Sei sulla pagina 1di 20

CONSIDERAES SOBRE O CDIGO DE PROCESSO NOS TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS (CPTA)1

 Por meio processual ou forma de aco entende-se as formalidades processuais que o pedido interposto junto do tribunal competente deve necessariamente seguir. o Importa distinguir entre meios processuais principais e meios processuais cautelares.  No que concerne aos meios processuais principais, importa considerar que os mesmos se traduzem em processos dirigidos prolao de uma deciso de mrito, isto , de uma deciso sob o fundo da causa. So meios processuais, por um lado, os meios processuais principais no urgentes, como o caso da aco administrativa comum (artigos 37. e 42. CPTA) e o caso da aco administrativa especial (artigo 46. CPTA) e, por outro lado, podemos ainda identificar, dentro dos processos principais, os meios processuais principais urgentes, a que se refere o artigo 36., n.1, alneas a), b), c) e d) e n.2 CPTA, previstos mais especificadamente nos artigos 97. e seguintes CPTA, podendo-se distinguir entre impugnaes e intimaes.  Por outro lado, j os processos cautelares so processos urgentes (artigo 36., n.1, alnea e) e n.2 CPTA e artigos 112. e seguintes CPTA), que no se dirigem a uma deciso sobre o mrito da causa, desempenhando, ao invs, uma funo de preveno, isto , a tutela cautelar procura garantir a utilidade da sentena a proferir no mbito do processo principal,

Os apontamentos apresentados foram recolhidos em aulas prticas de Direito Administrativo II, ministradas pela Exma. Professora Doutora Juliana Coutinho, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), no ano lectivo 2010/2011.

seja ele urgente ou no. Desta funo decorrem as seguintes caractersticas: y Instrumentalidade (ou dependncia) em relao aco principal. Se no for intentada aco principal, a providncia cautelar caduca; y Provisoriedade, associada ao facto da tutela cautelar no visar uma deciso de fundo do litgio; y Carcter sumrio, na medida em que, no mbito dos processos cautelares, e porque no se procura uma deciso definitiva sobre o mrito da causa, a apreciao da prova meramente sumria, com menor complexidade e intensidade face ao que sucede ao nvel do processo principal.

 As providncias cautelares podem ser antecipatrias, isto , visam antecipar o efeito a proferir no processo principal para salvaguardar a utilidade da sentena a proferir e o tempo necessrio para se fazer justia, caso em que os critrios de deciso so, e sem prejuzo do disposto do artigo 132., n.6 CPTA, os definidos na alnea a) do artigo 120. CPTA ou na alnea c) do n.1 e no n.2 do artigo 120. CPTA; ou conservatrias, ou seja, visam a manuteno da situao fctica existente no momento do incio do processo, caso em que os critrios de deciso so, sem prejuzo do disposto no artigo 132., n.6 CPTA, os definidos na alnea a) do artigo 120. CPTA ou na alnea b) do n.1 e no n.2 do artigo 120. CPTA.  Nos processos urgentes, a tramitao acelerada, sumria, havendo encurtamento dos prazos que correm inclusive em perodo de frias judiciais. J os processos no urgentes tm uma tramitao mais

complexa, havendo suspenso de prazos nas frias judiciais.

 Pressupostos processuais: os vrios pedidos que podero ser apresentados devero seguir uma das formas de aco acima referidas, devendo-se verificar, em relao a cada um deles, os pressupostos processuais, isto , os requisitos de que depende o poder-dever do juiz de conhecer o pedido apresentado. o Os pressupostos processuais so apreciados no despacho saneador, podendo levar remessa do processo para o tribunal competente, ao convite para aperfeioamento ou absolvio da instncia, esta ltima que se traduz na extino do processo por questes formais (artigos 88. e 89. CPTA). Os pressupostos processuais so os seguintes:  1. Legitimidade y Legitimidade activa, que se traduz na titularidade de uma posio jurdica subjectiva necessitada de tutela; no caso do particular, falase em interesse directo e pessoal em agir, resultando este do carcter lesivo do acto; y Legitimidade passiva, correspondente entidade contra a qual apresentado o pedido e que ocupa, no processo, a posio processual de ru; y Contra-interessados, isto , os particulares titulares de posies jurdicas s quais a procedncia do pedido apresentado pelo autor directamente prejudicial. O seu interesse identifica-se com o do ru e, por isso, integram com este um litisconsrcio necessrio passivo (interesse idntico ao do ru, identificando-se com ele, estando ligados a ele de modo incidvel).

