Sei sulla pagina 1di 64

Presidente Whisinant

De todas as palavras tristes, escritas ou faladas, As mais lastimveis so: Poderia ter diso diferente! John Greenleaf Whittier O senhor disse: E se guardares os meus mandamentos e perserverares at o fim, ters a vida eterna, que o maior de todos os dons de Deus. O que teria acontecida se a converso do Apstolo Paulo no fosse duradoura? Ele nunca teria testificado como o fez no final de seu ministrio: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a f. O que teria acontecida se Jesus tivesse Se recusado a manter Seu compromissio de fazer a vontade do Pai? Sua Expiao no teria sido cumprida e as bnos da imortalidade e da vida eterna no existiriam. Mas Jesus perseverou. Em Seu momento final, Jesus orou ao Pai, dizendo: Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. Depois de alimentar 5.000 pessoas e ensinar-lhes as doutrinas do reino, muitos haviam murmurado: Duro este discurso; quem o pode ouvir? Muitos no tiveram f suficiente para perseverar a Seu lado: Desde ento muitos dos seus discpulos tornaram para trs, e j no andavam com ele. Nessa ocasio, ele perguntou aos Doze: Quereis vs tambm retirar-vos? Respondeu-lhe, pois, Simo Pedro: Tu tens as palavras da vida eterna. E ns temos crido e conhecido que tu s o Cristo, o Filho do Deus vivente. Quando ns aceitamos o chamado missionrio, prometemos devotar todo nosso tempo e ateno ao servio do Senhor. Se cumprirmos com esse compromisso e permanecermos ao lado de Jesus Cristo, seremos muito abenoados. Nunca tornamos para trs. Sempre andamos com Ele. Consumamos a obra que Ele nos deu a fazer. Combatemos o bom combate, acabamos a carreira, guardamos a f!

Queridos Missionrios,

Muitas vezes ns no alcanamos nosso potencial como lderes por causa de nossas fraquezas como seguidores. Ganhar a confiana dos outros quando somos na posio de liderado um habilidade de liderana muito importante.

O desenvolvimento de um grande seguidor relatado no Livro de ter. Em ter 2:14, registrado o seguinte: E pelo espao de trs horas falou o Senhor com o irmo de Jarede e repreendeu-o por no se ter lembrado de invocar o nome do Senhor. H um grande diferena entre esse homen reprovado pelo Senhor em ter 2:14 e o homen descrito pelo Senhor em ter 3:9: E nunca ninqum se chegou a mim com uma f to grande como tu.... O que aconteceu na vida do irmo de Jarede para fazer essa grande mudana e desenvolvimento. O poucos versiclos que ficam entre ter 2:14 and ter 3:9 relatam alguns princpios muito importantes: Primeiro, ele ficou humilde e doutrinvel. E o irmo de Jarede arrependeu-se do mal que havia feito e invocou o nome do Senhor por seus irmos (ter 2:15). Segundo, ele estava disposto a fazer o que foi mandado a fazer. E aconteceu que o irmo de Jarede se ps a trabalhar e tambm seus irmos; e construram barcos da forma que j haviam construido, de acordo comas instrues do Senhor.(ter 2:16) Terceira, ele prestava contas de seu trabalho e estava disposto a receber mais instrues e fazer mais trabalho. E aconteceu que o irmo de Jarede clamou ao Senhor, dizendo: Senhor, realizei o trabalho que me ordenaste e fiz os barcos segundo tuas instrues. Eis que fiz conforme me ordenanste; e preparei os navios para meu povo e eis que neles no h luz. O, Senhor, consentirs que cruzemos estas grandes guas na escurido? (ter 2:18, 22) Quarto, ele aceitou responsibilidade para ponderar e resolver seus problemas, e recomendar um modo de ao ao Senhor. (ter 2:25, 3:1-5)

Quando o liderado estiver a este ponto de desenvolvimento, estar pronto para agir szinho, s prestando contas de vz em quando. Esse o tipo de discipulado descrito em D&C 58:27: Os homens devem ocupar-se zelosamente numa boa causa e fazer muitas coisas de sua livre e espontnea vontade e realizar retido. Esse o nvel de discipulado que foi empregado na criao do mundo: o trabalho da criao foi feito em vrios peridos e depois de cada perido creativo, os criadores prestaram contas do trabalho.

Para resumir, as fases de desenvolvimento do discipulado eficaz so os seguintes: 1) Faa aquilo que mandado a fazer. (ter 2:16). 2) Busque conselho e seja disposto a segui-lo. (ter 2:19-21) 3) Faa recomendaes e as execute depois que sejam aprovados. (ter 2:25, 3:1-5) 4) Aja e preste contas. (D&C 58:27, D&C 72:3)

Parece que essas fases precisam ser aprendidas regra sobre regra. As vezes, ns queremos fazer essas fases virado em sentido oposto. Queremos agir por nos mesmos antes de aprender a fazer o que somos mandados a fazer ou antes de demonstrar nossa

desposia de pedir conselho e attend-lo. A agir por si mesmo um nivel de discipulado reservado aos que tem a confiana dos outros por meio de seu desempenho no passado.

Com amor,

Presidente Whisenant

Queridos Missionrios, Perseverar at o fim ou permanecer fiel s leis e ordenanas do evangelho de Jesus Cristo no decorrer da vida um requisito fundamental para a salvao no reino de Deus. Essa crena diferencia os santos dos ltimos dias de muitas outras denominaes crists, que ensinam que a salvao concedida a todos os que simplesmente crem e confessam que Jesus o Cristo. Os homens existem para que tenham alegria (2 Nfi 2:25) Perseverar at o fim no apenas uma questo de suportar passivamente as circunstncias difceis da vida. Perseverar at o fim algo edificante e glorioso, e no penoso e sombrio. Nossa religio uma religio de alegria, esperana, fora e libertao. O evangelho restaurado de Jesus Cristo no apenas algo para o domingo. Perseverar at o fim um processo que permeia cada minuto da nossa vida. Perseverar at o fim consumado por meio da disciplina pessoal e da obedincia aos mandamentos de Deus. Perseverar at o fim implica perseverana em fazer bem (Romanos 2:7) e prtica de obras de retido (ver D&C 59:23). Para perseverarmos at o fim, temos de servir ao Senhor e ao prximo com disposio e fidelidade. Se dermos o melhor de ns mesmos para perseverar at o fim, nossa vida se tornar muito mais bela. As bnos que recebemos por perseverar at o fim, na mortalidade, so reais e muito significativas; e, na vida futura, transcendem nossa capacidade de entendimento. Com amor, PresidenteWhisenant

Queridos Missionrios, Era uma vez as razes de uma planta que ficaram limitadas num vaso pequeno. Por isso, a planta no estava indo bem. O jardineiro novo tirou cuidadosamente a planta do vaso pequeno e a ps num vaso maior, fazendo tudo possvel para no pertubar a terra e as raizes. A planta ainda no ficava bem. Quando um jardineiro com mais experincia ajudou, ele virou o vaso, tirou a planta, sacudiu a terra fora das razes, e tirou as razes desviadas do sistema de razes. Ele retornou a planta Ao vaso e apertou a terra ao redor da planta. Logo, a planta comeceu a progredir. Muitos de nossos pesquisadores tm suas razes na terra da vida e ficam com razes limitadas e por isso, no esto indo bem. Eles resistem aos nossos esforos de pertubar seus sistemas de razes. Nessa situao, eles no progridem para a vida melhor. Nada h que no mude como a prpria mudana. Quando bem analizada, a mudana pode nos dar as experincias mais profundas e recompensveis da vida. Enquanto muitas vezes a dor acompanha a mudana, h grande satisfao ao reconhecer o pogresso realizado. Como sabemos, a mudana uma grande parte do arrependimento! Para fazer as grandes mudanas na vida, temos que aceitar nosso Senhor e as verdades dele. O profeta Alma disse: Haveis nascido espiritualmente de Deus? Haveis recibido sua imagem em vosso semblante? Haveis experimentado esta poderosa mudana em vosso coraco? (Alma 5:14) O seguinte so passos importantes para fazer mudana, uma grande ferramenta em nossas vidas e na vidas de nossos pesquisadores: Primeiro, tem que existir um entendimento da necessidade de mudar. O reconhecimento da necissidade de mudar tem que ficar mais forte do que o comforto de ficar no mesmo. Segundo, temos que saber como, o que, onde e por que precisamos mudar. O Evangelho de Jesus Cristo ensina quem somos, de onde vimos, por que estamos aqui, e aonde vamos. Com esse conhecimento, temos mais fora para melhorar. Terceiro, precisamos de estabelecer um plano organizado para mudar. Logo que o plano seja estabelecido, temos que segui-lo at o acabamento, ainda que nosso sistema de razes fique pertubado. Quarto, precisamos de ficar comprometidos a esse plano de mudana. Um provrbio chins diz: Grandes almas tm vontades. Fracas almas s tm desejos. A menos que tenhamos a vontade de melhorar, todos os outros passos para fazer mudana sero sem valor. Esse ltimo passo separa os vencedores dos que perdem. Como missionrios do tempo integral, a beno de mudana sempre chega. Pesquisadores, companheiros, alojamentos, lderes da obra missionria e outro lderes da ala podem mudar enquanto estamos designados a trabalhar em nossa rea de proselitismo. E se formos transferidos, todo mundo muda no mesmo tempo! As vezes, sentimos que somos inadequados para confrontar essas mudanas. Devemos lembrar que temos a fora de Jesus Cristo que nos ajuda a confrontar as mudanas que chegam juntamente com novas designaces e responsibilidades aumentadas.

A mudana dessa vida mortal para a vida imortal com Nosso Pai Celestial a ltima faanha que resulta de mudana. Eu oro que busquemos e aceitemos mudanas saudveis para o melhoramento de nossas vidas e das vidas de nossos pesquisadores.

Com amor,

Presidente J. Douglas Whisenant Misso Brasil Porto Alegre Norte

Querido Missionrios, No ms passado, a mdia de reteno em nossa misso era 55%, conforme medido pela Igreja atravs das ordenaes ao sacerdcio Aaronico dos homens batizados em cima de 12 anos. Esse indice est bem abaixo de nossas expectativas. H duas razes principais que os resultados no corresponderam ao que era esperado: 1 As ordenaes no so realizados; 2 As ordenaes so realizadas mas no so registradas nos registros da Igreja. A Presidncia da Area escreveram o seguinte: No vemos razo para que um homem acima de 12 anos, digno de ser batizado, no seja ordenando ao sacerdcio Aaronico num periodo curto de tempo aps sua confirmao como membro da igreja, salvo casos exepcionais. Tambm no entendemos por qual motivo as ordenaes realizadas no so registradas, uma vez que todas as estacas e distritos tem o MLS (sistema de registros computadorizados da Igreja) ja instalado e funcionando. (Carta de 11 setembro 2008) Por favor, acompanhem a cada semana as ordenaes ao sacerdcio dos novos conversos atravs do Relatrio de Progresso, onde consta uma coluna a ser preenchida com a data de ordenana. Por favor, acompanhem a cada semana o progresso de seus novos conversos junto ao Lder da Misso da Ala, ao Comit Executivo do Sacerdcio e ao Bispo ou Presidente do Ramo. Certifiquem que a ordenana seja realizada e registrada, confirmando as informaes com o secretrio da Ala ou Ramo atravs do MLS. Obrigado! Com amor, Presidente Whisenant

O Apstolo Paulo comparou a experincia da converso busca de nosso lar espiritual: Mas agora em Cristo Jesus, vs, que antes estveis longe, (...) chegastes perto. (...) Assim que j no sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidados dos santos, e da famlia de Deus (Efsios 2:13, 19)

Saber que a Igreja verdadeira no o mesmo que compreender de que modo a Igreja funciona. Os pesquisadores e membros novos no conhecem os procedimentos, o protocolo e o vocabulrio especializado que os membros antigos consideram coisas normais. Filiar-se a uma Igreja em que os membros ensinam, fazem discursos e oram publicamente pode ser atemorizante para quem freqentava outra igreja na qual os membros tinham uma participao mais passiva. Muitos pesquisadores e membros novos s conhecem as igrejas de clero de tempo integral. possivel que os ministros dessas outras igrejas faam tudo e os membros apenas sentem e ouam. Muitos pesquisadores e membros novos ficam surpresos ao saber que o bispo da ala SUD tem outra profisso.

Para preseverar at o fim, essencial que o pesquisador ou membro novo tenha um amigo membro da igreja para responder as perguntas enquanto o pesquisador ou membro novo est estudando o evangelho, para encorajar o pesquisador ou membro novo enquanto ele est lutando contra um vcio e para sentar-se ao lado do pesquisador ou membro novo nas aulas e nas reunies sacramentais nos domingos.

Na minha ala em Houston, Texas, os missionrios pediram que eu fizesse a confirmao de Stephen Henderson, um pesquisador deles. Depois disso, eu fiquei muito mais preocupado com ele. O propsito missionrio convidar as pessoas a achegarem-se a Cristo, ajudando-as a receber o evangelho restaurado por meio ... do batismo ... e de preserverar at o fim. Para ajudar seus conversos a preserverar at o fim, devem fazer tudo possvel para enjorajar os membros antigos a preocupar-se com eles, at convidlos a fazer as ordenanas de batismo e de confirmao.

Presidente J. Douglas Whisenant Misso Brasil Porto Alegre Norte

Querido Missionrios,

Pregar Meu Evangelho (pagina 222) indica que os pesquisadores devem frequentar varias reunies sacramentais para serem qualificados para o batismo. A verso original de Pregar Meu Evangelho, escrito em ingls, indica que os pesquisadores devem frequentar several reunies sacramentais. O dicionrio ingls d a definio seguinte: several - mais do que dois e menos do que muitos." Isso quer dizer que nossos pesqusadores precisam frequentar trs ou mais reunies sacramentais.

Temos que fazer nossos convites de ir a igreja de modo que os pesquisadores se sentem desejosos a ir a igreja e no se sentem pressionados a ir a igreja. Para criar o desejo de ir a igreja, temos que 1) diminuir o medo do desconhecido e 2) aumentar as expectativas dos benefcios de ir a igreja.

Pessoas tem receio de ir a igreja porque elas no entendem bem o que acontecer nas reunies. Talvez o pesquisador tenha duvidas ao respeito do vesturio, o procedimento, etc. Os pesquisadores podem ter perguntas como as que seguem: Todo mundo vestiro como vestem os missionrios? Toda a famlia ficaro juntos? Passaro um prato de coleta e terei que pagar oferta? Serei pressionado a fazer algo que no quero fazer? Faro prelees por trs horas sem intervalo? Se ofererem o sacramento, deverei tomar ele ou no?

Devemos identificar as preocupaes de nossos pesquisadores e fazer tudo possivel para resolv-las. Tambm devemos descrever os benefcios de ir a igreja: mais conhecimento do evangelho, mais amor e amizade, e mais apoio para resolver nossos problemas, etc. Se fizermos assim, aumentamos o desejo dos pesquisadores de ir a igreja!

Com amor,

Presidente J. Douglas Whisenant Misso Brasil Porto Alegre Norte

Queridos Missionrios, Minha me nasceu em 1921 e por isso, em grande medida, foi criado na Grande Depresso que tinha grande efeito sobre ela. Em 1936, quando ela tinha 15 anos, ela teve que largar a escola para trabalhar a fim de sustentar a famlia dela. Ainda que ela era uma mu lher muita inteligente que aproveitava toda oportunidade de ler e estudar, ela sempre sentia pesar por largar a escola. Por isso, ela sempre dava grande nfase a educao dos seus filhos. A igreja sempre reconhecia que a educao da prxima gerao a obr igao principal da gerao atual. Cada um de ns um ser eterno e inteligente, criado por Deus. nossa responsibilidade desenvolver nossa inteligncia e tambm encorajar e sustentar os outros desejosos de saber. Eu quero que cada um de vocs sejam bem -sucedidos e felizes na misso e depois da misso tambm. Eu acredito que o estudo uma chave essencial de seu sucesso. Desde do incio, os lderes da Igreja tinham dado enfas aos estudos. uma parte essencial de sabedoria. Em D&C 93:36, lemos que a gl ria de Deus inteligncia (D&C 93:36). Abrao 3:22 ensina que as inteligncias individuais foram organizadas antes de o mundo existir. Nossa inteligncia eterna e divina. Por causa de nossa estima sagrada para com o intelecto humano, ns estimamos a realizao de uma educao boa a mesma como uma responsibilidade religiosa. Reconheo que as oportunidades e as habilidades das pessoas no so equais. Mesmo assim, acredito que o desejo da pessoa o ingrediente mais importante para realizar uma boa edu cao. Encorajo cada um de vocs a desenvolver seu desejo de saber e bons hbitos de estudo. Sero alguns dos melhores presentes que vo levar para casa! Com amor, Presidente J. Douglas Whisenant Misso Brasil Porto Alegre Norte

Queridos Missionrios,

Como Deus ungiu a Jesus de Nazar com o Esprito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem... (Joo 10:38)

Lynn Hemingway era funcionrio honesto e trabalhador da minha empresa que morava em Salt Lake City. Lynn foi criado na Igreja, mas estava afastado da igreja desde ser adolescente. Mas ele tem testemunho que Presidente Monson orientado por Deus.

