Sei sulla pagina 1di 1

14

Segunda-feira 18 de julho de 2011

Jornal do Comrcio - Porto Alegre

Economia
Turismo

Festiqueijo espera atrair mais de 25 mil visitantes at o dia 31


O Festiqueijo 2011, festival de queijos, vinhos e espumantes realizado em Carlos Barbosa, espera superar neste ano a marca recorde de 25 mil visitantes. A presena na festa, que ocorre at o dia 31 de julho, j superou as fronteiras do Estado. A maioria de visitantes da Grande Porto Alegre j foi complementada com turistas de diversos estados, sobretudo de regies metropolitanas, e de pases como Bolvia, Costa Rica e Peru. Porm, mais do que quantidade, conforme a secretria do Turismo do municpio, Melissa Baccon, o propsito continuar primando pelo bom atendimento nos estandes. prioridade para todos a qualidade, o atender bem os visitantes para que eles retornem, observa a secretria. O crescimento do evento, que em 2011 tem dez vincolas e nove queijarias participantes, um reflexo da evoluo do setor no municpio. No ano da primeira edio, em 1987, Carlos Barbosa contava somente com a cooperativa Santa Clara, que completa 100 anos em 2012, e nenhuma vincola. Hoje, so cinco empresas leiteiras, o que fez deste o segundo setor mais importante da cidade depois do metalmecnico, e uma vincola. O Festiqueijo conta nesta edio com o lanamento de 17 produtos. O festival emprega mais de 400 pessoas de forma direta e envolve vincolas e queijarias da Serra e de outras regies do Estado. Ainda que a principal atrao seja o queijo, sobretudo o pastel, produto mais vendido nas edies, o evento se prope a divulgar a produo cultural da cidade, com msicos que se apresentam durante todos os fins de semana. Alm disso, movimenta outras empresas no relacionadas ao evento, como confeces e artesanato.

Pesquisa avalia potencial do artesanato gacho


Estudo vai permitir estratgias para desenvolver regies
Marcelo Beledeli
marcelo@jornaldocomercio.com.br

Festa oportunidade para saborear 17 novos produtos

Curso orienta sobre viagem a trabalho


A Porto Brasil Viagens e Turismo promove no segundo semestre um curso sobre viagens corporativas. Com o ttulo A Arte de Gerenciar Viagens Corporativas, o programa tem o objetivo de apresentar solues e tendncias deste setor. Sero quatro encontros (20 de julho, 31 de agosto, 5 de outubro e 23 de novembro). Segundo Ana Claudia Costa, diretora-executiva da Porto Brasil, o objetivo que os participantes gerenciem cada vez melhor seus processos de viagens, buscando atravs das melhores prticas os melhores resultados. Informaes pelo telefone (51) 3025-2626 ou no site www.portobrasil.com.br/artedegerenciar.

Atualmente, segundo dados do Programa Gacho do Artesanato da Fundao Gacha do Trabalho e Ao Social (FGTAS), existem mais de 35 mil artesos atuantes no Rio Grande do Sul. Para avaliar a importncia econmica desse segmento para a economia estadual, o Ministrio do Turismo encomendou um estudo sobre a situao da produo artesanal. O trabalho tem o objetivo de incentivar o turismo no Estado atravs da qualificao e divulgao dos trabalhos dos artesos gachos. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Tecnolgico Latino-Americano de Pesquisas e Desenvolvimento (Itelap) entre fevereiro e junho de 2011 em 32 municpios de sete regies do Rio Grande do Sul. Procuramos fazer um diagnstico da situao do artesanato no Estado, para que o poder pblico pudesse traar estratgias de desenvolvimento ligadas ao turismo para pessoas que trabalham com essa atividade, informa Jos Olmiro Oliveira Peres, presidente do Itelap. Dentre os municpios pesquisados, cinco tero uma anlise mais detalhada sobre a potencialidade do comrcio de artesanato ligado ao setor turstico: Santana do Livramento, Capo da Canoa, Bento Gonalves, Porto Alegre e Pelotas. So locais onde existem maiores volumes de empreendimentos na rea, ou propostas j encaminhadas para unir essas duas atividades econmicas, explica Flvio Renato Macedo, gestor administrativo do projeto. Segundo Macedo, uma das dificuldades do turismo gacho a falta de integrao entre os produtos artesanais criados no Estado e a divulgao de suas atra-