 2. Interesse em agir, que se traduz na necessidade real, efectiva e actual de recurso aos tribunais, sem o qual no possvel o acesso;  3. Prazo, que expressa uma exigncia de tempestividade do pedido, isto , que este seja apresentado em tempo;  4. Tribunal competente (artigo 212., n.3 CRP, artigos 1. e 4. ETAF) y Em primeiro lugar, tem lugar a determinao da jurisdio competente, definindo-se a jurisdio administrativa com base no conceito de relao jurdico-administrativa, nos termos do artigo 212., n.3 CRP e artigos 1. e 4. ETAF; y Em segundo lugar, determinada a jurisdio administrativa como competente, importa averiguar qual o tribunal da jurisdio administrativa competente em razo da hierarquia. Em regra, vale a competncia residual e genrica dos Tribunais Administrativos de Crculo, definida em funo do disposto nos artigos 24., 25. e 37. ETAF, todos aplicando o argumento a contrario sensu, e artigo 44. ETAF; y Em terceiro lugar, determinar o tribunal competente em razo do territrio, nos termos dos artigos 16. a 22. CPTA, aplicando-se primeiramente as regras especiais (artigos 17. a 22. CPTA) e, supletivamente, a regra geral contida no artigo 16. CPTA.
Acrescem ainda duas exigncias, que passam pela constituio obrigatria de advogado e de que resulta a exigncia de juno ao processo da respectiva procurao e, por outro lado, o valor da aco.

 Dos pressupostos processuais distinguem-se as condies de existncia da aco (artigo 78. CPTA) as partes, o pedido, a causa do pedido e o tribunal competente cuja falta implica a recusa do recebimento da petio inicial pela secretaria do tribunal onde a mesma foi apresentada.

 Mecanismos de impugnao contenciosa de acto administrativo ou de omisso de acto ilegal o 1. Identificao do acto administrativo para efeitos substantivos ou procedimentais, nos termos do artigo 120. CPA, considerando as duas concepes doutrinrias paradigmticas, ou seja, por um lado, a concepo ampla de acto administrativo, que se satisfaz com a mera produo de efeitos jurdicos (internos ou externos) e, por outro, a concepo estrita que exige do acto carcter regulador e efeitos jurdicos externos; o 2. Considerando a concepo estrita de acto administrativo e, por isso mesmo, a tendencial correspondncia ou identificao entre acto administrativo para efeitos substantivos e acto administrativo para efeitos contenciosos e, sem prejuzo das excepes, como as referentes aos pareceres vinculativos e aos actos dotados de eficcia interna, importa verificar o preenchimento dos seguintes critrios de recorribilidade previstos no artigo 51., n.1 CPTA, artigo 100., n.1 CPTA e artigo 268., n.4 CRP:  Susceptibilidade de produo de efeitos jurdicos externos, tal como resulta do artigo 51. CPTA, no sendo necessria a efectiva produo de efeitos externos, mas apenas que o acto administrativo em causa tenda sua produo. Esta uma questo prvia, colocada no plano objectivo da impugnabilidade do acto e que no se confunde com a lesividade deste, na medida em que susceptvel de impugnao um acto administrativo que tenda a produzir efeitos

jurdicos externos, mesmo que este no seja lesivo, pelo que a lesividade se reconduz a u m critrio de legitimidade activa e no de recorribilidade;  Ilegalidade do acto: apesar deste critrio poder ser confundido com uma condio de precedncia da aco, no deixa este de se assumir como um critrio de recorribilidade, na medida em que a justi a administrativa, sem prejuzo da tutela dos direitos subjectivos e interesses legalmente protegidos dos particulares, tende sempre garantia objectiva da legalidade, independentemente do interesse dos particulares a no serem lesados. Este critrio dever ser concretizado atravs da identificao dos vcios do acto e correspondentes sanes.

