Sei sulla pagina 1di 10

MOSQUITECA muito simples sua construo. Pegue uma garrafa PET de 1,5 litros ou mais.

. Corte a parte superior para fazer uma espcie de funil.

Corte cerca de 10 cm da Pet, parte da base da garrafa.

Lixe a parte interna do pedao similar a um funil, pode ser utilizada uma lixa para madeira granulao 60, 100 0u 120. O objetivo deixar a superfcie interna bem spera em toda a sua extenso.

Utilizando o "anel" parte da tampa da prpria garrafa, faa um fechamento com um pedacinho de tela dobrado, (no serve o tule de vu de noiva, pois o buraco grande o suficiente para que o mosquito passe)

Coloque cinco gros de arroz, ou de alpiste amassados, ou ainda rao para gatos dento da parte inferior da garrafa Pet.

Sele as duas partes com fita isolante.

Est pronta a armadilha para a fmea do mosquito transmissor da dengue.

Encha com gua limpa at cerca de 3 cm da borda do funil. Complete a gua medida que a mesma for evaporando Coloque a armadilha no quintal ou onde ficam os mosquitos. necessrio ser um local sombreado, a fmeas do mosquito no gostam de sol. A fmea do mosquito, verfica onde est havendo evaporao da gua para colocar os seus ovos.

Porque necessrio lixar o "funil"?


A superfcie fica corrugada e com isso a gua sobe por capilaridade, aumentando a taxa de evaporao atraindo mais facilmente a fmea do mosquito "Aedes Aegypti".

Porque necessrio colocar os gros de arroz ou alpiste amassados?


A fmea s pe ovos onde ela identifica que a gua possui alimento para as larvas. At "os mosquitos" tm instinto materno.
Os ovos descero pelos buracos da tela e ficaro na parte inferior do recipiente a tela, serve de elemento de ligao entre as duas partes e no permite que as larvas passem para a parte superior do recipiente. A presena da barreira de tela muito importante, se ela estiver rasgada/destruda ao invs de um armadilha para o mosquito voc estar fornecendo um criatrio para o mesmo.

Periodicamente esvazie a parte inferior e mate as larvas com cloro. Verifique se est tudo OK com a tela e encha novamente a armadilha com gua.

Verifique a sua armadilha todos os dias.


O mosquito adulto vive de 30 a 35 dias, e as fmeas pem ovos de quatro a seis vezes, nesse perodo. Em cada vez, ela pe cerca de 100 ovos, sempre em locais com gua limpa e parada. Se no encontra recipientes apropriados para depositar seus ovos, a fmea pode voar distncias de at trs quilmetros at localizar um ponto que considere ideal. A temporada de chuva, complica as coisas: um ovo de aedes aegypti pode sobreviver at 450 dias um ano e dois meses mesmo que o local em que ele foi depositado fique seco. Se esse local receber gua novamente (quando h uma chuvarada, por exemplo), o ovo volta a ficar ativo, podendo se transformar em larva e depois em pupa, e atinge a fase adulta num prazo curtssimo: de dois a trs dias.

A MATEMTICA DA MOSQUITOEIRA.
Construa dez armadilhas, espalhe 5 pelo seu quintal e d as outras 5 aos vizinhos, amigos, parentes.

Pea que cada um deles faa o mesmo.


Veja os nmeros de armadilhas que teremos a cada ciclo:

Ou seja, se cada um fizer a sua parte em 3 rodadas apenas teremos 1.560 armadilhas, enganando as fmeas do mosquito. Em at 35 dias a fmea do mosquito estar morta e se no tiver colocado os ovos em local onde os ovos se transformem em mosquitos, teremos (1.560 x10 x 100 = 1.560.000) mosquitos a menos.

O n este mesmo: mais de 1,5 milhes de mosquitos, considerando que cada armadilha engane pelo menos 10 fmeas e que estas fmeas coloquem ovos apenas 4 vezes na sua vida adulta.

Nmero de mortes por dengue no Rio sobe Nmero de mortes por dengue no Rio de Janeiro neste ano j supera o total de 2007.
Rio de Janeiro - A Secretaria Estadual de Sade do Rio de Janeiro informou quarta-feira (12) que j foram confirmadas 33 mortes por dengue no estado neste ano. O nmero j maior do que o registrado em todo o ano passado 30 e somente na capital foram 19 mortes. Ao todo, so 23.294 os contaminados pelo vrus da dengue no estado, com 245 casos confirmados de dengue hemorrgica. O maior nmero de casos tambm se concentra na capital, que instalou ontem o Centro de Comando da Operao contra a dengue, operado pela Defesa Civil Municipal. As informaes so da Agncia Brasil.

CONCLUSO:
Vamos dar a nossa contribuio para interromper esta situao. No vou abordar os outros cuidados para no disponibilizar criatrios para os mosquitos. Voc j os conhece, mas tambm necessrio colocar em prtica. OBS: acesse o link abaixo para ver o vdeo do professor MAULORI, que foi veiculado pelo Jornal Hoje (da Globo) em 15/03/2008. ensina como fazer a armadilha e a sua eficcia. http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL347258-9101,00.html

Saiba como construir uma armadilha para impedir a proliferao do mosquito da dengue 04.20.08 Publicado por Famlia Brasil
1 pegue uma garrafa PET de 2 litros e corte-a ao meio, para transform-la em um funil e um copo.

