Sei sulla pagina 1di 43

Microcontroladores

dilus de Carvalho Castro Penido Ronaldo Silva Trindade

Automao Industrial

IFMG Campus Ouro Preto Ouro Preto - MG 2010

Indicao de cones
Os cones so elementos grficos utilizados para ampliar as formas de linguagem e facilitar a organizao e a leitura hipertextual. Ateno: indica pontos de maior relevncia no texto. Saiba mais: oferece novas informaes que enriquecem e o assunto ou curiosidades notcias recentes

relacionadas ao tema estudado. Glossrio: indica a definio de um termo, palavra ou expresso utilizada no texto. Mdias Integradas: sempre que se

desejar que os estudantes desenvolvam atividades empregando diferentes mdias: vdeos, filmes, jornais, ambiente AVEA e outras. Atividades de aprendizagem: apresenta atividades em diferentes nveis de aprendizagem para que o estudante possa realiz-las e conferir o seu domnio do tema estudado.

Sumrio
Aula 1 Conhecendo os Microcontroladores
1. Origem dos Microcontroladores 2. Arquiteturas Harvard e Von Neuman

Aula 2 - Os Microcontroladores da famlia PIC


2.1 Folha de Dados do PIC 12F675 2.2 Aplicaes Simples com PIC 12F675
2.2.1 Contador de Eventos 2.2.2 Acionador de um Sistema de Bombeamento de gua

Aula 3 Hardware do microcontrolador


3.1 Descriao dos pinos 3.2 Memria 3.3 Registradores 3.4 Pinos de I/O 3.5 Temporizadores

Aula 4 - Hardware do microcontrolador (continuao)


4.1 Comparadores 4.2 PWM 4.3 Conversor A/D 4.4 USART

Aula 5 Set de instrues


5.1 Estrutura das instrues

5.2 Grupos de instrues

Aula 6 - Interrupes
6.1 Tipos de interrupes do PIC 6.2 Interrupo de timer 6.3 Interrupo externa 6.4 Outras interrupes

Aula 7 Programao Assembly

Aula 8 - Programao Assembly

Aula 9 - Programao C

Aula 10 - Programao C

Palavra do professor-autor
Prezado estudante, com enorme satisfao que lhe apresentamos a disciplina MICRONTROLADORES do seu curso de AUTOMAO INDUSTRIAL. Esse trabalho fruto de nossa longa experincia no trato com os microntroladores seja como professor, seja como desenvolvedor de equipamentos que utilizam essa maravilha da moderna microeletrnica. Os microcontroladores tm enorme aplicao em nosso dia a dia e, muitas vezes, nem nos damos conta de que o equipamento que estamos utilizando possui um microcontrolador. Citamos como exemplo os aparelhos de DVD, televiso, forno de micro-ondas, geladeiras, porto eletrnico, sistemas eletro/eletrnicos de automveis e at o carto de crdito com chip! Se naqueles equipamentos de uso dirio os microcontroladorese j se fazem presentes, voc nem pode imaginar como eles esto embutidos em praticamente todas as aplicaes eletrnicas dentro de uma indstria. Ao longo do curso voc ser capaz de constatar por si mesmo uma enormidade de aplicaes. Para encerrar essa conversa lembre-se: se voc chegou at este ponto, poder ir muito mais longe, para alm desse curso. O mundo l fora precisa de uma pessoa como voc, que corre atrs de seus objetivos, que busca aprender e se melhorar cada vez mais. Conte com toda a nossa equipe para apoi-lo e esteja certo de que voc ir superar as suas dificuldades. Um forte abrao dos professores Ronaldo Trindade e dilus Penido.

