Sei sulla pagina 1di 6

Supra-Renal As 2 glndulas supra-renais localizam-se nos plos superiores dos dois rins e pesam cerca de 4g cada uma.

So rgos endcrinos complexos, multifuncionais e essenciais vida. Cada glndula composta de duas partes distintas: 1. Medula - corresponde 10 a 20% da glndula, zona mais interna e funcionalmente relacionada ao sistema nervoso simptico, origem do ectoderma, produz Norepinefrina e Epinefrina 2. Crtex - secreta os corticosterides, zona externa da glndula, origem mesodrmica, com 3 camadas distintas. Corresponde a 80 a 90% da glndula. Possui fluxo sangneo elevado; artrias ramos da aorta, artrias renais e frnicas; sangue drena do crtex para a medula. Crtex: produz 3 classes de hormnios esterides 1. Mineralocorticides (Aldosterona) 2. Glicocorticides (Cortisol) 3. Andrognios 3 Camadas: 1. Camada mais profunda - Zona Reticular sintetiza e secreta principalmente os andrognios 2. Camada mdia mais espessa, Zona Fasciculada, secreta principalmente glicocorticides 3. Camada mais externa Zona Glomerulosa, secreta principalmente os mineralocorticides. Qumica dos Hormnios Crtico-Supra-Renais: Todos os esterides do crtex adrenal so modificaes qumicas de um ncleo esteride bsico (esqueleto de tomos de Carbono), que exemplificado pela estrutura do Colesterol. Glicocorticides potentes exigem a presena de uma cetona na posio 3 e de grupos OH nas posies 11 e 21. Mineralocorticides potentes exigem carbono oxigenado na posio 18. Andrognios potentes caracterizam-se pela eliminao da cadeia lateral C20-21 e pelo carbono oxigenado na posio 17. Colesterol, Progesterona, Glicocorticides e os Mineralocorticides so esterides com 21 Carbonos; os Andrognios so esterides com 19 Carbonos e os Estrognios so esterides com 18 Carbonos. As camadas mais internas exercem atividade de 17 hidroxilao e perdem a atividade de 18 hidroxilao. Cada camada do crtex supra-renal sintetiza e secreta predominantemente um tipo de esteride: Mineralocorticide, Glicocorticide ou Andrognio. A base para esta especializao a presena ou ausncia das enzimas que catalisam as diversas modificaes do ncleo do esteride. O precursor de todos os esterides adrenocorticais o Colesterol, que chega a adrenal pela circulao, e uma parte sintetizada pelas clulas adrenocorticais.

O colesterol captado do plasma (receptores de LDL e HDL), por endocitose e posteriormente esterificado (vacolos citoplasmticos); pequena quantidade sintetizada a partir da acetil coenzima A. As enzimas do citocromo P 450 (oxigenases mistas) catalisam as hidroxilaes dos esterides; essas hemoprotenas hidrofbicas esto localizadas nas membranas lipolticas do retculo endoplasmtico e das cristas mitocondriais. Os 4 grupos distintos de enzimas P450 envolvidos na esteroidognese adrenal: P 450 scc (mitocndria) colesterol desmolase P 450 c11 (mitocndria) atividade 11 hidroxilase, 18 hidroxilase e 18 metiloxidase P 450 c17 (retculo endoplasmtico) atividade 17 hidroxilase e 17-20 liase P 450 c21 (retculo endoplasmtico) atividade hidroxilase. 3 beta hidroxiesteride desidrogenase / DELTA 5 DELTA 4 isomerase (citosol). P 450 aro (retculo endoplasmtico) aromatizao dos C18 esterides a partir C19 esterides - andrgenos a estrgenos. Sulfocinase - sulfatao de DHEA. A primeira etapa a converso do Colesterol em Pregnenolona, catalisada pela colesterol desmolase, presente em todas as camadas do crtex adrenal. A colesterol desmolase a enzima limitadora da via biossinttica e estimulada pelo ACTH. Glicocorticides Sntese ocorre na zona fasciculada, com pequena contribuio das clulas da zona reticular. Cortisol o glicocorticide dominante na espcie humana. Corticosterona pode prover atividade glicocorticide se necessrio. Andrognios DHEA - Desidroepiandrosterona e Androstenediona so esterides andrognicos produzidos na zona reticular. Possuem fraca atividade andrognica, mas nos testculos so convertidos em Testosterona, um andrognio com maior potncia. Estradiol secretado em pequenas quantidades pela zona reticular, importante quando os ovrios deixam de funcionar (menopausa). Nos homens tem pouco significado, contudo nas mulheres o crtex adrenal a principal fonte de andrognios (50 a 60%). A remoo da cadeia lateral C 20-21 fornece DHEA e androstenediona, SDHEA (Sulfocinase - sulfatao de DHEA). Mineralocorticides O principal mineralocorticide do corpo a Aldosterona, secretada pela zona glomerulosa exclusivamente. A Aldosterona sintase converte a Corticosterona em Aldosterona. A zona glomerulosa no tem 17alfa hidroxilase, sendo incapaz de produzir Cortisol a partir da Progesterona. A Aldosterona no o nico esteride com atividade mineralocorticide; a 11-Desoxicorticosterona (DOC) e a Corticosterona tambm tem atividade mineralocorticide.