o 3. Delimitao do contedo do acto administrativo impugnvel, para, em funo disso, determinar o pedido adequado.  1. Tipo de acto Acto de contedo positivo: y Acto que introduz uma modificao na ordem jurdica e que no se confunde com a atribuio de benefcios ou vantagens aos particulares. Por exemplo: actos que aplicam sanes (actos punitivos), como a pena disciplinar de demisso ou de suspenso; actos ablativos, como os actos que expropriam um bem (declarao de utilidade pblica); actos de excluso de candidatos num procedimento pr-contratual; y Ora, porque o que se pretende em relao a estes actos a sua remoo da ordem jurdica e a reposio das coisas no estado em que se encontrariam se o acto no fosse praticado, o pedido adequado o pedido de impugnao de acto administrativo. Este pedido tem por objecto o acto administrativo e dirige-se, em

funo dos seus vcios, anulao, declarao de nulidade ou declarao de inexistncia jurdica do acto e pode ser deduzido sob a forma da aco administrativa especial (artigo 46., n.1, n.2, alnea a) e n.3 CPTA) ou sob a forma da aco urgente do contencioso pr-contratual (artigo 100., n.1 CPTA), esta ltima se estivermos perante um procedimento tendente formao de um dos contratos taxativamente elencados. o Hiptese 1: se o pedido de impugnao for deduzido sob a forma da aco administrativa especial, os pressupostos processuais so definidas nos seguintes termos:  Legitimidade activa: artigo 55. CPTA;  Legitimidade passiva: artigo 10. CPTA;  Contra-interessados: artigo 57. CPTA;  Interesse em agir  Prazos: artigos 58. e 59. CPTA;  Tribunal competente, identificado nos termos referidos anteriormente. O pedido seguir a tramitao prevista nos artigos 78. e seguintes CPTA.

o Hiptese 2: se o pedido de impugnao for deduzido sob a forma da aco urgente do contencioso pr-contratual, os pressupostos processuais so definidas nos seguintes termos:

 Legitimidade activa: artigo 55. CPTA, ex vi artigo 100., n.1 CPTA;  Legitimidade passiva: artigo 10. CPTA;  Contra-interessados: artigo 57. CPTA, ex vi artigo 100., n.1 CPTA;  Interesse em agir  Prazos: artigo 101. CPTA e artigo 36., n.2 CPTA (prazo no suspende em frias judiciais);  Tribunal competente, identificado nos termos referidos anteriormente.
O pedido seguir a tramitao prevista nos artigos 78. e seguintes CPTA, aplicveis ex vi artigo 102., n.1 CPTA e com as especificidades previstas no artigo 102., nmeros 2 e 3 CPTA e artigo 103. CPTA.

 2. Tipo de acto: Acto de contedo negativo y Acto que recusa a introduo de uma alterao na ordem jurdica, indeferindo a pretenso apresentada pelo particular. Por exemplo: actos que indeferimento liminar ou de recusa do pedido deduzido pelo particular ; y So actos de indeferimento liminar ou na sequncia de uma apreciao sobre o mrito do pedido apresentado, que recusam assim a introduo de modificaes no ordenamento jurdico;

