Sei sulla pagina 1di 16

Anlise qualitativa com o programa NVivo 8: fundamentos

Alex Niche Teixeira


Q S R I N T E R N AT I O N A L , N V I V O INDEPENDENT LISTED CONSULTANT

Anlise qualitativa com o programa

NVivo 8: fundamentos

Alex Niche Teixeira


QSR NVIVO INDEPENDENT LISTED CONSULTANT

Um pouco de histria
CAQDAS
Mais informaes em:
http://caqdas.soc.surrey.ac.uk

Sigla em ingls que define os programas de computador orientados para o auxilio na anlise de qualitativa: Computer-aided qualitative data analysis software. Surgem na virada dos anos 70 para os 80, primeiro nos Estados Unidos e depois com vrios fabricantes pelo mundo: - The Ethnograph - Alceste - Kwalitan - Hyper Research - WinMax - Atlas.TI - NUD*IST

Muitos destes programas tornaram-se hoje obsoletos, mas outros foram aperfeioados e continuam a ser comercializados como WinMax (hoje MaxQDA), Atlas.TI entre outros.

QSR NUD*IST
Como um programa de computador para anlise de informaes no-numricas e no-estruturadas, o NUD*IST ofereceu pesquisa qualitativa um suporte informatizado que h pelo 20 anos j estava disponvel para a abordagem quantitativa em pesquisa com softwares como o SPSS.

A primeira verso do software da QSR chamava-se NUD*IST, acrnimo de Non-numerical unstructured data indexing, searching and theorizing, ou seja, indexao, busca e teorizao de dados no numricos e no-estruturados. Assim como os similares da primeira gerao deste tipo de programas, tratava-se de um sistema de gerenciamento e inferncia de informao baseado no princpio da codificao de texto visando buscas (princpio do code and retrieve).

No NUD*IST eram bem evidentes - e um tanto restritas - as dimenses de tratamento das informaes: uma janela para os ns que continham as dimenses de anlise do projeto e outra para os documentos, tidos como as fontes empricas que deveriam ser transcritas e salvas no formato TXT (texto sem formatao). O programa estava preparado para rodar em PCs com Windows 95.

Anlise qualitativa com o programa

NVivo 8: fundamentos

Alex Niche Teixeira


QSR NVIVO INDEPENDENT LISTED CONSULTANT

QSR NVivo
A primeira verso do NUD*IST Vivo (NVivo) foi lanada em 2001, juntamente com a verso 5 do NUD*IST. Foram ainda lanados paralelamente o NUD*IST 6 e o NVivo 2 (tela ao lado). Tinha-se a idia de que o NUD*IST era um pacote mais robusto para lidar com grandes bases de informaes, enquanto o NVivo era um programa para mergulhar mais a fundo em materiais menos numerosos, com outras possibilidades de tratamento, a partir de recursos mais sofisticados de buscas, como o uso de atributos, alm da visualizao de resultados na forma de modelos. O mais provvel que as limitaes de um e outro se dessem muito mais em funo da capacidade das mquinas disponveis

FIGURA 2- Espao de trabalho do NVivo 2

O NVivo 7, alm de unificar os recursos do NVivo 2 e do NUD*IST 6, trouxe aprimoramentos e diversificao para as possibilidades de tratamento das informaes, alm da aproximao do layout aos programas da Microsoft:

O espao de trabalho do NVivo mudou bastante em relao s verses anteriores e ficou bastante parecido com o do Office Outlook. A idia foi tornar o programa mais familiar aos usurios acostumados com o Office (Word e Excel), uma vez que a QSR, fabricante do NVivo, tornou-se Microsoft Gold Partner a partir de 2006.

Anlise qualitativa com o programa

NVivo 8: fundamentos

Alex Niche Teixeira


QSR NVIVO INDEPENDENT LISTED CONSULTANT

A nova gerao
Texto, som e imagem
Vrias inovaes com a verso 8 do NVivo lanada em maro de 2008: - Possibilidade de trabalhar com som e imagens com ou sem transcrio sincronizada ao material audiovisual; - Sadas de resultados na forma de grficos - Relatrios em HTML para a visualizao de resultados por usurios sem NVivo.

