Sei sulla pagina 1di 7

Imortalidade da Alma Antes de sermos seres humanos filhos de nossos pais, somos, na verdade, espritos, filhos de Deus.

O Esprito o princpio inteligente do Universo, criado por Deus, simples e ignorante, para evoluir e realizar-se individualmente pelos seus prprios esforos. Como espritos j existiam antes de nascermos e continuaremos a existir, depois da morte fsica. Quando o esprito est na vida do corpo, dizemos que uma alma ou esprito encarnado. Quando nasce, dizemos que reencarnou; quando morre, que desencarnou. Desencarnado, volta para o Plano Espiritual ou Espiritualidade, de onde veio ao nascer. Os Espritos so, portanto, pessoas desencarnadas que, presentemente, esto na Espiritualidade.

Reencarnao Criado simples e ignorante, o esprito quem decide e cria o seu prprio destino. Para isso, ele dotado de livre-arbtrio, ou seja, capacidade de escolher entre o bem e o mal. Desse modo, ele tem possibilidade de se desenvolver, evolucionar, aperfeioar-se, de tornar-se cada vez melhor, mais perfeito, como um aluno na escola, passando de uma srie para outra, atravs dos diversos cursos. Essa evoluo requer aprendizado, e o esprito s pode alcan-la encarnando no mundo e reencarnando, quantas vezes forem necessrias, para adquirir mais conhecimento, atravs das mltiplas experincias de vida. O progresso adquirido pelo esprito, pelas experincias vividas nas inmeras existncias, no somente intelectual, mas sobretudo, o progresso moral, que vai aproxim-lo cada vez mais de Deus. Mas, o aluno pode repetir de ano varias vezes, o esprito que no aproveita bem a sua existncia na Terra pode permanecer estacionrio por muito tempo, conhecendo maiores sofrimentos, e atrasando, assim, sua evoluo. No sabemos quantas encarnaes j tivemos, e muito menos quantas temos pela frente. Sabemos, no entanto que, como espritos atrasados, teremos muitas e muitas encarnaes, at alcanarmos o desenvolvimento moral necessrio para nos tornarmos espritos puros. Todavia, nem todas as encarnaes se verificam na Terra. Existem mundos superiores e inferiores ao nosso. Quando evoluirmos muito, poderemos renascer num planeta de ordem elevada. O Universo infinito e "na casa de meu Pai h muitas moradas", j dizia Jesus. A Terra um mundo de categoria moral inferior, haja visto o panorama lamentvel em que se encontra a humanidade. Contudo, ela est sujeita a se transformar numa esfera de regenerao, quando os homens decidirem praticar o bem e a fraternidade reinar entre eles.

Esquecimento do Passado No lembramos das vidas passadas e nisso est a sabedoria de Deus. Se lembrssemos do mal que fizemos ou dos sofrimentos que passamos, dos inimigos que nos prejudicaram ou daqueles a quem prejudicamos, no teramos condies de viver entre eles atualmente. Pois, muitas vezes, os inimigos do passado hoje so nossos filhos, nossos irmos, nossos pais, nossos amigos, que presentemente se encontram junto de ns para a reconciliao. Por isso, existe a reencarnao.

