Sei sulla pagina 1di 27

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

QUESTES CORRIGIDAS LEI DE FARADAY-LENZ NDICE


LEI DE FARADAY.............................................................................................................................................................1 LEI DE LENZ....................................................................................................................................................................11 LEI DE FARADAY-LENZ............................................................................................................................................17

Lei de Faraday
1. (UFMG/2007)
Uma bobina condutora, ligada a um ampermetro, colocada em uma regio onde h um campo magntico B , uniforme, vertical, paralelo ao eixo da bobina, como representado nesta figura:

Essa bobina pode ser deslocada horizontal ou verticalmente ou, ainda, ser girada em torno do eixo PQ da bobina ou da direo RS, perpendicular a esse eixo, permanecendo, sempre, na regio do campo. www.fisicanovestibular.com.br

2 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que o ampermetro indica uma corrente eltrica quando a bobina A) deslocada horizontalmente, mantendo-se seu eixo paralelo ao campo magntico. B) deslocada verticalmente, mantendo-se seu eixo paralelo ao campo magntico. C) girada em torno do eixo PQ. D) girada em torno da direo RS.

CORREO
No sei se vou conseguir desenhar esta questo com clareza. Ela trata da Lei de Faraday: para se ter fora eletromotriz induzida (, quer dizer gerar eletricidade) preciso fazer o fluxo magntico () variar com o tempo (t).

O fluxo magntico pode ser visualizado no nmero de linhas de induo que passam por dentro da bobina. O interessante, ento, procurar ver cada uma das opes apresentadas no desenho. Vou tentar. Em A, deslocar de lado deixa como antes: duas linhas passam dentro da bobina. Em B, a mesma coisa: duas linhas antes e duas depois. O eixo PQ vertical, e girar em torno dele girar como um pio, em p. Tambm mantm o fluxo magntico em duas linhas. Em D, mais difcil de desenhar, a bobina se inclina ao girar e tentei mostrar o caso em que nenhuma linha passa por dentro dela, ou seja, o fluxo magntico varia, gera eletricidade cuja corrente o ampermetro ento marca.

C D

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

OPO: D.

2. (UFVJM/2008) Observe esta figura.

Nessa figura, duas barras metlicas fixas e separadas por uma distncia d igual a 20 cm formam um plano, cuja inclinao em relao ao plano horizontal igual a = 30. No espao, tem-se um campo magntico uniforme ( B ) igual a 1,5 T, perpendicular ao plano inclinado e entrando nele, conforme demonstrado na figura. As duas barras so ligadas por um resistor com resistncia R igual a 2 . Outra barra metlica, de massa m = 100 g, desloca-se sobre as barras fixas, a partir do repouso e dos extremos superiores das barras inclinadas e tambm sem atrito. Suponha que as resistncias das barras sejam desprezveis e a acelerao da que a barra gravidade no local seja igual a 10 m/s2. ASSINALE a alternativa que contm o valor correto do instante em em movimento atinge a velocidade terminal. A) 5,00 segundos. B) 1,00 segundo. C) 4,00 segundos. D) 2,22 segundos.

CORREO
Ave Maria! De hora em hora o trem piora! Agora temos Magnetismo misturado com Leis de Newton. Quero ver um aluno da escola da zona rural l de Minas Novas, escola que j visitei, por sinal, fazer esta questo... Ou do Ensino Mdio da escola do distrito de So Gonalo do Rio das Pedras! Acreditava que, enquanto a escola pblica vai melhorando aos poucos, estes alunos tambm deveriam ter chance de entrar na UFVJM! Mas j vi que no isto o que a COPEVE quer, absolutamente... Nada de questes conceituais e bem ilustradas, que valorizam muito mais a capacidade de interpretao do aluno. O negcio e falar menos e corrigir mais. Vamos l! A teoria: medida em que a barra cilndrica rola descendo o plano, a rea para fluxo magntico no interior do circuito varia, gerando uma fora eletromotriz que provoca uma corrente eltrica. Pela Lei de Lenz, contrariar a causa que a causou, aparecer uma fora magntica que tende a equilibrar www.fisicanovestibular.com.br

