Sei sulla pagina 1di 13

RECOMENDAES DA CVM SOBRE GOVERNANA CORPORATIVA

Junho de 2002

Esta cartilha contm recomendaes da Comisso de Valores Mobilirios CVM relativas a boas prticas de governana corporativa. A adoo de tais prticas comumente significa a utilizao de padres de conduta superiores aos exigidos pela lei, ou pela regulamentao da prpria CVM. Por isto, esta cartilha no constitui uma norma cujo descumprimento seja passvel de punio pela CVM. Sem prejuzo do que acima se afirmou, a CVM exigir brevemente a incluso nas informaes anuais das companhias abertas de indicao do nvel de adeso s prticas aqui recomendadas, na forma pratique ou explique, isto , ao no adotar uma recomendao, a companhia poder explicar suas razes.

INTRODUO
Governana corporativa o conjunto de prticas que tem por finalidade otimizar o desempenho de uma companhia ao proteger todas as partes interessadas, tais como investidores, empregados e credores, facilitando o acesso ao capital. A anlise das prticas de governana corporativa aplicada ao mercado de capitais envolve, principalmente: transparncia, eqidade de tratamento dos acionistas e prestao de contas. Para os investidores, a anlise das prticas de governana auxilia na deciso de investimento, pois a governana determina o nvel e as formas de atuao que estes podem ter na companhia, possibilitando-lhes exercer influncia no desempenho da mesma. O objetivo o aumento do valor da companhia, pois boas prticas de governana corporativa repercutem na reduo de seu custo de capital, o que aumenta a viabilidade do mercado de capitais como alternativa de capitalizao. Quando investidores financiam companhias, eles sujeitam-se ao risco de apropriao indevida, por parte de acionistas controladores ou de administradores da companhia, de parcela do lucro do seu investimento. A adoo de boas prticas de governana corporativa constitui, tambm, um conjunto de mecanismos atravs dos quais investidores, incluindo controladores, se protegem contra desvios de ativos por indivduos que tm poder de influenciar ou tomar decises em nome da companhia. Companhias com um sistema de governana que proteja todos os seus investidores tendem a ser mais valorizadas, porque os investidores reconhecem que o retorno dos investimentos ser usufrudo igualmente por todos. Com a publicao desta cartilha, a CVM busca estimular o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro por meio da divulgao de prticas de boa governana corporativa. Seu objetivo orientar nas questes que podem influenciar significativamente a relao entre administradores, conselheiros, auditores independentes, acionistas controladores e acionistas minoritrios. A CVM ressalta que esta cartilha no pretende esgotar o assunto, e, portanto, entende que as companhias podem e devem ir alm das recomendaes aqui includas. Para a elaborao desta cartilha, utilizou-se a experincia de 25 anos de CVM e analisou-se a experincia de diversos pases, alm de relatrios de pesquisas e cdigos de governana nacionais e internacionais. A CVM procurou adaptar alguns conceitos de governana corporativa internacional s caractersticas prprias da realidade brasileira, notadamente a predominncia de companhias com controle definido. Cabe ressaltar que alguns conceitos importantes de governana corporativa j fazem parte da estrutura legal no Brasil, razo pela qual no se faz referncia a eles.