y Como, in casu, o interesse do requerente no se satisfaz com a mera remoo do acto de indeferimento, o pedido adequado para tutela da sua posio jurdica o pedido de condenao prtica de acto legalmente devido, nos termos do artigo 67., n.1, alnea b) ou c) CPTA. O objecto deste pedido a pretenso do requerente e pode ser apresentado sob a forma da aco administrativa especial ou da aco urgente do contencioso pr-contratual (artigo 46., n.1, n.2, alnea b) e n.3 CPTA e artigo 100., n.1 CPTA) o Hiptese 1: se o pedido de impugnao for deduzido sob a forma da aco administrativa especial, os pressupostos processuais so definidas nos seguintes termos:  Legitimidade activa: artigo 68., n.1 CPTA;  Legitimidade passiva: artigo 10. CPTA;  Contra-interessados: artigo 68., n.2 CPTA;  Interesse em agir  Prazos: artigo 69., nmeros 2 e 3 CPTA;  Tribunal competente, identificado nos termos referidos anteriormente.

o Hiptese 2: se o pedido de impugnao for deduzido sob a forma da aco urgente do contencioso pr-contratual, os pressupostos processuais so definidas nos seguintes termos:

 Legitimidade activa: artigo 68., n.1 CPTA  Legitimidade passiva: artigo 10. CPTA;  Contra-interessados: artigo 68., n.2 CPTA  Interesse em agir  Prazos: artigo 101. CPTA e artigo 36., n.2 CPTA (prazo no suspende em frias judiciais);  Tribunal competente, identificado nos termos referidos anteriormente.
Em qualquer um dos casos, o pedido de condenao prtica de acto legalmente devido segue a tramitao dos artigos 78. e seguintes CPTA, com as especificidades, no caso da aco competente ser a aco urgente do contencioso pr-contratual, dos artigos 102. e 103. CPTA.

 3. Tipo de acto: Acto administrativo de indeferimento parcial y Acto administrativo que indefere apenas parcialmente um pedido apresentado pelo particular, ficando aqum da satisfao total dos interesses deste. y Porque o que o particular pretende a ampliao da vantagem que lhe foi concedida e no a remoo desta, o pedido adequado o pedido de condenao prtica de acto legalmente devido, nos termos do artigo 67.,

n.1, alnea b) CPTA, deduzido sob a forma da aco administrativa especial (artigo 46., n.1 e n.2, alnea b) e n.3 CPTA) ou da aco urgente do contencioso pr-contratual (artigo 100., n.1 CPTA); y Em ambos os casos, os pressupostos processuais regem-se nos termos referidos anteriormente (acto de indeferimento), o mesmo valendo para a tramitao do pedido.

 4. Tipo de acto: Omisso ilegal de acto admin istrativo y A ilegalidade de uma omisso pressupe a apresentao de um pedido que constitua a Administrao Pblica no dever de decidir, sem que esta o faa no prazo estabelecido para o efeito (prazo ordinrio de 90 dias) e sem que esta omisso possa ser considerada como um acto de deferimento tcito (artigo 108. CPA, artigo 109., nmeros 2 e 3 CPA e artigo 67., n.1, alnea a) CPTA); y O pedido de condenao prtica do acto legalmente devido o pedido adequado, neste caso, e tem por objecto a pretenso do requerente que ficou sem resposta. Este pedido pode ser deduzido sob a forma da aco administrativa especial (artigo 46., n.1, n.2, alnea b) e n.3 CPTA) ou sob a forma da aco urgente do contencioso pr-contratual (artigo 100., n.1 CPTA). o Hiptese 1: se o pedido de impugnao for deduzido sob a forma da aco administrativa especial, os pressupostos processuais so definidas nos seguintes termos:

