Sei sulla pagina 1di 42

1 APLICAES EM PATOLOGIAS FEMININAS:

ANEMIA Kalium phosphoricum: Por formar parte do eritrcitos, actua sobre os estado s de astenia e os esgotamentos tanto fsicos como intelectuais. Ferrum phosphoricu m: Melhora as concentraes do oxignio a nvel celular DESENVOLVIMENTO HORMONAL ATRASAD O. Calcium fluoratum n1: Estimula o crescimento no adolescente.

DISMENORREA Magnesium phosphoricum: O seu tropismo faz com que actue produzindo uma aco espasmognica ao produzir uma aco do io P sobre a clula nervosa. Kalium phosp icum: Quando a dor comea com o movimento prolongado e a fadiga actua a nvel do sis tema nervoso vegetativo. Calcium phosphoricum: Dores como as de parto, antes e d urante o perodo menstrual, com dor forte na coluna, sensao de vertigo, e dores de c abea pulsteis.

DISMENORREA (cont.) Ferrum phosphoricum : Congesto nos perodos menstruais, o sangu e tem uma cor vermelha brilhante. Magnesium phosphoricum : Remdio principal nas cl icas menstruais, dores nevrlgicas, cibras, que se agravam com o movimento. Natrium chloratum: Menstruao escassa e de sangue escuro, precedida de dores de cabea front ais.

LEUCORREAS Natrium chloratum: Nas secrees leves. Kalium Chloratum: Quando as secrees so mal cheirosas. Natrium sulfuricum: Nas infeces por fungos.

METRORRAGIA Hemorragia aumentada no ciclo menstrual ou no. Ferrum phosphoricum: F acilita a recuperao devido perda excessiva de sangue facilmente coagulvel. Kalium c hloratum: Quando o sangue escuro e espesso.

PRE-MENOPAUSA Natrium phosphoricum: Quando existe ansiedade com temores e desnimo , e uma certa hipersensibilidade dor. Kalium phosphoricum: Quando neste estado s e apresenta uma astenia sexual. Silicea: Quando existem cistites crnicas e uretri tes pela sua aco sobre todas as mucosas.

SNDROME PREMENSTRUAL Magnesium phosphoricum n7: Quando se apresentam espasmos que afectam tanto a musculatura lisa como a estriada. Kalium phosphoricum: Quando o sndrome produz tanto astenia fsica como psquica e existe uma hipersensibilidade dor , hiperestesia ao menor rudo com sensao de perda de equilbrio.

MENOPAUSA Silicea: Quando h suor excessivo. Kalium phosphoricum: Quando h astenia com esgotamento e transtornos do sono. Magnesium phosphoricum: Quando h sufocos, com insnia e aumento da frequncia cardaca. Natrium chloratum: Quando h secura vagina l, irritada e com prurido.

TRASTORNOS MENSTRUAIS Magnesium Phosphoricum: Nas dores que se apresentam durant e o perodo menstrual. Magnesium Phosphoricum: Como medida preventiva, comear a tom ar uma semana antes do incios das regras.

2 SAIS DE APLICAO PEDITRICA

AFTAS: Silcea: Aco reguladora que facilita o processo reparador das mucosas. Kalium chloratum: Nas mucosas com saburra de cor branca. Kalium phosphoricum: Saburra com bordas de cor vermelha clara. Natrium chloratum: Quando nas comissuras dos lb ios se apresentam vesculas pequenas mas sem saburra lingual.

BRONQUITE AGUDA: Ferrum phosphoricum: Nas tosses secas que so seguidas de expecto rao amarelada. Kalium chloratum: Aplicar-se- depois do anterior se aparece suor. Ma gnesium phosphoricum: Quando se apresenta uma tosse espasmdica intensa.

BRONQUITE AGUDA: Ferrum phosphoricum: Nas tosses secas que so seguidas de expecto rao amarelada. Kalium chloratum: Aplicar-se- depois do anterior se aparece suor. Ma gnesium phosphoricum: Quando se apresenta uma tosse espasmdica intensa. CRIES DENTR IAS: Calcium fluoratum: Por formar parte do esmalte dentrio

DIARREIAS: Natrium chloratum: Nas evacuaes liquidas e mucosas. Kalium phosphoricum : Nas evacuaes ftidas. Natrium sulfuricum: Nas disposies de cor verde. Ferrum phospho ricum: Nas evacuaes que contm alimentos no digeridos (lienteria). Magnesium phosphor icum: Nas evacuaes liquidas que so precedidas por fortes dores abdominais.

