Sei sulla pagina 1di 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMTICA DEPARTAMENTO DE CINCIA DA COMPUTAO

MULHERES NA INFORMTICA

Salvador - BA Julho de 2011


1

JULIANA TELLES LUANA MENEZES MONIRA SILVA

MULHERES NA INFORMTICA

Projeto

apresentado

como

requisito

de

avaliao da Disciplina Computador, tica e Sociedade do curso Sistemas de Informao da UFBA Universidade Federal da Bahia, orientado pelo professor Celso Saibel.

Salvador - BA Julho de 2011


2

A mulher o negro do mundo. A mulher a escrava dos escravos. Se ela tenta ser livre, tu dizes que ela no te ama. Se ela pensa, tu dizes que ela quer ser homem.

John Lennon

SUMRIO

1. INTRODUO...................................................................................................... 05 2. OBJETIVOS.......................................................................................................... 06 3. JUSTIFICATIVA................................................................................................... 07 4. METODOLOGIA................................................................................................... 08 5. CRONOGRAMA................................................................................................... 11 6. CONCLUSO....................................................................................................... 12 7. REFERNCIAS.................................................................................................... 13

1. INTRODUO
Apesar das mulheres, na maioria das vezes, serem vistas de um ngulo preconceituoso por pessoas que as julgam sem aptido e competncia para atuar na rea de tecnologia, elas foram muito importantes para o desenvolvimento desta. Isto pode ser observado atravs das realizaes alcanadas pelas primeiras mulheres atuantes na informtica e propiciaram importantes avanos na construo do estudo da informtica e, na maioria das vezes, permaneceram invisveis. Duas das pioneiras so Ada Byron (Lady Lovelace), a primeira mulher considerada

programadora da histria e Grace Murray Hopper pela sua contribuio no desenvolvimento da linguagem de programao COBOL, ainda utilizada nos dias de hoje, e pelo desenvolvimento do primeiro compilador. A falta de exemplos femininos tem sido apontada como um dos fatores que leva pequena participao das mulheres nas cincias, principalmente nas cincias exatas. Inmeros obstculos sobrepem-se e figuram um enorme impasse para que a participao feminina seja as que efetivada nas reas mais cientficas na o e rea seu

tecnolgicas. Contudo, de software, atividade

pioneiras necessita

destacam-se, de lgica

principalmente, matemtica para

desenvolvimento, talvez por isso, as acima citadas eram quase todas matemticas. E pensar que raciocnio lgico uma das qualidades que nem sempre dada a uma mulher. Como explicar este fenmeno? Determinao e gosto pela matemtica. Sem estas caractersticas, nenhuma delas se empenharia na difcil atividade de trabalhar com software. Mesmo em nmero reduzido, as mulheres que se dedicaram informtica marcaram o desenvolvimento desta rea do conhecimento e da sociedade como um todo. Se os obstculos para que as mulheres sigam as suas carreiras profissionais forem reduzidos, se a famlia, os professores, a sociedade como um todo passarem a incentivar as mulheres a ingressar em carreiras cientficas, num futuro prximo esta situao possa ser revertida e a participao feminina nas carreiras cientficas em geral, e na informtica especificamente aumente significativamente.

2. OBJETIVOS

O projeto Mulheres na Informtica tem por finalidade, mostrar a importncia da presena feminina na informtica e porque as mulheres deveriam ingressar e atuar fortemente no ramo da tecnologia da informao. Foi visando estimular o interesse pela rea nas mulheres e conscientizar os indivduos da possibilidade de atuao feminina, que estamos apresentamos este projeto.

3. JUSTIFICATIVA

Entender a importncia da figura feminina no mbito da informtica, tal qual a masculina. Saber o porqu das mulheres ingressarem na rea, expor a existncia do preconceito de gnero. Entender como este preconceito capaz de fazer com que algumas mulheres desistam de atuar na rea por e abandonem seus empregos. Visar o quanto a sociedade precisa amadurecer sobre o papel da mulher em todas as reas do mercado de trabalho, no apenas no que tange tecnologia.

4. METODOLOGIA

O projeto deteve-se em pesquisas de nomes femininos que se tornaram destaque na rea pelos seus feitos e entrevistas com homens e mulheres sobre os diversos aspectos da participao feminina na informtica. A internet foi instrumento utilizado na construo deste projeto e recolhimento de dados aqui apresentados. Uma pesquisa realizada com alunos do nosso curso, Sistemas de Informao, apresentou, por parte das mulheres, que a escolha da rea deveu-se ao amplo mercado, boa remunerao, e um contato prvio com a rea num curso tcnico ou algo do tipo. J os homens indicaram como um dos fatores positivos, o contato com uma pessoa do sexo feminino no seu ambiente de trabalho, tendo em vista que atualmente, a macia maioria dos seus colegas de trabalho do sexo masculino. Nas pesquisas externas percebemos que h mulheres interessadas e que j trabalham na rea de tecnologia, porm h as que nunca cogitaram essa possibilidade. Contudo, em ambos os casos o primeiro e terceiro questionamentos foram respondidos de forma homognea. O que nos permitiu concluir que trabalhando ou no na rea, a sensao repulsiva do mercado a equiparvel. Foram feitas trs perguntas-chave que seguem abaixo junto aleatrias respostas:

1. Como voc analisa o mercado de trabalho para as mulheres no ramo da informtica? O mercado de trabalho no ramo da informtica para mulheres ainda se encontra em dficit, acredito que pelo fato de em tempos passados as mulheres serem influenciadas em sua educao a lecionar deixando a tecnologia de lado. E como envolve tambm muita matemtica esse campo fica mais favorvel aos homens j que provado cientificamente que os mesmos tm mais facilidade, o que no impede que as mulheres possam desenvolver bem os campos da informtica e afins.