 Legitimidade activa: artigo 68., n.1 CPTA;  Legitimidade passiva: artigo 10. CPTA;  Contra-interessados: artigo 68., n.2 CPTA;  Interesse em agir  Prazos: artigo 69., nmero 1 CPTA;  Tribunal competente, identificado nos termos referidos anteriormente. o Hiptese 2: se o pedido de impugnao for deduzido sob a forma da aco urgente do contencioso pr-contratual, os pressupostos processuais so definidas nos seguintes termos:  Legitimidade activa: artigo 68., n.1 CPTA  Legitimidade passiva: artigo 10. CPTA;  Contra-interessados: artigo 68., n.2 CPTA  Interesse em agir  Prazos: artigo 101. CPTA e artigo 36., n.2 CPTA (prazo no suspende em frias judiciais);  Tribunal competente, identificado nos termos referidos anteriormente.
Em qualquer um dos casos, o pedido de condenao prtica de acto legalmente devido segue a tramitao dos artigos 78. e seguintes CPTA, com as especificidades, no caso da aco

competente ser a aco urgente do contencioso pr-contratual, dos artigos 102. e 103. CPTA.

 5. Tipo de acto: Acto de contedo ambivalente (ou misto) y Acto administrativo que confere uma vantagem ao seu destinatrio, definindo pela positiva a sua posio jurdica, lesando, no entanto, a posio jurdica de terceiros que tm, com o destinatrio do acto, interesses concorrentes. Por exemplo: acto de adjudicao de um contrato a um candidato e preterio de candidatos concorrentes; acto que indefere um pedido de nomeao para um determinado cargo, indigitando para o mesmo um outro funcionrio. y Nestes casos, o interesse concorrente de terceiros lesados no fica totalmente satisfeito com a simples remoo do ordenamento jurdico da situao de vantagem, que, alis, constitui um obstculo satisfao dos seus interesses, pelo que no suficiente, um pedido de impugnao de acto administrativo praticado, devendo ao terceiro lesado ser admitido cumular, com aquele, um pedido de condenao da Administrao substituio daquele acto por outro que, pelo menos, no reincida nas mesmas ilegalidades. Desta forma, o terceiro lesado elimina a posio de vantagem conferida ao destinatrio do acto, colocando-se, ele mesmo, na posio deste. O pedido de cumulao referido est previsto no artigo 4., n.2, alnea c) CPTA e no artigo 47. , n.2, alnea a) CPTA, podendo ser deduzido sob a forma da

aco administrativa especial (artigo 46., n.1, n.2, alnea a) e n.3 CPTA) ou sob a forma da aco urgente do contencioso pr-contratual (artigo 100., n.1 CPTA). o Hiptese 1: se o pedido de impugnao for deduzido sob a forma da aco administrativa especial, os pressupostos processuais so definidas nos seguintes termos:  Legitimidade activa: artigo 55. CPTA;  Legitimidade passiva: artigo 10. CPTA;  Contra-interessados: artigo 57. CPTA;  Interesse em agir  Prazos: artigos 58. e 59. CPTA e artigo 144. CPC;  Tribunal competente, identificado nos termos referidos anteriormente. Acresce a disposio prevista no artigo 21. CPTA (cumulao de pedidos).

o Hiptese 2: se o pedido de impugnao for deduzido sob a forma da aco urgente do contencioso pr-contratual, os pressupostos processuais so definidas nos seguintes termos:  Legitimidade activa: artigo 55. CPTA, ex vi artigo 100., n.1 CPTA;  Legitimidade passiva: artigo 10. CPTA;

 Contra-interessados: artigo 57. CPTA, ex vi artigo 100., n.1 CPTA;  Interesse em agir  Prazos: artigo 101. CPTA e artigo 36., n.2 CPTA (prazo no suspende em frias judiciais);  Tribunal competente, identificado nos termos referidos anteriormente. Acresce a disposio prevista no artigo 21. CPTA (cumulao de pedidos).
Em qualquer um dos casos, o pedido de condenao prtica de acto legalmente devido segue a tramitao dos artigos 78. e seguintes CPTA, com as especificidades, no caso da aco competente ser a aco urgente do contencioso pr-contratual, dos artigos 102. e 103. CPTA. A cumulao de pedidos meramente facultativa, ou seja, o interessado pode apresentar apenas um pedido de impugnao do acto de contedo ambivalente, aguardando que, em fase de execuo de sentena, e com vista ao restabelecimento da situao que existiria se o acto no tivesse sido praticado, este seja substitudo por outro que, pelo menos, no reincida nas mesmas ilegalidades.

