Sei sulla pagina 1di 22

ESCOLIOSE

27/10/2009 08:48:03

A coluna vertebral composta por 33 vrtebras e pode ser dividida em quatro reas. Sete vrtebras cervicais, doze dorsais (ou torcicas), cinco lombares, cinco vrtebras unidas que formam o sacro e quatro vrtebras unidas que formam o cccix. Entre cada vrtebra h uma espcie de "amortecedor" chamado disco intervertebral. Estes discos permitem que uma vrtebra se movimente sobre a outra, alm de proteger a coluna ao absorver impactos.

A pelve (ou bacia) est localizada na base da coluna. As cristas ilacas formam a parte superior da pelve, e so frequentemente utilizadas por cirurgies como locais de retirada de enxerto sseo para cirurgia.

No centro da coluna vertebral est o canal vertebral, onde se localiza a medula espinhal. Impulsos nervosos responsveis por sensao e movimentos passam atravs desta "rede" de tecido nervoso, que comunica o crebro a todas as partes do corpo. Uma das funes da coluna vertebral proteger a medula espinhal.

A coluna vertebral ainda envolta por msculos, ligamentos e tecido adiposo (gordura), que so ento cobertos pela pele. CIFOSE: a curvatura posterior da coluna vertebral, que normal na regio torcica. Quando associada a escoliose, esta curvatura pode estar reduzida (dorso plano) ou at invertida, reduzindo a rea interna do trax, onde esto localizados corao e pulmes.

LORDOSE: a curvatura anterior da coluna vertebral e normal tanto na coluna cervical quanto na coluna lombar.

O que Escoliose?

Escoliose um desvio tri-dimensional da coluna e dos arcos costais (ou costelas). A deformidade resultante lembra o formato de uma escada em espiral.

A curvatura resultante , portanto, uma resposta a um movimento torsional de toda a coluna vertebral. Geralmente, diz-se que a coluna adquire a forma de um "S".

A escoliose tambm consiste de uma rotao importante das vrtebras na convexidade (parte de fora) da curva. Isto explica, em parte, a formao da giba torcica (proeminncia dos arcos costais num lado do trax) e da giba lombar (pelo deslocamento dos msculos que esto acima das vrtebras.

Este problema no est associado, de forma alguma, a problemas posturais ou ao uso de mochilas.

Como a escoliose afeta seu corpo?

Um ombro geralmente mais alto que o outro devido curvatura escolitica.

Uma das escpulas pode ser mais proeminente que a outra.

Os seios podem parecer assimtricos. Um deles, geralmente o direito, pode no parecer to desenvolvido quanto o outro, devido deformidade na regio torcica.

A escoliose e a alterao dos arcos costais pode causar um giba (corcunda) na regio dorsal.

A linha da cintura est desviada e mais aberta na concavidade da escoliose.

Um quadril pode ser mais alto que o outro devido a diferena no comprimento dos membros inferiores ou deformidade do osso do quadril. Esses problemas, algumas vezes, esto associados a escoliose.

Dor nas costas, apesar de incomum, pode estar presente na escoliose.

Tipos de Escoliose

Existem trs tipos principais de escoliose.

1) ESCOLIOSE IDIOPTICA

Idioptica significa que a causa exata desta condio desconhecida. 80% dos pacientes com escoliose sofrem de escoliose idioptica.

2) ESCOLIOSE CONGNITA

Este tipo de escoliose secundrio a uma deformidade na vrtebra, que est presente ao nascimento e visvel em radiografias.

3) OUTROS TIPOS DE ESCOLIOSE

Escoliose Neuromuscular resulta de uma doena neurolgia, muscular ou neuromuscular.

Escoliose Ps-Traumtica pode ocorrer aps fratura da coluna, secundria leso das estruturas sseas.

Progresso natural da Escoliose Idioptica

Ao nascimento, a coluna vertebral est alinhada. A deformidade da coluna pode comear logo aos primeiros anos de vida, mas na maioria das vezes no aparece at o incio da puberdade (por volta dos 10 anos de idade). A escoliose atinge seu perodo mximo de deformao entre os 10 e 14 anos de idade, que coincide com o estiro de crescimento da adolescncia (perodo de crescimento rpido que ocorre no incio da puberdade).

