Sei sulla pagina 1di 4

Entrevista com Cludia B. S.

Pacheco na pgina 2

Jornal Cientfico-Artstico-Cultural - Distribuio Gratuita

STOP
pensamento certo assim como o sentimento correto advm da ao pura, que alimenta a essncia do ser humano, levando-a a se manifestar; se a pessoa nega ou distorce a conduta legtima, estabelece uma barreira sobre seu aspecto essencial, impedindo-o de existir. Posso afirmar, quem age assim, rejeita sua perfeio interna, estragando a si mesmo alm dos problemas sociais, produz um malestar agudo no interior. S o ato bom conserva o ser na sanidade; por esse motivo, o comportamento de acordo com a perfeio essencial o nico meio de viver o real. O ato bom se autocompensa, porque conserva o indivduo no ser; estou falando que a bondade, verdade e beleza, colocadas em ao (no exterior), so os nicos meios de alimentar esses elementos fundamentais vida e ao desenvolvimento do prprio ser. O cliente M.W. afirmou que acaba se machucando em tudo o que faz. A que associa o que realiza? Ao que bom. Nesse caso, o senhor diz rejeitar tudo o que pretende fazer.

So Paulo, Fevereiro 2009 Ano II, n 17 01 - 15 de fevereiro Tiragem Quinzenal

www.stop-jornal.com.br

A Libertao do Ser
Acredito que a descoberta mais importante realizada por mim durante este trabalho, a funo do que denominei de ato puro no ser humano, sendo a nica maneira de iluminar sua inteligncia e desenvolver os bons sentimentos para a grande realizao do 3 Milnio, afirma Norberto Keppe neste livro incrvel, que trata da libertao do ser atravs da verdadeira ao.

A Ao Pura o Ato Primeiro Que Faz Toda a Perfeio Essencial Se Manifestar


Por Norberto Keppe, psicanalista, filsofo, pedagogo e cientista social Extrato do livro Metafsica Trilgica A Libertao do Ser

Os segredos da aprendizagem revelados

(Veja extrato do livro ao lado).

Moacir Nanclares

Por Richard Jones (Canad), psico-scio-terapeuta, prof. da Millennium Lnguas

Em ingls, a palavra understanding (posio embaixo) significa compreenso, entendimento. Segundo Keppe, ela mostra que para entender a pessoa tem de se pr em posio inferior, abaixo de quem sabe mais. Justamente o que as crianas fazem, ao ficar em condio humilde, para receber dos adultos o que eles sabem. Em ingls, existe tambm a palavra upset (lanar para cima), que significa transtornar, ficar confuso, raivoso. Para Keppe, ela mostra a questo da arrogncia, da pessoa que se pe l em cima, achando que sabe tudo, mais at do que o professor, e por sso no consegue aprender. Alis, por que iria estudar, se acha que j sabe? Por esse motivo, o criador do mtodo psicolingstico de ensino acentua que o indivduo soberbo semelhante ao riozinho que corre solitrio, sem afluentes, no topo de uma montanha; ao passo que o humilde se assemelha ao Amazonas que, indo abaixo dos outros rios, recebe a afluncia de todos, tornando-se o maior rio do mundo.

Por que as crianas aprendem mais depressa que os adultos?

O fato que a criana: a) mais humilde; b) simplesmente ouve e repete; c) aceita que no sabe; d) no discute,

Nossa experincia na Millennium Lnguas comprova que o aprendizado um ato psicolgico, que vem pela conscientizao

nem tem medo de errar. J o adulto: a) arrogante; b) no ouve e no repete, por medo de errar; c) acha que sabe (s vezes at mais que o professor e toda a escola); d) discute: por que assim e no assado? Observem um beb tentando falar uma lngua totalmente estranha (voc j passou por isso ao aprender portugus!). Ele nunca desiste. Sempre tenta de novo. Se riem, no se importa, tenta outra vez. E quando vai andar? Ele cai, levanta, riem, cai de novo, levanta, insiste, e aprende! Ns j fizemos isso e nos samos muito bem! Continua na pgina 3

S a pessoa que se v pequena pode ser sbia, voltando a aprender como as crianas

Livre Distribuio e Circulao: Conforme lei federal 5250 de 9/2/1967, artigo 2: livre a publicao e circulao no territrio nacional de livros, jornais e outros peridicos, salvo se clandestinos ou quando atentem contra a moral e os bons costumes; e lei de 31/12/1973. Regulamentao especfica e federal.

