Sei sulla pagina 1di 2

http://www.jb.com.

br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2011/02/22/sexo-oral-causa-mais-cancer-degarganta-que-cigarro-e-bebida-diz-pesquisa/

Sexo oral causa mais cncer de garganta que cigarro e bebida, diz pesquisa
Michelle Achkar +A-AImprimir

PUBLICIDADE O tabaco, substncia presente no cigarro, e o consumo de bebidas alcolicas sempre foram apontados como um dos principais fatores para desenvolvimento de cncer na regio da garganta. Pois agora cientistas afirmam que o sexo oral ocupa o topo da lista entre os comportamentos de risco.

Pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, descobriu que o vrus HPV atualmente a principal causa da doena em pessoas com menos de 50 anos. O papiloma vrus humano pode provocar leses de pele ou em mucosas. Existem mais de 200 variaes com menores e maiores graus de perigo. Um deles o causador de verrugas no colo do tero, consideradas leses pr-cancerosas. Homens com mais de 50 anos costumavam ser as principais vtimas do cncer de garganta. Principalmente aqueles com histrico de fumo e consumo de bebida alcolica. Mas o problema tem crescido em faixas etrias mais baixas, e dobrou nos ltimos 20 anos nos Estados Unidos em homens com menos de 50 anos devido ao vrus. Outros pases como Inglaterra e Sucia tambm identificaram aumento da doena devido ao HPV. Na Sucia, apenas 25% dos casos tinham relao com o vrus na dcada de 1970 e, agora, o ndice chega a 90%, de acordo com uma das pesquisadoras, a professora Maura Gillison. Segundo ela, algum infectado com o tipo de vrus associado ao cncer de garganta tem 14 vezes mais chances de desenvolver a doena. "O fator de

risco aumenta de acordo com o nmero de parceiros sexuais e especialmente com aqueles com quem se praticou sexo oral", afirmou a pesquisadora. Os resultados do levantamento vo ao encontro de outros j feitos sobre o mesmo tema, como o realizado pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Realizado no ano passado, o estudo apontou que pessoas que tiveram mais do que seis parceiros com quem praticaram sexo oral tinham nove vezes mais chances de desenvolver cncer de garganta. Nos que j haviam tido algum tipo de infeco provocada pelo HPV, o risco subia para 32 vezes. Os mdicos que realizaram o levantamento sugeriram que homens tambm sejam vacinados contra o vrus, como recomendado para as mulheres. Em pases como Inglaterra, meninas de 12 e 13 anos recebem a vacina contra HPV e, segundo dados, previne at 90% dos casos de infeces. No Brasil, h dois tipos de vacinas disponveis, contra os tipos mais comuns de cncer do colo do tero, mas o governo alerta que no h evidncia suficiente da eficcia da vacina, o que s poder ser observado depois de dcadas de acompanhamento. O governo tambm recomenda a prtica de sexo seguro como a melhor maneira de se prevenir.
Tags: CNCER, oral, sexo

Potrebbero piacerti anche