Sei sulla pagina 1di 4

Escola Secundria de Pinheiro e Rosa

CURSO: Cientfico-humansticos DEPARTAMENTO DE CINCIAS SOCIAIS E HUMANAS Subdepartamento Curricular de Filosofia, Psicologia e Sociologia
Ano lectivo: 2010/2011

Filosofia 10 Ano 5 Teste de avaliao

Maio de 2011.

Durao: 90 minutos

Verso A

GRUPO I
1. Considere o texto seguinte e responda s questes apresentadas:

Suponha que tinha acabado de acordar numa cama de hospital. Primeiro, apercebia-se de que tinha sofrido uma perda considervel de memria. Olhando para baixo, via que estava enfaixado dos ps cabea. No se recordava do seu nome nem do seu sexo e raa tambm no conseguia descobri-los atravs das ligaduras (a etiqueta no pulso enfaixado revelava apenas um nmero). Os factos acerca da famlia, ocupao, classe, capacidade, competncia, etc., esto completamente perdidos. Recorda-se de algumas teorias gerais aprendidas, em tempos, nas aulas de economia e sociologia, mas de nada se lembra das aulas de histria. Na verdade, nem sequer sabe em que sculo est. Nessa altura, um homem de bata branca entra na enfermaria. Bom dia, diz ele. Sou o professor John Rawls. Amanh a sua memria regressar, as ligaduras ser-lhe-o retiradas e poder partir. Portanto, no temos muito tempo. O que precisamos que nos diga como gostaria que a sociedade fosse concebida, tendo sempre em mente que, a partir de amanh, viver na sociedade que tiver escolhido. Embora no saiba quais so os seus verdadeiros interesses, posso dizer-lhe que precisa de tantos bens primrios quanto possvel (). Regressarei, ao fim da tarde, para saber o que decidiu. Nestas circunstncias o que seria racional escolher?
Jonathan Wolff, Introduo filosofia poltica, traduo de Ftima St. Aubyn, Lisboa, 2004, Edies 70, pgs. 229-230.

1.1.

Como se designa em Filosofia a experincia descrita no texto? Justifique.

1.2.

Esclarea as razes que levaram Rawls a considerar que as pessoas, ao escolherem os princpios da justia, se encontram sob um vu de ignorncia.

1.3.

Responda questo formulada no texto, na perspectiva de Rawls.

1.4.

Rawls concorda com o critrio utilitarista da justia? Explique porqu.

1.5.

Apresente duas razes para justificar a seguinte crtica de Nozick: o estado social, proposto por Rawls, imoral e injusto.

GRUPO II
1. Considere os seguinte argumentos: A. Deus existe ou no existe. Mas para que lado nos vamos inclinar [ns que somos to imperfeitos e ignorantes]? () preciso apostar. Pesemos as vantagens e as desvantagens de apostar na existncia de Deus. Calculemos estes dois casos: se ganharmos, ganhamos tudo; se perdermos, nada perdemos. Apostemos ento sem hesitar que ele existe. Pascal, Penses, n 233, Garnier-Flammarion, 1986, pg. 114. B. Sobre os deuses, no tenho possibilidades de saber se existem ou no, nem qual a sua forma. Muitas so as razes que me impedem tal conhecimento: a obscuridade da questo e a brevidade da vida. Protgoras (sculo V a.C)

1.1.

De acordo com um defensor agnosticismo, a concluso do argumento A verdadeira ou falsa? Justifique. Segundo um atesta, a concluso do argumento B verdadeira ou falsa? Justifique.

1.2.

2. Seleccione a alternativa correcta.


2.1. A. B. C. D. E. 2.2. Utilizamos a mesma palavra religio para designar prticas e crenas diversas, pois em todas elas: se afirma a existncia de um Deus bom ou de deuses benvolos; se a afirma a existncia de seres, do mundo material, superiores ao homem; se valoriza a dignidade da vida humana; se afirma a existncia de algo sobrenatural. Nenhuma das alternativas anteriores correcta.

"...Concepo de Deus segundo a qual este nico, todo-poderoso, omnisciente, misericordioso, absolutamente bom, perfeito, etc." expressa uma posio: A. atesta; B. testa; C. religiosa; D. agnstica. E. Nenhuma das alternativas anteriores correcta. A alnea que constitui um exemplo de politesmo : A. Al; B. Zeus; C. os deuses gregos; D. Jesus Cristo. E. Nenhuma das alternativas anteriores correcta. A f implica: A. demonstrao racional; B. informao baseada na confiana que temos nos sentidos; C. aprovao baseada em provas; D. aceitao e respeito por algo misterioso, que nos ultrapassa. E. Nenhuma das alternativas anteriores correcta. A relao entre religio e f sempre inevitvel, na medida em que: A. se o sobrenatural ultrapassa a nossa capacidade de conhecer, resta aceit-lo ou recus-lo sem provas; B. o sagrado pode ser conhecido, mas o profano tem de ser aceite pela f; C. seria possvel conhecer e compreender completamente as realidades visadas pela religio, mas mais fcil ter apenas f; D. a vida difcil e a f um consolo. E. Nenhuma das alternativas anteriores correcta.

