Sei sulla pagina 1di 30

Glossrio snscrito

a no, partcula de negao. abhinivesha medo da morte, apego vida: um dos kleshas, as misrias existenciais. adhama respirao abdominal, um dos trs estgios na prtica do prnyma. adhra suporte, regio abdominal. adharma vcio, pecado, transgresso do dever. adhibhautika sofrimento provocado por outrem. adhidaivika misria, dor advinda de circunstncias exteriores: elementos atmosfricos e influncias planetrias. adhisthana base, assento. adhytma interno, interior, relativo a si mesmo. adhytmika sofrimento mental, insatisfao, desagrado. di (ou dy, quando precedido por vogal) primeiro, primordial. adwaita no dualista. Filosofia monista: o Vednta. adwsana nome de um sana. gama testemunho, revelao. Escrituras nas que Shiva ensina as tcnicas de Yoga sua esposa Shakt. Tambm designa os manuais do culto vdico. agni um dos pachatattwas: o elemento fogo. aham eu. ahamkra auto-referncia: referir-se ao Eu e suas manifestaes, identificando-se com elas. Na teoria dos tattwas designa o eu nocional, a massa unitria aperceptiva. ahims no-violncia. Um dos cinco yamas, preceitos de conduta do Yoga de Ptajali. ajapa japa o japa que no japa, mantra do som da respirao: so ham.

ja comando. ja chakra centro de fora situado no interclio. ksha o elemento ter. Designa o espao sutil onde esto armazenados todos os conhecimentos e feitos da Humanidade, desde seus primrdios. Corresponde ao inconsciente coletivo de Jung. alambush uma das mais importantes nds. Estende-se desde o kanda, no abdmen, at a boca. alasya inatividade, cio, imobilidade. Amarakosha dicionrio snscrito clssico. Amarasimhah lexicgrafo e filsofo, autor do Amarakosha. Viveu entre os sculos I aC. e IV dC. amrita imortal, nctar, ambrosia, elixir, smen. anhata no batido. Nome do chakra cardaco. nanda bem-aventurana, felicidade suprema. nandalahar poema esotrico do tantrismo. ananta o infinito, a serpente de mil cabeas que serve de leito a Vishnu no yoganidr. anavasthitattwa instabilidade. anga parte, membro, etapa. annamykosha o corpo fsico denso. antahkarana instrumento interior, psiquismo. o conjunto das qualidades fsicas responsveis pelas experincias pessoais do homem. Segundo a Smkhya Krik, o antahkarana compreende o Eu (ahamkra), a inteligncia superior (buddhi) e o pensamento (manas). Em outra acepo, mais discutvel, alguns autores utilizam a palavra para referir-se aos rgos internos. antar ou antara interno, interior. antaranga membros internos. Designa os ltimos trs estgios do Yoga: dhran, dhyna e samdhi. antarmurkhi olhar para o interior. Introverso. O processo ascendente de reabsoro dos tattwas na Prakriti, oposto a bahimurkhi, (olhar para o exterior) a emanao da manifestao.

anuloma encadeado, conectado, na ordem natural. Nome de um prnyma. apna alento vital descendente, localizado no baixo ventre e na parte inferior do tronco, responsvel pelos processos de excreo. apara inferior. aparigraha no possessividade, desapego; um dos cinco yamas do Yoga Clssico. pas ou jla o elemento gua. ranyaka 'Livros da Floresta', coleo de textos filosficos contemporneos das Upanishads. Foram compostos entre os anos entre 700 e 500 a.C. Ardhanarshvara aspecto andrgino de Shiva, metade homem, metade mulher. Arjuna heri da Bhagavad Gt. asamprjata supracongitivo, ltimo grau de samdhi. o mais elevado estado de hiperconscincia, no qual o yogin atinge a condio de jvanmukta, liberado vivo, penetrando na essncia do seu prprio Ser e estando totalmente incondicionado. sana exerccios psicofsicos do Yoga. ashtnga oito partes ou membros. Nome do Yoga de Ptajali. ashuddhi impuro. Estado no qual a conscincia dominada pela misria existencial (kleshas). ashwin gua. Contrao ritmada dos esfncteres do nus e da uretra. asmit o egotismo. Uma das aflies humanas, obstculo ao samdhi. Segundo o Yoga Stra, a incapacidade de distinguir entre chitta e Purusha, a conscincia e o Ser. asteya no roubo. Um dos cinco yamas, os preceitos ticos do Yoga. Atharva Veda um dos quatro Vedas. O Atharva Veda uma compilao anloga ao Rig Veda, porm mais tardia, de carter mgico e especulativo que poderia ser considerada pr-tntrica. tman eu, nima, alma.

avabhdabhmikatwa impossibilidade de perceber a realidade devido movimentao constante dos vrittis, os turbilhes da conscincia. avastha os quatro estados de conscincia: viglia, sono, sonho e turya. avidy no saber. Ignorncia, incultura. O maior dos obstculos ao samdhi, pois nele que se originam todos os outros, conforme o Yoga Stra. avirati sensualidade. avyakta no manifestado. yma expanso, extenso, dimenso, comprimento, controle. ayurveda sistema de medicina baseado no conhecimento vdico.