Apresentao da disciplina
Nesta disciplina de Microcontroladores, vamos juntos percorrer um universo novo de aplicaes da microeletrnica. At aqui voc j teve a oportunidade de conhecer e estudar os diversos componentes eletrnicos tais como diodos, transistores e circuitos integrados. Voc j sabe que os componentes eletrnicos so interligados para formar circuitos que desempenham funes especficas e pde estudar, na Eletrnica Digital, como os circuitos podem executar funes lgicas (AND, OR, XOR, NOT) em suas mais variadas combinaes. Acontece que, quando a complexidade de um circuito aumenta muito (em termos das diversas funes a serem executadas), muitas vezes torna-se invivel a produo de tal circuito. Nesse ponto, fica mais fcil e mais barato utilizar um circuito que possa ser programado (o microcontrolador) e, utilizando-se corretamente os seus terminais de entrada e de sada, executar internamente as funes desejadas atravs de um software. <Glossrio> software: Termo ingls que designa o conjunto de instrues que pode ser interpretadas e executadas por um determinado processador de dados. Software A tambm dessa conhecido , como ento, programa ensin-lo de a computador </Glossrio> proposta disciplina programar um microcontrolador, de tal forma que ele possa executar as funes a ele designadas.

Para atingir nosso objetivo, estudaremos a estrutura interna de um microcontrolador, suas funes internas, seus perifricos associados, pinos de seus registradores, e demais temporizadores, entrada/sada

perifricos de interface com o mundo exterior. Estudaremos tambm a forma de programar, gravar e testar o software dentro de um microcontrolador e, finalmente, apresentaremos algumas aplicaes prticas que voc poder implementar.

Projeto instrucional
Disciplina: MICROCONTOLADORES Ementa: Arquitetura dos Microcontroladores Instrues Assembler Tcnicas de Programao Desenvolvimento de Sistemas Microcontrolados CARG AULA OBJETIVOS MATERIAIS A HOR RIA 1. Conhecendo os Microcontrola dores 2. Os Conhecer os microcontroladores no seu aspecto geral. Conhecer caractersticas do PIC 12F675 Conhecer o harware interno do microcontrolador Caderno texto e Ambiente virtual Caderno texto e Ambiente virtual Caderno texto e Ambiente virtual 7

Microcontrol adores da famlia PIC


3. Hardware

do microcontrol ador 4. Hardware do microcontrol ador (continuao )


5. Set de

Conhecer o harware interno do microcontrolador Conhecer o set de intrues do microcontrolador

Caderno texto e Ambiente virtual Caderno texto e Ambiente virtual

instrues

Conhecer as interrrupes do Interrupes microcontrolador 7. Conhecer a Programa programao assembly o Assembly do PIC 8. Conhecer a Programa programao assembly o Assembly do PIC 9. Conhecer a Programa programao C do PIC oC 10. Conhecer a Programa programao C do PIC oC 6.

Caderno texto e Ambiente virtual Caderno texto e Ambiente virtual Caderno texto e Ambiente virtual Caderno texto e Ambiente virtual Caderno texto e Ambiente virtual

Aula

Conhecendo

os

Microcontroladores

Figura 1.0 Mapa conceitual.

10

Objetivos da aula
Conhecer os fundamento de microcontroladores conhecer as principais arquiteturas de microcontroladores

1.1.

Origem dos Microcontroladores


, em ltima anlise, um

Um microcontrolador

computador em um nico chip (figuras 1.1 e 1.2). Esse chip contm um processador (unidade lgica e aritmtica ULA), memria, perifricos de entrada e de sada, temporizadores, dispositivos de comunicao serial, dentre outros. Os microcontroladores surgiram como uma evoluo natural dos circuitos digitais, devido ao aumento da complexidade dos mesmos. Chega um ponto em que fica mais simples, mais barato e mais compacto, substituir a lgica das portas digitais por um conjunto de processador e software.

Figura 1.1 Microcontrolador PIC 12F675.

