Sei sulla pagina 1di 6

12 Questo 2: Existncia de normas de conduta na escola Escola A: A escola orienta funcionrios e alunos por meio do manual do aluno e do regimento

interno. Escola B: A escola fornece um manual de boas prticas para o funcionrio. Comentrio: luz de autores como Ashley, os dirigentes e funcionrios de uma empresa devem seguir valores propostos por normas de conduta. Sendo assim, indivduo ou empresa, segue valores do meio em que est inserido. Observamos esta prtica nas duas escolas.

Questo 3: Programa de benefcios


Escola A: Incentivo formao superior de funcionrios e dependentes com pagamento de 10% da mensalidade; gratificaes extras (remunerao); Programa de Incluso digital, os funcionrios que tem acesso direto informtica adotam um funcionrio de outra funo e o orientam a manusear o computador dentro do horrio de trabalho. Escola B: Pagamento de percentual no plano de sade; ticket alimentao; seguro de vida. Comentrio: Conseguimos evidenciar nas escolas pesquisadas a preocupao em oferecer benefcios aos funcionrios, que uma forma da empresa contribuir para a motivao, conhecimento e auto-estima dos mesmos, isso, tambm, responsabilidade social. Questo 4: Empregabilidade (pessoas com deficincia) Escola A: 12 funcionrios Escola B: 3 funcionrios Comentrio: A Incluso Social est prevista em lei, contudo, no basta oferecer somente o emprego, necessrio, oferecer um ambiente favorvel ao funcionrio portador de necessidades especiais, que vai desde o ambiente fsico (estrutural) at a necessidade de uma assistncia psicossocial, emocional, cooperativa, instrucional, para que este indivduo possa se sentir aceito pelas demais pessoas do grupo. Parabenizamos as duas escolas por esta atuao.

Questo 5: Sade e Segurana do Trabalhador


Escola A: Existe a Comisso Interna de Preveno de Acidentes no Trabalho (CIPA), regida pela norma NR-5 do Ministrio do Trabalho, constituda por colaboradores da empresa; tambm adota prticas de ginstica laboral duas vezes por semana. Escola B: Os Recursos Humanos so responsveis pelo acompanhamento na empresa. Comentrio: Atualmente as questes voltadas para a sade e segurana do trabalhador fazem

parte do dia-a-dia das empresas. Para isso, preciso oferecer um ambiente de trabalho seguro, com mquinas e equipamentos aferidos, local de trabalho adequado, padronizao dos seus processos e utilizao de equipamentos de proteo individual, exames peridicos (quando a 13 atividade assim exigir). Cuidar para que os colaboradores sintam-se protegidos tambm responsabilidade da empresa. Sugerimos s empresas citadas uma ateno maior a esses cuidados.

Questo 6: Servio voluntrio comunidade


Escola A: A escola conta com a participao dos funcionrios da instituio e dos alunos, ambos participam ativamente em todos os eventos sociais da instituio. Cada coordenao de curso responsvel pela assistncia de uma instituio filantrpica. Os alunos so os maiores mobilizadores de eventos e campanhas - buscam parcerias, doaes, organizam o trabalho. Escola B: Os alunos do ensino mdio e professores participam como facilitadores nos eventos de recreao e tambm ajudam nas campanhas. Comentrio: O servio voluntrio a maior experincia que o indivduo pode ter como exerccio de cidadania. As instituies pesquisadas proporcionam aos seus colaboradores e educandos participarem como voluntrios em servios prestados comunidade. Com essa atitude, alm de abraar causas sociais, a escola estar formando conscincias com senso de valor agregado, solidariedade e humanizao.

Questo 7: Projetos e Aes Sociais desenvolvidos pela Escola Escola A:


Projeto Trilha Jovem Este Projeto foi realizado em parceria com o Instituto do Banco IBI, visando inserir 180 jovens da comunidade no mercado de trabalho, na reade Turismo. Realizado na prpria instituio de ensino, o projeto teve durao de 6 meses; 70% dos jovens j esto trabalhando.

