Sei sulla pagina 1di 11

A Hidrografia um elemento natural marcante na paisagem brasileira.

Bacias Hidrogrficas so regies geogrficas formadas por rios que desguam num curso principal de gua. Os rios possuem aproveitamento econmico diversificado, irrigando terras agrcolas, abastecendo reservatrios de gua urbanos, fornecendo alimentos e produzindo energia eltrica.

Os rios geralmente tm origem em regies no muito elevadas, com exceo do rio Amazonas e alguns de seus afluentes que nascem na cordilheira dos Andes.

O Brasil possui a rede hidrogrfica mais extensa do Globo, com 55.457km2. Muitos de seus rios destacam-se pela profundidade, largura e extenso, o que constitui um importante recurso natural. Em decorrncia da natureza do relevo, predominam os rios de planalto. A energia hidrulica a fonte primria de gerao de eletricidade mais importante do Brasil.

A densidade de rios de uma bacia est relacionada ao clima da regio. Na Amaznia, que apresenta altos ndices pluviomtricos, existem muitos rios perenes e caudalosos. Em reas de clima rido ou semi-rido, os rios secam no perodo em que no chove.

As bacias brasileiras so divididas em dois tipos: Bacia de Plancie, utilizada para navegao, e Bacia Planltica, que permite aproveitamento hidreltrico.

A Hidrografia brasileira apresenta os seguintes aspectos:

No possui lagos tectnicos, devido transformao das depresses em bacias sedimentares. No territrio brasileiro s existem lagos de vrzea e lagoas costeiras, como a dos Patos (RS) e a Rodrigo de Freitas (RJ), formadas por restingas.

Com exceo do Amazonas, todos os rios brasileiros possuem regime fluvial. Uma quantidade de gua do rio Amazonas proveniente do derretimento de neve da cordilheira dos Andes, o que caracteriza um regime misto (pluvial e nival).

Todos os rios so exorricos, ou seja, tm como destino final o oceano.

S existem rios temporrios no Serto nordestino, que apresenta clima semi-rido. No restante do pas, os rios so perenes.

Os rios de planalto predominam em reas de elevado ndice pluviomtrico. A existncia de desnveis no terreno e o grande volume de gua contribuem para a produo de hidreletricidade.

BACIAS HIDROGRFICAS BRASILEIRAS

As principais bacias hidrogrficas brasileiras so: Bacia Amaznica, Bacia do Araguaia/Tocantins, Bacia Platina, Bacia do So Francisco e Bacia do Atlntico Sul.

BACIA AMAZNICA

Seus principais rios so:

1. Rio Amazonas 2. Rio Solimes 3.Rio Negro 4. Rio Xingu 5. Rio Tapajs 6. Rio Jurema 7. Rio Madeira 8. Rio Purus 9. Rio Branco 10. Rio Juru

11. Rio Trombetas 12. Rio Uatum 13. Rio Mamor

a maior bacia hidrogrfica do planeta, com cerca de 7.000.000 km2, dos quais aproximadamente 4.000.000 km2 esto situados em territrio brasileiro, e o restante distribudo por oito pases sul-americanos: Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colmbia, Peru, Equador, Bolvia. Tem a sua vertente delimitada pelos divisores de gua da cordilheira dos Andes, pelo Planalto das Guianas e pelo Planalto Central.

Seu principal rio nasce no Peru, com o nome de Vilcanota, e depois recebe as denominaes de Ucaiali, Urubamba e Maraon. Ao entrar no Brasil, passa a se chamar Solimes, at o encontro com o Rio Negro, passando a ser chamado a partir da de Rio Amazonas. o rio mais extenso do planeta, com 6.868 km de comprimento, e de maior volume de gua, com drenagem superior a 5,8 milhes de km2. Sua largura mdia de 5 km, chegando a mais de 50 km em alguns trechos. Possui cerca de 7 mil afluentes. Possui ainda, grande nmero de cursos de guas menores e canais fluviais criados pelos processos de cheia e vazante. A maioria de seus afluentes nasce nos escudos dos Planaltos das Guianas e Brasileiro na Venezuela, Colmbia, Peru e Bolvia. Possui o maior potencial hidreltrico do pas, mas a baixa declividade do seu terreno dificulta a instalao de Usinas Hidreltricas. Na poca das cheias, ocorre o fenmeno conhecido como "Pororoca", provocado pelo encontro de suas guas com o mar. Enormes ondas se formam, invadindo o continente.

Localizada numa regio de plancie,a Bacia Amaznica possui cerca de 23 mil km de rios navegveis, possibilitando o desenvolvimento do transporte hidrovirio. O Rio Amazonas totalmente navegvel.

A Bacia Amaznica abrange os estados do Amazonas, Par, Amap, Acre, Roraima, Rondnia e Mato Grosso.