Cartilha de Governana

Pgina 1 de 11

Junho de 2002

I. TRANSPARNCIA: ASSEMBLIAS, ACIONRIA E GRUPO DE CONTROLE

ESTRUTURA

Forma da Convocao e Pauta da Assemblias Gerais de Acionistas I.1 As assemblias gerais devem ser realizadas em data e hora que no dificultem o acesso dos acionistas. O edital de convocao de assemblias gerais deve conter descrio precisa dos assuntos a serem tratados. O conselho deve incluir na pauta matrias relevantes e oportunas sugeridas por acionistas minoritrios, independentemente do percentual exigido por lei para convocao de assemblias geral de acionistas. recomendvel que a assemblia geral ordinria realize-se na data mais prxima possvel ao fim do exerccio fiscal a que ela se refere. As recomendaes visam facilitar a participao de acionistas no conclave, assegurar a perfeita informao dos acionistas sobre os assuntos a serem tratados em assemblia e permitir que o maior nmero possvel de assuntos de interesse da companhia seja submetido assemblia geral, evitando convocao de novas assemblias. Prazo de Convocao de Assemblias Gerais I.2 Quando os assuntos objeto da pauta forem complexos, a companhia deve convocar a assemblia com antecedncia mnima de 30 dias. Companhias com programas de certificado de depsito de valores mobilirios no exterior, como ADR-American Depositary Receipt e GDRGlobal Depositary Receipt (aqui definidos como DR), representativos de aes ordinrias ou de aes preferenciais que detenham direito de voto em determinadas matrias, devem convocar a assemblia com antecedncia mnima de 40 dias. A primeira recomendao visa tornar desnecessrio o pleito dos acionistas minoritrios CVM, como previsto em lei, para prorrogao do prazo de convocao em casos de matrias complexas, poupando a companhia e seus acionistas desse desgaste. A recomendao para companhias com programas de DR visa permitir a maior participao em assemblias gerais dos detentores de DRs, considerando as dificuldades operacionais inerentes ao exerccio do direito de voto por tais acionistas. Acordos de Acionistas I.3 A companhia deve tornar plenamente acessveis a todos os acionistas quaisquer acordos de seus acionistas de que tenha conhecimento, bem como aqueles em que a companhia seja interveniente. A recomendao visa enfatizar que o conhecimento do acordo de acionistas, assim como do estatuto social, fundamental para que o acionista faa uma perfeita avaliao dos seus direitos e do funcionamento da sociedade.

Cartilha de Governana

Pgina 2 de 11

Junho de 2002

Relao de Acionistas I.4 A companhia deve adotar e dar publicidade a procedimento padro que facilite ao acionista obter a relao dos acionistas com suas respectivas quantidades de aes, e, no caso de acionista detentor de pelo menos 0,5% (meio por cento) de seu capital social, de seus endereos para correspondncia. A lei j prev hipteses de obteno da relao de acionistas e de suas quantidades de aes, mas a experincia revela que muitos acionistas encontram dificuldades prticas no momento de obter tais listas. A padronizao de procedimentos visa simplificar o acesso peridico lista. Alm disto, para facilitar seu uso, a lista deve tambm ser entregue em meio eletrnico de padro comum no mercado. A facilidade na obteno desta lista importante, pois a lei estabelece percentuais mnimos sobre o capital para a efetivao de alguns atos societrios relevantes (instalao de conselho fiscal, convocao de assemblia, prestao de informaes na assemblia e outros), e o acesso s listas facilita a organizao dos acionistas. Os endereos para correspondncia podero ser endereos eletrnicos. Caso o acionista deseje e arque com os custos, pode pedir ao agente escritural que envie em seu nome correspondncia a todos os acionistas. Processo de Votao I.5 O estatuto deve regular com clareza as exigncias necessrias para voto e representao de acionistas em assemblias, tendo como objetivo facilitar a participao e votao. A companhia deve adotar, na fiscalizao da regularidade documental da representao do acionista, o princpio da boa-f, presumindo verdadeiras as declaraes que lhe forem feitas. Nenhuma irregularidade formal, por exemplo, a apresentao de documentos por cpia, ou falta de autenticao de cpias ou reconhecimento de firma, deve ser motivo para impedimento do voto.