Certamente, hoje estamos corrigindo erros praticados contra algum, sofrendo as conseqncias de crimes perpetrados, ou mesmo sendo amparados, auxiliados por aqueles que, no pretrito, nos prejudicaram. Da a importncia da famlia, onde se costumam reatar os laos cortados em existncias anteriores. A reencarnao, desta forma, a oportunidade de reparao, como tambm, oportunidade de devotarmos nossos esforos pelo bem dos outros, apressando nossa evoluo espiritual. Quando reencarnamos, trazemos um "plano de vida", compromissos assumidos perante a Espiritualidade e perante ns mesmos, e que dizem respeito reparao do mal e prtica de todo o bem possvel. Dependendo de nossas condies espirituais, podemos ou no ter escolhido as provas, os sofrimentos, as dificuldades que provaro nosso desenvolvimento espiritual. A reencarnao, portanto, como mecanismo perfeito da Justia Divina, explicanos porque existe tanta desigualdade de destino das criaturas na Terra. A finalidade da Vida na Terra , portanto: Para expiarmos o mal praticado, pagando, muitas vezes, com sofrimento nossos erros; Para provarmos ou medirmos nosso grau de evoluo, ante as dificuldades da vida; Para ajudarmos a humanidade e exemplificarmos o bem diante dos outros; Para desempenharmos misso especial, no caso de espritos elevados que prestam grandes servios humanidade. Pelo mecanismo da Reencarnao, verificamos que Deus no castiga. Somos ns os causadores dos prprios sofrimentos, pela lei de "ao e reao".

Comunicabilidade dos Espritos Os espritos so seres humanos desencarnados. Eles so o que eram quando vivos: bons ou maus, srios ou brincalhes, trabalhadores ou preguiosos, cultos ou medocres, verdadeiros ou mentirosos. Eles esto por toda parte. No esto ociosos. Pelo contrrio, eles tm as suas ocupaes, como ns, os encarnados, temos as nossas. No h lugar determinado para os espritos. Geralmente os mais imperfeitos esto juntos de ns, por causa de nossas imperfeies. No os vemos, pois se encontram numa dimenso diferente da nossa, mas eles podem ver-nos e at conhecer nossos pensamentos. Os espritos agem sobre ns, mas essa ao quase que restrita ao pensamento, porque eles no conseguem agir diretamente sobre a matria. Para isso, eles precisam de pessoas que lhes ofeream recursos especiais: essas pessoas so chamadas mdiuns. Pelo mdium, o esprito desencarnado pode comunicar-se, se puder e se quiser. Essa comunicao depende do tipo de mediunidade ou de faculdade do mdium: pode ser pela fala (psicofonia), pela escrita (psicografia), por batidas (tiptologia), etc. Mas toda e qualquer comunicao no deve ser aceita cegamente; precisa ser encarada com reserva, examinada com o devido cuidado, para no sermos vtimas de espritos enganadores. A comunicao depende da conduta moral do mdium. Se for uma pessoa idnea, de bons princpios morais, oferece campo para a aproximao e manifestao de bons espritos. Chico Xavier, por exemplo, um bom mdium, pelas qualidades morais de que portador.

A Doutrina Esprita alerta as pessoas muito crdulas contra as mistificaes e contra os falsos mdiuns, que tentam iludir o pblico menos avisado, em troca de vantagens materiais. Por isso, importante que, antes de ouvir uma comunicao, a pessoa se esclarea a respeito do Espiritismo.

Lei da Evoluo Cada um de ns um esprito encarnado a caminho de Deus. a vida na Terra sempre uma oportunidade de reajustamento no caminho do bem. A escolha nos pertence. Logo, as conseqncias boas ou ms so resultado de nossas prprias decises. a lei da "ao e reao", das causas e conseqncias. Se agora, estamos sofrendo, podemos concluir que a causa do sofrimento advm de erros anteriores. Se, portanto, fizermos o mal, cedo ou tarde, sofreremos a sua conseqncia. "A cada um segundo as suas obras" - disse Jesus. Isso explica a razo de tanto sofrimento no mundo. Por isso, um caminha mais depressa que outro, como os diferentes alunos de uma mesma classe escolar. Quanto melhor nossa conduta mais depressa nos libertar dos sofrimentos, encurtando o caminho da evoluo. No h cu nem inferno, conforme pintam as religies tradicionais. Existem, sim, estados de alma que podem ser descritos como celestiais ou infernais. No existem tambm anjos ou demnios, mas apenas espritos superiores e espritos inferiores, que tambm esto a caminho da perfeio - os bons se tornando melhores e os maus se regenerando. Deus no quer que nenhum de seus filhos se perca, e a Vontade de Deus, a Suprema Vontade, a Lei. Se a sorte do ser humano fosse inapelavelmente selada aps a morte, todos estaramos perdidos, visto termos sido muito mais maus do que bons e quase ningum, hoje em dia, mereceria ir para o cu de bem aventuranas, onde s caberiam os puros. Por outro lado, uma vida, por mais longa que seja, no suficiente para nos esclarecer a respeito dos Planos de Deus. Muitos no tm sequer como garantir a prpria sobrevivncia e muito menos ainda oportunidade de uma boa educao. Muitos nunca foram orientados para o bem. Outros morrem cedo demais, antes mesmo de se esclarecerem sobre o melhor caminho a seguir. Para medirmos o quanto de absurdo existe na idia do cu e o inferno, como penas eternas, basta que formulemos as seguintes perguntas: - "Como que Deus, sendo o Supremo saber, sabendo inclusive o nosso futuro, criaria um filho, sabendo que ele iria para o inferno para toda a eternidade? Que Deus seria esse? Onde a sua bondade e sua misericrdia?" - "E, como ficaria no cu uma me amorosa, sabendo que seu filho querido est ardendo no fogo do inferno?"

