Sei sulla pagina 1di 5

Treino Vamos tentar dar aqui algumas noes de treino de musculao, embora defendamos que este deva ser

instintivo. Isto , cada pessoa deve conciliar sua maneira o esquema de treino, os exerccios que mais gosta, o nmero de sries / repeties de cada um deles, as combinaes musculares em cada dia de treino e os exerccios mais bsicos (teis). Tudo isto deve ser esquematizado por cada pessoa individualmente, de modo a sentir-se o melhor possvel no ginsio e sentir que faz um treino que o satisfaa a nvel psicolgico e fsico. Aconselha-se a variar periodicamente os exerccios de modo a surpreender constantemente os msculos e quebrar a monotonia. De certa forma, o crescimento muscular tambm resultado da surpresa causada pelos movimentos "estranhos" ao msculo. Sugesto: Se tiver possibilidade arranje um companheiro de treino, pois este rende mais a dois. Desta forma poder desafiar o seu limite principalmente na ltima srie de cada exerccio, pois ter sempre algum par o ajudar se a falha muscular acontecer antes da ltima repetio, podendo assim forar mais uma ou duas com ajuda do seu companheiro. Vamos agora dividir os grupos musculares:

Msculos grandes o Peito, o Dorsal o Pernas (Quadricipes). Msculos Pequenos o Bcepe, o Trcepe o Ombros. Msculos Secundrios o Antebrao, o Gmeos o Abdominais. o Lombares.

Basear-nos-emos num treino de musculao de quatro dias semanais, pois consideramos que seja o ideal. Distribuindo os quatro dias pela semana seria bom treinar Segunda, Tera, Quinta e Sexta, descansando Quarta e ao Fim de semana, de modo a permitir uma total recuperao muscular. No aconselhvel treinar mais que dois dias consecutivos. Deixamos ao vosso critrio a escolha dos exerccios para cada grupo muscular. Tentaremos criar outra seco com exemplos e imagens de exerccios. Basear-nos-emos tambm no sistema de pirmide nas sries /

repeties de cada exerccio, ou seja, aumentando o peso e diminuindo o nmero de repeties. Principiante: Quando se entra num ginsio pela primeira vez ou se recomea depois de uma longa paragem. Esta fase relativamente curta, duas a trs semanas. De modo a habituar ou reabituar o corpo a uma nova realidade fsica deve comear-se cada treino com um aquecimento fsico de quinze a vinte minutos na passadeira, step e bicicleta esttica. Durante estas duas a trs semanas deve todos os dias treinar-se o corpo todo, ou seja, fazer um exerccio para cada grupo muscular (grandes e pequenos) e terminar o treino com abdominais e lombares. Esqueamos nesta fase msculos secundrios tais como gmeo e antebrao. Cada exerccio deve ser de trs sries de dez a quinze repeties cada. Nesta altura o nmero exacto de repeties e o peso usado assumem um papel completamente secundrio. apenas uma fase de habituao. Segunda Fase: Primeiro esquema de treino organizado para cerca de um ms. Nesta altura comea-se a criar um esquema de treino base. Divide-se os grupos musculares todos em dois dias, ou seja, trs grupos musculares dirios.

Grupo A: Peito, Bcipe e Ombro. No final do treino deste grupo faz-se Abdominais e Lombares. Grupo B: Dorsal, Trcipe e Perna. O final do treino deste grupo faz-se Gmeos e Abdominais.

Nesta fase o antebrao no importante. Assim sendo, o sistema consiste em fazer Dois exerccios para cada msculo, cada um deles com trs sries. Cada srie varia em repeties, entre doze, dez e oito, aumentando progressistamente a carga mediada das possibilidades de cada pessoa. Sem exageros.

1 2 3 4

Dia Dia Dia Dia

- Grupo A -- Gupo B - Grupo A - Grupo B

E assim ciclicamente durante 1 ms (4 semanas). Fase Intermdia: Esta fase pode ser praticada durante muito tempo, enquanto se sentir bem com ela e os resultados musculares se continuarem a produzir. H at quem a use constantemente, pois diz-se que uma das melhores combinaes para aumento muscular. Combina-se, em cada dia, um grupo muscular grande e um pequeno.

Grupo A - Peito e Bicipe Grupo B - Perna e Ombro Grupo C - Dorsal e Tricipe

Outros : Gemeos, Antebrao, Abdominais e Lombares.

Assim sendo para os musculos grandes :

3 Exerccios de 4 sries cada . As sries so de 12 * 10 * 8 * 6 repeties cada, aumentando progressivamente o peso em cada uma delas.