Estou mostrando a recusa realizada pelo ser humano ao que basicamente forma sua natureza, impedindo-a de se desenvolver, desde que, em cada dia, hora e minuto, temos possibilidade de um maior aperfeioamento, at chegar ao apogeu. Cada vez que se escolhe o ato ruim (que se manifesta no pensamento, palavras ou aes),

O ato (ao pura) constitui a fonte de todo conhecimento, sanidade e realizao

no se est primordialmente atingindo o prximo, mas a si mesmo, dilapidando o maior bem entre todos, que o prprio ser; o grande estrago, que algum poder realizar contra sua vida a recusa do ato puro, porque, assim, solapa todos os dons e conhecimentos que tm sua fonte justamente nele (brecando-os em seu nascimento intrapsquico) quem no consegue fazer o bem, em primeiro lugar, no se beneficia. Quando uma pessoa no se dedica ao pura, sofre um baque fragoroso em suas idias e sentimentos, adoecendo profundamente, se passar muito tempo assim. A cliente M.L. afirmou no conseguir realizar o bem que deveria. A maior corrupo que a senhora faz a de no querer viver o ato puro, afirmei. Porm, quando realizo o mnimo bem, sinto enorme alegria e felicidade. Estou mostrando que a fonte de todo o bem-estar e felicidade advm do ato bom, que, sendo desenvolvido, alimenta a estrutura essencial. Continua na pgina 4

Norberto R. Keppe

2 Entrevista

Cursos de Formao de Terapeutas Psico-Sociais e de Aperfeioamento Profissional tm matrculas abertas


finalidade desses cursos, com aulas tericas e vivncias prticas, capacitar pessoas a trabalhar com a reduo do estresse psico-social e o aumento da motivao, atravs de palestras, cursos e workshops de conscientizao, explica Cludia B. S. Pacheco.Trata-se de preparar, nesta poca de grande crise social, econmica, espiritual, agentes comunitrios capazes de ajudar pessoas, empresas, escolas, clubes, hospitais, a sociedade em geral, a gerir seus males e ter uma qualidade de vida melhor.

As pessoas interessadas em se aperfeioar profissionalmente atravs de noes da cincia da psico-scio-patologia (que engloba psicossomtica, filosofia, autoconhecimento, artes, metafsica, cincia da energtica, comunicaes), podem matricular-se agora nos cursos sui-generis promovidos pelo Instituto Keppe & Pacheco, embasados na cincia interdisciplinar de Norberto Keppe, a Trilogia Analtica.

STOP: Dra. Claudia, o que esses cursos tm de mais diferente? Cludia: So cursos teraputicos que beneficiam os prprios alunos e os capacitam a beneficiar os outros. Estes cursos no avaliam s o conhecimento, mas a evoluo psquica das pessoas, seu amadurecimento e capacidades. STOP: Os cursos tm carter mais terico ou prtico? Cludia: Ambos. Os alunos submetem-se a estgios prticos, vivncias e workshops teraputicos (terapias em grupo) dirigidas por analistas da SITA;

Nesta entrevista, Cludia B. S. Pacheco fala um pouco mais desses cursos.


muitos unem o estudo anlise individual; e, medida que se conhecem e aprendem a lidar com os prprios problemas, vo adquirindo condies de conhecer e ajudar melhor os outros. STOP: Alguns alunos que j estudam no curso livre dizem que ele tem nvel de universidade, alguns falam at em nvel de mestrado... Por que isso ocorre? Cludia: Esses cursos procuram ser universais (de universidade, ou universalidade) as pessoas estudam medicina, odontologia, psicanlise, histria, fsica, filosofia, comunicao e expresso, ar-

tes, literatura e muitos outros campos, para terem uma mentalidade mais aberta e universal. E o conhecimento no apenas terico, mas prtico.