4 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna a componente do peso da barra paralela ao plano, tangencial, fazendo com que ela desa em MRU, na velocidade chamada de terminal. S isto! Questo boa tambm, para o IME, talvez... E mais: o desenho est mal feito! Se o campo magntico est entrando no plano, no pode ser desenhado paralelo barra cilndrica! Partimos do desenho:

Fmag = Ptang Bi l.sen = mg .sen


Se precisar, revise o plano inclinado, sua decomposio da fora peso. Da:

Bi l .sen90 = mg .sen30 2 Bi l = mg
O campo est perpendicular corrente i . S na teoria, como eu disse, no desenho no! Da Lei de Ohm: i = V / R = / R .

Fmagntica

corrente i ( Lenz )

2B

l = mg . Mas, da Lei de Faraday,

Ptangencial

para uma barra que se move num campo B : = l BV. E l = d neste caso!

lBV 2B l = mg . R

Peso

Agora precisamos de uma aproximao: supondo que a barra desa em Movimento Uniformemente Variado, teremos V = at partiu do repouso e num plano inclinado a = gsen, no caso, a = gsen30 = g/2 . Confira a acelerao num plano inclinado sem atrito. Porm, trata-se de uma aproximao, afinal, a fora magntica depende da velocidade, que aumenta at a terminal na descida! Logo, no um MUV! Se a fora varia, a acelerao tambm varia! Mas, feita esta aproximao grosseira, teremos:

Rm g 2 B 2 d 2 at = mg t = R 2 B 2 d 2 g sen30

At aumentei o tamanho para ficar mais visvel! Acho que estamos quase l.

Finalmente, poderemos substituir os valores e fazer as contas:

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

2.0,1 Rm 1 t= 2 2 = 2 = 2 Bd 2, 25.0, 2 1,5 .0, 2


20

1 100 = 2, 22s t= = 0, 45 45
9

Questo terrvel! Extremamente complexa, com uso de muitas, sem a menor necessidade! No seleciona: ser acertada no chute e errada pela maioria! Aposto, mas no poderemos conferir visto que a UFVJM no divulga estatsticas de acertos, como o ndice de discriminao. E, se divulgasse, veramos que a qualidade deste tipo de questo para l de questionvel! Duas coisas que estranhei muito nesta questo e chego a achar que ela esta errada, do ponto de vista da Fsica: a primeira que o resultado no depende da gravidade (!?) e a segunda foi a aproximao do MUV, a meu ver completamente incorreta. Talvez haja uma forma mais simples de resolv-la. Aguardo quem quiser tentar! E, pela dificuldade, sei que gente vai ver a resoluo sem entender...

OPO: D.
(UFOP/1o 2008) Assinale a alternativa incorreta. A) A luz uma onda eletromagntica transversal que se propaga no vcuo com velocidade c. B) O trabalho de uma fora magntica qualquer sobre uma carga eltrica em movimento sempre nulo. C) Se um eltron penetra em uma regio com um campo magntico uniforme e perpendicular direo de sua velocidade, o mdulo de sua velocidade aumenta. D) A fem induzida em uma espira imvel de rea S, mergulhada em um campo magntico B , constante no tempo e perpendicular superfcie da espira, ser sempre nula. CORREO ELETROMAGNETISMOS! Seno vejamos... a) CERTO. Alis, de conhecimento geral entre estudantes do Ensino Mdio! Jamais trabalhei em algum lugar que no o fosse! b) CERTO! A fora magntica dada por quem v bem sem culos:

3.

Fmag = qvBsen

F : sentido B : 4 dedos
do tapa

, em mdulo.

Seu sentido dado pela regra da mo, veja: A regra mostra que a fora magntica sempre perpendicular velocidade. Foras perpendiculares velocidade nem realizam trabalho bem como provocam apenas alteraes na direo - fazem curvas!

: dedo

+
mo direita

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

c) ERRADO! Pela razo exposta no item anterior. Aceleramos partculas com foras eltricas ou com ressonncias provocadas por ondas eletromagnticas. Quem quiser saber mais, veja vrios tipos de aceleradores na Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Acelerador_de_part%C3%ADculas . Consultar tambm explicaes sobre acelerao centrpeta e tangencial. d) CERTO. Lei de Faraday: para gerar eletricidade preciso fazer variar o fluxo magntico. Veja a ilustrao.

rea
A questo diz que o campo constante, quer dizer, em nenhum caso ele iria variar. H fluxo, mas ele no varia no tempo.

