Sei sulla pagina 1di 9

LIVRODEACTAS 4SOPCOM

Tendnciasdasnovastecnologias
UlissesGarrido MembrodaComissoExecutiva responsvelpeloGabinetedePropagandaSindicaldaCGTPIN

As tecnologias de comunicao esto a provocar mudanas profundas na nossa vida. Elas tm vindo a colaborar para a modificao do mundo e a contribuir para a extraordinriaexpansodocomrcioeamudarafacedocapitalismo. Os seus mecanismos intrnsecos apressam a difuso das tecnologias, geradoras ou potenciadorasdasvrias formasdelucro.Hporissointeresseemampliaraindamais essa difuso, para assim poder atingir o maior nmero possvel de pessoas economicamenteprodutivas,isto,asquepodemconsumir. Naessncia,nosoastecnologiasquemudamasociedade,massim,asuautilizao. A evoluo tecnolgica contribuiu para a diminuio das distncias e do tempo, viabilizando novas formas produtivas e permitindo um processo de distribuio em temporeal,combaixoscustos. Numa sociedade que cada vez mais procura estar atenta as actualidades, identificase um crescendo na utilizao de novos aparelhos. A Internet, continua a ter um imenso potencial tecnolgico, mas h um espao para os telemveis, que para alm de permitirem o contacto telefnico, tm agora, ligao Internet e acesso a contedos audiovisuais. Essa tecnologia porttil, expressa o individualismo, a valorizao da liberdade de escolha, de cada um poder agir seguindo a sua vontade. Num lugar isolado podemos estarligadosainmerosservios.Permitindoaoutilizadorestarmaispertodafamlia, decasa,dotrabalho,dasociedade,domundo.Isto,estaremrelao. AInternet,queforaconcebidaparausomilitar,agorauminstrumentocontnuoparao negcio empresas e organizaes apostam num alojamento virtual atravs do qual apresentam asuaidentidadeeactuaes. Atravs dos stios comunicamos, enviamos e recebemos mensagens, procuramos informaes,fazemospublicidade,ganhamosdinheiro,adquirimosprodutos,divertimo

1635

LIVRODEACTAS 4SOPCOM

nos,vagamoscuriososoutornamonosvoyeurs,seduzimos,procuramos,conversamos, oferecemosideias,procuramosahegemoniaideolgica,tudoistonumsuportevirtual. extremamente importante desenvolver estudos sobre as reais necessidades dos utilizadoresdoespaociberntico.Porestarazoexisteatendnciaparaosurgimentoe valorizao do cibermarketing. Tcnica que permitir segmentar os utilizadores tipo dasnovastecnologias,conhecereresponderssuasnecessidades. Comestenovoreencantamentopelastecnologias,participamosnumainteracomuito mais intensa entre o que real e o que virtual. Quando estamos efectivamente conectadosamilharesdecomputadores,anossacomunicaovirtual:permanecemos em nossa casa ou escritrio, navegamos sem nos movermos, trazemos dados que j estoprontos,conversamoscompessoasquenoconhecemos. Estamosnumafasedereorganizaodasociedadeemtodasasdimensesdasociedade, doeconmicoaopolticodoeducacionalaofamiliar.Percebemosqueosvaloresesto a mudar, que as referncias com as quais avalivamos tudo, no conseguem darnos explicaessatisfatriascomoantes.Aumentaseoconceitodeglobalizaoeinsero empolticasmaisamplas. Actualmente no chega apresentar o nosso produtoou servio. Temos de saber como apresentalo,quejogodecoresserfavorvel,queanimaesdeveremos fazer,qual a suadisposio,enfim,delinearumconceitoparaapresentaronossoservio,demodoa queestecorrespondaspretensesehbitosvisuaisdosutilizadores,equecorresponda aospadresestticosestabelecidosparao(s)target(s)dominante(s). O Computador pessoal uma tecnologia presente nas mais diversas famlias, onde apareceocultodenavegar. Anavegaoemespaoscibernticos,quetmumalinguagemeestiloprprio,fazemo utilizador passar por um processo de aprendizagem nestes novos meios. No suficientetercontactocomosoftware,hquereconheceroscdigos,aslinguagens. As palavras download, upload, upgrade e muitas outras, fazem parte de uma nova linguagem, que esto enquadradas para um meio e para um emissor ou receptor habitual. Quando usamos a videoconferncia temos de saber os meios e tcnicas que actuam duranteoprocessodecomunicao.Assimcomoterapercepointuitivadequeeste

1636

LIVRODEACTAS 4SOPCOM

umprocessoparaalmdoreal.Destaformadesenvolvemosasnossasatitudes,modos deviverepotencializamosanossacomunicao. A Internet, com a rede de comunicaes, possibilitou diminuir as distncias. O telemvel, tornouse porttil para usar em qualquer lugar, suportando para alm da caracterstica telefnica, a de lazer, acesso a Internet, envio e recepo de mensagens escritas(SMS)edefotosouvdeos. Nanossarealidade,aseduopelasnovastecnologiasdeveseempartessolicitaes queoconsumismonoscolocaeaostatussocialqueinspira.Eadquirilascrescermos, evoluirmosecomunicarmos.