A escoliose afeta 2 a 4% da populao.

Cinco em cada 1000 pessoas tm curvas maiores que 20 graus.

Uma em cada 1000 pessoas tem curva maior que 40 graus. Entre os adolescentes, a escoliose afeta meninos e meninas na mesma proporo, se levarmos em considerao curvas menores que 10 graus. Entretanto, a medida que a gravidade da escoliose aumenta, a proporo de meninas acometidas em relao a meninos tambm aumenta.

Se uma menina no teve sua primeira menstruao (ou menarca), existe uma chance de 50% de que a escoliose ir progredir. Se ela j teve a menarca, a chance de que a escoliose progrida de 20%.

O incio dos ciclos menstruais indica que a jovem j encerrou seu estiro de crescimento e que a fase de deformao rpida da escoliose est no fim. No sexo masculino, este perodo corresponde mudana no timbre da voz e ao aparecimento de pelos pubianos. O final do crescimento ocorre entre os 16 e 17 anos nas mulheres e entre os17 e 18 anos nos homens.

Cirurgia: por que e quando?

Como j foi explicado, a escoliose progride e piora durante o estiro de crescimento. Alm disso, algumas curvas pioram mais que as outras, e algumas curvas pioram mesmo com o uso do colete.

O uso do colete visa conter a progresso da curvatura escolitica durante o estiro de crescimento, mesmo que posteriormente haja necessidade de cirurgia.

Os objetivos da cirurgia so os seguintes:

Reduo da curvatura

Bloqueio da progresso da deformidade

Preveno de problemas cardio-respiratrios e neurolgicos

Melhor aparncia esttica do paciente

Melhor qualidade de vida no futuro

A cirurgia geralmente capaz de reduzir a escoliose em 50 a 70%, mas no necessariamente retira a gibosidade dorsal. O principal objetivo da cirurgia realinhar a coluna atravs de implantes metlicos inseridos permanentemente nas vrtebras. Estes implantes auxiliam na reduo da deformidade e da gibosidade

dorsal. Esta ltima diminui com a cirurgia, mas raramente desaparece por completo. Em casos onde a gibosidade muito grande, o cirurgio pode propor uma cirurgia alternativa para a sua correo.

Nenhuma cirurgia para escoliose obrigatria se no h risco de vida ao paciente. Entretanto, curvas maiores que 40-50 graus tendem a progredir mesmo aps o final do crescimento.

Grandes deformidades podem levar a problemas cardio-respiratrios e a dor crnica. Alm disto, quanto maior a curva, mais difcil a correo e menor a reduo da deformidade; os resultados no so to bons quanto as cirurgias para curvas menores, e os riscos cirrgicos tambm aumentam.

Vantagens da Cirurgia no adolescente

PROBLEMAS RESPIRATRIOS: uma escoliose grave, se deixada sem tratamento, pode resultar em problemas respiratrios devido deformao progressiva do trax, por volta dos 40-50 anos de idade.

FLEXIBILIDADE DA COLUNA: normalmente nosso corpo mais flexvel quando somos mais jovens. O mesmo se aplica coluna vertebral, facilitando a correo cirrgica e o realinhamento da coluna.

ALTERAES ESTTICAS: com a progresso da escoliose, a gibosidade dorsal torna-se mais pronunciada, o tronco pode aparentar estar deslocado lateralmente em relao aos quadris, um seio pode ficar mais proeminente que o outro, e a linha do quadril torna-se assimtrica. Todas essas alteraes somadas podem causar problemas psicolgicos ao paciente.

MELHOR FORMA FSICA E RECUPERAO MAIS RPIDA: de uma maneira geral, temos uma melhor sade quando jovens, com uma recuperao mais rpida e menor risco de complicaes. Ainda, muito mais fcil se recuperar de uma cirurgia quando no existem obrigaes (trabalho, filhos, casa, etc...). Se um adolescente requer semanas para se recuperar de uma cirurgia, um adulto pode necessitar de vrios meses de recuperao.