OPO: C. 4.

(UFMG/2009) Sabe-se que uma corrente eltrica pode ser induzida em uma espira colocada prxima a um cabo de transmisso de corrente eltrica alternada ou seja, uma corrente que varia com o tempo. Considere que uma espira retangular colocada prxima a um fio reto e longo de duas maneiras diferentes, como representado nestas figuras:

Na situao representada em I, o fio est perpendicular ao plano da espira e, na situao representada em II, o fio est paralelo a um dos lados da espira. Nos dois casos, h uma corrente alternada no fio. Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que uma corrente eltrica induzida na espira

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna


A) ocorre apenas na situao I. B) ocorre apenas na situao II. C) ocorre nas duas situaes. D) no ocorre em qualquer das duas situaes.

CORREO
O ELETROMAGNETISMO, mais especificamente a Lei do brilhante Faraday. Comecemos por ela.

: quer dizer, para gerar eletricidade, o fluxo magntico deve variar com o tempo t.

E o fluxo dado pelo nmero de linhas que furam o plano da espira. A origem do magnetismo o movimento das cargas eltricas. Numa corrente, cargas em movimento, sempre temos um campo magntico associado. Podemos imaginar as linhas de induo do campo e verificar se elas variam ou no dentro da espira, para saber se haver ou no corrente induzida eletricidade gerada! Uma coisa certa: na corrente alternada, o campo sempre varivel. B i . O grfico:

corrente

tempo

Veja que a corrente eltrica varia em mdulo e em sentido de circulao, portanto, a princpio, ela j gera um campo magntico, que depende dela, varivel.

Agora, vejamos as linhas de induo.

Note que as linhas so circulares em torno do fio. O fato de elas irem se afastando importante, pois mostra que o campo vai diminuindo medida que se afasta do fio. www.fisicanovestibular.com.br

8 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna Porm, para a questo, o que importa que as linhas so tangentes ao plano da espira, ou seja, no furam a espira. Conseqentemente, no podem ter seu fluxo variando no tempo e gerando assim uma corrente induzida!

Na figura 2 o caso diferente! As linhas penetram no plano da espira. E sua quantidade mdulo e sentido de circulao variam com o tempo porque a corrente alternada! Assim, aqui temos um fluxo magntico varivel com o tempo e, agora sim, ser gerada uma corrente eltrica que o ampermetro ir marcar.

OPO: B. 5.
(UFMG/96) (SP C6 H21) Um anel metlico preso na extremidade de um cordo e posto a oscilar. Durante seu movimento, ele passa por uma regio onde existe um campo magntico uniforme como mostra a figura. Considere que o plano do anel permanece sempre perpendicular direo do campo magntico e que a linha tracejada representa a trajetria do anel.

Pode-se afirmar que, durante a oscilao, aparecer uma corrente eltrica induzida no anel quando ele estiver passando nas regies A) I, II, III, IV e V. B) II, III e IV. C) II e IV. D) III

CORREO De acordo com a Lei de Faraday, para gerar eletricidade o fluxo magntico variar com o tempo. Vou ampliar a figura e a espira para corrigir. Observe.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

Nas posies I e V, a espira se move onde no h campo, logo o fluxo magntico no varia. Na posio III, ela se move dentro de um campo uniforme, logo constante, mantendo . Porm, em II e IV ela est justamente na transio, na entrada e na sada do campo. Assim, nestas posies o fluxo est variando, e eletricidade sendo gerada. OPO: C.

6.

(UFOP/2009) Qual dispositivo abaixo utiliza o princpio da induo eletromagntica no seu funcionamento bsico?

A) um chuveiro eltrico B) um ferro de passar roupa C) um liquidificador D) uma bateria de automvel

CORREO O princpio da induo http://quantizado.blogspot.com/search/label/indu%C3%A7%C3%A3o se relaciona s Leis de Faraday e Lenz. Vem da forma de gerar eletricidade colocando bobinas para girar prximas a ms, como nos motores, por sinal. Sempre comento em sala que o motor eltrico irmo do gerador.
www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

10

Veja o motor do liquidificador ilustrado. Observe a cor tpica do cobre e os grandes ms laterais. OPO: C.