11

Figura 1.2 Microcontrolador INTEL 8051. O primeiro microcontrolador foi lanado pela Intel em 1977 e recebeu a sigla 8048. Posteriormente, esse microcontrolador evoluiu, dando origem famlia 8051. Este chip programado em linguagem assembly e possui um poderoso conjunto de instrues. Por ser um dos precursores, utilizado em milhares de aplicaes de automao em diversas reas em todo o mundo.

O Microcontrolador possui internamente os seguintes dispositivos:


Uma CPU (Central Processor Unit ou Unidade de Processamento Central) cuja finalidade interpretar as instrues de programa.

12

Uma memria PROM (Programmable Read Only Memory ou Memria Programvel Somente de Leitura) na qual sero gravadas as instrues do programa.

Uma memria RAM (Random Access Memory ou Memria de Acesso Aleatrio) utilizada para memorizar as variveis utilizadas pelo programa.

Um conjunto de LINHAS de I/O para controlar dispositivos externos ou receber impulsos de sensores, interruptores, etc.

Um conjunto de dispositivos auxiliares ao funcionamento, ou seja, gerador de clock, contadores, UASART para comunicao, etc.

figura

1.3

apresenta

diagrama

de

blocos

de

um

microcontrolador, mostrando os principais elementos descritos at aqui.

13

Figura 1.3 Diagrama de blocos PIC 12F675. <Saiba mais.> Atualmente, os principais fabricantes de microcontroladores so:
Intel: http://www.intel.com Zilog: http://www.zilog.com National: http://www.national.com

14

Microchip: http://www.microchip.com Motorola: http://www.motorola.com Analog Devices: http://www.analog.com/microconverter

</Saiba mais.>

1.2 Arquiteturas Harvard e Von Neuman


Quando um sistema de processamento de dados (processadores e microcontroladores) possui uma nica rea de memria onde ficam armazenados os dados (variveis) e o programa a ser executado (software), dizemos que esse sistema segue a arquitetura de Von Neuman (pronuncia-se fon noiman). No caso em que os dados (variveis) ficam armazenados em uma rea de memria e o programa a ser executado (software) fica armazenado em outra rea de memria, dizemos que esse sistema segue a arquitetura Harvard. A mquina proposta por Von Neuman composta dos seguintes componentes (figura 1.4): memria; unidade de controle; unidade lgica e aritmtica (ULA); registradores perifricos de entrada e sada

Como se observa na figura 1.4, no existe separao entre dados e programa, uma vez que temos uma nica rea de memria. Dessa forma, o processador deve executar uma nica ao por vez: ou acessa os dados ou executa uma instruo.

15

Figura 1.4 Arquitetura Von Neuman. Na arquitetura Harvard (figura 1.5) observamos dois barramentos distintos: um para acessar a memria de dados e outro para acessar a memria de programas. Dessa forma, o processador pode buscar e executar uma instruo ao mesmo tempo em que acessa a memria de dados para ler ou para gravar algum valor. Veja a figura 1.5, onde pode-se observar o barramento de dados (Data Bus) em vermelho, partindo da memria RAM e seguindo at a Unidade Lgica e Aritmtica (ALU em ingls). Na mesma figura, observa-se o barramento de programa (Program Bus) em azul, que parte da memria de programa e chega na ALU.

16

Figura 1.5 Arquitetura Harvard. Devido separao entre dados e programa, um processador da arquitetura Harvard executar um programa em menor tempo que um processador da arquitetura Von Neuman de mesmo clock.

Resumo
Nesta aula, voc aprendeu que um microcontrolador um computador em miniatura dentro de um nico chip, capaz de executar funes especficas, atravs de um programa (software).

17

Aprendeu tambm as duas arquiteturas de construo de microcontroladores e a diferena entre ambas.

Atividades de aprendizagem
Como atividade de aprendizagem desta aula, procure identificar nos equipamentos eletroeletrnicos de sua casa, aquele que utilizam microcontroladores e faa uma lista dos mesmos. Mande a sua listagem para a plataforma. Responda, tambm, s seguintes questes: 1- Quais as principais diferenas entre um microcontrolador e um microprocessador? 2- Quais as principais vantagens da arquitetura harvard? Consulte a bibliografia disponvel no polo e tambm a internet.