CGTPINperanteasnovastecnologias. A CGTPIN, enquanto central dostrabalhadores, tem um target muito vasto e diverso quenoesttodofamiliarizadocomnovastecnologias. Ao computador pessoal lhe reconhecido potencial mas negamse a uslo como instrumentodetrabalho.Resistemaestaevoluotornandoseumadifcilbarreirapara ultrapassarmos. Defensora dos trabalhadores e promotora dos seus interesses, a CGTPIN batese diariamente com o objectivo de informar os seus pblicos sobre suas posies, propostaseaces. Antecedentes histricos referentes ao Estado Novo e ao seu subsequente controlo opressivodacomunicao,marcaramarepercussotcnicadapropagandasindical. O conceito propaganda fora realmente implementando, e toda a sua criao advinha dumaescoladepropagandacomvincadaformao,ideologiaemarcadeesquerda,que servia de base orientadora para a construo de mensagens, desenhos, ilustraes e cores,queduranteanosrepresentaramaimagemcorporativadaCGTPIN. A propaganda sindical da CGTPIN pretendia ento construir um conceito, uma identificao imagem dos movimentos sociais, do proletariado, do operariado e reflectir a luta de classes. Construramse linhas grficas para que cores e ilustraes fossem associadas marca CGTP. Essa construo foi levada a cabo durante alguns anos e acompanhou metodologicamente os processos comunicativos das estruturas sindicais.

1637

LIVRODEACTAS 4SOPCOM

Aproveitarestaescola,osseusensinamentoseadaptalosauma novarealidadesocial foidifcilearduamenteconseguido.A gnesedoreferidoestnarealidade,hojeemdia, distante das novas geraes que desconhecem grande parte das conotaes deste historial. Para alm destes conceitos intrnsecos na propaganda sindical, a sociedade evolui, a tecnologia desenvolveuse e os processos de comunicao alteraramse, foi necessrio adaptarmonos,modificareevoluir,acompanhartodasestasnovasasalteraessociais, queinfluenciarammentalidades,viseseactuaesdoscidadosportugueses.

Actualmenteanossasociedadetemacessoainmerasinformaes,porindeterminados meios,unsmaiseficientesqueoutros. A questo que se nos coloca como havemos de emitir a nossa comunicao, como devemoselaboraramensagem,quemeiousareaquemdestinar. Nestes ltimos anos, aps uma ligao a um estilo de propaganda que lentamente se tornouinadequado,aCGTPprocuroudiferenciarasuacomunicao. Da implementao persuasiva de ideologias, passouse a trabalhar mais com o target, definindo um novo conceito de comunicao. O Target pressuponha um aparente relacionamento interpessoal, de contacto directo onde o esclarecimento, a rapidez e a eficinciadacomunicao,fossemvisveisesentidas. Asligaestornaramsemaishumanaseatractivas,acompanhandomodasetendncias, prpriasdaevoluodahumanidade. Dai poderse dizer que o conceito de comunicao delineado pela CGTP, passa por informar,apresentar,estudar,elucidareapoiarosseusscioseoscidadosdomundo do trabalho, usando mensagens de fcil interpretao, com imagens e cores que representem uma identidade e atitude, defensora e actuante, que a da CGTP. Pretendendo posicionala como a grande central sindical que defende e promove os trabalhadores, tornase extremamente importante que o receptor identifique nesse posicionamento, nessa comunicao, aspectos que satisfaam a sua necessidade de segurana,apoio,acompanhamentoeproteco.NarealidadequemadereCGTPquer estarprotegido,paratal,temdeestarinformado,eessacondiogarantiroalmejado bemprimriosuacondiohumana.