Cartilha de Governana

Pgina 3 de 11

Junho de 2002

II. ESTRUTURA E RESPONSABILIDADE DO CONSELHO DE ADMINISTRAO


Funo, Composio e Mandato do Conselho de Administrao II.1 O conselho de administrao deve atuar de forma a proteger o patrimnio da companhia, perseguir a consecuo de seu objeto social e orientar a diretoria a fim de maximizar o retorno do investimento, agregando valor ao empreendimento. O conselho de administrao deve ter de cinco a nove membros tecnicamente qualificados, com pelo menos dois membros com experincia em finanas e responsabilidade de acompanhar mais detalhadamente as prticas contbeis adotadas. O conselho deve ter o maior nmero possvel de membros independentes da administrao da companhia. Para companhias com controle compartilhado, pode se justificar um nmero superior a nove membros. O mandato de todos os conselheiros deve ser unificado, com prazo de gesto de um ano, permitida a reeleio. A recomendao sobre o nmero de membros leva em conta que o conselho de administrao deve ser grande o suficiente para assegurar ampla representatividade, e no to grande que prejudique a eficincia. Mandatos unificados facilitam a representao de acionistas minoritrios no conselho. Funcionamento e Comits do Conselho de Administrao II.2 O conselho deve adotar um regimento com procedimentos sobre suas atribuies e periodicidade mnima das reunies, alm de dispor sobre comits especializados para analisar certas questes em profundidade, notadamente relacionamento com o auditor e operaes entre partes relacionadas. O conselho de administrao deve fazer anualmente uma avaliao formal do desempenho do executivo principal. Os conselheiros devem receber os materiais para suas reunies com antecedncia compatvel com o grau de complexidade da matria. O regimento do conselho tambm deve incluir disposies sobre mtodo de convocao de reunies, direitos e deveres dos conselheiros, relacionamento com a diretoria e procedimentos para solicitao de informaes por conselheiros. O conselho deve ser autorizado a solicitar a contratao de especialistas externos para auxlio em decises, quando considerar necessrio. O estatuto deve autorizar qualquer membro do conselho a convocar reunies em caso de necessidade, quando o conselheiro que encarregado no o faz. Os comits especializados devem ser compostos por alguns membros do conselho de administrao para estudar seus assuntos e preparar propostas, as quais devero ser submetidas deliberao do conselho de administrao.

Cartilha de Governana

Pgina 4 de 11

Junho de 2002

Participao de Preferencialistas no Conselho de Administrao II.3 A companhia deve permitir imediatamente que os acionistas detentores de aes preferenciais elejam um membro do conselho de administrao, por indicao e escolha prprias. Embora at 2006 a Lei de S.A. estabelea que os acionistas preferencialistas podem escolher um membro do conselho de administrao a partir de lista trplice elaborada pelo controlador, entende-se que tal tutela no se justifica, luz das melhores prticas de governana corporativa, e, por isto, a companhia deve incluir em seu estatuto regra que assegure desde j aos acionistas titulares de aes preferenciais que no integrem o grupo de controle o direito de indicar e eleger livremente um membro e seu suplente para o conselho de administrao. Presidente do Conselho de Administrao e Presidente da Diretoria II.4 Os cargos de presidente do conselho de administrao e presidente da diretoria (executivo principal) devem ser exercidos por pessoas diferentes. O conselho de administrao fiscaliza a gesto dos diretores. Por conseguinte, para evitar conflitos de interesses, o presidente do conselho de administrao no deve ser tambm presidente da diretoria ou seu executivo principal.

Cartilha de Governana

Pgina 5 de 11

Junho de 2002

III.