Bdarayana (c. 200 a.C.), fundador do sistema Vednta, sistematizador do Veda e autor do Brahm ou Vednta Stra. baddha ligado, entrelaado, condicionado. bahiranga membros externos do Yoga. So os cinco primeiros estgios do Ptajala Yoga : yama, niyama, sana, prnyma e pratyhra, chamados assim por oposio aos internos: dhran, dhyna e samdhi. bhya externo. bandha fecho. Contrao de rgos, plexos ou glndulas. bandha traya contrao trplice. Exerccio de contrao da garganta, o abdmen e os esfncteres, simultaneamente. basti ver vasti. bhadra virtude, virtuoso. Bhagavad Gt o canto do Bem-aventurado, poema pico do sculo II d.C., inserido no Mahabhrata, escrito em forma de dilogo entre Krishna e Arjuna onde se expem o Karma, o Jna e o Bhakti Yoga. Bhairava o terrvel, um dos nomes de Shiva mudr usado para meditar. Bhairav aquela que aterroriza. Outro nomes de Shakt, a esposa de

Shiva. bhakta devoto, participante. Bhakti Yoga Yoga devocional. bhastrik fole. Nome do prnyma do sopro rpido. bhva amor, sentimento. Inclinao, inteno, existncia. bhvana concentrao. bhaya medo. bheda ou bhedana atravessar, perfurar. bherunda terrvel. Pssaro mitolgico de duas cabeas. Nome de um mudr. bhid atravessar, perfurar. bhoga experincia, gozo. bhrmra, bhrmr ou bhrmrn abelha; nome de um prnyma e de um exerccio de pratyhra, retrao dos sentidos. bhrmadhya drishti exerccio de fixao ocular que consiste em localizar o olhar no ponto entre as sobrancelhas. bhchar um drishti, exerccio de fixao ocular. bhmi objeto de meditao, assunto, carter, terra. bhupura cidadela, o quadrado de linhas de fora que circunda alguns yantras, smbolos utilizados para meditao. bhta elemento. Os cinco elementos densos: ter (ksha), ar (vyu), fogo (agni), gua (apas) e terra (prithiv). Tambm so chamados mahabhta ou pachatattwa. bhtendriya os rgos dos sentidos, atravs dos quais se obtm o conhecimento da realidade. Tambm designa os dois aspectos de drishya, o mundo que pode ser conhecido. bja semente; nome dos mantras monossilbicos que ativam os centros de fora. bindu ponto. O centro a partir do qual se expande o Universo. O lugar em que se unem todas as formas de manifestao da Prakriti. Na linguagem tntrica designa o smen.

Brahm na mitologia, o criador do Universo. brahmacharya servidor de Brahm. Continncia, celibato. Um dos cinco yamas do Rja Yoga. brahmdwra o ponto pelo qual kundalin entra na sushumn nd. brahmgranthi n de Brahm, primeiro dos trs granthis, situado no mldhra chakra. Brahman o mesmo que Purusha, o Ser, a Conscincia Suprema. Brahmane ou brahmana membro da casta sacerdotal. Brahmana tratados rituais escritos pelos sacerdotes vdicos entre 1000 e 800 a.C. que contm o mito gensico de Prajpati, o homem primordial. brahmnd canal de Brahm. Outro nome da shushumn nd, que corre ao longo da coluna vertebral. brahmrandhra orifcio de Brahm. Ponto sobre o qual o yogin exerce samyama, no centro do crebro ou no tlamo. Enquanto alguns autores consideram este vocbulo sinnimo de shushumn, para outros ele a extremidade superior desta nd. buddha acordado, desperto. buddhi inteligncia universal, intuio linear, intelecto supra individual.

chaitanya conscincia. chakra roda; centros de fora do corpo sutil. chakshu viso, olhos. chakshu dhauti purificao dos olhos. Abluo. chandra lua. chandrabheda nome de um prnyma. chela discpulo. chin nome de um mudr utilizado durante as prticas de prnyma, muito parecido ao jna mudr.

chit perceber, conhecer, pensar, recordar, descobrir. chitrin terceiro invlucro da sushumn nd. chitta o corpo consciente, o psiquismo, a conscincia. Segundo a metafsica smkhya, manas, a mente como sede dos pensamentos e das idias apenas um dos componentes que constituem a conscincia (chittabhmi). chittabhmi os elementos constituintes da conscincia, a prpria vida consciente. chittavritti as instabilidades da conscincia,

dakshina ou dakshinah direito. Dakshina Tantra tantrismo branco, ou da mo direita. dama controle dos sentidos. darshana ponto de vista. Nome genrico das seis escolas filosficas aceitas pelo hindusmo ortodoxo. Os darshanas apresentam diferentes interpretaes da realidade, tendo como objetivo comum o acesso liberdade. Os darshanas formam trs pares complementares: Yoga e Smkhya, Nyya e Vaisheshika, e Mmns e Vednta. durmanasya desespero. deva ou devat ser de luz, divindade ou arqutipo de identificao pessoal. devadatta presente dos deuses. Um dos prnas, ares vitais, responsvel pelo bocejo. devangar escrita dos deuses; o alfabeto snscrito. dev deusa, rainha, nome de Durg ou Saraswat. dhran concentrao que antecede o estado de meditao, sexto anga do Yoga de Ptajali. dhran o suporte sobre o qual se pratica samyama. dharma justia, lei humana ou social, complementar da noo de karma, lei universal de causa e efeito.

dhauti grupo de tcnicas de purificao das mucosas e os rgos internos. dhyna meditao atravs da deteno da turbulncia da conscincia na contemplao de um objeto. dhynsana nome de um grupo de sanas para meditao. dhynasthna suporte para a meditao. dvya adjetivo de deva, divino. Designa o homem mais altamente qualificado para as prticas do tantrismo. drashta testemunha, conscincia. drishti grupo de exerccios de fixao ocular. drishya possui trs sentidos diferentes: introspeo, conscincia, ou o mundo sensvel. drsh ou drs ver. dugdha neti kriy de limpeza das fossas nasais que se faz utilizando leite morno. duhkha dor, misria existencial, mediocridade, conformismo, fraqueza. Um dos obstculos ao samdhi. duhkha traya tripla misria existencial, ponto de partida do Smkhya: o sofrimento prprio, aquele provocado por outrem e a misria advinda de circunstncias externas. Durg um dos nomes de Shakt, a esposa de Shiva. dwa ou dwi o nmero dois. dwaita filosofia dualista: o Smkhya e o Tantra. dwesha averso, desagrado. Uma das aflies humanas (kleshas).