Perodo pr-operatrio

Alguns hospitais requerem que o paciente esteja internado na noite anterior cirurgia. Outros preferem que voc chegue na manh da cirurgia, permitindo que voc durma em casa. Entretanto, voc deve chegar ao hospital por volta das 6:00 da manh para que no ocorram atrasos na cirurgia.

Voc no deve ingerir alimentos ou lquidos a partir das 10:00 da noite anterior sua cirurgia .

Acomodaes

Seus pais podem permanecer no hospital durante seu internamento. Apenas uma pessoa pode passar a noite no quarto com voc. Caso haja necessidade de permanecer na unidade de recuperao aps a cirurgia, as regras dessa unidade sero explicadas a voc no hospital.

Consentimento informado - autorizao para cirurgia

Do ponto de vista Legal, voc pode aceitar ou recusar a cirurgia. Se voc concorda em submeter-se ao procedimento cirrgico, voc deve assinar uma autorizao. Atravs desta, voc permite ao cirurgio a realizao da cirurgia e ao anestesista a induo da anestesia. Este documento protege os seus direitos, assim como os do seu mdico e os do hospital.

Caso voc seja menor de idade, um de seus pais ou responsvel deve assinar o termo de consentimento.

Anestesia

Seu anestesista far uma avaliao antes da cirurgia. Esta pode ser feita no consultrio, ou logo aps seu internamento no hospital. Ele ser responsvel por lhe explicar o procedimento de anestesia, e caso necessrio, poder lhe prescrever uma medicao para lhe ajudar a dormir na noite anterior cirurgia.

A manh da cirurgia

Voc deve estar em jejum desde a noite anterior a cirugia. isto inclui balas e gomas de mascar. Isto fundamental para evitar o risco de vmito e aspirao do contedo do seu estmago para dentro dos pulmes durante a cirurgia.

Voc deve lavar todo seu corpo antes da cirurgia, incluindo seu cabelo. Suas unhas devem estar curtas e limpas, sem esmalte. Evite o uso de cremes e perfumes, e se seu cabelo for longo voc deve utilizar um prendedor de cabelo no metlico (elstico) para prender seu cabelo para trs. O uso de maquiagem no permitido no dia da cirurgia.

Medicaes de rotina: se voc usa algum medicamento rotineiramente, avise seu mdico e anestesista. Traga as medicaes com voc, mas elas devem ser administradas pela equipe hospitalar, j que algumas doses podem ser modificadas durante seu internamento.

Se voc utiliza plulas anti-concepcionais, avise seu mdico. Alguns hematologistas recomendam que seu uso seja interrompido um ms antes da cirurgia.

Lentes de contato no devem ser utilizadas no seu internamento. Lembre-se de trazer culos com voc caso esteja acostumado a us-los.

Indo ao centro cirrgico

Lembre-se que seus pais ou acompanhantes podem ir com voc at a entrada do centro cirrgico, mas permanecero fora dele durante a cirurgia. rotina que os pacientes sejam levados ao centro cirrgico numa maca ou na prpria cama.

Sala de cirurgia

Voc ser recebido pela equipe de enfermagem, que ser responsvel por voc durante toda a cirurgia. Alguns aparelhos sero conectados ao seu corpo para melhor controle de seus dados vitais.

recomendvel que seus pais aguardem no quarto durante a cirurgia, j que o procedimento dura cerca de 4-5 horas. A equipe de enfermagem geralmente comunica a famlia, por telefone, sobre o andamento da cirurgia.

Anestesia

O anestesista far com que voc adormea fazendo com que voc respire atravs de uma mscara e injetando medicamentos atravs de uma acesso venoso, que ele mesmo instalar no seu brao.

Uma vez dormindo, um tubo ser posicionado nas suas vias respiratrias, atravs da sua boca. Isso permite ventilar seus pulmes e uma oxigenao perfeita de todo seu corpo durante a cirurgia.

Em algumas cirurgias, h necessidade de transfuso sangunea, que determinada pelo anestesista em conjunto com o cirurgio. Esse sangue geralmente retirado do seu prprio corpo antes da cirurgia (num processo chamado autodoao), ou em alguns casos pode ser doado por seus pais ou familiares.