18

Aula 2 Os Microcontroladores da Famlia PIC


Objetivos da aula
Conhecer a famlia de microcontroladores PIC MicrochipTM

2.1 Folha de Dados do PIC 12F675


Um dos grandes a fabricantes MicrochipTM, mundiais que produz de os microcontroladores

microcontroladores PIC (Peripherical Interface Controller). So microcontroladores da tecnologia RISC (Reduced Instruction Set Computer), processadores com conjunto de instrues reduzidos (no caso, so 35 instrues simples que executam em 1 ou 2 ciclos de mquina). Existem PICs de 14, 16 e 32 bits , de 8 a 40 pinos no encapsulamento, o que permite uma ampla gama de opes de aplicao. Para que possamos enter o funcionamento dos

microcontroladores da famlia PIC, estudaremos um dos mais simples representantes dessa famlia: o PIC 12F675. Esse microcontrolador encapsulado em um invlucro de 8 pinos e possui um pequeno nmero de funes externas mantendo toda a arquitetura interna, o que facilita o aprendizado.

19

A figura 2.1 apresenta as principais caractersticas do PIC 12F675. A figura apresenta o texto em ingls por se tratar do data-sheet (folha de dados) emitido pela MicrochipTM. High Performance RISC CPU: trata-se de uma CPU de alto desempenho na arquitetura RISC que possui apenas 35 instrues (assembly) que executam em um ciclo de clock. O clock mximo chega a 20MHz e o ciclo de intruo pode ser to pequeno quanto 200ns. Possui capacidade de interrupo com oito nveis de profundidade da pilha e ainda modos de endereamento direto, indireto e relativo. Special Microcontroller Features: caractersticas especiais do microcontrolador tais como: opo de oscilador interno ou externo (RC, ressonador ou cristal); modo SLEEP para economia de energia; ampla faixa de tenses de operao (2V a 5,5V); Watchdog Time com temporizador independente; interrupo por variao de sinal nos pinos; memria Flash de alta persistncia, podendo ser regravado at 100.000 vezes e ciclo de escrita na memria EEPROM de at um milho de vezes, com reteno na memria acima de 40 anos.

20

Figura 2.1 Folha de Dados do PIC 12F675.

21

Low Power Features: caractersticas de baixa potncia tais como consumo de corrente em modo de espera de 1nA quando alimentado com 2V; corrente de operao de 100uA com clock de 1MHz. Peripheral Features: caractersticas de perifricos: 6 pinos disponveis para entrada/sada; possibilidade de fornecimento de corrente para acionamento de Leds; mdulo comparador analgico com tenso de referncia programvel; mdulo conversor analgico/digital com resoluo de 10bits com quatro canais de entrada multiplexveis e entrada para etnso de referncia do A/D; timer/contador de 8bits com prescaler programvel; timer melhorado de 16bits e programao serial InCircuit (ICSP) atravs de dois pinos.

2.2 Aplicaes Simples com PIC 12F675


Para ilustrar a aplicao prtica dos microcontroladores, veremos dois circuitos: um contador de eventos e um controlador de acionamento de bombeamento de gua. 2.2.1 Contador de Eventos Um contador de eventos pode ser utilizado, por exemplo, para contar o nmero de peas produzidas em uma linha de montagem em um determinado perodo. O circuito ilustrado na figura 2.2, possui um sensor tico (fototransistor T1) que

22

acionado toda vez que uma pea passa por ele em uma correia transportadora. Quando o feixe luminoso interrompido, o fototransistor (T1) vai da saturao para o corte e a tenso do coletor vai de nvel zero para nvel alto. Esse nvel alto aciona o pino de interrupo externa (pino 5). A rotina de tratamento de interrupo incrementa um contador e o seu valor transmitido para a porta serial de um microcomputador atravs dos pinos 6 e 7 do PIC. O LED D2 chamado de heart beat (batimento cardaco) pois fica piscando a cada 500ms apenas para indicar o funcionamento do circuito. Esse led acionado atravs da interrupo de um temporizador interno (Timer0).