Certo dia, enquanto Lynn e eu estavamos conversando sobre a Igreja, Lynn relatou o seguinte para mim:

O pai de Lynn, Gene Hemingway, estava internado no asilo para idosos St. Joseph Villa em Salt Lake City e estava beira da morte. Gene Hemingway serviu como o conselheiro do Thomas S. Monson quando ele era bispo h muitos anos. Gene tinha chamado o nome de do Presidente Monson e a famlia dele tentara entrar em contato com Presidente Monson, mas no conseguira encontrar o nmero de seu telefone. Mas, no mesmo tempo, Presidente Monson teve a forte impresso de que deveria visitar o asilo para idosos St. Joseph Villa e foi para l. (Presidente Monson no sabia que Gene estava enternado naquele lugar.) Stephen, o irmo de Lynn, saiu do quarto do seu pai para comprar um refrigerante no salo de reunies quando Presidente Monson estava l. Juntos eles foram imediatamente at o quarto do antigo conselheiro de Presidente Monson, onde Lynn e seus outros irmos estavam reunidos. President Monson e Stephen Hemingway deram ao Gene uma bno. O quarto encheu-se de paz. Gene Hemingway faleceu apenas vinte minutos depois de ter recebido a bno.

Lynn e sua famlia consideram o encontro de Presidente com Stephen no salo de reunio como uma resposta do Pai Celestial a seu grande desejo de que Presidente Monson visse o pai deles antes que ele morresse. Se Presidente Monson no tivesse seguido a impresso de visitar o asilo para idosos St. Joseph Villa e se Stephen no tivesse entrado no salo de reunies no exato momento em que o fez, quando Presidente Monson estava ali, Presidente Monson sequer teria ficado sabendo que seu exconselheiro estava internado naquele lugar e estava na deira da morte.

Junto com Lynn e a familia dele, eu tambm acredito que Nosso Pai Celestial inspirou Presidente Monson a visitar o asilo St. Joseph Villa e o conduziu a seu querido ex-conselheiro Gene Hemingway.

Eu apoio Presidente Thomas S. Monson como profeta! Eu amo e respeito ele porque ele sempre segue a influncia orientadora do esprito santo e anda fazendo bem!

Com amor,

Presidente J. Douglas Whisenant Misso Brasil Porto Alegre Norte

Queridos Missionrios,

O comeo das Olimpadas nessa semana faz me lembrar de Paul Tingey, um amigo meu que faleceu em 2004.

Mark Twain disse que a coragem no no termos medo, mas, sim, dominarmos esse medo. Um homem assim foi Paul. lder Tingey foi um dos mais dedicados e bem-sucedidos missionrios na misso em Alemanha. Ao terminar a misso, o Paul voltou para casa, concluiu seus estudos na universidade, casou-se com sua namorada, Diane, e juntos criaram sua famlia. Paul serviu como bispo e teve sucesso em sua carreira profissional. Eu conheci Paul e a famlia dele depois que eles mudaram-se para nossa ala em Salt Lake City. Por alguns anos, eu servia como o mestre familiar de Paul e sua famlia. Quando eu servia como lder do grupo de sumos sacerdotes da ala, Paul servia como secretrio.

Sem aviso, os sintomas de uma terrvel doena acometeram seu sistema nervoso: a esclerose mltipla. Mas, sempre que encontrava com ele, Paul elevava meu esprito apesar de ser incapacitado pela enfermidade. Paul lutou valentemente, mas acabou confinado a uma casa de repouso. L ele tambm animava os tristes e fazia todos sentirem-se felizes.

Sabe que quando Presidente Monson tem tempo livre, muitas vezes ele visita os doentes e os idosas nos hospitais e nas casas de repouso em Salt Lake City. Muitas vezes, quando eu visitava Paul na sua casa de repouso, ele me relatava que ele recentemente tinha recebido uma visita de Presidente Monson.

Na Conferncia Geral de Abril 2004, um ms depois do falecimento de Paul, Presidente Monson relatou o seguinte sobre uma visita dele com Paul na casa de repouso: Quando as Olimpadas foram realizadas em Salt Lake City, em 2002, Paul foi escolhido para carregar a tocha olmpica por uma distncia especificada. Quando isso foi anunciado na casa de repouso, ouviram-se aplausos dos pacientes ali reunidos ecoando vigorosamente por todo o prdio. Quando fui cumprimentar o Paul, ele disse com sua fala dificultada: Espero que eu no derrube a tocha! Irmos, Paul Tingey no derrubou a tocha olmpica. E mais, ele carregou bravamente a tocha que lhe foi entregue em sua vida, fazendo isso at o dia de sua morte.

Espiritualidade, f, determinao, coragem: Paul Tingey tinha tudo isso.

muito fcil ser alegre Quando a vida flui como uma cano, Mas o homem de valor aquele que sorri

Quando tudo d errado na vida.

- Ella Wheeler Wilcox

Com amor,

Presidente J. Douglas Whisenant Misso Brasil Porto Alegre Norte

Queridos Missionrios,

Na revelao que se encontra em D&C 8, o Senhor declara: Eu te falarei em tua mente e em teu corao, pelo Esprito Santo que vir sobre ti e que habitar em teu corao. Deus nos ensinar por meio da razo e da revelao mente e corao juntos por intermdio do Esprito Santo. Ora, continua Ele, eis que este o espirito de revelao; eis que este o esprito pelo qual Moiss conduziu os filhos de Israel atravs do Mar Vermelho, em terra seca. (D&C 8:2-3)

Por que o Senhor usaria o exemplo da travessia do Mar Vermelho como exemplo clssico do espirito de revelao? As revelaes quase sempre vm em resposta a uma pergunta urgente. O desafio de Moiss era encontrar um meio de livrar a todos os filhos de Israeil da terrvel situao em que se concontravam. Havia carruagens no encalo deles, dunas de areia por todos os lados e uma imensido de qua logo frente. Ele precisava ser guiado para saber o que fazer. No estava pedindo algo banal: tratava-se literalmente de um caso de vida ou morte.

Ns tambm precisamos das revelaes pessoais, mas pouco provvel que as consigamos a menos que as queiramos urgente, fiel e humildemente. o que Morni chama de pedir com real inteno. (Morni 10:4)

Lembremo-nos de que precisamos muito de ajuda no passado e conseguimos. Lembremo-nos das verdades reveladas para ns no passado por meio de revelao pessoal.

Com amor,

Presidente J. Douglas Whisenant Misso Brasil Porto Alegre Norte

Queridos Missionrios,

Se estiverdes preparados, no temereis. (D&C 38:30)

Temo que muitos sintam que uma reserva (...) est alm de sua condio financeira. Comecem com pouco, () e gradualmente prossigam at atingir um objetivo razovel. (Presidente Gordon B. Hinckley)

A mesada de R$190 por ms para comprar mantimentos, itens de higiene pessoal, lavanderia, materiais de limpeza, cortes de cabelo, envio de cartas e emails, ofertas de jejum, transporte dentro de sua rea, e para criar um fundo de reserva. Orce suas despesas antes do incio do ms, conte as despesas durante a ms, compare o orcamento com as despesas, e planeje a retificar as despesas no ms seguinte. A misso reembolsa os gastos para o transporte e os almoos (at R$ 7) das conferncias de zona e transferncias, as contas de luz (at R$ 60 no vero ou R$ 90 no inverno por dupla por ms) e agua, as cartes telefnicas (at R$ 4 por missionrio por semana), e os remdios e consultas mdicas aprovadas. A misso paga diretamente o aluguel e a conta de celular. Use os fundos enviados da casa para os outros gastos, como a compra de roupas, filmes para fotos, e lembranas.

Mantenha um fundo de reserva com dinheiro suficiente para uma viagem ao escritrio da misso e para pagar as despesas reembolsadas at que os reeembolsos caem. Seu fundo de reserva deve ser pelo menos R$ 95, uma mesada bimensal. (Um mtodo

simples de determinar o tamanho atual de seu fundo de reserva fazer o seguinte noite antes de receber a mesada: Some o dinheiro que tem junto com os reembolsos que ainda no forem reembolsados.) Pode criar esse fundo de reserva por no gastar toda a mesada.

Uma recomendao: use a mesada adicional de R$14 que receberam ontem para aumentar sua reserva.

Com amor,

Presidente J. Douglas Whisenant Misso Brasil Porto Alegre Norte

Queridos Missionrios,

A fim de estabelecer uma Igreja que continue sob Sua direo mesmo depois de ter partido desta Terra, Jesus subiu ao monte a orar, e passou a noite em orao a Deus. E quando j era dia, chamou a si os seus discpulos, e escolheu doze deles, a quem tambm deu o nome de apstolos. (Lucas 6:12-13) Paulo ensinou que o Salvador, sabendo da inevitabilidade de Sua morte, fizera isso para dar Igreja, o fundamento dos apstolos e dos profetas (Efsios 2:19-20) para que no sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astcia enganam (). (Efsios 4:14)

A palavra "Apstolo" no se aplica aos antigos patriarcas e profetas de Deus que conduziram Seu povo ao longo das eras; mas restringe-se aos que foram chamados como testemunhas especiais de Jesus Cristo, Sua Expiao e Sua Ressurreio. Um dos principais papis dos Apstolos sempre foi o de ensinar o evangelho e prestar firme testemunho de Jesus Cristo no mundo todo.

Os apstolos tem a responsibilidade de ensinar a palavra de Deus com clareza para que todos os Seus filhos possam beneficiar-se e ser abenoados pela obedincia a Seus ensinamentos.

Os apstolos possuem as chaves do reino, ou autoridade do sacerdcio para presidir e dirigir a Igreja de Jesus Cristo. O Salvador disse aos antigos Apstolos, dos quais Pedro era o presidente: Eu te darei as chaves do reino dos cus; e tudo o que ligares na terra ser ligado nos cus, e tudo o que desligares na terra ser desligado nos cus. (Mateus 16:19)

Sou grato pelos 15 apstolos, profetas, videntes, e reveladores de hoje em dia: A Primeira Presidncia e Os Doze Apstolos!

Com amor,

Presidente J. Douglas Whisenant Misso Brasil Porto Alegre Norte

Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, no te negarei ... E da a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente tambm tu s deles, pois a tua fala te denuncia. Ento comeou ele a praguejar e a jurar dizendo: No conheo esse homem. E imediatamente o galo cantou. E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, trs veses me negars. , saindo dali, chorou amargamente. (Mateus 26:35, 73-75)

Alguns de ns somos semelhantes a Pedro. Temos grande objetivos mas realizamos pouco. Nossos motivos so nobres, nossas intenes so dignas de louvores, nossa capacidade grande, mas nossa disciplina fraca. Ns sucumbemos aos desejos do homem natural e nossa falta de esforos nos rouba a vontade. Vivemos para nos mesmos a assim negamos nossos instintos divinos. Apegamo-nos s coisas mundanas e, em nosso modo de viver egostos, no compatilhamos nossos dons espirituais com os outros.

Voltemos a Pedro, que negou Cristo e chorou. Reconhecendo o erro e arrependendo-se de sua fraqueza, ele se transformou e tornou-se uma potente voz a prestar testemunho do Senhor ressuscitado. Todos ns podemos transformar-nos e somar nossa fora e nosso f fora e f dos outros para consturmos o reino de Deus. Mantenhamo-nos fieis e verdadeiros grande responsibilidade nos dada de ir e ensinar todas as naes, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo (Mateus 28:19).

Com amor,

Presidente J. Douglas Whisenant Misso Brasil Porto Alegre Norte

Queridos Missionrios, A notvel epresso de Paulo ecoa atravs dos sculos: Quando eu era menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homen, acabei com as coisas de menino . (I Corntio 13:11) Chegou a hora de acabar com as coisas de menino . Isso significa desenvolver um senso de porpsitio genuno sobre a misso. Significa enxergar o hoje como a fantstica oportunidade que representa. Hoje o dia de desenvolver seu poder espiritual. Hoje o dia de magnificar seu chamado missionrio e de esquecer-se de si mesmo para tratar dos negcios de Pai Celestial. Hoje o dia de tomar decises corretas e ter determinao corajosa. Carpe diem uma frase em latim que significa aproveite o dia presente . O hoje est ao seu alcance. Mas a menos que voc o apr oveite , ele escorrer como lquido por entre seus dedos e ir perder -se. Aproveitem o dia presente! Agarrem a maravilhosa oportunidade que est ao seu alcance. Seu presente cheia de oportunidade! Seu futuro sem dvida brilhante se voc tirar proveito de hoje ao mximo! Carpe diem! Com amor, Presidente Whisenant

Querido Missionrio,

Em Alma 29:1-9, uma importante jornada espiritual de Alma descrito: Oh! eu quisera ser um anjo e... falar com a trombeta de Deus... a todos os povos... para que se arrependessem e viessem ao nosso Deus, a fim de no haver mais tristeza em toda a face da Terra. Mas... deveria contentar-me com as coisas que o Senhor me concedeu... porque sei que ele concede aos homens segundo os seus desejos... esta minha gloria que talvez possa ser um instrumento nas mos de Deus para trazer alguma alma ao arrependimento.

Alma desejava intensamente proclamar o arrependimento a toda a humanidade para que no houvesse mais sofrimento entre os homens. No entanto, a alegria de Alma baseouse na concluso de que, no final, Deus concederia a cada pessoa o nvel de salvao que ela prpria tivesse desejado receber. O que poderia ser mais justo? Assim, contentandose com seu chamado, Alma humildemente esperou poder ser um instrumento para a salvao de algumas almas.

Um de nossos desafios na vida aprender a contentar-nos com certas restries e oportunidades que nos foram concedidas. De outra forma, podemos sentir-nos malaproveitados, assoberbados e mal-reconhecidos, embora ironicamente, em meio s coisas que nos foram concedidas, haja oportunidades de servio no utilizadas nossa volta. Tampouco devemos almejar certas coisas que estejam alm do que Deus nos concedeu, como a vigorosa voz de um anjo, porque ainda h muito que podemos fazer com o que recebemos.

O mais importante o nosso modo de agir, no a amplitude de nosso crculo de influncia. O ministrio de Jesus Cristo foi cumprido dentro de um espao geogrfico minsculo. As viagens que realizou em Seu ministrio foram muito limitadas. Mas dentro desse espao, o Salvador realizou a Expiao por toda a humanidade!

significativo notar tambm que o Senhor Se recusa a intimidar as pessoas enviando legies de anjos para obrig-las a cumprir a Sua vontade. (Mateus 26:53.) Elas devem fazer Sua vontade "por causa da palavra" e no por terem sido compelidas a isso. O Senhor quer a converso sem intimidao. Se insistirmos muito, com muita freqncia ou com muito ardor, para que nosso papel seja ampliado, estaremos, na verdade, encolhendo o campo de ao de outras pessoas. S nosso contentamento confiante permite que o Esprito Santo tenha o tempo precioso de desempenhar Seu importante trabalho.

Ansiar por maiores oportunidades enquanto deixamos de aproveitar as que esto a nosso redor no uma boa maneira de conduzir nossas vidas. Vamos aprender a servir dentro de nosso prprio crculo de influncia. Vamos contentar-nos com as coisas que Deus nos concedeu, conformando-nos com as situaes que temos de enfrentar, mas sem

acomodar-nos ou contentar-nos em relao ao nosso modo de agir. Esse contentamento mais do que a simples indiferena em relao s coisas. Ele denota um consentimento participativo e no uma resignao indiferente.

Com amor,

Presidente Whisenant

Queridos Missionrios, Um milagre extraordinrio aconteceu na vida de Pedro quando ele foi aprisionado pelo rei Herodes. Pedro foi jogado na priso cuidadosamente vigiado por 16 homens. As pessoas da Igreja reuniram-se para fazer contnua orao por ele. Ento, aconteceu algo maravilhoso. Durante a noite, quando Pedro estava dormindo entre dois soldados e acorrentado por duas correntes, sobreveio o anjo do Senhor que o despertou e caram-lhe das mos as cadeias. Pedro julgou que estivesse sonhando. Ele seguiu o anjo, passou pelos guardas atravs de um porto de ferro e saiu pelas ruas da cidade e logo o anjo se apartou dele. Pedro ento percebeu que no era um sonho. Ele foi libertado miraculosamente. Pedro foi at a casa onde os membros da Igreja estavam reunidos, orando por ele. Quando bateu porta do ptio, uma jovem chamada Rode foi at o porto e reconheceu sua voz. As escrituras dizem que ela ficou muito feliz, mas de to emocionada, esqueceu de abrir-lhe a porta. Em vez disso, correu para contar aos outros a grande novidade de que Pedro estava ao porto. Eles no acreditaram nela, dizendo que estava fora de si. Enquanto isso, Pedro continuou batendo porta do ptio e esperando. Quando finalmente foram vlo espantaram-se. (Atos 12:417.) Essas pessoas oraram continuamente para que ocorresse um milagre, mas quando o Senhor respondeu as suas oraes, ficaram impressionadas. Surpreenderam-se com a bondade do Senhor em responder de maneira to miraculosa. Ns reconhecemos o cumprimento das promessas em nossa vida? Como perguntou o Salvador, Tendo olhos, no vedes? (Marcos 8:18). Em todo lugar h pessoas enfrentando perigos e adversidade. Assim como aconteceu com Pedro, haver anjos ao seu redor para os suster. (D&C 84:88) Eles os ajudaro quando estiverem carregando seus fardos. Muitas vezes esses anjos so as pessoas que os amam, que se colocam como instrumentos nas mos do Senhor. O Presidente Spencer W. Kimball disse: Deus realmente sabe quem somos e olha por ns; mas geralmente por intermdio de outra pessoa que ele satisfaz nossas necessidades. fundamental, portanto, que sirvamos uns aos outros no reino.