O Rio Amazonas atravessado pela linha do Equador, portanto possui afluentes nos dois hemisfrios. Os principais afluentes da margem esquerda so o Japur, o Negro e o Trombetas e da margem direita o Juru, o Purus, o Madeira, o Xingu e o Tapajs.

Rio Negro

BACIA DO TOCANTINS-ARAGUAIA

SEUS PRINCIPAIS RIOS SO:

1. Rio Araguaia 2. Rio Tocantins

a maior bacia localizada inteiramente em terri 10.0pt; font-family: Verdana; mso-fareastfont-family: Times New Roman; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: PT-BR; msobidi-language: AR-SA; mso-bidi-font-family: Times New Roman"> Dentre os principais afluentes da bacia Tocantins-Araguaia, esto os rios do Sono, Palma e Melo Alves, todos situados na margem direita do rio Araguaia.

Seu rio principal, o Tocantins nasce na confluncia dos rios Maranho e Paran, em Gois, percorrendo 2.640 km at desembocar na foz do Amazonas. Durante o perodo de cheias, seu trecho navegvel de 1.900 km, entre as cidades de Belm (PA) e Peixe (GO). Em seu curso inferior situa-se a Hidreltrica de Tucuru, a segunda maior do pas, que abastece os projetos de minerao da Serra do Carajs e da Albrs.

O rio Araguaia nasce na serra das Araras, no Mato Grosso, na fronteira com Gois. Tem cerca de 2.600 km de extenso. Desemboca no rio Tocantins em So Joo do Araguaia, logo antes de Marab. No extremo Nordeste de Mato Grosso, o rio divide-se em dois braos, pela margem esquerda o rio Araguaia e pela margem direita o rio Javas, por aproximadamente 320 km, formando a ilha de Bananal, maior ilha fluvial do mundo. O rio navegvel por cerca de 1.100 km, entre So Joo do Araguaia e Beleza, porm, no possui nenhum centro urbano de destaque ao longo desse trecho.

O regime hidrolgico da bacia bem definido. No Tocantins, a poca de cheia estende de -se outubro a abril, com pico em fevereiro, no curso superior, e maro, nos cursos mdio e inferior. No Araguaia, as cheias so maiores e um ms atrasadas em decorrncia do extravasamento da plancie do Bananal. Os dois rios secam entre maio e setembro, com picos de seca em setembro.

A construo da hidrovia Araguaia-Tocantins tem sido questionado por ONGs que criticam os impactos ambientais que podero ser causados. Por exemplo, a hidrovia cortaria 10 reas de conservao ambiental e 35 reas indgenas, afetando cerca de 10 mil ndios.

Rio Araguaia

BACIA DO SO FRANCISCO

Divide-se em quatro regies: Alto So Francisco, das nascentes at Pirapora-MG; Mdio So Francisco, entre Pirapora e Remanso BA; Submdio So Francisco, de Remanso at a Cachoeira de Paulo Afonso, e, Baixo So Francisco, de Paulo Afonso at a foz no oceano Atlntico.

Possui rea de aproximadamente 645.000 km2 e responsvel pela drenagem de 7,5% do territrio nacional. a terceira bacia hidrogrfica do Brasil, ocupando 8% do territrio nacional. a segunda maior bacia localizada inteiramente em territrio nacional. A bacia encontra-se no estados da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Gois e no Distrito Federal. Situa-se quase inteiramente em reas de planalto.

O rio So Francisco nasce em Minas Gerais, na serra da Canastra e atravessa o serto semirido mineiro e baiano, o que possibilita a sobrevivncia da populao ribeirinha de baixa renda, a irrigao de pequenas propriedades e a criao de gado. Possui grande aproveitamento hidreltrico, abastecendo no s a regio Nordeste, como tambm parte da regio Sudeste. At a sua foz, na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe, o So Francisco percorre 3.160 km. Seus principais afluentes so os rios Paracatu, Carinhanha e Grande na

margem esquerda e os rios Salitre, das Velhas e Verde Grande na margem direita. Embora atravesse um longo trecho em clima semi-rido, um rio perene e navegvel por cerca de 1.800 km, desde Pirapora (MG) at a cachoeira de Paulo Afonso. Apresenta fortes quedas em alguns trechos, e tem seu potencial hidreltrico aproveitado atravs das Usinas de Paulo Afonso, Sobradinho, Trs Marias e Moxot, entre outras. O rio So Francisco liga as duas regies mais populosas e de mais antigo povoamento: Sudeste e Nordeste.