GRUPO REDEIRAS/DIVULGAO/JC

Peas feitas de escamas de peixe j so vendidas em outros estados

es ou caractersticas regionais. O gestor lembra o exemplo dos estados do Nordeste, que conseguem vender muito bem seu artesanato aos visitantes ligando os itens comercializados a uma proposta turstica local. Aqui, mesmo nas cidades que vivem do turismo, difcil encontrar produtos artesanais onde esto integrados elementos da nossa cultura, como um simples pano de prato onde apaream smbolos como o cavalo ou o chimarro, destaca. Os resultados da pesquisa sero apresentados entre os dias 25 e 27 de julho, no Hotel Everest, em Porto Alegre, durante o seminrio Artesanato Gacho Associado ao Turismo: um novo cenrio mercadolgico. O evento, que ser aberto ao pblico, contar com mais de 200 peas de artesanato de todo o Estado. Tambm sero ministradas mais de 11 horas de oficinas e workshops sobre tcnicas e ferramentas para organizar e capacitar o trabalho destes profissionais.

Um caso de sucesso que ser apresentado no seminrio ser o das redeiras de Pelotas. O grupo, formado por mulheres das famlias de pescadores da Colnia So Pedro Z3, recicla escamas e couro de peixe, alm de redes de pesca, para criar novidades como joias, bolsas e carteiras e acessrios. As peas j tiveram sua primeira coleo lanada em 2010, e so comercializadas em 20 lojas de estados do Nordeste e em So Paulo. Essa atividade nos trouxe renda e melhorou nossa vida. Em meses quando a pesca no foi boa, foi o dinheiro do artesanato que sustentou nossas famlias, explica Karine Portela Soares, artes coordenadora do grupo. Tambm estar presente no evento o projeto Mo Gacha, que desde 2002 leva o selo da Unesco e cujos produtos so comercializados pela Tok&Stok. Outro destaque ser o Grupo L Pura, de So Borja, que j teve seus produtos apresentados na 14 edio do Fashion Rio.

FESTIQUEIJO/DIVULGAO/JC

PREDILETO ALIMENTOS S.A.


CNPJ/MF 32.110.317/0001-33 - NIRE (JUCERGS) 43 3 0003473 9

Companhia Aberta

Royal Caribbean seleciona profissionais


A empresa de cruzeiros martimos Royal Caribbean vai realizar um processo seletivo em Porto Alegre em setembro. So cerca de 200 vagas para diversas funes com atuao em vrios navios da companhia espalhados pelo mundo. Os pr-requisitos obrigatrios para as vagas so idade mnima de 21 anos, experincia na rea desejada, habilidade no atendimento aos hspedes com foco na excelncia; dinamismo, ingls entre intermedirio e avanado e disponibilidade para trabalhar embarcado por pelo menos sete meses. Os interessados devem enviar currculo em ingls com o assunto Seleo POA trabalho a bordo para o e-mail recrutamento@rccl.com.br. Os candidatos selecionados para entrevista recebero um e-mail informativo com data, local e horrio da entrevista.

COMUNICADO AO MERCADO
PREDILETO ALIMENTOS S.A. companhia aberta com sede na Cidade de Canoas (RS), na Rua Hermes da Fonseca, 1838, Bairro Rio Branco, CEP 92200-150 (a Companhia), em atendimento ao disposto no art. 157, 4 da Lei 6404/76 e na instruo CVM n 358 de 03.01.2002, e posteriores alteraes, vem, por meio do presente COMUNICADO AO MERCADO, informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que entregou na Comisso de Valores Mobilirios, em 14 de julho do corrente ano o FORMULRIO DE REFERNCIA 2010, dando assim por cumprida esta obrigao formal. Canoas (RS), 15 de julho de 2011. PREDILETO ALIMENTOS S/A Antenor Gomes de Barros Leal Filho Diretor de Relaes com Investimentos

Potrebbero piacerti anche