Inibidores da sntese dos hormnios adrenocorticais METIRAPONA -> inibe a 11-hidroxilao (sntese de cortisol). AMINOGLUTETIMIDA - > inibe a reao da desmolase (toda a sntese de esterides supra-renais). CETOCONAZOL - > inibe vrias etapas na sntese dos adrenocorticosterides. Regulao da Secreo de Cortisol A sntese e secreo dos esterides pelo crtex da supra-renal dependem da estimulao da colesterol desmolase (etapa inicial) pelo ACTH. Caracterstica da regulao da secreo de cortisol a sua natureza pulstil e seu padro diurno. As menores intensidades secretoras ocorrem durante as horas da noite e logo depois de adormecer em torno da meia-noite. As maiores intensidades secretoras ocorrem pouco antes de acordar de manh, isto s 8h da manh (que representa metade da secreo diria total do hormnio). O relgio interno pode ser alterado pela alternncia do ciclo sonoviglia. Regulao da Secreo de Cortisol O CRH secretado pelo hipotlamo (ncleo paraventricular) e atua sobre os corticotrofos da hipfise anterior, para produzir ACTH. A hipfise secreta uma grande molcula precursora a pr-opiomelanocortina. Atravs de clivagens teremos ACTH e outros neuropeptdeos. Mecanismos de controle de CRH e portanto ACTH e cortisol: 1) secreo episdica e ritmo circadiano 2) resposta ao estresse (se prolongado inibe a periodicidade circadiana) 3) inibio exercida pelo nvel de cortisol. O ACTH atua sobre as clulas do crtex supra-renal para estimular a sntese e a secreo dos hormnios adrenocorticais. ACTH: Estimula a transferncia do Colesterol armazenado nas mitocndrias Estimula a ligao do Colesterol ao citocromo P450 Ativa a colesterol desmolase Efeitos a longo prazo: hiperplasia e hipertrofia das clulas adrenocorticais. Os nveis plasmticos de cortisol so aumentados pelo estresse da cirurgia, queimaduras, infeco, febre, psicose, teraputica eletroconvulsiva, ansiedade aguda, exerccio prolongado e extenuante e hipoglicemia. Estresse agudo e significativo pode sobrepujar a supresso por feedback e eliminar o padro diurno da secreo de cortisol. A maior parte do cortisol (75 a 80%) que circula pelo plasma que est ligada a uma alfaglobulina especfica fixadora de corticosterides -> transcortina, outros 15% esto ligados albumina e 5 a 1% continuam livres. A maior parte do cortisol metabolizada no fgado. A mensurao dos metablitos urinrios do cortisol indicador confivel da secreo de cortisol - 17hidroxicosticosterides.

Glicocorticides O principal glicocorticide o Cortisol, que sintetizado na zona fasciculada, com pequenas quantidades produzidas na zona reticular. A Corticosterona tambm um glicocorticide. Bloqueio da produo de Cortisol e Corticosterona incompatvel com a vida. Funes dos Glicocorticides So essenciais a vida Estimulao da gliconeognese Efeito catablico e anti-anablico Efeitos antiinflamatrios Supresso de Respostas imunes Manuteno da reatividade vascular s catecolaminas Efeito permissivo: aumenta a estimulao pelo glucagon - glicogenlise; efeito sinrgico com o glucagon - gliconeognese Inibio da formao do osso Aumento da filtrao Glomerular Funes do Cortisol Metabolismo facilita a mobilizao dos combustveis acelera a mobilizao de protenas musculares para a gliconeognese, acelera a degradao protica e inibe a sntese de protenas estimula a transformao de AA derivados da protelise em precursores da glicose atua na defesa da hipoglicemia induzida pela insulina glicose-6-fosfatase (presena depende de cortisol - catalisa a liberao de glicose pelo fgado) reduz a utilizao perifrica de glicose, antagoniza as aes da insulina sobre o metabolismo da glicose (diminui captao muscular e nos adipcitos de glicose) o antagonismo do cortisol s aes da insulina ocorre a nvel ps-receptor exerce alguma atividade lipoltica (sua presena necessria para as aes lipolticas da epinefrina e GH) acelera a diferenciao em pr-adipcitos - adipcitos e estimula a lipognese (dependendo da regio, predomnio em tecido adiposo de abdome, tronco e face, poupando extremidades) Msculos ao inotrpica sobre o msculo esqueltico (aumento da sntese de acetilcolina) aumenta a ATPase miocrdica e os receptores beta