2. Voc j pensou estudar/ trabalhar algo relacionado? 2.1 Sim, j pensei em trabalhar com algo ligado a informtica, tecnologia, pois o mercado est com um bom crescimento. 2.2 Nunca pensei em estudar nem trabalhar, porm acho interessante algo do tipo publicidade com informtica. 3. Voc acha que ainda h um preconceito com as mulheres que trabalham no ramo? Sim. Como nossa prpria histria traz, todas as novidades no mercado de trabalho que trazem satisfaes financeiras, primeiro, tem sido dominadas pelos homens. Ainda h uma subestimao da capacidade feminina em diversas funes que no estejam relacionadas ao cuidar (como educao, enfermagem, servios domsticos...). Sempre que a mulher tenta "ultrapassar" as barreiras dessas imposies da sociedade recepcionada com

preconceitos e discriminaes. Foi assim com a construo civil, esporte, gestes administrativas e no ser diferente com a rea de informtica. Porm, existe sim um porque para esse preconceito: a conscincia da capacidade e do poder feminino! Numa sociedade machista e retrgrada, de se esperar qualquer tipo de receio como esse.

Durante as pesquisas encontramos nomes de mulheres que foram muito importantes para o avano de pesquisas sobre a informtica, entre elas esto: Marina C. Chen: A sua pesquisa inclui o design e a implementao dos compiladores Fortran para plataformas de alta performance. Tambm foi Presidente da Cooperating Systems Corporation. Adele Goldberg: Trabalhou na criao do primeiro window, uma interface baseada em cones. Madge Greswold: Ajudou no desenvolvimento da linguagem de programao ICON. Lois Haibt: Desenvolveu um analisador de expresso aritmtica,

componente essencial para o compilador FORTRAN.


9

Sister Mary Kenneth Keller: Participou no desenvolvimento da linguagem BASIC. Foi tambm a primeira mulher a receber o grau de doutora em cincia da computao nos Estados Unidos. Emmy Noether: Pesquisou lgebra abstrata que forneceu os fundamentos para a criao da linguagem PROLOG. Susan Owicki: Pesquisou sistemas distribudos, anlise de desempenho e sistemas fiveis para o comrcio eletrnico.

Para o cenrio atual, daremos destaque a Virginia M. Rometty, vice-presidente snior de vendas e distribuio da International Business Machines Corp, a famosa IBM. A executiva, de 53 anos, citada como a pessoa mais preparada para assumir a presidncia global da companhia e seria a primeira mulher a ocupar o cargo.

10

5. CRONOGRAMA

Cronograma Junho/Julho de 2011


3 semana de Junho Pesquisa Bibliogrfica Aplicao de Questionrios Processamento de Dados Desenvolvimento do Projeto Criao do Blog Apresentao X X X X X X 4 semana de Junho 1 semana de Julho 2 semana de Julho

11

6. CONCLUSO

Conclumos que a sociedade precisa "derrubar as barreiras" que impedem que as mulheres prossigam, e s mulheres cabe buscar slida formao, reciclagem de seus conhecimentos atravs de um constante aprimoramento e desenvolver uma srie de competncias que as mantenham sempre em destaque, j que o preconceito tende a ofuscar as qualidades profissionais das mesmas. Deste modo, as empresas aprendero a valorizar tambm o conhecimento, a competncia e o talento femininos, o que certamente est ajudando as mulheres a terem cada vez mais uma insero efetiva no mercado de trabalho.

12

7. REFERNCIAS

MULHERES NA INFORMTICA. Disponvel em: http://www.blog.alinefbrito.com/2009/06/mulheres-na-informtica/ Acesso em: 30jun s 14:15 hrs. MULHERES NA INFORMTICA: QUAIS FORAM AS PIONEIRAS? Disponvel em:<http://www.scielo.br/pdf/cpa/n27/32144.pdf> Acesso em: 30jun s 14:30 hrs. GRUPO DE MULHERES NERDS SE RENE NA CAMPUS PARTY PARA COMBATER A MAIORIA MASCULINA. Disponvel em: <http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/grupo-de-mulheresnerds-se-reune-na- campus-party-para-combater-a-maioria-masculina-20110118.html>. Acesso em: 30jun s 14:18 hrs. MULHERES TECNOLGICAS. Disponvel em: <http://videos.sapo.pt/zZzHT1FUKlyJsL9yds2j>. Acesso em 30jun s 14:45 hrs.

13

Potrebbero piacerti anche