Sei sulla pagina 1di 2

1

AS INCERTEZAS NA BUSCA PELA PROFISSO DOCENTE


Juliana Bordinho Diana Faculdades Integradas de Ourinhos FIO
jujudiana@globo.com

Silmara Sartoreto de Oliveira Faculdade de Cincias UNESP/Bauru Faculdades Integradas de Ourinhos FIO Grupo de Pesquisa em Ensino de Cincias
sartoret@femanet.com.br

A escolha da profisso no Brasil encontra atualmente algumas particularidades. Enquanto que para alguns alunos ingressantes no ensino superior a escolha realizada, considerando suas habilidades e/ou aptides, outros procuram seguir o mercado de trabalho ou o quadro econmico do pas. As constantes transformaes que ocorrem na sociedade moderna e nas instituies de ensino superior, em particular, sugerem que o ensino e a aprendizagem devem integrar um processo contnuo. O cotidiano permeado por escolhas, complexas ou simples, planejadas ou impulsivas, que satisfazem ou que decepcionam no futuro. A escolha do estudante quanto a profisso que deseja seguir instigante, pois um processo de angstias, de indefinies, de projees e, se no a mais importante, algo indispensvel em nossas vidas. Este fato marcado na adolescncia, onde ocorre uma das transies mais marcantes: o incio da busca por uma escolha profissional. Atualmente a escolha da profisso vem sendo decidida a partir do quadro econmico e das ofertas no mercado de trabalho, onde no esto sendo consideradas aptides e habilidades, que so os principais quesitos de se fazer uma boa escolha da profisso e consequentemente para o trabalho em questo. A profisso parte integrante da vida das pessoas, ela quem faz uma pessoa obter recursos necessrios sua subsistncia e de seus dependentes. Muitos fatores influenciam na escolha de uma profisso, de caractersticas individuais a convices polticas e religiosas, valores e crenas, situao poltico-econmica do pas, a famlia e os pares. A literatura aponta a famlia como um dos principais fatores que ajudam ou dificultam no momento da escolha e na deciso do jovem como um dos fatores de transformao da prpria famlia. Um grande nmero de jovens universitrios que apresentam insatisfao com suas escolhas, o que resulta em diversas desistncias, trancamento de matrculas e troca de cursos. A insatisfao do jovem quanto a sua escolha pode ser explicada atravs dos sentimentos gerados pela famlia que muitas vezes apresentam-se como contraditrios e demonstram influenciar o projeto de vida escolhido.

A importncia da escolha profissional responsabilidade de cada um, porm as conseqncias de uma escolha apresentam inmeras implicaes na sociedade. A pessoa que tem como a profisso uma realizao, tem mais motivao de prestar um servio de melhor qualidade sociedade, A escolha do que seguir no futuro implica em reconhecer os fatos mais marcantes em nossa vida at o momento e a definio de um estilo de vida, pois o trabalho escolhido vai possibilitar ou no realizar essas expectativas. Existe hoje um consenso segundo o qual se afirma que o professor no deve ser visto apenas como um tcnico em questes de ensino, mas como pessoa em processo de construir mudanas em sua identidade e no sentido de si. Nesse sentido, pode-se dizer que os profissionais da educao, nomeadamente os professores e professoras, por intermdio da sala de aula, tiveram e tm grande responsabilidade sobre os destinos que a sociedade tomou e toma. O desenvolvimento pessoal e profissional de um professor um processo complexo e tecido conforme sua posio em relao as mltiplas e, por vezes, contraditrias situaes. Para tanto, contribuem tambm mltiplos e, por vezes, contraditrios significados, pontos de vista, valores morais, etc. Para ser professor deve-se ter cultura e versatilidade para elaborar e dar suas aulas. Um acervo de idias importante, porm no momento real de atuar o que vale a sensibilidade para aproveitar a oportunidade, seja de ter materiais disponveis, seja de conquistar o interesse dos alunos. Apesar de escolher cursos de licenciatura, so poucos os alunos que pretendem seguir na docncia por aptido. Grande parte diz seguir a rea como forma de subemprego ou emprego temporrio, at conseguirem o que realmente desejam., mas como a graduao (licenciatura) permite o exerccio da profisso docente, acaba por exerc-la como atividade principal, percebendo, no ensino, a possibilidade de uma fonte de renda para sustentar outros estudos. Acabam percebendo na profisso, uma prtica compensadora e de resposta rpida, pois o processo de ensino e aprendizagem na escola acontece a todo o momento, em tempo real e contextual. A falta de incentivo na carreira e precarizao do trabalho decente, dificultam a formao em todos os nveis de profissionais da educao, assim como transforma a profisso docente em falta de opo dentre as outras carreiras profissionais.

Potrebbero piacerti anche