Projeto Mais: este projeto envolve 32 costureiras, residentes em bairros da comunidade. A Instituio fornece a estrutura fsica, materiais e equipamentos necessrios confeco dos

produtos; os mesmos so expostos em desfiles, promovidos pel i stitui o e em outros eventos ocorridos na mesma. A renda revertida para o sustento familiar das costureiras.

Projeto Mes da Camba: Contempla as mes moradoras do bairro da Cambainscritas na Associao de mesmo nome. So oferecidos materiais, ferramentas e espao fsico, para a produo de arti os de bijuterias. A renda tambm revertida em prol do sustento familiar.

Campanha Leite Solidrio: surgiu da mobili ao dos alunos para arrecadao desacos de leite, para serem doados a Asilos da capital. Esta campanha costuma acontecer anualmente em data comemorativa do Dia dos Avs.

14 Escola B: Programa Voluntariar: ao que ocorre na escola com atividades de recreao e lazer, envolvendo crianas de creches e abrigos da capital. Os alunos do ensino mdioparticipam como voluntrios.

A escola organiza campanhas em parceria com o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Voluntariado de Obras Scias (VS) de S.Luis e Defesa Civil, onde arrecada brinquedos e alimentos para serem doados em creches e asilos da capital.

Comentrio: Os Projetos e aes sociais desenvolvidos por estas instituies confirmam o propsito de sua misso, bem como da atuao da gesto escolar face aos problemas sociais, e como esta envolve o corpo funcional e seus alunos nesse contexto. Questo 8: Preservao do Meio Ambiente Escola A: ainda no houve, faz parte de projetos futuros.

Escola B: organizada uma coleta seletiva de papel com a ajuda de funcionrios; toda a produo doada para a ALPES (empresa maranhense de fabricao e reciclagem de papel); ainda h a preocupao de reduzir o uso de copos descartveis.

Comentrios: Cada vez mais cresce a preocupao com as agresses que sofre o meio
ambiente. As empresas precisam conscientizar-se da necessidade de tratamento dos resduos oriundos do que produzem ou do servio que prestam, evitando possveis danos ao meio ambiente. A escola B j est contribuindo para isso, e ensejamos que a escola A concretize o mais breve possvel projetos nessa rea.

Questo 9: Fornecedores
Escola A: Seus fornecedores so selecionados por meio de critrios - aprender a cultura da empresa e estabelecer relaes ticas e transparentes. H uma relao de parceria com os fornecedores, os quais sempre participam dos eventos da instituio, dando apoio administrativo, doaes etc. Escola B: Os fornecedores so parceiros durante as aes sociais. Comentrio: O fornecedor uma entidade de negcio que fornece empresa bens e/ou servios necessrios sua produo. Observamos que os fornecedores destas escolas atuam como parceiros da empresa, e esto integrados nas suas aes e eventos e convidados a darem sua parcela de colaborao.

Questo 10: Responsabilidade Social no currculo escolar


Escola A: A Responsabilidade Social faz parte do currculo de disciplinas. Cada curso tem uma disciplina que aborda assuntos relacionados ao tema. Por exemplo: No curso de Direito, a disciplina Direitos Humanos; no Curso de Cincias Contbeis, a disciplina 15 Responsabilidade Social; no Curso de Jornalismo, a disciplina Comunicao no Terceiro Setor; no Curso de Administrao, Filosofia e tica Profissional e, assim, por diante. Escola B: Os alunos participam de atividades extra-classe; tambm utilizada a interdisciplinaridade, quando os professores agregam em suas disciplinas temas que discutam os problemas sociais atuais, conscientizando-os do seu papel na sociedade.

Comentrios: A escola uma instituio que tem como fim principal a educao de seus

alunos. E por est inserida no meio empresarial, tambm, tem deveres de empresa, dentre eles, o reconhecimento do dever social. E como podemos observar as escolas que fizeram parte desta pesquisa esto com essa viso e j esto dando a sua parcela de assistncia social.

