Sei sulla pagina 1di 6

SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.

TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Ufpe 96) Na(s) questo(es) a seguir escreva nos parnteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa. 1. Analise as proposies: ( ) O PIB, o PNB e a Renda "per capita" so expresses econmicas que medem ou indicam a riqueza e a qualidade de vida de um pas. ( ) O Plano Marshall foi o principal responsvel pela recuperao a consolidao econmica do bloco Capitalista, implementado principalmente em pases da Europa Ocidental, aps a Segunda Guerra. ( ) Alm dos treze pases europeus capitalistas, participam tambm da OTAN dois pases americanos; os Estados Unidos e o Canad. ( ) O Produto Nacional Bruto diz respeito soma do valor de toda a produo econmica de um pas, em um determinado perodo, excluindo-se os rendimentos enviados para o exterior. ( ) Os pases que apresentam uma elevada renda "per capita" so considerados desenvolvidos. 2. (Uerj 2009)

Um mercado avassalador dito global apresentado como capaz de homogeneizar o planeta quando, na verdade, as diferenas locais so aprofundadas. H uma busca de uniformidade, ao servio dos atores hegemnicos, mas o mundo se torna menos unido, tornando mais distante o sonho de uma cidadania verdadeiramente universal. MILTON SANTOS. "Por uma outra globalizao". Rio de Janeiro: Record, 2000. Com base nos quadrinhos e no fragmento de texto, dois elementos contraditrios do processo de globalizao capitalista esto identificados em: a) integrao econmica e polarizao social b) acesso ao consumo e reduo relativa das distncias espaciais c) liberalizao do mercado e ampliao da participao poltica d) formao de blocos econmicos e diminuio da renda mdia 3. (Ufpe 95) Em relao diviso do Mundo em funo dos nveis de desenvolvimento, correto afirmar: a) pases como a ndia, o Brasil e a Frana fazem parte do Terceiro Mundo; b) o Brasil, sendo um pas subdesenvolvido, apresenta uma elevada representatividade da populao com mais de 65 anos. c) a baixa expectativa de vida um indicador demogrfico de pases desenvolvidos; d) a agricultura intensiva uma caracterstica de pases subdesenvolvidos como a ndia e a frica do Sul; e) na Sucia e no Canad, registrado baixo crescimento natural da populao;

7/14/2011

4:48

pag.1

SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.


4. (Unesp 88) A partir da dcada de 50, muitas empresas de pases capitalistas desenvolvidos passaram a instalar filiais (principalmente unidades de transformao industrial) nos chamados pases subdesenvolvidos. Que condies favorveis a essa iniciativa encontraram nestes pases? a) Grande mercado consumidor; presena de mo-de-obra especializada e de alto grau de escolaridade; alto nvel de renda, bem distribuda entre a maior parte da populao. b) As alternativas a e b so corretas. c) As alternativas a e c so corretas. d) Grande quantidade de mo-de-obra disponvel; salrios baixos; impostos reduzidos; facilidades de remessa de lucros para o exterior ausncia de controle da poluio. e) Rgidas leis de controle da poluio e de remessa de lucros; pouca mo-de-obra disponvel, mas de alto padro salarial. 5. (Fatec 95) Analise a tabela adiante onde est indicada a porcentagem do Produto Interno Bruto destinado para pesquisa em 1989 nos seguintes pases:

O investimento em pesquisa est intimamente relacionado com o desenvolvimento da cincia e da tecnologia que, por sua vez, constitui-se em um dos indicadores do poder industrial, econmico e poltico dos pases. A partir das informaes acima, assinale a alternativa correta. a) o Japo, o maior investidor em pesquisa, no tem seu investimento traduzido em poder econmico, pois todas as suas indstrias esto instaladas fora do territrio do pas. b) entre os que mais investem em pesquisa visando ao desenvolvimento industrial est presente a Tchecoslovquia, pas integrante da Comunidade Econmica Europia. c) a ex-URSS tem no seu alto investimento em pesquisa a explicao das transformaes acontecidas na poltica e na economia que levaram ao fim do socialismo real. d) o total de investimentos em pesquisa feitos pelo conjunto dos pases da Europa Ocidental ultrapassa o dos E.U.A. e o do Japo, colocando a regio como um dos grandes blocos de poder no mundo. e) os E.U.A. so os maiores investidores em pesquisa, o que explica a sua posio de pas de maior poder poltico e desenvolvimento econmico-industrial. 6. (Unesp 2006) Sobre a queda do muro de Berlim, no dia 10 de novembro de 1989, correto afirmar que a) resultou de uma longa disputa diplomtica, que culminou com a entrada da Alemanha no Pacto de Varsvia. b) expressou os esforos da ONU que, por meio de acordos bilaterais, colaborou para reunificar a cidade, dividida pelos aliados. c) constituiu-se num dos marcos do final da Guerra Fria, poltica que dominou as relaes internacionais aps a Segunda Guerra Mundial. d) marcou a vitria dos princpios liberais e democrticos contra o absolutismo prussiano e conservador. e) o fato acirrou as tenses entre Oriente e Ocidente, manifestas na permanncia da diviso da Alemanha. 7. (G1 - cftce 2005) A queda do Muro de Berlim provocou no s o fim da Guerra Fria, mas tambm a instaurao de um novo mundo baseado em novas relaes econmicas e geopolticas dominadas pelo capitalismo. A Nova Ordem Internacional, ou Globalizao que se instaurou, conforme a afirmao acima, tem como caractersticas fundamentais: a) a ampliao do papel do Estado protecionista, a criao de uma moeda-padro internacional e o fortalecimento das culturas nacionais b) a busca do "Estado mnimo", a formao de blocos econmicos supranacionais e a eliminao das barreiras protecionistas c) o fechamento das fronteiras nacionais ao capital especulativo, o investimento macio na agricultura e a gerao do emprego d) a formao de blocos com propsitos belicistas, a intensificao da produo industrial e uma forte barreira ao capital especulativo e) o fortalecimento do "Estado de bem-estar", o desenvolvimento de polticas pblicas e a eliminao de barreiras protecionistas