Mais complicado ser se o interessado apresentar apenas um pedido de condenao da Administrao substituio daquele acto por outro, caso em que, por se admitir implcito o pedido de impugnao, poder o tribunal corrigir ex officio a falta de explicitao formal deste ltimo pedido, no dependendo assim esta correco de um convite para aperfeioamento dirigido ao autor com a possibilidade de, no sendo cumprido, haver lugar a absolvio da instncia (artigos 88. e 89. CPTA).

 Considerando o disposto anteriormente em relao s formas de aco aplicveis, devero seguir a forma da aco administrativa especial todos os pedidos dirigidos a actos administrativos ou omisses que no tenham lugar no mbito de um procedimento pr-contratual. Pelo contrrio, podero seguir a forma da aco administrativa especial ou a forma da aco urgente do contencioso pr-contratual os pedidos apresentados contra actos administrativos pr-contratuais ou omisses que tenham lugar no mbito de procedimentos pr-contratuais. Neste caso, para determinar a forma de aco aplicvel, necessrio atender ao tipo de contrato a que o procedimento pr-contratual se dirige, ou seja, se se tratar de um contrato de empreitada, de concesso de obras pblicas, de prestao de servios ou de fornecimento de bens (elenco taxativo), o pedido apresentado contra o acto administrativo pr-contratual ou a omisso ilegal ocorrida dever seguir a forma da aco da aco urgente do contencioso pr contratual (artigo 36., n.1, alnea b) e n.2 CPTA e artigo 100.,

n.1 CPTA). Em todos os demais casos, os pedidos dirigidos a actos administrativos pr-contratuais ou omisses ilegais ocorridas no mbito de procedimentos pr-contratuais seguem a forma da aco administrativa especial, nos termos do artigo 46., n.3 CPTA.

 Tutela cautelar o As providncias cautelares desempenham, nos termos do artigo 112., n.1 CPTA, uma funo de preveno, procurando garantir a utilidade da deciso definitiva a proferir no processo principal. Desta funo decorrem as caractersticas essenciais das providncias cautelares, que so o seu carcter sumrio e provisrio e a sua instrumentalidade. Sobre este ltimo aspecto, se verdade que os processos cautelares so processados autonomamente como processos urgentes (artigo 36., n.1, alnea e) e n.2 CPTA), o facto que dependem do processo principal, conforme resulta dos artigos 113., 114., 116. e 20., n.6 CPTA, podendo, por isso, ser apresentados como preliminares ou como incidentes ao processo principal (artigo 113., n.1 CPTA), no tribunal competente para decidir a causa principal (artigo 20., n.6 CPTA); o As providncias cautelares podem ser conservatrias, caso em que procuram a manuteno, a ttulo provisrio, do equilbrio de interesses existente aquando da apresentao do pedido principal; ou antecipatrias, as quais visam antecipar, a ttulo provisrio, uma situao jurdica nova: aquela que resultar, a ttulo definitivo, do processo principal. As providncias cautelares conservatrias, no caso, a suspenso de eficcia de acto administrativo (artigo 112., n.1 e n.2, alnea a) CPTA) devero s er apresentadas quando o acto administrativo praticado tenha um contedo positivo ou ambivalente, uma vez que o competente pedido de impugnao a apresentar nestes casos carece, em regra, de efeito suspensivo (artigo 50., n.2 CPTA). Por outro lado, as