PROTEO A ACIONISTAS MINORITRIOS

Decises Relevantes III.1 As decises de alta relevncia devem ser deliberadas pela maioria do capital social, cabendo a cada ao um voto, independente de classe ou espcie. Dentre as decises de maior importncia, destacam-se: (1) aprovao de laudo de avaliao de bens que sero incorporados ao capital social; (2) alterao do objeto social; (3) reduo do dividendo obrigatrio; (4) fuso, ciso ou incorporao; e (5) transaes relevantes com partes relacionadas. Em certas matrias, dentre as quais as citadas, a restrio de direito de voto que houver sido imposta s aes preferenciais no deve subsistir, pois, dada a relevncia das decises, seu impacto nos direitos dos acionistas dar-se- sem distino. Em transaes relevantes com partes relacionadas, as partes interessadas no podero votar. Tag-along para Companhias Constitudas antes da Entrada em Vigor da Lei n 10.303, de 31 de outubro de 2001 III.2 A alienao de aes representativas do controle da companhia somente deve ser contratada sob a condio de que o adquirente realize oferta pblica de aquisio de todas as demais aes da companhia pelo mesmo preo, independente de espcie ou classe. De acordo com a lei, o adquirente obrigado a fazer oferta pblica de aquisio das aes ordinrias no integrantes do bloco de controle por, no mnimo, 80% do preo pago por cada ao de controle. Segundo as boas prticas de governana corporativa, o adquirente deve dar tratamento igual a todas as classes ou espcies de aes. Portanto, o preo ofertado aos acionistas ordinrios minoritrios deve se estender a todas as demais aes da companhia, independente de espcie ou classe. Tag-along para Companhias Constitudas Aps a Entrada em Vigor da Lei n 10.303/2001 III.3 Para companhias constitudas aps a entrada em vigor da Lei n 10.303/2001, o adquirente deve oferecer o mesmo preo pago pelas aes de controle a todas as classes ou espcies de aes. O objetivo que companhias novas se constituam de forma a superar a recomendao III.2, garantindo tratamento igual a todos os acionistas na troca de controle, sejam eles minoritrios ou controladores, independente de espcie ou classe. Transaes Entre Partes Relacionadas III.4 O conselho de administrao deve se certificar de que as transaes entre partes relacionadas esto claramente refletidas nas

Cartilha de Governana

Pgina 6 de 11

Junho de 2002

demonstraes financeiras e foram feitas por escrito e em condies de mercado. O estatuto da companhia deve proibir contratos de prestao de servios por partes relacionadas com remunerao baseada em faturamento/receita e, a princpio, contratos de mtuo com o controlador ou partes relacionadas. Independentemente das cautelas ordinariamente adotadas para que a prova de contratos celebrados seja feita da melhor forma possvel, imperativo que se d a devida transparncia aos contratos entre partes relacionadas, de forma a facultar aos acionistas o exerccio do direito essencial de fiscalizao e acompanhamento dos atos de gesto da companhia, sem prejuzo do dever de promover sua ampla divulgao ao mercado, quando a contratao configure fato relevante ou quando da divulgao das demonstraes financeiras. Contratos entre partes relacionadas devem ser formalizados por escrito, detalhando-se as suas caractersticas principais (direitos, responsabilidades, qualidade, preos, encargos, prazos, indicativos de comutatividade, etc.). Nas assemblias para discutir tais contratos, caso os acionistas minoritrios julguem necessrio, podero pedir um parecer a uma entidade independente, a ser pago pela companhia. Em regra, contratos de mtuo entre a companhia e partes relacionadas devem ser proibidos. A companhia no deve conceder crditos em favor de partes relacionadas, pois freqentemente estes no so concedidos em condies de mercado. J que a lei exige que tais contratos sejam celebrados em condies de mercado (prazo, taxa e garantias), se a parte relacionada busca crdito, deve faz-lo com terceiros, e no por intermdio da companhia. Contratos de prestao de servios entre a companhia e o controlador ou partes relacionadas devem estar alinhados com os interesses de todos os acionistas da companhia. Em especial, tais contratos no devero ser baseados em faturamento/receita, pois parte da remunerao do controlador ou da parte relacionada independer do desempenho operacional da companhia. Direito A Voto Para Aes Preferenciais No No Pagamento De Dividendos III.5 O estatuto da companhia dever determinar que, se a assemblia geral no deliberar pelo pagamento dos dividendos fixos ou mnimos s aes preferenciais ou a companhia no pag-los no prazo permitido por lei, tais aes adquiriro imediatamente o direito a voto. Se a companhia no pagar dividendos por 3 anos, todas as aes preferenciais adquiriro direito de voto. As companhias em que existam aes preferenciais com dividendo fixo ou mnimo devero conferir imediatamente direito de voto se no forem pagos os dividendos devidos e quaisquer aes preferenciais que no recebam dividendos por 3 anos adquiriro direito de voto.