eka o nmero um. ekagra ateno concentrada em um ponto determinado. ekgrat ou ekagrya grupo de tcnicas de fixao da ateno em um ponto s.

gandha cheiro. gndhr canal da bioenergia que vai desde o centro do corpo sutil, chamado kanda, at o olho esquerdo. gandharva ser celestial, da coorte de Shiva. Ganesha na mitologia, o filho de Shiva, guardio das portas, senhor dos obstculos e chefe do exrcito de Shiva. Ganesha a personificao dos mistrios do tantrismo, senhor da sabedoria e da prosperidade. Gang o rio Ganges. Na mitologia, a deusa do rio homnimo. garbha embrio, feto, criana. gyatr mantra de 24 slabas: Om bhur bhuva swh tat svitur varenyam bhargo devasya dhimahi dhyo yo nah prachodayat. Gheranda Mestre de Yoga, autor do Gheranda Samhit, texto onde se descrevem as tcnicas do Hatha Yoga. ghrna olfato. gt cano. Gorakshanatha discpulo de Matsyendranatha e criador do Hatha Yoga (pressupe-se que tenha vivido e ensinado entre 900 e 1100 d.C.). Foi o autor do primeiro tratado sobre o tema, hoje perdido. Gorakshasataka texto hindu. graha rgos de apreenso: as mos. granth n. guna atributo. Os estados da realidade, as trs formas de manifestao que assume Prakriti, definindo por interao o Universo manifestado. Os gunas so trs: tamas, rajas, e sattwa. gunatraya o conjunto dos trs gunas, as modalidades assumidas pela Prakriti (Natureza): tamas (inrcia, inatividade), rajas (ao, movimento) e sattwa (harmonia, equilbrio). gupta secreto. guru mestre.

Ham som semente do vishuddha chakra. hamsa cisne. Designa o princpio vital da respirao. Ver so ham. hastijihv uma das principais nds, vai desde o kanda, centro do corpo sutil, at o olho direito Hatha Yoga mtodo de Yoga tntrico baseado no esforo fsico extremo. hims violncia. hrid corao, a regio do peito. Saudao com a mo no peito. hrid dhauti purificao da regio do corao.

ichchha fora de vontade. id um dos principais canais energticos do corpo sutil, de polaridade lunar ou negativa. Ascende ao longo da coluna, desde o mldhra chakra at a narina esquerda. indriya faculdades dos sentidos: audio, tato, viso, paladar e olfato. shvara senhor. Modelo arquetpico do praticante de Yoga. Nas interpretaes tardias do Smkhya e do Yoga Stra shvara adquire o status de deus supremo. Na metafsica tntrica, shvara aparece identificado com o bindu, o ponto a partir do qual se expande o Universo. shvara pranidhna quinto preceito (niyama) do Yoga, a entrega a shvara, o modelo exemplar. shvara pranidhna entregar as aes e seus frutos a uma vontade superior prpria. shvarakrishna autor do Smkhya Krik (100 ou 200 d.C.), principal e mais antiga obra conhecida da escola Smkhya, embora este sistema filosfico j existisse muito antes dele.

jala o elemento gua. jala vasti lavagem intestinal com gua. jalndhara contrao da garganta, aproximando o queixo da parte superior da depresso jugular, na base do pescoo.

japa repetio verbal ou mental de um mantra sem melodia. jti nascimento, herana. jaya vitria, interjeio de saudao. jihva bandha contrao da lngua no palato mole. jva homem, ser vivo. jvanmukta o liberado vivo, aquele que alcanou a libertao pelo Yoga. jna conhecimento. Nome de um mudr. jnendriya as cinco faculdades sensoriais ou rgos da percepo: olhos (chakshu), ouvidos (shrotra), nariz (ghrna), lngua (rasana) e pele (sprshana). jyoti luz. jyotirdhyna tcnica de meditao na luz.

kaivalya isolamento, libertao atravs do samdhi. kali conflito, ferro. Kl negra, a devoradora do tempo (kla). Uma das manifestaes de Shakt, esposa de Shiva. kali yuga era dos conflitos. Momento atual da Humanidade. kalpa preceito, dissoluo ou aniquilao do mundo, um dia na vida de Brahm, perodo de 4:320.000 anos. kanda centro do corpo sutil, ponto de partida das nds, localizado no abdmen. kaplabhti crnio brilhante. Nome de um prnyma, tambm catalogado como kriy. kapha humor aquoso, fleuma. Um dos trs humores corporais da medicina ayurvdica. Kapila codificador do Smkhya e autor do Smkhya Stra. karana os rgos relacionados ao conhecimento, vontade ou