O espao de trabalho do NVivo 8 no mudou muito em relao verso anterior. As guias das sees permanecem as mesmas, indicando que a lgica geral de funcionamento do programa foi mantida. As diferenas mais significativas so as opes adicionais nos menus de contexto (boto direito do mouse) e as ferramentas de navegao de mdia (botes play, stop etc) em funo da possibilidade de trabalho com fontes audiovisuais.

O NVivo fora o envolvimento do pesquisador com o material emprico. Exige a organizao do material em eixos temticos ou outras formas de categorizao. Estimula pensar acerca das informaes. No substitui o pesquisador, mas potencializa os resultados da pesquisa aumentando o alcance e a profundidade da anlise.

Antes de comear:
Sempre ter em mente que NVivo no faz mgica, no um orculo. No h resultados sem trabalho. Algumas operaes podem ser automatizadas mas dependem: - Da abordagem terico-metodolgica; - De como foi organizado o material emprico; - Do tipo de resultado que se espera.

Anlise qualitativa com o programa

NVivo 8: fundamentos

Alex Niche Teixeira


QSR NVIVO INDEPENDENT LISTED CONSULTANT

NVivo 8: estrutura geral


Gerenciando as informaes
As trs principais instncias de gerenciamento das informaes de pesquisa em um projeto do NVivo so: - Fontes - Ns e codificao - Casos e Atributos
Todas estas partes podem ser utilizadas para as buscas e representadas em modelos.

Fontes
So os materiais empricos em seus diferentes formatos compatveis: - Documentos DOCX, DOC, RTF, TXT, PDF - Imagens estticas (fotos ou documentos digitalizados) BMP, GIF, JPG, TIF - Som WAV, MP3, WMA - Imagens em movimento: MPEG, AVI, MOV, WMV
Uma vez importada, qualquer fonte pode ser ligada a outras fontes internas e tambm externas como endereos de internet ou qualquer outro arquivo com um endereo recupervel.

As fontes so acessadas na guia Sources. No espao acima so visualizadas as pastas das fontes e nas janelas direita, as fontes propriamente ditas. No exemplo ao lado est sendo visualizado um arquivo de udio em formato MP3 localizado na pasta Internals.

Anlise qualitativa com o programa

NVivo 8: fundamentos

Alex Niche Teixeira


QSR NVIVO INDEPENDENT LISTED CONSULTANT

Ns e codificao
Os ns podem guardar definies, assim como memos ou links para outros elementos do projeto e ainda serem relacionados entre si para formar uma rede com o recurso dos Relacionamentos.

Os ns (nodes) representam categorias ou conceitos e servem para armazenar a codificao (coding) do material analisado. Cdigos so ndices de referncia adicionados a pores de texto, pedaos de fotos ou trechos de sons e imagens. A codificao, portanto, consiste em localizar passagens no material emprico e a elas atribuir os significados correspondentes s categorias (ns) com os quais estamos trabalhando.

As categorias de anlise, ou ns, podem ser construdas formando uma estrutura hierrquica que fica armazenada na pasta Tree nodes visualizvel pelo acionamento da guia Nodes. O mtodo manual de codificao consiste em varrer o texto em busca de trechos que correspondam definio conceitual contida no n com o qual se est trabalhando, selecionar esta passagem e guard-la no n. Uma das formas de visualizar o andamento da codificao utilizar o recurso das Coding stripes.

Juntando fontes, ns e codificao Qualquer parte de um documento, som ou imagem pode ser codificada tantas vezes quanto necessrio em diferentes ns. As passagens, codificadas no so destrudas ou recortadas, o que permite um contnuo refinamento na anlise. Os ns e sua estrutura podem ser: - construdos manual ou automaticamente (com auxlio das buscas de texto) com vantagens e desvantagens para um e outro modo; - definidos a priori, antes do incio da codificao, ou durante o processo de anlise.

