Sei sulla pagina 1di 17

EQUACIONAMENTO DE TORRES DE ABSORO

Trabalho

produzido

pelo

graduando em engenharia qumica Pablo Falco, a ser apresentado ao Prof. Edilson do departamento de engenharia qumica, ministrante da cadeira de Processos da Industria Qumica na Universidade Federal de Sergipe.

So Cristvo Junho 2011

EQUACIONAMENTO DE TORRES DE ABSORO

So Cristvo Junho 2011

INTRODUO
A absoro de um gs envolve a transferncia de um componente solvel de uma fase gasosa para um absorvente lquido relativamente no-voltil. Nos casos mais simples de absoro de um gs, o absorvente lquido no se vaporiza, e o gs contm apenas um constituinte solvel. Nos casos mais complicados da absoro possvel que vrios componentes sejam absorvidos e que parte do absorvente se vaporize. No equipamento de absoro,o absorvente liquido est abaixo do seu ponto de bolha e a fase gasosa est muito acima do seu ponto de orvalho. Em termos de aplicaes industriais, pode-se citar diversos exemplos de absoro, tais como a purificao de gases de combusto,a remoo de CO2 na fabricao da amnia, a absoro de cloreto de hidrognio na gua para a produo de cido clordrico ,entre outras. Em muitos casos de absoro de gs, h a absoro de um soluto misturado com um gs inerte, por um liquido que relativamente pouco voltil e que no absorvido. A razo pela qual o soluto sai do gs e passa para a fase liquida a existncia de uma diferena (fora motriz) entre a concentrao do soluto na fase gasosa e a concentrao de soluto no gs em equilbrio com o liquido (interface das duas fases). Em qualquer processo de separao ou troca, h de se conhecer o limite termodinmico. Por exemplo, num trocador de calor, se a temperatura do fluido quente se iguala do fluido frio (atingiu-se o limite ou equilbrio trmico), cessa a possibilidade de troca trmica. No nosso caso, o limite dado pelo equilbrio entre as fases gasosa e lquida, isto , se a concentrao de soluto no gs entra equilbrio com a do lquido.

TORRES DE ABSORO
Existem basicamente dois tipos de equipamentos para a absoro que so as torre de pratos e torre de recheio: Torre de pratos: a transferncia de massa de um prato realiza-se atravs das gotas ou bolhas formadas pela passagem do vapor dentro da fase lquida. Este contato borbulhamento comea quando o lquido chega ao prato atravs de um downcomer, espcie de chapa ou tubo junto ao costado da torre que leva o lquido de um prato superior ao inferior. Ao chegar ao prato, o lquido encontra com o

vapor que est passando atravs dos furos, vlvulas ou borbulhadores existentes na bandeja, formando assim uma espuma. Esta espuma percorre o prato, vertendo ao final deste novo downcomer. Neste downcomer, a espuma ser desfeita e somente o lquido desaerado ser passado ao prato inferior. Acima da bandeja a espuma coalece em gotas, e o vapor, praticamente sem lquido continua para o prato superior. Torre de recheio: nas torres de recheio, a fase lquida dispersa no topo atravs da ao de um distribuidor de lquido, escoando na forma de um filme lquido na superfcie dos elementos de recheio. A seo transversal da torre completamente ocupada por estes elementos, formando um leito poroso atravs do qual o lquido e o gs escoam em contracorrente. O contato lquido-gs feito de maneira continua. O recheio cumpre a funo de sustentar o filme da fase lquida da mesma forma que permite um adequado contato entre as fases.

Obs.: Deve-se optar por coluna de pratos nas seguintes situaes: 1. Quando a carga superior aquela que pode ser tratada numa coluna de recheio de cerca de 3(1/2)ft de dimetro; 2. Quando h probabilidade de deposio de slidos que rapidamente entupiriam o recheio; 3. So tambm uteis quando o caudal de lquido suficiente para inundar uma torre com enchimento.

