Sei sulla pagina 1di 6

Fsica Eletricidade e Magnetismo Autor: Eng. Clovis Almeida Exerccios - Capacitncia. 1. A unidade de capacitncia equivalente a a. J/C. b. V/C. c. J2/C.

C. d. C/J. e. C2/J.

e. Nenhuma das respostas acima.

6. A capacitncia de um capacitor com placas planas e paralelas com


rea A e separao entre as placas igual a d dada por: a. 0d/A. b. 0d/2A.. c. 0A/d. d. 0A/2d. e. Ad/ 0.

7. A expresso que define a capacitncia de um capacitor com placas


planas e paralelas : a. Diretamente proporcional rea de uma das placas. b. Diretamente proporcional s cargas armazenadas. c. Independente de qualquer material inserido entre as placas. d. Diretamente proporcional diferena de potencial aplicada s placas. e. Diretamente proporcional separao entre as placas. 8. A rea de uma das placas e a separao entre elas de cinco capacitores so: I capacitor 1: rea A0, separao d0. II capacitor 2: rea 2A0, separao 2d0. III capacitor 3: rea 2A0, separao d0/2. IV capacitor 4: rea A0/2, separao 2d0. V capacitor 5: rea A0, separao d0/2. Classifique os capacitores acima, de acordo com suas capacitncia, do menor para o maior. a. 1, 2, 3, 4, 5. b. 5, 4, 3, 2, 1. c. 5, 3 e 4 empatam, 1, 2. d. 4, 1 e 2 empatam, 5, 3. e. 3, 5 e 2 empatam, 1, 4. 9. A capacitncia de um capacitor com placas planas e paralelas pode ser aumentada: a. Pelo aumento da carga. b. Pela reduo da carga. c. Pelo aumento da separao das placas. d. Pela reduo da separao das placas. e. Pela reduo da rea de uma das placas. 10.Se tanto a rea de uma das placas e a separao entre elas so duplicadas, a capacitncia: a. Dobra.

2. Um farad o mesmo que: a. J/V. b. V/J. c. C/V. d. V/C. e. N/C. 3. Quando se diz que um capacitor C possui uma carga Q, significa
que as cargas reais em suas armaduras so: a. Q, Q. b. Q/2, Q/2. c. Q, Q. d. Q/2, Q/2. e. Q, 0.

4. Cada armadura de um capacitor armazena uma carga de 1 mC,


quando uma diferena de potencial de 100 V aplicada. A capacitncia do capacitor : a. 5 F. b. 10 F. c. 50 F. d. 100 F. e. Nenhuma das respostas acima.

5. Para carregar um capacitor de 1 F com 2 C necessria uma


diferena de potencial de: a. 2 V. b. 0,2 V. c. 5 V. d. 0,5 V.

b. c. d. e.

Reduz-se metade. No se altera. Triplica. Quadruplica.

d. 7,1 x 106 C. e. 1,4 x 105 C. 16.


Um capacitor de placas planas e paralelas possui uma das placas com rea de 0,2 m2 e separao entre as placas de 0,1 mm. Se a magnitude da carga em cada uma das placas de 4,0 x 10 6 C, a diferena de potencial entre as placas deve ser aproximadamente: a. 0. b. 4,0 x 102 V. c. 1,0 x 102 V. d. 2,0 x 102 V. e. 4,0 x 108 V.

11.Se a rea de uma das placas de um capacitor com placas planas e paralelas, carregado e isolado, for duplicada: a. O campo eltrico ser duplicado. b. A diferena de potencial ser reduzida metade. c. A carga em cada placa ser reduzida metade. d. A densidade superficial de carga em cada placa ser duplicada. e. Nada se pode afirmar. 12.Se a separao entre as placas de um capacitor com placas planas e paralelas, carregado e isolado, for duplicada: a. O campo eltrico ser duplicado. b. A diferena de potencial ser reduzida metade. c. A carga em cada placa ser reduzida metade. d. A densidade superficial de carga em cada placa ser duplicada. e. Nenhuma das acima.

17.

A capacitncia de um capacitor esfrico com o raio interno a e o raio externo b proporcional a: a. a/b. b. b a. c. b2 a2. d. ab/(b a). e. ab/( b2 a2).

13.
a. b. c. d. e.