7.

(CEFET/2009) A fora eletromotriz induzida pode ser obtida pela variao temporal do fluxo magntico e ser nula quando a(o)

a) campo de induo magntica variar e for rasante superfcie de fluxo magntico. b) campo de induo magntica aumentar e for normal superfcie de fluxo magntico. c) superfcie de fluxo magntico variar e o campo de induo magntica for normal a ela. d) superfcie de fluxo magntico diminuir e o campo de induo magntica for normal a ela. CORREO A questo pede que no se gere eletricidade. Da Lei de Faraday: =

, quando o

campo varia ainda h jeito de no se gerar. Desde que o fluxo magntico seja zero. Costumo mostrar em sala com meus prprios culos. Mas, seria como no desenho abaixo. Uma espira metlica na direo do campo, zerando o fluxo.

OPO: A.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

11

Lei de Lenz
8. (UFMG/2006) (Constituda de dois itens.)
Em uma aula de eletromagnetismo, esquematicamente, nesta figura: o Professor Emanuel faz a montagem mostrada,

Nessa montagem, uma barra de metal no-magntico est em contato eltrico com dois trilhos metlicos paralelos e pode deslizar sobre eles, sem atrito. Esses trilhos esto fixos sobre uma mesa horizontal, em uma regio onde h um campo magntico uniforme, vertical e para baixo, que est indicado, na figura, pelo smbolo . Os trilhos so ligados em srie a um ampermetro e a um resistor R. Considere que, inicialmente, a barra est em repouso. Em certo momento, Emanuel empurra a barra no sentido indicado pela seta e, em seguida, solta-a. Nessa situao, ele observa uma corrente eltrica no ampermetro. Com base nessas informaes, 1. INDIQUE, na figura, o sentido da corrente eltrica observada por Emanuel. JUSTIFIQUE sua resposta.

CORREO
A boa e velha Lei de Faraday-Lenz!

. Lembro-me como se fosse hoje, meu velho T

professor do CEFET/MG, Raimundo, to grande quanto o aumentativo, dando murros que estremeciam o quadro: A fora eletromotriz induzida tende a contrariar a causa que a causou. Desculpem-me os professores de Portugus! Esta a Lei de Lenz. Analisando a questo tambm pela Lei de Faraday, quando a barra se move para a esquerda, o n de linhas de induo entrando no circuito diminui, e eletricidade gerada, acusando no ampermetro. Para compensar a diminuio de linhas entrando, a corrente induzida circula no sentido de produzir mais linhas entrando. Pela regra da mo direita, que no consigo desenhar no computador (muito menos a mo, pois sou pssimo artista!), neste caso a corrente no ampermetro deve circular no sentido horrio! www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

12

2. RESPONDA: Aps a barra ser solta, sua velocidade diminui, permanece constante ou aumenta com o tempo? JUSTIFIQUE sua resposta. CORREO Pelo Princpio Geral da Conservao da Energia, a barra pra aps um tempo! Ao ser empurrada, a barra ganha uma quantidade de Energia Cintica, que transformada em Energia Eltrica! medida em que ela se desloca, sua Energia Cintica vai sendo transformada em Eltrica, sua velocidade vai diminuindo at parar! Pode-se fazer outras justificativas, at mais filosficas... Recomendo assistir a um filme nacional, Queoma ou algo parecido, com Stnio Garcia, sobre a tentativa de um cientista maluco de construir o chamado moto-contnuo!

9. (UFVJM/2006) A figura a seguir representa um fio retilneo e muito longo pelo qual circula uma
corrente de i ampres no sentido indicado. Prximo ao fio existem duas espiras circulares A e B planas e coplanares com o fio.

De acordo com essa informao e admitindo-se a diminuio da intensidade da corrente no fio, com o decorrer do tempo, CORRETO afirmar que aparecem correntes induzidas www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna A) no sentido horrio em A e anti-horrio em B. B) em A e B, ambas no sentido anti-horrio. C) no sentido anti-horrio em A e horrio em B. D) em A e B, ambas no sentido horrio.

