Sei sulla pagina 1di 7

ATO NORMATIVO N 021 /2010 Dispe sobre a organizao da Central de Inquritos da Capital e d outras providncias.

O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIA DO ESTADO DA BAHIA, no uso das atribuies que lhe confere o art. 136 da Constituio Estadual, combinado com os arts. 2 e 15 da Lei Complementar n 11, de 18 de janeiro de 1996, RESOLVE Art. 1 Central de Inquritos da Capital, unidade integrante do Centro de Apoio Operacional Criminal CAOCRIM, compete:
I.

exercer os procedimentos administrativos auxiliares relativos ao distribuio, diligenciamento, andamento e remessa de

cadastramento, Salvador;
II.

procedimentos e expedientes policiais oriundos das Delegacias da comarca de receber e cadastrar os procedimentos e expedientes policiais,

mediante o registro qualificado no Sistema Integrado de Informaes do Ministrio Pblico SIMP, dos envolvidos no episdio ou fato criminoso/delituoso, do local do acontecido, da delegacia de polcia de origem, dos instrumentos, objetos ou produtos do crime, se houver, e a capitulao jurdica do fato;
III. controlar, por meio do SIMP, o trmite dos procedimentos e

expedientes policiais, observando os prazos a serem respeitados por rgos e autoridades que neles tiverem de funcionar;
IV. elaborar mapas informativos, gerenciais e estatsticos relativos

ao acompanhamento de procedimentos e expedientes policiais quando ainda no distribudas ao Juzo Criminal competente e sua tramitao entre a Polcia Civil, o Ministrio Pblico e a Justia;
V.

promover aos encaminhamentos e s comunicaes devidas

relacionadas aos procedimentos e expedientes policiais que tramitam na Central de Inquritos da Capital;

VI. gerir aperfeioamento

os

servios

de

informatizao

automao

das

informaes relativas s suas atividades, promovendo seu aprimoramento e

Art. 2 Os procedimentos e expedientes policiais sero registrados, tipificados, classificados, de acordo com a natureza do delito, e distribudos diariamente, de forma eletrnica e mediante sorteio aleatrio, aos Promotores de Justia Criminais da capita, por meio do SIMP. Pargrafo nico. Os procedimentos e expedientes sorteados ficaro disposio dos Promotores de Justia Criminais, no sendo permitida sua permanncia na Central de Inquritos. Art. 3 Os procedimentos e expedientes recebidos, cadastrados e controlados pela Central de Inquritos da Capital so:
I. inquritos policiais o instrumento formal de investigao,

presidido por autoridade policial, inclusive o inqurito policial militar;


II. representaes criminais de qualquer natureza; III. peas de informao documento que traz elementos de

possvel materialidade ou autoria sobre infrao penal que no seja inqurito policial ou termo circunstanciado;
IV. termos circunstanciados encaminhados aos Juizados Especiais

Criminais. Pargrafo nico. No so recebidos, cadastrados e controlados pela Central de Inquritos da Capital:
I. peties decorrentes de aes penais privadas;

II. boletins de ocorrncias; III. inquritos referentes a crimes eleitorais; IV. procedimentos ministeriais originrios de Promotorias de Justia e Grupos de Atuao Especial do Ministrio Pblico; V. comunicaes de priso em flagrante.

Art.4 Os Promotores de Justia faro as requisies de diligncias que considerarem imprescindveis ao oferecimento de denncia, nos termos do art. 16 do Cdigo de Processo Penal, diretamente autoridade policial que presidiu o procedimento ou expediente policial, consignando-lhe, analiticamente, as provas que desejarem ser produzidas. Pargrafo nico. As requisies de diligncias complementares determinadas pelo Promotor de Justia sero objeto de controle e acompanhamento pela Central de Inquritos, cabendo-lhe:
I. proceder ao registro das diligencias decorrentes de investigao,

instruo, inspeo ou providncia requisitada ou empreendida pelo Ministrio Pblico;


II. acompanhar e controlar os prazos de cumprimento nelas

estabelecidos;
III. proceder

ao processamento

controle das expedies,

andamentos e juntadas correspondentes; Art. 5 A Central de Inquritos proceder ao registro e remessa dos autos correspondente Vara Criminal do foro da capital, aps a respectiva manifestao do Promotor de Justia. Pargrafo nico. A Central de Inquritos proceder ao registro das manifestaes de que trata o caput deste artigo, acompanhando a correta extrao e encaminhamento das informaes ao Procurador Geral de Justia, por meio do SIMP. Art. 6. Aos Promotores de Justia que atuam na Central de Inquritos, sempre na primeira fase da persecuo penal, cabe: I. autoridade policial; II. oferecer denncia; III. promover o arquivamento do inqurito policial; manifestar-se nos pedidos e representaes formulados pela

