Sei sulla pagina 1di 13

Ano 01 Nmero 09 01 de Junho de 2010

Equipe: Rejane_ diretora Evany_ vice Daniela_ produo e arte

O alcance e agilidade das informaes nos colocam diante de noticias, que muitas vezes, no nos chegariam, devido ao alto grau de brutalidade e violncia. Nesta lista desagradvel, podemos citar a alta taxa de suicdio entre crianas de 7 a 13 anos e o aumento de relatos de Bulling, entre outras noticias do mesmo patamar. O que nos leva a pensar no que esta acontecendo com este estgio biolgico, to necessrio ao desenvolvimento do ser humano e, sobretudo, ao esprito? Muitas vezes nos conformamos em dizer esse era um esprito muito rebelde - ou se faz terrorismo com o coleguinha, - normal da idade. Daniel Goleman, psiclogo, PHD pela Universidade de Harvard, nos propem um discusso aberta sobre as questes emocionais do ser humano. Sua teoria, aliada aos conhecimentos propostos por Freud, Vygotsky, Piaget e Kardec, permite refletir sobre o que vem acontecendo ,cada vez mais, com a infncia em nossa sociedade. Goleman afirma, que o controle emocional contribui para a construo e desenvolvimento da inteligncia do ser, e a ausncia de um parmetro emocional equilibrado resulta no caos, que nos deparamos hoje, quanto aos altos ndices de violncia, criminalidade e infelicidade. Lembrando, ainda, do ilustre codificador, que nos coloca que a educao o conjunto de hbitos adquiridos, cabe questionar, que hbitos estamos repassando a esta gerao, to necessitada de saberes e exemplos? A construo e o burilamento intelectual, no bastam para a formao desses espritos, hoje, mais do que nunca, necessitamos falar e agir diante da criana na mesma proporo, tornando-nos educadores, e desta forma exercendo o educar como diz sua definio, disponibilizando ao ser humano tudo que necessrio, no s ao seu intelectual, mas tambm buscando atender as suas necessidades psicolgicas, morais e sociais.

[...] Quando se pensa na grande quantidade de indivduos que todos os dias so lanados na torrente da populao, sem princpios, sem freios e entregues a seus prprios instintos, sero de admirar as conseqncias desastrosas que da resultam? Quando essa arte [educao] for conhecida, compreendida e praticada, o homem ter no mundo hbitos de ordem e de previdncia para consigo mesmo e para com os seus, de respeito a tudo que respeitvel, hbitos que lhe permitiro atravessar com menos dificuldades os dias ruins que no pode evitar [...]
Esquecemo-nos que a criana uma personalidade com seculares experincias, que neste estgio, seu esprito, de certa forma, ainda esta desprovido de sua total personalidade, mas j apresentando algumas tendncias e desejos. Sinais que no damos o devido valor quando nos deparamos, esquecendo que pequenos gestos da criana se tornam grandes feitos no futuro, e nos corealizadores. Estejamos sempre preparados companheiros, a educao emocional ocorre pelo exerccio e esforo. Cada vez mais esses espritos desejosos de atenderem suas necessidades mais ntimas, estaro entre ns e que possamos, ainda que tarde, buscar educar nossas emoes para sermos sempre portadores da boa nova.

Bruno Maciel-- Vice presidente UME Santa Maria Maciel


COLL, Cesar, Palacios, J. e Marchesi, A. (org) Desenvolvimento Psicolgico e Educao. Psicologia da Educao. Vol.2. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. GOLEMAN, D. Inteligncia Emocional - A Teoria Revolucionria que Define o que Ser Inteligente. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 1995. KARDEC, Allan. O Livro Dos Espritos. Trad. De Evandro Noleto Bezerra. Edio comemorativa do Sesquicentenrio. Rio de Janeiro: FEB, 2007. Comentrio de Kardec questo 685.