13

CORREO
Eletromagnetismo: as Leis de Faraday-Lenz. Alm de conhec-las, vamos precisar utilizar a regra da mo. Em primeiro lugar, vejamos para onde aponta o campo magntico criado pela corrente dentro das espiras. Justamente com essa regra. Vemos, pelo desenho, que acima (A) do fio o campo est para dentro ( ) e abaixo para fora(). medida que a corrente diminui, a intensidade do campo diminui, e diminui tambm o nmero de linhas de induo, conforme mostra a prxima figura. De acordo com a de Faraday-Lenz,

= , t

Lei

aparece nas espiras uma corrente cujo sentido tende a contrariar a causa que a causou. Vemos que em cima diminui o nmero de xisinhos e embaixo de pontinhos. Ento, pela Lei de Lenz, a corrente induzida tenta criar xisinhos acima e pontinhos abaixo, compensando a diminuio (contrariando a causa) da intensidade (e das linhas) do campo. Pelo sentido do dedo da mo, para que isto ocorra, acima a corrente deve circular no sentido horrio e abaixo antihorrio.

OPO: A.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

14

10.

(UFMG/93) (CF

C6 H21) Observe afigura.

Essa figura mostra um trilho metlico, horizontal, sobre o qual uma barra, tambm metlica, pode-se deslocar livremente, sem atrito. Na regio onde est o trilho existe um campo magntico

B , "saindo" do papel. Lanando-se a barra para a direita, com velocidade

vo

, haver nela uma corrente eltrica

A) de X para Y e seu movimento ser acelerado. B) de X para Y e seu movimento ser retardado. C) de Y para X e seu movimento ser acelerado. E) de Y para X e seu movimento ser uniforme.

CORREO De acordo com a Lei de Lenz, a f.e.m. induzida tente a contrariar a causa que a causou. Assim, se a barra se move para direita, aumentando o fluxo de pontinhos, a corrente tenta criar um campo xisinho, em sentido contrrio, para se opor ao aumento. Veja: Pela regra da mo, neste caso, o dedo mostra que a corrente deve circular no sentido anti-horrio, ou de X para Y. Alm disto, pela mesma Lei de Lenz, se est sendo gerada energia eltrica, s custas da Conservao da Energia, a espira deve perder energia cintica, ou seja, frear... OPO: B.

11.

(UNESP/99) Considere uma bobina, suspensa por dois barbantes, e um m que pode se deslocar ao longo do eixo da bobina, como mostra a figura.

www.fisicanovestibular.com.br

15 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna Ao se aproximar dessa bobina qualquer um dos plos do m, verifica-se que a bobina repelida pelo m. Se, por outro lado, o m j estiver prximo da bobina e for afastado rapidamente, a bobina ser atrada pelo m. EXPLIQUE por que.

CORREO Devido Lei de Lenz, segundo a qual a f.e.m. induzida tende a contrariar a causa que a causou. Afastar ou aproximar o m gera eletricidade Lei de Faraday e a eletricidade convertida de outro tipo de energia, ou, para gerar eletricidade preciso fazer fora. Veja os links: http://quantizado.blogspot.com/2009/09/lei-de-lenz.html http://quantizado.blogspot.com/2009/09/lei-de-faraday.html

12.

Uma espira metlica se move para a direita em direo a um campo magntico uniforme, conforme ilustrado na figura abaixo.

Figura retirada da prova da UFMG/2009.

De acordo com a Lei de Faraday, aparecer uma corrente induzida na espira tanto na entrada quanto na sada da espira da regio do campo magntico. Considerando a Lei de Lenz, sobre estas correntes induzidas na entrada e na sada, correto afirmar que: a) b) c) d) ambas circularo na espira no sentido horrio. ambas circularo na espira no sentido anti-horrio. ambas sero perpendiculares ao plano da espira. uma delas ser no sentido horrio e a outra no sentido anti-horrio.