No projeto ou avaliao de torres de pratos ou de recheios, uma sequencia lgica deve ser executada, tendo como finalidade o equipamento ou obter as condies de operaes mais econmicas. A seguinte sequencia para um projeto seria: I. II. III. IV. Escolha do solvente; Estimativa das condies de operao; Determinao ou avaliao do dimetro da torre e da queda de presso; Determinao da altura da torre.

1. TORRE DE RECHEIO

Escolha do solvente

A solubilidade do soluto no solvente deve ser a mais alta possvel, de modo a no se manusear em quantidades excessivas de solventes.A escolha do solvente especificada pela natureza do produto.A gua evidentemente o solvente mais barato e mais abundante,porm existe propriedades que devem ser consideradas na escolha do solvente: Deve-se buscar um solvente no qual a espcie a ser absorvida tenha uma solubilidade alta. Deve-se buscar um solvente que tenha uma baixa presso de vapor,tendo em vista que o gs que deixa o equipamento de absoro comumente saturado com o solvente,acarretando perdas. Deve-se buscar um solvente que no interaja quimicamente com os componentes do equipamento do processo. Deve-se buscar um solvente que implique no menor custo possvel,garantidos os requisitos do projeto. Deve-se buscar um solvente que apresente uma baixa viscosidade,pois,menores viscosidades implicam em maior difuso,consequentemente maior taxa de transferncia de massa.Alm de uma menor viscosidade implicar em uma menor perda de carga,portanto,um menor consumo de energia para promover o escoamento. Outras propriedades como: no ser toxico,no ser inflamvel,ser quimicamente estvel e possuir baixo ponto de congelamento.

Estimativa das condies de operao

Razo mnima de solvente No projeto de uma coluna de absoro as seguintes variveis so fixadas pelo processo

global: Vazo do gs rico (G1); Composio do gs rico (y1);

Composio do gs pobre (y2), fixada pelo requisito do projeto; Composio do lquido pobre (x2).

A razo mnima de solvente necessria para que o projetista possa estabelecer a quantidade de solvente a ser empregada, de modo a obter o requisito de separao pretendido. A vazo do gs geralmente conhecida no processo de absoro e o calculo da razo mnima serve para determinar a menor vazo de lquido necessria para que ocorra a transferncia de massa entre as fases. Este clculo feito a partir da equao cuja frmula extrada do grfico onde a linha de operao toca a linha de equilbrio, conforme a figura abaixo:

Esquema grfico usado no clculo da razo mnima de solvente.

Sabendo que a razo Ls/Gs o coeficiente angular da linha de operao (LO) que dado a partir do seguinte balano material:

Esquema de uma coluna de absoro.

Acmulo = 0 ; produo = 0, ento Entrada = sada.

Isolando y obtemos a equao da linha de operao:

Substituindo as vazes (L e G) pelas vazes de inertes (Ls e Gs) e a frao molar (x e y) pelas razes molares (X e Y) a equao fica: Y=(Ls/Gs)X + (Y1Gs X1Ls)/Gs Como as vazes variam de acordo com a localizao na torre , a linha de operao pode no ser representada por uma reta, por isso prefervel a utilizao das vazes de inertes juntamente com as razes molares dos componentes, ficando a equao da LO uma reta.

Determinao ou avaliao do dimetro da torre e da queda de presso

O estudo deste tpico importante, pois fornece meios de predizer a queda de presso, cujo conhecimento se faz necessrio para o dimensionamento de equipamentos de

deslocamento de fluidos (bombas e compressores) e para o dimensionamento do dimetro da coluna. Devido natureza complexa do escoamento bifsico atravs do recheio, a predio da queda de presso realizada por meio de correlaes empricas, obtidas por meio da tcnica de anlise dimensional. Em geral, os estudos sobre a queda de presso atravs de colunas de recheio e colunas de pratos so feitos a partir de experimentos com modelos fsicos reduzidos (colunas pequenas com paredes feitas de material transparente, de modo a possibilitar a visualizao dos fenmenos que ocorrem dentro do sistema). Quando o interesse estudar o comportamento fluidodinmico, trabalha-se, geralmente, com sistema gs-lquido que no apresentam o fenmeno de absoro. A figura abaixo representa um esquema ilustrativo de uma coluna para o estudo experimental da queda de presso atravs de um recheio (escoamento bifsico):

G` - a velocidade mssica superficial do gs(Kg/m2.s) ,onde G`= L` - a velocidade mssica superficial do lquido(Kg/m2.s),onde L`= S= que representa a rea da seo reta da coluna.

