Sei sulla pagina 1di 5

Continuando, temos a configurao da rede no Vista, que utiliza uma metfora de configurao bem diferente, construda em torno da idia

de tornar a configurao da rede mais simples para os iniciantes. A idia que o sistema faa menos perguntas e mostre apenas as configuraes mais usadas, usando configuraes pr-definidas para a maioria das situaes. Os dois grandes problemas so que isso tornou a interface de configurao radicalmente diferente da do XP, que esconde as opes mais avanadas, tornando a vida de quem quer uma configurao mais personalizada um pouco mais difcil. No Vista, a configurao de rede centralizada em torno do "Centro de Rede e Compartilhamento", que pode ser acessado atravs do Painel de Controle, ou atravs de diversos atalhos espalhados pelo sistema:

O link "Exibir computadores e dispositivos" abre o Network Explorer, um mapa da rede, que alm de mostrar os compartilhamentos, permite acessar interfaces configurao em outros dispositivos, funcionando como uma espcie de verso anabolizada do velho ambiente de rede. Os demais PCs da rede e seus compartilhamentos so localizados da forma usual, atravs de pacotes de broadcast, ou atravs de um servidor WINS especificado na configurao. Clicando sobre eles voc v os compartilhamentos disponveis, da forma usual. No caso de pontos de acesso e outros dispositivos, o sistema verifica quais portas esto abertas (http, telnet, etc.) e a partir da tenta abrir o utilitrio de configurao do dispositivo quando voc clica sobre ele. Caso o dispositivo suporte o protocolo UPNP, ele exibe tambm o fabricante, modelo e outros detalhes.

Os links "Conectar-se a uma rede", "Configurar uma conexo ou uma rede" e "Diagnosticar e reparar" abrem assistentes que permitem adicionar uma conexo, ou solucionar problemas. Para ter acesso configurao clssica da rede, use o "Gerenciar conexes de rede":

Ele abre o menu com as conexes de rede, onde voc pode definir os endereos manualmente, ativar e desativar protocolos, ativar o compartilhamento da conexo e as demais opes que vimos at aqui. Dentro do "Conexes de Rede", as opes praticamente no mudam em relao ao XP:

Uma novidade que, ao configurar a interface via DHCP ("Obter um endereo IP automaticamente"), ativada uma nova aba, que permite especificar uma configurao de rede alternativa, que usada quando o sistema no consegue obter a configurao da rede via DHCP. O default do sistema nessa situao usar um endereo aleatrio dentro da faixa 169.254.x.x, o que faz com que ele fique fora da rede. Especificando endereos alternativos (fora da faixa usada pelo DHCP) voc garante que as mquinas continuem acessando a rede em caso de falha no DHCP:

Alm do "Cliente para

redes Microsoft", o "Agendador de pacotes de servio" (QoS),

e o

"Compartilhamento de arquivos/impressoras p/ redes Microsoft", j que conhecemos, o Vista inclui tambm o "Protocolo TCP/IP verso 6" (IPv6), o "Driver de E/S do Mapeador de Descoberta de Topologia" e o "Respondente de Descoberta de Topologia de Camada":

Com a incluso do suporte a IPv6, o protocolo TCP/IP passou a se chamar "Protocolo TCP/IP Verso 4" e ambos ficam ativos por padro. O IPv6 a verso atualizada do protocolo TCP/IP, que utiliza endereos de 128bits e visa resolver o atual problema de escassez dos endereos IP disponveis. As duas verses do TPC/IP podem perfeitamente trabalhar em conjunto, com a mquina usando simultaneamente um endereo IPv4 e um endereo IPv6 e o sistema utilizando um ou outro de acordo com os endereos de destino. Entretanto, o IPv6 ainda pouco utilizado e improvvel que uma migrao em massa ocorra antes de 2012 ou 2014. Enquanto voc no precisar dele, recomendvel manter o IPv6 desativado, reduzindo assim o overhead do sistema. Continuando, o "Driver de E/S do Mapeador de Descoberta de Topologia" e o "Respondente de Descoberta de Topologia de Camada" so responsveis pela funo de descoberta de dispositivos de rede, respectivamente localizando outros dispositivos e respondendo a requisies de outras mquinas da rede. Eles no so relacionados ao "Exibir computadores e dispositivos" que vimos anteriormente, mas sim ao link "Exibir mapa completo", que tambm aparece no Centro de Rede e Compartilhamento:

Como o nome sugere, ele se prope a mostrar um mapa da rede, mostrando como os PCs, roteadores e outros dispositivos esto interconectados, facilitando a soluo de problemas. A identificao dos dispositivos feita atravs do protocolo LLTD (Link-Layer Topology Discovery) que atualmente suportado nativamente apenas pelo prprio Windows Vista e por alguns dispositivos de rede. Outros dispositivos e PCs rodando outros sistemas (ou com o "Respondente de Descoberta de Topologia de Camada" desativado) aparecem em uma lista a parte, sem serem colocados no mapa e PCs com um firewall restritivo ativado no aparecem em lugar algum. Isso faz com que, apesar de impressionar primeira vista, este recurso acabe sendo pouco til na prtica. Existe uma atualizao para o XP SP2, que adiciona o "respondente" LLTD, fazendo que as mquinas apaream corretamente no mapa de rede do Vista, disponvel no: http://go.microsoft.com/fwlink/? LinkId=70582

Potrebbero piacerti anche