CURSOS PARA TRABALHADORES ESPRITAS


ESTUDAR PARA APRENDER,APRENDER PARA MELHOR FAZER

A SEDIC est colocando disposio dos irmos e irms espritas, os seguintes CURSOS, em sua sede:
PREPARAO DE DIRIGENTES E ESCLARECEDORES DE GRUPOS MEDINICOS Requisitos para inscrio: - Estar participando de reunies medinicas h um (01) ano, no mnimo, em sua casa esprita. -Ter interesse em adquirir conhecimentos que auxiliem na melhoria da dinmica e qualidade das reunies medinicas. PREPARAO DE EXPOSITORES ESPRITAS
Requisitos para inscrio:

_Ter interesse em adquirir ou reciclar conhecimentos para o exerccio da tarefa de expositor.

Dias e horrios dos cursos


DIRIGENTES e ESCLARECEDORES DE GRUPOD MEDINICOS Incio: 10/06/2010 (durao: 20 semanas). Horrio: das 20h s 21h e 30 min ( todas quintas) EXPOSITORES ESPRITAS Incio: 09/06/2010 (durao: 16 semanas) Horrio: das 20h s 21h e 30 min ( todas as quartas) Contatos: Rua; Mal. Deodoro, 471_ Itarar Tel./Fax.; (55) 3221 1762; cel.: 99676897 E-mails: sediclivros@yahoo.com.br sedic.sm@gmail.com

( Louis Lavelle) )

arvard e Cambridge publicaram recentemente um compndio Conselhos Saudveis para melhorar a qualidade de vida de forma habitual e prtica

-Mastigar os vegetais por mais tempo.


Isto aumenta a quantidade de qumicos anticancergenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo tm.

-Limpar sua escova de dentes e troc-la regularmente .


-As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, recomendado lav-las com gua quente pelo menos quatro vezes semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo aps doenas, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

-Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleam sua memria...


Faa alguns testes ou quebra-cabeas, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize pargrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos tambm, pois interessante conversar com algum que tem assunto.

Desfrutar de uma xcara de ch.


O ch comum contm menos nveis de antioxidantes que o ch Verde, e beber s uma xcara diria desta infuso diminui o risco de doenas coronrias. Cientistas israelenses tambm concluram que beber ch aumenta a sobrevida depois de ataques ao corao.

Uma banana por dia quase dispensa o mdico, vejamos:


A banana previne a anemia, a tenso arterial alta, melhora a capacidade mental, cura tenso arterial, alivia azia, acalma o sistema nervoso, alivia TPM, reduz risco de infarto, e tantas outras coisas mais, ento, ou no um remdio natural contra vrias doenas?

- um mix de pequenas dicas para alongar a vida -comer chocolate.


Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo fonte de ferro, magnsio e potssio.

-pensar positivamente .
Pessoas otimistas podem viver at 12 anos mais que os pessimistas, que, alm disso, pegam gripes e resfriados mais facilmente, so menos queridos e mais amargos.

- conhecer a si mesmo
Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o ser sobre o ter tem 35% probabilidade de viver mais tempo, e de ter qualidade de vida... No parece to sacrificante, no verdade? Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente se tornam-se hbitos...

exatamente o que diz Sneca: Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornar agradvel! Crie bons hbitos e torne-se escravo deles, como costumamos ser dos maus hbitos.