Separando-se as placas de um capacitor carregado isolado: Aumenta-se a capacitncia. Aumenta-se a diferena de potencial. A diferena de potencial no afetada. Reduz-se a diferena de potencial. A capacitncia no afetada.

18.

14.Se a carga de um capacitor de placas planas e paralelas duplicada: a. A capacitncia reduzida metade. b. A capacitncia duplicada. c. O campo eltrico reduzido metade. d. O campo eltrico duplicado. e. A densidade superficial de cargas no se altera em qualquer das placas.

A capacitncia de um condutor esfrico isolado com raio R proporcional a: a. R. b. R2. c. 1/R. d. 1/R2. e. Nenhuma das acima.

19.

15.

Um capacitor de placas planas e paralelas possui uma das placas com rea de 0,2 m2 e separao entre as placas de 0,1 mm. Para obter-se um campo eltrico de 2,0 x 106 V/m entre as placas, a magnitude da carga em cada uma das placas deve ser: a. 8,9 x 107 C. b. 1,8 x 106 C. c. 3,5 x 106 C.

Duas esferas condutoras possuem raios R1 e R2, com R1 maior que R2. Se elas estiverem bem afastadas uma da outra, a capacitncia proporcional a: a. R1R2/(R1 R2). b. R12 R22. c. (R1 R2)/R1R2. d. R12 + R22. e. Nenhuma das acima. 20.A capacitncia de um capacitor cilndrico pode ser aumentada: a. Reduzindo-se o raio do cilindro interno e o comprimento. b. Aumentando-se o raio do cilindro interno e comprimento.

c.

Aumentando-se o raio do cilindro externo e reduzindo-se o comprimento. d. Diminuindo-se o raio do cilindro interno e aumentando-se o raio do cilindro externo. e. Somente reduzindo-se o comprimento.

c. O dobro da diferena de potencial do capacitor de 1 F. d. A metade da diferena de potencial do capacitor de 1 F.


e. Nenhuma das acima.

25.

21.

Uma bateria utilizada para carregar dois capacitores idnticos, associados em srie. Considerando que a diferena de potencial entre os terminais da bateria V e a carga total fornecida pela bateria Q, ento a carga na armadura positiva de cada capacitor e a diferena de potencial em cada capacitor : a. Q/2 e V/2, respectivamente. b. Q e V, respectivamente. c. Q/2 e V, respectivamente. d. Q e V/2, respectivamente. e. Q/2 e 2V, respectivamente.

Representando a carga por Q, a diferena de potencial por V e a energia armazenada por U, podemos dizer que, dentre as grandezas mencionadas, capacitores em srie possuem iguais: a. Somente Q. b. Somente V. c. Somente U. d. Somente Q e U. e. Somente V e U.

26.

22.

Uma bateria utilizada para carregar dois capacitores idnticos, associados em paralelo. Considerando que a diferena de potencial entre os terminais da bateria V e a carga total fornecida pela bateria Q, ento a carga na armadura positiva de cada capacitor e a diferena de potencial em cada capacitor : a. Q/2 e V/2, respectivamente. b. Q e V, respectivamente. c. Q/2 e V, respectivamente. d. Q e V/2, respectivamente. e. Q/2 e 2V, respectivamente. Um capacitor de 2 F e outro de 1 F so conectados em srie e uma diferena de potencial aplicada associao. O capacitor de 2 F possui: a. O dobro da carga do capacitor de 1 F. b. A metade da carga do capacitor de 1 F. c. O dobro da diferena de potencial do capacitor de 1 F. d. A metade da diferena de potencial do capacitor de 1 F. e. Nenhuma das acima.

Representando a carga por Q, a diferena de potencial por V e a energia armazenada por U, podemos dizer que, dentre as grandezas mencionadas, capacitores em paralelo possuem iguais: a. Somente Q. b. Somente V. c. Somente U. d. Somente Q e U. e. Somente V e U.

27.

23.

Dois capacitores C1 e C2 so conectados em paralelo. A capacitncia equivalente dada por: a. C1C2/(C1 + C2). b. (C1 + C2)/C1C2. c. 1/(C1 + C2). d. C1/C2. e. C1 + C2

28. Dois capacitores C1 e C2 so conectados em srie. A capacitncia


equivalente dada por: a. C1C2/(C1 + C2). b. (C1 + C2)/C1C2. c. 1/(C1 + C2). d. C1/C2. e. C1 + C2

Um capacitor de 2 F e outro de 1 F so conectados em paralelo e uma diferena de potencial aplicada associao. O capacitor de 2 F possui: a. O dobro da carga do capacitor de 1 F. b. A metade da carga do capacitor de 1 F.

