Sei sulla pagina 1di 3

CIDADANIA Educao em Direitos Humanos Frei Betto

(Membro do conselho da Fundao Sueca de Direitos Humanos)

(texto copiado do site http://www.dhnet.org.br/educar/redeedh/bib/betto.htm)

Vivemos, hoje, sob o paradoxo de popularizar o tema dos direitos humanos ao mesmo tempo, depararnos com hediondas violaes desses mesmos direitos, agora transmitidos ao vivo, via satlite, para as nossas janelas eletrnicas. O que assusta e preocupa o fato de, entre os violadores, figurarem com freqncia instituies e autoridades governos, polcias, tropas destinadas a misses pacificadoras etc. cuja funo zelar pela difuso, compreenso e efetivao dos direitos humanos. No Congresso Internacional sobre Ensino dos Direitos Humanos, celebrado em Viena, em 1978, AmadouMahtar MBow, diretor geral da UNESCO, sublinhou que ensinar cada um a respeitar e fazer respeitar os prprios direitos humanos e os dos demais, e possuir, quando for necessrio, a coragem de afirm-los em quaisquer circunstncias, inclusive nas mais difceis: tal o principal imperativo do nosso tempo. A falta de um programa sistemtico de educao em direitos humanos na maioria dos pases signatrios de Declarao Universal, favorece que se considere violao o assassinato, mas no a tortura policial empregada como mtodo de intimao e investigao; o roubo, mas no a misria que atinge milhares de pessoas; a censura, mas no a interveno estrangeira em pases soberanos; o desrespeito propriedade, mas no a sonegao do direito de propriedade maioria da populao. Na Amrica Latina os direitos humanos so sistematicamente violados por governos e instituies. No Brasil, 4 crianas so assassinadas por dia; policiais-militares do Rio de Janeiro chacinaram, s neste ano de 1993, 8 crianas e 21 moradores da favela de Vigrio Geral; 70 ndios ianomamis foram massacrados na Amaznia. Em nosso Continente, o espectro do desrespeito aos direitos humanos estende-se das selvas da Guatemala ao altiplano do Peru; do bloqueio norte-americano a Cuba s ditaduras militares que rasgam Constituies e adotam o desaparecimento de prisioneiros polticos como mtodo de saneamento pblico.

Carter da educao em direitos humanos

Um programa de educao em direitos humanos deve visar, em primeiro lugar, a qualificao dos prprios agentes educadores, tanto instituies ONGs, Igreja, governos, escolas, partidos polticos, sindicatos, movimentos sociais etc. quanto pessoas. Aqueles que se dispem a aplic-lo devem superar as concepes idealistas e positivistas de direitos humanos. Numa sociedade secularizada e pluralista, tais direitos no podem depender apenas de uma viso religiosa, metafsica ou abstrata, como se fossem derivados da vontade divina ou da razo natural. No se pode esquecer que, em seu advento nos sculos XVII e XVIII, os direitos humanos surgiram como expresso das lutas da burguesia revolucionria, como base na filosofia iluminista e na tradio doutrinria liberal, contra o despotismo dos antigos Estados absolutistas. Uma vez no poder, a burguesia, tendo o Estado sob seu controle, procurou garantir-se da ameaa representada pela emergente pobreza coletiva proclamando a universalidade dos direitos, extensivos a todas as pessoas e povos, quando de fato no se questionavam a desigualdade de situaes e a mudana mesma das causas da desigualdade. Ainda hoje em muitos pases a lei consagra os direitos inalienveis de todos, sem distino entre ricos e pobres, confinada porm a mera formalidade retrica que no assegura a toda a populao uma vida justa e digna. Pouco vale as Constituies de nossos pases proclamarem que todos tm igual direito vida se no so garantidos os meios materiais que tornem efetivo esse direito.

2
Como assinala Marilena Chau, a prtica de declarar direitos significa, em primeiro lugar, que no um fato bvio para todos os homens que eles so portadores de direitos e, por outro lado, que no um fato bvio que tais direitos devam ser reconhecidos por todos. A declarao de direitos no social e no poltico, afirma usa origem social e poltica e se apresenta como objeto que pede o reconhecimento de todos, exigindo o consentimento social e poltico. Os direitos fundamentais no podem se restringir aos direitos individuais enunciados pelas revolues burguesas do sculo XVIII. A liberdade no consiste no contratualismo individual que sacraliza o direito de propriedade e permite ao proprietrio a livre iniciativa de expandir seus lucros ainda que s custas da explorao alheia. Num mundo assolado pela misria de quase metade de sua populao, o Estado no pode arvorar-se em mero arbtrio da sociedade, mas deve intervir de modo a assegurar a todos os direitos sociais, econmicos e culturais. O mero reconhecimento de um direito inerente ao ser humano no suficiente para assegurar seu exerccio na vida daqueles que ocupam uma posio subalterna na estrutura social. H direitos de natureza social, econmico e cultural como ao trabalho, greve, sade, educao gratuita, estabilidade no emprego, moradia digna, ao lazer etc. que dependem, para a sua viabilizao, da ao poltica e administrativa do Estado. Nesse sentido, o direito pessoal e coletivo organizao e atuao poltica torna-se, hoje, a condio de possibilidade de um Estado verdadeiramente democrtico.