Gostaramos de divulgar ao movimento esprita de Santa Maria, nosso projeto, realizado por alguns jovens do Menna, para incentivar outros jovens da necessidade, de se colocar em prtica a teoria que aprendem na evangelizao esprita. Este Projeto surgiu da ansiedade de uma Evangelizadora jovem, que achava os jovens muito parados nos seus mundinhos, tinham que ver de perto , se doar e aprender, que existe vrios irmos necessitados de toda ordem e classe. Assim, se esboou um Projeto, que todo o ltimo domingo de cada ms, se v ao Hospital Universitrio de Santa Maria (HUSM), em algumas de suas alas tais como: o CT Criac que trata crianas e jovens com cncer, o 6 andar ou ala peditrica, a UTI cardaca e o 5 andar, levam alegria e descontrao, durante uma hora. O Projeto possui dois anos de atuao, um trabalho voluntrio, com bastante responsabilidade, idealizado pelo exemplo dos Doutores de Alegria de So Paulo. Os Anjos tiveram um treinamento de oito meses, at sua primeira visita, a preparao envolveu profissionais da rea das artes cnicas da UFSM, ensaios, preparao psicolgica, curso de modelagem de balo, etc. O resultado observado foi no amadurecimento de nossos jovens , gostam do que fazem, querem fazer mais, dentro do Projeto doam energias e sorrisos, esquecendo de si em prol do outro, seus problemas ficam subtrados ao conhecerem as dificuldades enfrentadas pelos pacientes visitados, veem nem possuir problemas diante de tais lies de resignao, esforo e vontade de prosseguir mesmo diante das aflies enfrentadas e sendo amenizadas pelos ANJOS DA ALEGRIA. a expresso do AMOR amenizando a DOR. importante salientar, que alm de termos total apoio da Sociedade Esprita Menna Barreto, na qual estamos vinculados, para agilizar a entrada dentro no HUSM, ns contamos com o apoio da Associao Amigos do HUSM que abraou conosco a idia, autorizando a concretizao do mesmo. A grata surpresa foi a dos pais , responsabilizarem-se pelo translado dos Anjos at o HUSM , precisa-se no mnimo de cinco carros para levar os quinze componentes com segurana.

Sociedade Esprita Amor a Jesus Convida aos irmos a virem comemorar conosco, nosso 64aniversrio de fundao. Sita avenida Dois de novembro, n 1. Direo e trabalhadores

Teras feiras ( 20h )


Data 01/06 08/06 15/06 22/06 29/06 Expositores Ivanisa Jeferson _ Lar de Joaquina Claudia Grupo Arte & Luz Evany Tema livre livre Laos de famlia livre Como vives? E vivers?

Sbados ( 14 h)
Data 05/06 12/06 19/06 26/06 Expositores Volnei Marisa_ Irm Rolica Maria Antonia_ Leon Dennis Marcia Tema livre Famlia e religio Autoconhecimento A porta estreita

Voc conhece o relacionamento entre seus dois olhos? Eles piscam juntos, eles se movem juntos, eles choram juntos, eles vem coisas juntos e eles dormem juntos, embora eles nunca vejam um ao outro... A amizade deveria ser exatamente assim!

Estamos nos aproximando do MS DO AMIGO. Quem seu melhor amigo (a)?

Sociedade Esprita Luz e Caridade _DEDO ( 06/2010 )


Segundas feiras (das 13h s 13h e 25 min) Data 07/06 14/06 21/06 28/06 01/06 08/06 15/06 22/06 22/09 04/06 11/06 18/06 25/06
Fontes de pesquisa -Progresso dos espritos (LE, cap. I) -Materialismo (LE, cap. II) -A alma depois da morte (LE, cap. III, ESE) -Pluralidade das existncias (LE, cap. IV e V, ESE) -Vida esprita (LE, cap.VI, ESE) -Retorno a vida corporal (LE, cap. VI) -Interveno dos espritos no mundo corporal (LE, cap. IX) -Ocupaes e misses dos espritos (LE, cap. X) -O bem e o mal (LE, Leis Morais e ESE) -Os trs reinos (LE, cap. XI) -Perfeio moral (LE, cap. XII) -Esperanas e consolaes (LE, Lv 4, cap. I)

Expositor(a) Cleber Roselaine Moacir Vera Josimara Maria Elena Leni Solange Claudine Derli Luci Marchi Tami Maciel (Menna Barreto) Beatriz

Tema A alma depois da morte Vida Esprita Ocupaes e misses dos espritos Perfeio moral Progresso dos espritos Pluralidade das existncias Retorna a vida corporal O bem e o mal Esperanas e consolaes Materialismo Intervenes dos espritos no mundo corporal livre Os trs reinos

Teras feiras ( das 19h 30 min s 20h)

Sextas feiras ( das 20h s 20h e 30 min)