emoo. Tambm significa causa, conduta, atitude. karana shrra corpo etrico. karma ou karman ao, fazer. O resultado das aes, a lei de causa e efeito. A ao e a reao configuram dois aspectos da mesma realidade. A noo de karma no nada tem a ver com fatalismo ou determinismo (embora o efeito esteja potencialmente contido na sua causa): muito pelo contrrio, uma realidade que pode ser modificada, uma sorte de destino malevel. karma kriymana o karma gerado no momento presente. karma sachita o karma acumulado, o saldo das aes de um indivduo. karma prarabdha o karma que est sendo aniquilado no presente. Karma Yoga Yoga da ao desinteressada, que visa realizao atravs da ao, sem considerar o seu resultado. karmaphala resultado das aes. karmashaya o conjunto das impresses, aes, desejos e pensamentos passados. karmendriya os cinco rgos de ao: voz (vk), mos (pni), ps (pda), rgos reprodutores (upashta) e excretores (pyu). karna ouvido, orelha. Kaula a mais clebre escola de tantrismo, fundada por Matsyedranatha por volta do ano 900 d.C. kaya corpo. kevala kmbhaka reteno pura, sem inspirao ou exalao. O kvala kmbhaka acontece no estgio mais avanado do Yoga, quando a respirao cessa, sem praka ou rchaka. khechar um mudr que consiste em obstruir a passagem do ar pela garganta, voltando a lngua para cima e para trs. krtan ou krtana vocalizao de mantras com melodia. klesha dor, aspecto doloroso da conscincia. As cinco fontes de misria existencial: a incultura, o egotismo, a exaltao das paixes, a averso injustificada e o apego vida. kosha corpo, invlucro.

krikra um dos ares vitais menores. Regula a tosse e o espirro. Krishna negro. Um avatara, encarnao de Vishnu. kriy atividade. Designa os processos de purificao interna do organismo. Kriy Yoga um ramo de Yoga. Segundo o Yoga Stra, consiste em fazer tapas, swdhyya e shvara pranidhna. kuh uma nd. Inicia no kanda, na regio do abdmen, indo at os rgos sexuais. kula famlia. No tantrismo, designa uma linha inicitica. Kularnava Tantra texto tradicional do tantrismo vmachara, da escola Kaula. kmbhaka ou kmbha cntaro, jarro de gua. A reteno da respirao com os pulmes cheios de ar. kunda o lugar onde reside kundalin, na base da espinha dorsal, no mldhra chakra. kundalin ou kundal aquela que est enroscada como uma serpente. A forma na que a Shakt primordial est presente no ser humano: a energia gnea que permanece em estado latente na base da coluna e se manifesta atravs da pulsao sexual. Kundalin Yoga ramo de Yoga baseado no despertar do poder serpentino. krma tartaruga. Um dos ares vitais, que controla o pestanejar. krmand a regio do corao.

laghima poder de levitao. Lam bja mantra que ativa o mldhra chakra. ly dissoluo. Laya Yoga um dos ramos do Yoga, baseado no despertar da energia latente, kundalin. lingam ou linga signo, falo. Smbolo de Shiva, o poder gerador masculino. O lingam no se relaciona apenas com a sexualidade, mas

tambm com a fora vital que se manifesta nas prticas. linga shrra corpo etrico.

madhya centro, meio. madhyama intermedirio, mdio, central. Mahabhrata 'O Grande (Combate) dos Bhratas'. pico do hindusmo em 100.000 versos ou shlokas, que conta o combate travado entre os Pndavas e seus primos Kauravas pelo reino de Bhrata. Mahbhshya 'O Grande Comentrio' da gramtica de Pnini. Texto atribudo a Ptajali. mahabhta os grandes elementos da Natureza, cuja manifestao o mundo fsico: ter, ar, fogo, gua e terra. mahat o grande, a massa energtica indiferenciada, na teoria dos tattwas, primeiro princpio que emana da Prakriti. mahayuga o conjunto das quatro eras ou yugas: krita, treta, dwpara e kali. mahima siddhi que consiste em aumentar de tamanho conforme o prprio desejo. maithuna unio sexual tntrica, matrimnio. Coito ritual no qual os parceiros simulam a unio csmica entre Shiva e Shakt. ml colar de 108 contas que se usa para contar mantras. manas pensamento, cognio, o aspecto cognitivo da conscincia. Mente, desejo. mandala diagrama geomtrico empregado para a prtica de meditao. manipura cidade da jia, nome do terceiro chakra, centro de fora situado na altura do plexo solar. manomykosha corpo ilusrio feito de pensamento. O corpo mental, quarto veculo de manifestao do homem. mantra instrumento do pensamento. Vocalizao de sons e ultrasons que se faz com a finalidade de disciplinar a atividade consciente. H mantras que constituem frmulas de poder, isto , que detm a

essncia de certas energias que o yogin manipula nas prticas. mantra chaitanya conscincia mntrica. mantrin aquele que faz mantra. mtra tomo. Unidade de contagem usada para medir o ritmo no prnyma. mtrik me. Os fonemas do alfabeto snscrito. Matsyendranatha senhor dos peixes, nome do fundador da escola Kaula e mestre de Gorakshanatha. Viveu entre os sculos IX e XII d.C. mauna jejum verbal. merudanda a coluna vertebral. Mmns ou Prva Mmns exame, forma, regra. Nome de uma das seis escolas tradicionais da ortodoxia hindu. O Mmns no um sistema filosfico propriamente dito, mas um dogmtico sistema de interpretao das escrituras vdicas, que versa sobre como devem ser feitos os rituais e as cerimnias religiosas. moksha libertao, descondicionamento do homem. mud raiz da palavra mudr, que significa magia, encanto ou satisfao. mudr gestos manuais. Em alguns textos, principalmente de Hatha Yoga, pode ser sinnimo de sana ou bandha. Tambm designa a Shakt, parceira tntrica nas prticas de maithuna. mukta liberado. Aquele que atingiu a libertao atravs do Yoga. mla raiz, origem, base, incio. mla bandha contrao dos esfncteres do nus e da uretra. Mla Prakriti a Natureza Primordial. mldhra centro de fora situado na base da coluna vertebral, na regio sacra. muni silencioso. Asceta. mrchchh desvanecimento. Nome de um prnyma.