Missionrios, sejam os anjos que servem aos outros aos seu redor.

Queridos Missionrios, Imaginem fazer um favor a algum que realmente a ajuda e dizer que no quer que este seja retribuido a voc, mas sim a outra pessoa que, em troca faz o mesmo a outra - e assim sucessivamente criando uma cadeia de bondade e respeito. Qual ser o impacto que uma ideia to pura e sincera pode ter? Benjamin Franklin, um fundador americano, relatou o seguinte: Eu no pretendo dar esse dinheiro a voc... s pretendo empresta-lo a voc. Mas tarde, quando voc ficar capaz e encontrar outra pessoa honesta que est necessitada como voc est agora, voc vai me recompensar por emprestar a ele esse mesmo valor. Mas, pea que essa pessoa necessitada faa a mesmo coisa com outro necessitado quando ela ficar capaz. Assim, espero que esse valor passe por muitas mos antes de parar nas mos do patife que vai encerrar essa corrente de bem. Isso algo engenhoso que eu uso para realizar grande bem com pouco dinheiro. No filme A Corrente do Bem, um professor de estudos sociais, faz um desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: que eles criem algo que possa mudar o mundo. Um de seus alunos, incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado "pay it forward", em que a cada favor que recebe voc retribui a outra pessoa. Assim, esse aluno desencadeia uma reaco em cadeia de bondade e respeito. Ao falar sobre o sonho dele, Le relatou o seguinte: E enquanto eu comia do fruto, ele encheu-me a alma de imensa alegria; portanto comecei a desejar que dele tambm comesse minha famlia; porque sabia que era mais desejvel que qualquer outro fruto. (1 Nfi 8:12) Em todas as situaes de ensino como ao procurar pessoas, ensinar pesquisadores, trabalhar com membros pergunte: Quem voc conhece que estaria interessado nesta mensagem e se beneficiaria com ela? Depois de receber uma referncia, pergunte: Quem mais poderia beneficiar-se com a nossa mensagem? No hesite em fazer novamente a mesma pergunta em outras ocasies em que encontrar aquelas pessoas. medida que as pessoas que voc estiver ensinando sentirem as bnos do evangelho, o desejo que tm de compartilh-lo aumentar. Ao colocar em prtica esse princpio, ter mais pessoas para ensinar e assim, desencadear uma reaco em cadeia de bondade e respeito! Com amor, Presidente Whisenant

Queridos Missionrios, O ponto principal desse email comprido o seguinte:

No passado, a Presidncia da rea dava aos Presidentes de Misso permisso para realizar as entrevistas de pessoas que se envolveram com aborto, relacionamento homossexual ou crime grave por telefone. Mas, no recm Seminrio dos Presidentes da Misso fomos dados novos instrues por Elder Scott e Elder Andersen: essas entrevistas tm que ser realizadas face a face. Eu posso pedir que um dos meus conselheiros ou um presidente de estaca realizar essa entrevista. Se meu conselheiro (nos distritos) ou o Presidente da Estaca realizar a entrevista, ele me transmitir o que ouviu e ento eu poderei autorizar ou negar o batismo. As detalhas seguem: Em Pregar Meu Evanglho pgina 225, se encontram a pergunta e a resposta seguintes: A pergunta 4 da entrevista batismal pergunta se a pessoa cometeu um pecado grave como aborto, relacionamento homossexual ou crime grave. O que devo fazer se algum confessar um desses pecados? 1. Instrues para os missionrios que estiverem ensinando. s vezes os pesquisadores relatam voluntariamente que cometeram tais pecados, quando voc ensina os mandamentos e convida-os a assumir compromissos. Contudo, se eles no disserem nada mas voc achar que eles podem ter um problema, prepare-os para a entrevista batismal perguntando se eles se envolveram com qualquer desses pecados. Se ficar sabendo de um pecado grave, no pea detalhes a respeito do pecado. No marque uma data para o batismo nem faa promessas de que eles sero liberados para o batismo e confirmao. Expresse seu amor e revise os princpios do arrependimento. Explique bondosamente que esses pecados so graves e que uma pessoa com mais maturidade e experincia (seu presidente de misso ou algum que ele designar) ir conversar com eles e ajud-los com essas questes. Depois disso, envie um pedido de entrevista batismal diretamente ao presidente da misso. 2. Instrues para a pessoa que realiza a entrevista para batismo e confirmao. Se os missionrios tiverem ensinado devidamente o candidato antes da entrevista batismal, essas questes, se existirem, devem ter sido encaminhadas ao presidente da misso. Se surgirem essas questes, expresse seu amor e revise os mandamentos e o princpio do arrependimento. Explique bondosamente que esses pecados so graves e que uma pessoa com mais maturidade e experincia (seu presidente de misso ou algum que ele designar) ir conversar com eles e ajud-los com essas questes. Depois disso, envie um pedido de entrevista batismal diretamente ao presidente da misso. No Manual do Presidente da Misso pgina 45, se encontra as instrues segintes: Batismo de pessoas envolvida em aborto. Uma pessoa que tiver se submetido a um aborto ou o tiver perpetrado, pago, incentivado, consentido com ele ou feito os preparativos para que se realizasse s poder ser batizada depois de uma entrevista com o presidente da misso. Ao avaliar sse essa pessoa est apta ao batismo, baseie no -se princpios expressos em Doutrina e Convnios 20:37, 68-69. Se necessrio, voc pode

autorizar um dos seus conselheiros a realizar a entrevista. Cada entrevista precisa ser autorizada separadamente. O conselheiro que realizar a entrevista lhe transmitir o que ouviu e ento voc poder autorizar ou negar o batismo. No passado, Aa Presidncia da rea deram aos Presidentes de Misso permisso para fazer as entrevistas de pessoas que se envolveram com aborto, relacionamento homossexual ou crime grave por telefone. Mas, no recm Seminrio dos Presidentes da Misso fomos dados novos instrues por Elder Scott e Elder Andersen: essas entrevistas tm que ser feitas face a face. Eu posso pedir um dos meus conselheiros a fazer essa entrevista ou um Presidente de Estaca. Se meu conselheiro ou o Presidente da Estaca realizar a entrevista, ele me transmitir o que ouviu e ento eu poderei autorizar ou negar o batismo. Porque eu vou precisar marcar essas entrevistas bem antes do batismo para planejar as viajems ou pedir que um outro realizar a entrevista, importante que os missionrios seguem os instrues em Pregar Meu Evangelho: Prepare-os pesquisadores para a entrevista batismal perguntando se eles se envolveram com qualquer desses pecados (aborto, relacionamento homossexual ou crime grave). Se ficar sabendo de um pecado grave, no pea detalhes a respeito do pecado. No marque uma data para o batismo nem faa promessas de que eles sero liberados para o batismo e confirmao. Ate dia 1 de dezembro, vou continuar a fazer as entrevistas nesses casos por telefone se no for possvel viajar para fazer. Mas, depois de dia 1 de dezembro, eu, um de meus conselheiros, ou o presidente da estaca faremos essas entrevistas face a face. Com amor, Presidente Whisenant

Queridos Missionrios, Uma dupla de missionrios estavam ensinando uma famlia que estava progredindo rapidamente ao batismo. Repentinamente, o pai cancelou o batizmo. O pai teve ouvido do dzimo e por isso o cancelou. Quando os missionrios relataram isso ao presidente do ramo (ele mesmo um recem converso), o presidente do ramo pediu que eles visitassem essa famlia mais uma vez junto com ele. Ao chegar na casa da famlia, o presidente disse ao pai: Entendo que voc decidiu a no ser batizado por causa do dzimo. O pai respondeu: Sim, pagar o dzimo pedir demais. Nossa igreja nunca pediu algo to dficil! No, pagar o dzimo pedir demais. No vamos nos filiar a sua igreja, no! Presidente: Eles falaram sobre a oferta de jejum? Jejuemos por suas refeies seguidas e doamos o valor dessas refeies para a igreja a fim de cuidar dos pobres e necessitados.

Pai: Eles no falaram disso, no. Presidente: Eles falaram do programa de bem-estar? Se alguem for doente ou desempregado, os membros da igreja sero organizados para ajudar o necessitado e se voc for membro, ser pedido de ajudar. Falaram que no temos um clero pago? Todos ns contribuimos voluntarianente nosso tempo, habilidades e mercadorias para servir aos outros. No somos pagos por isso com dinheiro! Pai: No falaram nado disso, no! Presidente: Voc j ficou pensando por que nosso povo faz tudo isso de boa vontade? A igreja no manda a conta do dzimo. Ninguem passa para cobrar o dzimo. Mas, o pagamos e o tomos como uma grande beno. Se voc puder descobrir o porque, voc ser cpaz de pegar uma preola de grande valor claro que a deciso sua. S espero que voc orar sobre isso! Poucos dias depois, o pai chegou na casa do Presidente do Ramo. No, ele no quis marcar mais lies com os missionrios. No foi necessrio. Ele quis marcar o batismo dele e a famlia dele. Outrossim, o reino dos cus semelhante ao homem, negociante, que busca boas prolas; e encontrando uma prola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a. (Mateus 13:45-46) Com amor, Presidente Whisenant

Queridos Missionrios,

O Plano de Misso da Ala desenvolvido pelo conselho da ala e deve ser simples e exigir ao. O objetivo do plano de misso da ala planejar a procura de novos pesquisadores, o ensino desses pesquisadores com a ajuda dos membros, a integrao dos pesquisadores e membros novos e a reativao dos membros menos ativos.
O Elder L. Tom Perry sugere que o plano de misso da ala possa incluir o seguinte: Para conhecer melhor os membros de seu auxiliar ou quorum, os membros do conselho da ala devem pedir do secretrio da ala a lista de membros de seu quorum ou auxliar. Usando esta lista, eles podem identificar algumas famlias em que nem todas so membros da igreja ou membros que precisam ser reativados. Nas alas e ramos das estacas e distritos de nosso misso, temos centares de familias assim. Elas so um grande reservatrio de pessoas que vocs podem ensinar e talvz sejam o incio que precisam para ajudar os lderes da ala a ser mais envolvidos no trabalho missionrio.

Elder Perry sugere que a registro de ensino possa ser usado pelos membros do conselho da ala para acompanhar com essas famlias em que nem todos so membros da igreja e os menos ativos. Os membros do conselho da ala podem preencher os registros de ensino e enteg-los ao lder de obra da ala e ele pode us-los para criar um livro de ala. Uma vez que o livro de ala fica lotado com famlias com potencial de ser ensinados, vocs tero muito gente para ensinar! Os lideres da igreja esperam que os missionrios de tempo integral ensinam pelo menos 20 lices de pesquisador. A ensinar 20 lies por semana, sua habilidade de ensinar vai melhorar e voc vai permanecer perspicaz. Se voc s tiver 15 lies de pesquisador planajadas, o lder de obra da ala dever indicar mais 5 famlias do livro da da ala para ser ensinadas. O seguinte so alguns factores que fazem sucesso missionrio na ala:

 O presidente da estaca e o bispo colocam a obra missionria entre suas prioridades mais altas  O bispo supervisiona o desenvolvimento e implementao do plano de misso da ala pelo conselho da ala  O lderes medem o sucesso missionrio por pessoas que so ajudados (batizadas, retidas e reactivadas) em vez de atividades que so completadas  Os lderes estabelecem metas desafiadoras que exijem f, foco e disciplina  Os lderes participam no desenvolvimento dos planos para atingir essas metas e sentem-se responsveis pelo sucesso delas  O bispo e lider de obra usam o conselho da ala e o comit executivo do sacerdcio para convidar aos lderes a participar, comprometer e tomar responsibilidade.
Com amor, Presidente Whisenant Queridos Missionrios, As atividades recreativas no dia de preparao devem ajudar a tomar o trabalho produtivo durante o resto da semana. As atividades recreativas devem ser seguras. Evite atividades que possam atrapalhar sua capacidade fsica. Alguns tipos de esporte so permitidos (ver Manual do Missionrio, pag. 22-23) porm no devem se tornar intenso ou competitivos. Jogos competitivos levam facilmente a ferimentos que podem interferir no trabalho. O missionrio com dor nos ps, nos joelhos, nos quadris, ou nas costas no pode participar nos esportes. Mantenha sua sade de maneira que possa servir com todo seu corao, poder, e fora! Com amor,

Presidente Whisenant

Queridos Missionrios,

A luz de Cristo como a luz do sol: dado todas as pessoas e nunca se apaga. A luz de Cristo estava com todo mundo antes de nascer e ficar com todo mundo depois de morrer. Quando ensinamos o evangelho, estamos fazendo contato com a luz de Cristo que j se encontra em nossos pesquisadores. Sim, a luz de Cristo deles pode ficar muito embaada mas ali para ns arejar at a luz fique brilhante com novo conhecimento. Morni 10:4-5 ensina que os pesquisadores podem saber que O Livro de Mrmon verdadeiro pelo poder do Esprito Santo. Presidente Joseph Fielding Smith disse: O pesquisadore pode receber a manifestaao do Esprito Santo, ainda que no seja membro da Igreja, se ele est procurando a luz e a verdade. O Esprito Santo chegar e lhe dar o testemunho que est buscando, e ento retira-se. Depois, o pesquisador no tem direito de outra manifestao dele. O dom do Esprito Santo obtido pela obedincia s leis e ordenanas do Evangelho e pela imposio de mos por quem possua autoridade. O dom do Esprito Santo o direito que todos os membros da Igreja dignos tm de gozar da influncia constante do Esprito Santo. Como missionrios, temos que cultivar a luz de Cristo em nossos pesquisadores at eles recebem a manifestao do Esprito Santo. Ento, eles querem se batizar e podem receber o Dom do Esprito Santo.
Com amor,

Presidente Whisenant

Queridos Missionrios, Uma ou outra forma da palavra amor usada 33 vzes nos vinte versculos entre 1 Joo 4:7 1 Joo 5:5. Nesses versculos, aprendemos que Deus a fonte de amor. O amor d confiana e lana fora o temor. Quem ama a Deus ama tambm a seu irmo. A recompensa por amar a Deus e por guardar os mandamentos dele partilhar da vitria de Jesus Cristo. Amor a maior motivao para ensinar o evangelho. Em Joo 4:19, lemos: Ns o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. Devemos nos preocupar mais com nossa habilidade de dar amor do que nossa necessidade de receber amor. Isso deve ser nosso guia para nossos relacionamentos com os nossos companheiros, pesquisadores e membros. Cada um deve saber que o amamos. Eles vo nos amar porque ns os amamos. Eu amo vocs!

Presidente Whisenant

Queridos Missionrios, Alguns pesquisadores falam que no poderiam ficar felizes no Reino Celestial sem seus filhos ainda que sejam descrentes e desobedientes. O Profeta Joseph Smith declarou que o selamento eterno junto com o valente servio de pais fiis salvariam no apenas eles prprios mas tambm sua posteridade. Embora algumas ovelhas venham a desgarrar-se, o olhar do Pastor est sobre elas, e cedo ou tarde elas sentiro os braos do Bom Pastor estendendo-se para elas e trazendo-as de volta ao redil. Quer nesta vida ou na vida futura, elas voltaro. Sim, elas tero que pagar sua dvida para com a justia... sofrero por seus pecados e tero que percorrer um caminho deficil. Mas, se ele as conduzirem por fim, tal como o penitente filho prdigo, ao Pai Celestial muito amoroso e desejoso de perdoar, elas sero recibidas. Ensinem os pesquisadores que os pais fieis devem orar por seus filhos descuidados e desobedientes e apeguem-se a eles com sua f. Eles devem ter esperana e confiana at verem a salvao de Deus. Com amor, Presidente Whisenant

Queridos Missionrios,

O Aristteles disse: Os homens maus obedecem movidos pelo medo; os bons, pelo amor.

Na minha opinio, o atributo mais importante para o sucesso de uma pessoa ou missionrio obedincia. A obedincia um grande virtude que essencial para nosso progresso eterno. No falo sobre obedincia cega, mas a obedincia que nos possibilita a atingir um nivel espiritual mais alto por usar nosso arbtrio a fazer a vontade de Deus. O melhor exemplo de obedincia foi Jesus Cristo na Jardim de Getsmani quando disse: Todavia no se faa a minha vontade, mas a tua. (Lucas 22:42).

E quando recebemos uma beno de Deus, por obedincia lei na qual ela se baseia. (D&C 130:21)

Por que obedece? Para ter a orientao do espirito! O Senhor disse: E vem o ser maligno e tira a luz e a verdade dos filhos dos homens pela desobedincia. (D&C 93:39.) Se no obedeamos, nossa habilidade de reconhecer o bem enfraquece-se.

Os 2,060 filhos de Helaman lutaram corajosamente em mutas guerras, mas nenhum deles morreram porque eles obedeceram a cada palara de commando e cumpriram-nas com exatido. ( Alma 57:21) Eles eram completamente obedientes. Por isso, tinha incrvel proteo e sucesso.