Ministrados por professores internacionais da Europa, Estados Unidos, Amrica Latina e Brasil, treinados por N. Keppe em psico-scioterapia, esses cursos so ideais a qualquer faixa de idade e profisso: para jovens, ou profissionais, ou pessoas que visam o autoconhecimento, afirma ela.

Quem pode estudar

Neles, os alunos aprendero a dar aulas e palestras, realizar workshops, ministrar cursos de conscientizao e atuar na diminuio de estresse e de conflitos em muitas reas, tornando-se multiplicadores de uma vida mais saudvel.

Multiplicadores da sade

O Curso Livre de Capacitao em Psico-Scio-Patologia (Formao de Terapeutas Psico-Sociais) constitudo por 4 mdulos semestrais independentes, que podem ser cursados fora de seqncia: I Fundamentos da Psico-Scio-Patologia, II (Sade, Energtica e Psicossomtica), III (Filosofia, Educao e Sociopatologia) e IV (Socioterapia, Psico-Scio-Ecologia, Economia e Artes).

Curso de Capacitao em Psico-Scio-Terapia

STOP: E como as pessoas podem fazer para iniciar os estudos? Cludia: No curso livre, as pessoas podem se matricular a cada 6 meses, porque ele feito de mdulos semestrais independentes.No Curso Tcnico as matrculas so feitas no incio, e o curso ministrado em quatro semestres consecutivos (dois anos).

Expediente: STOP uma publicao mensal. Tiragem desta edio: 100.000 exemplares. Diretor Proprietrio/ Editor Responsvel: Jos Ortiz Camargo Neto RMT N 15299/84 Superviso cientfica: Cludia B. S. Pacheco. Design grfico: ngela Stein; Artigos: Norberto R. Keppe e Cludia B. S. Pacheco. Redao: R. Itamira, 167, Morumbi redacao@stop-jornal.com.br Grfica: GZM, Barueri, SP.

Solicite exemplares do STOP na sua empresa: 3814-0130

STOP

Quando: abertas a partir de agora Como: Pelo tel (11) 3032-3616; site www.keppepacheco.com.br; email cursos@trilogiaanalitica.org ou diretamente no local do curso (vide abaixo) Onde: Av. Rebouas, 3819 Jd Paulistano Durao: Um semestre Aulas: Teras e quintas, 18h30 a 21h30 (Mdulo II) Sbados: 8h s 11, e das 14h s 17h (Mdulo III) Certificados: Do Instituto Keppe e Pacheco e da Sociedade Internacional de Psicanlise Integral (Trilogia Analtica).

(para os Mdulos II e III):

Matrculas:

Com matrculas abertas, o Curso Tcnico de Nvel Mdio em Sade Psico-Social (Trilogia) reconhecido pela Secretaria de Educao do Estado de So Paulo e sua grade curricular abrange: comunicao e expresso, psicopatologia, filosofia, metafsica, energtica, metodologia, psicossomtica, sociopatologia, educao trilgica, artes, socioterapia, ecologia trilgica, alm de estgio profissional em empresas,indstrias ou organizaes, conveniadas com o Instituto Keppe & Pacheco.