Diagrama representativo da queda de presso para um escoamento bifsico atravs de um meio poroso:

Observaes fenomenolgicas (1) No ponto A comea a se formar uma camada de lquido (ponto de carga, loading point) (2) No ponto B a camada de lquido ocupa toda a coluna (ponto de inundao, flooding point) At o ponto A o escoamento do gs contnuo e o escoamento do lquido descontnuo (escorrendo de pea em pea). A partir do ponto A o escoamento do gs descontnuo (bolhas) e o escoamento do lquido contnuo. Observao importante: No prtico operar uma coluna de absoro sob condies de inundao. A operao projetada para ocorrer abaixo das condies de carga, o que, dentre outros aspectos, reduz a formao de espuma e o arraste de lquido pelo gs pobre (isto, na prtica, obriga a utilizao de eliminadores de arraste). No caso especfico de colunas com recheio, se ocorresse uma operao sob condies de inundao, a funo do recheio

seria anulada, e a mesma se comportaria fenomenologicamente como se fosse uma coluna de borbulhamento. Regra Heurstica :Usualmente, colunas absorvedoras e esgotadoras so projetadas para dar uma queda de presso entre 200 e 400 (N/m2)/(m de recheio) (0,25 a 0,5 in H2O/ft). Para o projeto de colunas de recheio o grande interesse est na regio entre loading e flooding. Sherwood, atravs de estudos de anlise dimensional, estabeleceu o grfico mostrado abaixo para correlacionar os dados disponveis na literatura.

Observao: O grfico de Sherwood, Fig. 6.34 de Treybal, usado para calcular a inundao e a queda de presso em torres de recheio desarrumado. Para unidades SI gc = 1 e J = 1 (Cf tabelado, dependendo do tipo de recheio). Para unidades inglesas G` em lbm/ft2.h, L em lbm/ft3, L em cP, gc = 4,18x108, J = 1,502 .

Dimensionamento do Dimetro da Coluna

Seqncia de Idias (1) Uma coluna de absoro projetada para operar sob condies em que no ocorra inundao (esta situao traria os seguintes inconvenientes: arraste de lquido pelo gs, com contaminao do produto; aumento da queda de presso, com maior consumo de energia para compresso/bombeamento de fluidos). (2) As vazes de lquido e de gs so fixadas com base no balano material, correspondente ao grau de separao/purificao imposto como requisito do projeto. (3) No projeto de uma coluna com recheio deve-se determinar, para uma dada vazo, o dimetro da coluna que corresponde a um valor de fluxo de gs algo abaixo do ponto de carga (loading point). (4) As condies de carga, numa coluna com recheio, no so facilmente reproduzidas nos experimentos; enquanto que o ponto de inundao (recheio completamente inundado) ocorre com a mesma queda de presso para qualquer sistema. (5) No projeto e na operao de colunas com recheio, o fluxo de gs com o qual se deve operar , ento, fixado com base no fluxo que daria lugar inundao (condio fcil de se reproduzir na prtica).

Regra Prtica : Gop = 0,4 Gf (40%) para sistemas muito espumantes Gop = 0,8 Gf (80%) para sistemas pouco espumantes

Com esses critrios, a operao se d sempre abaixo do ponto de carga, com uma queda de presso entre 0,25 e 0,5 in H2O/ft. Para predizer Gf`(fluxo de gs correspondente situao de inundao) pode-se utilizar o grfico de Sherwood ou uma correlao adequada. Atualmente, com o uso crescente de computadores, e o advento dos simuladores de processos, vrias correlaes representativas dos dados empricos disponveis tm sido propostas e documentadas na literatura.