BACIA PLATINA

constituda pelas sub-bacias dos rios Paran, Paraguai e Uruguai. Seus principais rios so:

1. Rio Uruguai 2. Rio Paraguai 3. Rio Iguau 4. Rio Paran 5. Rio Tiet 6. Rio Paranapanema 7. Rio Grande 8. Rio Parnaba 9. Rio Taquari 10. Rio Sepotuba

a segunda maior bacia hidrogrfica do planeta, com 1.397.905 km2. Se estende por Brasil, Uruguai, Bolvia, Paraguai e Argentina. Possui cerca de 60,9% das hidreltricas em operao ou construo do Brasil.

O rio da Prata se origina do encontro dos trs principais rios desta bacia: Paran, Paraguai e Uruguai. Eles se encontram na fronteira entre a Argentina e o Uruguai.

A bacia do Paran possui localizao geogrfica privilegiada, situada na parte central do Planalto Meridional brasileiro.

O rio Paran possui cerca de 4.900 km de extenso e o segundo em extenso na Amrica. formado pela juno dos rios Grande e Parnaba. Apresenta o maior aproveitamento hidreltrico do Brasil, abrigando a Usina de Itaipu, entre outras. Os afluentes do Paran, como o Tiet e o Paranapanema, tambm apresentam grande potencial hidreltrico. Sua navegabilidade e a de seus afluentes vem sendo aumentada pela construo da hidrovia Tiet Paran. A hidrovia serve para o transporte de cargas, pessoas e veculos, tornando-se uma importante ligao com os pases do Mercosul. So 2.400 km de percurso navegvel ligando as localidades de Anhembi e Foz do Iguau. Em funo de suas diversas quedas, o rio Paran possui navegao de porte at a cidade argentina de Rosrio. O rio Paran o quarto do mundo em drenagem, drenando todo o centro-sul da Amrica do Sul, desde as encostas dos Andes at a Serra do Mar.

A bacia do Paraguai tpica de plancie e sua rea de 345.000 km2. Atravessa a Plancie do Pantanal e muito utilizada na navegao.

O rio Paraguai possui cerca de 2.550 km de extenso ao longo dos territrios brasileiro e paraguaio. Tem sua origem na serra de Arapor, a 100 km de Cuiab (MT). Seus principais afluentes so os rios Miranda, Taquari, Apa e So Loureno. Antes de se juntar ao rio Paran para formarem o rio da Prata, o rio Paraguai banha o Paraguai e a Argentina. O rio Paraguai drena reas de importncia, como o Pantanal mato-grossense.

A bacia do Uruguai tem um trecho planltico, com potencial hidreltrico, e outro de plancie, entre So Borja e Uruguaiana (RS).

O rio Uruguai nasce pela fuso dos rios Canoas (SC) e Pelotas (RS), servindo de divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Brasil e Argentina, e mais ao sul, entre Uruguai e Argentina. Possui uma extenso de aproximadamente 1.500 km e desgua no Esturio do Prata. Seu curso superior planltico e possui expressivo potencial hidreltrico. Os cursos mdio e inferior so de plancie e oferecem condies favorveis para a navegao. navegvel desde sua foz at a cidade de Salto. Fazem parte de sua bacia os rios Peixe, Chapec, Peperiguau, Ibicu, Turvo, Iju e Piratini.

O aproveitamento econmico da bacia do Uruguai pouco expressivo quer seja em termos de navegao, quer seja em termos de produo hidreltrica.

BACIA DO ATLNTICO SUL

O Brasil possui ao longo de seu litoral trs conjuntos de bacias secundrias denominadas bacias do Atlntico Sul, divididas em trs trechos: Norte-Nordeste, Leste e Sudeste. Estes trechos no possuem ligao entre si, foram agrupados por possurem rios que correm prximo ao litoral e desguam no Oceano Atlntico.

Seus principais rios so:

1. Oiapoque 2. Gurupi 3. Parnaba 4. Jequitinhonha 5. Doce

O trecho Norte-Nordeste formado por rios perenes que correm ao norte da bacia Amaznica e entre as fozes dos rios Tocantins e So Francisco. Entre seus rios, destacam-se: Acara, Jaguaribe, Piranhas, Potengi, Capibaribe, Una, Paje, Turiau, Pindar, Graja, Itapecuru; Mearim e Parnaba. So cinco braos principais, cobrindo uma rea de 2.700 km2.

O principal rio o Parnaba, com 970 km de extenso. Sua foz, localizada entre Piau e Maranho, forma o nico Delta Ocenico da Amrica. O rio Parnaba tambm uma importante hidrovia utilizada no transporte dos produtos agrcolas da regio.

O trecho Leste formado pelas bacias dos rios que correm entre a foz do So Francisco e a divisa entre os estados do Rio de Janeiro e So Paulo. Seus rios de maior destaque so: Pardo, Jequitinhonha, Paraba do Sul, Vaza-Barris, Itapicuru, das Contas e Paraguau.