Anlise qualitativa com o programa

NVivo 8: fundamentos

Alex Niche Teixeira


QSR NVIVO INDEPENDENT LISTED CONSULTANT

Anotaes

Anlise qualitativa com o programa

NVivo 8: fundamentos

Alex Niche Teixeira


QSR NVIVO INDEPENDENT LISTED CONSULTANT

Casos e atributos
A opo de utilizar atributos em um projeto guarda certa relao com a lgica de uso de variveis em um banco de informaes estruturadas. O uso deste recurso no obrigatrio e antes de mais nada diz respeito ao desenho da anlise. Se a idia for, por exemplo, comparar as falas dos diferentes entrevistados segundo suas caractersticas, o uso dos atributos (e, por conseqncia, dos casos) ser de grande valia.

Casos so ns de um tipo especfico, os quais representam as unidades analticas em um projeto. Podem se referir a documentos como um todo, (ex.: entrevistas individuais) ou partes de uma fonte emprica (ex.: participantes de um grupo focal). Atributos so informaes estruturadas, variveis e exclusivas associadas aos casos. - Os valores dos atributos podem ter o formato de nmeros, strings (seqncia de caracteres) ou datas e horrios. - Podem ser construdos de forma manual (digitao) ou automtica, a partir de importao de tabelas bases externas - Os atributos servem como elementos nas expresses de buscas. Juntos, casos e atributos formam o Casebook.

O Casebook pode ser visualizado pelo menu Tools / Casebook

Na visualizao do Casebook as linhas referem-se aos casos (unidades analticas) do projeto e as colunas aos atributos destes casos.

Anlise qualitativa com o programa

NVivo 8: fundamentos

Alex Niche Teixeira


QSR NVIVO INDEPENDENT LISTED CONSULTANT

Anotaes

Anlise qualitativa com o programa

NVivo 8: fundamentos

Alex Niche Teixeira


QSR NVIVO INDEPENDENT LISTED CONSULTANT

Caminhos para anlise


Relacionamentos e modelos
Qualquer elemento do projeto pode ser ligado a outro de maneira especfica para estabelecer um ou mais relacionamentos. A rede de relacionamentos funciona como um mapa conceitual que suscita novas questes para anlise ou sintetiza concluses.
A lista de relacionamentos construda na rea dos Nodes na pasta Relationships a partir de possibilidades pr-definidas pelo pesquisador, as quais devem ser definidas na pasta Relationship Types da rea Classifications.

Os modelos so uma forma grfica dinmica para visualizar e analisar relacionamentos ou outros itens do projeto.

Para adicionar um item do projeto a um modelo basta arrast-lo at a area de visualizao. A disposiao grfica dos elementos de um projeto nos modelos no os torna estanques, isto , a qualquer momento possvel modificar sua posio, remover ligaes e visualizar o contedo de texto, som ou imagem daquele documento ou que est codificado naquele n.

Aps concludo, o modelo pode ser exportado em formato JPEG para ser includo como figura em uma apresentao ou no relatrio de pesquisa.

10

Anlise qualitativa com o programa

NVivo 8: fundamentos

Alex Niche Teixeira


QSR NVIVO INDEPENDENT LISTED CONSULTANT

Anotaes

11

Anlise qualitativa com o programa

NVivo 8: fundamentos

Alex Niche Teixeira


QSR NVIVO INDEPENDENT LISTED CONSULTANT

Buscas
No menu de buscas do NVivo 8 aparecem em verdade 6 opes, mas a ltima (Coding comparison) diz respeito a uma comparao entre a codificao feita por diferentes pesquisadores que tenham trabalho em um mesmo projeto.