Cartilha de Governana

Pgina 7 de 11

Junho de 2002

Arbitragem Para Questes Societrias III.6 O estatuto da companhia deve estabelecer que as divergncias entre acionistas e companhia ou entre acionistas controladores e acionistas minoritrios sero solucionadas por arbitragem. A adoo da arbitragem visa acelerar a soluo de impasses, sem prejuzo da qualidade do julgamento. A eficcia de uma tal disposio estatutria depende de que sejam escolhidas cmaras arbitrais cujos membros tenham reconhecida capacidade em matrias societrias. Proporo de Aes Ordinrias e Preferenciais III.7 As companhias abertas constitudas antes da entrada em vigor da Lei n 10.303/2001 no devem elevar a proporo de aes preferenciais acima do limite de 50%, que foi estabelecido pela referida lei para novas companhias abertas. Companhias que j tenham mais de 50% de seu capital representado por aes preferenciais no devem emitir novas aes dessa espcie. O objetivo estimular que as companhias tenham cada vez mais o capital composto por aes com direito a voto.

Cartilha de Governana

Pgina 8 de 11

Junho de 2002

IV.

AUDITORIA E DEMONSTRAES FINANCEIRAS

Discusso e Anlise da Administrao IV.1 Trimestralmente, em conjunto com as demonstraes financeiras, a companhia deve divulgar relatrio preparado pela administrao com a discusso e anlise dos fatores que influenciaram preponderantemente o resultado, indicando os principais fatores de risco a que est sujeita a companhia, internos e externos. O relatrio de discusso e anlise da administrao deve explicar mudanas expressivas na demonstrao de resultados e no balano. Os acontecimentos relevantes do perodo coberto devem ser comentados, tanto do ponto de vista contbil-financeiro, como do ponto de vista estratgico. A companhia tambm deve orientar o acionista quanto s perspectivas de seu ambiente de negcios e detalhar a poltica adotada pela administrao para criar valor para seus acionistas. A descrio dos fatores de risco deve incluir fatores internos da companhia, fatores da concorrncia e ambiente de negcios e fatores macroeconmicos de suas reas e regies de atuao. Composio e Funcionamento do Conselho Fiscal IV.2 O conselho fiscal deve ser composto por, no mnimo, trs e, no mximo, cinco membros. Os titulares de aes preferenciais e os titulares de aes ordinrias, excludo o controlador, tero direito de eleger igual nmero de membros eleitos pelo controlador. O controlador deve renunciar ao direito de eleger sozinho o ltimo membro (terceiro ou quinto membro), o qual dever ser eleito pela maioria do capital social, em assemblia na qual a cada ao corresponda um voto, independente de sua espcie ou classe, incluindo as aes do controlador. O conselho fiscal deve adotar um regimento com procedimentos sobre suas atribuies, com foco no relacionamento com o auditor, e que no limite a atuao individual de nenhum conselheiro. Segundo os princpios da boa governana corporativa, a maioria do conselho fiscal no deve ser eleita pelo acionista controlador. Alm disto, visando eficcia da atuao do prprio rgo, o regimento deve incluir disposies sobre periodicidade e mtodo de convocao de reunies do conselho fiscal, disponibilizao antecipada de materiais a serem discutidos, direitos e deveres dos conselheiros, relacionamento com a administrao e auditores e procedimentos para solicitao de informaes. O conselho fiscal tambm deve se reunir quando requerido de forma fundamentada por representante dos minoritrios. O conselho de administrao deve prover meios adequados para o bom funcionamento do conselho fiscal, como convocao e local das reunies, elaborao de agenda e assistncia aos pedidos de informaes dos conselheiros fiscais.

