Sei sulla pagina 1di 8

FUNES TRIGONOMETRICAS

A origem da trigonometria incerta. Entretanto, pode-se dizer que o incio do desenvolvimento da trigonometria se deu principalmente devido aos problemas gerados pela Astronomia, Agrimensura e Navegaes, por volta do sculo IV ou V a.C., com os egpcios e babilnios. possvel encontrar problemas envolvendo a cotangente no Papiro Rhind e tambm uma notvel tbua de secantes na tbula cuneiforme babilnica Plimpton 322. A palavra trigonometria significa medida das partes de um tringulo. No se sabe ao certo se o conceito da medida de ngulo surgiu com os gregos ou se eles, por contato com a civilizao babilnica, adotaram suas fraes sexagesimais.

Funo Seno

O nome seno vem do latim sinus que significa seio, volta, curva, cavidade. Muitas pessoas ac reditam que este nome se deve ao fato de o grfico da funo correspondente ser bastante sinuoso. Mas, na verdade, sinus a tradu o latina da palavra rabe jaib que significa dobra , bolso ou prega de uma vestimenta que no tem nada a ver com o conceito m atemtico de seno. Trata -se de uma traduo defeituosa que dura at hoje. Quando os autores europeus traduziram as palavras matemticas rabes em latim, eles traduziram jaib na palavra sinus. Em particular, o uso de Fibonacci do termo sinus rectus arcus rapidamente encorajou o uso universal de seno.

Chama-se funo seno funo f(x) = z.sen ( .x/a + k)/t + C, onde z, , a, k, t e C so constantes reais, com a0 e t0, x pertencendo ao conjunto dos reais, a imagem da funo o intervalo [-1,1] e o perodo 2 . Cada constante na funo seno responsvel por uma mudana no resultado (em particular y) f(x). Se tomarmos k = 0, = 1, a = 1, t = 1, C = 0 e dermos um valor maior do que 1 (um) para z, como o seno varia entre 1 e -1, este mesmo valor ser a altura mxima das cristas formadas pelo grfico da funo e z a profundidade mxima em relao ao eixo x na projeo do valor mximo da crista tambm no Ox. Por outro lado, se z=1, k=0, a=1, C=0, = 1 darmos valor menor que 1 (um) para t, estamos fazendo o processo inverso de quando multiplicamos por z>1. Devemos lembra que se z<1 estaramos multiplicando f por 1/z e que z0. J as constantes k e C quando diferentes de zero apenas transladam o os valores de f no sentido do sinal das constantes, sendo que k eleva ou regride f na direo do eixo x, enquanto que C translada a funo na direo do eixo y. Agora vejamos o que ocorre quando as constantes e a assumem valores desejados. Lembrando que a deve ser sempre maior ou menor que zero ento se =1 e a<0 ou a>0

est s di i i do o perodo da funo no intervalo de oscilao enquanto se a=1 e >0 ou <0 estaramos diminuindo este perodo. Veja o grfico de acordo o valor de cada constate citado acima:

Grfico da funo seno

Funo cosseno

A palavra cosseno surgiu somente no sculo XVII, como sendo o seno do complemento de um ngulo. Por sua vez, o cosseno seguiu um curso semel ante no que diz respeito ao desenvolvimento da notao. Vite usou o termo sinus residuae para o cosseno, Gunter em 1620, sugeriu co-sinus. A notao Si.2 foi usada por Cavalieri, s co arc por Oughtred e S por Wallis.

Semelhantemente funo seno, a funo cosseno pode ser dita comof(x) = z.cos ( .x/a + k)/t + C, onde z, , a, k, t e C so constantes reais, com a0 e t0, x pertencendo ao conjunto dos reais e a imagem o intervalo [-1,1] e o perodo 2 . Cada constante na funo cosseno responsvel por uma significante mudana em seu grfico e em sua imagem f(x). Como podemos observar no grfico abaixo, a fun cosseno bem semelhante funo o seno, a grosso modo podemos at mesmo dizer que apenas transladamos todas as curvas para a esquerda um valor de /2 unidades. Veja o grfico da funo cosseno com a colocao de cadaconstante.

Grfico da funo cosseno

Funo Tangente
... o conceito de tangente, ao que parece, surgiu da necessidade de calcular alturas e distncias. A funo tangente era a antiga funo sombra, que tinha idias associadas a sombras projetadas por uma vara colocada na horizontal. A variao na elevao do Sol causava uma variao no ngulo que os raios solares formavam com a vara e, portanto modificava o tamanho da sombra.

Analisando a funo f(x)=z.tg( .x/a+k)/t+C, onde z, , a, k, t e C so constantes reais, com a0 e t0, x pertencendo ao conjunto dos reais, assim como analisamos as funes seno e cosseno podemos observar que h uma indeterminao, pois a tangente de /2 e 3 /2 no existem para esse valores nem para valores cngruos eles, mas podemos fazer algumas observaes em um intervalo ou perodo da mesma que de . Por exemplo, quando multiplicamos x por 2 diminumos o perodo da funo, ao somar um na funo a transladamos semelhantemente funo seno e cosseno. Enfim, apesar da brusca diferena nos grficos, dentro do perodo a tangente se comporta ligeiramente anloga s demais funes descritas acima.

Grfico da funo Tangente

Veja e analise o grfico acima fazendo um paralelo aos grficos do seno e cosseno.