Inciso cirrgica

Aps a anestesia, o cirurgio ir preparar a sua pele para a cirurgia com uma soluo de povedine-iodo. importante que voc avise a equipe mdica em caso de alergia a IODO, pois outros produtos podem ser utilizados em seu lugar. Em seguida, campos estreis so colocados sobre seu corpo ao redor da rea a ser operada, com o objetivo de evitar infeces.

O tamanho e local da inciso variam com o tipo de cirugia planejada, tipo de intrumentos a serem implantados, e com a preferncia do cirurgio. Uma segunda inciso pode ser necessria, caso haja necessidade de retirar enxerto sseo, na regio da pelve (cintura).

Implantes cirrgicos

Parafusos, ganchos e hastes feitos de ao ou titnio so utilizados para auxiliar na correo da deformidade. Rejeio a este tipo de metal extremamente rara, j que so bem tolerados pelo seu corpo.

Existem vrias tcnicas similares para tratar a escoliose cirugicamente. Independente do material utilizado, o objetivo o mesmo: inserir o implante nas vrtebras para corrigir a deformidade.

Artodrese (fuso ssea)

A fuso ssea permite que a correo da deformidade no seja perdida no futuro. Ela ocorre atravs da colocao de pequena quantidade de osso retirado de seu osso ilaco (o osso da bacia), sobre as articulaes da coluna, expostas durante a cirurgia.

Os implantes metlicos obtm a correo imediata da deformidade, mas sua principal funo manter a coluna alinhada at que a fuso ssea ocorra. Sem isso, com o tempo os implantes podem se enfraquecer e quebrar.

Wake-uptest (teste do despertar)

Uma vez feita a correo cirrgica, importante saber que esta no interferiu no funcionamento da medula espinhal. Isto feito atravs de uma reduo gradual da anestesia, at que voc acorde. O anestesista pedir que voc mova seus ps, e sua resposta ser observada por um dos auxiliares cirrgicos. Assim que o teste termine voc voltar a dormir. As medicaes analgsicas aplicadas pelo anestesista impedem que voc sinta qualquer dor durante este procedimento, e na maioria das vezes o paciente no lembra de ter realizado o teste.

Caso o teste mostre alguma modificao no movimento das pernas, o cirurgio reduz a correo da deformidade at que estes sejam normalizados, e caso a alterao persista, todos os implantes so retirados, e o tratamento deve ser modificado. Este teste feito de rotina, mas o risco de alterao do funcionamento dos nervos ocorre apenas em curvas maiores que 80 graus, ou quando alguma alterao prvia da medula espinhal existe.

Monitorizao Intra- Operatria

Monitorizao intra- operatria ou neuromonitorizao o conjunto de exames e testes eletrofisiolgicos do sistema nervoso realizados no paciente durante a cirurgia de coluna. Estes exames fornecem informaes em tempo real sobre possveis alteraes decorrentes do procedimento cirrgico, incluindo alteraes pela manipulao cirrgica, pela anestesia, por alteraes da presso arterial ou mesmo por

alteraes da temperatura corporal. Sendo assim, o objetivo da monitorizao intra-operatria auxiliar o cirurgio a identificar alteraes neurolgicas, seja da medula ou dos nervos, durante a cirurgia, permitindo sua imediata correo. As tcnicas de monitorizao reduziram significativamente os riscos de complicao neurolgica dos procedimentos de coluna, sem introduzir riscos adicionais.

Antigamente, as leses s eram identificadas no ps- operatrio, quando o paciente acordava da cirurgia ou com o wake- up test. Muitas vezes, uma nova cirurgia era necessria para corrigir esta alterao neurolgica.

Os exames incluem eletroencefalografia, eletromiografia, potencial evocado motor e sensitivo. A escolha dos nveis monitorizados depende do tipo da cirurgia e da estrutura em risco. Estes exames so realizados com a colocao de eletrodos no couro cabeludo, nos msculos das pernas e dos braos, permitindo a monitorizao da medula e dos nervos. O paciente submetido a um exame pr- anestsico e pr- operatrio, para a obteno do seu padro neurolgico, ou seja, possvel identificao de alteraes pr- existentes.