O Marco Inicial do Espiritismo data de 18 de abril de 1857, com o lanamento do Livro dos Espritos, por Allan Kardec, que foi o codificador do Espiritismo.

O Espiritismo ao mesmo tempo uma cincia de observao e uma doutrina filosfica. O Espiritismo ao mesmo tempo uma cincia de observao e uma doutrina filosfica. D Como cincia prtica, ele consiste nas relaes que se podem estabelecer com os Espritos; D Como filosofia, ele compreende todas as conseqncias morais que decorrem dessas relaes. Pode-se defini-lo assim: O Espiritismo uma cincia que trata da natureza, da origem e da destinao dos Espritos, e das suas relaes com o mundo corporal. Espiritismo no tem o carter isolado de uma filosofia, de uma cincia ou de uma religio, porque , ao mesmo tempo, religio, filosofia e cincia. D cincia, porque investiga, experimenta, comprova, sistematiza e conceitua leis, fatos, foras e fenmenos da vida, da natureza, dos pensamentos e dos sentimentos humanos. D filosofia, porque cogita, induz e deduz idias e fatos lgicos sobre as causas primeiras e seus efeitos naturais; generaliza e sintetiza, reflete, aprofunda e explica; estuda, discerne e define motivos e conseqncias, comos e porqus de fenmenos relativos vida e morte. D religio, porque de suas constataes cientficas e de suas concluses filosficas resulta o reconhecimento humano da Paternidade Divina e da irmandade universal de todos os seres da Criao, estabelecendo, desse modo, o culto natural do amor a Deus e ao prximo. Por isso, o Espiritismo no necessita de exterioridades para empreender a reforma do mundo, porque isso ele realizar atravs de cada pessoa, de cada grupo de pessoas, de cada sociedade, de cada comunidade humana. Como a Doutrina Esprita tem a natureza de uma revelao, progressiva e incessante, sua influncia ser cada vez mais especfica e mais ampla, em todos os setores da atividade humana, inspirando novos rumos e novas motivaes, suscitando novos pensamentos criativos e promovendo o progresso. Atravs da literatura, da msica, das artes plsticas, do cinema, do rdio, do teatro, da televiso, as idias espritas realizaro um trabalho educacional de altssimo rendimento, semeando pensamentos mais altos e enobrecendo sentimentos. Umbral Localiza-se em um universo paralelo que ocupa um espao invisvel aos nossos sentidos que vai do solo terrestre at a alguma dezenas de metros de altura na nossa atmosfera. O tempo, e as condies climticas do Umbral seguem um ritmo equivalente ao local terrestre onde se encontra. Quando noite sobre uma cidade, noite em sua equivalncia no Umbral. A nvoa densa que cobre toda atmosfera dificulta a penetrao da luz solar e da lua. A impresso que se tem que o dia formado por um longo e sombrio fim de tarde. A noite no possvel ver as estrelas e a lua aparece com a cor avermelhada entre grossas nuvens. Sua maior concentrao populacional est junto s regies mais populosas do globo. Encontramos cidades de todos os portes, grupos de nmades e espritos solitrios que habitam pntanos, florestas e abismos. descrito por quem j esteve l como sendo um ambiente depressivo, angustiante, de vegetao feia, ambientes sujos, fedorentos, de clima e ar pesado e sufocante. Para alguns espritos uma regio terrvel e horripilante.