2.3.

2.4.

2.5.

GRUPO III
1. Considere as alneas seguintes: A. O argumento baseia-se numa analogia fraca: presume sem discusso a existncia de uma semelhana significativa entre os objectos naturais e os objectos que sabemos terem sido concebidos (). Os argumentos por analogia baseiam-se no facto de existir uma forte semelhana entre as duas coisas comparadas. Se a semelhana for fraca, as concluses que podem ser retiradas com base na comparao sero igualmente fracas.
(Warburton, Nigel, Elementos bsicos de Filosofia, Edies Gradiva, pg. 32)

B. Se Deus existe, no pode haver mal no mundo. H mal no mundo. Logo, Deus no existe. C. Na Natureza todas as coisas tm uma causa. No possvel regredir infinitamente nas relaes causais da Natureza. Tem de existir uma primeira causa que tenha produzido as vrias coisas da Natureza. Logo, essa primeira causa Deus. (Caderno do aluno do manual adoptado Filosofia, de Lus Rodrigues, Pltano Editora.) D. Deus deu-nos livre arbtrio. O livre arbtrio a possibilidade de escolhermos o que queremos fazer. Deste modo, o livre arbtrio d-nos a possibilidade de escolher fazer o bem e a possibilidade de escolher fazer o mal. Verificamos que o livre arbtrio permite a realizao do mal, por isso que este existe no mundo. (Caderno do aluno do manual adoptado Filosofia, de Lus Rodrigues, Pltano Editora.) E. Um relgio, tendo as suas diversas partes organizadas de modo a atingir um dado fim ou propsito, revela portanto desgnio, pelo que tem de ter um criador inteligente, o relojoeiro que o fez. O Universo e os organismos vivos so muito semelhantes aos relgios, isto , tambm revelam desgnio. Portanto, tambm o universo e os organismos vivos tm um criador inteligente, que Deus.
(Caderno do aluno do manual adoptado Filosofia, de Lus Rodrigues, Pltano Editora.)

F. Uma pessoa que se deixe convencer pelo argumento () pode objectar que o argumento no quer dizer que tudo tem uma causa, mas apenas tudo, excepto Deus tem uma causa. Mas isto tambm no serve. Se a srie de causas e efeitos vai parar algures, por que razo tem de parar em Deus? Por que razo no pode parar antes, no aparecimento do prprio universo?
(Warburton, Nigel, Elementos bsicos de Filosofia, Edies Gradiva, pg. 38)

G. Devemos apostar na hiptese da existncia de Deus. A aposta nesta hiptese permite-nos maximizar os ganhos possveis e minimizar as perdas possveis. Logo, devemos acreditar que Deus existe. H. O argumento no apresenta absolutamente nenhuma razo para aceitar que existe um Deus omnisciente nem sumamente bom. Uma primeira causa no teria de ter nenhum destes atributos.
(Warburton, Nigel, Elementos bsicos de Filosofia, Edies Gradiva, pgs. 39-40)

1.1. Identifique a alnea ou alneas que correspondem a argumentos a favor da existncia de Deus, indicando o nome de cada um deles.

1.2. Indique a alnea ou alneas que constituem objeces ao tesmo.

1.3. Identifique a alnea que constitui uma crtica ao argumento da alnea E. 3

GRUPO IV
Existir Deus? Esta uma questo fundamental, uma questo que a maior parte das pessoas j enfrentou num ou noutro perodo da vida. A resposta dada por cada um de ns no afecta apenas a forma como agimos, mas tambm a forma como compreendemos e interpretamos o mundo e o que esperamos do futuro (). H, de facto, pelo menos um argumento muito forte contra existncia de um Deus benevolente (). Trata-se do chamado problema do mal. H mal no mundo: isto no pode ser seriamente negado. Basta pensar no Holocausto ou na prtica generalizada da tortura (). Visto existir tanto mal, como pode algum acreditar seriamente na existncia de um ser sumamente bom?.
Warburton, Nigel, Elementos bsicos de Filosofia, Edies Gradiva, pgs. 29, 44 e 45.

1. Responda pergunta sublinhada no texto, referindo os seguintes aspectos: - a explicao do problema do mal e do argumento do mal; - a principal objeco dos testas ao argumento do mal; - a sua posio pessoal em relao questo formulada no texto.

Cotaes: Grupo I: 1.1. 12 Pontos; 1.2. 20 Pontos; 1.3. 30 Pontos; 1.4. 15 Pontos; 1.5. 15 Pontos. Grupo II: 1.1. 13 Pontos; 1.2. 13 Pontos; 2. 15 Pontos. Grupo III: 1.1. 12 Pontos; 1.2. 12 Pontos; 1.3. 05 Pontos. Grupo IV: 1. 38 Pontos. Total: 200 Pontos (= 20 valores)

Bom Trabalho!

A professora: Sara Raposo

Potrebbero piacerti anche