Por que obedece? Porque Deus nos ama e deseja nos abenoar. E guardars os seus estatutos e os seus mandamentos, que te ordeno hoje para que te v bem a ti, e a teus filhos depois de ti. (Dt. 4:40)

Com amor,

Presidente Whisenant

Queridos Missionrios, Faz vinte anos que Sister Whisenant e eu, junto com a famlia, visitamos Israel e andamos fsicamente aonde Jesus andou. Da manh de Natal, passamos um campo grande e isolado nas divisas de Belm (ver a foto nmero 9 da Guia Para Estudo das Escrituras) e lembramos dos humildes pastores que estavam no campo e o anjo que lhes disse: Vos nasceu hoje o Salvador, que Cristo, o Senhor. Visitamos tambm a Cafarnaum (ver a foto nmero 14), na margem norte do Mar de Galilia. Andando junto ao Mar de Galilia, Jesus disse a Pedro e Andr: Vinde aps mim, e eu vos farei pescadores de homens. Foi na sinagoga de Cafarnaum que Jesus declarou: Aquele que cr em mim tem a vida eterna. Um dos lugares onde eu me sintia mais ntimo do Salvador foi na Montanha das BemAventuranas, poucos quilmetros para o noroeste de Cafarnaum. Dali foi fcil imaginar nosso Salvador Jesus Cristo em frente das multides, pregando o Sermo da Montanha. Foi ali que Ele ensinou que somos responsveis no s pelo que fazemos,

mas tambm pelo que dizemos e at pelo que pensamos. Dali ele nos deu a viso de nosso potencial: Sede vs pois perfeitos, como perfeito o vosso Pai que est nos cus. De todos os lugares que visitamos em Israel, nada me impressionou tanto como o Horto do Sepulcro (ver a foto nmero 18), que fica num cercado tranqilo fora do Porto de Damasco, entrada principal da cidade antiga de Jerusalm. O sepulcro contm duas salas. Na sala mais interior fica uma cama esculpida na rocha para o defunto. Na entrada do sepulcro, fica uma grande pedra que pode ser rolada na frente da entrada para fechar o sepulcro. Eu sentia que aquele supulcro realmente foi o lugar onde Jesus Cristo ressussitou. Sisteres e lderes, no precisamos viajar a Israel para andar aonde Jesus andou. S precisamos estudar o evangelho dele nas escrituras e fazer a vontade dEle por amar o povo e ensinar o evangelho pelo Esprito e assim encaminhar as pessoas preparadas para vida eterna e exaltao por meio da f em Jesus Cristo e em Sua Expiao, do arrependimento, do batismo, de se receber o dom do Esprito Santo e de perseverar at o fim. Fazendo assim, ns andamos aonde Jesus andou. Feliz Natal! Com amor, Presidente Whisenant

Queridos Missionrios,

E se vossos olhos estiverem fitos em minha glria, todo o vosso corpo se encher de luz e em vs no haver trevas; e o corpo que cheio de luz compreende todas as coisas. Portanto santificai-vos, para que vossa mente concentre-se em Deus... (D&C 88:66-67)

Eu desejo que todos sintam a paz, alegria e o poder que resultam da obedincia aos padres de conduta missionria e s regras missionrias. Os padres, regras e diretizes, como os contidos no Manual do Missionrio, oferecem uma orientao essencial para aqueles que desejarem servir ao Senhor de todo o corao.

As regras missionrias se baseiam nos princpios do evangelho e anos de experincia na obra missionria. As regras missionrias so importantes para sua segurana, bem-estar e sucesso. Espero que obedeam tanto ao esprito quanto letra das regras missionrias.

Devem desenvolver uma obedincia sincera ao Senhor, no apenas a confromidade externa com expectativas alheias. Com esprito de orao, perguntem ao Senhor o que espera de voc.

O Manual do Missionrio apresenta padres e diretrizes bsicos que os ajudam a manter seu foco a fim de poderem desfrutar a companhia do Esprito Santo. Voces devem conhecer a fundo o Manual do Missionrio. Peo que cada missionrio examine essa semana os padres sobre a relacionamento com as pessoas. (Manual do Missionrio, pg. 30-40) A responsibilidade de ficar com o companheiro em todos os momentos uma das exigncias singulares da misso. Nunca devem ficar sozinhos, longe do companheiro (nem mesmo na capela ou outros locais de reunio). Devem sempre estar ao alcance da vista e da voz do outro. Certas situaes que inicialmente parecem inofensivas podem acabar levando a problemas srios.

Voc tem a responsibilidade pessoal de cuidar do companheiro. Um missionrio que conscientemente permitir ao companheiro comportar-se mal ou cometer uma transgresso grave poder tambm estar sujeito a aa disciplinar. Deve relatar a mim imediatamente qualquer conduta errada ou situaes perigosas. A contar tais problemas a mim no uma deslealdade para com o companheiro mas d prova de real maturidade e amizade genuina.

Se me amais, guardai os meus mandamentos. (Joo 14:15)

Com amor,

Presidente Whisenant

Querido Missionrios, O sucesso na obra missionria semelhante do sucesso em qualquer esforo porque baseado em nosso conhecimento, atitudes, habilidades, hbitos, e caractersticos. Se seguirmos cuidosamente a receita para sucesso que se encontra na Seco 4 de Doutrina e Convnios, nosso sucesso ser seguro.

Tenha f em sua causa e em si mesmo. Agora eis que uma obra maravilhosa est para iniciar-se entre os filhos dos homens. Devemos ter f que o evangelho de Jesus Cristo restaurado e que ns temos uma parte importante nessa obra maravilhosa. Devemos entender a grande importncia do trabalho e tambm do trabalhador. Concentre e coordene os seus recursos. Portanto, vs que embarcais no servio de Deus, vede que os sirvais de todo o corao, poder, mente e fora, para que vos apresenteis sem culpa perante Deus no ltimo dia. Devemos concentrar todos os nossos poderes - corao, poder, mente e fora num s esforo cooperativo. Devemos abraar a vontade de Deus como nossa prpria vontade e trabalhamos com todo nosso poder e com todos nossos recursos. Desenvolva o desejo. Portanto, se tendes desejo de servir a Deus sois chamados ao trabalho. O desejo e a fonte da iniciativa e do jeito. Se desenvolver sua estima das bnos da Restaurao e seu amor do povo, o desejo seguir. Aproveite da oportunidade. Porque eis que o campo j est branco para a ceifa; e eis que aquele que lana a sua foice com vigor faz reserva, de modo que no parece mas traz salvao a sua alma; Hoje em dia o tempo mais produtivo da ceifa do evangelho. Devemos trabalhar com todo nosso poder enquanto temos a oportunidade. Focalize. E fe, esperana, caridade,e amor, com os olhos fitos na glria de Deus, qualificam-no para o trabalho. Como missionrios de tempo integral, temos uma oportunidade nica para devotar tudo que temos a esse trabalho. Ao focalizar num s propsito sempre entregar grande realizao. Desenvolva os atributos semelhantes aos de Cristo. Lembrai-vos da f, da virtude, do conhecimento, da temperana, da pacincia, da bondade fraternal, da piedade, da caridade, da humildade, da diligncia. Estes so os atributos de Deus mesmo. Esse atributos determinam quem que ns somos. Procure da ajuda divina. Pedi e recebereis; batei e ser-vos-a aberto. Amm. to simples a receber todos as benos do Senhor. Sim, a receita para sucesso missionrio se encontra nessas sete versculos de Seco 4. Com amor, Presidente Whisenant

Queridos Missionrios,

Os portais de nossas vidas se movem por meio de pequenas dobradias. por isso que vale a pena pensar no futuro, traar um curso e estar pronto quando chegar o momento da deciso. Todos ns temos escolhas a fazer escolhas que tm conseqncias eternas.

Vamos seguir a admoestao do Rei Benjamim: Se acreditais em todas estas coisas, procurai faz-las (Mosias 4:10). Na misso, onde temos oportunidades de nos esforar e de realizar muitas coisas, de vez em quando temos que redobrar nosso empenho tantas vezes quantas forem necessrias para conseguir aquilo que lutamos para alcanar. Caso fiquemos desanimados, lembremo-nos de que outros j passaram por isso; eles perseveraram e ento conseguiram chegar l.

O Presidente David O. McKay aconselhou: A maior batalha da vida travada dentro das cmaras silenciosas de sua prpria alma. uma boa coisa sentar-se e refletirchegar a um entendimento consigo mesmo e decidir, naquele momento tranqilo, que seu dever ...

Mas, no fomos deixados desamparados para tomar nossas decises, sejam elas grandes ou pequenas. Quando fazemos todo possvel, podemos contar com com o espirito de Deus. como se nos dissesse: Este o caminho que leva a um lugar seguro; este o caminho de casa. Se queremos ver a luz do cu, se desejamos sentir a inspirao do Deus Todo-Poderoso, se queremos sentir no corao que o Pai Celestial nos guia para a esquerda ou para a direita; as instrues de D&C 87:8 nos ajudaro: Permanecei em lugares santos e no sejais movidos.

No clssico de Lewis Carroll, As Aventuras de Alice no Pas das Maravilhas, a Alice chega a uma encruzilhada, com dois caminhos diante dela. Ambos se estendendo para algum lugar, mas em direes opostas. Ela se v diante do Gato Risonho, a quem Alice pergunta: Que caminho devo seguir? O gato responde: Isso depende do lugar aonde quer chegar. Se no sabe para onde quer ir, ento pouco importa o caminho que ir seguir! Ao contrrio de Alice, ns sabemos para onde queremos ir, e o caminho que tomamos importa. Nosso destino eterno est diante de ns.

Com amor,

Presidente Whisenant

Queridos Missionrios,

Somos julgados muitas vezes durante nossa existncia eterna. Somos julgados para ser batizados, para receber o Sacerdcio, para ir no templo, e para servir misso. Depois da morte, somos julgados para determinar se vamos ao parasmo ou priso espiritual.

As pessoas que aceitam o evangelho e ficam fieis seguidores de Jesus Cristo vo ao parasmo depois da morte. No parasmo, eles ficam felizes, livre das preocupaes, tristeza, e dor. No parasmo, podem aprender mais sobre o evangelho e podem ensinar o evan gelho aos outros. As outras pessoas vo priso espiritual. H trez classes de pessoas na priso espiritual: os inquos, os justos que no aceitaram o evangelho depois que lhes foi pregado na Terra, e os que nunca receberam o evangelho de Jesus Cristo na vida mortal.

No mundo spiritual, pensaremos na mesma forma e acreditaremos nas mesmas coisas que pensavamos e acreditavamos na Terra. Os justos permanecem justos. Os inquos permanecem inquos. Possuiremos os mesmos desejos e inclinaes que tnhamos qu ando viviamos na Terra.

Missionrios do parasmo so enviados para ensinar o evangelho aos espritos na priso espiritual. Muitas aceitam o evangelho e arrependem -se. Os vivos fazem as ordenanas sagradas para os mortos nos templos. Ento, os espritos na priso espiritual podem sair da priso espiritual para o parasmo.

Depois da ressurreio, todos ns chegaremos na presena de Nosso Pai Celestial para sermos julgados por Jesus Cristo pela ltima vez. Esse ltimo julgamento vai determinar aonde vamos ficar eternamente. Nossas palavras, aes, e pensamentos sero usados para determinar nossa recompensa nesse julgamento.

Com amor,

Presidente Whisenant

Queridos Missionrios, As verdades reveladas sobre o origem e o destino do homem nos do a melhor base para construir nosso conhecimento de nos mesmos. Devemos buscar por dentro de ns a

beleza de nossa natureza divina. O melhor entendimento de nossa vida pre-mortal e de nossa vida depois da morte nos ajuda a ver os fazeres dirios sob a luz da enternidade. O maior lio a gente pode aprender conhecer si mesmo, ensinou Brigham Young. . . . Ento, pode comecer a aprender mais perfeitamente as coisas de Deus. O Salvador sumariou a mensagem da Sermo da Monte com o mandamento, Sede vs pois perfeitos. (Mateus 5:48) Para alcanar aquele ideal, precisamos conhecer nos mesmos porque at nos reconhecemos nossas fraqueas, no podemos as corregir. At nos reconhecemos nossas foras, no podemos bem usa-las. De vez em quando, devemos designar tempo para fazer auto-avaliao, estabeleer metas, e pensar no propsito eterno da vida. Poderamos fazer as perguntas seguintes para nos mesmos: O que a fonte de nossa felicidade? Encontramos a maior felicidade a servir os outros? Conhecemos bem Jesus Cristo? Temos amor verdadeiro pelas pessoas ao nosso redor? O esprito influncia nossas vidas? Se fossemos outras pessoas, gostaramos passar tempo conosco? Como missionrios de Jesus Cristo, damos as nossas vidas por Ele? Depois de fazer essa auto-avaliao, devemos desenvolver planos definitivos para melhorar. Planos abstratos no ajudam muito. Agindo por esses planos firmes, nos vamos melhor. A reunio peridica com nos mesmos pode ser recordado em nossos dirios. Um relato detalhado da vida diria no necessria . . . s precisamos recordar algumas frases. No incio, poderamos achar que temos mais fraquezas do que imaginavamos. Mas, a continuar o cclo de avaliao, planejamento e mudana positiva, poderamos ter a satisfao de ver nossas fraquezas a diminuir at se tornem fortes. Com certeza, tudo isso no vale a pena sem f no Salvador vivo. Sem a expiao de Cristo, perfeia no seria possvel. No podemos nos aperfeioar szinhos. O caminho mais seguro para conhecimento de si mesmo se encontra nas palavras de Cristo a Moroni: E se os homens vierem a mim, mostrar-lhes-ei sua fraqueza. O Salvador tambem nos ensina a maneira para sobrepujar nossas fraquezas: ... e minha graa basta a todos os que se humilham perante mim e tenham f em mim; ento farei com que as coisas fracas se tornem fortes para eles. (ter 12:27) Com amor, Presidente Whisenant

Queridos Missionrios,

Fazemos tudo que est em nosso alcane para fazer 10 contatos por dia? Fazemos tudo que est em nosso alcane para encorajar os membros a abrir suas bocas e a compartilhar o Evangelho Restaurado? Fazemos tudo que est em nosso alcane para nos preparar a ensinar? Fazemos tudo que est em nossa alcana para usar nosso tempo com sabedoria? Fazemos tudo que est em nosso alcane para nos santificar? Se pudermos responder Sim, estamos nos santificando!, ento poderemos dar a resposta: Sim, fazemos tudo o que est em nosso alcane, mesmo a todos as outras perguntas. O missionrio santificado obediente, abrindo sua boca e sempre encorajando os membros a abrir suas bocas tambm. O missionrio santificado usa seu tempo com sabedoria por manter a programao diria do missionrio, estudar todos os dias e planejar semanalmente e diariamente para usar seu tempo com sabedoria para encontrar, ensinar, batizar e reter os eleitos de Deus. Em Helam 3:35, lemos que santificao resulta da entrega do corao a Deus. Em D&C 88:68, lemos que nossa mente concentra-se em Deus ao nos santificarmos. Em D&C 43:16, aprendemos que seremos investidos de poder ao nos santificarmos. Temos que entregar nossos coraes (ou seja vontade) a Deus para sermos investidos de poder para suceder no trabalho missionrio! O missionrio que procura santificao mantm os mais elevados padres de conduta e aparncia, guardando os mandamentos e obedecendo as regras missionrias. Ele ou ela mantm seus pensamentos, palavras e aes em harmonia com a mensagem do evangelho de Jesus Cristo. extremamente importante permanecer junto de seu companheiro o tempo todo. Refeies com membros no devem durar mais do que uma hora. O missionrio que procura santificao segue rigorosamente a programao diria de missionrio: levanta-se s 6:30, inicia o proselitismo s 10:30 , retorna residncia s 21:30 e deita-se s 22:30. Ele no assiste televiso nem filmes, no escuta rdio, no usa a internet (exceto na comunicao com sua famlia e com o presidente da misso por meio de MyLDSMail.net, ou para acessar o site de referncias) e nem escuta msica inadequada. Ele ou ela nunca fica sozinho nem tem nenhum relacionamento inadequado com qualquer pessoa do sexo oposto.

Em D&C 58:26, O Senhor nos conselha: Pois eis que no conveniente que em todas as coisas eu mande; pois o que compelido em todas as coisas servo indolente e no sbio. No guarde s as regras como se encontra no Manual Missionrio, mas guarde tambm o esprito dessas regras. E como missionrios, devemos seguir a admoestao de Paulo que se encontra em I Tessalonicenses 5:22: Abstende-vos de toda a aparncia do mal.

Queridos Missionrios, A maioria dos missionrios mantm suas casas limpas e bem arrumados. Mas, de vez em quando, eu encontro uma casa missionaria que est to suja e desordenado que quero fixar na porta um aviso: Se a limpeza est ao lado da divindade, benvindos ao purgatrio !