nda som, sonoridade, vibrao sutil. O som que o yogi ouve ao meditar na vibrao interior. Nda Yoga um ramo do Yoga baseado na vibrao sutil dos mantras. nd rio, torrente. Canais do corpo sutil pelos quais flui a bioenergia. nd shodhana purificao das nds. Um prnyma de respirao alternada. nga vyu ar vital responsvel pelo eructo e o soluo. namah interjeio de saudao. namast interjeio de saudao. Nryana aquele que dorme nas guas causais, o conservador da vida, Vishnu. nasgra ou nasikagra drishti exerccio ocular que consiste em fixar firmemente o olhar na ponta do nariz. nauli auto-massageamento abdominal com isolamento do msculo reto. Tcnica de purificao das mucosas. neti lavagem das fossas nasais utilizando gua morna e salgada ou uma sonda de borracha. Tambm significa no. nidr sono. nirlambana samdhi samdhi sem apoio. Ver asamprjata samdhi. nirajana sem falsidade. absolutamente puro, aquilo que inatingvel pelos gunas. nirbja samdhi samdhi sem semente. Ver asamprjata samdhi. nirguna sem atributos. O Purusha. nirodha controle, supresso, parada. nirvichr samdhi samdhi supra reflexivo, um tipo de samprjata samdhi, estado de hiperconscincia em que o yogin assimila de forma ideal o objeto da contemplao. nirvi nada. nirvitark samdhi o samdhi no argumentativo. Grau de

hiperconscincia no qual o objeto de meditao se capta direta e integralmente, sem o auxlio de associaes mentais. nishedha lei, negao, exceo. Nome de um mudr. nivritti satisfao, repouso. Estado de emancipao dos vrittis, as instabilidades que do corpo vida consciente. niyama observncia. As cinco prescries de conduta do Yoga Clssico: purificao (shauchan), contentamento (santosha), esforo sobre si prprio (tapas), estudo de si mesmo e das Escrituras (swdhyya) e consagrao ao arqutipo ideal (shvara pranidhna). Nysa ritual tntrico no qual se procede imposio de certas energias em diferentes partes do corpo. Nyya mtodo, forma. Escola filosfica hindu (darshana) que se ocupa da lgica formal e da teoria do conhecimento.

ojas poder psquico concentrado, energia sexual sublimada. Om smbolo do hindusmo e do Yoga, a vibrao primordial do Universo, o mais poderoso dos mantras. o som semente (bja mantra) que ativa o ja chakra. omkra a slaba Om, traada em devangar.

padma ltus. Outro nome dos chakras. padmsana nome de um sana de meditao. pacha makra ritual dos cinco m ou dos cinco makra. As prticas do Kaulachara Tantra: mams, madhya, matsya, mudr e maithuna, que utilizam carne, vinho, peixe, gros e o ato sexual. pachgni cinco fogos, prtica de tapas, esforo sobre si prprio que consiste em meditar rodeado de quatro fogueiras; o quinto fogo o Sol no znite. pachatattwa os cinco elementos: ter, fogo, ar, gua e terra. Outro nome do pachamakra, o ritual de transgresso do tantrismo Vmachara, que inclui a ingesto de bebidas embriagantes e carnes, alm da unio sexual com orgasmo. pni mos ou braos.

para-shabda som primordial. Paramtman o Eu Supremo. parmpar linha sucessria, herana. Designa o conhecimento transmitido de mestre a discpulo, gerao aps gerao. parigraha cobia. parinma evoluo. pashu animal, ligado. Homem condicionado. Na linguagem tntrica, o homem profano, escravo e conformista, ignorante da sua prpria dimenso. Ptajala Yoga Rja Yoga ou Yoga de Ptajali. Ptajali codificador do Yoga Clssico, autor do Yoga Stra. Calculase que tenha vivido entre os sculos II a.C. e IV d.C. pyu rgos excretores. pingal canal de circulao de energia no corpo sutil, de polaridade positiva ou solar. Sobe ao longo da coluna, desde o mldhra chakra at a narina direita. pradpik luz, iluminar. Prajpati o Senhor das Criaturas. Nos mitos gensicos dos textos chamados Brahmanas, o homem primordial, criado atravs de ascese (tapas). Prakriti a Natureza, a energia primordial, causa produtora. prna bioenergia, energia vital, respirao, alento. prna vyu ar vital localizado na regio do peito. prnamykosha invlucro do corpo sutil feito de bioenergia. prnana alento, respirao. pranava veculo do prna. Nome do mantra Om. prnyma expanso e domnio da energia vital atravs de tcnicas respiratrias. Quarto anga do Yoga de Ptajali. prashwsa expirar. pratyhra retrao dos sentidos, quinto anga do Yoga de Ptajali.

prithiv o elemento terra. pnya virtude, mrito, bondade. praka o ato de inspirar. Purusha homem, na cosmogonia Smkhya, o Ser, o princpio masculino, imutvel e luminoso que a metafsica do Tantra identifica com Shiva. Prva Mmns ver Mmns.

rga apego, paixo, raiva. Rja Yoga o Yoga Clssico, codificado por Ptajali. rajas movimento, mobilidade, ao, paixo. Um dos trs gunas, princpios que definem por interao todo o existente. rajsico que possui a natureza de rajas. Ram bja mantra, som semente que ativa o manipura chakra. Rmyna Feitos de Rma, pico transcrito por Vlmiki entre os sculos IV e III a.C., quem lhe deu a forma atual, embora a datao da obra seja desconhecida e certamente muito mais antiga. Um dos clssicos do hindusmo, narra as aventuras de Rma para resgatar a sua esposa St das mos do demnio Rvana, seu raptor. rasa sabor, sentimento, paixo. rasana paladar, lngua. rati gozo, amor. rechaka o ato da exalao. Uma das fases do prnyma. Rig Veda o Veda das Estrofes. O documento literrio e religioso mais antigo da Humanidade. Primeiro dos quatro Veda, livros sagrados do hindusmo, uma compilao de mais de mil hinos, que forma uma espcie de antologia recolhida entre as antigas famlias sacerdotais. Segundo estudiosos como G. Tlak e H. Jacobi, esta obra nasceu antes do ano 4000 a.C., havendo-se submetido s diversas variaes da lngua ao longo do tempo. rishi aquele que v. Sbios ascetas dos tempos Vdicos que receberam o conhecimento revelado do Shruti, as escrituras do