Metas para um programa educativo

1. Um programa educativo em direitos humanos deve englobar os direitos da liberdade (proclamados pelas revolues burguesas do sculo XVIII), os direitos da igualdade (exigidos pelas conquistas sociais do sculo XIX) e o direito da solidariedade (reconhecidos no sculo XX aps a Segunda Guerra). Entre os direitos de solidariedade destacam-se o direito paz, ao desenvolvimento, autodeterminao, ao ambiente natural ecologicamente equilibrado, paridade nas relaes comerciais entre pases e utilizao do patrimnio comum da humanidade. Nos pases subdesenvolvidos, as pessoas tm alguma idia do que seja liberdade, mas ainda nem sequer atingiram a modernidade no que diz respeito idia de igualdade. No Brasil, o ltimo pas a libertar seus escravos na Amrica Latina, aps 320 anos de escravido que hoje perdura de modo oficioso, atingindo cerca de 16 mil trabalhadores ainda parte de nossa culturao no reconhecer a humanidade do outro. A identidade do brasileiro passa pelo ter mais e no pelo ser mais. A propriedade o fundamento da cidadania. Aquele que se encontra destitudo de posses tido tambm como desprovido de direitos. Nos pases desenvolvidos, com freqncia a idia de liberdade confunde-se com a de privacidade, legitimando o egosmo hedonista e o consumismo opulento, respaldada pela convico de que so naturais ou inelutveis desigualdades, entre povos, naes, etnias, classes e pessoas. 2. A educao em direitos humanos deve humanizar, o que significa suscitar nos educandos capacidade de reflexo e de crtica, bem como a aquisio do saber, o acolhimento do prximo, a sensibilidade esttica, a capacidade de encarar os problemas da vida, o cultivo do humor etc. nesse sentido, cabe ao programa educativo decantar o discurso consagrador das injustias, das desigualdades e das discriminaes. Deve permitir ao educando o confronto com as diferentes representaes do real. Como afirma o Cardeal Paulo Evaristo Arns, de So Paulo, a educao sempre ideolgica e o ensino politicamente neutro apenas um mito da filosofia liberal, a qual exclui as atividades polticas das demais atividades da sociedade civil. 3. Como recomenda Paulo Freire, a educao em direitos humanos deve ser dialgica, adotando o educador posturas que levem colaborao, unio, organizao, sntese cultural e reconstruo do conhecimento. Deve-se superar comportamentos comuns na educao tradicional, tais como seduo, manipulao, concorrncia, invaso cultural e imposio de valores e de conhecimentos. Segundo Antnio Carlos Ribeiro Fester, um dos mais importantes educadores em direitos humanos no Brasil, o programa deve adotar a pedagogia da indignao e jamais do conformismo. As metodologias devem induzir os educandos participao social; contradio; viso universal que supere etnias, classes, naes etc;

3
estimulando a criatividade, fortalecendo os vnculos com a comunidade e tendo como referncia a realidade na qual se vive hoje. 4. Direitos humanos no so um tema especfico. Os princpios dos direitos humanos devem estar presentes em todas as disciplinas curriculares. Como observa Fester, no se trata de separar quinze minutos de uma aula, uma aula do ms ou um trecho do contedo para tratar a questo dos direitos humanos. Estes devem ser o ponto de chegada do planejamento escolar, estar presentes em toda a vivncia curricular. 5. A metodologia deve abranger a noo dos direitos humanos, o conhecimento de seus documentos fundamentais e o resgate da histria recente do respeito e do desrespeito aos direitos humanos no mundo; dos horrores do nazismo aos Esquadres da Morte da Amrica Latina, do racismo emergente hoje na Europa matana de crianas no Brasil. A educao em direitos humanos, segundo Fester, compreende as seguintes etapas: sensibilizao, problematizao, construo coletiva da interdisciplinariedade, acompanhamento sistemtico do processo nas escolas e formao permanente dos professores. Os educandos devem trabalhar nos temas da conceituao e do histrico dos direitos humanos, relacionando-os sempre com os problemas locais da comunidade e da nao. 6. A educao em direitos humanos uma educao para a justia e a paz. Uma pessoa s pode dimensionar bem seus prprios direitos na medida em que reconhecer os direitos alheios, sobretudo aqueles que so fundamentais sobrevivncia. Assim, no centro do processo pedaggico devem estar, como eixo, aqueles que mais tm os direitos essenciais negados: os pobres e as vtimas da injustia estrutural. Nessa linha, assumir os direitos dos pobres , com freqncia, estar em chique com os interesses daqueles que consideram os lucros do capital privado acima dos direitos coletivos ou as razes de Estado acima do direito individual. Essa dimenso conflitiva do processo educativo deve ser encarada com parte mesma de uma pedagogia que no quer apenas conscientizar, mas formar agentes transformadores, cidados empenhados na erradicao das injustias e na construo de um mundo verdadeiramente humano. 7. A metodologia adequada educao em direitos humanos a da educao popular inspirada no mtodo Paulo Freire. Ela considera o educando o centro do processo educativo e, indutiva, vai da prtica teoria para retomar e melhor qualificar a prtica. Parte de casos concretos e utiliza recursos como dramatizao, simulao de casos, papelgrafo, desenhos, jogos, pesquisas e, sobretudo, valoriza a narrativa oral e existencial dos educandos. Ela se direciona do local ao internacional; do pessoal ao social; do detalhe ao geral; do fato ao princpio; do biogrfico ao histrico. O educador no educa; ajuda a educar e, ao faz-lo, se predispe reeducao. E todo o processo educativo tem como ponto de partida e de chegada ao dos sujeitos educados (educandos e educadores) na transformao da realidade em que se inserem.

Potrebbero piacerti anche