A Clnica da Coluna Vertebral conta com um aparelho de neuromonitorizao de ltima gerao (Nicolet) com quarenta canais de monitorizaco, alm de potenciais auditivos e pticos. Isto possibilita a monitorizao de reas maiores e de um maior numero de estruturas, auxiliando a realizao de cirurgias mais complexas e tornando-as mais seguras.

Pacientes submetidos a cirurgias de deformidades, como escoliose, cifose, espondilolistese, cirurgias de tumores, estenoses de canal medular e correo de fraturas podem se beneficiar com a equipe de neuromonitorizaco presente em seus procedimentos. Ainda, o sistema permite saber se um implante metlico est causando irritao de nervos ou da medula, permitindo seu reposicionamento durante a cirurgia.

Converse com seu mdico e informe-se se no seu caso ou na sua patologia h indicao de monitorizao.

Fim da cirurgia

Uma vez encerrada a cirurgia, a inciso cirrgica fechada com fios de sutura que sero absorvidos pelo seu prprio corpo. Isto significa que NO h necessidade de retirar os pontos posteriormente. Voc ser levado a uma rea de recuperao, at que recupere completamente a conscincia e seus dados vitais sejam reestabilizados.

Outras tcnicas cirrgicas

Toracoplastia: envolve a correo da deformidade das costelas (giba), atravs do encurtamento de algumas costelas. Este procedimento feito por questes estticas, e sua necessidade deve ser discutida entre cirurgio e paciente antes da cirurgia. Como envolve os arcos costais, pode causar alguma limitao dos movimentos respiratrios aps a cirurgia.

Toracotomia: a correo de alguns tipos de deformidade pode envolver uma cirurgia na parte anterior da coluna, atravs do trax (toracotomia), onde a remoo de uma das costelas permite que o cirurgio tenha acesso coluna. Este procedimento pode ser feito isoladamente (cirurgia anterior apenas) ou em conjunto com a cirurgia posterior. H a necessidade da instalao de um dreno torcico aps a cirurgia para permitir que os pulmes voltem a se expandir, o que pode causar um desconforto extra por um ou dois dias aps a cirurgia. Em alguns casos, essa operao pode ser feita atravs de vdeo cirurgia, com incises menores que as convencionais. Entretanto, a eficcia da cirurgia vdeo -assistida ainda deve ser comprovada em estudos cientficos.

Complicaes cirrgicas

Complicaes durante cirurgias para escoliose so extremamente raras, e a maioria das operaes so conduzidas sem problemas. Entretanto, em alguns casos, complicaes podem ocorrer. Felizmente a maioria destas complicaes pode ser resolvida graas experincia da equipe cirrgica.

Complicaes Relacionadas Cirurgia da Coluna

Problemas Neurolgicos: o risco de complicaes neurolgicas foi estimado em 0,7% pela Sociedade Americana de Pesquisa em Escoliose, sendo que a maioria dos pacientes afetados recupera-se completamente. Dentre as causas esto compresso da medula espinhal ou nervos pelos implantes metlicos, hematoma epidural, ou correo excessiva da deformidade. Obviamente, vrios testes so feitos durante a cirurgia para evitar que isso ocorra.

Hemorragia: cerca de 3% das cirurgias para escoliose podem cursar com sangramento excessivo. Esse problema corrigido durante o procedimento com a administrao de lquidos (soro, ringer ou sangue) para manuteno de presso sangunea adequada.

Problemas respiratrios: durante a realizao de cirurgia por via anterior (toracotomia) ou na resseco de costelas (toracoplastia), pode haver dificuldade para expandir os pulmes adequadamente. Neste caso, o cirurgio precisa inserir um dreno de trax por alguns dias, para manter a presso dentro do trax e drenas eventuais sangramentos na cavidade torcica.

Aps a cirurgia, uma boa funo pulmonar ajuda a evitar infeces respiratrias. Por isso importante que voc realize exerccios respiratrios logo aps a cirurgia, mesmo que isso lhe cause alguma dor.

