Sei sulla pagina 1di 9

Adorao e o xodo: compreendendo quem Deus

Sbado tarde

Ano Bblico: Sl 100105

VERSO PARA MEMORIZAR: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servido. No ters outros deuses diante de Mim (x 20:2, 3).

Leituras da semana: x 3:1-15; 12:1-36; 20:4, 5; 32:1-6; 33:12-23

Ao falar com a mulher junto ao poo, Jesus disse: Vs adorais o que no conheceis; ns adoramos o que conhecemos, porque a salvao vem dos judeus (Jo 4:22). Imagine como seria adorar o que voc no conhece. Em certo sentido, isso o que quase todo o mundo tem feito, ou talvez esteja fazendo agora: adorando o que no conhece. Quando voc v pessoas se curvando e adorando um bloco de pedra, pensando que esse objeto responder s suas oraes, voc as v adorando o que no conhecem. Isto , esto adorando o que elas pensam que pode lhes trazer salvao, mas no pode. Num contexto mais moderno, as pessoas que transformam em deuses o poder, o dinheiro, a fama e o ego esto, tambm, adorando o que no conhecem. Esto adorando o que no pode salv-las. No contexto cristo imediato, a pergunta para ns poderia ser: Conhecemos o que adoramos? Conhecemos o Senhor a quem honramos e louvamos com a boca? Quem Ele? Qual Seu nome? Como Ele ?

Nesta semana estudaremos relatos antigos dos filhos de Israel, e como seus encontros com o Senhor revelam mais sobre a natureza e o carter do Deus a quem professamos servir e adorar. Afinal, que sentido teria adorar o que no conhecemos?

Domingo

Ano Bblico: Sl 106110

Terra santa

Para Moiss, vivendo no deserto, ver uma sara ardente significaria uma coisa. Isso poderia no ser um evento to marcante; ele provavelmente tivesse visto coisas desse tipo antes. O que ele mais provavelmente nunca tivesse visto antes, porm, foi que a sara ardente no se consumia: ela continuava queimando e queimando. Naquele momento, Moiss reconheceu que estava tendo uma grande viso, algo notvel e mesmo sobrenatural.

1. Leia xodo 3:1-15. Que elementos fundamentais da verdadeira adorao podem ser vistos nesses versos?

Desde o comeo, vemos ali algo da santidade de Deus e a atitude com que precisamos nos aproximar dEle. Foi Deus quem falou a Moiss ordenando-lhe que tirasse as sandlias, pois aquela era terra santa. O Senhor deixou clara a distino entre Ele, o Senhor, e Moiss, um pecador necessitado de graa. Reverncia, admirao e temor so atitudes cruciais para que possamos nos envolver na verdadeira adorao. Outro ponto importante a centralidade de Deus nessa experincia. A primeira resposta de Moiss a Deus foi: Quem sou eu para ir? O foco estava em si mesmo, suas necessidades, fraquezas e temores. Pouco depois, porm, deixou de olhar para si mesmo e se concentrou em Deus e no que Ele faria. Como importante que toda a adorao esteja centralizada no Senhor, no em ns mesmos! Isso leva a outro elemento importante na adorao: salvao e libertao. O xodo do Egito simboliza a salvao que alcanamos em Cristo (1Co 10:1-4). Deus no estava aparecendo a Moiss apenas para Se fazer conhecido; Ele desejava que

Moiss soubesse da grande obra de libertao que realizaria em favor dos filhos de Israel. Da mesma forma, Jesus no veio a este mundo apenas para representar Deus e nos ajudar a conhecer mais sobre Ele. No, Jesus veio para morrer por nossos pecados, para dar a vida em resgate, para morrer na cruz a morte que ns merecemos. Atravs de Sua morte, claro, conhecemos mais e mais sobre o carter de Deus. Mas Cristo veio para pagar a penalidade pelos nossos pecados e assim nos dar verdadeira libertao, a salvao simbolizada em parte pelo que o Senhor fez para Israel, ao libertar a nao do Egito.