1638

LIVRODEACTAS 4SOPCOM

Ainformaoproduzidaeveiculadacomodestinodechegaraosnossosassociados, dos mais diversos sectores de actividades. Se outrora o nosso pblico era largamente composto por operrios fabris, sem formao acadmica, com baixos ndices de alfabetizao e sem recursos a novas tecnologias, hoje em dia, novas profisses e qualificaes, novas mentalidades, desafiamnos a diferenciar o nosso produto comunicativo. A informao emitida em papel aquela que o nosso pblico considera tangvel, manuseveleeficaz,existindonitidamentebarreirasreceptividadedainformaosem serporestavia.Inmerasvezesidentificamosareproduoparapapeldecomunicados emitidosparaeemsuportedigital. A habituao a este formato, ainda no real, muitos de ns continuamos a imprimir essesdocumentosdigitais,porquesdessemodoqueascomunicaesparecemreais, somente com o suporte palpvel nos inteiramos do seu contedo. um mtodo de veiculao informativa dispendioso, que requer uma perfeita seleco distributiva, de forma aatingirtodosaquelesqueacreditam na CGTP.Asuadistribuiodembito nacional,direccionadaaos18distritoscontinentais,maisregiesautnomasdosAores eMadeira.

OPblicoalvo/Target ACGTPdireccionaasuainformaoparaopblicoexterno(mediaeopiniopblica)e pblicointerno(trabalhadores,dirigentesedelegadossindicais). A no segmentao desses pblicos torna difcil encontrar uma melhor e eficaz comunicao.AreprodutibilidadedacomunicaofeitasegundooqueaCGTPquer emitircentradonaorganizao,semsesaberoquerealmenteopblicoquerrecebere como,centradonoreceptor. praticamente impossvel criar, desenvolver comunicao que seja recebida e entendidaportodos,eotargetdumacentralsindicalnacional,sotodos,afinal,seno forsegmentado. Actualmentepodemosdesignarcomoalvo,aquelesqueestosindicalizados,quepagam cotas,seenvolvemnosmovimentossindicaisequeprincipalmentesoindivduoscom gostoenecessidadepelainformao.

1639

LIVRODEACTAS 4SOPCOM

Estepossvelpblicosegmento,podeconsiderarsecomoaquelequeseidentificacom asrazeshistricasdaevoluodosindicalismo.Eestconquistadoparaarecepodos comunicadosdaintersindical. A questo colocase na metodologia a adoptar para conquistar aqueles que sendo trabalhadores desconhecem a existncia e utilidade das estruturas sindicais e que integram o target geral. As actuais adversidades laborais deveriam servir de causa motivadora para o trabalhador se sindicalizar e informar sobre o mundo do trabalho. Mas,narealidade,anosegmentao,anopersonalizaodainformaoeaprpria disponibilidade e interesse do trabalhador em nos ouvir, levanos a um desacerto organizao/comunicao/pblicoalvoqueasnovastecnologiaspodemcolmatar.Visto e identificado que os mdia adoptam muitas vezes um mecanismo ofensivo anti sindical,ondenosveiculamparaaopiniopblicaqueadefesadeumacausalaboral ousocialfeitasemjustificao,queocultafactos,transpondoumaimagemderebeldia e agitadores sociais fora do tempo, a comunicao sindical redobra a importncia. Muitas das vezes, os mdia nem acompanham, nem prestam o devido servio informativoaqueaopiniopblicatemdireito. por isso que a concepo da mensagem, no que toca a temas laborais tornase por vezescomplicadadedesenvolver.Adificuldadenoatransmissodamensagem,mas sim a sua prpria construo semntica. O uso de palavras desconhecidas, de muitas ideias,atendnciaacomunicadoslongos,comconceitosetermostcnicos,oudejargo jurdicoousindical,levammuitasvezesopublicoreceptoranoentenderocontedoe isso gera desinteresse, desmotivao e consequente distanciamento das informaes emitidas. Hqueprepararacomunicaoparaosdiversosnveisdeliteracia,demodoaqueno seja, nem simplria, nem demasiadamente elaborada, mas sim ajustada, para que o nossopbliconosprocure,sesentaacolhidoeprotegido.Logo,grandeoesforopara queanossacomunicaosejapredominanteebem percepcionada. A rapidez e eficincia do comunicado passam a ser uma regra prioritria. A oferta pblicavasta,demaiorqualidade,criandohbitosenovasexigncias,peranteoque nossorigorequalidadetambmtmdeaaumentar. Se os rgos de comunicao social que prestam um servio de informao, no conseguememdeterminadotempoeespaoatribudo,difundirumcomunicadoporns

1640

LIVRODEACTAS 4SOPCOM

emitido, temos de direccionar a comunicao ao indivduo, famlia, casa, instituio. QuandonastcnicasdemarketingsefalaemCRM(CostumerRelationshipManager), estse perfeitamente a direccionar toda uma imagem, todo um conjunto de caractersticas que envolvem a instituio, para o relacionamento directo com o consumidor. H estratgias a adoptar para conhecer o consumidor,o contacto directo, vem inovar o anterior relacionamento comunicativo distanciado, passando a ser aplicado,direccionadoepersonalizado.Deformaagarantiramotivaoeestimulodo receptor,nosatravsdoquequeremostransmitir,mastambmdoquepretendemos fazer sentir, tentar amplificar os relacionamentos humanos, aqueles que so mais cognitivoseintuitivos.

