Sei sulla pagina 1di 8

Bacia sedimentar

As bacias sedimentares so depresses da superfcie terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos e, em alguns casos materiais vulcnicos. Estas podem ser de vrios tipos, de acordo com as causas da sua formao e destacamse as frontais, que se localizam frente de uma cadeia montanhosa ou de um arco de ilhas vulcnicas, que so o resultado da convergncia de placas que obriga flexo e afundamento da litosfera; as de retroarco localizam-se entre o arco de ilhas vulcnicas e o continente, pois resultam da formao de cadeias montanhosas; as de estiramento resultam da distenso da litosfera devido actuao de foras tectnicas distensivas e um exemplo destas so os riftes; por ltimo, existem as bacias sedimentares que resultam do arrefecimento da litosfera, pois este provoca um aumento da densidade das rochas e a sua subsidncia. O registro sedimentar dessas reas geralmente composto por um espesso pacote sedimentar no seu interior, o qual diminui de espessura ao se aproximar das bordas da bacia e apresentam camadas de rochas que mergulham da periferia para o centro. As bacias sedimentares preservam um registro detalhado do ambiente e dos processos tectnicos que deram forma superfcie da Terra atravs do tempo geolgico. Tambm servem como importante repositrio de recursos naturais, tais como gua subterrnea, petrleo e recursos minerais diversos.

[editar] Classificao
Os critrios utilizados para a classificao das bacias sedimentares so essencialmente tectnicos, tais como a localizao relativamente aos limites das placas, natureza do substrato da crusta, evoluo tectnica e ao grau de deformao. Assim, podem-se considerar os seguintes tipos:
y y y y y y y y

Fossas de afundimento (grabens) Bacias intracratnicas Bacias ocenicas Margens continentais Bacias frontais Bacias de retroarco Bacias intramontanhosas Bacias de pull-apart

[editar] Fossas de afundiment


So normalmente estruturas estritas e alongadas, limitadas por falhas normais conjugadas. Estas estruturas so tambm designadas por grabens. Podem ser compartimentados em grabens secundrios, limitados por pores salientes (horst).

Estes termos de origem germnica devem-se ao facto de este tipo de estruturas ser particularmente bem observvel no vale do rio Reno, ao longo da fronteira entre a Frana e a Alemanha. As dimenses das fossas de afundimento podem ser muito variveis, entre um e vrias centenas ou milhares de quilmetros. Neste ltimo caso, merecem destaque os exemplos do Golfo de Suez, do grande Vale do Rifte Este-africano e do Lago Baikal. Estas estruturas so geradas em ambientes tectnicos distensivos, tanto em locais situados no interior das placas tectnicas como nos bordos construtivos entre elas. Muitas vezes as fossas situadas ao longo de riftes continentais esto preenchidas por lagos compridos, estreitos e bastante profundos.

[editar] Bacias intracratnicas


As bacias intracratnicas localizam-se no interior de regies tectonicamente estveis os crates. So vastas depresses ovais ou arredondadas, onde se depositam sedimentos numa relao profundidade/dimetro que varia entre 1/100 1/50. Esses sedimentos so normalmente provenientes da eroso dos relevos situados na sua periferia. A taxa de sedimentao em bacias situadas a baixa altitude, depende dos movimentos de transgresso e regresso marinhas, relacionados com a subsidncia do substrato e com variaes eustticas do nvel dos mares. Por exemplo, a transgresso do Cretcico superior foi provocada por uma elevao de 400 metros do nvel dos mares do mundo inteiro.[1] Assim, depresses como as bacias do Mar do Norte, de Paris e do Orinoco so exemplos de bacias que sempre foram sensveis s variaes eustticas, sendo que a sua estratigrafia reflecte a sequncia de regresses e transgresses que as afectou. A distribuio e o tipo de depsitos sedimentares controlada pelo clima. Quando o clima rido formam-se frequentemente depsitos evaporticos (tais como sal-gema e gesso) e a sedimentao mais lenta e irregular. Quando o clima se torna mais hmido, aumenta a taxa de sedimentao e a acumulao de matria carbonosa, o que favorece o processo que leva formao de carvo. Nas bacias situadas nos bordos dos crates, sujeitas aos efeitos das transgresses marinhas, surgem ambientes favorveis formao de petrleo. Um exemplo sul-americano de bacia intracratnica a Bacia do Paran, uma ampla bacia que se desenvolveu durante as eras Paleozica e Mesozica.