hindusmo. rudragranthi n de Rudra, terceiro granthi, localizado no ja chakra, no interclio, que constitui uma espcie de vlvula de segurana para o despertamento da energia kundalin. rudrksha lgrima de Shiva, uma semente com a qual se fazem os japaml, colares de 108 contas utilizados para contagem de mantra. rpa forma, cor. Um dos tanmtras, as qualidades sensveis.

sabja samdhi nstase com semente. Ver samprjata samdhi. sdhaka praticante de Yoga. sdhana prtica cotidiana. sagarbha prnyma exerccio respiratrio feito com acompanhamento mental de mantra. saguna com atributos, qualificado, dotado de qualidades. sahsrara padma coronrio, centro de fora localizado no alto da cabea, chamado ltus das mil ptalas por causa das 972 nds que emanam dele. sakshi aspecto da conscincia individual onde esta permanece como a testemunha silenciosa. slambana samdhi estado de megaconscincia com apoio. Outro nome do samprjata samdhi. sam ou sama junto, igual. Sama Veda o Veda das melodias. Recompilao de mantras sagrados do Rig Veda, que se fazem acompanhados de notao musical. samdhi estado de hiperconscincia, objetivo final do Yoga. Em verdade, mais do que um estado, o samdhi uma rea de conhecimento que abrange diversos graus de hiperconscincia. samna vyu um dos cinco ares vitais, formas que assume a energia ao circular pelo organismo, localizado na parte mdia do tronco. Facilita a assimilao do prna e regula a digesto. sampatti logros, conquistas. Completa absoro da conscincia no samdhi, quando o contemplador, o objeto contemplado e o ato da

contemplao tornam-se um s. samhit coleo, compilao. O conjunto dos quatro Vedas. Smkhya discernimento, nmero, nome de um darshana, sistema filosfico especulativo hindu. Smkhya Krik 'as Estrofes do Discernimento', texto chave da cosmogonia dualista smkhya, atribudo a shvarakrishna. Smkhya Stra ou Smprachavana tratado sobre Smkhya, atribudo ao sbio Kapila, fundador desta escola de filosofia. samprjata samdhi estado do hiperconscincia diferenciado ou com cognio, que se exerce sobre um objeto exterior. Uma das variedades de samdhi, o estado de megaconscincia. O samprjata samdhi compreende quatro formas diferentes de nstase: savitark, nirvitark, savichr e nirvichr. samsra a existncia condicionada. Designa a experincia do mundo como algo instvel, contingente e instvel. samskra as razes profundas dos condicionamentos humanos, de carter krmico e inato. So as tendncias subconscientes, de carter inato e hereditrio. O samskra perpetua-se atravs das geraes por herana histrica, cultural, ou tnica, afetando todos os indivduos. samyama tcnica trplice: concentrao (dhran), meditao (dhyna) e hiperconscincia (samdhi), objetivo do Yoga. sndhabhshya linguagem intencional, estilo de prosa em forma de enigma na qual esto redigidos alguns textos antigos. sanga ou sangam reunio. Ponto de encontro dos trs rios sagrados da ndia: o Gang, o Yamun e o Saraswat; por analogia, tambm a confluncia das trs principais nds, id, pingal e sushumn, na altura da garganta. santosha contentamento, alegria. Um dos cinco niyamas, observncias de conduta do Rja Yoga. ssmita samdhi samyama sobre o buddhi, o mais elevado grau de samprjata samdhi. sat ser, verdade, realidade. satchakra o conjunto dos principais chakras, centros de fora do corpo energtico. satchidnanda ser-conscincia-beatitude.

sattwa equilbrio, leveza, bondade. Um dos trs gunas, princpios que interagem na manifestao da Natureza. sttwico que possui a natureza de sattwa, harmonioso, equilibrado. satya verdade, veracidade, um dos cinco yamas do Rja Yoga. savichr samdhi estado de iluminao reflexiva ou com diferenciao. Uma das modalidades de samdhi, que se caracteriza pelo conhecimento das propriedades manifestadas no objeto de meditao. savikalpa samdhi ver samprjata samdhi. savitark samdhi nstase nocional. Uma das modalidades da hiperconscincia, na qual se exerce contemplao sobre um objeto denso. shabda som interior supersutil, palavra, mantra. shabda jna conhecimento do som. shabda-brahman o som do Absoluto, que se percebe no estado de samdhi. shaiva relativo a Shiva. Adepto do shivasmo. shakta corrente devocional do tantrismo. Shakt esposa, energia, poder. Nome da consorte de Shiva. Na cosmogonia tntrica eqivale Prakriti, o princpio feminino, dinmico e gerador. Shmbhava um dos nomes de Shiva. shmbhav fixao ocular no ponto do interclio. shmbhav siddhi clarividncia. shanka prakshlana tcnica de desintoxicao e limpeza interna que se faz ingerindo gua salgada e expelindo-a pelos intestinos. Shankaracharya telogo malabar (788-820 d.C.), apologista e defensor do sistema Vednta. shnti paz. shrra corpo, invlucro.