Figura 2.2 Contador de eventos. 2.2.2 Acionador de um Sistema de Bombeamento de gua A figura 2.3 apresenta o diagrama esquemtico de um sistema de bombeamento de gua. Temos duas caixas d'gua, uma inferior e outra superior, ambas equipadas com sensores de

23

nvel, que fornecem um sinal analgico proporcional ao nvel da gua na caixa. No circuito, o PIC programado para acionar a bomba d'gua sempre que o nvel da caixa inferior estiver acima de 10% do total (para evitar que a bomba d'gua seja ligada sem gua) e o nvel da caixa superior estiver abaixo de 50%. Uma vez acionada a bomba d'gua, a mesma permanece ligada at que a gua atinja 90% do nvel da caixa superior ou que a caixa inferior esvazie. Observe a necessidade de uma interface de potncia para ligar o PIC na bomba d'gua, uma vez que a corrente mxima de um pino do PIC da ordem de 20mA e a corrente de acionamento da bomba d'gua de alguns amperes, alternada e em tenso elevada (127V ou 220V). Os sensores de nvel normalmente so ajustados para fornecer uma tenso de 1V a 5V na faixa de vazio a cheio da caixa d'gua. Valores abaixo de 1V indicam falha no sensor de nvel e essa uma forma de implementar segurana a falha no sistema de sensoriamento.

24

Figura 2.3 Sistema de bombeamento.

Resumo
Nesta aula, voc conheceu um pouco da famlia de microcontroladores PIC atravs do PIC 12F675 e foi apresentado a duas aplicaes prticas envolvendo esse microcontrolador.

Atividades de aprendizagem
Responda s seguintes questes: 1- Quem o fabricante do PIC 12F675? 2- Quantas instrues Assembly possui o PIC? 3- Qual o consumo de corrente do PIC no clock de 1MHz? 4- Qual a faixa de tenso de alimentao do PIC? 5- Qual a resoluo (em bits) do conversor A/D do PIC? 6- Quantos temporizadores possuem o PIC12F675?

25

7- Nos circuitos apresentados, qual a funo do LED heart beat? 8- Nos circuitos apresentados, qual deles utiliza o conversor A/D? 9- Nos circuitos apresentados, qual deles utiliza a interrupo externa? 10- Descreva, sucintamente, uma outra aplicao onde se poderia utilizar o PIC12F675.

26

Aula

Hardware

do

Microcontrolador
Objetivos da aula
Conhecer PIC12F675. o hardware interno do microcontrolador

3.1 Descriao dos pinos


A figura 3.1 apresenta a pinagem do PIC 12F675. O pino 1 a entrada de alimentao positiva de +5V.

Figura 3.1 Pinagem do PIC 12F675. O pino 2 um pino que pode assumir as seguintes configuraes: entrada e sada (configurvel) geral (GP5), clock do timer1 (T1CK), entrada1 do circuito externo de oscilador de clock (OSC1) ou entrada de sinal externo de clock. O pino 3 um pino que pode assumir as seguintes configuraes: entrada e sada (configurvel) geral (GP4), quarta