CORREO A Lei de Lenz tem a peculiaridade de que a f.e.m. induzida tende a contrariar a causa que a causou. Assim, na entrada ocorre aumento e na sada diminuio do chamado fluxo magntico na espira. Como as causas so contrrias, os sentidos das correntes tambm o so. OPO: D.
www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

16

13.

Relacione a Lei de Lenz s Leis da Conservao. CORREO

A Lei de Lenz uma aplicao da Conservao da Energia: para gerar eletricidade preciso transformar algum outro tipo de energia em energia eltrica.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

17

Lei de Faraday-Lenz
14.
(UFMG 2006) Rafael utiliza duas bobinas, uma pilha, um interruptor e um ampermetro para fazer a montagem mostrada nesta figura:

Ele liga uma das bobinas em srie com a pilha e com o interruptor, inicialmente, desligado. A outra bobina, ele a conecta ao ampermetro e a coloca prximo primeira. Em seguida, Rafael liga o interruptor no instante t1 e desliga-o no instante t2. Assinale a alternativa cujo grfico melhor representa a corrente no ampermetro em funo do tempo, na situao descrita.

. Para gerar corrente induzida preciso fazer o T Fluxo Magntico variar com o tempo T. Ao ligarmos o circuito, a corrente cria um campo magntico no solenide, cujas linhas de induo iro passar pela bobina, esta ligada ao ampermetro.

CORREO: Lei de Faraday-Lenz: =

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

18

O fluxo magntico aparece ao ligarmos o circuito, quando no havia nenhuma linha de induo. Nesta hora, ele varia. A partir da, se deixarmos o circuito ligado, o fluxo passa a ser constante. Ele varia novamente ao desligarmos o circuito, quando ento h fluxo, que desaparece. Note que ao ligar o fluxo aumenta e ao desligar o fluxo diminui. Assim, pela Lei de Lenz, a corrente contraria a causa que a causou, a corrente deve circular em sentidos opostos nos dois momentos: ligar e desligar.

OPO: B.

15.

(UFVJM 2006) Observe as figuras 1 e 2 abaixo. Na figura 1 o m representado est em repouso logo acima de uma espira condutora circular I. Na figura 2 o m representado est oscilando verticalmente.

Com relao s correntes eltricas induzidas nas espiras I e II, respectivamente, CORRETO afirmar que elas so

www.fisicanovestibular.com.br

A) nula e alternada. B) contnua e alternada. C) contnua e nula. D) alternada e nula.

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

19

CORREO
. Para gerar eletricidade, o fluxo T magntico deve variar no tempo, e a fora eletromotriz induzida contraria a causa que a causou. Ampliei a figura e tracei algumas linhas de induo do campo do m.
Questo clssica, sobre a Lei de Faraday-Lenz: =

Note que em repouso, no temos variao do fluxo e, portanto, nem corrente! Se o m se aproxima, o fluxo aumenta, e caso se afaste, pela figura, o fluxo diminui. Pela Lei de Lenz, contrariando a causa, em cada caso a corrente vai circular num sentido, alternada! Mas a corrente na espira s ocorre com o m em movimento! A questo fica muito fcil pelas opes: sabendo que em repouso no h corrente, s resta a opo A! O resto para confundir... Fraquinha este tipo de questo com opes que se reduzem a uma!

OPO: D.

16.

(UFMG/2009) Em um Laboratrio de Fsica, um estudante puxa uma espira condutora, quadrada, sobre uma superfcie horizontal, onde h um campo magntico B, uniforme e perpendicular ao plano da espira, como representado nesta figura:

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

20

A espira, cujo lado mede L, move-se para a direita, sobre a superfcie, paralelamente ao eixo x e com velocidade constante, atravs do campo magntico, representado pelo smbolo . Na figura, tambm est indicado o ponto P, localizado no lado direito da espira. Considerando essas informaes, 1. ESBOCE, no grfico abaixo, a corrente eltrica na espira em funo da posio x do ponto P, desde x = 0 at x = 5L.

2. JUSTIFIQUE sua resposta.

CORREO
www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

21

Veio o ELETROMAGNETISMO, alis, como esperado. Prefiro fazer a questo ao contrrio: analisar e justificar, como pede o item 2, e depois construir o grfico. Observe tambm a questo fechada de 2006 e j ter uma boa idia! Lembremos a Lei de Faraday: para gerar corrente induzida na espira o fluxo magntico, que pode ser visto pelo nmero de linhas de induo que furam a espira, deve variar com o tempo.

