Sei sulla pagina 1di 5

Universidade Estadual de Alagoas Direito - 6 Perodo

PEDRO BARBOSA DE OLIVEIRA JNIOR

DIREITO PENAL IV

Arapiraca, julho de 2011

Universidade Estadual de Alagoas Direito - 6 Perodo

PEDRO BARBOSA DE OLIVEIRA JNIOR

DIREITO PENAL IV O Regime Disciplinar Diferenciado e o Princpio da Humanizao da Pena

Trabalho solicitado pelo Prof. Rubens Bueno, da Disciplina de Direito Penal IV, como requisito avaliativo.

Arapiraca, julho de 2011

No sistema brasileiro, a Execuo Penal alm de se constituir em medida para o cumprimento de penas privativas de liberdade ou mesmo medidas de segurana, apresenta -se, primordialmente, como meio apto reabilitao do encarcerado. Deste modo dispe o arti go 1 da Lei de Execuo Penal que a execuo penal dever proporcionar ao condenado condies para que possa integrar -se socialmente. Logo, quando da execuo penal devem ser observados, em especial, diversos princpios constitucionais tais como o da dignidade da pessoa humana, humanidade do Direito Penal e individualizao da pena, buscando -se, com a aplicao de tais princpios, garantir que o objetivo ressocializador, fim ltimo da execuo penal, seja alcanado. Contudo observa-se, em verdade, que tal ideal de reintegrao do encarcerado sociedade, por vezes veem sendo prejudicado, na medida em que muitos dos direitos garantidos aos presos previstos na Lei n 7.210/84, e que se mostram como forma de efetivao dos princpios elencados, no vm sendo proporcionados. Neste contexto, observa-se a ocorrncia de superlotao nos presdios, fugas, rebelies, e demais problemas de gesto penitenciria, no se conseguindo, desta forma, cumprir os objetivos da execuo penal, bem como no se consegue reabilita r o criminoso e muito menos conter a criminalidade. Diante de tal conjuntura, prev a Lei n 7.210/84 sanes relativas disciplina carcerria prevendo um conjunto de punies e recompensas, objetivando uma convivncia harmnica entre todos os que integr am o ambiente prisional, bem como proporciona a readaptao social do encarcerado. Foi buscando encontrar solues para tal crise, que surge a iniciativa da Secretaria de Administrao Penitenciria do Estado de So Paulo, atravs da Resoluo n 26/2001, criando o regime disciplinar diferenciado, aumentando a rigidez carcerria em relao a determinados criminosos. De acordo com Astrio Pereira dos Sant os, secretrio de Estado de Administrao Penitenciria da poca, o objetivo desse regime era:
Afastar lderes violentos e sanguinrios, de exacerbada periculosidade, do convvio com os demais presos, que eles subjugam e usam como massa de manobra em suas rebeldias, obrigando-os a fazer rebelies, motins e, at mesmo, greve de fome (...). Afastar essa liderana de opressores dos demais presos, quase sempre criminosos ocasionais e eventuais, de escassa ou nenhuma periculosidade , sobretudo, um ato de humanidade.

O regime disciplinar diferenciado surge em nvel nacional em 200 3, atravs da Lei n 10.792/03 que concedeu amparo legal aos Regulamentos previstos nos Estados de So Paulo e Rio de Janeiro, dando ao Regime disciplinar diferenciado aplicao em mbito federal. Tal legalidade se deu com a alterao do artigo 52 da Lei de Execues Penais e com a incl uso do inciso V no artigo 53 desta mesma lei. Tal regime diferenciado consiste na aplicao de sanes nas quais se promove o isolamento do preso em relao aos demais, impondo maiores restries quanto a visitas, banho de sol, contato com o mundo exterior, dentre outras.

Desta forma, h representantes da doutrina que defendem a constitucionalidade do regime disciplinar diferenciado, sob o argumento de que o referido instituto vem justamente atender aos princpios da proporcionalidade e individualizao da pena. Nesse sentido, Cunha e Cerqueira (2006, p. 104) afirmam:
"Pensamos que a drstica medida constitucional, desde que utilizada como sano extrema, excepcional, servindo como derradeira trincheira na correo do reeducando faltoso e perigoso, preferindo o juiz, sempre que possvel e suficiente (critrio de proporcionalidade), as sanes outras trazidas na mesma lei."

Outros autores como Mirabete (2004), no apresentam posicionamento explcito acerca do tema, tratando to somente de descrever o reg ime disciplinar diferenciado, subentendendo -se que o mesmo favorvel constitucionalidade do instituto. Quanto aos tribunais, observa -se que o STJ j se manifestou pela constitucionalidade do regime disciplinar diferenciado, isto sob o argumento de que no se mostram ilimitados os princpios fundamentais previstos na Constituio Federal. Assevera, ainda, que as restries aos direitos fundamentais dos presos oriundos do regime disciplinar diferenciado guardam proporcionalidade com o interesse pblico, s e fazendo necessria a segurana nos estabelecimentos penais e de resguardo da ordem pblica. Segundo os princpios constitucionais da individualizao, indivduos diferentes devem ser tratados na medida de suas diferenas. Na posio de Gilmar Bortolotto:
Como corolrio da individualizao que existem os regimes para o cumprimento da pena privativa de liberdade. Ao deixar de classificar os condenados, o Estado torna impossvel o desenvolvimento de um tratamento penal adequado. Os denominados regimes disciplinares diferenciados na devem ser entendidos como uma forma de sancionamento, mas sim como um conjunto de regras aplicveis a indivduos cuja conduta criminosa contumaz e reiterada, alm da liderana exercida aps o encarceramento, exigem tratamento penal diferente de um maior controle por parte do Estado. No podem suprimir direitos, o que os tornaria inconstitucionais ou ilegais, mas podem disciplinar o exerccio dos direitos previstos, tornando-o compatvel com o perigo social representado pelo preso que a ele deve submeter-se. Sua implementao supre, em parte, omisso histrica do Estado do atendimento aos princpios da igualdade e individualizao na execuo da pena privativa de liberdade.

Portanto, diante dos diversos diapases supramencio nados, pensamentos e doutrinas que recheiam essa discusso que tange a (in) constitucionalidade do RDD e a relao com o princpio da humanizao da penas, aliamo-nos aos pensadores que delineiam sobre a perfeita sintonia desse sistema diferenciado de apli cao de sanes administrativas carcerrias aos presos considerados periculosos, que participam do crime organizado e aos que cometerem crime doloso, pelo argumento do princpio da proporcionalidade, bem como o princpio da individualizao das penas, nos quais o comportamento do preso que vai orientar as diligncias que devero ser tomadas e a aplicao do modo adequado de pena, tratando os (presos) iguais na medida de suas igualdades, e os diferentes, na medida de suas desigualdades, separando ainda os presos menos perigosos (iniciantes e eventuais, por exemplo), dos que requerem maior ateno do sistema penitencirio, e do Estado como um todo.

Referncias Bibliogrficas

A imprescindibilidade do regime disciplinar diferenciado no Brasil. Disponvel em http://www.webartigos.com/articles/31245/1/regime -disciplinardiferenciado/pagina1.html. Acesso em 18/07/2011 . O Regime Disciplinar Diferenciado , O Simbolismo Penal E O Princpio Da Humanidade Das Penas. Disponvel em http://www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas/default.asp?action=doutrina&iddoutr ina=2447. Acesso em 18/07/2011.

Potrebbero piacerti anche