Parte da sua responsibilidade manter sua casa limpa, bem mantida e bem arrumada. Se fizerem assim, vo desfrutar mais paz e harmonia junto com o companheiro. E estaro mais eficientes e eficazes ao fazer o proseletismo. E estrao mais saudveis. Todos os missionrios devem participar da limpeza e arrumao da casa. Limpe imediatamente depois de cada uso. As panelas e louas ficaro mais difcieis a limpar se ficarem sujos por muito tempo. Se fizermos a limpeza bem na hora que as coisas ficarem sujas, o trabalho de limpeza ser mais fcil e a casa ficar mais saudavel. No agentem canos de esgoto entupido nem qualquer encanamento que no funciona. No agentem chaves, tomados e iluminao que no funcionam nem vidros que esto quebrados. Consertem tudo! Se no souberem consertar, peam que um membro ajude. Se vocs ou um membro no puderem fazer os consertos, liguem para o Secretrio Financeiro da Misso para saber como contratar um biscateador, encanador, eletricista ou outro homen habilidoso para fazer os consertos. A misso vai reembolsar pelas despesas se seguirem as normas financeiras da Misso. Na semana que vem, avaliem as coisas sobrando na sua casa. Jogue no lixo as coisas quebradas que no podem ser consertadas. Se tiver camas, mesas e guarda -roupas sobrando, arrumem esses moveis sobrando no segundo dormitrio se tiver. Assim, os moveis ficaro protegidos e o quarto ficar pronto para receber outra dupla se for designado para trabalhar na sua rea. Geralmente no devem reter mais de dois colches extras em cada quarto para acomodar divises com outros missionrios ou um trio de vez em quando. Os colches extras devem ser inclinados na parede em cima de um pequeno pedao de plastico para mant -los secos e limpos. No os armazenem no cho em baixo da cama onde eles ficam sujos e mofados. Joguem os colches e os travesseiros que j esto sujos e mofados no lixo. Certifiquem que todas as geladeiras, os foges, e os tanques extras funcionam. Se no funcionam, joguem no lixo. Se funcionam, liguem para o Secretrio Financeiro para receber permisso para vende-los aos briques ou lojas de moveis usados ou para receber instrues para guarda-los at que possamos pega-los. Tambm possam receber permisso para vender mesas, escrivaninhas, cadeiras, e guarda-roupas que esto sobrando aos briques ou lojas de moveis usados. Se vender extras, sempre entreguem as rendas ao Secretrio Financeiro da Misso. Joguem no lixo as roupas missionrias usadas e as outras coisas semelhantes que no mais usam. Sede puros , dentro e fora! Com amor, Presidente Whisenant

Querido Missionrios, Jesus contou a histria de um homem que deu a seus trs servos uma soma em dinheiro. A quantia foi distribuda de acordo com a capacidade que cada um havia demonstrado anteriormente. O homem ento ausentou-se por um longo tempo. Ao retornar, perguntou a cada um dos servos o que haviam feito com o dinheiro. Os dois primeiros servos contaram que haviam duplicado seu investimento. A resposta do Mestre foi: Bem est, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. (Mateus 25:21, 23) O terceiro servo veio depois, muito nervoso, falar com o seu mestre. Ele teve ouvido o que os outros haviam relatado e sabia que no podia dar um relatrio semelhante. Atemorizado, disse o servo, escondi na terra o teu talento. (Mateus 25:25) O mestre ficou decepcionado. Mau e negligente servo, disse

ele. Depois, ordenou: Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. (Mateus 25:26, 28) Em seguida, o Salvador deu a interpretao da parbola: Aqueles que adquirem novos talentos, recebem mais talentos em abundncia. Mas aqueles que no adquirem outros talentos, perdero at aqueles que possuam inicialmente. (Mateus 25:2829.) A semana passada, um missionrio que vai completar a misso a semana que vem relatou o seguinte: Ontem achamos 6 novos pesquisadores... Tudo comeou porque pedimos uma referncia a uma famlia de membros, contatamos imediatamente a referncia recebida e pedimos se ela conhecia algum que podia nos ouvir, ela indicou o irmo dela; fomos imediatamente l, o irmo dela nos recebeu muito bem, e estavam com ele a esposa e mais a filha, deixamos uma pequena mensagem introduzindo a restaurao e pedimos se eles sabiam de algum que teria interesse em ouvir a mesma mensagem, eles nos indicaram a vizinha deles, fomos l e contatamos, a vizinha estava com o marido e um filho que permitiu-nos entrar e compartilhar a mensagem da Restaurao. Foi muito bom, e ao sairmos novamente pedimos se eles conheciam algum que pudessem nos receber, ela indicou um outro filho que mora no muito longe dali, fomos l, mas ele no pde nos receber, mas disse que poderamos voltar no sbado. Perguntamos se eles conheciam algum que gostaria de receber uma mensagem a respeito de como tornar a famlia mas feliz, a esposa disse: "no momento no". No fiquei triste, mas tenho certeza que no sbado vamos receber uma referncia deles. Bem est, servo bom e fiel! Com amor,

Presidente Whisenant

Queridos Missionrios, Presto testemunho da fora e da bondade dos bispos da Igreja. Os membros lembram dos bispos e falam a seu respeito com apreciao atravs dos anos porque dentre todos os lderes da Igreja, os bispos so os que mais se achegarem a eles. Os bispos foram chamados, ordenados e designados como pastores do rebanho. Os bispos foram dotados de discernimento, julgamento e amor para abenoar a vida dos membros de suas alas. Com a orientao divina, os bispos so abenoados com uma sabedoria, fora e capacidade alm de sua prpria. O trabalho do bispo rduo. Nunca h tempo suficiente para termin-lo. As entrevistas e reunies so numerosas e freqentes. Eles tm outras coisas para fazer. No podem roubar de seu empregador o tempo e a energia a que eles tm direito. No podem roubar de suas famlias o tempo que lhes cabe. Por isso, e fcil entender como um bispo pode negligenciar seus deveres ao respeito da obra missionria. Pregar Meu Evangelho ensina o que os missionrios devem fazer para ganhar o bispo: Oferea-se para ajudar e servir de qualquer forma justa que ele pedir. Pergunte-se de tempos em tempos: Eu sou uma beno ou um fardo para o bispo? Desenvolva uma atitude do tipo

Como posso ajudar? Se vocs servirem o bispo de sua ala, mais provvel que o bispo e os membros da ala confiem os parentes e amigos que no so membros da igreja a vocs! Deus abenoe os bons bispos e presidentes do ramo de nossa misso. Rogo para que permaneam firmes e fiis. Embora seus dias sejam longos e cansativos, rogo que o repouso deles seja tranqilo e que eles conheam a paz que somente vem de Deus para aqueles que O servem. Amem e servam o seu bispo!

Com amor,

Presidente Whisenant

Queridos Missionrios,

Pois em verdade, em verdade vos digo que aquele que tem o esprito de discrdia no meu, mas do diabo, que o pai da discrdia e leva a clera ao corao dos homens, para contenderem uns com os outros. Eis que esta no minha doutrina, levar a clera ao corao dos homens, uns contra os outros; esta, porm, minha doutrina: que estas coisas devem cessar. (3 Nfi 11:29-30)

Qualquer dupla missionria ter diferenas de opinio. Nosso desafio saber resolvlas. Isso faz parte do processo de melhorar o companheirismo que j bom. Vocs podem aprender a contornar divergncias de modo pacfico e salutar e assim evitaro a intensificao destrutiva do conflito. Para resolver desavenas a contento, precisam evitar o egosmo, encontrar meios de chegar a acordos e concentrar-se em pontos em comum em vez de diferenas. A resoluo de conflitos exige tambm boa capacidade de comunicao e o desejo de buscar respostas que sejam aceitveis para ambas as partes. Resolver conflitos, embora s vezes seja doloroso, constitui uma parte salutar da vida e pode fortalecer sua f, coragem, carter e retido pessoal.

A seguir so trs fases que podem ajudar voc e seu companheiro a resolver conflitos de maneira amigvel e produtiva. Elas os ajudaro a identificar solues que satisfaam a ambos.

1. Exprimir opinies. Vocs dois devem exprimir em detalhe suas opinies sobre o conflito. Oua com respeito as opinies do companheiro. Muitas vezes, as diferenas se desfaro quando ambos conseguirem expressar com clareza seus sentimentos. Se as diferenas persistirem, passem para a segunda fase.

2. Examinem as dvidas e preocupaes que esto por trs dos pontos de vista de cada um. Estudem os sentimentos, desejos, temores, lembranas, gostos, averses e valores relacionados ao conflito. O foco deve estar na compreenso e aceitao do ponto de vista do outro, ainda que difira do seu. Se no tiverem xito, adiem a conversa at que cada um dos dois consiga entender e aceitar a viso do outro. Procurem pensamentos e sentimentos compatveis e bem possvel que os acharo. Quando voc conseguir compreender os motivos do companheiro, sua empatia tender a crescer e muito provvel que cheguem a um denominador comum. Essa fase costuma ser bem-sucedida quando o enfoque se amplia de o que quero e o que voc quer para o que ns dois queremos. Se as dvidas parecerem incompatveis e no houver consenso, talvez vocs necessitem examin-las em maior profundidade. A capacidade de comunicao de suma importncia.

3. Escolham soluces que satisfaam a ambos. Muitas vezes, surgir uma soluo aceitvel a seus olhos e aos do companheiro, depois que vocs examinaram juntos as preocupaes subjacentes. Se a soluo no for to evidente, enumerem todas as possibilidades, anotando cada idia que lhes vier mente. Em seguida, busquem a soluo que melhor supra as necessidades e desejos essenciais dos dois. Depois de chegarem soluo, perguntem a si mesmos se ainda h algum aspecto do problema que parea no ter sido contemplado. Se um de vocs no se sentir vontade com a soluo ou se vocs no conseguirem chegar a uma soluo aceitvel, passem mais tempo esmiuando as preocupaes e dvidas menos visveis. Faam nova avaliao das solues alternativas. muito provvel que encontraro uma resposta conveniente.

Agora, a seguir so 15 regras que ajudaro a dupla ao longo do processo de resoluo de conflitos.

1. Marquem uma hora e local para conversar em particular. S comecem quando ambos se sentirem preparados. 2. Atenham-se ao assunto. Caso necessrio, anotem seus pontos de vista e mantenham-nos sob seus olhos. fcil fugir do assunto. 3. Tentem entender em vez de discutir. Ambos perdero, caso tentem sair-se vencedores numa discusso. Em vez de discutir, tentem compreender o ponto de vista um do outro.

4. Deixem o companheiro falar. Vocs dois devem ter chances iguais de falar sem serem interrompidos. 5. Falem com mansido. Voc e o companheiro conseguiro expor os pensamentos e sentimentos com mais facilidade num ambiente estvel, calmo e sem agressividade. Quando o tom de voz for suave, mais provvel que vocs ouam e sintam os sussurros do Esprito Santo. Se os nimos se exaltarem, faam uma pausa e marquem outra hora para recomear a conversa quando estiverem calmos. 6. Sejam bondosos. No ataquem as fraquezas do companheiro ou outros pontos sensveis. 7. Usem linguagem adequada. Os insultos e xingamentos so ofensivos, humilhantes e ultrajantes e obstruem o processo de resoluo de conflitos. 8. Tratem de assuntos atuais. No tragam baila acontecimentos passados. Problemas antigos s devem ser abordados caso faam parte de um problema no resolvido em curso. 9. Busquem auxlio espiritual. Se orarem sinceramente pedindo auxlio, o Senhor guiar seus esforos, abrandar o corao de ambos e os ajudar a achar solues. 10. Descansem e faam outra tentativa depois. Se no conseguirem resolver um problema usando o modelo sugerido, entrem num acordo para deixar o problema de lado temporariamente. Marquem um horrio para recomear a conversa com energia renovada. 11. Busquem soluoes mensurveis. Por exemplo, uma soluo como Eu atualizarei o Livro da rea nas segundas, quartas, e sextas, voc atualizar o Livro da rea nas teras, quintas, e sbados e ns dois faremos nos domingos tanto mensurvel quanto observvel. 12. Planejem a aplicao da soluo. Decidam quem vai fazer o qu, quando e com qual freqncia. 13. Cheguem a um acordo quanto aos lembretes. Decidam se so necessrios lembretes para as solues propostas, quem ser responsvel por eles e como isso ser feito. 14. Faam planos no tocante s exceces. Planejem como vo lidar com circunstncias que venham a interferir na soluo. 15. Faam uma reavaliao e reviso. Marquem um dia e hora para realizar uma reavaliao de sua soluo e faam revises se necessrio.

A cura para a maior parte dos problemas de companheirismo repousa no arrependimento e no perdo, em demonstraes de bondade e considerao. Ela encontrada na aplicao da Regra de Ouro.

Com amor,

Presidente Whisenant

Queridos Missionrios, Alguns dos discpulos sentiram-se sobrecarregados e rogaram ao Jesus: Senhor: acrescenta-nos a f. (Lucas 17:5) O Salvador respondeu com uma parbola a respeito de f e fidelidade. Ele iniciou: Qual de vs ter um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te mesa? E no lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me at que tenha comido e bebido, e depois comers e bebers tu? Porventura d graas ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que no (Lucas 17: 79) Nos dias de Jesus, os servos eram legalmente obrigados a fazer qualquer coisa de que o mestre precisasse. Por sua vez, os mestres cuidavam dos servos. O dever do servo era atender primeiro s necessidades do mestre. No se podia imaginar que o mestre autorizasse o servo a comer antes dele. O servo no deveria esperar agradecimentos por seus esforos, porque, afinal, estava simplesmente cumprindo sua tarefa. Para certificar-Se de que Seus discpulos haviam entendido o ponto desta parbola, o Salvador enfatizou: Assim tambm vs, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inteis, porque fizemos somente o que devamos fazer. (Lucas 17: 10) Desde que o mestre suprisse todas as necessidades do servo, os esforos do servial eram apenas a realizao daquilo que ele devia ao mestre e que eram seu dever. Valentia significa realizar fielmente o dever alm dos requisitos mnimos. trabalhar com um padro que representa o nosso melhor esforo e muito mais do que minimamente se poderia esperar. Alguns missionrios dizem: difcil fazer contatos, difcil guardar as regras missionrias ou mesmo: difcil ser missionrio. O fato de que algumas coisas so difceis no novidade para aqueles que esto no servio de Jesus Cristo. Mas ele proporciona tambm um derramamento de foras para ajudar-nos a tornar fceis essas coisas difceis. A fidelidade uma qualidade que o Salvador incentivou em Seus discpulos. No entanto, Jesus tambm queria que eles entendessem que satisfazer ao mestre era mais do que simplesmenteuma tica de trabalho. Ele ensinou-lhes tambm que era uma questo de sentimento e de seu relacionamento com seu Mestre celestial. Ainda que trabalhamos muito, sabemos que sem a graa e misericrdia de Deus nada poderamos realizar. Era essa f e dependncia de Deus que o Rei Benjamim ensinou, quando disse: Se renderdes todas as graas e louvores, com todo o poder de vossa alma, quele Deus que vos criou... se o servirdes com toda a alma, ainda assim sereis servos inteis... E agora vos pergunto: Podeis dizer algo de vs mesmos? Respondo-vos: No. No podeis dizer que sois nem mesmo como o p da Terra. (Mosias 2:2021, 25) Devemos a Deus a prpria vida. Quando guardamos Seus mandamentos, o que nosso dever, Ele imediatamente nos abenoa. Estamos, portanto, continuamente em dbito e Lhe somos inteis. Sem a graa, nossa valentia por si s no nos pode salvar. A generosidade de Deus para conosco no deve ser expressa pela diminuio do peso das responsabilidades que Ele deposita sobre ns. A quem muito dado, muito exigido. Nem a generosidade divina deve ser expressa por um rebaixamento dos padres relativos ao que precisa ser feito. Em vez disso, quando muito dado e muito realizado pelo discpulo, ento a generosidade de

Deus assombrosa! Quando tivermos dado e feito tudo de ns, receberemos, um dia tudo o que nosso Pai possu. (D&C 84:38) Aqui se encontra a generosidade de Deus. Que possamos ser valentes, fazendo mais do que seria o esperado. Um trabalho que vale a pena fazer, um trabalho que vale a pena fazer bem. Com amor,

Presidente Whisenant

Queridos Missionrios,

Foi Elder Bruce R. McConkie dos Doze Apstolos que escreveu em 1972 o hino Creio em Cristo. Esse hino um lindo testemunho. Mas, eu fiquei ainda mais impressionado com o testemunho que ele prestou poucos dias antes do falecimento dele. Na sesso de Sbado da manh da Conferncia Geral de Abril 1985, o Elder Bruce R. McConkie ficou em p atrs do plpito e, apesar de ser muito fraco fiscamente, prestou testamunho grandioso. Tudo mundo sabia que ele iria morrer e por isso sentiram um profundo esprito de reverncia quando ele concluiu seu discurso com estas palavras emocionantes: E agora, a respeito daquela perfeita Expiao, levado a efeito pelo derramamento do sangue de Deus testifico que aconteceu no Getsmani e no Glgota e, no que se refere a Jesus Cristo, testifico que Ele o Filho do Deus vivo e que foi crucificado pelos pecados do mundo. Ele nosso Senhor, nosso Deus e nosso Rei. Sei disso por mim mesmo, independentemente de qualquer outra pessoa. Sou uma de Suas testemunhas, e em breve poderei tocar nas marcas dos cravos em Suas mos e ps e molharei Seus ps com minhas lgrimas. Mas nessa ocasio no saberei com mais certeza do que sei agora que Ele o Filho do Deus Todo- Poderoso, que Ele nosso Salvador e Redentor, e que a salvao vem por intermdio de Seu sangue expiatrio e por nenhum outro meio. Ele faleceu oito dias depois. Veja o anexo: O Poder Purificador do Getsmani, Bruce R. McConkie..