Problemas intestinais: vmitos e nuseas so comuns aps a cirurgia, e so manejados com medicamentos especficos para reduzir o desconforto causado por estes problemas. Alguns pacientes apresentam dificuldade para recuperar o funcionamento normal do intestino aps cirurgia para coluna; isso requer controle da ingesta de alimentos, para que o problema no se agrave. Medicamentos laxativos podem ser necessrios se no houver movimento intestinal aps o quarto ou quinto dia psoperatrio.

Infeco

Esta uma das complicaes mais comuns envolvendo qualquer procedimento cirrgico. Quanto mais complexa e prolongada a cirurgia, maior a perda sanginea, maior o tempo de anestesia, e maior o tempo de exposio do corpo. Todas essas condies aumetam o risco de infeco, que no caso da cirurgia para escoliose, varia de 1 a 5%.

O prprio paciente uma fonte de microorganismo que podem contaminar o local da cirurgia, levando infeco apesar do uso de antibiticos. Outros fatores, como idade elevada, desnutrio, obesidade, imunossupresso, diabetes, uso de corticides, e uma infeco pr-existente, podem aumentar o risco de infeco ps-operatria.

Problemas Circulatrios: apesar de raros em crianas e adolescentes, h a preocupao com Tromboflebites sempre que um paciente fica acamado. Movimentao precoce aps a cirurgia, e em alguns casos o uso de meias compressivas especiais, auxiliam a reduzir o risco de alterao na circulao das pernas. Caso isso ocorra, medicamentos especficos so utilizados para fazer com que a circulao volte ao normal.

Parada Cardaca: sempre existe um risco, ainda que mnimo, de parada cardaca toda vez que uma anestesia aplicada. Na maioria das vezes impossvel prever sua ocorrncia. Atravs da monitorizao do paciente durante a cirurgia, alteraes so detectadas precocemente, e medidas so tomadas antes que uma parada cardaca possa ocorrer. Ainda, anestesistas so peritos em manobras para reverter qualquer complicao cardaca que possa ocorrer durante a cirurgia.

Perodo ps-operatrio

Assim que voc deixar o centro cirrgico, voc ainda estar sob efeito dos anestsicos. Algum tempo depois, natural que voc sinta alguma dor. Existem medicamentos prescritos pelo seu mdico, e que sero aplicados pela equipe de enfermagem, que controlaro essa dor ps-operatria.

Voc tambm pode sentir uma sensao de desconforto e dificuldade para encontrar uma posio cmoda, mas isso faz parte de um processo de adaptao do seu corpo a um novo alinhamento de sua coluna.

Edema: voc pode apresentar um aumento de volume, que mais evidente na face e mos, e este decorre da grande quantidade de lquidos que voc recebe durante a cirurgia e por ter ficado muito tempo numa mesma posio (o que necessrio para a cirurgia). Este edema pode levar at trs dias para desaparecer completamente.

Acesso Venoso: uma pequena cnula permanecer conectada a uma veia no seu brao, permitindo que voc receba hidratao adequada, antibiticos e analgsicos, nas 48 horas que seguem a cirurgia.

Sonda Urinria: esta inserida antes da cirurgia para esvaziar sua bexiga, e mantida por 24 horas para evitar o desconforto de ir ao banheiro no perodo que se segue cirurgia. Assim que voc se sentir confiante para deixar a cama, o cateter retirado.

Inciso Cirrgica: a equipe de enfermagem ser responsvel por averiguar os curativos periodicamente, e troc-los quando necessrio.

Drenos: muitas vezes drenos so posicionados na regio da cirurgia ou no trax (nas toracotomias e toracoplastias), para evitar que sangue se acumule nos locais operados. Estes so removidos entre 24 e 48 horas aps a cirurgia.

Exerccios Respiratrios: fundamental que voc realize exerccios aps a cirurgia, permitindo uma recuperao mais rpida e evitando o acmulo de secrees no pulmo.

Visitas: seus pais e membros diretos da sua famlia podem visit-lo no hospital. Entretanto, voc precisa de repouso para se recuperar o mais rpido possvel; recomendamos que visitas sejam restritas nas 48 horas que se seguem cirurgia.