Musculos Pequenos :

2 Exerccios de 4 sries cada . As sries so de 12 * 10 * 8 * 6 repeties cada, aumentando progressivamente o peso em cada uma delas. Esquema (Comeando Numa Segunda Feira): 1 Dia 1 Sema na 2 Sema na 3 Sema na 2 Dia 3 Dia 4 Dia 5 Dia 6 Dia 7 Dia

Grup Grup Descan Grup Grup Descan Descan oA oB so oC oA so so Grup Grup Descan Grup Grup Descan Descan oB oC so oA oB so so Grup Grup Descan Grup Grup Descan Descan oC oA so oB oC so so

Na 4 Semana Volta-se a Repetir a Primeira e Assim Ciclicamente. Como se pode concluir, em cada trs semanas treina-se cada grupo muscular quatro vezes. Isto , em cada semana repete-se sempre um dos dias. No entanto, o dia repetido sempre diferente de semana para semana. Este tipo de esquema excelente e repete-se ciclicamente enquanto se gostar. Os Outros Musculos: Os outros musculos aos quais chamamos secundrios podem distribuir-se pelos dias de treino ao gosto de cada um . Pensamos que os gmeos devem ser treinados 2 vezes por semana fazendo de cada vez 2 exercicios de 3 ou 4 sries cada de 12 a 20 repeties cada . O Antebrao deve ser treinado no final do Grupo A e treinado nas mesmas quantidades de exercicio que os gmeos. Os gmeos e antebraos so musculos que crescem melhor com o elevado numero de repeties ao contrario de todos os outros musculos grandes e pequenos.

Os Abdominais e Lombares podem ser treinados quando bem nos apetecer, ou seja, podem ser feitos sempre no final de cada dia depois de treinar tudo o resto . Normalmente aqui a quantidade de exercicio ao gosto de cada um . Talvez umas 4 ou 5 sries para abdominais e outras tantas para lombares de cerca de 30 repeties cada, cheguem e sobrem para este tipo de musculos. Nota: Para quem pretender queimar gordura deve, fazer no final de cada treino de "ferro" cerca de 30 a 45 minutos de exerccio cardiovascular. Esta parte de queima de gordura pode e deve ser feita em qualquer fase de treino se houver o objectivo de emagrecer ou evitar algum eventual ganho de gordura. Fase Avanada: Esta fase dirigida para um treino mais duro e para pessoas que j tm muito tempo de ginsio. Trata-se de treinar cada grupo muscular apenas uma vez por semana da forma mais dura possvel, fazendo 4 exerccio para cada msculo grande e trs exerccios para cada grupo pequeno. Nesta fase cada um j decide por si o nmero de sries e repeties que mais lhe agrada, pois j tem conhecimento prtico suficiente para isso. Os grupos secundrios distribuem-se ao gosto e necessidades de cada um. Falaremos apenas dos seis principais grupos. Deixa-mos a nossa sugesto semanal: 4 dias de treino semanais.

1 Dia - Peito: 4 exerccios de 4 sries cada. Cada srie de 12 x 10 x 8 x 6 repeties, aumentando o peso em cada uma delas. 2 Dia - Pernas: 4 exerccios de 4 sries cada. Cada srie de 12 x 10 x 8 x 6 repeties, aumentando o peso em cada uma delas. Dia do descanso. 3 Dia - Ombro e Bcipe: 3 exerccios para cada grupo de 4 sries cada. Cada srie segue o mesmo esquema de repeties dos dias anteriores. 4 Dia - Dorsal e Trcipe: 4 exerccios para Dorsal e 3 exerccios para Trcipe. Mais uma vez cada exerccio de 4 sries, seguindo o mesmo esquema de repeties, diminuindo progressivamente o seu nmero e aumentando o peso.

Nota: Na ltima srie de cada exerccio deve desafiar o seu limite de fora pedindo ajuda a um companheiro de treino de modo a conseguir fazer duas ou trs repeties dessa srie com uma carga que no conseguiria fazer sozinho. No damos mais opinies nesta parte, pois a partir daqui cada um faz o que quer e como quer, experimentando outras combinaes musculares menos comuns ou novos mtodos que lhe agradem. Notas finais:

Treino intenso com pouco descanso entre sries. Cerca de um minuto. Mais trabalho e menos conversa no ginsio.

A receita est dada. Basta juntar:


Boa alimentao. Bons suplementos E Muito suor.

Potrebbero piacerti anche