Com amor,

Presidente Whisenant

Queridos Missionrios,

Muitas vezes, as adventistas querem debater o Sbado. Meu conselho no gastar seu tempo nem sua espiritualidade debating com eles. Mas, os pontos seguintes podem ajud-los a explicar O Dia do Senhor a qualquer pessoa. A Guia Para Estudo Das Escrituras indica que o Dia de Descanso um dia sagrado, reservado na semana para descanso e adorao. Depois que Deus criou todas as coisas, descansou no stimo dia e ordenou que fosse separado um dia da semana como dia de descanso para que as pessoas se lembrassem dele (x. 20:811). Antes da Ressurreio de Cristo, os membros da Igreja guardavam o ltimo dia da semana como dia de descanso, como faziam os judeus. Depois da ressurreio, os membros da Igreja, quer judeus quer gentios, guardavam o primeiro dia da semana (o dia do Senhor) para lembrar a ressurreio do Senhor. A Igreja hoje continua a guardar um dia por semana como o dia sagrado de descanso, no qual adoramos a Deus e descansamos dos labores do mundo. Em Sempre Fieis, lemos: O Dia do Senhor, o domingo, dedicado semanalmente para descanso e adorao. Na poca do Velho Testamento, o povo do convnio de Deus observava o Dia do Senhor no stimo dia da semana, porque Deus descansou no stimo dia depois de criar a Terra. O Senhor enfatizou a importncia da observao do Seu dia nos Dez Mandamentos (xodo 20:811). Aps a Ressurreio de Jesus Cristo, que ocorreu no primeiro dia da semana, os discpulos do Senhor comearam aobservar o Dia do Senhor no primeiro dia da semana, o domingo. (Ver Atos 20:7.) Nos ltimos dias, o Senhor ordenou-nos a continuar a observar o Seu dia. Ele prometeu-nos que se formos obedientes a esse mandamento, receberemos a plenitude da terra. (Ver D&C 59:16 20.)

Em Mormon Doctrine, o Elder Bruce R. McConkie escreveu o seguinte: mandamento divino que todo homem decansa de todo trabalho temporal e adora o Senhor por um dia por semana. Esse dia, qualquer dia que seja, denominado o Sbado. A palavra hebraico sabbath quer dizer dia de descanso. Guardar o sbado um princpio eterno que comemora as grandes obras do Senhor. De Ado ao xodo, o Sbado comemorava a criao do mundo (xodo 20:8-11). Do xodo Ressurreiao, o Sbado comemorava o resgate de Israel da escravido dos egitos (Dt 5:12-15) e era comemorado num dia da semana diferente cada ano. Da Ressurreia at hoje, o Sbado comemora a Ressurreio do Senhor e comemorado no Dia do Senhor, o primeiro dia da semana (Atos 20:7). O Senhor mandou que os Santos Dos ltimos Dias guardassem o Sbado no Dia do Senhor, o primeiro dia da semana (D&C 59:9-19) Com amor, Presidente Whisenant

Queridos Missionrios,

No sbado foi publicado no Church News os novos Presidentes da Misso designados para servir por todo mundo. O servio deles comear dia 1 de Julho 2009. Dos oito novo Presidentes da Misso no Brasil que comearo a servir em Julho, sete so Brasileiros, uma manifestao da madureza da igreja aqui no Brasil.

Comeando dia 1 de Julho 2009, o novo Presidente da Misso Brasil Porto Alegre Norte ser Presidente Edison Pavan. A esposa dele Sister Mrcia Fajiolli Pavan. Eles moram em Rio Claro, estado de So Paulo. Eles tm dois filhos: Livia que psiclaga e casada (marido bispo), e Vitor que tm 18 anos e est estudando na faculdade.

Presidente Pavan tem 56 anos e foi batizado em Agosto de 1970. Ele j serviu em muitos chamados incluindo conselheiro por vrios anos de dois presidentes de estaca e oficiante do Templo de Campinas. Atualmente, ele Presidente da Estaca Rio Claro desde o ano de 1999. Ele bacharel em Direito e trabalhou por 27 anos no Tribunal de Justia de So Paulo no cargo de Ofi cial de Justia e depois foi trabalhar no Centro de Ressocializao Feminino de Rio Claro na funao de Gerente Administrativo. Atualmente trabalha numa empresa de importao e exportao na funo de Gerente Financeiro.

Sister Pavan foi batizado em 1969 e j serviu em diversos chamados, incluindo Professora do Seminrio e Instituto por mais de 25 anos. Atualmente ela Professora do Instituto. Ela bacharel em Comunicao Social.

Queridos missionrios, eu dou testemunho que Presidente e Sister Pavan fo ram chamados por Deus para guiar essa sagrada Misso Brasil Porto Alegre Norte comeando no dia 1 de Julho. Por favor, continuem a orar por Sister Whisenant e eu mas tambm orem por Presidente e Sister Pavam.

Com amor,

Presidente Whisenant

Queridos Missionrios,

A paz mental influenciada por foras externas tais como: presses econmicas, a deteriorao da situao mundial ou mais coisas para fazer do que tempo para faz-las. A compreenso de suas causas pode aliviar grandemente a presso que elas geram. A paz mental restaurada ao se controlar as foras externas que a incomodavam. medida que nossa vida pessoal harmonizar-se com os ensinamentos do Senhor, ns poderemos buscar Sua ajuda para compreender e resolver esses problemas preocupantes.

A paz de conscincia est ligada ao nosso interior e controlada por aquilo que ns mesmos fazemos. Paz de conscincia quer dizer uma conscincia tranqila, liberta da angstia, do pesar, da culpa, da vergonha e da autocondenao. Uma conscincia perturbada pode ser temporariamente dissimulada com o lcool, as drogas, e outras coisas ainda piores. Mas a nica maneira para restaurar a paz de conscincia f em Jesus Cristo e arrependimento.

Quebrar uma lei devido ao pecado ou transgresso, faz com que a mente e o corao fiquem angustiados, pois a conscincia sentiu-se ultrajada. Quer a violao seja grande ou pequena, a soluo a mesma: pleno arrependimento por intermdio da f em Jesus Cristo e em Sua Expiao e a obedincia a Seus mandamentos. O pleno arrependimento exigir que ns entremos em ao. Os passos clssicos que levam ao arrependimento so: confisso e abandono do pecado, reparao, obedincia e a busca do perdo. Alm de cumprir esses requisitos, a volta de nossa paz de conscincia ir acelerar-se caso dmos grande ateno a um outro passo que, algumas vezes, no identificado. O Salvador deixou claro que para receber perdo, ns precisamos perdoar outras pessoas das ofensas que cometerem contra ns. Mas, se vs no perdoardes, tambm vosso Pai, que est nos cus, vos no perdoar as vossas ofensas. (Marcos 11:26)

Alma falou a Siblon: E aconteceu que eu passei trs dias e trs noites na mais amarga dor e angstia; e no obtive a remisso de meus pecados at rogar por misericrdia ao Senhor Jesus Cristo. Mas () clamei a ele e achei paz para minha alma. (Alma 38:8) Com essa escritura ns podemos ver que sofrimento no traz perdo. Este vem por meio da f em Jesus Cristo e da obedincia a Seus ensinamentos.

Continuar a sofrer quando houve o arrependimento adequado no inspirao do Salvador, mas do Santans cuja meta nos amarrar e nos escravizar. Satans ir nos pressionar a reviver os detalhes de erros passados, sabendo que tais pensamentos podem fazer com que o perdo parea inatingvel. Dessa forma, Satans tenta ganhar o controle de nosso corpo e mente, para que possa nos manipular como um fantoche. Sofrer continuamente os efeitos angustiantes do pecado depois do arrependimento adequado, embora no seja intencional, o mesmo que negar a eficcia da Expiao do Salvador em nosso benefcio.

Jesus Cristo nos ajuda a ter paz mental. E s Jesus Cristo faz possvel nossa paz de conscincia por meio da expiao dele. Jesus Cristo verdadeiramente O Prncipe da Paz.

Com amor,

Presidente Whisenant

(((((((((((((((((((((((((((((((O Poder Purificador Do Getsmani lder Bruce R. McConkie

Sinto, e o Esprito parece de acordo, que a doutrina mais importante que posso declarar e o testemunho mais poderoso que posso prestar do sacrifcio expiatrio de Nosso Senhor Jesus Cristo. Sua expiao o evento mais transcendente que ocorreu ou ocorrer desde a Criao e por todos os sculos de uma eternidade sem fim. o supremo ato de benevolncia e graa que somente um Deus poderia realizar. Atravs desse ato, tornaram-se operantes todos os termos e condies do plano de salvao eterna do Pai. Atravs dele, propicia-se a imortalidade e a vida eterna ao homem. Por meio dele, a humanidade salva da morte, do inferno, do diabo e do tormento eterno. Por meio dele, todos os que crem no evangelho glorioso de Deus e lhe obedecem, todos os que so verdadeiros e fiis e sobrepujam o mundo, os que sofrem por Cristo e sua palara, os que so castigados e aoitados pela causa daquele a quem pertencemos todos se tornaro como o Criador, se assentaro com ele no seu trono em glria eterna para sempre. Usarei minhas prprias palaras para falar dessas coisas maravilhosas e talvez penseis que so palavras de escritura, palavras proferidas por outros apstolos e profetas. De fato, foram proclamadas primeiramente por outros, mas agora so minhas, pois o Santo Esprito de Deus prestou-me testemunho que so verdadeiras e como se o Senhor as tivesse revelado em primeiro lugar. Portanto eu ouvi sua voz e conheo a sua palavra. Dois mil anos atrs, fora dos muros de Jerusalm, havia um belo horto chamado Getsmani, para o qual Jesus e seus amigos mais ntimos gostavam de retirar-se, para orar e meditar. Ali Jesus ensinava aos discpulos as doutrinas do reino, e todos comungavam com ele, que o Pai de todos ns, e em cujo ministria estavam

empenhandos e a quem serviam. Como o dem, onde Ado habitou, e como o Sinai, onde Jeov deu suas leis, e como o Calvrio, onde o Filho de Deus entregou a vida em resgate de muitos, esse solo sagrado onde o Filho Imaculado do Pai Eterno tomou sobre si os pecados da humanidade, contanto que se arrependessem. Ns no sabemos, no compreendemos, nem pode a mente humana conceber a implicao total do que Cristo fez no Getsmani. Sabemos que verteu grandes gotas de sangue por todos os poros ao sorver a borra da taa amarga que o Pai lhe dera. Sabemos que sofreu corporal e espiritualmente, mais do que possvel o ser mortal suportar sem morrer. Sabemos que, de alguma forma incompreensvel para ns, seu sofrimento satisfez os reclamos da justia, resgatando as almas penitentes das dores e penalidades do pecado, pondo a misericrdia ao alcance de todos os que crem em seu santo nome. Sabemos que jazeu prostrado no cho, quando as dores e agonias do fardo infinito o fizeram tremer, desejando no ter de beber a taa amarga. Sabemos que um anjo desceu das cortes de glria para fortalec-lo, e supomos que pode ter sido Miguel, o Arcanjo, que outrora caiu para que o homem existisse. At onde podemos julgar, as agonias infinitas, esse sofrimento indescritvel continou por trs ou quatro horas. Depois disso, com o corpo convulso e exaurido, ele enfrentou Judas e outros demnios encarnados, alguns deles do prrpio Sindrio; e foi levado com uma corda no pescoo, como um criminoso, para ser julgado pelos arquicriminosos que, como judeus ocupavam o trono de Aaro, e como romanos exerciam o poder de Csar. Levaram-no a Ans, a Caifs, a Pilatos, a Herodes e outra vez a Pilatos. Foi acusado, amaldioado e golpeado. A ftida saliva deles escorreu-lhe pelas faces, enquanto golpes violentos matratavam ainda mais seu corpo j to dorido. Com furiosa ira, golpeavam-lhe as costas. Sangue escorrreu-lhe pelas faces, quando o a coroa de espinhos lhe perfurou a trmula fronte. Depois disso tudo, ele foi aoitado com quarenta chicotadas menos uma, com um chicote de muitas correias guarnecidas de osso aguados e pontas de metal afiadas Muitas morriam apenas com os acoites, mas ele ergueu-se do cruel suplcio, para sofrer a morte ignominiosa sobre a horrenda cruz do Calvrio. Ento carregou a prpria cruz at desfalecer com o peso, a dor e a crescente agonia de tudo por que passava. Finalmente, numa colina denominada Calvrio, novamente fora dos muros de Jerusalm, os soldados romanos o pregaram na cruz, enquanto os indefesos discpulos o olhavama e sentiam no prprio corpo a agonia da hora da morte. Com grandes martelos, transpassaram-lhe os ps, mos e pulsos com cravos de ferro. Ele foi realmente ferido por nossas transgresses e modo por nossas iniqidades. A cruz foi levantada para que todos pudessem ver e pasmar, amaldioar e escarnecer. Isto fizeram com extremo rancor das nove da manh at ao meio-dia. Ento os cus enegreceram. Escurido total cobriu a terra pelo espao de trs horas, como ocorreu entre os nefitas. Houve um temporal furioso, como se o prprio Deus da Naturez estivess em agonia. E realmente estava, pois enquanto pendeu da cruz por mais trs horas, do meio-dia s trs da tarde,

repetiam-se todas as agonias infinitas e dores insuportveis sofridas no Getsmani. E, por fim, quando as agonais da expiao haviam cobrado seu tributo, quando fora conquistada a vitria, quando o Filho de Deus cumprira a vontade do Pai em todas as coisas, ele exclamou: Est consumado (Joo 19:30) e voluntariamente entregou o seu esprito. Quando a paz e o alivio de uma morte misericordiosa o livraram das dores e sofrimento da mortalidade, ele ingressou no paraso de Deus. Ao oferecer a alma pelo pecado, estava preparado para ver sua semente, segundo o que os profetas o disseram (Isaias 23:10). Semente esta constituda por todos os santos profetas e santos fiis que viveram no passado; sendo estes que haviam tomado sobre si o seu nome e que, tendo sido gerados espiritualmente por ele, haviam-se tornado seus filhos e filhas, mesmo como ns; todos esse estavam reunidos no mundo espiritual para ali comtemplar a sua face e ouvir sua voz. Depois trinta e oito ou quarenta horas, trs dias conforme os judeus contavam o tempo, nosso bendito Senhor voltou ao sepulcro, onde seu corpo parcialmente embalsamado fora colocado por Nicodemos e Jos de Arimatia. Ento, de maneira imcompreensvel para ns, ele retomou o corpo que no avia ainda passado por corrupo, e levantou-se em gloriosa imortalidade, tornando-se igual ao seu Pai ressurreto. Recebeu assim todo o poder na terra e no cu, obtendo exaltao eterna e aparecendo a Maria Madalena e a muitos outros, antes de ascender aos cus, para sentar-se mo direita do Deus TodoPoderosos e reinar para sempre em glria eterna. Sua ressurreio no terceiro dia coroou o sacrifcio expiatrio. Novamente, de algum modo incompreensvel para ns, os efeitos da ressurrreio se transferem a todos os homens, para que todos possam ressurgir da morte. Assim com Ado trouxe a morte, Cristo trouxe a vida; Ado o pai da mortalidade, Cristo o pai da imortalidade. Sem a mortalidade e a imortalidade, o ser humano no poderia conseguir a salvao e ascender s alturas alm dos cus, onde os deuses e anjos habitam para sempre em glria eterna. A expiao de Cristo a doutrina bsica e fundamental do evangelho, embora seja a menos compreendida de todas as verdades reveladas a ns. Muitos de ns possumos um conhecimento superficial e confiamos que o Senhor em sua bondade nos ajude a vencer as provaes e perigos da vida. Mas, se quisermos ter a f que Enoque e Elias possuam, devemos crer no que eles criam, saber o que eles sabiam, e viver como eles viveram. Convido-vos a me acompanhar na busca de um conhecimento perfeito e inequvoco da Expiao. Precisamos deixar de lado as filosofias dos homens e a sabedoria dos eruditos, e dar ouvidos ao Esprito que os concedidos para nos guiar a toda a verdade. Temos de examinar as escrituras, aceit-las como o pensamento, a vontade e a voz do Senhor, e o prprio poder de Deus para a salvaa. medida que lemos, oramos e ponderamos, vir a nossa minte a viso dos trs jardims de Deus: O Jardim de dem, O Horto do Getsmani e o Horto do Sepulcro, onde Jesus apareceu a Maria Madalena.