[editar] Bacias ocenicas


As bacias ocenicas situam-se no interior de uma placa tectnica, mas na qual o substrato constitudo por crusta ocenica. Situam-se nos grandes fundos abissais e, de acordo com o movimento das placas e com a expanso dos fundos marinhos, este tipo de bacias tende a permanecer como bacias ocenicas durante um longo perodo de tempo geolgico. A crusta ocenica do substrato vai-se renovando constantemente a partir dos riftes das dorsais ocenicas e sobre ela se vo depositando sedimentos pelgicos em camadas tabulares. A idade dos materiais sedimentares compreendida entre a actualidade (fundo ocenico actual) e a crusta infrajacente, a qual ser

progressivamente mais moderna em direco dorsal e mais antiga em direco margem continental ou fossa ocenica.

[editar] Margens continentais


Este o mais amplo e diverso tipo de bacias, compreendendo o antigo conceito de geossinclinal. A evoluo das margens continentais faz-se ao longo de vrias fases, de acordo com o ciclo de Wilson. O processo inicia-se aps a fragmentao de uma placa continental, respectivo adelgaamento e intruso de crusta ocenica (rifte). Esta fase corresponde ao que se passa actualmente no Mar Vermelho, aps o rompimento da Arbia relativamente frica. A continuao da distenso da bacia leva a uma nova fase que corresponde a uma margem continental madura ou passiva. Esta fase vulgarmente designada por tipo atlntico, porque o tipo mais frequente de bordos continentais deste oceano, nomeadamente as plataformas continentais da Terra Nova, do Brasil e da frica ocidental. A sedimentao, lenta e progressiva, d-se especialmente nos sectores subsidentes prximos dos bordos dos continentes, sobre a zona de transio entre a crusta continental e a crusta ocenica. Prevalece um ambiente de estabilidade tectnica levando a que estas margens passivas sejam praticamente asssmicas e no vulcnicas. Consoante a abundncia de sedimentao distinguem-se as margens magras (2 a 4 km de sedimentos) das margens gordas (mais de 4 km).[3] As margens magras so um conjunto de pequenas bacias delimitadas por relevos residuais de origem tectnica, os quais difilcutam a progradao dos sedimentos vindos do continente. As margens gordas tm uma superfcie topogrfica muito mais montona porque os sedimentos acabam por cobrir os blocos tectnicos subjacentes. Uma margem magra pode vir a transformar-se numa margem gorda, sendo que essa evoluo pode favorecer a gnese de bacias petrolferas. Tal o caso das costas atlnticas de frica: golfo da Guin, Gabo, Congo e Angola. As margens continentais maduras, passivas e divergentes, continuam a sua evoluo at ocorrer uma inverso tectnica. Nessa altura, depois da formao de uma zona de subduco, elas passam a margens convergentes, terminando a sua evoluo num orgeno. Os efeitos da compresso tectnica levam ao soerguimento e dobramento das camadas sedimentares formadas previamente, constituindo importantes cadeias orognicas dobradas, como aconteceu com as grandes cordilheiras formadas durante a orogenia alpina.

[editar] Bacias frontais


Nas zonas de convergncia interplacas normal formarem-se bacias sedimentares, associadas subduco de uma das placas, frente da cadeia montanhosa ou do arco de ilhas vulcnicas que resultam desses fenmenos convergentes. Por esse motivo, so designadas por bacias frontais ou de antearco. Estas bacias podem acumular pouca quantidade de sedimentos, sob uma grande espessura de gua, como acontece, por exemplo, no arco das Aletas (no Alasca), no

arco de Luzon (nas Filipinas) e nas Pequenas Antilhas. Porm, em outros casos, o enchimento sedimentar leva a que a bacia possa estar at quase completamente emersa, como acontece em Makran (no sul do Iro e do Paquisto).

[editar] Bacias de retroarco


So as que se situam entre o continente e o arco vulcnico. Resultam da migrao do arco vulcnico causada pela sua distenso radial relativamente margem continental. Desta migrao radial resulta tambm a forma arqueada dos arquiplagos que constituem os arcos insulares vulcnicos, como por exemplo as Pequenas Antilhas, as ilhas Aletas, as ilhas da Nova Bretanha e Salomo, o arco Kamchatka-Ilhas CurilasHokkaido, as Ilhas Marianas e o arco Samatra-Java. As principais bacias de retroarco situam-se ento em redor do Oceano Pacfico, apresentando diferentes estdios de evoluo. Assim, quando a bacia ainda tem como substrato crusta continental constituda por rochas gnaisso-granticas, forma plataformas submarinas pouco profundas, tais como as que unem a Indochina ao arco Samatra-Java (Mar de Java), ou Timor Austrlia (Mar de Arafura). Nos carbonatos que se incluem nos depsitos sedimentares destas bacias, tm grande importncia os de origem recifal. Em outros casos, o processo distensivo provoca o adelgaamento e a rotura da crusta continental da bacia de retroarco. Comea ento a formar-se crusta ocenica jovem, dando origem a um mar marginal profundo. Este estdio de evoluo o mais comum em todo o bordo ocidental do Pacfico, desde o Japo at Nova Zelndia, sendo responsvel pela formao das bacias do Mar da China Oriental, do Mar das Filipinas, do Mar de Salomo, do Mar das Fiji, entre outros.