Cartilha de Governana

Pgina 9 de 11

Junho de 2002

Relacionamento com Auditor Independente IV.3 Um comit de auditoria, composto por membros do conselho de administrao com experincia em finanas e incluindo pelo menos um conselheiro que represente os minoritrios, deve supervisionar o relacionamento com o auditor. Como parte da anlise das demonstraes da companhia, o conselho fiscal e o comit de auditoria devem se reunir regular e separadamente com os auditores sem a presena da diretoria. Esta recomendao tem por finalidade a disseminao e discusso detalhada das demonstraes financeiras da companhia por agentes capazes de analislas e propor ao conselho de administrao as alteraes que se faam necessrias para que reflitam mais adequadamente a situao financeira, econmica e patrimonial da companhia. Naturalmente, caso um executivo da companhia seja membro do conselho de administrao, este no deve ser membro do comit de auditoria. Qualquer membro do comit de auditoria pode solicitar reunio individual com diretor ou auditor, quando achar necessrio. Auditoria IV.4 O conselho de administrao deve proibir ou restringir a contratao do auditor da companhia para outros servios que possam dar origem a conflitos de interesse. Quando permitir a contratao do auditor para outros servios, o conselho de administrao deve, no mnimo, estabelecer para quais outros servios o auditor pode ser contratado, e que proporo mxima anual tais servios prestados pelo auditor poder representar em relao ao custo de auditoria.1 As prticas de boa governana recomendam a completa independncia dos auditores como requisito da qualidade de sua atuao. A restrio prestao de outros servios visa evitar a perda dessa independncia, ao longo do tempo. Acesso a Informaes IV.5 A companhia deve disponibilizar informaes a pedido de qualquer membro do conselho fiscal, sem limitaes relativas a exerccios anteriores, desde que tais informaes tenham relao com questes atuais em anlise, e a informaes de sociedades controladas ou coligadas, desde que no viole o sigilo imposto por lei. A capacidade de fiscalizao do conselheiro fiscal deve ser a mais ampla possvel, em virtude inclusive das responsabilidades que a lei lhe impe, em caso de m conduta. Desde que possam influenciar os nmeros fiscalizados, todos os documentos e informaes sobre os quais no recaia dever legal de sigilo devem ser disponibilizados.

A Instruo n 308 da CVM j dispe sobre certos assuntos tratados no item IV.4-Auditoria, mas no momento da publicao desta cartilha esta Instruo est parcialmente suspensa por liminar.

Cartilha de Governana

Pgina 10 de 11

Junho de 2002

Informaes Contbeis IV.6 A companhia deve adotar, alm dos princpios de contabilidade em vigor no Brasil, normas internacionais de contabilidade promulgadas pelo International Accounting Standards Board (IASB) ou utilizadas nos Estados Unidos da Amrica (United States Generally Accepted Accounting Principles-US GAAP), atestados por auditor independente. Os principais mercados esto caminhando para um padro internacional de contabilidade que facilite aos investidores analisar o desempenho da companhia e compar-lo com seus pares. Os pases da Unio Europia vo adotar as normas da IASB at 2005, e a Organizao Internacional das Comisses de Valores (IOSCO), em sua reunio de 2002, recomendou que todos os seus membros cooperassem para que suas normas contbeis convergissem em direo a este padro contbil. Empresas de pequeno porte, para as quais o custo de produzir as demonstraes em padres internacionais seja elevado, devem ao menos incluir uma demonstrao de fluxo de caixa. Transaes relevantes que no so obrigatoriamente includas nas demonstraes financeiras (off balancesheet transactions) devem ser detalhadas nas notas explicativas. Recomendaes dos Auditores IV.7 O documento de recomendaes dos auditores deve ser revisado por todos os membros do conselho de administrao e do conselho fiscal. Esta recomendao leva em conta o fato de que, freqentemente, os auditores, alm de elaborarem seu parecer, apresentam administrao da companhia uma lista de recomendaes incluindo procedimentos que melhorariam a qualidade das demonstraes financeiras ou das prprias rotinas da companhia. Tal documento deve ser apresentado ao conselho de administrao, e ao conselho fiscal, visando discusso e adoo, se for o caso, das medidas propostas.

Cartilha de Governana

Pgina 11 de 11

Junho de 2002

Rua Sete de Setembro, 111 Centro 20159-900 Rio de Janeiro RJ BRASIL Tel: (21) 3233-8686 www.cvm.gov.br PRODIN
Programa De Orientao e Defesa do Investidor

0800-241616

Potrebbero piacerti anche