Shashti Tantra um tratado de Smkhya. Shastra repetio, escrituras sagradas dos hindus. Tratado ou conjunto de textos de uma determinada escola filosfica ou cientfica. shat karma as seis aes, o grupo das tcnicas de purificao do corpo fsico. shauchan limpeza, purificao, um dos cinco niyamas, prescries de conduta do Yoga Clssico. shava cadver. shavsana posio de descontrao na qual se pratica yoganidr. shta murmrio, frio, frescor. shitl refrescante. Nome de um prnyma. shtkr frescor, frio, nome de um prnyma. Shiva 'o Benfeitor'. Criador mitolgico do Yoga e arqutipo do praticante. Na cosmogonia do tantrismo corresponde ao Purusha do Smkhya, o Si, o Self. Shiva Swrodhaya texto que descreve a fisiologia sutil do corpo, escrito em forma de dilogo entre Shiva e sua consorte. shivalingam ou shivalinga falo de Shiva, smbolo do princpio gerador masculino. Nome de um mudr. shodhana purificao. Nome de um prnyma. shrotra audio. Shruti aquilo que ouvido, revelao. Tradio oral vdica, transcrita entre 1400 e 400 a.C. Os textos que fazem parte do Shruti incluem os Vedas, os Brahmanas, os ranyakas e as treze primeiras Upanishads. shuddhi purificao. shdra quarta casta, que inclui camponeses, artesos e servos. shnya ou shnyata vazio. shnyaka reteno com os pulmes vazios. shwsa inspirar. siddha perfeito, o detentor dos siddhi, poderes paranormais.

siddhsana uma posio de meditao. siddhi poderes paranormais advindos do estado de megaconscincia, que o yogin adquire ao progredir no sdhana. So formas diferentes de relacionar-se com as leis da Natureza. sloka estrofes de quatro ou seis versos nas quais esto redigidos os picos. Smriti 'memria'. Toda a produo literria posterior aos textos revelados do Shruti (a partir de 500 a.C. at o sculo V d.C.: o Vednga (Membros do Veda: fontica, gramtica, mtrica, etimologia, astronomia e ritual), os gamas, os Purnas, o Manuvadharmashstra (Leis de Manu), as Upanishads tardias, et coetera. so ham eu sou isso. O ajapa japa, mantra que corresponde ao som da respirao, feito de forma inconsciente quando se respira. sprsha toque. Jnendriya do tato. sprshana tato. steya roubo. sthirasukham firme e agradvel. Definio que Ptajali deu aos exerccios fsicos do Yoga. sthla denso, grosseiro. sthla shrra corpo fsico denso. skshma shrra corpo sutil. srya Sol. sryabheda ou sryabhedhana passar atravs do Sol. Nome de um prnyma. sushumn a mais importante nd do corpo sutil, no interior da espinha vertebral. Vai desde o mldhra chakra at o brahmrandhra, no centro do crnio. Habitualmente, esta nd no conduz a bioenergia, apenas entra em atividade no momento do despertar da fora kundalin. sushuptyvastha estado de conscincia relativo ao sono sem sonhos. stra cordo, fio, aforismo. uma prosa concisa e enigmtica, na que est escrita uma parte dos textos do hindusmo.

swa si prprio, alma, fora vital. swadharma sua prpria lei de ao. swdhisthna fundamento de si prprio. O segundo dos chakras, centros de fora localizados ao longo da coluna vertebral, quatro dedos abaixo do umbigo. swdhyya estudo de si prprio e das escrituras. Um dos cinco niyamas, prescries ticas do Yoga de Ptajali. svh glria! interjeio utilizada no sacrifcio vdico. Swami mestre de si mesmo. swpna mente subconsciente, sonho. swpnvastha estado de conscincia durante o sonho. swra flego, fluxo do alento pelas narinas. O ritmo adequado para a prtica de prnyma. Tambm significa som, tom. swarodhaya incio do swra (fluxo da respirao) por uma narina. swarpa com sua prpria forma. swstika auspicioso, cruz, encruzilhada de caminhos. Nome de um mudr.

tamas imobilidade, inrcia. Um dos trs gunas, os atributos da Natureza. tamsico que possui a natureza de tamas. tan estender, espargir. tanmtra partculas prnicas, ncleos energticos infinitesimais que determinam e qualificam a realidade. Correspondem aos eltrons. Definem as cinco qualidades do mundo sensvel, fundamento das diversas manifestaes da energia: som, toque, forma, sabor e odor. Tantra tecido, urdidura. Pode ser traduzido como espargir o conhecimento. Sistema filosfico matriarcal e sensorial que empresta suas principais premissas do Smkhya e do Yoga. Em outra acepo, um Tantra um manual que expe uma doutrina. tantrika relativo ao Tantra.

tap arder, brilhar, queimar. tapas calor, ascese, auto-superao, esforo sobre si prprio. Um dos cinco niyamas do Yoga Clssico. tar ou traka estrela. Uma tcnica de samyama que se faz concentrando-se sobre a imagem de um corpo celeste. tattwa princpio, nvel de realidade. Na cosmogonia Smkhya, designa os nveis em que se articula a manifestao de Prakriti, a Natureza. tejas ou agni o elemento fogo. tra instrumento. trtaka exerccios de fixao ocular. traya trplice. tray trade, o conjunto dos trs Vedas: Rig, Yajur e Sama. A tradio ortodoxa no considera o Atharva um Veda propriamente dito, j que trata sobre especulao e magia pr-tntrica, o que o afasta do contedo ritual dos outros trs. triguna o conjunto dos trs gunas (nveis de realidade): tamas, rajas e sattwa. trikuti o ponto entre as sobrancelhas. triloka os trs mundos: o celeste, o terrestre e o subterrneo ou infernal. trimurti trindade. Nome de um mudr. triveni o ponto de confluncia das trs principais nds, na altura da garganta. turya ou turyvastha quarto estado de conscincia, situado alm dos estados habituais (viglia, sono e sonho).

udna sub-prna localizado na cabea e no pescoo. uddiyana caminho ascendente, tcnica de contrao e massageamento dos rgos abdominais. ujjay um prnyma.

ujji vitria, vitorioso. Upanishad sentar aos ps do Mestre. Coleo de textos do hindusmo, alguns dos quais falam sobre o Yoga. Datam do perodo compreendido entre 700 e 500 a.C. upashta rgos reprodutores. rdhwaretas aquele que sublimou seu smen (bindu), transmutando-o em energia sutil. uttama superior. Respirao alta ou subclavicular. Uttara Mmns outro nome do sistema Vednta.

