e at complexos. Dentre esses aspectos podemos citar: a imagem da empresa perante a sociedade, o papel social e familiar da empresa e os prprios valores organizacionais. No ambiente organizacional que envolve culturas e valores to variados, surge esse novo perfil de cliente interno e com todas essas mudanas morais e sociais surge tambm dvida: As organizaes e os gestores esto realmente preparados para atender esse novo pblico? O trabalho evoluiu muito rpido e suas exigncias ficaram cada vez mais complexas. Os gestores de RH passaram a ser agentes direitos de transformao e dialogo (organizao x pessoas), portanto, devem sempre observar se as diretrizes da empresa, seu posicionamento e as polticas de RH abrem margem para preconceitos, constrangimentos ou excluses. Para tantos cabe aos gestores conhecerem a fundo a Constituio Federal, as Leis Trabalhistas, as normas dos planos de sade, previdencirios e seguros de vida, bem como revisar fichas cadastrais, traar o perfil organizacional e multiplicar a necessidade de respeitar a diversidade e os indivduos como eles so. Hoje um dos maiores desafios para os gestores de RH o de integrar de forma harmnica pessoas to diferentes (no seu jeito de pensar o que certo ou errado), com o jeito de ser da organizao e de seus lideres. Esse desafio tambm serve para que as empresas se diferenciem no mercado, mantenham o clima organizacional favorvel e retenham os melhores talentos.

Potrebbero piacerti anche