Determinao da altura da torre

Considerando o processo diludo, sem reao qumica e apenas uma espcie se transferindo do ponto de vista da fase gasosa tem-se a seguinte deduo: Acmulo(soluto) = entrada(soluto) sada(soluto) + gerao(soluto) Acmulo = 0; gerao = 0 Entrada(soluto) = sada(soluto) d(Gy) = d(Lx) a taxa de modificao da quantidade de um componente no interior de uma fase deve ser igual taxa de transferencia do compenente para esta fase, logo: d(Gy) = ky.(yi y)dA onde dA a rea interfacial de transferencia associada seo infinitesimal da altura da coluna. Esta rea de transferencia, numa coluna recheada, extremamente difcil de medir e exprimir-se mais convenientemente como: dA = a.S.dz onde a = rea interfacial por unidade de volume do recheio; S = rea da seo reta da torre: d(Gz) = ky.aS(yi y)dz separando as variveis e integrando em (0,z) e (y1,y2) tem-se:

Considerando que no ocorra variao das vazes no interior da torre ou que essa variao seja desprezvel o termo da vazo (G) junto com as outras caracateristicas constantes (ky.a.S) podem ser retirados da integral, e portanto passa-se a ter:

Onde chamamos de altura da unidade de transferencia(H) o termo:

Como G/S = G a equao para HG passa a ser:

J o termo no interior da integral chamado de nmero de unidades de transferencia(N):

Com isso o calculo para a altura de uma torre de recheio dado pela seguinte equao: z = HG.NG os termos HG e NG, analogamente, tambm podem ser encontrados em funo do lquido e de coeficientes globais tanto para o gs como para o lquido, sendo eles apresentado na tabela abaixo:

Nmero de unidades de transferencia NG NOG HG HOG

Altura da unidade de transferencia

NL

HL

NOL

HOL

Nas equaes na tabela acima tambem pode-se substituir (y yi ) = (1 y).(1 yi). Os termos N podem passar por simplificaes para facilitar o calculo da altura em uma torre de recheio, voltando para NG, tem-se aps as simplificaes: , para difuso atravs de um componente estacionrio.

2. TORRE DE PRATOS

Como no objetivo do trabalho equacionar e projetar uma torre de pratos, ser mostrado somente as equaes para o dimensionamento de uma torre de prato. Os tpicos escolha do solvente e estimativas das condies de trabalho, so os mesmo para as Torres de pratos. J o clculo do diametro de uma torre de prato dado atravs da seguinte equao: , onde DT = diametro da torre; AT = Area da torre. AT calculado por: AT = Af + Ad , onde Af = rea livre; Ad = rea do downcomer.

Com o diametro da torre pode-se encontrar o espaamento mnimo entre os pratos. Esses dados so tabelados de acordo com o tipo de prato e diametro da torre. Aps encontrado a distancia mnima entres os pratos calcula-se o nmero de pratos. O nmeros de pratos pode ser calculado tanto graficamente segundo a figura abaixo:

Onde cada estgio, ou prato, representado por um degrau observado entre a linha de operao e a linha de equilbrio. Nesse exemplo acima so necessrio 3 pratos para obetr a concentrao determinada. Ou o nmero de pratos pode ser calculado analticamente pelas equaes abaixo:

Com o nmero de pratos e o conhecimento da distancia entre cada prato da torre, podese determinar a altura da torre.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS
Treybal, Robert. Operaes de transferencia de massa. 2ed, So Paulo-SP. Editora McGraw-Hill. Geankoplis, Christie. Processos de transporte e operaes unitrias. 3ed, Mxico, 1998. Editora CECSA. McCabe, Warren e et all. Operaes unitrias na engenharia qumica. 4ed, So PauloSP. Editora McGraw-Hill. Caldas, Jorge e et all. Internos de torres Pratos e recheios. 2ed, Rio de Janeiro-RJ, 2007. Editora Interciencia. Foust, Alan e et all. Princpios de operaes unitrias.2ed, Rio de Janeiro-RJ. Editora LTC. Leite, Pedro. Notas de aula da matria de Operaes unitrias III, 2009.

Potrebbero piacerti anche