Sei sulla pagina 1di 15

AS TRANSFORMAES DAS PRIMEIRAS DCADAS DO SCULO XX

Rui Nobre/2010

1.1. Um novo equilbrio global


A guerra e a vitria dos aliados tiveram consequncias mltiplas e decisivas. No deixaram praticamente nada no estado em que a guerra encontrara os aliados em Julho de 1914. O aspecto da Europa e a fisionomia do mundo saem profundamente transformados ao fim destes quatro anos.
Dmond, Ren, 1989, Introduo Histria do nosso Tempo, Lisboa, Gradiva
Rui Nobre/2010

O Final da Grande Guerra


Em 29 de Setembro de 1918 a Bulgria rende-se perante a Trplice Entente; Em 30 de Outubro de 1918, rende-se a Turquia e; 3 de Novembro de 1918 rende-se a Austria-Hungria. Finalmente, em 11 de Novembro de 1918, a vez da Alemanha capitular e assinar em Rethondes o armistcio perante os aliados.

Assinatura do Armistcio

Rui Nobre/2010

A Conferncia da Paz (Paris 1919)

Rui Nobre/2010

A conferncia da Paz
A partir de Janeiro de 1919, rene-se em Paris a Conferncia de Paz. Participantes: Todos os vencedores da Grande Guerra (27 pases). Dado ser difcil reunirem todos, reduz-se o nmero de intervenientes para dez (os mais envolvidos) e depois para quatro. Os Quatro Grandes Intervenientes: Frana (Clemanceau); Inglaterra (Lloyd George); EUA (Woodrow Wilson); Itlia (Orlando). Os pases vencidos (Alemanha, Astria-Hungria, Turquia e Bulgria) ficam impedidos de participar e defender os seus interesses. A Rssia tambm no convidada a participar por ter assinado o Tratado de Brest- Litovsky.
Rui Nobre/2010

A Conferncia de Paz
Uma quinzena de comisses de especialistas preparavam as pastas discutidas entre o Quatro Alguns dos membros das delegaes eram convidados para os debates quando o problema do dia se prendia com os interesses do seu pas. Portugal encontrava-se representado pelo republicano Afonso Costa.
(Actividade 1 Ler e analisaro documento 6, pag. 18)
Rui Nobre/2010

A Conferncia da Paz Objectivos dos Quatro Grandes


Frana - Queria vingana, obter indemnizaes pelos danos e perdas e
garantir a segurana em relao Alemanha.

Reino Unido - Melhorar a situao politica e econmica da Alemanha


de modo a evitar a hegemonia francesa na Europa.

Itlia - Obter a totalidade dos territrios prometidos em Londres em


1915 e em Saint-Jean-de-Mourienne em 1917.

EUA - Reduzir as tenses entre os pases graas criao de um


organismo internacional - SDN. O Japo - Junta-se ao grupo para conseguir substituir os interesses da Alemanha
na China.
Rui Nobre/2010

O Tratado de Versalhes
O Tratado de Versalhes o Tratado mais importante dos que foram feitos. Contm uma srie de imposies que a Alemanha (confinada ao Hotel Trianon) obrigada a aceitar e a assinar dias depois no Palcio de Versalhes. O Tratado entendido pela Alemanha como um verdadeiro Diktat (Ditado) totalmente humilhante.
Actividade 2 : Ler e analisar o doc. 3. da pgina 14
Rui Nobre/2010

Consequncias para a Alemanha


Alemanha:
- Perde 1/7 do seu solo e 1/10 da populao: - O seu territrio dividido em 2 partes (Prssia Oriental e Alemanha); - Perde todas as colnias: - Perde a frota de guerra e parte da frota mercante; - Perde as minas de carvo do Sarre para a Frana; - Fica obrigada a pagar pesadas indemnizaes: - O exrcito alemo fica desprovido da artilharia pesada e de carros de assalto, fica ainda reduzido a 100 mil homens; - O servio militar deixou de ser obrigatrio e o Estado-maior foi extinto; - A Rennia ocupada pelos Aliados e desmilitarizada; - Criada uma zona desmilitarizada (50 km na margem direita do rio Reno)
Rui Nobre/2010

Outros Tratados
Tratado de Saint-Germain-en-Laye (ustria) Tratado de Trianon (Hungria) Tratado de Neuilly (Bulgria) Tratado de Svres (Imprio Otomano)

Rui Nobre/2010

Actividade 3 - (Doc. 1 A Conferncia de Paz) Apresente as concluses a que chegou. Actividade 4 - Compare os dois mapas e apresente as concluses a que chega.

Efeitos Polticos

Europa 1914

Europa 1925

Rui Nobre/2010

Efeitos Polticos Nova Geografia Poltica


Desaparecimento dos imprios autocrticos (russo (1917), alemo, austrohngaro, otomano); Novos Estados-Nao: Europa: Finlndia, Estnia, Letnia, Litunia, Jugoslvia, Hungria; sia: Arbia, Curdisto Sria, Lbano (mandato da Frana), Mesopotmia e Palestina (mandato da GrBretanha). Ampliao das fronteiras (reajustes territoriais): Frana (recupera a Alscia e a Lorena e a regio do Sarre) Blgica (ganha os cantes de Eupen e Malmed) Itlia (Tirol e stria) Dinamarca (parte norte de Scheleswig) Romnia (Transilvnia e a Bassarbia) Grcia (Trcia) Extenso dos regimes republicanos e das democracias parlamentares

Rui Nobre/2010

Actividade 5- (Doc. 5 O pacto da Sociedade das Naes (14 de Fevereiro de 1919 Apresente as concluses a que chegou)

A Nova Ordem Internacional (A Sociedade das Naes (SDN))

Inspirador da SDN: presidente Wilson (EUA); Data da Criao: Abril de 1919; Sede: Genebra (Sua) Objectivos: - defender a paz mundial e a independncia poltica dos Estados; - proteger as minorias nacionais; - reduzir os armamentos; - favorecer a cooperao entre os pases, ao nvel social, cultural e financeiro.

Rui Nobre/2010

Sociedade Das Naes


Sucessos
Resoluo de pequenos conflitos nos Balcs e na Amrica do Sul; Proteco de minorias mediante a criao de comisses especializadas Criao da organizao internacional do trabalho, Criao do Tribunal Internacional de Justia; Acordos em assuntos sociais, econmicos e culturais.

Fracassos
No conseguiu evitar: - o ataque do Japo Manchria (1931): - O ataque da Itlia Etipia (1935); - O da Alemanha ustria e Checoslovquia; - A interveno da Alemanha na Guerra Civil de Espanha; - A invaso da Polnia no incio da Segunda Guerra Mundial

Na dcada de 1930, a Sociedade das naes entrou em descrdito, por no ter sido capaz de evitar alguns conflitos e a invaso de territrios. Foi extinta em 1946 Rui Nobre/2010

Concluses
Nem os armistcios nem os tratados de paz resolveram os problemas decorrentes da guerra ou herdados do perodo que a antecedeu. Muitos deles agravaram-se, causando um conjunto de dificuldades internacionais, entre as quais: - A no aceitao por parte de alguns Estados das fronteiras estabelecidas, pelo que se envolveram em disputas entre si; A continuao das divergncias entre os grandes Estados vencedores da Guerra, que continuavam a rivalizar entre si; A continuao dos nacionalismos.

Rui Nobre/2010

Potrebbero piacerti anche