7/14/2011

4:48

pag.2

SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.


8. (Ibmecrj 2009) A chamada Nova Ordem Mundial, que marcou o final do sculo XX, caracterizada por uma srie de importantes acontecimentos, EXCETO: a) A reunificao da Coria. b) O fim da Guerra Fria. c) A queda do Muro de Berlim. d) A imploso da Unio Sovitica. e) A redemocratizao da Europa Oriental. 9. (Uel 2006) Analise a imagem a seguir.

Com base na charge e nos conhecimentos sobre o processo de globalizao, correto afirmar: a) Com o processo de globalizao, apesar da abertura de novos mercados, uma parcela significativa da populao mundial encontra-se margem do consumo de produtos bsicos. b) A heterogeneidade cultural foi fator determinante no processo de ampliao da desigualdade social planetria, visto que alimenta prticas repulsivas incorporao dos benefcios da globalizao. c) A charge demonstra que, com os processos de globalizao, os excludos no planeta foram brindados com um irreversvel processo de incorporao ao mercado consumidor. d) A charge retrata a prtica conhecida do "dumping" (rebaixamento) comercial, estratgia inerente globalizao econmica que equalizou o acesso s mercadorias no planeta. e) A globalizao resultou no aumento do nmero de empregos, na ampliao do mercado formal de trabalho, na melhoria dos contratos de trabalho e na ampliao das conquistas sindicais.

7/14/2011

4:48

pag.3

SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.


10. (Ufsm 2006)

A ilustrao, de autoria do cartunista norte-americano Peter Kuper, nos remete nova ordem mundial ps-guerra fria, que apresenta as seguintes caractersticas: a) apesar da resistncia iraquiana ocupao norte-americana do Iraque, os EUA demonstram respeito aos Direitos Humanos com o fechamento das prises de Abu Ghraib (Iraque) e Guantanamo (Cuba). b) adoo do neoliberalismo em pases latino-americanos como Brasil e Argentina, com aumento do papel do Estado na economia, atravs das privatizaes de empresas estatais e maior despesa em gastos sociais, diminuindo o desemprego. c) a desintegrao de blocos regionais que buscam submeter-se ao poderio norte-americano, como o caso da Unio Europia. d) e Guantanamo (Cuba).b) a desintegrao de blocos regionais que buscam submeter-se ao poderio norte-americano, como o caso da Unio Europia.c) decadncia econmica e militar na China, que combina um sistema poltico de partido nico com uma economia que se abre, seletivamente, ao capital externo.d) adoo do neoliberalismo em pases latino-americanos como Brasil e Argentina, com aumento do papel do Estado na economia, atravs das privatizaes de empresas estatais e maior despesa em gastos sociais, diminuindo o desemprego.e) os EUA assumiram a condio de nica superpotncia mundial, sem considerar a posio da ONU, como no caso da invaso do Iraque, em 2003. e) decadncia econmica e militar na China, que combina um sistema poltico de partido nico com uma economia que se abre, seletivamente, ao capital externo.

7/14/2011

4:48

pag.4

SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.

GABARITO
1. F V V V F 2. [A] 3. [E] 4. [D] 5. [D] 6. [C] 7. [B] 8. [A] 9. [A] 10. [D]

7/14/2011

4:48

pag.5

SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.

RESUMO
Nmero das questes: documento banco 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 19211 27874 19265 19249 18973 7594 8248 28558 7734 7796 fixo 5549 85822 5603 5587 4006 63409 71713 86189 64856 67340

7/14/2011

4:48

pag.6

Potrebbero piacerti anche