providncias cautelares antecipatrias devero ser apresentadas quando o acto administrativo tenha contedo negativo ou esteja em causa uma omisso ilegal, sem prejuzo da cumulao desta providncia com providncias cautelares conservatrias, no caso, por exemplo, do acto administrativo ter contedo ambivalente (neste caso, poder cumular uma providncia cautelar conservatria de suspenso de eficcia de acto com uma providncia cautelar conservatria de suspenso do procedimento concursal e ainda com uma providncia cautelar antecipatria de admisso provisria em concurso). So providncias cautelares antecipatrias as indicadas nas alneas b) a f) do n.2 do artigo 112. CPTA. o No que respeita suspenso de eficcia de acto administrativo, esta providncia cautelar pode ser apresentada quer com vista suspenso de eficcia de actos pr-contratuais (regime especial), caso em que, independentemente do contrato em causa, os critrios de deciso so os definidos no artigo 132., n.6 CPTA ; quer com vista suspenso de eficcia de actos administrativos que no sejam pr-contratuais (regime normal), caso em que os critrios de deciso so os definidos na alnea b) do n.1 do artigo 120. CPTA e n.2 desta mesma disposio. Estes critrios de deciso so os critrios aplicveis em situaes de normalidade, sendo derrogados, em situaes excepcionais, pelo critrio da evidncia de procedncia da aco principal, previsto na alnea a) do n.1 do artigo 120. CPTA (regime excepcional). Independentemente do decretamento ou no de providncia cautelar, decorre, por mero efeito da apresentao do pedido de suspenso e do recebimento do seu duplicado pela entidade requerida, a proibio de executar o acto administrativo at que seja decidido o decretamento ou no da providncia cautelar. Este efeito previsto no artigo 128., nmeros 1 e 2 CPTA, poder ser automaticamente afastado se a entidade administrativa

requerida apresentar resoluo fundamentada (artigo 128., n.1, in fine CPTA e artigo 128., nmeros 4, 5 e 6 CPTA).

 Critrios de deciso da providncia cautelar conservatria: so os definidos na alnea b) do n.1 e no n.2 do artigo 120. CPTA y 1. Critrio Periculum in mora ou critrio da perigosidade: traduz-se na exigncia, para decretamento da providncia, de constituio de factos consumados ou de prejuzos de difcil reparao que obstem utilidade total ou parcial da sentena a proferir no processo principal. Para verificar o preenchimento deste requisito, o juiz deve fazer um juzo de prognose pstuma, colocando-se na hiptese de procedncia da aco principal para, considerando as provas apresentadas pelo requerente, procurar verificar se tero lugar prejuzos de difcil reparao ou factos consumados que tornem a sentena uma mera proclamao acadmica intil; y 2. Critrio Critrio da juridicidade material: porque se trata de uma providncia cautelar conservatria, suficiente que o juiz considere como no evidente a falta de fundamento do pedido apresentado na aco principal. Nest e caso, o tribunal basta-se com um mero juzo negativo de juridicidade (fumus non malus), ao contrrio do que acontece com as providncias cautelares antecipatrias, em que se exige um juzo positivo de probabilidade de procedncia (fumus boni iuris); y 3. Critrio Critrio da proporcionalidade: o tribunal dever negar a concesso da providncia cautelar requerida, substitui-la por outra, ouvidas as partes, ou decretar contra-

providncias quando, e apesar de verificados os outros requisitos, considerar que os prejuzos resultantes da concesso da providncia cautelar so superiores queles que se procurar evitar com a mesma (artigo 120., nmeros 2, 3 e 4 CPTA). Sendo a providncia em causa uma providncia de suspenso de eficcia de acto administrativo, por mero efeito da apresentao do seu pedido e citao do mesmo entidade administrativa demandada, h lugar proibio de execuo do acto, que se prolongar ao longo do processo cautelar e at deciso sobre o mesmo, a menos que seja apresentada pela entidade administrativa demandada, resoluo fundamentada (artigo 128. CPTA), com efeito automtico de desparalizao, mesmo que no fundamentada ou sem verificao do grave prejuzo para o interesse pblico, porque no apreciada pelo juiz, excepto quando o particular requer, incidentalmente, a apreciao.

Potrebbero piacerti anche