27

entrada analgica (AN3), entrada2 do circuito externo de oscilador de clock (OSC2) ou sada de sinal externo de clock. O pino 4 um pino que pode assumir as seguintes configuraes: entrada (configurvel) geral (GP3), Master clear (baixo ativo), Tenso de programao (VPP). O pino 5 um pino que pode assumir as seguintes configuraes: entrada e sada (configurvel) geral (GP2), terceira entrada analgica (AN2), clock do timer 0, interrupo externa (INT) ou sada do comparador interno (COUT). O pino 6 um pino que pode assumir as seguintes configuraes: entrada e sada (configurvel) geral (GP1), segunda entrada analgica (AN1), Entrada inversora do comparador interno (CIN-), tenso de referencia do comparador interno (VREF) ou clock da programao in-circuit (ICSPCLK). O pino 7 um pino que pode assumir as seguintes configuraes: entrada e sada (configurvel) geral (GP0), primeira entrada analgica (AN0), Entrada no-inversora do comparador interno (CIN+), ou dados da programao in-circuit (ICSPDAT). O pino 8 o terra da alimentao.

3.2 Memria
O PIC 12F675 possui dois tipos de memria: memria de programa com 1024 palavras (words) de 8bits e memria de dados, sendo 64 bytes de RAM esttica EEPROM. e 128 bytes de de

28

A memria de programa onde fica armazenado o programa gravado no PIC e que ser executado to logo o mesmo seja ligado na alimentao. Na memria de dados, armazenamos as variveis do programa ou at 128 bytes de dados na memria EEPROM, que sero mantidos mesmo que o circuito seja desligado da alimentao.

3.3Registradores
Os registradores (SFR Special Function Regiters) so posies da memria que rebem nomes especficos e tm funo bem definida. Eles servem para guardar a configurao e o estado de funcionamento atual do PIC. Normalmente, cada bit do registrador tem uma funo especfica. Assim temos um registrador para definir se as portas so entrada ou sada, ativar e desativar interrupes, apresentar o estado da cpu, etc. Os principais registradores do PIC 12F675 e seus respectivos endereos em hexadecimal so: TMR0 (01h) armazena a contagem do timer0. Sempre que esse contador chegar a zero, a interrupo de timer zero ser ativada se o INTCON estiver ativado. STATUS (03h) mostra o estado interno da cpu. GPIO (05h) apresenta o estado dos pinos de entrada/sada. INTCON (0Bh) ativa/desativa o conjunto de todas as interrupes e cada uma delas de forma independente.

29

CMCON (19h) apresenta o estado das entradas e da sada do comparador interno. ADCON (1Fh) apresenta o estado do conversor A/D. TRISIO (85h) define se os pinos de entrada/sada atuaro como entrada ou como sada (individualmente). ANSEL (9Fh) seleciona o estado de cada um dos pinos de entrada/sada quanto a sua operao como pino analgico ou digital. As figuras 3.2 e 3.3 apresentam as tabela do fabricante

com todas as interrupes.

Figura 3.2 Registradores do PIC 12F675.

30

Figura 3.3 Registradores do PIC 12F675 (continuao).

3.4 Pinos de I/O


O PIC 12F675 possui seis pinos de I/O que so (conforme figura 3.1): Pino 7 GP0 entrada ou sada analgica ou digital, configurado nos registradores TRISIO e ANSEL respectivamente.

31

Pino 6 GP1 entrada ou sada analgica ou digital, configurado nos registradores TRISIO e ANSEL respectivamente.

Pino 5 GP2 entrada ou sada analgica ou digital, configurado nos registradores TRISIO e ANSEL respectivamente.

Pino 4 GP3 apenas entrada analgica ou digital, configurado nos registradores TRISIO e ANSEL respectivamente.

Pino 3 GP4 entrada ou sada analgica ou digital, configurado nos registradores TRISIO e ANSEL respectivamente.

Pino 2 GP5 entrada ou sada analgica ou digital, configurado nos registradores TRISIO e ANSEL respectivamente. Os pinos 8 e 2 so utilizados para alimentao positiva e

terra respectivamente.