Quanto tempo voc gasta pensando na cruz e na libertao que nos foi dada por meio de Jesus? Ou voc gasta mais tempo pensando em coisas que no podem salv-lo? Que concluses podemos tirar de sua resposta?

Segunda

Ano Bblico: Sl 111118

A morte dos primognitos: Pscoa e adorao

Respondam-lhes: o sacrifcio da Pscoa ao Senhor, que passou sobre as casas dos israelitas no Egito e poupou nossas casas quando matou os egpcios. Ento o povo curvou-se em adorao (x 12:27, NVI).

A palavra hebraica traduzida por adorou no verso acima vem de uma raiz que significa se curvar ou se prostrar. Essa palavra quase sempre aparece na forma verbal que intensifica o significado ou que d a ideia de repetio. Poderamos quase imaginar uma pessoa se curvando para baixo e para cima, repetidamente, em sinal de reverncia, admirao e gratido. De fato, considerando o contexto, isso no difcil de imaginar.

2. Leia a histria daquela primeira noite de Pscoa, em xodo 12:1-36. Como esses versos revelam o evangelho, que deve ser o centro de toda a nossa adorao?

A menos que fossem cobertos pelo sangue, os filhos de Israel sofreriam a perda de seus primognitos. Para eles, o primognito (que geralmente era o filho mais velho), tinha

privilgios e responsabilidades especiais. Posteriormente os primognitos foram substitudos pelos levitas (Nm 3:12). Israel foi considerado primognito do Senhor (x 4:22), o que indicava sua relao especial com o Criador. No Novo Testamento, Jesus foi chamado de Primognito (Rm 8:29; Cl 1:15, 18). Embora os primognitos de Israel tenham sido poupados, na realidade, Cristo, o Primognito, devia sofrer a morte simbolizada pelo sangue colocado sobre as portas das casas. Esse ato surge como uma poderosa representao da morte substitutiva de Jesus. Ele morreu a fim de poupar da merecida morte os primognitos, que representam, em certo sentido, todas as pessoas salvas (Hb 12:23).

No Egito, o povo havia obedecido aos seus senhores por causa do medo, e agora eles aprenderiam que a verdadeira adorao brota de um corao cheio de amor e gratido para com aquele que tem poder para livrar e salvar. Como voc pode aprender a apreciar melhor e amar o Senhor? Como o pecado tende a diminuir esse amor?

Tera

Ano Bblico: Sl 119

No ters outros deuses

Imagine a cena: o Monte Sinai, envolto em uma nuvem espessa, estremecendo com troves, brilhando com relmpagos e o som de trombetas. As pessoas tremiam. O ar se enchia de fumaa, porque o Deus de Israel havia descido no fogo sobre o monte santo (x 19:16-19). Ali, em meio a nuvens e fumaa, Ele Se revelou em terrvel grandeza. Ento, a voz do Libertador proclamou os primeiros quatro mandamentos, os quais esto diretamente ligados adorao.

3. Examine xodo 20:1-6. Que pontos importantes sobre adorao podemos tirar desses versos?

Os Dez Mandamentos comeam com um lembrete de Deus aos filhos de Israel, sobre sua libertao. Somente o Senhor, o Deus verdadeiro, o nico Deus, poderia ter feito

isso por eles. Todos os outros deuses, como os do Egito, eram falsos, criaes humanas, incapazes de salvar ou livrar. Esses deuses tambm demonstravam traos de carter egostas, exigentes, e muitas vezes imorais, refletindo sua origem humana. Que contraste com o Senhor, o amoroso e abnegado Criador e Redentor! Assim, depois de sculos de envolvimento com o rude politesmo de uma cultura pag, os filhos de Israel precisavam conhecer seu Senhor e Deus como o nico Deus, especialmente naquela ocasio em que estavam entrando na relao de aliana com Ele.

4. Como esse contexto nos ajuda a entender melhor o que o Senhor disse em xodo 20:4, 5? Como podemos aplicar esse princpio em nossa vida?