Para outros o local onde optaram viver. A vegetao vria de acordo com a regio do Umbral. Muitas vezes constituda por pouca variedade de plantas. As rvores so normalmente de baixa estatura, com troncos grossos e retorcidos, de pouca folhagem. Existem tambm reas desertas, locais rochosos, e lugares de vegetao rasteira composta de ervas e capim. possvel encontrar alguns tipos de animais e aves desprovidos de beleza. No Umbral se encontram montanhas, vales, rios, grutas, cavernas, penhascos, plancies, regies de pntano e todas as formas que podem ser encontradas na Terra. Como os espritos sempre se agrupam por afinidade (igual a todos ns aqui na Terra), ou seja, se unem de acordo com seu nvel vibracional, existem inmeras cidades habitadas por espritos semelhantes. Algumas cidades se apresentam mais organizadas e limpas do que outras. Todas possuem espritos lideres que so chamados de diversos nomes: chefes, governadores, mestres, presidentes, imperadores, reis, etc. So espritos inteligentes, mas que usam sua inteligncia para a prtica consciente do mal. So estudiosos de magia, conhecem muito bem a natureza e adoram o poder, quase sempre odeiam o bem e os bons que podem por em risco sua posio de liderana. H grupos de pessoas nas cidades que trabalham para os chefes. Acreditam ter liberdade e muitas vezes gostam de servirem seu chefe na ansiedade pelo poder e status. Consideram-se livres, mas na verdade no o so, ao menor erro ou na tentativa de fugir so duramente punidos. Existem os espritos escravos que vivem nas cidades realizando trabalho e mantendo sua estrutura sem receberem nada em troca alm da possibilidade de l morarem. So duramente castigados quando desobedecem e vivem cercados pelo medo imposto pelo chefe da cidade. As cidades possuem construes semelhantes as que encontramos nas cidades da Terra. As maiores construes so de propriedade do chefe e de seus protegidos. Sempre existem locais grandiosos para festas, e local para realizao de julgamentos dos que l habitam Em cada cidade . existem leis diferentes especificadas pelos seus lideres. L tambm encontramos bibliotecas recheadas de livros dedicados a tudo que de mal e negativo possa existir. Muitos livros e revistas publicados na Terra so encontrados l, principalmente os de contedo pornogrfico. Pode-se se perguntar. Porque permitido que existam estes chefes e desta estrutura negativa de tanto sofrimento? Deus nos permite tudo, ele nos deu o livre arbtrio. O homem tem total liberdade para fazer tudo de ruim ou tudo de bom. Quando faz ou constri algo de ruim acaba se prejudicando com isso e aos poucos, com o passar de anos ou de sculos vai aprendendo que o nico caminho para a libertao do sofrimento e da felicidade plena a prtica do bem. As vidas na Terra e no Umbral funcionam como grandes escolas onde aprendemos no amor ou na dor. Ningum vai para o UMBRAL por castigo. A pessoa vai para o lugar que melhor se adapta a sua vibrao espiritual. Quando deseja melhorar existe quem ajude. Quando no deseja melhorar fica no lugar em que escolheu. Todos que sofrem no Umbral um dia so resgatados por espritos do bem e levados para tratamento para que melhorem e possam viver em planos de vibraes superiores. Existem muitos que ficam no Umbral por livre e espontnea vontade se aproveitando do poder e dos benefcios que acreditam ter em seus mundos. Alm das cidades encontramos o que chamado de Ncleos. No constitui uma cidade organizada como conhecemos, mas se trata de um agrupamento de espritos semelhantes. Os grupamentos maiores e mais conhecidos so os dos suicidas. Estes ncleos so encontrados nas regies montanhosas, nos abismos e vales. Por serem espritos perturbados so considerados inteis pelos habitantes do Umbral e por isto no so aceitos e nem levados para as cidades em volta. Os vales dos suicidas so muito visitados por espritos bons e ruins. Os bons tentam resgatar aqueles que desejam sair dali por terem se arrependido com sinceridade do que fizeram. Os espritos ruins fazem suas visitas para se divertirem, para zombarem ou para maltratarem inimigos que l se encontram em desespero. No difcil imaginar um local com centenas de milhares de pessoas que cometeram suicdio, todas ali unidas, sem entender o que est acontecendo j que no esto mortas como desejariam estar.