Vachaspati Misra comentarista do Yoga Stra e do Smkhya Krik (s. IX dC). vairgya desapego. Vaisheshika um darshana ortodoxo, escola de filosofia que elaborou uma teoria atomista segundo a qual o Universo apenas uma combinao fortuita e mecnica de tomos. vajrin ou vajra uma nd, canal de energia que corre pelo interior da sushumn, ao longo da coluna vertebral. vk palavra. O karmendriya da fala, emisso da voz. Vam bja mantra do swdhisthna chakra. vma ou vmah esquerdo. Vmacharatantrika tantrismo negro, ou da mo esquerda. varnaml o alfabeto. Vruna nome do deus vdico dos mares; por extenso, o prprio oceano. Regio corporal correspondente ao elemento gua, na altura da garganta. vruni ou vruna uma das principais nds, situada entre kuh e yashswin. vsan odor, desejo, ignorncia. Impresses subconscientes, tendncias ou disposies que condicionam o homem.

vasti lavagem que inclui dois mtodos para a purificao dos intestinos: um feito com gua, jala vasti e outro com ar, sthala vasti. vta ar, vento, respirao. vtasra um dos quatro tipos de dhauti, que consiste na limpeza dos rgos internos utilizando ar. Vyu vento, o elemento ar. No Rig Veda, deus do vento. As cinco formas que a bioenergia assume ao circular pelo organismo. Nome de um mudr. Veda 'aquilo que foi visto', a forma de literatura mais antiga da ndia: so textos snscritos revelados que constituem o embasamento da tradio hindu. Os Vedas so quatro: Rig, Yajur, Sama e Atharva, datando a sua formao do quarto milnio aC. Vednta a culminao do Veda. Escola de filosofia que prope a interpretao dos Vedas e as Upanishads como meio para adquirir conhecimento metafsico sobre a verdadeira natureza da alma. vichr deliberao, razo, questionamento, dvida. Designa dois tipos de samdhi (estado de hiperconscincia). Ver savichr e nirvichr samdhi. Vijnabhikshu um dos comentadores do Yoga Stra de Ptajali, do sculo XIV dC, autor do Tattwa Vaishrad. Vijnamyakosha corpo sutil feito de conhecimento. o intuicional superior. vikshepa disperso, confuso. Os nove obstculos ao samdhi: doena, apatia, dvida, negligncia, indolncia, noes erradas, apego ao prazer, volubilidade e fracasso momentneo. viloma inverso, contrrio; nome de um respiratrio. viparta invertido. viparyaya conhecimento errneo; um dos obstculos ao samdhi. vra heri. O iniciado no tantrismo que se caracteriza pela sua coragem ou qualificao viril. s vezes, sinnimo de kaula. Vishnu na mitologia purnica, o deus conservador da criao. vishnugranthi n de Vishnu, granthi situado no anhata chakra, centro de energia do plexo cardaco. vishuddha chakra grande purificador, centro de fora localizado no

plexo larngeo, na rea da garganta. Vishwasra Tantra texto do hindusmo onde se expe a viso tntrica do Universo. viveka discriminao. vritti instabilidade, movimento, turbilho, idia, modificao, turbulncia, vrtice. A atividade consciente. vyna o ar vital que regula a distribuio dos outros quatro no organismo. Vysa ver Bdarayana.

yaja sacrifcio, prtica de Yoga. Yajur Veda o Veda das frmulas. Um dos quatro Veda: uma compilao de regras litrgicas com um comentrio em prosa. Yam bja mantra do anhata chakra, o chakra cardaco. yama literalmente, controle, refreamento. As cinco prescries de conduta, primeiro anga do Rja Yoga. yantra instrumento que serve para reter. Smbolo ou diagrama utilizado na prtica de meditao. yashswin uma das principais nds, que vai desde o centro do corpo sutil, chamado kanda, at o ouvido esquerdo. Yoga unio. 'A unidade da respirao, a conscincia e os sentidos, seguida pela aniquilao de todos os conceitos: isso o Yoga.' Maitr Upanishad, VI:25. Yogabhshya o mais clebre comentrio do Yoga Stra, atribudo a Vysa. yogadanda basto de meditao, utilizado nas prticas para interromper o fluxo de prna por id e pingal e for-lo em direo ao mldhra chakra. yoganidr sono do yogin. Estado de conscincia que se situa entre o sono profundo e a meditao. Yogapda a senda do Yoga. yogin ou yogi praticante de Yoga.

yogin praticante de Yoga de sexo feminino. yoni vulva, rgo gerador feminino. Nascimento, origem, lar, raa. yonilinga a unio do princpio feminino com o masculino. yuga idade, era csmica. Ciclo completo de nascimento, vida e destruio do Universo. As eras so quatro: krita (de ouro), treta (de prata), dwpara (de bronze) e kali (de ferro). No final destes quatro ciclos acontece o mahapralaya, a destruio final do Universo. yuj ou yug unir, atrelar, juntar. Raiz da palavra Yoga. yukta unido. Aquele que atingiu a libertao pelo samdhi.

Potrebbero piacerti anche