[editar] Bacias intramontanhosas


Aps a coliso entre dois blocos tectnicos, e terminados os movimentos horizontais (cavalgamentos), podem formar-se reas subsidentes delimitadas por cordilheiras montanhosas. Estas reas so normalmente de dimenses reduzidas (algumas dezenas de quilmetros de dimetro), como acontece com algumas bacias no interior do Macio Hesprico ibrico. Mas o caso mais evidente o da Depresso de Turfan, no noroeste da China, situada a 154 metros abaixo do nvel do mar e rodeada de cordilheiras que chegam a ultrapassar os 5000 metros de altitude. Contudo, h algumas bacias intramontanhosas de grandes dimenses (vrias centenas de quilmetros de dimetro), como, por exemplo, a plancie Pannica que se localiza no centro da Europa. Esta depresso corresponde ao antigo Mar Pannico que existiu durante os tempos pliocnicos e encontra-se rodeada pelas cordilheiras dos Alpes, dos Balcs e dos Crpatos. Como estas bacias se formam no seio de orgenos intensamente deformados e erodidos, a sedimentao que nela ocorre assenta em discordncia sobre formaes bastante mais antigas. A taxa de sedimentao nestas bacias (a par de uma elevada taxa de subsidncia), pode ser muito alta, o que se traduz num cortejo sedimentar de alguns quilmetros de espessura.[4]

[editar] Bacias de pull-apart

Estas bacias rombodricas so depresses em fosso originadas pelo deslizamento antiparalelo de dois bordos ao longo de um eixo de desligamento em linha quebrada. Ao contrrio dos casos anteriores, as bacias em pull-apart no formam num ambiente distensivo clssico, mas sim na passagem para um regime de compresso. No sector onde se forma a depresso, comum haver duas falhas de desligamento quase paralelas. Resulta assim, do seu movimento relativo,uma distenso da crusta na regio situada entre as duas falhas. Deste enquadramento tectnico resulta um bloco em forma de losango que se afunda. A crusta subjacente a estas bacias sempre continental, embora mais delgada que o normal. Os exemplos mais clssicos so a depresso do Mar Morto (ao longo da falha de desligamento do rio Jordo) a depresso do Imperial Valley, no sul da Califrnia (ao longo da falha de Santo Andr). Comum s duas situaes a existncia de depsitos salinos, responsveis pelos lagos salgados do Mar Morto e de Salton Sea, respectivamente. Tambm o Mar de Mrmara, na Turquia, teve origem numa bacia em pull-apart[5]

[editar] Bacias sedimentares brasileiras


A rea de bacias sedimentares no Brasil[6] totaliza 6.436.200 km , dos quais 4.898.050 (76%) km esto em terra e 1.538.150 (24%) km em plataforma continental. Da rea de bacias sedimentares em terra, 4.513.450 km (70%) so interiores e 384 600 km esto na costa. Da rea de bacias situadas no mar, h 776.460 km com menos de 400m de lmina d'gua e 761.690 km, mais de 400m de lmina d'gua. As bacias sedimentares do Brasil datam do Paleozico, do Mesozico e do Cenozico As maiores so a Amaznica, a do Parnaba tambm chamada do Meio-Norte -, a do Paran ou Paranaica e a Central. As de menor extenso so a do Recncavo, Tucano (produtoras de petrleo), do Pantanal Mato-Grossense, do So Francisco ou Sanfranciscana, e a Litornea. As bacias do Pantanal Mato-Grossense, Litornea, bem como alguns trechos que margeiam os rios da bacia hidrogrfica Amaznica, foram formadas no Cenozico. So do Mesozico as bacias sedimentares Paranaica, Sanfranciscana e a do Meio -Norte, sendo que a formao da Paranaica e da Sanfranciscana, as mais antigas, j se inicia no Paleozico.[7][8] Atualmente, nove das bacias sedimentares brasileiras (Campos, Esprito Santo, Tucano, Recncavo, Santos, Sergipe-Alagoas, Potiguar, Cear e Solimes), totalizando 1.645.330 km (25,6% da rea total), so produtoras de petrleo.[9][1