Preocupe-se apenas em aplicar o aprendizado que recebeu nasFolha em brancoMestre. Ele se aulas do interessa por aquele que pede ajuda e repete Certo dia eu estava aplicando uma prova e os alunos, em silncio, toda a "matria" dada, portanto, s depende de tentavam responder as perguntas com uma certa ansiedade. voc. Faltavam uns 15 minutos para o encerramento e um aluno levantou o brao, dirigiu-se a mim e disse: "Professor, pode me dar uma folha em branco?" Levei a folha at sua carteira e perguntei porque queria mais uma folha em branco. Ele respondeu: " Eu tentei responder as questes, rabisquei tudo, fiz uma confuso danada e queria comear outra vez". Apesar do pouco tempo que faltava, confiei no rapaz, dei-lhe a folha em branco e fiquei torcendo por ele. Aquela sua atitude causou-me simpatia. Hoje, lembrando aquele episdio simples, comecei a pensar quantas pessoas receberam uma folha em branco, que foi a vida que DEUS lhe deu at agora, e s tm feito rabiscos, tentativas frustradas e uma confuso danada... Acho que agora seria bom momento para se pedir a DEUS uma nova folha em branco, uma nova oportunidade para ser feliz. Assim como tirar uma boa nota depende exclusivamente da ateno e esforo do aluno, uma vida boa tambm depende da ateno que demos aos ensinamentos do Mestre. No importa qual seja sua idade, condio financeira, religio, etc. Levante o brao, pea uma folha em branco, passe sua vida a limpo. No se preocupe em tirar 10, ser o melhor. Preocupe-se apenas em aplicar o aprendizado que recebeu nas aulas do Mestre. Ele se interessa por aquele que pede ajuda e repete toda a "matria" Enviada pelo irmo Valncio ( S.E. Chico Costa) dada, portanto, s depende de voc.

Vt|| V{t
De manh, em toda casa, Ar puro, janela aberta, A higiene determina O movimento de alerta. o asseio proveitoso Que comea com presteza, come Expulsando o p de ontem p Nos servios da limpeza. servi A vassoura range, range, No polimento ao soalho, Sem desprezar coisa alguma Na expresso do seu trabalho. Vem escovas cuidadosas Ao lado de espanadores E renova-se a paisagem renovaDos quadros interiores. A gua cariciosa Que se mistura ao sabo, Carreia o lixo, a excrescncia, Enche baldes, lava o cho.

Os livros desafogados Mostram ordem nas fileiras Convidando ao pensamento Do cimo das prateleiras. Os mveis descansam calmos, m De novo brilha o verniz. Toda a casa fica leve, Mais confortada e feliz. A limpeza efetuada impulso energia, Multiplicando as estradas De esforo e sabedoria. esfor A faxina a qual se chama, Na linguagem da caserna, Tem seu smbolo profundo s Nos campos de vida eterna. Muita gente sofre e chora, Na dor e na inquietao. inquieta Por nunca fazer faxina Nas salas do corao. cora Fonte: Cartilha da Natureza

Maio foi o ms do Evangelho no Lar, nada melhor que a mensagem de Richard em A VOZ DO MONTE, para entender Jesus. Leitura fcil, explicaes claras que possibilitam o entendimento das Bem aventuranas... um convite a meditar sempre... PENSAMENTO E VIDA de Emannuel nos alerta( para no dizer puxa nossas orelhas de forma sutil), sobre as mais variadas condies de nossa existncia terrena. um livro pra ter na cabeceira e para quem realiza doutrinrias, imperdvel a oportunidade para pesquisa. Para quem acha Joanna de Angelis difcil, vale ler a obra ESTUDOS ESPRITAS, simples, direta e elucidativa. Excelente material de pesquisa para aprofundar qualquer estudo

E, para quem quer comear ou continuar seu autodescobrimento, UM MODO DE ENTENDER, Hammed /Fco Esprito Santo Neto. Uma aula de se entender... Boa leitura a todos!

AJUDE-NOS A CONFECCIONAR O BEUME: Envie informaes de sua sociedade, tais como histricos, atividades desenvolvidas, fatos relevantes, promoes, entre outras.

Nosso email: decom-umesantamaria@hotmail.com

Potrebbero piacerti anche