Curso Tcnico em Sade Psico-Social

Quando: abertas a partir de agora Como: Pelos tel (11) 3032-4105, (11) 3814-0130, (11) 3032-3616; site www.keppepacheco.com.br;. email cursos@trilogiaanalitica.org ou diretamente no local do curso (vide abaixo) Onde: Colgio Stella Maris na rua Cardeal Arcoverde, 1097 Pinheiros Durao: 4 semestres (dois anos) Aulas: noite - 19h a 22h, de segunda a sexta manh - 9h a 12h de segunda a sexta tarde - 14h a17h de segunda a sexta Certificados: Diploma reconhecido pela Secretaria de Educao do Estado de S.Paulo

Matrculas:

Por Richard Jones (Canad), psico-scio-terapeuta, prof. da Millennium Lnguas

Por que as crianas aprendem mais depressa que os adultos? (continuao da pg. 1)

Os segredos da aprendizagem revelados 3

O adulto bem diferente da criana: se acham graa de um deslize dele, ele se ofende; envergonhado, no tenta outra vez. Por isso, no aprendizado da lngua, o mais difcil para ele falar. Ele j l, entende o que ouve, sabe at escrever, mas falar... Por qu? Porque o medo de falar em pblico constitui o segundo maior medo que as pessoas tm, mesmo que seja falar em sua lngua materna. Os problemas que a pessoa tem na vida so os mesmos que possui no aprendizado da lngua. Normalmente, diante de uma dificuldade ela foge, mas na escola no pode fugir; ela tem de ter conscincia, e esse o seu maior benefcio. Tive uma aluna que chorava no incio do curso, de medo de falar. Seis meses aps, conversa com americanos dos EUA muito importante que todos percebam a relao existente entre a nossa psique e os nossos hbitos, pois s assim aqueles que no cuidam bem dos dentes podem comear a cuidar. Perguntamos a 50 pessoas sobre o que os dentes representam e todas, sem exceo, associaram os dentes a algo bom, como: sanidade, vitalidade, beleza e fora. Assim, no cuidar dos dentes significa no cuidar da nossa sanidade, da nossa vida, do que til para ns e do que belo na nossa vida. Alm disso, a pessoa que no escova bem os dentes no quer tratar da sua sujeira interior problemas, atitudes neurticas que esto corroendo o que tem de perfeito em seu ser (por exemplo, os dentes). O mesmo ocorre no psquico.

A conscincia do problema constitui a sua soluo

Por que no cuidamos de nossos dentes?

e resolve negcios em ingls por telefone! Como isso foi possvel? Foi possvel porque na Millennium o ensino pelo Mtodo Psicolingstico Teraputico de Norberto Keppe

Richard Jones ministrando palestra sobre o mtodo trilgico na Universidade de San Diego, Califrnia, a convite do ex-embaixador dos EUA no Egito, prof. Joseph Ghoughassian.

trabalha com a conscientizao da causa do problema, que ajuda o aluno a vencer seus medos e bloqueios. Outra coisa muito importante que usa o mtodo natural. Como voc aprendeu sua lngua? Se prestar ateno vai ver que aprendeu: a) ouvindo; b) falando; c) lendo e escrevendo; d) por ltimo a gramtica. Por isso que falha o ensino tradicional, pois segue o caminho inverso: primeiro de tudo, ensina a gramtica, o que no funciona. Alm de no trabalhar com a origem do bloqueio (psicopatologia). Vamos chegando concluso que, quando o indivduo passa de criana a adulto, no h diminuio de inteligncia, mas aumento da censura e arrogncia; quando este fenmeno conscientizado, a pessoa retorna em grande parte capacidade da infncia de aprender rpido, como vimos centenas de vezes ocorrer em nossa escola. Millennium Lnguas (11) 3814-0130 www.millennium-linguas.com.br

O mtodo interessante, inteligente e dinmico. Os temas so do nosso cotidiano, reais e emocionantes. A cada aula sempre h muita reflexo que levo comigo, tento absorver e pr em prtica. Sinto-me satisfeita e feliz. como se fosse uma terapia que desperta para ns mesmos e para o mundo. (M.S, comissria de bordo) Foi possvel desenvolver aspectos de comunicao oral e escrita com clientes internacionais do escritrio em razo do progresso obtido com as aulas. (R. P., advogado internacional )