= Ou, matematicamente:

Enquanto a espira no entrar na regio do campo, no haver fluxo magntico dentro dela. Pela lei, = 0. Da mesma forma, aps sair completamente do campo. Quando a espira estiver entrando no campo, o fluxo magntico atravs dela aumenta, logo varia. Nesta hora, haver corrente induzida na espira. Quando estiver saindo tambm: s que, neste caso, o fluxo diminui, ao contrrio de aumentar. Em ambos, 0. Completamente inserida no campo, haver fluxo na espira. Porm, como o Campo Magntico Uniforme, igualmente distribudo no espao, o fluxo magntico ser constante! Assim, no varia com o tempo. = 0. Alm de Faraday, precisamos analisar tambm a contribuio de Lenz, um sinalzinho negativo:

. Ela indica o sentido da corrente induzida na espira.

Em palavras: a fora eletromotriz induzida tende a contrariar a causa que a causou. Sabemos do problema do portugus! A princpio, para a soluo da questo, devemos levar em conta que o sentido da corrente induzida quando a espira estiver entrando fluxo aumenta deve ser contrrio ao sentido de quando a espira estiver saindo fluxo diminui. Vou ilustrar, primeiro, a situao. Veja a espira se movendo na horizontal.

Veja que, na entrada, a parte cinza, que representa o campo, vai aumentando dentro da espira. Na sada, vai diminuindo. No fixe sua ateno ao smbolo , campo saindo, e sim toda a regio cinza que mostra onde o campo atua. www.fisicanovestibular.com.br

22 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna Desta maneira, teremos corrente eltrica induzida na espira, obedecendo Lei de Faraday, na entrada e na sada da espira do campo. Nestas duas ocasies, o fluxo magntico no interior

da espira varia e como

, haver fora eletromotriz induzida (f.e.m)

gerando a

corrente. Outro detalhe: como a espira se move com velocidade constante, a variao do fluxo magntico e a f.e.m. sero constantes. J que a espira tem resistncia R constante e, da Lei de

Ohm,

i=

R
, ento a corrente induzida tambm ser constante.

Agora, abordando a Lei de Lenz. Provavelmente, a correo oficial aceitar argumentos de que o sentido da corrente na entrada da espira no campo, quando o fluxo aumenta, deve ser contrrio ao sentido da sada, quando o fluxo diminui. Mas, podemos fazer uma anlise bem mais detalhista. Vamos ilustrar novamente apenas a entrada da espira no campo. Vemos o fluxo magntico aumentando e temos em mente Lenz: contrariar a causa que a causou. Se o fluxo est aumentando, contrariar a causa significa que a corrente induzida deve contribuir para tentar diminuir o fluxo. E, temos a regra da mo direita, aplicvel justamente a estas situaes... Veja a figura:

Como est aumentando, dentro da espira, a quantidade de linhas , a corrente induzida i cria um campo , para dentro, tentando diminuir o fluxo magntico. Pela regra da mo, os 4 dedos apontam para dentro da pgina, e o dedo indica o sentido da corrente eltrica, horrio, no caso. Podemos estabelecer, para a construo do grfico, que o sentido horrio ser o positivo e vice-versa. No analisamos a sada da espira porque a situao simtrica: acontece justamente o contrrio.

Finalmente, construindo o grfico que a questo solicita:

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

23

i=

LBv R

i=

LBv R

E, ainda ficou como pra-casa discutir o mdulo da corrente induzida, dado por

i=

LBv R

17.

