Sei sulla pagina 1di 2

17 de Julho 5 Domingo aps Pentecostes.

CALENDRIO JULIANO 4 de Julho

5 Domingo de Mateus. 4 Tom. S. Andr, bispo de Creta ( 740). As leituras da Escritura Romanos 10:1-10; Mateus 8:289:1.
TROPRIOS DO DOMINGO APOLITIKION (3 TOM)

As discpulas do Senhor* aprenderam do anjo* ao anunciar jubilosamente a ressurreio* e rejeitaram a sentena dos nossos primeiros pais* e conversaram com os apstolos* orgulhosas dizendo:* a morte j cativa* e o Cristo Deus j ressuscitou* dando ao mundo* grande misericrdia.
Glria ao Pai... KONDAKION

Meu Salvador e meu Redentor, sendo Deus nos libertaram do cativeiro, das portas do inferno, e sendo nosso Mestre ressuscitaste ao terceiro dia.
Agora e sempre... TEOTOKION

Atravs de ti, Me de Deus, se manifesta o mistrio oculto desde os sculos e desconhecido pelos anjos e aos homens. Deus se faz carne em uma unio sem confuso, e por nossa causa voluntariamente aceita a cruz, levantando o primeiro homem e salva as nossas almas da morte.
DO PADROEIRO Troprio de Santo Andr (30 de Novembro)

Primeiro chamado dos Apstolos e irmo do coroado. Oh! Andr suplica ao Senhor de todos para dar paz ao mundo e misericrdia s nossas almas.
Glria ao Pai... Kondakion

Veneramos o Apstolo Andr, cuja fortaleza de nimo grande! Ele irmo de Pedro, e por primeiro foi chamado pelo Salvador. Ele, hoje nos repete, quanto um dia falou a Pedro: vinde ns encontramos o Desejado entre as naes!
Agora e sempre... HINO ME DE DEUS

Admirvel e Protetora dos cristos e nossa Medianeira do Criador * no desprezes as splicas de nenhum de ns pecadores, * mas apressa-te em auxiliar-nos como Me bondosa que s, * pois te invocamos com f: roga por ns junto de Deus, * tu que defendes sempre aqueles que te veneram.
PROKIMENON

Senhor, quo multiformes so as tuas obras! Todas elas as fizeste com sabedoria. (Sl 104:24) Bendize, minha alma, ao Senhor!

Senhor, Deus meu, tu s magnificentssimo!


EPSTOLA - Romanos 10:1-10.

(Sl 104:1)

Leitura da epstola de So Paulo apstolo aos Romanos.

Irmos, o bom desejo do meu corao e a orao a Deus por Israel para sua salvao.
Porque lhes dou testemunho de que tm zelo de Deus, mas no com entendimento. Porquanto, no conhecendo a justia de Deus, e procurando estabelecer a sua prpria justia, no se sujeitaram justia de Deus. Porque o fim da lei Cristo para justia de todo aquele que cr. Ora Moiss descreve a justia que pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viver por elas. Mas a justia que pela f diz assim: No digas em teu corao: Quem subir ao cu? (isto , a trazer do alto a Cristo.) Ou: Quem descer ao abismo? (isto , a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.) Mas que diz? A palavra est junto de ti, na tua boca e no teu corao; esta a palavra da f, que pregamos, A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu corao creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, sers salvo. Visto que com o corao se cr para a justia, e com a boca se faz confisso para a salvao.
ALELUIA

Aleluia, aleluia, aleluia! So teus os cus, e tua a terra; O mundo e a sua plenitude, tu os fundaste. (Sl. 89:11) Aleluia, aleluia, aleluia! Bem-aventurada a nao cujo Deus o Senhor. (Sl.33:12) Aleluia, aleluia, aleluia!
EVANGELHO - Mateus 8:289:1.
8:28-34.

Naqueles dias, tendo Jesus chegado ao outro lado, provncia dos gadarenos,

saram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; to ferozes eram que ningum podia passar por aquele caminho. E eis que clamaram, dizendo: Que temos ns contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo? E andava pastando distante deles uma manada de muitos porcos. E os demnios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos. E ele lhes disse: Ide. E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas guas. Os porqueiros fugiram e, chegando cidade, divulgaram tudo o que acontecera aos endemoninhados. E eis que toda aquela cidade saiu ao encontro de Jesus e, vendo-o, rogaram-lhe que se retirasse dos seus termos. 9:1. E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paraltico, deitado numa cama.
KINONIKON

Louvai o Senhor nos Cus, louvai-O nas alturas. Aleluia, aleluia, aleluia!

Potrebbero piacerti anche