3.5 Temporizadores
Os temporizadores tm ampla aplicao pois permitem a marcao precisa de intervalos de tempo. O PIC 12F675 possui dois temporizadores: um de (Timer1). O Timer0 conta de 0 a 255 (8bits)e o Timer1 conta de 0 a 65535 (16bits). Sempre que o timer atinge sua contagem mxima, ao adicionarmos mais uma unidade, ele retorna a zero e dizemos que houve um estouro ou transbordamento do timer. Nesse 8bits (Timer0) e um de 16bits

32

momento a interrupo associada ao timer acionada caso a mesma esteja habilitada. Como cada incremento do timer gasta, exatamente, um ciclo de mquina, podemos inicializar o timer com o valor adequado para produzir a contagem de tempo que desejarmos. Por exemplo, se desejarmos contar 100us, podemos inicializar o Timer0 com 156 (256-100) para um ciclo de mquina de 1us. Quando o Timer0 atingir 255 e tentar passar para 256, ele retorna a zero e ter-se- passado exatamente 100 incrementos de 1us, totalizando 100us.

Resumo
Nesta aula, voc iniciou o aprendizado sobre o hardware interno do PIC12F675. Conheceu a pinagem do mesmo, aprendeu sobre a memria, os temporizadores e os registradores internos desse microcontrolador.

Atividades de aprendizagem
Responda s seguintes questes: 1- Quantos pinos de I/O temos disponveis no PIC 12F675? 2- Em qual pino do PIC 12F675 devemos ligar um sinal que produza interrupo externa? 3- Quantos conversores A/D existem no PIC 12F675? 4- Quais pinos do PIC 12F675 podem ser utilizados como entrada de converso A/D? 5- Qual o registrador utilizado para definir se um pino de entrada o de sada no PIC 12F675?

33

5- Qual o registrador utilizado interrupes no PIC 12F675?

para

ativar/desativar

as

6- Quantos e quais so os temporizadores do PIC 12F675? 7- O que acontece quando a contagem de um timer atinge o mximo? 8- Qual deve ser o valor inicial de um timer de 16bits para contar o intervalo de tempo de 1ms com ciclo de mquina de 1us?

34

Aula

Hardware

do

microcontrolador (continuao)

Objetivos da aula
Conhecer PIC12F675. o hardware interno do microcontrolador

4.1

Comparadores
O mdulo comparador consiste em um circuito de comparador

analgico (figura 4.1) que pode ter suas entradas e sua sada acessados pelos pinos do PIC. controlado pelo registrador CMCON, que permite desligar ou ligar os pinos do comparador aos pinos externos do PIC (5, 6 e 7). A sada do comparador vai a nvel alto sempre que o valor da entrada no inversora for maior que o valor da entrada inversora. Atravs do registrador VRCON podemos ajustar o nvel de tenso de referncia a ser aplicada entrada inversora do comparador.

35

Figura 4.1 Comparador.

4.2

PWM
O mdulo PWM (Pulse-Width Modulation modulao por Entretanto, pela sua

largura de pulso) no existe no PIC12F675. nmero de pinos, vamos estud-lo.

importncia e como esse mdulo encontrados nos PICs de maior O mdulo PWM consiste em um oscilador de onda retangular onde se fixa a frequncia e se varia o ciclo ativo (duty cycle) conforme ilustrado na figura 4.2. Normalmente os PICs possuem o PWM com ajuste da largura de pulso de 10bits (2^10 = 1023) ou seja, podemos ajustar o nvel alto desde zero (sada desligada) at 1023 que representa o mximo do sinal (sada ligada continuamente). Atravs do PWM, podemos gerar um sinal contnuo (atravs da filtragem ou da integrao) a partir de um sinal digital pulsado. O valor mdio de sada vale: V S =V P . Onde: Vs tenso de sada. Vp Tenso mxima de sada. Ton Tempo de nvel alto (duty cycle valor varivel). T Perodo do sinal (valor fixo) T ON T

36

Figura 4.2 Modulador por largura de pulso PWM. O PWM muito utilizado para o controle de velocidade de motores de corrente contnua.