Mobilizao: voc ficar deitado nas primeiras 12 a 24 horas aps a cirurgia, e a equipe de enfermagem ser responsvel por ajudar a mudana de posio na cama, para aumentar seu conforto. Assim que voc se sentir confiante, a cama ser reclinada gradualmente at que voc esteja completamente sentado. Apartir deste momento voc pode tentar sair da cama e ir ao banheiro ou sentar-se numa cadeira por curtos perodos de tempo.

Dieta: assim que seu intestino volte a funcionar, voc pode iniciar sua alimentao, gradualmente. Nas primeiras 24-48 horas, prefervel uma dieta leve, com sucos e sopas.

Exerccios: apesar de estar acamado nos primeiros dias do perodo ps operatrio, voc deve mobilizar braos e pernas logo nas primeiras 24 horas; geralmente um fisioterapeuta ou seu mdico orientam esses exerccios.

Alta Hospitalar: depende do tipo de cirurgia e da sua recuperao. O perodo mdio de internamento de 4 a 5 dias.

Recuperao

Nas primeiras semanas que se seguem cirurgia, voc precisar de alguma ajuda para sair da cama, ir ao banheiro, ou tomar banho.

A dor decorrente da cirurgia deve diminuir gradualmente, tanto na coluna quanto na pelve (caso tenha sido retirado enxerto sseo). A medicao para dor, deve ser utilizada somente quando necessrio.

Higiene:voce pode tomar banhos de chuveiro em casa, mas recomendamos que utilize uma cadeira plstica, para evitar quedas, j que neste perodo voc pode no estar acostumado ao novo alinhamento do seu corpo. Banhos de banheira so permitidos aps duas semanas da cirurgia. Tenha sempre algum na casa e no tranque a porta do banheiro, caso voc no se sinta bem.

Cuidados com a cicatriz: evite cremes e perfumes no primeiro ms.

No recomendamos que a cicatriz seja exposta ao sol no primeiro ano aps a cirurgia, pelo risco de causar uma cicatriz aumentada e de colorao distinta da sua pele. Procure aplicar protetor solar a cada 2 horas sobre a rea operada.

Alguns dermatologistas recomendam o uso de um creme de vitamina E para auxiliar na remodelao da cicatriz a partir da quarta semana ps-operatria.

Caso note aumento de volume, secreo ou alterao de cor ao redor da cicatriz, comunique seu cirurgio, para certificar-se que tudo est bem.

Ainda, voc pode notar uma alterao temporria da sensibilidade ao redor da cicatriz, que deve desaparecer gradualmente em um ou dois meses.

Dieta: comum, aps um cirurgia longa como a da escoliose, que voc no tenha apetite. melhor para sua digesto que voc faa diversas pequenas refeies durante o dia (de 4 a 6). Voc tambm deve tomar cerca de 8 copos de gua por dia. Frutas e vegetais so uma rica fonte de fibras, que auxiliaro seu

intestino a funcionar normalmente. Ainda, vegetais ricos em ferro e carnes vermelhas auxiliam na recuperao dos nveis de ferro no seu sangue.

Reabilitao: aps duas semanas, reabilitao ajudar na recuperao de seu equilbrio e flexibilidade, assim como no fortalecimento de sua musculatura.

Retorno s atividades normais: quando em casa, procure fazer duas a trs caminhadas ao dia, aumentando a distncia gradualmente. Alm de recuperar sua forma fsica rapidamente, exerccios estimulam o crescimento sseo, auxiliando na consolidao do enxerto.

Voc deve se programar para ficar um ms sem ir escola / trabalho aps a cirurgia. Uma sugesto ter um programa de estudos em casa nesse ms.

Outros efeitos da cirurgia: o stress de uma cirurgia pode, algumas vezes, causar alteraes no ciclo menstrual. No existe motivo para preocupaes, j que este evento temporrio.

Voc deve ser reavaliada pelo seu cirurgio 4 semanas aps a cirurgia, quando uma radiografia ser feita, para que seu mdico se certifique de que a recuperao est ocorrendo normalmente.

Potrebbero piacerti anche