24.

29. Dois capacitores C1 e C2 so conectados em paralelo e uma diferena


de potencial aplicada associao. Se o capacitor equivalente associao possui a mesma diferena de potencial, ento a carga do capacitor equivalente igual:

a. carga em C1. b. soma das cargas em C1 e C2. c. diferena das cargas em C1 e em C2. d. Ao produto das cargas em C1 e em C2. e. Nenhuma das acima.

30.

Uma esfera de capacitncia C1 tem carga de 20 C. Se a carga for aumentada para 60 C, a nova capacitncia C2 ser: a. 3C1, pois a capacitncia depende da carga. b. 6C1, pois a capacitncia depende do dobro da carga. c. 1,5C1, pois a capacitncia depende da metade da carga. d. Igual a C1, pois a expresso para obtermos a capacitncia no depende da carga. e. Nenhuma das respostas acima. 31.Um sistema de dois condutores com cargas iguais e opostas pode ser definido como: a. Capacitor. b. Resistor. c. Indutor. d. Transistor. e. Termistor.

respectivamente. Quando desconectados e carregados separadamente pela mesma bateria, possuem cargas R e S, respectivamente. Ento: a. R > S > Q = P. b. P > Q > R = S. c. R > P = Q > S. d. R = P > S = Q. e. R > P > S = Q 35.Assinale a alternativa correta: a. A capacitncia diretamente proporcional rea das armaduras. b. A capacitncia em nada depende da rea das armaduras. c. A capacitncia no depende da permissividade do dieltrico. d. Se dobrarmos a distncia entre as armaduras a capacitncia no se altera. e. Nenhuma das acima.

36.

32.

Dois capacitores C1 e C2 esto conectados em srie e uma diferena de potencial aplicada esta associao. Considerando que a capacitncia equivalente est submetida mesma diferena de potencial, ento a carga da capacitncia equivalente a mesma que: a. A carga em C1. b. A soma das cargas de C1 e de C2. c. A diferena entre as cargas de C1 e de C2. d. O produto das cargas de C1 e de C2. e. Nenhuma das acima. 33.Dois capacitores idnticos, cada um com capacitncia C, so conectados em paralelo e esta associao conectada em srie a um terceiro capacitor idntico. A capacitncia resultante do arranjo : a. 2C/3. b. C. c. 3C/2. d. 2C. e. 3C.

Dois capacitores idnticos so conectados em srie e outros dois, idnticos aos dois primeiros, so conectados em paralelo. A capacitncia equivalente associao em srie, em relao associao em paralelo : a. O dobro. b. O qudruplo. c. A metade. d. Um quarto. e. Igual. 37. absolutamente incorreto afirmar-se que: a) as linhas de campo eltrico em um capacitor de placas planas paralelas so paralelas e igualmente espaadas; b) as linhas de campo eltrico em um capacitor coaxial so radiais; c) as linhas de campo eltrico em um capacitor de placas planas paralelas so radiais; d) a quantidade de carga transferida a um capacitor proporcional fora gravitacional entre as armaduras; e) todas as alternativas acima esto incorretas. Um capacitor de placas planas e paralelas tem as placas quadradas com lado de 10 cm, separadas por 1 mm, submetidas a uma tenso de 12 V. Responder as questes 22 a 24. 38.A capacitncia do capacitor : a) 88,5 pF; b) 98,5 nF; c) 8,85 F; d) 9,85 mF; e) n. r. a.

34.

Um capacitor de 2 F e outro de 1 F so conectados em srie e carregados por uma bateria. As cargas armazenadas so P e Q,

39.A carga transferida ao capacitor : a) 1,66 pC; b) 1,56 C; c) 10,6 pC; d) 1,16 mC; e) 1,26 C. 40.A quantidade de eltrons armazenados aproximadamente: a) 6,6 x 106; b) 6,6 x 107; c) 6,6 x 108; d) 6,6 x 109; e) 6,6 x 1010.

d) 8,24 nJ; e) n. r. a.

45.