No dem veremos todas as coisas criadas num estado paradisaco, sem morte, sem procriao e sem experincias probatrias. Saberemos que esta Criao, agora desconhecida do ser human foi a nica maneira de possibilitar a Queda. Ento veremos Ado e Eva, o primeiro homem e a primeira mulher, descerem de sua condio imortal e da glria paradisaca para se tornarem os primeiros seres mortais na terra. A mortalidade, incluindo procriao e morte, entra no mundo. E devido transgresso, ter inicio o estado probatrio de provaes e experincias. No Getsmani, veremos o Filho de Deus resgatar o homem da morte temporal e espiritual, que so conseqncias da Queda. Finalmente, diante do sepulcro vazio, saberemos que Cristo, nosso Senhor, rompeu os grilhes da morte e permanece para sempre triunfante sobre a sepultura. Assim, a Criao gerou a Queda, e a Queda gerou a mortalidade e a morte; Cristo trouxe a imortalidade e a vida eterna. A agora, quanto expiao perfeita realizada pelo derramento do sangue de Deus eu testifico que se consumou no Getsmani e no Golgta; e quanto a Jesus Cristo, testifico que o Filho do Deus Vivo, que foi crucificado pelos pecados do mundo. Ele nosso Senhor, nosso Deus e nosso Rei. Isto sei por mim mesmo, independente de qualquer outra pessoa. Sou uma de suas testmunhas e num dia que se aproxima, apalparei as marcas dos cravos em suas mos e ps, e hei de derramar lgrimas sobre seus ps. Mas no terei mais certeza que tenho certeza que tenho agora de que ele o Filho do Deus Todo-Poderoso, o Salvador e o Redentor, e que a salvao vem pelo seu sangue expiatrio, e de nunhuma outra forma. Que Deis nos permita a todos trilhar os caminhos de luz, assim como Deus Nosso Pai est na luz, para que conforme suas promessas, o sangue de Jesus Cristo nos purifique do pecado. Em nome do Senhor Jesus Cristo, Amm. Liahona, Julho de 1985.))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

Queridos Missionrios,

Apoiamos o Presidente da Igreja como profeta, vidente e revelador. O que significam profeta, vidente e revelador. As seguintes so as definies que se encontram no Guia Para Estudo das Escrituras:

Profeta. Pessoa chamada por Deus para falar em nome dele. Como mensageiro do Senhor, o profeta recebe mandamentos, profecias e revelaes de Deus. Cabe ao profeta a responsibilidade de dar a conhecer humanidade a vontade e a verdadeira natureza de Deus e demonstrar o significado de seus procedimentos em relao aos homens. O profeta denuncia o pecado e prediz as suas conseqncias. Ele um pregador da retido. Em certas ocasies o profeta poder ser insipirado a predizer o futuro em benefcio da

humanidade. A sua responsibilidade principal, entretanto, prestar testemunho de Cristo.

Vidente. Pessoa autorizado por Deus a ver com os olhos espirituais coisas que Deus escondeu do mundo.

Revelao. Comunicao de Deus a seus filhos aqui na terra. A revelao pode vir pela Luz de Cristo pelo Esprito Santo por meio de inspirao, vises, sonhos ou visitas de anjos. A revelao porporciona orientao que pode levar os justos a salvao eterna no reino celestial. O Senhor revela sua obra aos profetas e confirma aos crentes que as revelaes concedidas aos profets so verdadeiras.

Apoio o Presidente Thomas S. Monson como profeta, vidente e revelador, sim. Isto significa que o apoio como porta-voz do Senhor e que concordo em aceitar e seguir seus conselhos. S ele tem o direito de receber revelaes para a Igreja e de dar interpretaes autorizadas das escrituras a Igreja, ou mudar de qualquer forma as doutrinas j existentes. Ele o nico porta-voz de Deus na Terra para a Igreja de Jesus Cristo. S ele pode declarar a mente e vontade de Deus a Seu povo. Nenhum outra pessoa do mundo possui este importante direito e prerrogativa. O Senhor jamais permitir que ele nos desvie do caminho verdadeiro. Se ele tentasse faz-lo, o Senhor o afastaria de seu lugar. (Declarao Oficial 1) sua responsabilidade a ser atalaia, mencionada por Ezequiel: Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da Minha boca ouvirs a palavra, e avis-los-s da Minha parte. (Ezequiel 3:17) sua responsibilidade a ensinar as ordenaas e leis de Deus: E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer. (xodo 18:20)

preciso ser valente para seguir o conselho de nosso profeta. Um relato muito conhecido do Velho Testamento ilustra esse princpio. Naam, um importante lder srio, sofria de lepra. Ele ouviu falar do profeta Eliseu, de Israel, que poderia cur-lo. Eliseu enviou um recado por meio de um mensageiro, dizendo que Naam deveria lavar-se sete vezes no rio Jordo. A princpio, Naam ficou irritado com o conselho. Contudo, seus servos disseram: Se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura no a farias? Ento Naam seguiu o conselho do profeta Eliseu e ficou limpo.

Tal como Naam, ns talvez aspiremos a fazer algo grandioso ou a participar de algo dramtico. No entanto, nossa firme determinao deve ser a de seguir o conselho do profeta. Na seo 21 de Doutrina e Convnios, falando especificamente do profeta, o Senhor declarou: Dareis ouvidos a todas as palavras e mandamentos que ele vos

transmitir medida que ele os receber, andando em toda santidade diante de mim. Pois suas palavras recebereis como de minha prpria boca, com toda pacincia e f. (D&C 21:4-5)

Tivemos o grande privilgio essa conferncia passada de apoiar o Presidente Thomas S. Monson como Presidente da Igreja. Vamos apoi-lo do fundo do corao e por meio de nossas aes.

Com amor,

Presidente Whisenant

Queridos Missionrios,

(Mosias 2:41) . . . Considersseis o estado abenoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus . . . So abenoados em todas as coisas, tanto materiais como espirituais . . . . bem claro que o Pai Celestial nos d mandamentos porque ele nos ama e quer que sejamos felizes. H muitas provas que a obedincia aos mandamentos traz felicidade. Os Santos Dos ltimos Dias so mais saudveis e tem mais longevidade do que os outros. Os perigos de usar caf, ch, alcool, e fumo so bem conhecidos. Vidas estendidas e mais saudveis so as benos de obedecer a Palavra de Sabedoria. Alem de nos proteger contra doena e gravidez, castidade faz nossos casamentos mais forte. Os homens e mulheres em casamentos fortes vivem por mais tempo e so mais felizes, tem menos doenas, fazem menos atividades que levam perigos, sofrem menos com o alcoolismo, e cometem menos suicdio. Missionrios obedientes esto mais felizes e mais sucedidos tambm. Sejam obedientes! Sejam abenoados. Sejam felizes!

Com amor,

Presidente Whisenant

Queridos Missionrios,

Haveis recebido sua imagem em vosso semblante? (Alma 5:14)

Antes que o Centro Jerusalm da Universidade Brigham Young para Estudos do Oriente Mdio pudesse ser construido, foi exigido que a Universidade Brigham Young aceitasse um acordo com o governo israelense de que no haveria proselitismo em Israel. Depois que esse acordo foi assinado, um dos funcionrios pblicos israelense comentou: Oh, sabemos que vocs no vo fazer proselitismo, mas o que faro a respeito da luz que existe nos olhos de seus alunos?

...que a virtude adorne teus pensamentos incessantemente; ento tua confiana se fortalecer na presena de Deus... (D&C 121:45). Se tivermos confiana na presena de Deus, poderemos sentirnos confiante quando estivermos com qualquer outra pessoa. Ao ser virtuosos, teremos confiana de que nunca estaremos sozinhas, porque o Senhor ser nossa fonte de fora. Sua paz que est alm da compreenso encher nossa alma.

Grandes missionrios compreendem que esto ajudando no grande trabalho de redeno. Se forem virtuosos e obedientes e se trabalharem arduamente fazendo o melhor possvel, os missionrios irradiaro o esprito do evangelho. Muitas vezes, os recm-conversos dizem: Soube que a Igreja era verdadeira quando fui ensinado pelos missionrios e senti a fora de sua crena e vi o brilho no rosto deles.

Nfi disse: Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor, porque sei que o Senhor nunca d ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas (1 Nfi 3:7). A confiana de Nfi foi fruto de sua vida virtuosa.

Se virtude adornar nossos pensamentos incessantement, seremos livre para realizar nossa misso com confiana.

Com amor,

Presidente Whisenant

Queridos Missionrios,

Os membros missionrios fiis oram para saber o que fazer. Cada um deles parece receber uma resposta diferente e especfica para sua vida e para as pessoas que encontra. No entanto, em alguns aspectos so todas iguais: Primeiro, eles tm um modo comum de verem quem so: filhos amados de um Pai Celestial amoroso e vivo. Por causa disso, oram a Ele freqentemente e com facilidade e esperam receber Sua orientao. No precisam exercer grande autodisciplina para orar porque eles o fazem naturalmente. Segundo, eles se vem como discpulos de Jesus Cristo. So gratos seguidores d Ele. Sabem por si mesmos que a Expiao real e necessria para todos. Sentem-se limpos por ser batizados e por receber o Esprito Santo. E por causa da paz que sentem, so como os filhos de Mosias, que desejavam que a salvao fosse declarada a toda criatura, porque no podiam suportar que qualquer alma humana se perdesse (Mosias 28:3)

Os membros que falam com facilidade e com freqncia a respeito do evangelho restaurado do grande valor ao que ele significa para eles. a lembrana da ddiva que receberam que faz com que anseiem para que outras pessoas o recebam. So discpulos de Jesus Cristo 24 horas por dia, em todas as situaes. Falar daquilo em que acreditam parte deles. Essa a caracterstica de toda pessoa corajosa e eficaz ao compartilhar o Evangelho.

Nas visitas com os membros, ho trs coisas que podem fazer para encoraj-los a ser membros missionrios fiis: Primeiro, os ensinem sobre a Expiao e a Restaurao. Assim, os lembram da ddiva que receberam. Segundo, os incentivem a orar e pedir ao Senhor para ajud-los a auxiliar a obra missionria em sua ala ou ramo. Terceiro, os ajudem a praticar como fazer o Evangelho parte das conversas dirias. Assim, vo ajud-l a ser melhores membros missionrios .

Queridos Missionrios,

Ireis no poder do meu Espirto, pregando meu evangelho, de dois em dois, em meu nome, elevando vossas vozes como com o som de uma trombeta, declarando minha palavra como anjos de Deus. (D&C 42:6)

Uma vez, um companheiro junior me disse o seguinte: Na minha opinio, o papel mais importante do Junior preparar-se para ser Senior. Que pena que ele no entendeu a lei de testemunhas: (. . .) por boca de duas ou trs testemunhas ser confirmada toda a palavra. (II Corintios 13:1) Que pena que ele no entendeu a importncia do Junior.

Presidente Monson relatou a historia seguinte que demonstra a importncia do Junior:

Dois de nossos missionrios estavam fazendo proselitismo de porta em porta em uma tarde fria, com a neve caindo. Eles no tinham tido nem um pouco de sucesso. Um dos lderes era experiente; o outro era novo. Os dois bateram porta do Sr. Elmer Pollard que, sentindo pena dos missionrios quase congelados, convidou-os a entrar. Eles deram a mensagem e perguntaram se ele participaria de uma orao. Ele concordou, desde que pudesse faz-la. A orao que proferiu deixou os missionrios perplexos. Ele disse: Pai Celestial, abenoe esses dois missionrios desventurados e mal-orientados para que retornem para casa e no desperdicem seu tempo falando s pessoas sobre uma mensagem que to inacreditvel e da qual pouco sabem. Ao se levantarem, o Sr. Pollard pediu que os missionrios jamais retornassem sua casa. Quando estavam indo embora, ele zombou deles, dizendo: De qualquer maneira, vocs no podem afirmar que realmente acreditam que Joseph Smith foi um profeta de Deus! e bateu a porta.

Os missionrios comearam a se afastar quando o companheiro jnior disse: lder, ns no respondemos ao do Sr. Pollard. O companheiro snior replicou: Fomos rejeitados. Vamos embora. Contudo, o jovem missionrio persistiu, e os dois voltaram e bateram porta do Sr. Pollard. O Sr. Pollard atendeu e disse, irritado: Eu disse a vocs, rapazes, que no voltassem nunca mais! O companheiro jnior disse ento, com toda a coragem que conseguiu reunir dentro de si: Sr. Pollard, quando samos de sua casa, o senhor disse que ns realmente no acreditvamos que Joseph Smith era um profeta de Deus. Quero testificar-lhe, Sr. Pollard, que eu sei que Joseph Smith foi um profeta de Deus; que por inspirao ele traduziu o registro sagrado conhecido como o Livro de Mrmon; que ele viu Deus, o Pai, e Jesus, o Filho. Os missionrios, ento, saram da soleira da porta.

Eu ouvi esse mesmo Sr. Pollard, em uma reunio de testemunhos, narrar as experincias daquele dia memorvel. Ele disse: Naquela noite o sono no veio. Eu me virava na cama. Em minha mente, eu no parava de ouvir as palavras: Joseph Smith era um profeta de Deus. Eu o sei () Eu o sei (). Mal consegui esperar pelo amanhecer. Telefonei para os missionrios usando o nmero que estava marcado no carto que continha as Regras de F. Eles voltaram, e daquela vez minha esposa, minha famlia e eu participamos da conversa como pessoas que sinceramente buscavam a verdade. Como resultado, todos abraamos o evangelho de Jesus Cristo. Seremos eternamente gratos ao testemunho da verdade levado a ns por aqueles dois missionrios corajosos e humildes.

Nas melhores duplas, a gente no pode distinguir o senior do junior. E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem uma s vara na tua mo. Assim como O Livro de Mrmon outro testamento de Jesus Cristo, o Junior deve ser outro testamento da mensagem da Restauraa!

Com amor,

Presidente Whisenant

Queridos Missionrios, Uma importante jornada espiritual foi descrita em um monlogo de apenas nove versculos. (Alma 29:1-9) Alma desejava intensamente ser a "trombeta de Deus" para que pudesse fazer com que "estremecesse a terra"(Alma 29:1). Alma queria proclamar o arrependimento e o plano de redeno a toda a humanidade, para que no houvesse mais sofrimento entre os homens. (Ver Alma 29:2.) Mas, no prximo versculo, Alma transmitiu um importante ponto de vista: "Peco em meu desejo porque deveria contentar-me com as coisas que o Senhor me concedeu". (Alma 29:3) A alegria de Alma baseou-se na concluso de que, no final, Deus concederia a cada pessoa o nvel de salvao que ela prpria tivesse desejado receber. (Ver Alma 29:4.) Contentando-se com seu crculo de influncia, Alma humildemente esperou poder ser um instrumento para a "salvao de algumas almas". (Ver Alma 29:9.) Percebemos que deixar de querer ser uma "trombeta", contentando-se em ser um humilde "instrumento", no mais querendo "estremecer a terra", mas desejando "trazer alguma alma ao arrependimento" foi uma enorme transio para Alma. Algumas pessoas passam por situaes extremamente pungentes que subitamente transtornam toda a rotina da vida. Algumas enfrentam provaes passageiras, enquanto que outras precisam "conviver" com elas. O que Deus concedeu a algumas pessoas inclui oportunidades muito reduzidas pela pobreza. Algumas pessoas so obrigadas a conviver com restries fsicas, mentais ou geogrficas. H pessoas que involuntariamente permanecem solteiras e pais que muito desejam ter filhos sem que o consigam. Outros enfrentam relacionamentos duradouros e irreconciliveis com entes queridos. Podemos "contentar-nos com as coisas que Deus nos concedeu", conformando-nos com as situaes que temos de enfrentar, mas sem acomodar-nos ou contentar-nos em relao ao nosso modo de agir. Esse contentamento mais do que a simples indiferena em relao s coisas. Ele denota um consentimento participativo e no uma resignao indiferente. Devemos fazer o que pudermos dentro de nossas limitaes, embora nos

esforcemos sempre em super-las. Dentro daquilo que o Senhor nos concedeu, podemos contentar-nos. Contentar-nos significa aceitar sem autopiedade. Basta-nos saber que essas situaes mortais sero mudadas no mundo vindouro. Um de nossos desafios na vida aprender a contentar-nos com certas restries e oportunidades que nos foram concedidas. De outra forma, podemos sentir-nos malaproveitados, assoberbados e mal-reconhecidos, embora ironicamente, em meio s coisas que nos foram concedidas, haja oportunidades de servio no utilizadas nossa volta. Tampouco devemos almejar certas coisas que estejam alm do que Deus nos concedeu, como a vigorosa voz de um anjo, porque ainda h muito que podemos fazer com o que recebemos. No precisamos estar em situao privilegiada ou de destaque para operarmos nossa prpria salvao! O mais importante o nosso modo de agir, no a amplitude de nosso crculo de influncia. Ponderem como Jesus foi e o Senhor do Universo. No entanto, Seu ministrio foi cumprido dentro de um espao geogrfico minsculo. As viagens que realizou em Seu ministrio foram muito limitadas. Mas dentro desse espao, o Salvador realizou a Expiao por toda a humanidade! Certamente l havia outros montes bem mais altos que o Calvrio e jardins muito mais vistosos que o Getsmani. Mas isso pouco importa, porque foram suficientemente importantes para que neles tenha ocorrido o ato central de toda a histria da humanidade! Devemos servir uns aos outros, em meio s pessoas com as quais nos foi concedido conviver. Esse grupo pode ser grande ou pequeno, mas o mais importante quem somos e o que fazemos nas condies especficas em que vivemos e particularmente no "trabalho para o qual fomos chamados". (Alma 29:6) Com amor, Presidente Whisenant

Queridos Missionrios, Faz mais de 70 anos que Dale Carnegie publicou seu livro Como Ganhar Amigos E Influenciar Pessoas. O seguinte um resume dos princpios que se encontram nesse livro: Tcnicas fundamentais em lidar com as pessoas: 1. 2. 3. No critique, condene ou reclame. Expresse gratido honesta e sincera. Desperte um desejo ansioso nelas.