Opinies de alunos sobre o Mtodo da Millennium

Consigo enfrentar melhor meus problemas, entendendo suas causas. um trabalho de conscientizao e anlise dirio que me beneficia muito nos relacionamentos. (Dra S.S., Diretora-Tcnica de Hospital) Sinto-me mais inteligente e tranqila. Agora aceito tambm o trabalho como algo bom e no pesaroso, aprendi a reinventar e a ser mais grata por ele. (M.C., bancria)

Dras. Mrcia Sgrinhelli e Helosa Coelho

E claro que com essa atitude de descuido temos enormes prejuzos, como a possvel formao de cries dentrias e inflamao da gengiva quando negligenciamos a higiene oral. Outra questo importante a escolha do tratamento dentrio, pois, devido inverso, tendemos a achar o artificial melhor que o natural. O verdadeiro tratamento aquele que procura conservar os dentes naturais o mximo possvel, preservar at uma simples raiz (que poder ser aproveitada para o feitio de um pivot ou se isso no for possvel a raiz pode ser til para manter o osso (da mandbula ou maxilar). Nossos dentes naturais so preciosssimos, integrando nosso patrimnio fsico.

Com palestras e apresentao do Keppe Motor, a Associao STOP a Destruio do Mundo participou mais uma vez do FSM, realizando, de novo, uma cobertura sria do evento que ser divulgada mundialmente, pelos seus programas de TV.

Associao STOP no Frum Social Mundial

www.odontotrilogica.odo.br

Os palestrantes da STOP ministraram, dia 31/01, na Universidade Federal do Par, uma palestra baseada no livro A Libertao do Povos A Patologia do Poder, de Norberto R. Keppe, o qual apresenta novos modelos de economia e residncia, vigentes h mais de 20 anos, que podem ajudar o mundo a sair da atual crise financeira.

Palestras

Curso de Modelagem, Corte e Costura


Estilista portuguesa Maria de Lourdes Alcaide 40 anos de experincia Europa e Brasil Para iniciantes e aperfeioamento para profissionais Workshop Histria da Moda

CURSOS:

Odontologia do 3 Milnio
Orientao Psicossomtica
www.odontotrilogica.odo.br

Em outra conferncia, no mesmo dia, apresentaram o Keppe Motor o motor de captao de energia escalar ou essen-

Keppe Motor

cial esperado por muitos h longo tempo e que seguramente vai contribuir para a soluo da crise energtica mundial. Esta foi a 8 Edio do FSM, realizada em Belm do Par. Saiba mais nos sites: www.keppemotor.com/pt www.stop.org.br www.trilogia.ws

Alexandre Frascari no centro, mostrando prottipo do Keppe Motor para engenheiros

Programas de TV e rdio
(TV Aberta So Paulo, Canal 9 da NET, 72 ou 99 da TVA e 186 TV Digital)

Preserve seus dentes naturais

Dirigidos por Norberto Keppe e Cludia Pacheco

Pintura Avanada
Desenvolva seus talentos com Catinari

Rebouas

Tel 3814 0130 Av. Rebouas, 3887

Mrcia Sgrinhelli
CRO - SP 25.337

Segundas s 12h, teras, quintas e sbados s 6h da manh e quartas s 9h Novo Canal: TV Cmara, quartas-feiras, no canal 12 ou 66 da TVA e 13 da NET, s 14h

STOP a Destruio do Mundo:

Curso de Aquarela
Professora Pivi Tiura Artista plstica finlandesa

Granja Julieta Augusta

Tel 5181 5527 R. Amrico Brasiliense, 1777 Tel 3063 3730 R. Augusta, 2676

Helosa Coelho
CRO - SP 27.357

Quinta s 20h e segundas, quartas, sextas e domingos s 6h

O Homem Universal:

Escola Millennium Rua Augusta, 2676 - Jardins Tel.: 3063-3730 augusta@millennium-linguas.com.br

Eliete M Parenti
CRO - SP 14.622

Assista tambm pelo site e confira os horrios em outras cidades ou pases: Rdio Mundial: 95,7 FM - tera s 16h

www.stop.org.br

Mtodo Teraputico Baseado na Psicanlise Integral (Trilogia Analtica)


Reduo do estresse, aumento da produtividades e desenvolvimento pessoal

Intensivo de frias!

