Sei sulla pagina 1di 7

Como Montar Banco de Capacitores Eletrolticos:

Como Montar Banco de Capacitores Eletrolticos:

Eng.: Roberto Bairros dos Santos. Um empreendimento Bairros Projetos Didticos www.bairrospd.kit.net
Esta apostila descreve a forma de montar bancos de capacitores eletrolticos mostrando a forma correta de montar capacitores em srie e paralelo no banco de capacitores.

Como Montar Banco de Capacitores Eletrolticos:

Contedo:
01 02 03 04 Desenho do banco de capacitores: ........................................................................... 3 Conectando capacitores eletrolticos em paralelo:.................................................... 4 Conexo srie paralelo de capacitores de alumnio (AL): .......................................... 5 Combinao paralelo srie: ...................................................................................... 7

Como Montar Banco de Capacitores Eletrolticos:

01 Desenho do banco de capacitores:


Em algumas aplicaes a capacitncia exigida no pode ser alcanada atravs de um nico capacitor eletroltico de alumnio. Este pode ser o caso se: * A carga eltrica necessria muito grande para ser armazenado em um nico capacitor. * As tenses no circuito so maiores do que a tenso operacional de um capacitor. * Os ciclos de carga-descarga e a corrente de ripple podem gerar mais calor do que poderia ser seguramente dissipado por um nico capacitor. * As exigncias sobre as caractersticas eltricas (por exemplo, a resistncia srie, fator de dissipao ou indutncia) so to elevadas que seria muito difcil ou mesmo impossvel implement-las em um nico capacitor. Nos casos descritos acima um banco de capacitores ligados em paralelo, ou em srie ou ainda em paralelo combinado com circuitos srie dever ser usado. Para evitar a sobrecarga dos capacitores individuais, a tolerncia de capacitncia deve ser levada em conta ao determinar a ondulao mxima de corrente de ripple. Alm disso, os capacitores individuais no devem ser submetidos a tenses negativas quando o banco est sendodes carregando. O RELATRIO CENELEC R040-001: 1998 fornece informaes importantes sobre o dimensionamento e circuito de configurao de bancos de capacitores. Os pargrafos seguintes explicam e complementam essas informaes.

Como Montar Banco de Capacitores Eletrolticos:

02 Conectando capacitores eletrolticos em paralelo:


Se um dos capacitores em um circuito paralelo vier a falhar devido a um curto-circuito interno, todos os capacitores do banco sero descarregados atravs do capacitor defeituoso. No caso dos grandes bancos com alta energia armazenada, esta descarga pode levar a fenmenos de extremamente grave devido a descarga abrupta. Por isso, aconselhvel tomar medidas para prevenir ou limitar a corrente de descarga devido a um curto-circuito. Em banco de capacitores simples com carga suave, por exemplo, isso conseguido atravs da instalao de fusveis individuais como mostrado na figura 21.

Este princpio no adequado para bancos de capacitores projetados para descargas de impulso. Aqui, os capacitores devem ser protegidos durante o processo de carga por meio de resistores adequados e os capacitores devero ser ligados em paralelo imediatamente antes de serem descarregados. O princpio mostrado na figura 22.

Como Montar Banco de Capacitores Eletrolticos:

03 Conexo srie paralelo de capacitores de alumnio (AL):


Ao projetar circuitos srie com capacitores eletrolticos de alumnio, alguns cuidados devem ser tomados para assegurar que a carga sobre cada capacitor no exceda a sua tenso mxima admissvel. Aqui, a tenso CC total aplicada dividida entre os capacitores individuais na proporo da resistncia da isolao do dieltrico de cada um dos capacitores (figura 23) e este fato deve ser levado em considerao. Desde que a resistncia de isolao do dieltrico dos capacitores pode diferir entre um e outro capacitor, a distribuio de tenso pode tambm ser diferente, o que pode levar ao aparecimento de tenses que ultrapasse a tenso admissvel sobre um ou mais capacitores do banco. Por essa razo recomendado forar o equilbrio da distribuio de tenso sobre cada um dos capacitores. O mtodo mais seguro de conseguir isso usar fontes de tenso isolada para cada um dos capacitores como mostrado na figura 24.

Se isso no for possvel, resistores de equilbrio externo Rsymm (ver figura 25) podem ser ligados em paralelo com cada um dos capacitores do banco. As resistncias de equilbrio devem ser iguais umas as outras, e devem ter um valor substancialmente menor do que a resistncia de isolao do dieltrico do capacitor. A experincia tem mostrado que prefervel escolher o valor das resistncias de balano de forma a gerar um fluxo de corrente por estas resistncias de cerca de 20 vezes a corrente de fuga do capacito.

Como Montar Banco de Capacitores Eletrolticos:

A equao para o clculo do valor da resistncia mostrado abaixo:

Onde CR a capacitncia nominal em micro Farad. As medidas de compensao descritas acima podem ser omitidas nos casos em que a tenso CC total a ser aplicada substancialmente menor do que a soma das tenses de trabalho dos capacitores a serem utilizados. A experincia tem demonstrado que isso possvel para n = 2 a 3 capacitores em uma srie nica, sem qualquer risco considervel, se a tenso total no exceda 0,8 . n . VR. No entanto, esta soluo s pode ser aplicada se o circuito srie for composto por capacitores do mesmo tipo (mesmo modelo, mesma capacitncia), de modo que a resistncia de isolao do dieltrico dos capacitores, que o nico fator determinante na distribuio das tenses neste caso, no varie muito de um capacitor para o outro.

Como Montar Banco de Capacitores Eletrolticos:

04 Combinao paralelo srie:


As recomendaes acima valem tambm para as combinaes de circuitos paralelos e srie. Se os resistores de equilbrio forem usados, aconselhvel montar um resistor para cada capacitor (figura 26).

Uma soluo alternativa consiste na conexo paralela de ramos de capacitores ligados em srie e o uso de um nico resistor de compensao para cada grupo de capacitor, como mostrado na figura 27.

Essa soluo menos complicada, mas tem uma sria de desvantagem: Se um dos capacitores de um dos ramos da srie falhar devido a um curto-circuito interno, um excesso de tenso ser aplicado sobre todos os capacitores do banco. Isto levar a uma sobrecarga de tenso e poder destruir os restantes dos capacitores. No arranjo de equilbrio mostrado na figura 26, apenas o ramo em srie com o capacitor defeituoso estar sujeito a este risco, enquanto que na configurao mais simples mostrado na figura 27, o excesso de tenso afeta todos os ramos da srie, causando assim danos mais severos. Pelo mesmo motivo, as conexes paralelas individuais no devem ser utilizadas em grupos ligados em srie paralelo sem resistores de balano.

Potrebbero piacerti anche