Existem os ncleos de drogados onde tambm existem pequenas cidades. Existem algumas poucas cidades de drogados de porte grande no Umbral. Realizam-se grandes festas e so cidades movimentadas. Existem relatos psicografados sobre uma regio de drogados chamada de Vale das Bonecas e cidades como a de Tongo que liderada por um Rei. Para todo tipo de vcio da carne existem cidades e ncleos de viciados. Por exemplo, existem cidades de alcolatras ou de compulsivos sexuais. Todos os viciados costumam visitar o planeta Terra em bandos para sugarem as energias prazerosas dos vivos que possuem os mesmos vcios. comum a existncia de ncleos de marginais. Locais onde esto reunidos assaltantes, assassinos, ladres, traficantes, e outros tipos de criminosos em sintonia mtua. Nas regies fora das cidades e longe dos ncleos encontramos andarilhos solitrios, espritos considerados inteis at pelos povos de cidades e ncleos do Umbral. Grandes tempestades de chuva e raios ocorrem em todo Umbral. Tem importante funo de limpar os excessos de energias negativas acumuladas no solo e no ar, tornando o ambiente menos insuportvel aos seus habitantes. As cidades, tribos e vilarejos do Umbral normalmente possuem chefes ou lideres. So pessoas inteligentes com capacidade de liderana que costumam controlar, dominar e explorar as almas que nestas cidades residem. Como pode ver no muito diferente da vida aqui na Terra onde temos exploradores e explorados. Exercem seu controle a partir do medo, das mentiras, da escravido, de regras rgidas e violncia. Algumas sabem que esto no Umbral e sabem que trabalham pelo mal das pessoas. Seu reinado no dura muito tempo j que espritos superiores trabalham para convencer sobre o mal que faz a si mesmo fazendo o mal aos outros. comum que estes chefes desapaream inesperadamente destas cidades por terem sido resgatados por bons Samaritanos em sua misso. Em pouco tempo uma nova liderana acaba assumindo o posto de chefe nestas cidades. As regies umbralinas so as que mais se parecem com a Terra. Os espritos por estarem ainda muito atrelados a vida material, por lhe faltarem informao e conhecimento acabam vivendo suas vidas como se realmente estivessem vivos. As necessidades bsicas do corpo acabam se manifestando nestes espritos. Sofrem por sentirem dores, sono, fome, sede, desejos diversos. No Umbral encontramos grupos de pessoas que se consideram justiceiras. Coletam espritos desorientados em hospitais, cemitrios, e no prprio umbral. Pessoas que fizeram muito mal a outras durante a vida ou em outras vidas, e pessoas que fizeram poucos amigos e por isto no tem quem as possa ajudar. Estes espritos sedentos de vingana e de justia feita pelas prprias mos conseguem aprisionar e escravizar as pessoas que capturam. Acreditam que as pessoas que esto no Umbral s esto l por merecimento. E isto no deixa de ser verdade. Mas no lugar de ajudar estas pessoas eles a maltratam por vingana e dio pelo mal que cometeram em quanto estavam vivas. Somente quando estas pessoas se arrependem dos erros que cometem na Terra e esquecem os sentimentos negativos que ainda nutrem que os espritos mais elevados conseguem se aproximar para seu resgate.
D O Umbral funciona, portanto, como regio destinada a esgotamento de resduos mentais; D Uma espcie de zona purgatria, onde se queima a prestaes o material deteriorado das iluses que a criatura adquiriu por atacado, menosprezando o sublime ensejo de uma existncia terrena.