Ellen G. White escreveu: O que quer que acariciemos que tenda a diminuir nosso amor para com Deus, ou seja incompatvel com o culto a Ele devido, disso fazemos um deus (Patriarcas e Profetas, p. 305).

Pense nisto: Tenho outros deuses em minha vida, competindo pelas minhas afeies, tempo, prioridades e objetivos? Quais so eles e como posso remov-los?

Quarta

Ano Bblico: Sl 120134

Estes so teus deuses

5. Leia xodo 32:1-6 e responda s seguintes perguntas: a) Que evento catalisador primeiramente abriu o caminho para essa poderosa expresso de falsa adorao? Como adventistas do stimo dia, que lies devemos tirar disso? b) De que foi feito esse falso deus, e o que isso diz sobre quanto infrutfero esse tipo de adorao? c) Como a adorao do bezerro de ouro contrasta com a adorao ao Senhor?

O povo levantou-se para divertir-se, se corrompeu e depressa se desviou do caminho (x 32:6-8). Dificilmente parece refletir o temor e reverncia que deve marcar a verdadeira adorao, no ? A multido mista (egpcios que tinham escolhido seguir Israel no xodo, ou que eram casados com israelitas), sem dvida influenciou o povo e exigiu de Aro a forma e estilo de adorao que lhes era familiar. Quando Josu ouviu o barulho que vinha de baixo, sugeriu a Moiss que havia uma guerra no acampamento. Moiss, porm, tendo vivido na corte real do Egito, sabia muito bem o que eram aqueles rudos. Ele provavelmente tivesse reconhecido os sons de folia licenciosa: dana, msica alta, canto, gritaria e confuso geral que marcavam sua adorao idoltrica (x 32:17-22). Quando eles adoraram o verdadeiro Deus, o fizeram com humildade e reverncia. Mas, adorando o bezerro de ouro, se comportaram como animais. Eles trocaram a Glria deles pela imagem de um boi (Sl 106:19, 20, NVI). Parece ser um princp io da natureza humana que ns no subimos mais alto do que aquilo que adoramos e reverenciamos.

Observe quo rpida e facilmente eles comprometeram a verdade em sua adorao. Muito rapidamente a cultura local foi introduzida e os afastou de Deus. Em nossa adorao, como podemos evitar essa mesma armadilha?

Quinta

Ano Bblico: Sl 135139

Mostra-me a Tua glria

Na experincia do bezerro de ouro, o povo de Israel havia quebrado sua aliana com Deus. Pelo pecado e falsa adorao, tinha tomado Seu nome em vo. Moiss implorou a Deus em favor deles (x 32:30-33). Por causa desse terrvel pecado, Deus ordenou ao Seu povo obstinado que tirasse os enfeites, para que o Senhor pudesse decidir o que fazer com eles (x 33:4, 5). Para os que, em humildade, se arrependeram, a remoo dos ornamentos foi um smbolo de reconciliao com Deus (x 33:4-6).

6. Leia xodo 33:12-23. Por que Moiss pediu que Deus lhe mostrasse Sua glria? O que Moiss queria conhecer? Por que ele acreditava que necessitava dessas coisas?

O desejo de Moiss de ver a glria de Deus no era curiosidade nem presuno, mas brotou de uma profunda fome de sentir a presena de Deus, depois de to escandalosa apostasia. Embora Moiss no houvesse participado do pecado, ele foi afetado pela situao. No vivemos isolados dos outros membros da igreja. O que afeta uma pessoa afeta as outras, algo que nunca deveramos esquecer. Leia atentamente xodo 33:13. Moiss disse ao Senhor que desejava conhec-Lo. No obstante tudo que o Senhor havia realizado, Moiss ainda sentia a prpria necessidade, fraqueza e impotncia, e assim, queria andar mais perto do Senhor. Ele desejava conhecer melhor o Deus de quem era to dependente. interessante que, sculos mais tarde, Jesus disse: E a vida eterna esta: que Te conheam a Ti, o nico Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste (Jo 17:3). Moiss queria ver a glria de Deus, algo que o levaria a compreender ainda mais a prpria pecaminosidade e impotncia e, consequentemente, sua completa dependncia do Senhor. Afinal, considere o que Moiss tinha sido chamado a fazer e os desafios que teve de enfrentar. No de admirar que ele tivesse sentido essa necessidade de conhecer Deus. Percebemos, tambm, um ponto crucial sobre adorao. Deus deve ser o assunto da adorao; a nfase deve ser o nosso empenho em conhecer mais sobre Ele e Seu caminho, com humildade, f e submisso (x 33:13).

