Sei sulla pagina 1di 3

TESTE DE AVALIAO

Alberto Caeiro

I Depois de leres atentamente o texto que se segue, responde de forma correcta e precisa s questes apresentadas.

XXXIX

O mistrio das coisas, onde est ele? Onde est ele que no aparece Pelo menos a mostrar-nos que mistrio? Que sabe o rio e que sabe a rvore? E eu, que no sou mais do que eles, que sei disso? Sempre que olho para as coisas e penso no que os homens pensam delas, Rio como um regato que soa fresco numa pedra. Porque o nico sentido oculto das coisas elas no terem sentido oculto nenhum, E mais estranho do que todas as estranhezas E do que os sonhos de todos os poetas E os pensamentos de todos os filsofos, Que as coisas sejam realmente o que parecem ser E no haja nada que compreender. Sim, eis o que os meus sentidos aprenderam sozinhos: As coisas no tm significao: tm existncia. As coisas so o nico sentido oculto das coisas.
1. Refere de que modo a estrutura estrfica do poema indicia o desenvolvimento do tema. 2. Explica a intencionalidade das interrogaes retricas presentes no poema. 3. Interpreta as referncias aos poetas (v. 11) e aos filsofos (v. 12). 4. Explicita o modo como o sujeito potico constri a sua aprendizagem. 5. Comenta o efeito conclusivo do ltimo verso do poema.

Alberto Caeiro, in Poemas, Ed. tica

II Atenta no texto seguinte: H pessoas que se conhecem desde sempre, sem nunca nos termos cruzado com elas. Uma qualquer coisa de semelhante a ns, uma qualquer coisa de diferente que gostaramos de ter ou uma qualquer coisa que nos pe em consonncia. O que essa qualquer coisa seja, no sei. Sei que isso me aconteceu com o Helder Macedo.

Joaquim Romero Magalhes (historiador da Universidade de Coimbra)

1. No texto que acabaste de ler, substitui a expresso qualquer coisa por outros vocbulos cujo significado se adeqe ao contexto. 2. Reescreve o texto, introduzindo as necessrias alteraes estruturais.

III Partindo deste verso de Caeiro, redige um texto expositivo-argumentativo de cem a duzentas palavras, em que abordes a importncia das sensaes na potica deste heternimo pessoano. Eu no tenho filosofia, tenho sentidos.

Alberto Caeiro

SUGESTES D

E CORRECI 1. O poema apresenta uma estrutura estrfica tripartida, correspondendo cada uma das estrofes a momentos diferentes do desenvolvimento do tema. Assim, a primeira estrofe corresponde ao momento em que o sujeito potico se interroga sobre a existncia ou no de um mistrio subjacente s coisas, Natureza e aos seus elementos. Na segunda estrofe, o sujeito potico parece j no ter dvidas acerca do facto de as coisas no terem nenhum mistrio oculto e manifesta a sua estranheza relativamente a alguns poetas e filsofos que se interrogam sobre o hipottico mistrio das coisas. A ltima estrofe, intencionalmente mais curta, encerra a concluso da aprendizagem do eu potico: As coisas so o nico sentido oculto das coisas. 2. As interrogaes retricas da primeira estrofe exprimem uma certa indiferena do sujeito potico perante o mistrio das coisas. Assim, a srie de interrogaes sublinha a permanncia da dvida relativa existncia ou no do mistrio das coisas, da qual no decorre qualquer tipo de inquietao. 3. As referncias aos sonhos de todos os poetas e aos pensamentos de todos os filsofos aparecem inseridas no momento em que o sujeito potico j desfez as suas dvidas quanto ao facto de as coisas no terem sentido oculto nenhum. Os sonhos dos poetas e os pensamentos dos filsofos so algo de estranho para o sujeito potico, so estranhezas, porque so produto da imaginao e da razo, e para o sujeito potico apenas aquilo que apreendido pelos sentidos (o que os meus sentidos aprenderam sozinhos) tem valor e verdadeiro. Da que no haja nada que compreender nas coisas e os sonhos dos poetas e os pensamentos dos filsofos no sejam mais do que estranhezas. 4. A aprendizagem do eu, tal como j se referiu na resposta anterior, faz-se nica e exclusivamente atravs dos sentidos, uma vez que nada h para compreender: E no haja nada que compreender. (...) os meus sentidos aprenderam sozinhos. Tal como em toda a potica de Caeiro, h uma clara recusa do conhecimento intelectual e uma valorizao dos sentidos: Eu no tenho filosofia, tenho sentidos, Pensar estar doente dos olhos. 5. O ltimo verso o culminar de um processo mental que se vai construindo ao longo do

texto e que tem por base a ideia de que as coisas apenas tm existncia. Assim, as coisas so o que so, e reflectir sobre o seu sentido oculto, o seu interior, no faz sentido e faz de todos aqueles que especulam homens doentes.
21 SUGESTES DE CORRECO
TESTE DE AVALIAO 2 Alberto Caeiro

II 1. (1) personalidade; (2) temperamento; (3) atitude, empatia; (4) identidade, sintonia. Nota: Aceitam-se outras hipteses, desde que no adulterem o sentido do texto. 2. H pessoas que se conhecem desde sempre, sem nunca nos termos cruzado com elas. Uma personalidade semelhante nossa, um temperamento diferente que gostaramos de ter ou uma atitude que nos pe em consonncia. O que essa sintonia seja, no sei. Sei que isso me aconteceu com o Helder Macedo. exerccio sobre um texto de Joaquim Romero Magalhes III Alberto Caeiro, o Mestre de todos os sujeitos poticos pessoanos, algum que vive em harmonia consigo e com os outros, algum que aceita o mundo e a vida tal como eles so, algum que feliz e que encontrou o meio para atingir essa paz e essa estabilidade, recusando o pensamento e privilegiando os sentidos. Para ele, o pensamento fonte de sofrimento e de enganos, algo que no permite conhecer o real e o mundo (Pensar estar doente dos olhos, Penso com os olhos e com os ouvidos), e, por isso, Caeiro privilegia os sentidos, o conhecimento sensorial e directo da realidade. No entanto, a recusa da filosofia, a apologia da sensao pura produto de uma outra filosofia, porque recusar a filosofia tambm filosofar, e dizer que no se pensa tambm j pensar. Por isso, podemos considerar Caeiro um falso ingnuo e afirmar que a sua aparente simplicidade resultante de uma elaborada operao mental. Apesar desta desconcertante dualidade ingenuidade autntica ou trabalhada Caeiro , sem dvida, o poeta da viso ingnua e instintiva. (183 palavras)

Potrebbero piacerti anche