Sei sulla pagina 1di 1

Enron - Os caras mais espertos da sala (Filme) http://www.youtube.com/watch?v=70XnlrwO7U4 A Enron produto da deslumbrante desregulamentao do setor energtico.

. Era um sucesso, todos queriam investir em suas aes pois era uma excelente garatia de retorno, sua s aes valorizavam-se a cada ms, mesmo nos tempos de crise. Nos anos 90 poucas empresas de capital aberto na Bolsa de Valores de Nova York t inham aes to caras quanto as da Enron. Seu slogan era "Ask Why", pergunte por qu, su gerindo que a companhia no temia ultrapassar barreiras, quebrar mitos. Acionistas investiam s cegas. Funcionrios eram incentivados a aplicar suas poupanas em aes da casa. Acontece que ningum questionava o porqu do sucesso da Enron.

O segredo da desregulamentao da indstria que o Estado no interfere no livre-comrcio. No caso da Califrnia, por exemplo, revendedores de energia, como a Enron, poderia m elevar o preo como quisessem, enquanto as distribuidoras, aquelas que lidam dir eto com o consumidor, sofriam o limite de tarifas imposto pelo governo estadual. O pice desse desequilbrio de regulamentao foi o famoso blecaute de 2001. Porm surgiram dvidas sobre um enorme e misterioso buraco em suas contas e a SEC (c omisso responsvel pela fiscalizao do mercado acionrio americano) comeou a investigar s resultados da empresa. As aes da Enron comearam a cair. As operaes de comrcio da companhia se baseavam na maior parte das vezes em transaes f inanceiras complexas, a maioria referindo a negcios que deveriam ocorrer vrios ano s depois, prtica que inflava os seus lucros. Os operadores colocavam o valor das aes da companhia l no alto, sugerindo que no prazo futuro essas aes iriam mesmo se va lorizar, sem ter que justificar a remarcao do preo, era o mark-to-market, marcar a mercado significa considerar os ativos de uma empresa to valorizados que possvel l iquid-los a qualquer momento pelo preo corrente do mercado. As aes chegaram a valer cerca de US$ 85, nos bastidores, porm, a empresa s dava prejuzos com projetos frac assados de internet e com usinas na ndia que nunca operaram. H indcios que altos executivos da companhia estavam envolvidos em fraudes, alm dos principais bancos. Com o objetivo de maquiar o balano da companhia, foi usado um complexo sistema de parcerias financeiras para esconder prejuzos. Eles supostamen te tiveram grandes lucros vendendo suas aes antes que elas despencassem. O ento presidente dos estados unidos na poca tinha relaes prximas com Kenneth Lay (ex -presidente da companhia) que era chamado de "Kenny Boy" por Bush. No existem ind icaes de envolvimento direto de Bush no escndalo, mas havia um vnculo entre o poder poltico e uma potncia empresarial. A empresa que a auditava era de Arthur Andersen, um dos principais executivos da empresa, o que contribuiu para o encobrimento da farsa. Desde que foi envolvida com o colapso da Enron, a Andersen perdeu diversos clientes de prestgio. Os empregados da empresa levaram prejuzo, alm de perderem o emprego, suas economia s estavam, na maior parte dos casos, investidas em aes da Enron. Por fim, todos aqueles que tinham aes da companhia, que h um ano valiam US$ 85, hoj e possuem papis que no valem nada.

Potrebbero piacerti anche