TendoemcontatodososcondicionalismosdumaorganizaocomoaCGTP,ainteno deatribuircaractersticasdeproximidadeinterpessoal,quefacilitem acomunicaotem de estar e est na 1 linha. Os saberes do Marketing para as organizaes sem fins lucrativostmalgoadarcomunicaosindical.

Utilizaodasnovastecnologiasparaaumentar aproximidadecomotarget. Em1996aCGTPINlanousenacriaodoseustionaInternet.Orgulhosamente,a CGTPIN afirma que foi das primeiras organizaes a alojar um site na Internet, com actualizaes dirias. Com este primeiro passo pretendeuse demonstrar as potencialidades que este novo recurso apresentava, diminuindo a distncia entre as estruturassindicais. Ositesuportanosahistriaeidentidadedaorganizao,comotambmasuaprpria estruturaorganizacional, dividida pelos variados temas relacionados com o mundo do trabalho. Diariamente,o site tem em mdia 800 visitantes, actualmente uma ponte de ligao directa com sindicalistas, jornalistas, estudantes e opinio pblica. Pareceres, moes,

1641

LIVRODEACTAS 4SOPCOM

posies,ecomunicadossoapresentadosecolocadosdisposiodetodos,paraassim sedifundiromaisrpidopossvelamensagem. No entanto, esta simplicidade tem os seus reparos. H que estar atento e renovar a ergonomia e esttica do site, (agora em curso) porque uma vez mais as evolues tecnolgicas se vo intensificando e as exigncias grficas tambm aumentam. O site permitir uma navegabilidade atractiva, que motive a consulta, que tenha uma boa acessibilidade e dinmica visual de encher o olho, mas, principalmente satisfazer a necessidadedaquelequeaconsulta. Asuarapidezeeficinciaaproximanosdodesejado:alcanaraquelesquenecessitam deseresclarecidosnumcurtoespaodetempooobjectivodosite. Masnemtodososcibernautasvisitamdiariamenteosite,umgrandecomplementopara solucionar a dificuldade em alcanar o pblico, foi a criao de uma mailling list, (designao para grupo de inscries de email, que pretendem manterse informados sobreasnossasaces)que, porsuavez,replicadaporinmerasredesexistentes. Qualquerpessoaregistadanamaillinglistrecebernasuacaixadecorreioelectrnico umaemaildaCGTPINinformandoadenovasactualizaesnosite. Destaformainiciamosotoalmejadoprocessodeinterpessoalidadederelacionamento comaquelesquenosprocuram.Tornandooacessodirecto,rpidoedebaixoscustos. NoltimocongressodaCGTPINem2004,apostousenaaberturadocongressocom uma produo multimdia, fora uma produo audiovisual atractiva e mobilizadora, repletadeefeitosespeciaisesonoridadesquemuitosdosmaisde1.000sindicalistasali presentesvirampelaprimeiravez. Com tal produo conseguiuse concentrar as atenes no que estava para acontecer, prestigiouse e dignificouse a grandeza e importncia de tal evento, extravasando o potencialdacomunicaoatravsdetodaadinmicaaudiovisualimplementadanaquele espao. Desta experincia verificouse que a receptividade dos presentes foi altamente conseguida, conseguiuse passar claramente a mensagem, dar a dimenso e especial importnciainstituioCGTPIN,masprincipalmenteconseguiuseemocionarefazer transmitirspessoasquealiseencontravamqueaCGTPINtinhaumaidentidade,uma presenaactivanavidasocialdetodosostrabalhadores.

1642

LIVRODEACTAS 4SOPCOM

Atingirnveissensitivosfoideverasimportantes,paraavaliar,queparacadavezmaisse prestar umservio de qualidade a comunicao no pode ser srecebida e entendida, tem tambm desersentidaeparaquemotiveaco. Futuramente h que estudar o nosso pblico, estudar a melhor forma do contacto, planear e seleccionar estrategicamente os meios envolvidos. Assim conseguiremos motivar,mobilizareagirmaisemelhor.

1643

Potrebbero piacerti anche