4.3

Conversor A/D
O conversor analgico-digital (A/D) efetua a converso de um

sinal analgico para a sua representao digital de 10-bits. O PIC12F675 possui quatro entradas analgicas (GP0 a GP3) que so multiplexadas para um circuito de amostragem e reteno conforme ilustrado na figura 4.3. A sada do circuito de amostragem e reteno ligado entrada do conversor A/D de 10 bits. O conversor A/D gera um resultado binrio atarvs de um processo de aproximao sucessivas e armazena o resultado em umm registrador de 10 bits. A tenso de referncia utilizada pelo conversor pode ser selecionada por software entre a tenso de alimentao ou a tenso aplicada ao pino Vref.

37

Figura 4.3 Conversor Analgico Digital.

4.4

USART
O mdulo USART (Universal Synchronous Asynchronous

Receiver Transmitter - Transmissor/Receptor Universal Sncrono e Assncrono) que utilizado para a comunicao serial tambm no est presente no PIC12F675 (nesse caso, devemos implementar a comunicao serial por software), mas vamos abord-lo devido sua importncia e sua existncia em vrios microcontroladores. Esse mdulo implementa todo o protocolo lgico de comunicao pela porta serial RS-232 com o microcomputador. Para o protocolo fsico, devemos utilizar um conversor de nveis (como o MAX232), uma vez que o PIC fornecer nveis de tenso de 0V a 5V e a RS-232 trabalha com nveis de +15V a -15V. A figura 4.4 ilustra alguns desses elementos.

38

Figura 4.4 Comunicao serial.

Resumo
Nesta aula, voc concluiu o aprendizado sobre o hardware interno do PIC12F675. Conheceu a utilizao do comparador interno, da modulao por largura de pulso (PWM), a utilizao do conversor A/D, da comunicao serial e a configurao dos FUSES.

Atividades de aprendizagem
Responda s seguintes questes: 1- Quais as principais diferenas entre um microcontrolador e um microprocessador?

39

Aula 5 Set de Instrues

Objetivos da aula
Conhecer os fundamento de microcontroladores conhecer as principais arquiteturas de microcontroladores

5.1 Estrutura das instrues


5.2 Grupos de instrues

Resumo

Atividades de aprendizagem

40

Aula 6 Interrupes

Objetivos da aula
6.1 Tipos de interrupes do PIC
6.2 Interrupo de timer 6.3 Interrupo externa 6.4 Outras interrupes

Resumo

Atividades de aprendizagem

41

Referncias
Souza, David Jos de; Lavinia, Nicols Csar .Conectando o PIC Recursos Avanados. Souza, David Jos de. Desbravando o PIC - Ampliado e Atualizado para PIC 16F628A . Rodrigues, Daniel . Desbravando o PIC24 - Conhea os Microcontroladores de 16 bits. Pereira, Fbio. Microcontroladores PIC - Tcnicas AvanadasZanco, Wagner da Silva. Microcontroladores PIC - Tcnicas de Software e Hardware para Projetos de Circuitos Eletrnicos Pereira, Fbio. Microcontroladores PIC Programao em C Oliveira, Andr Schneider; Andrade, Fernando Souza. Sistemas Embarcados - Hardware e Firmware na Prtica

42

Currculo dos professores-autores


dilus de Carvalho Castro Penido
O prof. dilus de Carvalho Castro Penido engenheiro eletricista formado pela Universidade

Ronaldo Silva Trindade


O prof. Ronaldo Silva Trindade engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Ouro Preto UFOP, com mestrado em estruturas metlicas pela REDEMAT. professor do IFMG Campus Ouro Preto (antiga Escola Tcnica Federal de Ouro Preto) desde 1987. autodidata em eletrnica e em computao, possuindo grande experincia em laboratrio de eletroeletrnica e no desenvolvimento de sistemas microcontrolados.

43

Potrebbero piacerti anche