Eroso

olo que apresenta sinais de eroso. Eroso a destrui o do solo e das rochas e seu transporte, em geral feito pela gua da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ao do gelo, quando este atua expandindo o material no qual se infiltra a gua congelada. A eroso destri as estruturas ( areias, argilas, xidos e hmus) que compem o solo. Estas so transportados para as partes mais baixas dos relevos e em geral vo assorear cursos d'gua. A eroso destri os solos e as guas e um problema muito srio em todo o mundo. Devem ser adaptadas prticas de conservao de solo para minimi ar o problema. Em solos cobertos pela vegetao a eroso muito pequena e quase inexistente, mas um processo natural sempre presente e importante para a formao dos relevos. O problema ocorre quando o homem destri as vegetaes, para usoagrcola e deixa o solo exposto, porque a eroso torna-se severa, e pode levar a desertificao.
y

Estrati rafia
eo geolgica mostrando a estratigrafia do Grand Canyon, U A. Nmeros pretos correspondem grupos de formaes e nmeros brancos correspondem formaes geolgicas (clique na figura para ver mais detalhes). A estrati rafia o ramo da geologia que estuda os estratos ou camadas de rochas, buscando determinar os processos e eventos que as formaram. Basicamente segue o princpio da sobreposio das camadas. O estudo e definies da estratigrafia numa escala global so elaboradas pelaThe Internati nal Commi ion on Strati raphy (Comisso Internacional de Estratigrafia) que, por sua vez, o maior corpo cientfico dentro da International Union of Geologi al Sciences (Unio Internacional das Ci ncias Geolgicas).[1]

] Defi i o clssica
A estratigrafia, vem do latim strat m + grego graphia, a descrio de todos os corpos rochosos que formam a crosta da Terra e sua organizao em unidades mapeveis distintas e teis, com base em suas propriedades ou atributos intrnsecos, com vistas a estabelecer sua distribuio e relaes no espao e sua suces no tempo, e para so interpretar a histria geolgica. A estratigrafia evoluiu bastante desde sua concepo. Atualmente a Estratigrafia de eqncias pode ser considerada o ltimo grande avano cientfico mundial.

[editar] Divises da estrati rafia

Carta estratigrfica simplificada da Bacia do Paran, mostrando sua diviso em supersequncias aloestratigrficas (M.a.: milhes de anos).
y

y y

Litoestratigrafia: a mais obvia e a mais antiga das divises da estratigrafia. Correlaciona os pacotes rochosos baseado na sua litologia, sem necessariamente se preocupar com o tempo de sua deposio ou formao. Ou seja, define a individualizao dos pacotes rochosos, de outros pacotes, conforme suas caractersticas litolgicas, composio mineralgica, granulometria ou mesmo cor. A unidade bsica da litoestratigrafia a formao geolgica. Bioestratigrafia: Estuda as sucesses fossilferas existentes nas rochas e sua correlao espacial. Estratos de diferentes localizaes, com a mesma fauna ou flora so correlacionais em tempo. Est baseada no Princpio de sucesso faunstica de William mith; Cronoestratigrafia: Estuda a idade relativa das rochas em relao a sua circunvizinhas; Aloestratigrafia: O estudo de estratos sedimentares que podem ser definidos e identificados das descontinuidades que limitam os mesmos, e que podem ser mapeados. Envolve interpretao estratigrfica, correlao e mapeamento destas descontinuidades e superfcies para dividir a seo sedimentar. Estas descontinuidades e superfcies podem ser hiatos deposicionais, discordncias erosivas, superfcies de inundao e etc.[2] Estratigrafia de sequncias: o ramo da geologia que tenta subdividir e correlacionar os depsitos sedimentares entre discordncias numa variedade de escalas e explicar estes unidades estratigrficas em termos de controle da variao relativa do nvel do mar e do aporte sedimentar.[3] Magnetoestratigrafia

A partir das descobertas nas diversas reas da estratigrafia, criou-se uma escala de tempo geolgico, que serve de referencial temporal no s geolog como tambm ia paleontologia.

Sedimento
Em geologia, chama-se sedimento ao detrito rochoso resultante da eroso, que depositado quando diminui a energia do fluido que o transporta, gua, gelo ou vento. As caractersticas dos sedimentos dependem da composio da rocha erosionada (erodida), do agente de transporte, da durao do transporte e das condies fsicas da bacia de sedimentao. As rochas sedimentares so formadas pelo acmulo e litificao dos sedimentos. Os sedimentos e as rochas sedimentares formadas por eles so classificados de acordo com o tamanho de gro (granulometria), material constituinte, grau de arredondamento e textura.

Potrebbero piacerti anche