Ossos inibe a sntese de colgeno I (matriz ssea) diminui a diferenciao das clulas osteoprogenitoras em osteoblastos ativos diminui a absoro de Ca++ intestinal (antagoniza aes da Vitamina D e reduz sua sntese) acelera a reabsoro ssea Tecido conjuntivo diminui a sntese de colgeno (em excesso gera fragilidade capilar e o adelgaamento da pele) Sistema Vascular facilita o desempenho miocrdico permite a responsividade normal da ao constritiva das catecolaminas e angiotensina II Rins aumenta a FG, diminui a resistncia pr-glomerular e aumenta o fluxo plasmtico glomerular aumenta a gerao de amnio pelo glutamato em resposta s cargas cidas aumenta a excreo de fosfato SNC modula a excitabilidade, comportamento e humor Glicocorticides Cortisol (muito potente, 95% da atividade glicocorticide). Corticosterona (4% de atividade glicocorticide, bem menos potente que o Cortisol). Cortisona (sinttica, to potente quanto o Cortisol). Prednisona (sinttica, 4X mais potente Cortisol). Dexametasona (sinttica, 30X mais potente que o Cortisol). Andrognios Os esterides SDHEA e DHEA e androstenediona so andrognios relativamente fracos. Sua funo fisiolgica se expressa por sua converso perifrica para o poderoso andrognio testosterona. Nas mulheres estes precursores permitem o desenvolvimento dos plos pubianos e axilares normais. Possivelmente tambm contribui para a manuteno da produo de hemcias. Estradiol de origem supra-renal direta ou indiretamente fonte importante de atividade estrognica aps a menopausa. Nos homens a produo testicular de testosterona supera a produzida pelas adrenais. Mineralocorticides A principal funo da aldosterona, mineralocorticide mais importante, consiste em preservar o volume de lquido extracelular pela conservao do Sdio corporal.

A aldosterona liberada principalmente quando percebida reduo de volume de lquido circulante (LEC). Aumenta a reabsoro de Na+ e a secreo de K+ e aumenta a secreo de H+ . Clulas Principais: reabsorvem Na+ (canais de Na+) e gua do lmen e secretam ons K+ . Se ocorrer bloqueio abaixo da DOC (ausncia de 11beta hidroxilase ou da aldosterona sintase), mineralocorticides continuaro a serem produzidos. Se ocorrer bloqueio acima do nvel da DOC (falta 21 beta hidroxilase) no haver produo de mineralocorticides. Regulao da Secreo de Aldosterona Regulada de modo diferente da secreo de Cortisol e andrognios. ACTH exerce efeito tnico sobre a secreo de Aldosterona (estimulo da colesterol desmolase). Apresenta o mesmo padro de secreo diurno (cortisol), contudo a regulao primria controlada pelas variaes do volume do LEC , sistema Renina-Angiotensina IIAldosterona e pelos nveis sricos de Potssio. Mineralocorticides Aldosterona (muito potente, 90% da atividade mineralocorticide normal). Desoxicorticosterona (1/15 da potncia da Aldosterona). Corticosterona (pequena atividade mineralocorticide). 9 alfa Fludrocortisona (sinttica, ligeiramente mais potente que a Aldosterona).

Medula Supra-renal um gnglio especializado do sistema nervoso autonmico, diviso simptica. Neurnios pr-ganglionares com corpos celulares presentes na medula espinhal toracolombar, axnios pr-ganglionares cursam pelo nervo esplncnico at a medula adrenal (clulas cromafins), liberam Acetilcolina, estimulam a secreo de Catecolaminas (Epinefrina 80% e Norepinefrina 20%).

Potrebbero piacerti anche