Servem tanto para fazer emergir questes como para test-las. So de 5 tipos: - Contagem de palavras Listagem das X palavras mais freqentes. - Texto (text search) No exigem material previamente codificado, podendo ser justamente o incio do trabalho de codificao de forma semi-automatizada. - Ns (coding query) Exigem material codificado e permitem recursos de filtragem por outros elementos, como atributos. - Matrizes (Matrix coding) Cruzamentos de diversos elementos do proejto (como ns e atributos) segundo operadores: Booleanos (and, or); Contextuais (near, preceeding, surrounding). - Compostas (Compound) Buscas de texto e/ou ns segundo operadores contextuais de Proximidade (near); Seqncia (preceeding) ; Envolvimento (surrounding).

As diversas opes de buscas esto disponveis a partir da guia Queries. Na janela de visualizao do exemplo ao lado tem-se uma matriz de insterseo entre o atributo Tamanho da empresa e uma srie de ns relativos a atuao de empresrios junto a seus funcionrios. Os valores distribudos nas clulas dizem respeito ao nmero de cdigos de referncias , isto , pores de texto codificado para cada um dos cruzamentos. Estes valores podem ser visualizados de outras formas como nmeros de fontes codificadas, nmero de palavras, caracteres etc.

12

Anlise qualitativa com o programa

NVivo 8: fundamentos

Alex Niche Teixeira


QSR NVIVO INDEPENDENT LISTED CONSULTANT

Anotaes

13

Anlise qualitativa com o programa

NVivo 8: fundamentos

Alex Niche Teixeira


QSR NVIVO INDEPENDENT LISTED CONSULTANT

Esclarecimento sobre buscas booleanas: interseo


Interseo de n A por n B Resultado

Na simulao ao lado, as colunas em preto representam respectivamente os trechos de texto codificados nos ns A e B. O resultado de uma busca de interseo entre estes dois ns resultaria na coluna representada em amarelo.

A B
The weakening of cultural (and indeed) disciplinary boundaries has been spurred by a movement which we might usefully call the 'rediscovery of hetoric'. Rhetoric is no longer consigned to the margins of legitimate scholarship. It has more recently been recognized as central to scholarly ork and production. The classical theory and practice of rhetoric was concerned with argumentation and persuasion. The separation of rhetoric and science at the Enlightenment implied a radical distinction between two contrasted sets of commitments. On the one side stand together science, reason, logic, methods and evidence. On the other side are ranged rhetoric, persuasion, opinion and ornamentation. The aspirations of modern scholarship were firmly rooted in such dualities. The separation of rhetoric from logic in the creation of modern disciplinary nowledge parallels a number of other, equally fundamental, separations and dichotomies. It established the sibility of an observer armed with a neutral language of observation ince untouched with rhetoric) and thus allowed for the elementary distinction between that observer and the observed.

14

Anlise qualitativa com o programa

NVivo 8: fundamentos

Alex Niche Teixeira


QSR NVIVO INDEPENDENT LISTED CONSULTANT

Visualizao de resultados
Grficos
No NVivo 8 h diversas possibilidades de representao dos resultados de buscas em grficos que podem ser exportados como figuras, tal como os modelos.
Cabe lembrar que o NVivo no realiza testes estatsticos acerca das informaes numricas e contagens que produz. No entanto, a qualquer momento possvel exportar os resultados de contagens (como o da matriz da pgina anterior que gerou o grfico ao lado) para um software que realiza tais procedimentos como o Excel ou o SPSS.

Relatrios em HTML
Uma boa alternativa para divulgar os resultados finais ou comunicar o andamento da anlise entre os membros da equipe que pesquisa que no disponham do NVivo a emisso de relatrios no formato HTML que pode ser visualizado em qualquer navegador de internet.

15

Requisitos para rodar o NVivo 8:


Sistema: Windows 2000 com Service Pack 4 Windows XP com Service Pack 2 Windows Vista com Service Pack 1 Processador: Pentium 4 de 1.6 GHz Memria RAM: 1 GB Monitor: 1024 x 768 pixels de resoluo Disco rgido: 2 GB livres

Alex Niche Teixeira


INDEPENDENT LISTED CONSULTANT QSR NVIVO, BRAZIL

alex.nt@ibest.com.br http://nvivo.vilabol.uol.com.br

Potrebbero piacerti anche