IV. requerer a decretao de priso, temporria ou preventiva, bem

como, manifestar-se nas representaes e comunicaes de prises temporrias ou preventivas encaminhados; V. requerer o relaxamento das prises ilegais; VI. requisitar as diligncias necessrias, podendo acompanhar a realizao das mesmas; VII. manifestar-se nas representaes e pedidos para instaurao de inqurito policial ou procedimento de investigao criminal; VIII. requerer e manifestar-se nos procedimentos referentes s medidas cautelares de natureza penal; Art. 7 A distribuio dos procedimentos e expedientes policiais ser realizada por meio de equipes especializadas constitudas pela coordenao da Central de Inquritos, considerando a organizao das Promotorias de Justia e a similaridade ou paridade dos crimes e infraes penais. Pargrafo nico. O Coordenador da Central de Inqurito, sempre que o nmero de procedimentos de determinada equipe ultrapassar o montante das demais, poder deslocar Promotores de equipes diversas para atuao em conjunto, comunicando previamente aos membros de cada equipe alterada. Art.8 Para efeito de distribuio dos procedimentos e expedientes policiais considerar-se-:
I. II.

as atribuies de cada uma das equipes constitudas; nos casos de pluralidade de crimes, crimes em conexo ou

continncia a prevalncia da distribuio para a equipe especializada, levando-se em considerao o delito de maior gravidade, nos casos de duplicidade de equipe especializada. Art. 9 O coordenador da Central de Inquritos da Capital, cujas funes sero exercidas por membro do Ministrio Pblico designado pelo Procurador-Geral de Justia, ter as atribuies de:

I. planejar, organizar e coordenar as atividades da Central de Inquritos; II. buscar permanentemente a integrao com os Promotores de Justia Criminais da Capital, prestando o apoio e assessoramento nas atividades da sua rea de atuao, de modo a propiciar uma ao sistmica; III.cumprir e fazer cumprir as normas e procedimentos administrativos estabelecidos;
IV. acompanhar os trabalhos de distribuio de procedimentos e

expedientes policiais;
V.

articular-se com as autoridades policiais e representantes de

rgos de segurana pblica, visando estabelecer o acompanhamento sistemtico da tramitao dos procedimentos e expediente policiais, bem como do cumprimento dos prazos e da qualidade das diligncias requisitadas e solicitadas VI. assistir o Coordenador do CAOCRIM em matria concernentes sua rea de atribuio; VII. apresentar ao Procurador-Geral de Justia e ao Coordenador do CAOCRIM relatrios das atividades desenvolvidas e dos resultados alcanados. Art. 10. A Central de Inquritos contar com um Coordenador Administrativo, com atribuies de:
I.

supervisionar e orientar a execuo das atividades relativas

a registros, distribuio e encaminhamentos dos procedimentos e expedientes policiais;


II.

dirigir,

distribuir

supervisionar

as

atividades

desempenhadas pelos servidores e estagirios da Central de Inquritos;


III . confeccionar e emitir relatrios referentes ao controle e

distribuio dos inquritos policiais e outras peas informativas;


IV . acompanhar o andamento dos procedimentos e expedientes

policiais, fornecendo informaes, certides e dados relativos s atividades da Central de Inquritos;


V.

propor medidas que visem racionalizao dos trabalhos e

ao bom funcionamento dos servios;

VI .

Executar tarefas especficas que lhe forem designadas pelo relatrios das atividades desenvolvidas na

Coordenador da Central de Inquritos.


VII . apresentar

Central de Inquritos Art.11. A distribuio de procedimentos e expedientes policiais obedecer aos seguintes critrios: I. nas frias e licenas-prmio, no haver distribuio nos 05 (cinco) dias corridos anteriores ao primeiro dia do incio do afastamento. II. nas autorizaes para ausentar-se da comarca, no haver distribuio nos 02 (dois) dias corridos anteriores ao primeiro dia do incio do afastamento. 1 Nas transferncias de frias, licenas-prmio e demais afastamentos, por iniciativa do Promotor de Justia, a distribuio ser retomada imediatamente, compensaes. 2 Nas suspenses de frias, licenas-prmio e demais afastamentos, por iniciativa do Promotor de Justia, este no far jus ao disposto nos incisos I e II do caput deste artigo, por ocasio do perodo reprogramado. Art. 12. As ocorrncias relacionadas a frias, afastamentos e ausncias devero ser comunicadas pelo Promotor de Justia Central de Inquritos, de forma a no acarretar prejuzos quanto ao fiel cumprimento dos prazos, na forma a seguir:
I.

cabendo

Central

de

Inquritos

proceder

devidas

at 06 (seis) dias corridos antes do primeiro dia do incio at 03(trs) dias corridos, antes do primeiro dia do incio at 24 (vinte e quatro) horas aps o primeiro dia do

das frias e licenas;


II.

da ausncia autorizada;
III.

perodo da licena para tratamento de sade;

Pargrafo nico. A falta da comunicao imediata Central de Inquritos implicar na compensao automtica do nmero de procedimentos no recebidos, to logo se restabelea o retorno s atividades normais. Art. 13. Este Ato Normativo entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio, especialmente o Ato n 005, de 31 de agosto de 2004.

GABINETE DO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIA, em 17 de dezembro de 2010.

WELLINGTON CSAR LIMA E SILVA Procurador-Geral de Justia

Potrebbero piacerti anche