Questo 11: Viso do Gestor


Escola A: Cargo: Assessora de Comunicao - ligada diretamente a direo da escola. A pessoa que exerce este cargo ajuda a desenvolver estratgias para todos os eventos da organizao. Trabalha na empresa h 5 anos. Em sua opinio a preocupao com a Responsabilidade Social traz para a empresa um carter peculiar de instituio responsvel. A escola, por sua vez, tambm, somar benefcios fortalecimento da imagem no mercado, confiana de pais e alunos, credibilidade junto aos colaboradores e parceiros. Essa prtica contribui para formar profissionais com senso de valor tico e moral, influenciando-os a agirem como cidados tanto na vida pessoal, quanto profissional. O lado solidrio da responsabilidade social precisa ser desenvolvido no educando, para que o mesmo reconhea o seu dever para com o social. Escola B: Cargo: Gerente de Recursos Humanos - trabalha na escola h 7 anos. Em sua opinio importante que a instituio de ensino atue de forma responsvel e, principalmente, envolva seus alunos nas aes realizadas, pois, vivenciar na prtica esta experincia somar positivamente na sua educao e preparao para a vida.

Comentrios: Como abordamos anteriormente, o gestor escolar hoje tem muito mais
responsabilidades - alm de gerenciar os recursos da escola para proporcionar uma educao que atenda s expectativas dos alunos, tambm precisa tomar atitudes solidrias, ajudar a comunidade, preservar o meio ambiente, incluir de alguma forma os menos favorecidos em seu contexto. As aes de responsabilidade social tambm fazem parte dos resultados da gesto escolar. Esperamos que os gestores escolares primem por mais essa qualidade de servio sociedade e que outras escolas e empresas sigam essa linha de pensamento e faam parte do grupo de empresas comprometidas com a responsabilidade social. 16 7 CONCLUSO A realizao deste trabalho evidenciou o quanto importante que aes de responsabilidade social sejam desenvolvidas e praticadas na escola. Primeiro, porque envolve um tema junto sociedade, que faz parte da realidade das empresas que se

propem de alguma forma d sua parcela de contribuio queles que precisam, enxergando a sua cumplicidade com o dever social. Segundo, porque uma oportunid que a escola ade d aos seus funcionrios, alunos e voluntrios de praticar a solidariedade, que muitas vezes encontra- se adormecida dentro das pessoas e essa a hora de exercit-la. Terceiro, a escola ganha uma nova imagem, um novo conceito de mercado de instituio responsvel e, com isso, aumenta a credibilidade e a confiana dos clientes internos e externos. Compreendemos que as atitudes e decises tomadas pelo gestor escolar influem diretamente no dia-a-dia da escola, dos funcionrios, alunos e colaboradores, da a responsabilidade que o mesmo tem em gerir e orientar e motivar pessoas, com conscincia de valores ticos, morais e sociais. Foi possvel constatar nas instituies pesquisadas que a responsabilidade social j faz parte da sua cultura, e a partir das prticas sociais que esto sendo adotadas, possvel influenciar as pessoas a mudarem suas atitudes e comportamentos. Devido s limitaes de abrangncia da pesquisa, tivemos aqui somente a opinio dos gestores escolares, da sua viso e atuao na escola, enquanto as demais partes interessadas alunos, professores, colaboradores e parceiros no fizeram parte desta pesquisa. Como a responsabilidade social um tema amplo e que envolve uma esfera maior dentro da organizao, sugerimos que trabalhos posteriores contemplem a opinio dos demais pblicos interessados. Esperamos que este estudo possa proporcionar um entendimento do que se prope a gesto de uma escola com base na responsabilidade social, promovendo a conscientizao de outras instituies e de todos os interessados, para que comecem a se mobilizar e abraar essa causa. O que se espera de uma empresa com propsitos de contribuir para a soluo de problemas de bases sociais que ela tenha uma poltica organizacional estruturada, fortalecida por valores ticos, atenta a inovaes, mais empreendedora. Que a responsabilidade social seja algo que flua da sua cultura organizacional, do seu comportamento e da sua viso de compromisso com o seu meio.

Potrebbero piacerti anche