(UFPR/2006) (SP C6 H21) O fenmeno da induo eletromagntica permite explicar o funcionamento de diversos aparelhos, entre eles o transformador, o qual um equipamento eltrico que surgiu no incio do sculo 19, como resultado da unio entre o trabalho de cientistas e engenheiros, sendo hoje um componente essencial na tecnologia eltrica e eletrnica. Utilizado quando se tem a necessidade de aumentar ou diminuir a tenso eltrica, o transformador constitudo por um ncleo de ferro e duas bobinas, conforme ilustra a figura a seguir. Uma das bobinas (chamada de primrio) tem N1 espiras e sobre ela aplicada a tenso U1, enquanto que a outra (chamada de secundrio) tem N2 espiras e fornece a tenso U2.

www.fisicanovestibular.com.br

24 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna Sobre o transformador, correto afirmar: a) utilizado para modificar a tenso tanto em sistemas de corrente contnua quanto nos de corrente alternada. b) Num transformador ideal, a potncia fornecida ao primrio diferente da potncia fornecida pelo secundrio. c) Quando o nmero de espiras N1 menor que N2 , a corrente no secundrio maior que a corrente no primrio. d) Quando o nmero de espiras N1 menor que N2 , a tenso U2 ser maior que a tenso aplicada U1.

CORREO O transformador funciona baseado na Lei de Faraday-Lenz, gerando corrente no secundrio somente se no primrio ela for alternada contnua no varia o fluxo magntico e conservando a energia se for ideal, ou seja, potncia constante. No difcil mostrar, pela relao do campo magntico num solenide, que depende do nmero de espiras voltinhas e pela frmula da pontncia eltrica, P = Vi, que:

V1 n1 i2 = = V2 n2 i1

Como o lado 1 tem menos espiras, o dois que tem mais ter maior voltagem e menor corrente. OPO: D.

18.

(UFMG/94) Este diagrama mostra um pndulo com uma placa de cobre presa em sua extremidade. Esse pndulo pode oscilar livremente, mas, quando a placa de cobre colocada entre os plos de um im forte, ele pra de oscilar rapidamente.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna Isso ocorre porque a) a placa de cobre fica ionizada. b) a placa de cobre fica eletricamente carregada. c) correntes eltricas so induzidas na placa de cobre. d) os tomos de cobre ficam eletricamente polarizados.

25

CORREO Cobre, sendo bom condutor, permite a circulao de corrente eltrica. Ao passar perto do m, o fluxo magntico varia e gera-se eletricidade na placa, com circulao de corrente. Pela Lei de Lenz, para gerar eletricidade preciso converter algum outro tipo de energia, no caso, cintica, do movimento. A placa pra gerando eletricidade. Este experimento est no blog, veja o link: http://quantizado.blogspot.com/2009/09/lei-de-lenz.html . OPO: C.

19.

a) b) c) d)

Um gerador e um motor eltrico so aparelhos semelhantes no tocante transformao de energia. O gerador converte energia cintica em eltrica e o motor faz literalmente o contrrio: converte energia eltrica em cintica. Observe a imagem de um grande gerador. Sobre a gerao de eletricidade, correto afirmar que: a corrente eltrica gerada neste processo contnua. a corrente eltrica gerada neste processo alternada. a gerao de eletricidade baseada na Lei de Boyle. a gerao de eletricidade baseada nas Leis de Newton.

CORREO Como o gerador posto a girar e o fluxo magntico nos enrolamentos varia, de acordo com a Lei de Faraday-Lenz, senoidalmente, a corrente gerada alternada, como mostra o grfico abaixo.

OPO: B.
www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

26

20.

Escreva a Lei de Faraday-Lenz. CORREO

= t
21.
Um transformador recebe 50 V de tenso alternada no primrio e entrega 1.000 V no secundrio. Sabendo que o nmero de espiras do secundrio so 3.000, calcule o nmero de espiras do primrio. CORREO

n1 v1 n1 50 n1 = 150 = = n2 v 2 3 000 1000


22.
Na ilustrao abaixo, vemos um esquema que mostra um gerador, movendo-se com velocidade angular no sentido horrio. Considere que o plano da espira se encontra em um ngulo de 30 com a direo do campo magntico B , caminhando para ficar perpendicular direo deste campo. Nestas condies, o fluxo magntico atravs da espira est aumentando, diminuindo ou permanecendo constante?

CORREO

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

27

Se, como a questo diz, a espira ficar com seu plano perpendicular ao plano, visualmente, at, o fluxo magntico nmero de linhas que furam a espira est aumentando.

www.fisicanovestibular.com.br

Potrebbero piacerti anche