Sei sulla pagina 1di 2

10 Estratgias de Manipulao por Noam Chomsky

Por: Redao PEC em: Ter 21 de Feb, 2006 04:01 UTC (738 Leituras)

1. A ESTRATGIA DA DISTRAO O elemento primordial do controle social a estratgia da distrao que consiste em desviar a ateno do pblico dos problemas importantes e das mudanas decididas pelas elites polticas e econmicas, mediante a tcnica do dilvio ou inundaes de contnuas distraes e de informaes insignificantes. A estratgia da distrao igualmente indispensvel para impedir ao pblico de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na rea da cincia, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da ciberntica. "Manter a ateno do pblico distrada, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importncia real. Manter o pblico ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta granja como os outros animais (citao do texto "Armas silenciosas para guerras tranqilas.) 2. CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUES Este mtodo tambm chamado "problema-reao-soluo. Se cria um problema, uma "situao prevista para causar uma certa reao no pblico, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violncia urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o pblico seja o mandante de leis de segurana e polticas em prejuzo da liberdade. Ou tambm: criar uma crise econmica para fazer aceitar como um mal necessrio o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos servios pblicos. 3. A ESTRATGIA DA DEGRADAO Para fazer com que se aceite uma medida inaceitvel, suficiente aplicar progressivamente, em "degradado, sobre uma durao de 10 anos. dessa maneira que condies socioeconmicas radicalmente novas tem sido impostas durante os anos de 1980 a 1990. Desemprego em massa, precariedade, flexibilidade, reassentamentos, salrios que j no asseguram ingressos decentes, tantas mudanas que haviam provocado uma revoluo se tivessem sido aplicadas de forma brusca. 4. A ESTRATGIA DO DEFERIDO Uma outra maneira de se fazer aceitar uma deciso impopular a de apresent-la como sendo "dolorosa e necessria, obtendo a aceitao pblica no momento para uma aplicao futura. mais fcil aceitar um sacrifcio futuro do que um sacrifcio imediato. Primeiro, por que o esforo no empregado imediatamente. Em seguida, por que o pblico, a massa, tem sempre a tendncia a esperar ingenuamente que "tudo ir melhorar amanh e que o sacrifcio exigido poder ser evitado. Em fim, isto d mais tempo ao pblico para acostumar-se com a idia de mudana e de aceit-la com resignao quando chegue o momento.

Um exemplo recente: a passagem para o Euro e a perca da soberania monetria e econmica tem sido aceitos pelos pases Europeus em 1994-1995 para uma aplicao em 2001. Outro exemplo: os acordos multilaterais da ALCA (o FTAA) que os Estados Unidos tem imposto desde 2001 aos pases de todo o continente americano (Central e Sul da Amrica) apesar de suas reticncias, concedendo uma aplicao e vigncia diferida para 2005. 5. DIRIGIR-SE AO PBLICO COMO CRIANAS DE BAIXA IDADE A maioria da publicidade dirigida ao grande pblico utiliza um discurso, argumentos, personagens e uma entonao particularmente infantil, muitas vezes prximos debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por que? "Se se dirige a uma pessoa como se tivesse a idade de 12 anos ento, em razo da sugestionabilidade, ela tender, com certa probabilidade, uma resposta ou reao tambm desprovida de um sentido critico como a de uma pessoa de 12 anos de idade. (ver "armas silenciosas para guerras tranqilas)

6. UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXO Fazer uso do aspecto emocional uma tcnica clssica para causar um curto circuito na anlise racional, e por fim ao sentido critico dos indivduos. Alm do mais, a utilizao do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idias, desejos, medos e temores, compulses, ou induzir comportamentos... 7. MANTER O PBLICO NA IGNORNCIA E NA MEDIOCRIDADE Fazer como que se o pblico seja incapaz de compreender as tecnologias e os mtodos utilizados para seu controle e sua escravido. "A qualidade da educao dada as classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medocre o possvel, de forma que a distncia da ignorncia que paira entre as classes inferiores s classes sociais superiores seja e permanea impossveis para o alcance das classes inferiores (ver "armas silenciosas para guerras tranqilas) 8. PROMOVER AO PBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE Promover ao pblico a achar "cool pelo fato de ser estpido, vulgar e inculto... 9. REFORAR A REVOLTA PELA CULPABILIDADE Fazer o individuo acreditar que somente ele o culpado pela sua prpria desgraa, por causa da insuficincia de sua inteligncia, de suas capacidades, ou de seus esforos. Assim, ao invs de rebelar-se contra o sistema econmico, o individuo auto-desvalida-se e culpa-se, o que gera um estado depressivo do qual um dos seus efeitos a inibio da sua ao. E sem ao, no h revoluo!... 10. CONHECER MELHOR OS INDIVDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM No transcorrer dos ltimos 50 anos, os avanos acelerados da cincia tem gerado uma crescente brecha entre os conhecimentos do pblico e aquelas possudas e utilizadas pelas elites dominantes. Graas a biologia, a neurobiologia e a psicologia aplicada, o "sistema tem desfrutado de um conhecimento avanado do ser humano, tanto de forma fsica como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o individuo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivduos do que os indivduos a si mesmos.

Avram Noam Chomsky (7 de dezembro de 1928) professor de Lingustica no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. O seu nome est associado criao da gramtica ge(ne)rativa transformacional, abordagem que revolucionou os estudos no domnio da lingustica terica. tambm o autor de trabalhos fundamentais sobre as propriedades matemticas das linguagens formais, sendo o seu nome associado chamada Hierarquia de Chomsky. Os seus trabalhos, combinando uma abordagem matemtica dos fenmenos da linguagem com uma crtica radical do behavio(u)rismo, em que a linguagem conceptualizada como uma propriedade inata do crebro/mente humanos, contribui decisivamente para o arranque da revoluo cognitiva, no domnio das cincias humanas. Alm da sua investigao e ensino no mbito da Lingustica, Chomsky tambm muito conhecido pelas suas posies polticas de esquerda e pela sua crtica da poltica externa dos Estados Unidos da Amrica. Chomsky descreve-se a si mesmo como um socialista libertrio havendo quem o associe ao anarco-sindicalismo. O termo chomskiano habitualmente usado para identificar as suas idias lingusticas embora o prprio considere que esse tipo classificaes (chomskiano, marxista, freudiano) "no fazem sentido em nenhuma cincia", e que "pertencem histria da religio, enquanto organizao".

Potrebbero piacerti anche