Considere trs capacitores com capacitncias de 3,0 F, 6,0 F e 12 F. Se forem associados em paralelo, a capacitncia equivalente : a) 21 F; b) 1,7 F; c) 1,2 F; d) 2,1 F; e) n. r. a.

46.

41.

Um capacitor de 15 F est carregado a 60 V. Qual a energia eletrosttica armazenada no capacitor? a) 0,027 J; b) 0,027 pJ; c) 0,027 mJ; d) 0,0027 J; e) 0,027 J. Um capacitor de placas planas paralelas quadradas com 14 cm de lado e separadas por uma distncia de 2,0 mm, no vcuo, ligado a uma bateria e carregado at 12 V. A bateria ento desligada do capacitor e a separao entre as placas aumentada para 3,5 mm. Responder as questes de 26 a 28. 42.A capacitncia inicial do capacitor : a) 68,7 mF; b) 86,7 F; c) 68,7 nF; d) 86,8 pF; e) 68,7 F. 43.A carga transferida inicialmente ao capacitor : a) 6,04 C; b) 2,04 mC; c) 0,04 C; d) 1,04 nC; e) 0,04 pC. 44.A energia armazenada inicialmente no capacitor de: a) 5,24 nJ; b) 7,24 nJ; c) 6,25 nJ;

Considere trs capacitores com capacitncias de 3,0 F, 6,0 F e 12 F. Se forem associados em srie, a capacitncia equivalente : a) 21 F; b) 1,7 F; c) 1,2 F; d) 2,1 F; e) 21 pF.

47.

Assinale a sentena correta: a) a capacitncia de um capacitor de placas paralelas no depende da separao entre as placas; b) a capacitncia de um capacitor coaxial no depende do dieltrico; c) a energia armazenada em um capacitor no depende da sua geometria; d) a energia armazenada em um capacitor depende da sua geometria; e) n. r. a.

48.Se conectarmos trs capacitores a uma bateria, de forma a obtermos o mximo de energia armazenada, os capacitores devem estar: a) em srie; b) dois em srie com um em paralelo; c) dois em paralelos com um em srie; d) nem em srie nem em paralelo; e) em paralelo. 49.Um dieltrico deve ser um material: a) de cobre; b) metlico; c) bom condutor; d) mau condutor; e) n. r. a.

50.Se considerarmos que a permissividade eltrica do papel maior que a do vcuo, podemos afirmar que se colocarmos o papel como dieltrico: a) a capacitncia do capacitor no se altera; b) a capacitncia do capacitor se anula; c) no depende do dieltrico; d) a capacitncia do capacitor aumenta; e) a capacitncia do capacitor oscila. 51.Assinale a sentena correta: a) o capacitor um dispositivo para consumir cargas eltricas; b) o capacitor um dispositivo para dissipar cargas eltricas; c) o capacitor um dispositivo para dispersar cargas eltricas; d) o capacitor um dispositivo para armazenar cargas eltricas; e) n.r.a. 52.Se a diferena de potencial em um capacitor dobrada, por qual fator a energia muda? a) 2; b) 4; c) 6; d) 8; e) 0,5. 53.Um capacitor possui o vcuo como dieltrico e um outro possui o papel como dieltrico. Podemos afirmar que: a) a energia armazenada no segundo igual do primeiro; b) a energia armazenada no segundo menor que no primeiro; c) a energia armazenada no segundo maior que no primeiro; d) no possvel armazenar energia no primeiro; e) no possvel armazenar energia no segundo.

c. d.

e.
57.

Capacitor. Gerador. Um frasco para por cerveja marca Leyden.

O raio um fenmeno: a. Inofensivo. b. Semelhante descarga de um capacitor. c. Que nunca se repete no mesmo lugar. d. Que no tem relao com eletrosttica. e. Que s ocorre em alto mar.

54.

Um capacitor de 6 F ligado a uma bateria de 12 volts. Aps ser carregado , em seguida, desconectado. Conecta-se, agora, a este mesmo capacitor, um outro de 3 F, em srie. Qual a diferena de potencial em cada capacitor? Resp.: 8 volts.

55.

Um capacitor de 6 F carregado atravs de um resistor de 5 k por uma fonte de 500 volts. Qual o tempo necessrio para que o capacitor adquira uma carga de 99 % da carga final? Resp.: t = 0,14 s. 56. A garrafa de Leyden um: a. Eletroscpio. b. Pndulo eltrico.

Potrebbero piacerti anche