86% dos alunos afirmaram ter-se curado de doenas 75% constataram melhora nos relacionamentos Todos eles aprenderam mais rpido o idioma

Matrculas abertas o ano todo! www.millennium-linguas.com.br


Ingls Espanhol Francs Italiano Alemo Sueco Finlands Portuguese/Redao
Cdigo Promocional Ligue para a escola mais prxima para maiores informaes.

ST17M1

Rebouas 3814-0130

Av. Rebouas, 3887

Moema 5052-2756

Al. Maracatins, 114

Augusta 3063-3730

Rua Augusta 2676 Trreo Rua Amrico Brasiliense, 1777

Chcara Sto Antnio 5181-5527

A Ao Pura o Ato Primeiro Que Faz Toda a Perfeio Essencial Se Manifestar (cont. da p. 1)
Como a existncia se tornou praticamente o contrrio da essncia, a nica maneira de retornar a viver, conforme a verdadeira realidade, seria a de desenvolver a ao, segundo a perfeio essencial (pela aceitao total do ser); ser que existe outro meio de existir seno conforme o real que emana do ntimo? Posso dizer que no existe outra maneira de ser. O nico caminho para recuperar a essncia (perfeio) perdida, atravs do ato bom, que constitui o elo rompido entre ns e o bem total evidentemente, para recuper-lo, o homem ter de se forar a praticar o ato bom, que antes era realizado espontaneamente; houve um rebaixamento mental, quando se inverteram as idias por causa da recusa ao ser (inundando-se de maus sentimentos).

Por Norberto Keppe, psicanalista, filsofo, pedagogo e cientista social. Extrato do livro Metafsica Trilgica A Libertao do Ser

Inteligncia

Sensao (Certa)

Sentimento (Bom)

H necessidade absoluta do ato puro para que o ser humano realize alguma coisa, desde que tudo parte desse centro irradiador da vida

A ao pura o nico meio que o ser humano possui para a realizao de qualquer bem em sua vida, seja no sentido pessoal, no trabalho, no social, econmico, poltico, filosfico, cientfico, enfim, em todos os campos. No h outro meio para o homem ser feliz seno atravs desse tipo de ao, desde que o bem s pode advir do bem, e uma existncia boa, da conduta s do indivduo. Em questo de psicoterapia, a conduta equilibrada bsica, sem a qual a mente do ser humano jamais alcanar felicidade; estou mostrando que o mais importante no o conhecimento, mas, sim, a atitude.

Instinto Normal

Proton Editora (11) 3032-3616 www.editoraproton.com.br


fundamental distinguir o ato puro do impuro; o primeiro trata da ao em si (boa, verdadeira e bela) e o segundo, de uma atitude de deturpao ou omisso realidade

O ato puro existe antes e alm do conhecimento porque pertence ao mundo da formao do ser, que constitui a fonte da vida. Acredito que, tanto a potncia, como o tipo de existncia e os acidentes, constituem atualmente falhas ou modificaes ao ato, essncia e substncia; na questo especfica dos acidentes, vemos que sua existncia depende inteiramente da substncia do mesmo modo, vivemos baseados em nossa perfeio substancial. por esse motivo que o destino da civilizao e do homem o do crescimento e glria e no o do oprbrio e destruio a no ser entre aqueles que o recusaram terminantemente.

Potrebbero piacerti anche