DORES DO CRESCIMENTO: Manifestam-se a nvel muscular e sseo nas fases de cresciment o sseo. Calcium phosphoricum: Especfico nas alteraes do crescimento, sobretudo em cr ianas que se cansam facilmente. ECZEMA: Afeco cutnea, caracterizada pela vermelhido, crostas e fissuras. Calcium phosphoricum alternando CHLORATUM: Nas erupes cutneas s ecas. com NATRIUM

ECZEMA (cont.) Kalium chloratum: Nas erupes esxudativas. Calcium fluoratum: Nas gr etas, fissuras, e na pele seca com formao de crostas. Natrium chloratum: Nos eczem as seborreicos na face, peito, coluna, e regio genital.

EPISTAXIS: Normalmente hemorragia de origem nasal que na maioria dos casos produ z-se pela extraco de uma crosta nasal ou por ruptura dos capilares por congesto na mucosa nasal. Kalium phosphoricum: Em crianas e em pessoas debilitadas. Kalium ch loratum: Quando produzida por uma falta de coagulao (hipocoagulao).

OBSTIPAO Calcium fluoratum: Nos casos de lassido intestinal e hemorridas. Ferrum pho sphoricum: Em funes intestinais reduzidas com sensao de calor no recto.

FEBRE: Na maioria das situaes, representa uma resposta de defesa do organismo. nec essrio saber a causa e controlar a possvel desidratao se a febre aumentar muito. Os sais que empregamos sero os seguintes: Ferrum phosphoricum: Para regular a febre. Kalium phosphoricum: Alternando com Ferrum phosphoricum.

GRIPE: Ferrum phosphoricum: No primeiro estgio da infeco. Kalium phosphoricum: No t ratamento de manuteno. Kalium chloratum: Depois de superado o ponto culminante do processo infeccioso.

OTITES AGUDAS: Ferrum phosphoricum: Por ser o 1 remdio da inflamao. Natrium chloratu m: Quando existe hipersalivao.

OXIROS: Manifestam-se sobretudo com a bruxismo e prurido em todo o ano. irritabilidade, insnia, Natrium phosphoricum: Actua indirectamente sobre os caros porque faz desaparecer o cido lctico, que um meio adequado para estes animais. Natrium chloratum: Actua s obre os prprios oxiros.

SARAMPO Ferrum phosphoricum: Para reduzir a inflamao. Kalium chloratum: Para reduz ir os edemas inflamatrios e as erupes vesiculares. Natrium chloratum: Nas erupes papu losas e/ou vesculas ou pustulosas.

TOSSE Ferrum phosphoricum: Nas tosses secas, dolorosas e muito espasmdicas. Kaliu m chloratum: A aplicaremos depois da anterior, e quando a expectorao difcil e os es carros so filamentosos. Magnesium phosphoricum: Tosse espasmdica, preferentemente expectorao. noite sem Natrium sulfuricum: Quando a tosse se acompanha de escarros verde e viscosos.

TRASTORNOS DO SONO s vezes existem dificuldades para se conciliar o sono, acompan hados de pesadelos. Kalium phosphoricum: Quando se apresenta angstia acompanhada de excitao. Magnesium phosphoricum: Quando se apresenta desassossego e nervosismo.

URTICARIA Afeco cutnea que se caracteriza por um conjunto de pigmentos vermelhos ou rosados que produzem um certo prurido pelo aumento no sangue da histamina. Natr ium phosphoricum e Natrium chloratum: Alternando nas comiches. Kalium phosphoricu m: Quando devido s picadas, se produz intranquilidade. VARICELA Ferrum phosphoric um e Kalium sulfuricum: Actua sobre a pele mal oxigenada ou naquelas que apresen tam as leses descamativas e/ou crostosas.

VEGETAES E ANGINAS: A hipertrofia das anginas e as vegetaes adenides manifestam-se pr incipalmente em crianas com certa tendncia hipertrofia dos tecidos linfticos. Ferru m phosphoricum: Muito eficaz quando comeam as primeiras molstias na graganta. Calc ium fluoratum: Actua sobre os (adenite,etc) endurecimentos das glndulas

VEGETAES casos mais s. Calcium se fossem

E ANGINAS (cont.) Kalium chloratum: um sal que actua sobre a garganta em avanados que Ferrum phosphoricum, actua tambm sobre as mucosas alterada sulfuricum: Emprega-se quando as anginas se encontram num estado como supurar.