Seis maneiras de fazer-se estimado: 1. 2. 3. Torne-se verdadeiramente interessado nas pessoas. Sorre. Lembre-se que as pessoas gostam de ser chamados por seu proprio nome.

4. 5. 6.

Seja um bom ouvinte. Encoraje os outros a falar sobre si mesmo. Fale dos interesses dos outros. Faa a outra pessoa saber que ela importante.

Como ganhar as pessoas para o seu modo de pensar: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. A nica forma de obter o melhor de um argumento evit-lo. Respeite as opinies dos outros. Nunca diga, "Voc est errado." Quando estiver errado, admita que est errado rpida e energicamente. Comece em uma maneira amigvel. Identifique as crenas ou interesses que compartilham. Deixe a outra pessoa tomar grande parte da conversa. Deixe a outra pessoa sentir que a idia dela. Tente ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa. Compreenda as idias e desejos da outra pessoa. Agrade aos motivos nobres do outro. Dramatize as suas idias. D um desafio.

Ser um lder: como mudar as pessoas sem ofender ou despertar ressentimento. O papel do lder as vezes inclui alterar o comportamento e atitude dos outros. Algumas sugestes para conseguir isso: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Comece com louvor e sincero agradecimento. Chamar a ateno indirectamente os erros das pessoas. Fale sobre seus prprios erros antes de criticar a outra pessoa. Faa perguntas em vez de dar ordens diretas. Deixe a outra pessoa salvar as aparncias. Louve qualquer melhoramento e aperfeioamento. Seja "caloroso na sua aprovao e prdigo no seu elogio". 7. Faa uma reputao boa para a outra pessoa viver. 8. Utilize encorajamento. Faa a culpa fcil de corrigir. 9. Faa a outra pessoa feliz de fazer a coisa que voc sugere.

Com amor, Presidente Whisenant

Queridos Missionrios,

Na obra missionria . . . o Senhor requer o corao e uma mente solcita . . . (D&C 64:34)

Talvez alguns comeam a misso para serem glorificados pelos pais, bispos, amigos e namoradas. O Senhor disse o seguinte aos que fazem boas obras para receber recompensas na vida mortal: Quando, pois, derdes esmolas, no toqueis trombeta diante de vs, como fazem os hipcritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homems. Em verdade vos digo que j receberam o seu galardo. (3 Nfi 13:2) Para ser glorificado no o melhor motivo para fazer mission.

Talvz o motivo para fazer misso de alguns por senso de dever ou por lealdade. Os que fazem misso por senso de dever so aqueles a quem podemos chamar de bons soldados, que fazem instintivamente o que lhes pedido sem question-lo e s vezes sem pensar muito nos motivos de seu servio. claro que eles se qualifiquem para as benos do ceus. Apesar que ser bom fazer misso por senso de dever, ele no o melhor motivo.

Talvz o motivo para fazer misso por temor. Lemos nas escrituras que tomamos . . . sobr ns a responsibilidade de responder pelos pecados do povo se no lhes ensinssemos com diligncia a palavra de Deus; assim, trabalhando com toda a nossa fora . . . (Jac 1:19). Mas, eu acho que as pessoas que trabalham por medo no so os missionrios mais felizes no campo missionrio. Apesar de ser bom fazer misso para evitar consequncias ms, no o melhor motivo para fazer misso.

Talvz o motivo para fazer misso para receber recompensa eterna: Se trouxerdes a min mesmo que seja uma s alma, quo grande ser vossa alegria coma ela no reino de meu Pai. (D&C 18: 15-16) Fazer misso para receber recompensa eterna muito bom mas no a melhor razo para fazer misso.

O melhor motivo para fazer misso por amor a Deus e aos filhos dele. Ainda que distribusse toda a minha fortuna para sustento dos pobres... e no tivesse amor, nada disso me aproveitaria. ... O amor no busca os seus interesses... tudo sofre, tudo cr, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha! (1 Corntios 12:31, 13:3, 5, 7, 8,13)

O lder Dallin H. Oaks, do Qurum dos Doze Apstolos disse: Consegue-se a vida eterna no s fazendo o que certo, mas fazendo-o pelo motivo correto o puro amor de Cristo. O Apstolo Paulo deu um exemplo disso em seu famoso ensinamento sobre a importncia da caridade. O motivo pelo qual a caridade nunca falha e pelo qual ela maior do que at mesmo os maiores atos de bondade citados por ele que a caridade, o puro amor de Cristo (Morni 7:47), no um ato, mas uma condio ou estado.

Alcana-se a caridade por meio de uma sucesso de atos que resultam na converso (seja mudana) do corao.

Devemos ter esse amor a quem? Mestre, qual o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amars o Senhor teu Deus de todo o teu corao, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este o primeiro e grade madamento. E o segundo, semelhante a este, : Amars o teu prximo como a ti mesmo. (Mateus 22:36-39)

O Salvador aplicou esse princpio no Sero da Montanha, no qual nos ordena que amemos nossos inimigos, bendigamos os que nos maldizem, faamos o bem aos que nos odeiam e oremos pelos que nos maltratam e perseguem. Pois, se amardes os que vos amam, que galaro tereis? (Mateus 5:46)

Muitos missionrios comeam a misso por motivos que no so os melhores. Porm, no fim das contas, ns desenvolvemos grande amor a Deus e aos filhos dele que fazem parte de nossa misso... missionrios, membros e no membros. E o amor nunca falha!

Eu te amo!

Presidente Whisenant

Queridos Missionrios,

Uma das caractersticas que faz o homen diferente das outras criaturas nossa habilidade de adaptar. nossa inteligncia divina que nos deixa achar meios de adaptar ao que est em nosso redor e sobreviver, at mesmo prosperar. Tinha ouvido Sister Whisenant dizer muitas vezes Flora onde est plantado, que quer dizer encontre felicidade na situao que se encontra. Para ns missionrios, isso quer dizer que devemos assumir responsabilidade por nosso prprio sucesso e felicidade em qualquer rea e com qualquer companheiro. No procuremos na prxima transferncia a soluo de nossos problemas, seja falta de apoio dos membros ou dificuldade no relacionamento com nosso companheiro. Se ns ficarmos disposto ao resolver nossos prprios problemas em vez de fugir deles, ns vamos ficar mais felizes e bem sucedidos. Jos do Egito foi um grande exemplo da habilidade de adaptar. Apesar de ser vendido como um escravo pelos seus irmos, ele fez algo de bom na sua situao degradante.

Pessoas como Jos no podem ser derrotadas porque elas nunca se entregam. A atitude delas : se tenho um limo, fao uma limonada, em vez de queixar-se da acidez do limo. O Manual Missionrio ensina-nos as responsabilidades dos companheiros uns aos outros. Companheiros apoiam-se mutuamente e se ajudam no aprendizado e no crescimento. Companheiros procuram o melhor no outro. Encontram formas de servir um ao outro. Conversam um com o outro aberta e freqentemente. No fazem crticas sobre o companheiro a outros missionrios ou membros. Se for necessrio corrigir algo, fazem construtivamente, respeitosamente e com privacidade. O seguinte so meios de evitar e resolver os problemas com o companheiro: 1)Evite palavras rudes. Uma resposta mansa e com o esprito de discernimento acalmanos. As palavras inflamadas s causam mais conflito. Reconhea a diferena entre falar sobre as diferenas e disputar. 2)Admita seus prprios erros. Presidente Kimball aconselhou: Voc deve sobrepujar seu orgulho e dizer corajosamente: Sinto muito. No quis te ferir. Por favor, perdoeme. 3)Aja com bondade. Siga o exemplo de Jesus Cristo: Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como tambm Deus vos perdoou em Cristo. (Efsios 4: 32) 4) claro, sempre estudem e orem juntos. Peam juntos do Senhor a ajuda para subrepujar os problemas. Espero que vocs aproveitem as oportunidades nicas que a misso providencia de ficar mais adaptveis.

Com amor,

Presidente Whisenant

Queridos Missionrios,

David O. McKay era o Presidente da Igreja de 1951 a 1970, quando ele faleceu com 96 anos. Ele foi o profeta vidente que eu conheci na Primaria, Seminrio, e Instituto. Foi ele que declarou "todo membro um missionrio". Foi ele que assinou minha carta de chamado missionrio.

David O. McKay planeajava a casar-se e aceitar trabalho como professor depois que ele formou-se da Universidade de Utah. Mas, os planos dele mudaram quando ele recebeu o chamado para servir como missionrio em Esccia. Os primeiros mses na misso foram difceis para eles. Antes da misso, era estudante popular na Universidade de Utah. Em Esccia, entre estrangeiros, ele quase no tinha amigo nenhum.

O Presidente McKay relatou uma experincia que teve ao servir como missionrio na Esccia em 1898. Ele esteve com saudades da casa e um pouco desanimado. Ao voltar a sua casa missionria, ele e seu companheiro passaram em frente a um prdio que lhes chamou a ateno por ter um arco de pedra na porta principal e uma inscrio talhada na rocha. O Presidente McKay contou: Eu disse a meu companheiro: Isso incomum! Vou ver o que diz a inscrio. Quando cheguei perto o suficiente para ler, essa mensagem chegou a mim, no apenas na pedra, mas como se viesse Daquele em cuja obra eu estava envolvido: A despeito do que venhas a ser, cumpre bem o teu dever. O esprito dentro de mim disse: Sou membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimas Dias. Alem disso, sou representante do Senhor Jesus Cristo. Para mim, a mensagem foi a cumprir bem o meu dever como missionrio."

Lemos em Lucas 12:48 "a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedir". John A. Widtsoe ensinou que, na vida premortal, ns concordamos a nos tornarmos no somente salvadores para ns mesmos mas tambm salvadores para toda humanidade. Ele disse " Aqueles que recebem esta mensagem so obrigados pelo acordo feito antes da organizao da terra a fazer tudo o possvel para trazer isso aos outros". Todos os membros da Igreja tem essa obrigao. Como missionrios de tempo integral, ns temos a responsibility e privlegio de fazer isso com todo o corao, poder, mente e forca.

Eu sei que Nosso Pai Celestial vai abenoa-lo com sucesso quando cumprirmo bem o nosso dever de convidar as pessoas a achegarem-se a Cristo..

Com amor,

Presidente Whisenant

Queridos Missionrios,

Presidente Joseph Fielding Smith ensinou, Nem a vista de Jesus Cristo causa uma impresso na mente igual da impresso que o Esprito Santo causa no esprito... a impresso que o Esprito Santo causa na alma muito mais significante do que a vista. Quando esprito fala ao esprito, a impresso na alma muito difcil de raspar.

Quando um missionrio diz Somos representantes de Jesus Cristo, o Esprito sussurra: Eles so verdadeiros mensageiros de Jesus Cristo, sim. lderes e Sisteres, espero que cada um de vocs reconheca a influncia do Esprito que acompanha voc quando voc est buscando sua santificao pessoal e entrega sua vontage ao Senhor.

Pregar Meu Evangelho ensina sobre seu papel como missionrio quando voc auxilia o testemunho do Esprito. Voc deve buscar a ter sua mente iluminado ao estudar as escrituras. Voc deve criar um ambiente no qual o Esprito Santo possa prestar testemunho por ensinar a mensagem da Restaurao e prestar testemunho dela, adaptando a mensagem s necessidades de cada pesquisador. Tambm, deve convidar as pessoas a arrepender-se, obedecer aos mandamentos, e fazer novos convnios.

Ha um adgio chins: Da um homem um peixe, e nutre por um dia. Ensina um homem ao pescar, e nutre por a vida inteira. Quando os pesquisadores aprendam and so convertidos pelo Esprito, eles sero nutridos pela vida eterna.

Com amor,

Presidente Whisenant

Lembrem-se: Daqui em diante, sua carta ao Presidente da Misso deve ser enviado ao Presidente Pavan: edisonpavan@hotmail.com.

Queridos Missionrios,

Queremos receber suas notcias (Claro que deve ser depois da misso, quando vocs tiverem tempo!)

Nosso endereo:

Doug and Eleanor Whisenant 5078 Three Fountains Circle Salt Lake City, UT 84107

Nosso telefone: 01.801.270.5612

Nosso email: dewhisenant@msn.com

Amo vocs!

Presidente Whisenant

Queridos Missionrios,

De vez em quando, Jesus visitava Lzaro e as irms dele, Marta e Maria em casa na cidade de Betnia, pequena cidade perto de Jerusalm. A Bblia nos informa que Jesus amava Lzaro, Marta, e Maria. Em Joo 11:1-45, ns aprendemos que Lzaro ficou muito doente e Marta e Maria mandou uma mensagem para avisar Jesus. Lzaro j tinha morrido quando Jesus recebeu essa mensagem. Porque Jesus sabia que ele tinha o poder para restaurar a vida de Lzaro, ele continuou o trabalho do ministrio dele por mais dois dias antes de viajar a Batnia. Quando ele chegou, Lzaro j estava morto por quatro dias. Ao ver Marta e Maria, dominadas pela dor, Jesus moveu-se muito em esprito, e perturbou-se. ( . . . ) Jesus chorou. Jesus no chorou por causa do morte de Lzaro porque sabia que Ele poderia restaurar a vida de Lzaro. Ele chorou por causa da dor que dominava Marta e Maria. Ele esteve to sensvel aos sentimentos delas que sentiu as suas dores. Entre as qualificaes para o batismo alistados por Alma nas guas de Mrmon, foi ( . .

. ) estais dispostos a carregar os fardos uns dos outros, para que fiquem leves; sim, e estais dispostos a chorar com os que choram; sim, e consolar os que necessitam de consolo ( . . . ) (Mosias 18:8-9). Essa habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros muito importante para atingir o sucesso missionrio. O captulo 10 de Pregar Meu Evangelho manda o missionrio ensinar de modo que as pessoas compreendam . . . de modo que o missionrio bem como seus pesquisadores compreendam. Faa perguntas para ajudar os pesquisadores compreenderem e para fazer voc compreender tambm. Oua quando eles compartilharem os sentimentos deles. Ao compreender o ponto de vista deles, voc ser mais capaz de ajud-los compreender e resolver seus problemas. Oro por seu sucesso ao ajudar as pessoas a receberem o evangelho restaurado. Com amor, Presidente Whisenant

Lembrem-se: Daqui em diante, sua carta ao Presidente da Misso deve ser enviado ao Presidente Pavan: edisonpavan@hotmail.com.

Queridos Missionrios,

Todos ns devemos reconhecer o seguinte:

1) Sem caridade por todas as pessoas, no conseguiremos realizar a obra do Senhor. Precisamos seguir a admoestao das escrituras: Rogai ao pai, com toda a energia de vosso corao, que sejais cheios desse amor que ele concedeu a todos os que so verdadeiros seguidores de seu Filho, Jesus Cristo . (Moroni 7:48) 2) Ao santificar-nos e ao desenvolver nossa abilidade de ensinar, teremos enorme capacidade de influenciar as pessoas para o bem. 3) Somos chamados para estabelecer a Igreja, no s para aumentar o nmero de membros. Nosso trabalho na reteno e ativao essencial no empenho de proselitismo. 4) Nosso propsito inclui preparar nossos conversos para a ordenao ao sacerdcio, as ordenanas do templo e o servio e crescimento contnuous na Igreja. 5) H grande valor em incluir os membros no ensino dos pesquisadores.

6) Ns tambm precisamos a achegarmo-nos ao Senhor e confiarmo-nos nos mritos Dele por meio da Expiao. O amor por Ele deve ser nosso maior motivao. 7) Devemos buscar inspirao a fim de conseguir trabalhar com os pesquisadores de maneira direta e corajosa, com a firme convico de que estamos representando o Senhor.

Nosso chamado missionrio acompanhado de grandes promessas. Uma dessas promessas a de que o Senhor ir guiar-nos por revelao, da mesma forma como Ele ns chamou. Ns precisamos pedir revelao com f para saber o que fazer. Nosso chamado missionrio acompanhado da promessa de que as respostas viro. A orientao vir somente quando o Senhor tiver certeza de que obedeceremos. Para conhecer Sua vontade, ns precisamos estar comprometido com ela. As palavras Seja feita a Tua vontade , escritas no corao, abrem as portas da revelao.

Com amor,

Presidente Whisenant

10/2/08 9/28/08 9/23/08

9/14/08 9/5/08 9/2/08 8/26/08 8/18/08

8/9/08 8/2/08 7/28/08 7/21/08 7/15/08 7/5/08 10/12/08 10/20/08 10/25/08 11/1/08 11/11/08 11/9/08 11/16/08 11/24/08 11/24/08 11/30/08 12/9/08 12/15/08 12/21/08 1/6/09 12/28/08 1/10/09 1/17/09 1/24/09 1/31/09

2/7/09 2/16/09 2/23/09 3/7/09 3/1/09 3/15/09 3/21/09 3/10/09 3/28/09 (3/17/09) 4/5/09 4/21/09 4/13/09 4/27/09 5/10/09 5/4/09 5/17/09 5/23/09 6/2/09 6/6/09 6/14/09 6/30/09 6/30/09 6/21/09 @#$

Potrebbero piacerti anche