Umbral - Nome atribudo a uma localidade do chamado "astral inferior", onde se estabelecem os espritos de baixa vibrao espiritual, que precisam pagar por infraes cometidas contra as leis de Deus. Em geral...
D D D

Suicdio; Homicidas, Almas desajustadas

E cometedoras de graves delitos.

Sua descrio no foge muito as descries dantescas do inferno. E a pode estar uma das razes da lenda de um inferno de fogo e enxofre. Porm a realidade dos espritos que expiam no umbral bem diferente e por que no dizer bem pior que a do inferno catlico:
D O esprito, no raro, sofre incessantemente com a viso de seu suicdio ou de seus crimes. s vezes, por anos a fio, rev sem parar o instante em que com um tiro tirava a prpria vida, sente a carne sendo dilacerada pelo projtil, v a condio desamparada de seus filhos que porventura tenha deixado, constantemente acusado de assassino, numa guerra psicolgica fora de nossa compreenso. D Muitas vezes sente fome ou sede insuportvel, s vezes por anos seguidos. D Sente frio ou calor inenarrveis. D E muito freqentemente sentem o seu prprio corpo sendo consumido pelos vermes, o v se deteriorando e sente todas as sensaes decorrentes deste estado de putrefao.

O umbral se caracteriza, na linguagem dos espritos, como um lugar de extremo sofrimento, "de choro e ranger de dentes". Muitas vezes o esprito, to ignorante, desencarna, passa ali vrios anos e mesmo assim ignora sua condio desencarnada. Segundo as descries dos espritos, o umbral a sede dos espritos de baixo desenvolvimento espiritual da terra, e sua descrio , no raro, de um lugar de trevas povoado de dor, gritos de sofrimento, gemidos, de um insuportvel cheiro ptrido, o que j suficiente para caracterizar o nvel moral dos que al residem. Essa i descrio deve ser tomada como uma constante, pois o umbral, como j relatado alhures, se trata do nome do lugar onde existem essas caractersticas bsicas e para onde os espritos inferiores so encaminhados para resgatar dvidas, crimes e infraes. O umbral se localiza prximo a crosta terrestre. E importantssimo lembrar a maior diferena entre o umbral e o inferno catlico: D No inferno catlico a alma infeliz recebe uma sentena eterna de sofrer nas chamas do inferno para todo o sempre. D Segundo a doutrina_esprita, o umbral a regio onde o esprito desregrado permanece temporariamente, at que lhe seja permitida uma nova_encarnao para que possa, sob o jugo da matria, resgatar melhor suas dvidas para com Deus ou expiar para que possa continuar caminhando para frente rumo a sua evoluo. Porque no espiritismo no existe uma lei de Deus que condene ou felicite um esprito eternamente, pois existe a lei da reencarnao e uma imposio assim estaria claramente negando a to falada justia divina, que o catolicismo tanto proclama, mas se contradiz totalmente ao impor penas eternas para uma alma que s teve uma encarnao para praticar o bem e o mal. Nesse ponto o catolicismo no procura nem saber em que condies aquela alma veio ao mundo, se numa famlia rica e carinhosa ou se numa sarjeta com uma me prostituta e um pai desconhecido. por esses motivos que s o espiritismo consegue explicar lgica e racionalmente a vida e Deus sem se contradizer em nenhum momento.

Potrebbero piacerti anche