2 Retire o anel da ponta da garrafa sem quebr-lo. Ele ter utilidade mais adiante.

3 Lixe o interior do funil at que ele fique bem embaado, com a superfcie spera.

4 Recorte de um pedao de +/- 7cm x 7cm de microtule ou de tela mosquiteiro fina com a trama (furinhos) de no mximo 1mm de dimetro.

Depois cubra a boca do funil com essa telinha, e use o anel (que retirou no 2 passo) para prender. Depois com uma tesoura retire as sobras ao redor do anel. Veja foto (ampliada) a seguir.

IMPORTANTE: - o microtule um tecido mais fino que o tecido tule (fil), usado para fazer vu de noiva. DICA: algumas pessoas esto vendendo tule (tecido usado para fazer o vu de noiva) como se fosse microtule, ento sugerimos que chegue na loja e pea o tule, para depois ento, pedir o microtule. Assim poder comparar e ter certeza de qual o microtule; aquele que tem a trama (furinhos) menor que o tule. - a tela-mosquiteiro fina aquela que se usa nas janelas para impedir a entrada de mosquitos, mas, importante que a trama (furinhos) dessa tela no tenha o dimetro maior que 1mm. =>

5 pegue dois gros de arroz, e com a ajuda de uma colher, esmague-os. Depois coloque os pedacinhos dentro da parte de baixo da garrafa, que agora serve como um copo.

6 depois de ter colocado os pedacinhos de arroz esmagados dentro do copo (parte de baixo da garrafa), coloque o funil com a ponta virada para baixo at tampar a boca do copo. Depois prenda o funil no copo usando fita isolante. Essa emenda deve ser vedada totalmente. No pode deixar nenhum vo nessa unio. Se precisar d duas voltas com a fita isolante, para prender e tampar bem a boca do copo com o funil.

7 Calcule mais ou menos o meio do copo, faa uma marca e preencha com gua limpa at essa marca. Pronto, sua Mosquitrica est pronta para ser usada.

Agora, onde colocar a mosquitrica? Resposta: sempre na sombra. De preferncia dentro de casa ou bem prximo, em local sombreado (lembre-se que os Aedes Aegypti so mosquitos domsticos, encontrados principalmente atrs de cortinas, mveis e em locais prximos ao cho). IMPORTANTE: as fmeas hematfagas dos mosquitos percebem onde est a fonte de alimento pelo calor emitido pelas partes descobertas do corpo, calor este detectado por cerdas anatmicas dos mosquitos que funcionam como sensores de infra -vermelho. Portanto, se algum est com dengue e desenvolve febre sinal que est com viremia (carga viral alta no sangue). Com febre, a aura de infra vermelho do corpo maior e, portanto, melhor percebida pelas fmeas, que ao sugarem o sangue dessas pessoas infectam-se e vo infectar outras pessoas. Por isso, o uso de mosquiteiros nas camas de pacientes com suspeita de dengue deveria ser uma provIdncia de carter obrigatrio! Manuteno - Aps uma semana de uso, bem provvel que j tenha alguma desova do mosquito na Mosquitrica. Para que esses ovos nasam, preciso aumentar o nvel da gua. Ento, coloque mais uns dois ou trs centmetros de gua.

Depois, com o tempo, o nvel da gua vai diminuindo (evaporando) at chegar novamente ao primeiro nvel. Quando isso acontecer, voc pode repetir o processo colocando mais gua, ou descartar a gua conforme as instrues a seguir: Como fazer o descarte da gua: Primeiro, agitar bem a Mosquitrica para matar (afogado) qualquer mosquito que tiver se desenvolvido dentro dela, depois abri-la retirando a fita isolante e despejar toda a gua com os mosquitos mortos, larvas e etc. na terra, em um buraco com +/- 10cm de profundidade. Depois cubra esse buraco com a terra. Se no tiver cho de terra para fazer isso, pode ser em um vaso grande de +/- 20 litros ou maior. Se no tiver terra, aps agitar a gua para afogar os mosquitos adultos presentes, coloque detergente na gua, agite e observe as larvas morrerem, ficando imobilizadas. Ento o lquido pode ser descartado no vaso sanitrio.

Use sua Mosquitrica o tempo que for necessrio, at perceber que no aparecem mais mosquitos nela, e confirmar que em sua regio no existe mais nenhum caso de Dengue. Mas, lembre-se, nunca deixe nenhuma coisa que possa ficar com gua parada e descoberta; s assim poderemos acabar com a proliferao desse mosquito transmissor de doenas srias. ATENO: Como em biologia no h nada absoluto, pode ocorrer de uma ou outra larva ficarem fora do padro de tamanho, e com isso aparecerem no funil, acima da tela de microtule. Caso isto acontea, s descartar na terra e depois repor a gua. Por isso, no s fazer a mosquitrica, mas faz parte do processo de cidadania responsvel vigi-la, pelo menos, a cada 3 dias. Se a populao abraar essa causa, de forma unnime, em um ms acabaremos com os Aedes Aegypti em nosso ambiente. Obs.: Esse manual contou com a colaborao da Profa. Maria Isabel Liberto, do Instituto de Microbiologia da UFRJ. Fonte: http://ediurb.sites.uol.com.br/ediversos/dengue.htm

Potrebbero piacerti anche