Funo Cotangente

Assim, a tangente e a cotangente vieram por um caminho diferente daquele das cordas que geraram o seno. Foram conceitos de senvolvidos juntos e no foram primeiramente associados a ngulos, sendo importantes para calcular o comprimento da sombra que produzida por um objeto. O comprimento das sombras foi tambm de importncia no relgio de sol. Tales usou os comprimentos das sombras para calcular as alturas das pirmides atravs da semelhana de tringulos. O termo cotangente foi primeiro usado por Edmund Gnter, em 1620.

Por definio Cotg(x) = cos(x)/sen(x) , com sen(x)0. Logo, o domnio da funo cotangente D={xR/sen(x) 0}, ou seja, x (2 +k ) ou simplesmente xk , para qualquer k pertencente aos reais. Por outro lado, se observarmos a cotg(x)=1/tg(x)=cs(x)/sen(x), ou seja, a inversa da tangente, no grfico abaixo vamos deslocar a cotg em 0,1 para esquerda para podermos observar melhor a igualdade entre elas. Podemos observar tambm que a soma de um valor na parte interna da funo, ou seja, na varivel da funo, deslocamos no sentido contrrio do sinal do incremento assim como ocorre com as funes seno e cosseno. Como j sabemos que a cotg o inverso da tg, podemos dizer que todas as constantes que usamos no estudo da tangente podem ser consideradas aqui, porm teremos um grfico semelhante a uma imagem de espelho reto para o grfico com o uso de cada constante.

Funo Secante

A secante e a cossecante no foram usadas pelos antigos astrnomos ou agrimensores. Estas surgiram quando os navegadores por volta do sculo XV comearam a preparar tabelas. Coprnico sabia da secante que ele chamou a hipotenusa. Vi te conhecia os resultados (cossec(x))/sec(x)=cot g(x)=1/tg(x) e 1/cossec(x)= cos(x)/cotg(x)=sem(x). As abreviaes usadas por vrios autores foram semelhantes para as funes trigonomtricas j discutidas. Cavalieri usou Se e Se.2, Oughtred usou se arc e sec co arc, enquanto Wallis usou se s. Albert Girard usou sec, escrito por cima do ngulo como ele fez para a tg.

A fim de fugirmos um pouco da forma como temos apresentado cada uma das funes at agora, vamos estudar a secante a partir da figura abaixo, mas para que sejamos bem sucedidos em nosso estudo, se faz necessrio saber que a secante na verdade a medida do seguimento de reta AO. Fazendo uso de algumas propriedades decorrentes da geometria plana podemos dizer que a reta s perpendicular reta r, cujo raio da circunferncia est sobre ela, o que garante que o raio perpendicular reta s. Por este ultimo fato podemos dizer que com os seguimentos OB, BA e AO (em particular AO a hipotenusa), formamos um triangulo retngulo, por outro lado sabemos que cos( )=(cateto adjacente)/(hipotenusa). Considerando o raio da circunferncia ao lado igual a 1 (um) temos: cos( )=(OB)/(OA), como OB = r =1 e AO nossa secante (sec ) em funodo ngulo . Portanto cos( )=(1)/(sec( )) cos( ).sec( ) = 1 sec( )=1/cos( ). Agora que sabemos que a medida OA pode ser encontrada pela funo secante, podemos definir tal funo como f(x) = z.sec ( .x/a + k)/t + C, onde z, , a, k, t e C so constantes reais, com a0 e t0, xR , a imagem da funo o intervalo ]-,+[. J em seu domnio temos uma indeterminao, pois para os valores de no qual a reta s paralela x dizemos que a secante no existe, ou seja, para os angulos /2 + z , com z nos reais. Cada constante na funo f(x) = z.sec ( .x/a + k)/t + C responsvel por uma mudana no resultado (em particular y) f(x) assim como nas demais funes j citadas nos tpicos anteriores, mas trataremos apenas de algumas por ter um comportamento interessante. Quando tomamos z1 estamos transladando o vrtice da curva, porm na direo do eixo y, podemos dizer tambm que z o valor mximo, se tomarmos y<0, ou mnimo se y>0, da funo.

Funo Cossecante

A funo cossecante segue ligeiramente parecida com a secante, mas h diferenas, seno no seriam funes de importncia diferente. Mas analisando a figura abaixo novamente podemos deduzir que + =90, logo =90- . Enquanto a secante a medida do seguimento OA, a cossecante (cossec( )) a medida do seguimento de reta OP, que tambm hipotenusa do triangulo retngulo OBP. Por definio podemos dizer que o ngulo complementar de , e sendo OB o raio r da circunferncia podemos dizer que: cos(90- )=1/(OP=cossec( )) cossec( ).cos(90- )=1 cossec( )=1/cos(90- ). Por outro lado temos que sen()=(OB=1)/(OP=cossec( )) cossec( ).sen()=1 cossec( )=1/sen(). Donde temos que cossec( )=1/cos(90- )= cossec( )=1/sen() cos(90- )= sen(). Podemos agora dizer que a cossecante nada mais do que a secante do complementar , ou o inverso do seno. Podemos ento definir a funo cossecante como f(x) = z.cossec ( .x/a + k)/t + C, onde z, , a, k, t e C so constantes reais, com a0 e t0, xR , imagem ]-,+[ e domnio indeterminado para os valores de =2 + z , no qual a reta s se torna paralela y. Devemos lembrar que sen- , 1/sen e cossec se tratam de uma mesma funo.

Funo

Potrebbero piacerti anche