Quanto voc conhece sobre o Senhor? Que escolhas o habilitaro a conhec-Lo melhor? Como aprender a adorar de uma forma que lhe d melhor apreciao de Deus e Sua glria?

Sexta

Ano Bblico: Sl 140144

Estudo adicional

Leia de Ellen G. White, Patriarcas e Profetas; p. 303-314: Israel Recebe a Lei; p. 315330: Idolatria no Sinai; e p. 331-342: Inimizade de Satans Contra a Lei; Salmos 105:26-45; 106:8-23.

A humildade e a reverncia devem caracterizar o comportamento de todos os que vo presena de Deus. Em nome de Jesus podemos ir perante Ele com confiana. No devemos, porm, nos aproximar dEle com uma ousadia presunosa, como se Ele estivesse no mesmo nvel que ns. H os que se dirigem ao grande, Todo-Poderoso e Santo Deus... como se estivessem se dirigindo a um igual, ou mesmo inferior. H os que se portam em Sua casa conforme no imaginariam fazer na sala de audincia de um governador terrestre. Tais pessoas devem se lembrar de que se acham vista daquele a quem serafins adoram, perante quem os anjos velam o rosto. Deus deve ser grandemente reverenciado. Todos os que em verdade se compenetram de Sua presena, se prostram com humildade perante Ele (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 252).

Perguntas para reflexo 1. O que podemos aprender com a histria trgica da adorao ao bezerro de ouro? Quais so as consequncias de adorar falsos deuses (visveis ou invisveis)? Quais so os dolos geralmente adorados na sociedade? Quais so as lies dessa histria para a igreja hoje, que tem esperado por longo tempo a segunda vinda de Jesus? 2. Como os nossos cultos podem nos ajudar a sentir de maneira mais intensa a majestade, glria e poder de Deus? Ou ser que eles tendem a trazer Deus para o nosso prprio nvel? 3. O que significa conhecer o Senhor? Se algum lhe perguntasse: Como voc conhece o Senhor?, como voc responderia? Em outras palavras, como pode um ser humano conhecer a Deus pessoalmente?

Respostas Sugestivas: 1: Reverncia (Moiss tirou as sandlias); admirao e temor; conscincia de sua inferioridade e pecado; por isso ele escondeu o rosto. 2: O sangue nas ombreiras e vergas das portas representava o sangue de Cristo, nosso libertador. 3: Essas declaraes so os princpios bsicos da aliana do Senhor com o povo. Pois o libertador nico que deve receber adorao. 4: No devemos adorar dolos de fabricao humana, que provocam o zelo do Deus verdadeiro. Devemos nos afastar desses dolos. 5: a) Na ausncia do lder, o povo, corrompido pela idolatria egpcia, pediu que Aro fizesse deuses que fossem adiante deles. No devemos criar falsos deuses apenas para atender o clamor de pessoas influenciadas pelo mundanismo. b) de ouro. c) A adorao idlatra inclui folia, barulho e dana; a adorao ao Senhor inclui reverncia e humildade.

6: Ele queria ver a glria de Deus porque queria conhecer intimamente a pessoa de Deus e Seu caminho. Ele acreditava que precisava dessa manifestao para ter segurana diante dos desafios da jornada. S assim eles poderiam chegar ao descanso da terra prometida.

Potrebbero piacerti anche