Seu rio mais importante o Paraba do Sul, localizado entre os estados de So Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Possui, ao longo de seu curso, grande aproveitamento hidreltrico, bem como indstrias importantes como a Companhia Siderrgica Nacional.

O trecho Sudeste formado pelas bacias dos rios que esto ao sul da divisa dos estados do Rio de Janeiro e de So Paulo. Entre eles, destacam-se: Jacu, Itaja e Ribeira do Iguape. Eles possuem importncia regional pela participao em atividades como transporte hidrovirio, abastecimento de gua e gerao de energia eltrica.

Fonte: www.geobrasil2001.hpg.ig.com.br

HIDROGRAFIA DO BRASIL

Conhecer a hidrografia de uma regio significa estudar o ciclo da gua que provm da atmosfera ou do subsolo. O vapor de gua da atmosfera precipita-se ao se condensar. Ao entrar em contato com a superfcie, a gua pode seguir trs caminhos: escorrer, infiltrar-se no solo ou evaporar. Na evaporao, ela retorna atmosfera na forma de vapor. A gua que se infiltra no solo e a que escorre, pela lei da gravidade, dirigem-se s depresses ou partes mais baixas do terreno, formando rios, lagos e mares.

Os pontos mais altos do terreno cumprem o papel de divisores de guas entre dois rios. Entre os divisores, forma-se uma rede de captao na qual toda a gua converge para o mesmo ponto, a chamada vertente. Nela se encontram as bacias hidrogrficas com seus rios principais, seus afluentes e subafluentes. Se a drenagem dirige-se ao oceano, denominada exorrica; se a gua fica retida no interior do continente, por exemplo, num lago ou num deserto, a drenagem endorrica (em grego exo significa fora e endo, dentro ).

A densidade de rios de uma bacia relaciona-se ao clima da regio. Na Amaznia, onde os ndices pluviomtricos so muito altos, existem muitos rios perenes e caudalosos, ou seja, que nunca secam e possuem um grande volume de gua em seus leitos. Em reas de clima rido ou semi-rido, os rios muitas vezes so temporrios, secando no perodo em que no chove. Se um rio atravessa um deserto rido e perene, isso significa que ele nasce em uma rea chuvosa e a captao da gua ocorre fora do deserto. O rio Nilo, por exemplo, nasce no lago Vitria, na regio equatorial africana, por isso consegue atravessar o deserto do Saara.

As nascentes dos rios so os locais em que os nveis hidrosttico ou lenol fretico atinge a superfcie. Em perodos de estiagem prolongada, elas chegam a secar, enquanto em pocas chuvosas o volume da gua aumenta, o que demonstra que a gua das nascentes gua da chuva que se infiltra no solo. Essa variao na quantidade de gua no leito do rio ao longo do ano recebe o nome de regime. Se as cheias dependem exclusivamente da chuva, o regime pluvial; se dependem do derretimento da neve, nival; se dependem de geleiras glacial. Muitos rios apresentam um regime misto ou complexo, como no Japo, onde os rios so alimentados pela chuva e pelo derretimento da neve das montanhas.

Voc j notou que os rios ou riachos que descem serras possuem um curso retilneo? Isso acontece porque eles tem uma grande velocidade de escoamento, cujo limite mximo encontrado nas cachoeiras. Em reas de declive acentuado, os rios tendem a transpor ou erodir rapidamente os obstculos. J os rios de topografia plana, devido baixa velocidade de escoamento so mendricos. Os meandros, portanto, so as curvas de rios que correm em reas planas, desviando-se dos obstculos que aparecem em seu curso.

Os lagos so depresses do terreno preenchidas por gua. Em regies de estrutura geolgica antiga, como no territrio brasileiro, elas j foram preenchidas por sedimentos e tornaram-se bacias sedimentares. As depresses podem ter origem no movimento das placas tectnicas, no vulcanismo ou no movimento das geleiras. Ao fim de um perodo de glaciao, as depresses cavadas pelas geleiras so preenchidas pelas guas da chuva e dos rios que a ela se dirigem, formando lagos, como no Canad e na Escandinvia.

A rede de drenagem, constituda por rios e lagos, sempre muito importante para a prtica da irrigao na agricultura. Os rios que apresentam desnvel ao longo de seu curso possuem energia potencial que pode ser aproveitada para a produo de hidreletricidade, mas a navegao depende da construo de eclusas.

Os lagos e os rios que correm em reas planas so facilmente navegveis, desde que no se formem bancos de areia em seu leito (fato comum em regies onde o solo fica exposto ao da eroso) e no ocorra grande diminuio do nvel das guas, o que pode impedir a navegao de embarcaes com maior calado (parte da embarcao que fica abaixo do nvel da gua).

Potrebbero piacerti anche