VMITOS Ferrum phosphoricum: Nos vmitos que contm alimentos. Natrium sulfuricum: Nos vmitos biliosos. Natrium chloratum: Nos vmitos lquidos.

VMITOS (cont.) Natrium phosphoricum: Para os vmitos do liquido cido. E Calcium phos phoricum, alternando com Natrium phosphoricum nos vmitos que se apresentam com a dentio

3 APLICAO DOS SAIS NO DESPORTO

A utilizao dos sais no desporto vai dar uma grande ajuda, no s pela sua utilizao naqu las patologias produzidas pela sua prtica, mas tambm, como ajuda na recuperao e como ajuda energtica.

EMPREGO DOS SAIS MAIS COMUNS NO DESPORTO: -Ferrum phosphoricum D6: O sal prioritr io para aumentar o contedo do oxignio no sangue e em todos os estados primrios de i nflamao, febre e dor, nos esgotamentos fsicos com transtornos neuromusculares tipo parexia e nas anemias ferropnicas. -Magnesium phosphoricum D6: Utiliza-se em todo s os processos musculares dolorosos, nos traumatismos, nos sobre esforos, quando aparecem picadas tipo agulha, espasmos e cibras.

-Kalium phosphoricum D6: Utiliza-se nas recuperaes dos esforos, quando h excesso de treinos e nas atonias musculares. Aumenta a vitalidade. -Silcea D6: Na recuperao da s leses musculares e articulares, j que acelera os processos de regenerao das estrut uras danificadas. -Calcium fluoratum D6: Nas lassides ligamentares.

-Calcium phosphoricum D6: Revitaliza o sistema sseo, nas dores das epifses, nas ce rvicalgias. -Kalium sulfuricum D6: Nas dores que irradiam de um lado para o outr o, em dores errticas picantes. -Kalium chloratum D6, sal n 4: Nas dores reumticas c om derrame que pioram com o movimento e como anti-inflamatrio.

4 APLICAO DOS SAIS NO ENVELHECIMENTO O envelhecimento um processo biolgico geral que no deve ser celerado por mudanas na estrutura metablica e molecular. Devemos nos mentalizar que para gozarmos de uma boa velhice, devemos adoptar uma alimentao cuidada, fazer caminhadas e tomar os s ais de Schussler, pois com o emprego deles conseguimos que os nutrientes cheguem s nossas clulas com maior diversidade

Ferrum phosphoricum D6: Por ser um dos sais mais versteis e que nos pode ajudar q uase em todos os sintomas. conveniente que nos idosos seja alternado com Kalium sulfuricum D6, porque so sais portadores do oxignio. Silicea D6: um sal depurativo , por isso til para a diminuio do aumento dos radicais livres e, o mais importante, para evitar a deteriorao progressiva das artrias. Est tambm indicada nas lceras das ernas.

Natrium sulfuricum D6: As pessoas idosas padecem muito de sintomas respiratrios, com este sal evitamos essas repeties e ajudaremos a prevenir os ataques frequentes de asma. Natrium phosphoricum D6: Nos transtornos digestivos que padecem pelo df icit ou pelo aumento dos cidos digestivos, este sal actua como um anticido bioqumic o.

Calcium sulfuricum D6: um sal depurativo que ajudar na diminuio do aumento de metab olitos do sangue. Calcium fluoratum D6: Necesario para manter as articulaes flexvei s, til par manter os dentes saudveis, e para ajudar a diminuio da presso arterial. Ca lcium phosphoricum D6: Sal importante e necesario para ajudar a manter a elastic idade de todos os tecidos. Ajuda na enurese dos idosos, no reumatismo e na obsti pao.

Kalium phosphoricum D6: Sal adequado para manter um equilbrio nervoso adequado, f acilitando o sono e nas fases da depresso leve. Ajuda a manter uma boa conexo entr e os neuro-transmissores nervosos. Magnesium phosphoricum D6: Necessrio em todas as patologias que apresentem dor e principalmente espasmos. til em retenes urinrias. Kalium chloratum D6: De grande ajuda nos catarros com escarros brancos e espess os. Muito til a sua aplicao nas cistitis crnicas.

Potrebbero piacerti anche